Translate

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente

Especialistas dizem que dá para calcular a distância mínima de segurança a partir de objetos estáticos na beira da pista. Observe quando o carro da frente passar por uma placa e conte pausadamente dois segundos.
imprimir Nas estradas brasileiras, com o aumento do movimento, no fim do ano, um cuidado a mais dos motoristas poderá evitar acidentes muito comuns. Quem mostra é o repórter Ricardo Soares.
Na curva fechada na rodovia da morte em Minas Gerais, vemos cenas que mais parecem de perseguição. Alguns motoristas dirigem praticamente colados, esperando a chance de ultrapassar.
“Você vê um cara no retrovisor e você fala que está muito próximo. Se houver uma necessidade, ele não vai ter tempo de parar”, declara o engenheiro Jean Naim.
A Legislação Brasileira considera infração grave dirigir sem manter distância segura do veículo da frente. A multa prevista é de R$ 127. O texto da lei, porém, não diz qual a medida ideal do afastamento.
Uma saída é recorrer às leis da física. Especialistas em direção defensiva dizem que dá para calcular a distância mínima de segurança a partir de objetos estáticos na beira da pista como as placas de sinalização, por exemplo.
Observe quando o carro da frente passar pela placa e conte pausadamente dois segundos. “Não importa a velocidade, se a 30 km/h ou a 300 km/h, eu tenho que manter dois segundos de distância entre o meu carro e o carro da frente”, explica o professor Paulo Ademar, de Engenharia de Segurança.
Mas o perito alerta para os riscos a mais nessa época de chuva. “Nós só temos que lembrar que o atrito diminui. Então, já não vou poder contar com aquele atrito tradicional mais. Eu devo, por prudência, aumentar esses dois segundos”, afirma Paulo Ademar.
A medida vale também para a hora da ultrapassagem, mesmo em rodovias duplicadas. Dentro da cidade um jeito de se evitar acidentes é não perder de vista os pneus dianteiros do carro que vai à frente. “Essa distância corresponde a aproximadamente 15 metros. Isso a uma velocidade de 40 km/h será correspondente exatamente aos dois segundos que nós precisamos manter do veículo da frente”, aponta o professor de Engenharia de Segurança.
“Eu acho que motorista não deve ter pressa. Tem que ter tranquilidade no trânsito e chegar na hora que dá para chegar. O importante é chegar”, comenta o metalúrgico Francisco Duarte de Lima.
Fonte: g1, 16/12/2010 20h34 - Atualizado em 16/12/2010 20h59

40 comentários:

ONG ALERTA disse...

A direçáo de um veículo náo é brincadeira!!!
Fim de ano se aproximando, maior responsabilidade para todos sáo vidas...

Anônimo disse...

Oi Lizette, passando aqui pra te desejar Boas Festas com um lindo Natal e um 2011 de muita paz e grandes realizações, com muita saúde e amor.
Bjs

Chris B. disse...

Eu costumo manter a distância em que consigo visualizar os pneus do auto da frente.

Obrigada pelo carinho. Teus posts são de excelente utilidade.

Beijão linda.

Celina disse...

É QUERIDA VC TEM RAZÃO. QUANDO SE APROXIMA QUALQUER FESTIVIDADE NOS DEIXA PREOCUPADA, POR MAIS QUE BOTEM VIGILANTES NAS ESTRADAS O SALDO E SEMPRE O INESPERADO. UM ABRAÇO AMIGA, CELINA.

Machado de Carlos disse...

Quando me disseram que o Mundo ia acabar eu não acreditei. Hoje imagino que o mundo dos humanos já acabou. Basta sair às ruas e verificar aquele emaranhado de automóveis e motocicletas. Você não vê mais o ser humano, você vê máquinas. O ser humano atrás do volante se transforma, passa a ter outra personalidade e deixa de existir.

Abraços!...

Marilu disse...

Querida amiga, que todas as pessoas tenham consciência dos perigos que esperam nas estradas nesse final de ano. Beijocas

chica disse...

Que todos respeitem isso! Mas sabemos, isso Não acontece...andam grudados!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OI LIZETTE
POR AQUI ACONTECEM ACIDENTES TODOS OS DIAS POR PURA FALTA DE ATENÇÃO DOS APRESSADINHOS!
EU MANTENHO SEMPRE UMA DISTÂNCIA DE SEGURANÇA DO OUTRO VEICULO!
BEIJO

Misturação - Ana Karla disse...

"Devagar, se vai ao longe"

Sem falar que é de grande responsabilidade guiar um automóvel, então, que todos tenham paciência e prudência ao dirigir.

Bom dia Lizette!

Xeros.

Everson Russo disse...

Um maravilhoso final de semana pra ti querida,,,muito carinho,paz, amor e poesia...beijos e beijos na alma.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lisette
Acho que ainda não te contei, mas parei de dirigir a 25 anos, nunca mais peguei em um volante. Não foi trauma, nem acidente,simplesmente não gostava.
Bjux

Blog da Fofa disse...

Lizette, Excelente informação. (melhor perder dois segundos na vida do que a vida em dois segundos, né?) Posso lhe dar uma sugestão? Muda a cor dos trechos em vermelho, se você puder, porque se confunde com a cor do fundo e dificulta a leitura. Mto obrigada pela informação. Bjos querida. Fique com Deus

Bandys disse...

Olá Lizette,
Final de ano atenção redobrada.

Beijos meus e o desejo de um bom natal e que 2011 estejamos juntas com paz e o luz.

Daniel disse...

Sou motociclista e tenho maior preocupação com o trânsito. Carros em sua grande maioria não respeitam moto, então, tenho que dirigir por mim e pelos outros. Tem texto novo no Sub Mundos. Bjus.

http://submundosemmim.blogspot.com

Anônimo disse...

O importante é chegar: Chegar INTEIRO!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! 2 segundos de distância... nem é tanto que atrase alguma viagem, né? Estou esperando sua visita!! Bom final de semana! Beijos azuis!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

O Natal chegou. Com ele nossas esperanças, nossos novos sonhos. Que nossas esperanças estejam sempre vivas, e que nossos sonhos tornem-se realidade. E que neste Natal o amor, a fé e a esperança estejam presentes em cada um de nós, que a cada novo dia do ano que está para começar estejamos iluminados. Feliz Natal, para você e a todos os seus familiares.

Unknown disse...

Isso é coisa bem antiga em direção defensiva... porém muitos , mesmo antigos de carteira se faz de desentendido.
Aplausos para esse posters, pois é relevante que todos nós nos preocupemos com a vida alheia.
Abraço

SexyMachine disse...

Há muito a ser feito para o motorista brasileiro aprender a ser educado no transito...

Abração linda...

ValériaC disse...

É fundamental manter distância entre os veículos, especialmente em dias de chuva. Prevenção e direção defensiva sempre...
Bom final de semana amiga...beijinhos
Valéria

gabyshiffer disse...

Eu concordo com essa premissa...
eu sempre mative distância do carro da frente e dirigi na defensiva...
pois todo cuidado é pouco...
e mesmo assim as vezes somos surpreendidos na estrada por pessoas totalmente imprudentes e ignorantes.

Vim lhe desejar bom findi e deixar uma mensagem...

O Natal simboliza nova vida,
Pois nele comemoramos o nascimento do Homem
Que modificou a nossa maneira de ver o mundo.
Trazendo-nos amor e esperança.
Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos
De um mundo melhor.
Que Deus lhe abençoe trazendo saúde, alegria e realizações.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

São os votos de GabyShiffer

Toninho disse...

Pois é amiga eu já fiz este teste.Mas é preciso mesmo consciencia no volante e manter diatancia e velocidade dentro do nivel de segurança.Fim de ano,cresce o perigo e vamos assistir infelizmente os numeros tristes de vidas que se perdem.Que Deus nos proteja sempre.Meu abraço de paz.Bom fim de semana.Bju de luz nos seus dias de paz.

Anônimo disse...

Olá Lizette,
É realmente, agora começa uma grande preocupação, motoristas estressados, bêbados e irresponsáveis são o maior desafio dessa época.
Um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo, que 2011 seja um ano de muita paz e harmonia.
Bjos se cuida e tenha um ótimo fim de semana.

Luis Nantes® disse...

Segurança 100% mesmo não existe, mas podemos estabelecer certas regrinhas que pode nos fazer a diferença, viu? Exemplo está no comentário ali da ღPat.ღ, ela foi muito feliz...
Beijos Lisette

. intemporal . disse...

.

. venho por ora desejar um santo e feliz natal extensível a toda a família e a todos os amigos que lhe sejam essência ao peito .

.

. grat.íssimo ainda pela constância da sua presença no #intemporal# que tanto me gratifica .

.

. um beijo sempre amigo .

.

. paulo .

.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Lisette querida!
Estamos vivendo uma época especial!
Trouxe uma oração de Natal,
pois desejo tudo de bom a você, nestas Festas e sempre!

ORAÇÃO NO NATAL


Jesus, que neste Natal, Seu olhar de luz penetre nossa alma, como a brisa morna da primavera, e acorde a esperança adormecida sob as folhas secas das ilusões, dos medos, da indiferença, do desespero...

Que Seu perfume, suave como a ternura, envolva todo o nosso ser, confortando-nos e despertando a alegria que jaz esquecida por trás das lamúrias e distrações do caminho...

Que o bálsamo do Seu amor acalme as nossas dores, silencie as nossas queixas, socorra a nossa falta de fé.

Que, neste Natal, o calor da Sua bondade se derrame sobre o nosso Espírito e derreta o gelo milenar do egoísmo que nos infelicita e faz infelizes nossos semelhantes...

Que Seu coração generoso afine as cordas da harpa viva que vibra em nossa intimidade, e possamos cantar e dançar, até que o preconceito fuja, envergonhado, e não mais faça morada em nós...

Que o Seu canto de paz seja ouvido por todos os povos, do Oriente e do Ocidente, e as guerras nunca mais sejam possíveis entre a raça humana...

Que, neste Natal, Suas mãos invisíveis e firmes sustentem as nossas, e nos arranquem dos precipícios dos vícios, da ira, dos ódios que tanto nos infelicitam...

Que a água cristalina da Sua misericórdia percorra nossa alma e remova o lodo do ciúme, da inveja, do desejo de vingança, e de tantos outros vermes que nos corroem e nos matam lentamente...

Que o bisturi do Seu afeto extirpe a mágoa que se aloja em nosso íntimo e nos turva as vistas, impedindo-nos de ver as flores ao longo do caminho...

Que, neste Natal, a pureza da Sua amizade faça com que possamos ver apenas as virtudes dos nossos amigos, e os abracemos sem receio, sem defesas, sem prevenções...

Que Seu canto de liberdade ecoe em nós, para que sejamos livres como as falenas que brincam na brisa morna, penetrada pela suavidade da luz solar...

Que o sopro da Sua fé nos impulsione na direção das estrelas que cintilam no firmamento, onde não mais se ouvem gemidos de dor, e onde a felicidade plena já é realidade.

Ensine-nos, Jesus, a amar, a fazer desabrochar em nossa alma esse sol interior que nos fará luz por inteiro...

Ajude-nos a desenvolver o gosto pelo conhecimento, para que possamos encontrar a verdade que nos libertará da ignorância pertinaz...

E, por fim, Jesus, que neste Natal cada ser humano possa sentir a Sua presença sábia e amiga, convidando a todos a uma vida mais feliz...

Tão feliz que Sua mensagem não mais seja um tímido eco repercutindo em almas vacilantes, mas que seja uma grande melodia que vibra o amor em todos os cantos da Terra...

Beijinhos!

Sônia Silvino's Blogs

Unknown disse...

...por INCRIVEL QUE PARECE...

hoje quase sofro um acidente..no transito!!!

O cara jogou o carro pra cima de mim..e eu estava de moto! se eu não estivesse atenta tinha me ferrado...pow PRA QUE PRESSA!

xerooo

Tetê Guimarães disse...

Oi Lisette! Isso é coisa que qualquer criança sabe e, no entanto, os adultos não conseguem respeitar! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Beijocas ecológicas e bom final de semana! Tetê

Lilá(s) disse...

Seria tão bom que os automibilistas seguissem estas indicações...
Bjs

Sandra Gonçalves disse...

Alguns correm tanto, que morrem mais rapido, precocemente.
Bjos achocolatados

Jeanne Geyer disse...

“Eu acho que motorista não deve ter pressa. Tem que ter tranquilidade no trânsito e chegar na hora que dá para chegar. O importante é chegar". Aqui em Porto Alegre o pessoal definitivamente não segue esse conselho valioso! Como pedestre sofro com os apressadinhos...
Beijos

AFRICA EM POESIA disse...

É Natal
um beijo

MAGIA


Natal...
Palavra mágica...
Só em Dezembro...
Porquê Natal?...
Porque não...
Todos os dias?...

Vamos fazê-lo...
Vamos parar...
Vamos pensar...
E ver que cada um...
Se olhar ao seu redor...
Todos os dias...

Pode fazer...
Sempre Natal!...


LILI LARANJO


O meulivro já seguiu---

Unknown disse...

Lisete amigo querida,
Passando....
Agradecendo as tantas vezes que estiveste comigo, agraciando o teu carinho na tua forma de ser.
Ofertando as tuas palavras no jeitinho proprio de você.
O Natal esta aí, despontando quão primavera, a florir nosso glorioso planeta terra, ensejando felicidade a todos os corações desse mundo em sua essência mais pura e bela, pela luz que brilha a presença de nosso mestre e irmão maior, Jesus.
Estarei logo em breve ofertando minha penúltima postagem deste ano, NATAL e logo mais deixando automaticamente a postagem de fim de ano que cairá dia 28 deste corrente e abençoado mês...
Me darei férias. Uma viagem em busca de energia, agasalhada do pensar...
Desejando cá de antemão, o meu mais afetuoso abraço, no desejo de que desfrutes de BOAS FESTAS junto aos teus familiares e amigos, teus afetos queridos, que estão sempre a te acompanhar.
Ensejando ainda que onde puderes dar a oportunidade de abraçar aqueles outros que pairam na solidão, esquecidos, ofertando-lhes uma palavra amiga ao curso de fraternidade e solidariedade como irmãos todos que somos, que assim seja feita a tua vontade...

Paz em teu lar. Luz a iluminar o teu caminho e o meu abraço apertado e assim dizer: Muito obrigada pelo teu carinho...

Beijos

Livinha

Teresa Cristina disse...

Oiee!!
Ainda não tirei minha habilitação, mas tenho um certo pavor de andar de carro ao lado do motorista, pois é trauma de infância, estava no ventre de minha mãe ainda qdo meu pai capotou com o carro, refletiu, tiveram vários aborrecimentos do tipo eu dar escandalo mesmo pra não entrar em carro nenhum, até buscar ajuda psicológica, hoje entro e tudo vou sentada ao lado do motorista, meio que ainda em ponto de infartar...Mas com o tempo tudo se supera, num é mesmo?
Lindo começo de semana pra ti!
Bjss

Penélope disse...

Vim deixar meus votos de um grande NATAL e um NOVO ANO cheio de PAZ e HARMONIA a ti e a todos aqueles que teu coração habita.
BOAS FESTAS!

Abraços

Magia da Inês disse...

♥ Olá, amiga!♫
♫♥ Passei para uma visitinhas!!!
♫♫ Boa semana.
♥♫ Beijinhos
♫♥ Minas
♫♫♫♥

Maria Rodrigues disse...

Amiga passei para desejar a si e a toda a sua família e amigos, um Feliz Natal, repleto de alegria, saúde, paz e amor.

“A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (desconhecido)

Que a Luz e o Espírito de Amor do Natal, consigam prevalecer nos nossos corações ao longo de todos os dias do ano que está a chegar, para seja sempre Natal.

Beijinhos
Maria e familia

Marilu disse...

As festas natalinas chegaram e mais do que nunca é hora de falarmos de paz, de vivermos em plenitude a mensagem de Cristo; Natal é sinônimo de família, de união de aproximação das pessoas,e quando essas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou. Tenha um lindo e abençoado Natal. Beijocas

Anônimo disse...

Lisette,


Passando pra desejar um Natal
cheio de Paz ...

Bjo com carinho.

Daniel Savio disse...

Eu sabia da media de quinze metros, contudo, não que esta entrelaçado a uma velocidade...

Fique com Deus, menina Lisete.
Um abraço.