Translate

sábado, 13 de dezembro de 2008

Regras para tirar a habilitação mudam em 2009


Regras para tirar a habilitação mudam em 2009

Quem entrar com o pedido ainda em dezembro não vai precisar fazer o curso mais longo nas auto-escolas.

Veja a resolução do Contran

Em Sorocaba (SP), as filas na porta do Detran dobram o quarteirão; ainda de madrugada, 300 pessoas esperam para fazer o exame teórico para motorista. A procura cresceu quase 90% no ultimo mês.
Em Porto Alegre, o número de pessoas que querem tirar a carteira pela primeira vez cresceu 60%. Em Cuiabá, o aumento foi de 30%, e os médicos que examinam os candidatos estão trabalhando dobrado: cada um atende cerca de cem pessoas por dia.
Em Brasília, um problema comum: o instrutor sabe que o aluno não está pronto, mas não adianta avisar. “Eles querem porque querem fazer o exame de direção, mas acaba dando errado porque eles não estão completamente preparados”, explica Wagmar Martins, presidente do sindicato das auto-escolas do Distrito Federal.
A pressa dos futuros motoristas é para escapar das novas regras do Departamento Nacional de Trânsito. A partir de 2009, serão cinco aulas práticas a mais e 15 horas extras de teoria – noções de direção defensiva e sobre o perigo de dirigir bêbado.
A correria foi tanta que o Denatran resolveu: as novas exigências não valem para quem começar a tirar a carteira até o último dia útil deste ano. “Abrindo o processo, já está validado o direito de permanecer na regra anterior”, afirma Jair Tedeschi, diretor do Dentran-DF.
O professor Davi Duarte, especialista em trânsito da UnB, alerta: não vale a pena correr para tirar a habilitação. “Nos primeiros cinco anos, o risco de um jovem condutor se envolver em acidentes é cinco vezes maior. O tempo adicional de aula vai prepará-lo melhor pra dirigir com segurança no futuro”, ele diz.
A manicure Joseane da Silva ainda acha difícil estacionar o carro, e promete só tirar a carteira quando estiver bem segura. “Vou treinar até ficar craque, quando estiver firme aí vou marcar a prova”, diz.
Fonte: Jornal Hoje, 09/12/2008.

3 comentários:

Anônimo disse...

Importante ensinar também aos novos motoristas sobre a tecnologia do veículo.

Mariana disse...

A pressa é amiga da imperfeição.Neste caso, ela pode ser cruel.

muryca disse...

talvez,a correria não seja somente para escapar das novas regras,mas sim para escapar do preço que vai ficar um absurdo!!!