Translate

terça-feira, 11 de maio de 2010

Impunidade tem que ter fim

Todos os dias é a mesma coisa: mortes e mais mortes a lamentar no trânsito, a maioria causada por motoristas imprudentes. Neste fim de semana de Dia das Mães, pelo menos 12 pessoas perderam a vida em acidentes no Rio Grande do Sul. Em Canguçu, quatro pessoas da mesma família morreram esmagadas por uma caminhonete dirigida por um homem embriagado.
O motorista da D-20 diz que não teve culpa, mas o fato de estar com excesso de álcool no organismo, comprovado pelo exame de teor alcoólico, já caracteriza que assumiu o risco de matar.
Quem dirige depois de beber está colocando em risco a própria vida e a de terceiros, porque sabidamente o álcool compromete os reflexos dos motoristas.Na contabilidade macabra de 2010, somam-se mais de 500 mortos no trânsito – não incluídos os que morreram dias depois, pelas sequelas do acidente, e ficam fora das estatísticas.
Há ainda os feridos que carregarão para sempre as marcas da irresponsabilidade de condutores ou da omissão do poder público, que também tem sua parte nos acidentes ao não fiscalizar o excesso de velocidade e o uso do álcool, ao não conservar direito as estradas ou ao não cuidar da sinalização.
A pergunta que se impõe diante da mortandade diária em acidentes é: como acabar com a impunidade no trânsito? A certeza de que não haverá castigo rigoroso faz com que poucos respeitem os limites de velocidade e a lei que proíbe dirigir depois de ingerir álcool.Leis para tornar o trânsito mais civilizado não faltam.
O problema é a fiscalização deficitária. Pode o Rio Grande do Sul estar há tanto tempo com os pardais desligados, enquanto corre a passos de tartaruga a licitação para os novos controladores de velocidade? E por que ninguém mais dá bola para a Lei Seca? Simplesmente porque o afrouxamento da fiscalização reduziu a percepção de risco de multa, e a maioria dos motoristas acha que um copo a mais não faz mal.Fiscalizar é tarefa dos governos.
Como é tarefa dos governos usar o dinheiro das multas em campanhas de educação para o trânsito. Se não o fazem, estão sendo coniventes com a carnificina que faz de quem anda pelas ruas e estradas uma vítima em potencial dos motoristas irresponsáveis.
Fonte: zero hora, Rosane de Oliveira

26 comentários:

ONG ALERTA disse...

Rosane execelente matéria pois a vida é de verdade, acidentes matam todos o dias e os governos não fazem nada para mudar este quadro!!!
Políticos??? Tenho dúvidas, pois dão muito ibope para este tipo de pessoas e eles não cumprem seu papel...

chica disse...

É preciso mudanças mesmo!

Francisco disse...

A Lei Seca, a exemplo de tantas outras, teve enorme repercussão no início por motivos políticos, mas logo foi esquecida.
Basta ver os números assustadores e crescentes de acidentes.
Sem punição exemplar, e sem pessoas sérias fiscalizando, não chegaremos à lugar nenhum.

Beijo e muita Paz!

Luciana disse...

Oi Amiga
Passei pra te desejar um excelente semana.
Bjs
Lu

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Obrigada pelas palavras no Dia das Mães. Parabéns a você também, minha amiga. Ser mãe é uma missão diária. Continuamos a ser mães de nossos Anjos, que por ora, moram longe de nós, mas logo estaremos todos juntos novamente. Beijos a você e à Alessandra e fique com Deus.

Pelos caminhos da vida. disse...

Um dia terá que ter fim mesmo.

Obrigada pelo seu carinho amiga, foi atráves desse mundo virtual é que tive a oportunidade de conhecê-la e vc se tornou uma amiga muito especial pra mim.

Um lindo dia pra vc.

beijooo.

Unknown disse...

Temos que fazer as alertas do descaso dos governente sobre o mamo assunto? Isso é uma vergonha!
Abraço

soninha disse...

Ta mais que na hora de mudar,tem que haver mais fiscalização e punição para esses motoristas imprudentes...

Mariana disse...

Impunidade tem que ter fim também dos eleitores, eles precisam não reelegem ninguém.
É preciso uma mudança total neste país, educação em primeiro lugar, responsabilidade de todos, enquanto isto não mudar, vidas continuarão sendo perdidas.

Dalva M. Ferreira disse...

É uma lástima que tão poucos escutem a voz da razão. Mais ou menos como acontecia com João Batista, pregando no deserto, lembra disso? "Voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas." Só não pode desanimar.

Anônimo disse...

É preciso urgente mais fiscalização e todos encararem o trânsito como algo sério, com responsabilidade, com empenho em ter zelo por si e pelos outros.
Bjs
Janeisa

ValériaC disse...

Lisette amiga, a fiscalização não pode diminuir, tem que ser intensificada, sim... é preciso responsabilizar os infratores. As coisas não podem ficar assim.
Um beijo
Valéria

Emilene Lopes disse...

Olá Lisette!
A fiscalização ainda é o melhor meio pra evitar esses acidentes.
Bjs da Mila

Anônimo disse...

imprudencia e muita pressa.
Os apressadinhos estão em maior número a cada dia.
Quando o sinal abre, você tem q pisar logo, senão um mal educado já buzina atrás. Não sei onde vai parar isso...
Ótima terça, Deus abençoe.

Anônimo disse...

Ale,infelizmente essa falta de fiscalização é no país inteiro!Temos que exigir mudanças,com certeza!Excelente seu artigo!Bjs,

Caminhos Poéticos disse...

Tu vens do lado claro de meu ser
como um sonho remido de criança...
Quantas e quantas eras me restei
vivendo por viver no itinerário
da esperança...

Afonso Estebanez

Feliz Noite.......Beijo!

Graça Pereira disse...

Este é um grito que todos nós pedimos mas que me parece que cai em saco roto... Não vejo mudanças e os infratores sentem-se cada vez mais á vontade...claro!! É isto que temos!
Mas continuemos...
Beijo
Graça

angela disse...

Muito boa a materia e com considerações importantes.
beijos

José Sousa disse...

Oi... tudo bem? Estive aqui e gostei de seu blog, e muito do que escreve. Adorei, vou ser seu seguidor. Conheça os meus blog's e percorre tudo o que escrevo neles, tem bonitos poemas de minha autoria. São blog's realistas.
www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com

Um grande abraço

Lau Milesi disse...

Olá Alessandra, providencial sua postagem.Na minha opinião, a impunidade sempre esteve na ordem do dia, infelizmente.
Sonho com um dia em que leis sejam aplicadas idependentemente da classe social a que o infrator pertença.Um dia desses , aqui no Rio, um famoso jogador de futebol foi pego em uma blitz da Lei Seca. Onde ele está? Por aí, quando deveria estar na cadeia. Desculpe o discurso inflamado.
Um beijo

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá amiga! Quando da minha viagem à Recife em virtude do falecimento da Enice, (minha ex esposa) devido à urgência, não bloqueei a memória do meu sócio, secretário e fiel colaborador. Acontece que, quando retornei encontrei o mesmo gravemente enfermo, pois devido às constantes e longínquas viagens impostas pelos meus queridos netos, foi vítima da invasão de alguns malfadados vírus que, como verdadeiros cânceres, danificaram totalmente a sua memória, forçando-me a levá-lo ao especialista para transplantá-la. Portanto, mais uma vez solicito a valiosa e honrosa compreensão de todos, no sentido de perdoar-me em função de mais um período de ausência, prometendo atualizar as visitas, retribuindo a todas, pois quem visita, merece e quer ser visitado.

Beijos e fique com DEUS.

Furtado.

Úrsula Avner disse...

Olá minha cara, o texto é um importante convite á reflexão ... Obrigada pela amável visita e grande abraço.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

A irresponsabilidade e a imprudência constante são a maior causa de acidentes. Seres pensantes que não pensam e não têm consciência! Muito triste!
Bjkas, minha querida!

Hod disse...

Enquanto a luz no fim do túnel não for um trem vindo em sentido contrário é preciso continuar protestando e gritar cada vez mais alto. Os números aponto uma mudança para pior, mas mesmo assim um dia talvez ninguém sabe quando tudo isso vai mudar, a impunidade vai acabar....

Forte abraço amiga,

Hod.

Super Lana disse...

Me comovi com sua dor
essa luta é de todos nós

Bjuss...fique com Deus!!

. intemporal . disse...

.

. assertivo .

. porque o silêncio é ampla.mente culpado pela im.punidade .

. um enorm.íssimo abraço .

.

. paulo .

.