Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2012

8,6% dos homens admitem dirigir após beber, diz Ministério da Saúde

Levantamento foi feito pela pasta em 26 capitais e no Distrito Federal.

Segundo pesquisa, 8,6% dos homens admitem que beberam antes de dirigir.
Comente agoraPesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que 8,6% dos homens de qualquer faixa etária admitiram dirigir após consumir bebida alcoólica. A proporção é maior do que das mulheres, 1,2%. O levantamento foi feito em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Os dados fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), divulgada na terça pelo ministério.
Segundo o levantamento, 4,6% dos entrevistados admitiram dirigir após beber qualquer quantidade de bebida alcoólica. O hábito é mais comum entre os 25 e 44 anos. No total, foram entrevistadas 54.144 pessoas em 2011.
Fumantes representam menos de 15% da população, diz SaúdeClima explica resultados opostos de RS e SC em saúde, dizem moradoresQuase metade da população está acima do peso, diz SaúdeCasal mostra comportamento oposto de homens e mulheres na saúdeArquiteta baiana mostra contradição de brasileiras: dieta saudável e fumoBBBs ex-fumantes afirmam que cigarro e saúde não combinamConsiderada a população geral, sem distinção de sexo, Florianópolis tem o maior percentual de pessoas que admitem beber antes de dirigir, chegando a 9,6% - mais que o dobro do percentual nacional (4,6%). Belém foi a cidade que teve a menor proporção (2,5%).
Entre as capitais, o hábito entre homens de beber qualquer quantidade de bebida alcoólica e dirigir é mais comum em Florianópolis (16,5%), Palmas (15,9%), Curitiba (12,9%), Goiânia (12%) e Porto Velho (11,8%).
As capitais com os menores percentuais para o sexo masculino são Belém (5%), Rio de Janeiro (5%), Manaus (6,3%), Rio Branco (6,7%) e Recife (7%).
Entre as mulheres, a capital com maior percentual também é Florianópolis (3,3%), representando mais do que o dobro do percentual do conjunto das capitais do país (1,2%). Em segundo lugar está o Distrito Federal (2,4%), seguido por Vitória (2,1%).
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o resultado é preocupante. “Medidas legislativas como o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei ‘Seca’ têm sido muito importantes para a prevenção dos acidentes de transporte terrestre. Por isso, é fundamental implementar e fortalecer essa Lei, reforçar a fiscalização, além de adotar medidas de comunicação e educação de forma continuada e sistemática”, avalia o ministro.

Lei Seca mais rígida
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) texto que endurece a Lei Seca e aumenta as ferramentas para que a polícia comprove a embriaguez dos motoristas. O texto aprovado ainda precisa passar por votação no Senado e só depois segue para sanção presidencial.
O principal ponto do texto é a ampliação das possibilidades de provas, consideradas válidas no processo criminal, de que o condutor esteja alcoolizado. A lei atual ficou enfraquecida pela decisão tomada no fim de março pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a embriaguez só poderia ser comprovada pelo teste do bafômetro ou por exame se sangue. Na prática, muitos motoristas se recusam a realizar os exames.
Câmara aprova projeto que facilita prova de embriaguez ao volantePelo texto, a comprovação dessa condição poderá ocorrer por "teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito". O texto também prevê o chamado direito à contraprova - ou seja, caso o condutor não concorde com os resultados destes testes, poderá solicitar que seja realizado o teste do bafômetro, por exemplo.
O projeto aprovado pelos parlamentares ainda dobra o valor atual da multa para quem for pego dirigindo com qualquer teor de álcool no sangue. A punição, que hoje é de R$ 957,70, passa para R$ 1.915,40 - e esse valor é dobrado novamente caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Fonte: g1,  12/04/2012 08h01 - Atualizado em 12/04/2012 08h08

46 comentários:

ONG ALERTA disse...

Infelizmente o ser humano pensa que sabe tuod e pode tudo...
Responsabilidade é vida!!

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Que trabalho lindo o seu!
As pessoas precisam ter mais consciência e responsabilidades!
Um beijo de ótimo dia!
Mariangela

lena disse...

Olá.
É realmente uma grande irresponsabilidade. As pessoas precisam tomar consciência que as coisas não acontecem so aos outros. E o cuidado tem de ser para todas. Obrigado pelo alerta.
Beijinhos grandes.

Só pra você disse...

Olá, boa tarde!
Eu li alguns dos teus post. Toda vez que venho aqui admiro mais esse teu trabalho, é triste é claro ver tantas vidas sendo tiradas por causa do trânsito, principalmente jovens que apenas começam. Fico pensando nos pais que ficam com essa dor no peito, eu sou mãe e nem posso imaginar isso. Presencio todos os dias a intolerância do trânsito, as pessoas não tem mais paciência umas com as outras e todas vivem suas prioridades. Que pena! Perdemos todos.

Parabéns querida e apareça para contemplar minhas poesias que falam um pouco de tudo.

Bjs

Auxiliadora

Anônimo disse...

Responsabilidade e respeito a vida!
Hoje parece que ninguém liga mais pra vida, a vontade de viver, muitas vezes acaba prejudicando outras pessoas... consciência em falta!

Beijo enorme.
Uma linda quinta-feria!
Lorena Viana

Crista disse...

A situação só mudará quando pesar no bolso dos bebuns!
Multas pesadíssimas e CADEIA!!!

Valéria disse...

Oi Lisette!
A impunidade impera aqui também, enquanto não se tomar providências mais específicas de punição vai continuar assim de norte a sul do Brasil.Infelizmente!
Beijinhos e tudo de bom!

Flor de Jasmim disse...

a respnsabilidade e respeito pelo próximo, coisa fora de moda pelo que assisto todos os dias.

Beijinho Lisette e uma flor

Unknown disse...

Sabe quando a verdade entra na cabeça dos delinquentes, quando acontece com um membro da sua família.
Abraço

Celina disse...

OI LISETTE, BOA NOITE, TENHO ACOMPANHADO OS NOTICIARIOS, DESTA VEZ PARECE QUE ESTÃO LEVANDO A SÉRIO A LEI SECA, COM CERTEZA VAI SER VOTADA, PARA O BEM DE TODOS. DEUS CONTINUE TE DANDO FORÇAS. UM ABRAÇO FRATERNO. CELINA

Ivana disse...

Lisette

Boa noite!

Precisa rigor nesta Lei, somente assim as coisas vão melhorar.
Lembra quando começou a valer a Lei proibindo fumantes em áreas fechadas? Todos achavam que não iria dar certo, e está dando muito certo, felizmente!!!

Não se vê mais fumantes em áreas fechadas, maravilha!!! Também diminui o número de fumantes, vemos bem menos, que diminua cada vez mais!

Isso porque a Lei está sendo cumprida rigorosamente!

A LEI SECA TEM QUE SER CUMPRIDA RIGOROSAMENTE TAMBÉM, somente assim veremos melhoras significativas!

Bjs

chica disse...

Que pena isso,heim? Até quando a irresponsabilidade? beijos,chica

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Lamentável ver tamanha falta de amor não só por si mesmos mas, sobretudo, pelos demais seres humanos.. Lisette..admiro seu trabalho mais e mais a cada post, querida! Beijinhos!

Toninho disse...

Penso que será dificil esta consciencia do alcool zero, mas com a Lei cada vez mais rigida e respeitada haverá uma tendencia na aminização dos acidentes oriundos desta irresponsabilidade.
Belo trabalho amiga,com minha admiração sempre.
Carinhoso abraço de paz e luz.
Bjo.

Anônimo disse...

Lisette. Falta muita responsabilidade. Infelizmente. Beijos.

Ale disse...

Imagino que esse índice fique muito distante da realidade...


A realidade é bem pior,

=(

Cidinha disse...

Olá, amiga. Passando por aqui... desculpe a falta, ando com problemas de conexção e espero que se resolva logo. Agradeço sua visita e compartilho com vc esses absurdos que acontecem no trânsito. A impunidade está em todo lugar e salve-se quem puder. Lamentável Lissete! Estava sentindo falta. Bjos e bom dia pra vc!

estrela disse...

eu conheço uns quantos homens que estão nessa pesquisa!!!
:(
irresponsáveis!

Elisa T. Campos disse...

Suas postagens são sempre oportunas.
É cada vez maior o perigo que temos de enfrentar nesta megalópolis cheia de pessoas irresponsáveis no trânsito.

Parabéns
Beijos

Anne Lieri disse...

Lisette,um alerta importante!Precisamos de leis que funcionem para punir aqueles que bebem antes de dirigir!Isso é uma infração muito grave para ser deixada de lado!bjs,

Luna disse...

existe ainda tanta inconsciencia,
o homem parece não aprender com o que acontece diaqriamente
bjs

Roseli disse...

É muitos ainda não se importam com os outros só consigo mesmo.
Passando para desejar um abençoado final de semana para ti querida e beijinhos carinhosos com certeza.

linksdistodaquilo disse...

8,6%! Só?...
Bom fim de semana!

Beijo da Nita.

Unknown disse...

Graças a Deus pela nova
lei, tava assistindo hoje pela manhã um bêbado dirigindo
de tão bêbado
dormiu no carro deu ré quando acordou
no meio da rua por um longo período,
bom final de semana
bjs

http://diariodevocional2012.blogspot.com.br/

Vera Lúcia disse...

Olá Lisette,

Gostei no novo projeto de lei. Ele é mais severo e mexe mais no bolso, o que poderá propiciar a redução de motoristas alcoolizados.

Um excelente final de semana para você.

Beijo.

Unknown disse...

Oi Lisette, Tudo bem?
No Brasil as leis são fracas e parece que visa proteger os infratores.
Dirigir bêbado deveria ser punido igual a crime de sequestro sem chance para os culpados.
**********************************
Adorei seu blog, quero sempre te visitar!
venha me visitar e juntar-se ao meu grupo de amigos.
será um prazer ter voce em meu grupo!
FORTE ABRAÇOS!!

Anônimo disse...

Minha querida, obrigada pela visita!
Um bom fim de semana para ti!
Bjs

Ilca disse...

Lisette querida,
Mais um excelente post!
Que Deus continue te abençoando neste maravilhoso trabalho.
Obrigada pelas preciosas palavras e presença em meu blog. Fico muito feliz!
Beijos, e muita paz!

MARILENE disse...

Acredito que, com as alterações na legislação, multa alta e a tolerância zero que estão buscando, poderemos ver melhores resultados.

Bjs.

Marilu disse...

Querida amiga, acho inadmissível que uma pessoa beba e vá dirigir um carro, sabendo que está colocando a sua vida e a de outros em risco. Nossas leis são muito frágeis, nem o teste do bafômetro eles são obrigados a fazer. É uma vergonha. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

ELAINE disse...

Lamentavelmente as pessoas percebem o erro quando já é tarde demais... Agradeço muito a visita e o carinho! Já estou te seguindo e ficaria agradecida se quiseres retribuir seguindo de volta! Excelente sábado! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

By Me disse...

Lamentavelmente as pessoas gostam mesmo de correr riscos e colocam a sua vida e a dos outros em perigo...

Beijinho grande para si Lisette.

Bom fim de semana

MA FERREIRA disse...

Lisete..
Com tantos acidentes, tantas mortes...acho que as penalidades deveriam ser mais serias mesmo.
O ser humano é muito complicado.

Te deixo um beijo de agradecimento ao seu carinho de sempre e o desejo de um final de semana iluminado!!

Everson Russo disse...

É lamentável isso minha amiga...beijos de bom sábado pra ti.

Simone butterfly disse...

Ainda bem que eles admitem, por que tem uns cara de pau que não admitem, mesmo com o bafo da cachaça, eles não admitem, gostei do que vc disse " Responsabilidade é vida! Com certeza, educação no trânsito também é essencial! aproveitar que hj é o dia do beijo, deixo não só um mais vários beijinhos para ti!!!

Simone butterfly disse...

Ainda bem que eles admitem, por que tem uns cara de pau que não admitem, mesmo com o bafo da cachaça, eles não admitem, gostei do que vc disse " Responsabilidade é vida! Com certeza, educação no trânsito também é essencial! aproveitar que hj é o dia do beijo, deixo não só um mais vários beijinhos para ti!!!

Pérola disse...

O alccol pode e destrói vidas.
Quem dera que fossemos todos sensatos, mas, infelizmente, são a minoria. Temos de ter cuidado connosco e com os outros.
Grande beijinho!

Carla Fernanda disse...

POis é e a lei ainda os protege concedendo o direito de não fazer o teste do bafômetro se desejarem...

Beijos amiga!

Magia da Inês disse...

♫♫°º Olá, amiga!
¸.•°`♥✿⊱╮

Bom fim de semana!
Beijinhos.
Minas
º°❤.•°º╮

Val Du disse...

Infelizmente de uns tempos para cá muita coisa tem piorado. Inventaram a cultura da CERVEJA, parece que é nobre beber cerveja, só se fala nisso. As cervejarias agradecem os consumidores que triplicaram nesses últimos anos, nada contra quem toma cerveja... mas é preciso ver além do que aparece nas propagandas.

Um beijo.

Lunna disse...

Estou sempre postando sobre esse assunto.
Pois estou cansada de ver tanta irresponsabilidade por parte dos motoristas.

Tenha um lindo final de semana.
Beijinhos de luz.
Lua.

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga infelizmente quanta irresponsabilidade existe por este mundo fora.
Bom fim de semana
beijinhos
Maria

AFRICA EM POESIA disse...

UM BEIJO PARA TIII

Um café...
Um momento de inspiração...

Um beijo...
Uma saudade...

Uma Páscoa...
Um momento...

Umas amêndoas...
Um coelhinho...

Um morrer...
Um Ressuscitar...

Jesus morreu...
Porque nos quis mostrar...

O valor do Amor...


LILI LARANJO

AFRICA EM POESIA disse...

UM BEIJO PARA TIII

Um café...
Um momento de inspiração...

Um beijo...
Uma saudade...

Uma Páscoa...
Um momento...

Umas amêndoas...
Um coelhinho...

Um morrer...
Um Ressuscitar...

Jesus morreu...
Porque nos quis mostrar...

O valor do Amor...


LILI LARANJO

DADI SILVEIRA disse...

Assunto preocupante que exige ações que busquem mudanças.

Bj.

alegria de viver disse...

Olá querida

Obrigada pelo seu carinho.

Tenha um lindo fim de semana.

Com alegria BJS.