Regras para tirar a habilitação mudam em 2009
Quem entrar com o pedido ainda em dezembro não vai precisar fazer o curso mais longo nas auto-escolas.
Veja a resolução do Contran
Em Sorocaba (SP), as filas na porta do Detran dobram o quarteirão; ainda de madrugada, 300 pessoas esperam para fazer o exame teórico para motorista. A procura cresceu quase 90% no ultimo mês.
Em Porto Alegre, o número de pessoas que querem tirar a carteira pela primeira vez cresceu 60%. Em Cuiabá, o aumento foi de 30%, e os médicos que examinam os candidatos estão trabalhando dobrado: cada um atende cerca de cem pessoas por dia.
Em Brasília, um problema comum: o instrutor sabe que o aluno não está pronto, mas não adianta avisar. “Eles querem porque querem fazer o exame de direção, mas acaba dando errado porque eles não estão completamente preparados”, explica Wagmar Martins, presidente do sindicato das auto-escolas do Distrito Federal.
A pressa dos futuros motoristas é para escapar das novas regras do Departamento Nacional de Trânsito. A partir de 2009, serão cinco aulas práticas a mais e 15 horas extras de teoria – noções de direção defensiva e sobre o perigo de dirigir bêbado.
A correria foi tanta que o Denatran resolveu: as novas exigências não valem para quem começar a tirar a carteira até o último dia útil deste ano. “Abrindo o processo, já está validado o direito de permanecer na regra anterior”, afirma Jair Tedeschi, diretor do Dentran-DF.
O professor Davi Duarte, especialista em trânsito da UnB, alerta: não vale a pena correr para tirar a habilitação. “Nos primeiros cinco anos, o risco de um jovem condutor se envolver em acidentes é cinco vezes maior. O tempo adicional de aula vai prepará-lo melhor pra dirigir com segurança no futuro”, ele diz.
A manicure Joseane da Silva ainda acha difícil estacionar o carro, e promete só tirar a carteira quando estiver bem segura. “Vou treinar até ficar craque, quando estiver firme aí vou marcar a prova”, diz.
Fonte: Jornal Hoje, 09/12/2008.
3 comentários:
Importante ensinar também aos novos motoristas sobre a tecnologia do veículo.
A pressa é amiga da imperfeição.Neste caso, ela pode ser cruel.
talvez,a correria não seja somente para escapar das novas regras,mas sim para escapar do preço que vai ficar um absurdo!!!
Postar um comentário