Translate

sábado, 28 de abril de 2012

Acidentes de trânsito podem causar múltiplos traumas em órgãos vitais

Esse é o caso do cantor Pedro, que bateu carro em Goiás no dia 20.
Entenda como funciona uma UTI e para que serve a hemodiálise.
Acidentesde trânsito podem provocar inúmeros traumatismos, fraturas ósseas e problemas em órgãos vitais, como cérebro, coração e pulmões. Esse é o caso do cantor Pedro Leonardo, que capotou o carro em Goiás há uma semana, quando voltava de um show, e está internado desde quinta-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Para explicar por que acidentes de veículos podem ser tão graves, a importância de usar sempre o cinto de segurança – inclusive no banco de trás – e o que fazer diante de uma vítima, o Bem Estar desta sexta (27) convidou o chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sírio-Libanês, Guilherme Schettino, e a consultora Ana Escobar.
O alerta vale também para esta véspera de feriado, quando milhões de brasileiros pegam as estradas do país inteiro.


Como funciona a UTI
A UTI é o centro médico para onde são enviados pacientes muito graves, como os que têm múltiplas fraturas e principalmente problemas cerebrais. Quando uma pessoa sofre um acidente grave, o organismo fica muito abalado, muitas vezes em pré-óbito, e pode ocorrer insuficiência de vários órgãos.
Os aparelhos da UTI são usados para desempenhar as funções que os órgãos como coração e pulmões não conseguem. Os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura do corpo são monitorados.
Entenda o quadro clínico do cantor Pedro Leonardo Cantor Pedro permanece em coma induzido em hospital de SP'Agora é o momento da fé', diz Leonardo antes de visitar PedroAlém disso, um aparelho é colocado na traqueia da vítima para ventilar os pulmões, e também há controle da pressão do ar jogado nos pulmões. O paciente recebe alguns medicamentos para abrir e fechar os vasos (vasodilatação) e para manter a oxigenação do sangue e, consequentemente, das partes nobres do corpo, como coração e cérebro.
Na UTI, a alimentação é feita pela veia e chamada de nutrição parenteral, uma solução que contém proteínas e aminoácidos. Em alguns casos, também é colocada gordura. Para hidratar o corpo, a pessoa recebe um soro com sódio, potássio e glicose.
Múltiplos traumas e socorro à vítima
Traumatismos como o de Pedro atingem mais de um órgão, e a gravidade depende da quantidade e de quais partes foram comprometidas. Quanto mais jovem o paciente, maior a chance de cura. E o mais importante de tudo é preservar a atividade cerebral.
No abdômen, pode ocorrer sangramento que não se exterioriza. Com menos sangue nas artérias, o quadro se agrava.
Além disso, inchaço no cérebro prejudica a entrada de sangue no local. Por isso, ao atender uma pessoa com traumatismo craniano, os médicos logo diminuem a atividade cerebral por meio de sedativos. Coloca-se um cateter, para medir e aliviar a pressão intracraniana, e aplicam-se remédios para regular essa pressão.
Quando há um coágulo no cérebro, é preciso abrir um pequeno pedaço na caixa intracraniana para reduzir a pressão. A passagem permanece aberta até a estabilização do quadro.
No socorro, também é muito importante não mexer na vítima, a não ser que haja risco de ela se machucar ainda mais. Movimentar a pessoa pode agravar, por exemplo, uma lesão na coluna. Acionar o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), no número 192, ou o Corpo de Bombeiros (193) deve ser o primeiro passo.
Para que serve a hemodiálise
Os rins param de funcionar quando um indivíduo sofre um acidente com traumas e há sangramento interno. O organismo entra em choque, e o tratamento com hemodiálise é fundamental para filtrar as impurezas do sangue. Isso porque ninguém sobrevive sem o funcionamento dos rins, razão pela qual a hemodiálise é tão importante.
Quando os rins não funcionam normalmente, um cateter é colocado numa veia grande, para puxar todo o sangue do corpo. O sangue entra num equipamento que retira as impurezas – como ureia e creatinina – e volta limpo para o corpo.
O tratamento é feito até que os rins do paciente voltem a funcionar perfeitamente. Para controlar as impurezas no sangue, são feitos diariamente exames em quem está internado na UTI.
Internação de Pedro Leonardo
Pedro foi internado no Hospital Sírio-Libanês pouco antes das 17h de quinta-feira. Segundo a assessoria do hospital, a médica Ludhmila Hajjar, coordenadora da UTI cardiológica, acompanhou o cantor na ambulância. No hospital, ele será cuidado pela equipe do médico Roberto Kalil Filho.
A viagem até a capital paulista começou às 12h35, quando ele deixou o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG). O jovem foi embarcado em um avião com UTI e fez um voo de cerca de 1h30.
Todo o traslado foi cercado de cuidados para evitar complicações para o paciente. O avião pousou no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, às 15h26. Cerca de 40 minutos depois da aterrissagem, a equipe médica concluiu a retirada da maca da aeronave e o cantor foi levado em uma ambulância para o Sírio-Libanês.
O deslocamento da ambulância pelas ruas de São Paulo foi apoiado pela escolta de equipes da Polícia Militar e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que chegaram a interditar um sentido do corredor norte-sul na saída do aeroporto. Um carro da Polícia Militar seguiu à frente do veículo com o paciente durante todo o trajeto. No horário, por causa da chuva em algumas regiões, a cidade estava em estado de atenção para alagamentos.
O acidente
Pedro Leonardo sofreu um acidente de carro na rodovia MGC-452 na sexta-feira (20), quando voltava de um show. O acidente foi próximo do município de Tupaciguara (MG). Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia para conter uma hemorragia abdominal e transferido na mesma sexta para Goiânia.
O paciente ainda está em estado grave, mas respondeu positivamente aos tratamentos desde que deu entrada no IOG. Há dois dias, as drogas que o mantêm em coma induzido foram sendo gradativamente diminuídas. Somente para a remoção, segundo o médicos, os medicamentos tiveram de ser novamente aumentados.
Exames mostram a diminuição do edema cerebral e uma melhora na condição pulmonar. Devido a uma insuficiência renal, Pedro ainda passou por duas sessões de hemodiálise, com duração de oito horas cada, e respondeu ao procedimento sem complicações.
Fonte: g1, 27/04/2012 10h35 - Atualizado em 27/04/2012 16h44

29 comentários:

ONG ALERTA disse...

Nesta hora o que mais conta é o amor da família, paz e luz.

Ivone disse...

Paz e luz, que tudo corra bem e ele possa sair dessa com boas chances de se recuperar!
Esse blog é mesmo um alento para quem precisa aprender a sobreviver a uma dor tão grande, a dor da separação!
Só posso fazer uma pequena ideia disso tudo, pois quem passa é que sabe.
Aqui como todos estou torcendo e desejando que o Pedro saia do risco de vida!
Abraços
Ivone

Teresa Cristina disse...

Oiee!!
Mais um feriadão, que Deus abençõe a tds que vão viajar.
Força e vibrações para a recuperação de Pedro!
Bjs♥Paz!!

maria claudete disse...

Acidentes com pessoas jovens sempre mais frequentes...É uma pena, mas se Deus quiser o garoto vai sair dessa.Muito oportuna sua postagem às vésperas de um feriadão. Hoje , aqui em PE um carro com duas idosas caiu no canal da Tacaruna, o condutor, um homem, confessou que dormiu no volante, felizmente todos foram socorridos e já tiveram alta do Hospital . O carro ficou totalmente submerso....Bem um abração Lisette.

Carla Fernanda disse...

Todo cuidado é pouco!!

Beijos e boa noite!!!!

Unknown disse...

tão triste esse acidente que estamos acompanhando, Deus o guarde
o livrou da morte e que o livre de
sequelas
linda noite bjs

http://diariodevocional2012.blogspot.com.br/

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Triste este acidente,triste saber que alguém está nesta situação, infelizmente tantas vítimas de acidentes assim existem, terrível Lissete, torcemos para que o Pedro saía desta sem maiores sequelas, que Deus o proteja, beijos LUconi

Lilazdavioleta disse...

É desolador estes acidentes constantes .

Um beijo Lisette,
Maria

Ale disse...

Tudo de uma extrema violência,

Cida disse...

Matéria muito esclarecedora.
Obrigada por isso!

Quanto ao rapaz, se Deus quiser ele há de sair dessa!

Beijos pra você, amiga.

Tenha um lindo e feliz domingo e feriado.

Cid@

Luciana Santa Rita disse...

Olá,

Excelente a reportagem! Que os nossos desejos de paz no trânsito sejam ouvidos.

Boa semana!

Beijos.

Lu

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem Lisete? Espero em Deus que sim! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e uma semana abençoada! Samantha

MARILENE disse...

Espero que ele supere esse desafio. Dirigir cansado, após um show, é muito arriscado. No dia a dia, já estamos sujeitos a tantos acidentes!

Bjs.

Unknown disse...

Parabéns mais uma vez, tudo dito nos seus escritos é de grande valia, pena que não nos ouvem para aceitar as lições ditas.
Abraço

Toninho disse...

Mais um caso que a gente sempre fica pensando,que poderia ser evitado.A imprudencia tem de ser discutida e alertada sempre,embora não se sabe,o que realmente aconteceu,pois o rapaz estava só.O serviço de atendimento é cada vez mais eficiente.Otima postagem Lisette.
Esperamos que este fim de semana longo não quebre os numeros das estatisticas.
Que Deus nos proteja sempre.
Uma boa semana a voce e familia.
Meu abraço.
Bjo.

Anônimo disse...

Lisette. Que um dia toda a imprudência possa ser evitada através da conscientização. Beijos!

João Batista da Silva disse...

Meu doce senhor(Deus)
eu realmente quero te ver
realmente quero estar com voce
realmente quero ve-lo senhor
mas isso demora tanto meu senhor.

meu doce senhor(Jesus Cristo)
eu realmente queria te conhecer
realmente queria ver voce
realmente queria te mostrar senhor
isso não vai demorar senhor(aleluia

(gerge Harrison)

querido Pedro leonardo estamos orando por ti;
e onde estiveres peça pra Deus e o seu filho Jesus Cristo deixarem te connhecer voce tocar em suas vestes
com muita f nunca perca esperança.
ENCONTRARS A CURA E A VOLTA PARA O TEUS QUE TANTO TE AMAM.SEJA FORTE GUERREIRO TENHAS FORÇA E CREIAS NO MILAGRE DA CURA.DEUS ABRE A PORTA ONDE NÃO Á SAIDA.

querida amiga Lisette o senhor é o nosso pastor e nada nos faltara.
sentimos muita a sua falta não esqueça de no seu belo trabalho pela vida pois nos do SulPampa estamos sentindo muita falta da sua visitinha.é muito significante.
somos muito grato a vc amiga Lisette por não deixar a gente desistir da caminhada.
fique certo o mundo só é belo porque existe pessoas tão especiais no mundo como você Amiga e isto faz toda a diferença.

conciderações deste estimado amigo
João Batista Da Silva
e do SulPampa.blogspot.com

Val Du disse...

"Muitos acidentes poderiam ser evitados..."

Bom feriado.

Bjos.

Celina disse...

PAZ PARA TODOS, PRINCIPALMENTE A FAMILIA E QUE SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS. QUE NESTE FERIADÃO OS QUE VÃO VIAJAR TENHÃO MAIS RESPONSABILIDADES COM ELES PROPRIOS E COM OS OUTRO RESPEITANDO VIDAS. PARABÉNS PELA MATÉRIA. UM ABRAÇO FRATERNO, CELINA

Vanuza Pantaleão disse...

Lisette, você expôs com total perícia sobre o lamentável acidente desse jovem que não é - infelizmente - o único a sofrer pelas estradas desse Brasil.
Algo me diz que ele se recupera...
Bom feriado, minha querida!Obrigada pela sua presença no nosso cantinho.
Beijinhos...

Anónimo disse...

Oi Lisette,

Não sendo meu país, considero essas informações bastante importantes.

Beijos da Luz.

ValériaC disse...

É minha querida, cuidado sempre redobrado no transito para se evitar acidentes, porque as consequências podem ser bem graves.
beijos e ótima semana,
Valéria

Cidinha disse...

Olá, amiga. Desculpe a falta! Problemas com a operadora. Más estou aqui para agradecer seu carinho. Muito obrigada! Parabéns pelo post. Muitas informações e alerta para o feriado. Eu, como todos desejamos ao Pedro que se recupere sem sequelas e todos os outros que são vítimas de acidentes como esse. òtima semana! Bom feriado. Bjos!

Simone butterfly disse...

Boa noite temos que ficar atentos no feriadão, pois é no ferido que essas pessoas imprudentes gostam de fazer algazarras e aprontar, todo cuidado é pouco! Beijos amiga e bom feriado para ti

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

E assim pessoas se vão... Outras ficam com sequelas bem sérias... E muito poucas conseguem dar a volta por cima. Estou assistindo ao jornal de notícias: os acidentes já começaram. As pessoas não aprendem!
Beijos, minha querida!

vida disse...

OI MINHA QUERIDA VIM AGRADECER A SUA VISITA E ME DEPAREI COM ESTE BLOG QUE NOS ORIENTA E NOS ALENTA DA PIOR MANEIRA POSSÍVEL MAS É A VIDA TAMBÉM TENHO UM DE MEUS FILHOS QUE SOFREU UM ACIDENTE NÃO MORREU MAS MORRE A DIA A DIA SENDO COMIDO POR UMA INFECÇÃO HOSPITALAR CRONICA, ARRASTA A VIDA,BJS E FORÇA PARA AGUENTAR A LUTA QUE É DE TODOS NÓS JÁ ESTOU TE SEGUINDO PARA SABER AS NOTICIAS

Rosangela Simeão disse...

Oi Lisette,

Obrigada pela visita e pelo carinho.

Achei o seu blog super informativo,claro que me comovi com a sua história de vida, como mãe de uma moça me coloco no seu lugar e vem aquela dor no coração...posso contribuir com vc a partir de muita oração e luz para vc e toda a sua família.

Estou te conhecendo agora, mas vejo o quanto tu és guerreira.

Com certeza vou estar passando por aqui diariamente, e venha me visitar sempre que puder quem sabe terá uma postagem a qual te faça amenizar a sua dor nem que for por alguns minutinhos.

Namastê (O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você)
Bjs

Olinda disse...

Oi Lisette,
Obrigada pela visita, volte sempre!
Parabéns pelo blog.
Temos que ficar alerta o tempo todo, mesmo! Perdi um irmão num acidente de trânsito, tinha 28 anos, e deixou 3 filhinhos.
Deus te abençoe e te dê sempre força e disposição para continuar esse bonito trabalho que está fazendo!
Abração,
Olinda.

Elisa T. Campos disse...

Única alternativa agora é rezar para que êle não sofra sequelas.

Bjs