Translate

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sete erros da Coronel Marcos

Sete erros da Coronel Marcos
Entre as reclamações dos leitores, estão acostamento irregular, rachaduras e ondulações na pistaEntre as principais vias da Capital, a Avenida Coronel Marcos é um retrato dos riscos do trânsito da Zona Sul. O trecho de 2,1 quilômetros de extensão, entre as avenidas Wenceslau Escobar e Tramandaí, esconde perigos para motoristas, pedestres e ciclistas que circulam pelo local.
Vários problemas foram observados por uma equipe de ZH que percorreu a via com base em reclamações enviadas por leitores à Redação. Calçadas deficientes, falta de sinalização, além de asfalto em más condições foram alguns dos itens relacionados.
1) Calçadas deficientes
“Quem caminha, corre ou anda de bicicleta pela Cel. Marcos, entre a curva da Pedra Redonda e o restaurante Bologna, fica exposto a riscos de acidentes. Em grande parte da extensão sequer existe calçamento. Outro risco é se deslocar a pé pela via dos veículos. Além da péssima condição da pavimentação, há risco de ocorrer um atropelamento.” (Eder Pilotto)
Os trechos com calçadas são raros ao longo da via. Há um acostamento irregular, de chão batido. Em alguns locais, não há nem acostamento para pedestres e veículos.
2) Sinalização apagada
A pintura da pista está desgastada em alguns pontos, especialmente a linha branca que demarca os extremos das faixas.
3) Asfalto irregular
Com exceção de alguns trechos, o asfalto é precário na Av. Cel. Marcos. A via é repleta de retalhos, marcas de ações de tapa-buracos. A pista apresenta rachaduras e ondulações, pondo em risco a segurança de motoristas.
4) Alta velocidade
“Moro próximo à Cel. Marcos, e a situação de calçadas está cada vez pior. Com a chuva, não temos como caminhar na via, além da velocidade que não é respeitada.” (Pablo Cardias)
No trecho, há placas indicando três limites ao longo de 2,1 quilômetros de extensão: 40, 50 e 60 km/h. Mas, qualquer pessoa pode atestar que alguns motoristas extrapolam os limites legais.
5) Paradas de ônibus
Há paradas sem recuo para ônibus. Ao parar, os veículos obstruem parcialmente uma das faixas.
6) Postes próximo à pista
No início da avenida, postes de iluminação pública estão próximos demais da pista. Em caso de choque de um veículo com o obstáculo, os ferimentos podem ser sérios.
7) Pista simples
“Gostaria de saber quando a prefeitura irá alargar o trecho na Pedra Redonda entre a Cel. Marcos e a Wenceslau Escobar. Todas as manhãs, há congestionamento naquele ponto. Enquanto não duplicarem, poderiam tirar os blocos redutores para dar maior vazão ao trânsito.” (Jorge Bertacco)
Contrapontos
O que diz a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), por meio de sua assessoria de imprensa
A Cel. Marcos é uma via que tem perfil de estrada, e, por isso, não tem previsão de calçadas. As existentes foram feitas pelos próprios proprietários dos terrenos localizados junto à avenida. Quanto à situação do asfalto, a via deverá ser contemplada na terceira etapa do Programa de Revitalização Asfáltica da Smov, previsto para este ano. Não há expectativa de alargar ou duplicar a Coronel Marcos.
O que diz a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), por meio de sua assessoria de imprensa
A rede de energia elétrica é antiga e está de acordo com o alinhamento da via que consta em projeto viário da prefeitura.
O que diz a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por meio de sua assessoria de imprensa
Sobre a velocidade, a EPTC monitora constantemente a região. Devido às queixas, a empresa se compromete a reforçar a fiscalização para que a sinalização existente seja respeitada. Sobre o recuo das paradas de ônibus, a estrutura da via não dispõe de espaço maior para ampliar a área destinada aos coletivos. Em relação à pintura da linha de bordo que demarca a via, um técnico avaliará a necessidade da manutenção em breve.
Fonte: Zero Hora, 27/01/10

25 comentários:

ONG ALERTA disse...

irregularidade é comum em nossa cidade, ruas sem calçadas, sem meio fio, ruas indefinidas, falta planejamento e quem faça a diferença.

Viveka disse...

Nossa!
Quantos erros, bastaria planejar corretamente.
Abraços

Wanderley Elian Lima disse...

Olá As irregularidades existem por todo o Brasil, e as autoridades sempre adiam a solução, tudo é: vamos analisar.
Beijos

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

Apesar de todos estes problemas, muito comuns também aqui em Fortaleza, é impressionante que as autoridades sempre tem uma desculpa
pronta para o que é denunciado.
Ninguém assume responsabilidades e assim vamos assistindo os mesmos problemas como uma série de TV, constantemente reprisada.

Fica com os sonhos sempre.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

O minha amiga, você sempre nos mostrando os erros que sempre levam a acidentes, sabe querida acho que em todo Brasil existe irregularidades, mas isto não quer dizer que não devemos reclamar e forçar o certo ser feito, parabéns por mais este alerta a todos. beijos Luconi

soninha disse...

E são sete erros em uma só av.imagina se fizessem vistorias em todas as ruas e av. da cidade,e eles sempre com desculpas...

Pelos caminhos da vida. disse...

Desejo que em sua vida...

Não exista cara feia,
Não exista bolso furado,
Não exista tempo apressado,
Muito menos grãos de areia.
Não exista tempo fechado,
Não exista problema dobrado,
Não exista sonho frustrado,
Muito menos amor acabado.
Não exista amigo esquecido,
Não exista negócio falido,
Não exista boato mexido,
Muito menos dinheiro sumido.
Não exista tempo nublado,
Não exista ambiente abafado,
Não exista corpo dobrado,
Muito menos bom senso abalado.
Não exista mágoa engolida,
Não exista emoção reprimida,
Não exista alma sofrida,
Muito menos felicidade perdida...
Só desejo que você seja feliz!!!

(Desconheço o autor).

beijooo.

Mariana disse...

Irresponsabilidade e desinteresse pela vida, está presente nas ações diárias dos nossos governantes.
Somente com muita cobrança da sociedade, será possível uma mudança.

DREAMS disse...

ola

Passei para lhe agredecer a visita e comentario deixado no meu blog :-)

beijos
Ana

ONG ALERTA disse...

Não existe em Porto Alegre um engenehiro de trânsito!!!
Quem é responsável por todos estes erros???

ONG ALERTA disse...

A prefeitura lança campanha para os pedestres e motoristas respeitarem a faixa, mas que faixa, primeiro sinalização, conservação, responsabilidade depois uma campanha sensata pelo menos, pergunte para a população faça pesquisa aonde está o sinal???
Gastaram um dinheiro para a campanha por que não colocaram aonde se precisa mais....

Ricardo Conceição disse...

Nosso trânsito tem previsão de caos daqui a 2 anos!!!

Ricardo Conceição disse...

Nosso trânsito tem previsão de caos daqui a 2 anos!!!

chica disse...

Tomara as providências sejam tomadas.

Lu Citadin disse...

Até quando,tanto descaso?

Anônimo disse...

Oi Alessandra!Venho agradecer seu comentário em meu blog "Nas asas dos versos" e dizer que sempre é um prazer te visitar,pois vc coloca problemas e propõem uma solução nessa cidade tão caótica!Parabéns pelo belo trabalho que faz aqui!Bjs,

Fernanda Guerra disse...

Quem deixa esta situação precária é o órgão responsável pelo construção?????

Dois Rios disse...

Oi, Lisette,

As irregularidades são comuns em todas as cidades. O que mais entristece é a lentidão das autoridades para tomar as devidas providências.

Beijos,
Inês

Unknown disse...

MInha amiga Lisette conheço esse local desde 1966. E lendo que li aqui com certeza não verei nenhuma mudança.

Giovanna disse...

Obrigada pela visita em meu blog, visitei o seu e fiquei de certa forma assustada com tantas irregularidades no trânsito e nas estradas, falta de planejamento das autoridades...acostumada a viver num país onde as estradas são ótimas e raramente vemos noticias desse tipo, moro no Jp e aqui há uma preocupação por parte do governo muito grande com o transito, pedestre e uso da bicicleta, já que aqui no Japão é comum esse veículo... há uma organização, disciplina por parte das autoridades e população em conjunto... é muito bonito de compartilhar isso... e seu blog é um alerta, mas é preciso a conscientização dos governantes em fazer algo mais para a população, segurança, educação e disciplina no transito... reforma das estradas... é um trabalho longo, que precisa de empenho,conscientização planejamento e muitas coisas ...
Parabéns pelo seu trabalho, alertando... tenha um bom fim de semana, abraços Giovanna

Helena disse...

Sempre penso que não seriam necessárias tantas explicações para os problemas se eles fossem resolvidos com a mesma "competência" com que são justificados.
Paga-se impostos pra isso. Elege-se governantes pra isso.
Sempre excelentes e adequadas suas ppostagens.
Abraço grande!

Lisette Feijo disse...

NA HORA DO ACIDENTE NÃO DÁ PARA VER OS 7 ERROS, FAZER O QUE ...

jader/zezi disse...

entao tá...de acordo com os CONTRAPONTOS ESTA TUDO CORRETO...como se diz no popular"tudo nos conformes"...q ADMINISTRADORES TEMOS EM PALEGRE...A SAUDE ESTA UMA "EME"...AS RUAS E CALÇADAS EM PESSIMAS CONDIÇÕES EM SUA MAIORIA(somente se consegue andar em calçadas e ruas de P.Alegre em boas condições em alguns bairros de classe NOBRE) na periferia é aquilo q mencionei acima...com a saude...este é o Prefeito q foi REELEITO PELOS PORTOALEGRENSES, e q agora vai TRAI-LOS EM BUSCA DE UMA CARGO MAIOR PARA ENGANAR MAIS ELEITORES...será q os ELEITORES NAO VIRAM Q ESTE CARA ESTEVE 16 ANOS NO SENADO E SEQUER APROVOU UM PROJETINHO QUALQUER P/O RS...e ainda o querem Governador...sai uma "POIA" ENTRA OUTRA...e pior ainda com INVESTIGAÇÕES DE CORRUPÇÃO EM SEU GOVERNICHO NA PREFEITURA, quer dizer querem q saia uma CHEIA DE PORCESSOS POR CORRUPÇÃO E ENTRA OUTRO DA MESMA FORMA? Pobre RS esta mal de POLITICOS.- jader martins.-

Anônimo disse...

Que horror!
Pelo que li neste post há muitos problemas que podem ocasionar acidentes graves, inclusive, com perda de vidas e nenhum órgão público vai fazer NADA, achando que está tudo normal, dentro do que diz a lei!
Isso é uma vergonha!

Bau disse...

...

Bom dia

gostaria de "alimentar" o texto com mais um erro:
bem em frente a AABB o asfalto (desde janeiro) está cedendo. Há um buracão que só aumenta e está cheio de pedaços de placas da EPTC.
esse buraco está num ponto da via onde só passa um carro. qdo ceder, o estrago será grande...

abraço

Bau