Limites de ruído nos documentos de modelos da Mercedes, Mitsubishi e de moto da Yamaha são maiores que os da Controlar
Dois meses após se tornar item de reprovação na inspeção veicular de São Paulo, a análise de ruído já tem feito as primeiras vítimas. Motoristas não têm conseguido passar na avaliação porque os limites que constam no documento dos veículos - em pelo menos três modelos - são maiores do que o registrado na Controlar, empresa responsável pela inspeção. O problema é que as montadoras informaram dados errados.
A reportagem confirmou três modelos em que houve o erro: Mercedes Benz ML 63 AMG, Mitsubishi TR4 (até 2008) e a moto Yamaha XT660 R (2009). Os veículos somam mais de 26 mil unidades vendidas nos períodos correspondentes.
O número de modelos pode crescer, uma vez que o problema só é detectado quando o motorista faz a inspeção. Na hora da análise, a Controlar leva em conta o limite estipulado na portaria da Secretaria do Verde e Meio Ambiente que dispõe das regras do processo. O documento, por sua vez, teve como fonte os limites disponíveis no site das montadoras. "Percebemos pelo menos dez casos em que houve esse problema e cabe às montadoras apresentar as divergências (à secretaria)", afirmou o diretor executivo da Controlar, Eduardo Rosin. O ruído tem apresentado um índice de reprovação de quase 1% da frota, segundo a Controlar. Cerca de 70 mil.
Reprovado. O economista Sérgio Schwarz, de 60 anos, não entendia o motivo de sua Pajero TR4 ser reprovada. No mês passado, foram cinco reprovações. "No manual do meu carro tinha o valor de 94,5 dB (nível de ruído), mas no canhoto da Controlar com a reprovação aparecia 85", diz ele, que já pagou três vezes a taxa de R$ 61,89. "Ainda estou no prazo, mas não sei o que fazer."
Não há previsão para que os valores corretos sejam atualizados nos modelos da Mitsubishi e da Mercedes. As empresas afirmam que já repassaram os novos valores à secretaria. Ambas informaram que quem tiver prejuízo pode procurar a empresa. A Mitsubishi informou que já entrou em contato com Schwarz para resolver o problema.
Apenas a Yamaha XT660 R teve a informação corrigida em portaria publicada ontem no Diário Oficial, que atualizou novos modelos das fabricantes citadas - além da Kia Motors. Foi modificado o limite de rotação do motor na hora da inspeção, que originalmente estava mais alto que o correto. A empresa também informou que os proprietários que se sentirem lesados podem procurar o serviço de atendimento.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria do Verde não informou quais foram as alterações trazidas pela portaria e por que não houve alterações nos limites da Mitsubishi e da Mercedes.
Fonte: Paulo Saldaña - O Estado de S.Paulo, 13 de abril de 2011 | 0h 00
29 comentários:
Quantos erros mais existem que nem ficamos sabendo???
Este é só ruído e a segurança do veículo???
Cada vez mais frequentes esses erros...Até quando isso? Falta de cuidado!!!beijos
OI,Lisette!Os erros são cada vez mais comuns, e quanto ao recall eles são nada mais nada menos do que uma maneira de fazer marketing...
Beijosss
Erros haverá sempre. Importante é corrigir a tempo.
Boa noite, querida amiga Lisette.
O controle de qualidade é rigoroso. Por que ainda passam erros?
Um grande abraço.
Felicidades.
É barulho demais para meus ouvidos...
Mas falando sério, controle de ruído dos veículos? Nossa ruas e estradas ficarão vazias!
Beijo
Meu carro veio com um barulho atrás do lado direito. É um peugeot 307. Levei na loja. O carro ficou uma semana, disseram que tiraram vidro e tudo, só que o barulhinho continua. Cansei e deixei prá lá.
Beijos!
Carla
Olá Lisette
Esses problemas andam acontecendo com muita frequência, bom quando é detectado antes que aconteça um acidente.
Bjux
Que confusão!
Cadinho RoCo
Boa noite!
Primeiro quero parabenizar pelo post e pelo seu blog.
Temos que alertar a sociedade, para esses erros que cada vez se torna mais "normal".
Muito obrigado pelo seu carinho em meu cantinho.
Um abração repleto de força e paz!
Lisette,
Nossa, que descuido é esse, com um coisa tão essencial ao veículo!
Um abraço, Marluce
Dessas coisas eu já não entendo, mas foi legal saber.
Um beijo enorme querida.
Acredito que esses erros sempre se farão presentes,mas resolvê-los para evitar maiores problemas a tempo,nunca é demais!
Beijos
Lisette,essa inspeção muitas vezes é injusta e precisam corrigir essas falhas para não prejudicar ainda mais motoristas honestos!Bjs,
Existem erros e erros...
Quando se baseia em lucros e exploração... deixa p/ lá.
O bom mesmo é que possamos saber das coisas, assim tomamos algum rumo.
Beijos.
Bom dia !!
Estranho que não tem erro , quando pagamos !! Cada centavo é cobrado !!
Um lindo dia !! Mil beijos !!
Todos estamos sujeitos a erro, o que importa é sempre corrigi-los e aprimorá-los.
Bjs
Segurança em primeiro lugar sempre!
Tenha um lindo dia, beijos.
oi Lisette,
primeiro fico muito feliz
que tenha gostado do meu cantinho,
faço com muito carinho...
e adoro ver rostinhos novos por lá...
e em segundo lugar
os erros parecem já
fazer parte do cotidiano,
como se fosse normal...
as vezes acho que alguns são propositais...
mais enfim...
beijinhos
Na verdade estamos estregue a toda sorte...
Bjs
Livinha
E depois quem paga são sempre os mesmos!!!
Os erros registrado aqui hoje é mais um exemplo para tantos outros erros existente nesse Pais.
Parabens pela postagem.
Obs..Hoje vi o video meu Deus quanta dor dessas familias impressionante choca qualquer cristão.
beijos e beijos meus,Evanir.
www.aviagem1.blogspot.com
Lisete. Passando para lhe deixar o meu carinho. Beijos.
Que coisa impressionante... absurda...
Minha querida tenha uma boa noite...beijinhos...
Valéria
Lisette!
A falta de consciência grassa em todos os níveis!
Um beijo!
Sonia Regina
Erros, assim, acontecem sempre...
Bom FDS
bjo
é por isso que o controle de qualidade é tão importante, ainda assim haverá erros.
beijos LI ,bom fds. aparece
Pequeno erro pode causar grandes problemas...
Beijo!
Há sempre falhas, de uma maneira ou de outra...
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