Translate

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Da Educação para o Trânsito

O autor, observador da gradativa e progressiva piora no tráfego, seja pelo aumento constante de veículos em circulação, seja pelo comportamento inadequado de pedestres e condutores, e preocupado com o grande número de vitimas de acidentes de tráfego, realça a importância da Educação para o Trânsito, na esperança de um futuro melhor.
Introdução
Desde há muito se tenta implantar a Educação para o Trânsito no País. Tornou-se praticamente insuportável a atual situação, pois aparece como causa primeira dos infortúnios a culpa dos próprios motoristas e outros envolvidos.
A educação do povo está em um nível deficiente, com uma alarmante falta de respeito aos direitos do próximo.A situação do trânsito é um problema de educação dos condutores de veículos e dos pedestres.
As regras de trânsito devem ser disseminadas e aprendidas nas escolas, já que, mais cedo ou mais tarde, os alunos, em sua maioria, irão conduzir automóveis. É na infância e na adolescência que se verifica a maior aceitação de ensinamentos e de condutas.
A estatística de uma vítima fatal a cada 30 segundos no trânsito em todo o mundo e o conhecimento de, no Brasil, já ter-mos ultrapassado a triste marca de um milhão de vidas perdidas em acidentes de tráfego, dirigiram minha atenção para o atual código de trânsito Brasileiro, pois o Brasil é ao que parece o campeão mundial de acidentes de tráfego.O capítulo VI da Lei No. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, refere à Educação para o Trânsito
A Educação para o trânsito como direito e dever
De acordo com o art. 74: A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.O parágrafo 1º diz: É obrigatória a existência de Coordenação Educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito.O parágrafo 2º: Os órgãos ou entidades de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN.
A Educação para o Trânsito promovida em cursos escolares
Art. 76. A Educação para o Trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, através de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Em seu parágrafo único, observa-se que: o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio promoverá:I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;II - a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores.
Ao CONTRAN cabe oferecer as propostas ou traçar as linhas básicas da Educação, dos objetivos a serem atingidos, e mesmo da matéria que integrará o Currículo Escolar. Nesta parte porém, relativa aos conteúdos, à forma de educação e à composição dos currículos, a matéria está mais afeta ao Ministério da Educação e do Desporto, que elaborará os conteúdos a serem transmitidos sobre a Segurança do Trânsito.
Conforme a disposição legal, o CONTRAN atuará em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Para a inclusão de conteúdos nos planos escolares apresenta-se indispensável a manifestação dos dois órgãos. Somente depois o Ministério da Educação e Desporto promoverá a implantação, encaminhando o plano geral às Secretarias de Educação dos Estados, que, por sua vez, traçarão as diretrizes específicas para a sua adoção nas escolas públicas e particulares, inclusive nas municipais.
Convênios dos órgãos e entidades de trânsito com órgão do ensino
Encontramos no art. 79: Os órgãos e entidades executivos de trânsito poderão firmar convênio com os órgãos de educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, objetivando o cumprimento das obrigações estabelecidas neste capítulo.
Há a previsão de se realizarem convênios, no que diz respeito a Educação do Trânsito, com os órgãos de Educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, cada órgão estabelecerá as metas da campanha na área de sua jurisdição e inclusive entre entidades particulares já realizam-se convênios. Nesta ordem, o Banco do Brasil e a Associação Brasileira de Educadores de Trânsito - ABETRAN - lançaram, em setembro de 1996, o Manual de Educação para o Trânsito, que foi distribuído gratuitamente nas escolas, objetivando atingir as crianças e adolescentes, ressaltando a tática dos mesmos influírem na conduta dos pais, controlando seu comportamento quando na direção de veículos.
Indo para o Capítulo XX, chegamos às Disposições Finais e Transitórias
Art. 320. a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.Parágrafo único. O percentual de cinco por cento do valor das multas de trânsito arrecadadas será depositado, mensalmente, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito.
Conclusão
Acreditando que a vontade política de educar para o trânsito e para a vida, de modo a construir gerações de futuros condutores de veículos mais conscios de sua cidadania e do valor do ser humano, aproveitando o apoio dado pela legislação do novo C. T. B., e a exemplo do Guarda Municipal de Macaé que em dezembro de 2002 inaugurou o seu centro Municipal de Educação para o Trânsito, considero que o momento é oportuno para que se inicie um planejamento específico nas escolas em níveis pré-escolar, fundamental e médio, fazendo-se em futuro a correspondente avaliação dos resultados quando os estudantes já estiverem até no nível superior, já habilitados, quando poderemos então constatar, espero, a diferença em comparação com os dias atuais, naturalmente imposta pela Educação.
Wellington Santos Oftalmologista e médico de tráfego.(Currículo no CNPQ)

39 comentários:

ONG ALERTA disse...

Infelizmente em nossa pais existem leis mas elas não são cumpridas!!

ONG ALERTA disse...

Temos direitos e obrigações e os governantes tem o quê???

Suziley disse...

Eis a questão mesmo: os governantes tem e/ou fazem o quê?!! Beijos no seu coração Lisette, ;)

Tânia T. disse...

Verdade.. Boa pergunta, o que os governantes tem?? Aff!!
Não suporto tanta injustiça!! =((
bjos =*

Unknown disse...

É bem verdade o que ditas Lisette.
As leis estão aí, as idéias sopram como que intuidas, mas não vemos atitudes.
As leis precisam ser reavaliadas, balanceadas e lançadas à sociedade.
Acho muito bom a iniciativa de educação nas escolas desde a tenra idade, mas para isto é preciso haver conivência de alguns pais que ainda não acordaram para os exemplos de saber conduzir a vida para o seus filhos. Porque antes de mais nada, arriscar a propria vida é optativo, ame quem a deseja de fato, mas ame na consciência que ruas é um patrimônio de todos, e que é obrigatório pensar que a vida dos outros tbém é de responsabilidade de quem conduz um veículo.

Mto bom texto
Parabéns
Bjs
Livinha

Sandra Gonçalves disse...

Leis e leis mas de que adianta se esbarram nas facilidades da propria?
Bjos achocolatados.
Vim pedir seu voto, o link está lá no Meu Aconchego. Conto com vc.

Anônimo disse...

Oi Lisette,

É verdade, a educação no trânsito está deplorável... Eles só querem correr e parar para xingar, mesmo sem razão.

Um desrespeito total e deveras perigoso, pois trânsito envolve inúmeras pessoas ao redor. E os acidentes, na maioria das vezes, são graves.

Automóveis deveriam ser instrumentos de trabalho e de lazer, tão somente!! Mas a mente do ser humano os transformam em causas de danos...

Beijos e obrigada pela companhia no café,

Anônimo disse...

Oi Lisette, boa tarde!
Tem pessoas, inescrupulosas, que se acham poderosas dentro destes veículos. Um verdadeiro absurdo!

Beijos
Glória

RENATA CORDEIRO disse...

Bom Dia! Sim! E faço minhas as suas palavras, salvo o *Infelizmente*. Porque não sou conformista e sei que a minha querida tampouco o é, haja vista este belo post.
Beijossssssssssssssssssss Lizette*****

PENÉLOPE

@ by Renata M. P. Cordeiro

Ela só dá ponto sem nó
Tece minutos, tece horas
Tece anos, tece amor
Amor tecido – ter sido
Amortecida toda ela
A morte em vida
À espera...

Os deuses fazem e desfazem
Os heróis luzem grandes feitos
E das mulheres o que foi feito?

Um ponto de lágrima
Um ponto de cruz
Um ponto de esperança
Penélope não se cansa
Gira a roda e se enrosca
Nas malhas do destino...
A felicidade por um fio?

Desmancha de noite
O trabalho do dia
Pálida presença na Odisséia...
Não mereceriam
As mil provas de agonia
Em vez de cantos ao recato
O reverso do verso
De uma Penelopéia?


Até mais+++++********
Renata em versão Penélope.

Verena disse...

Olá,
Seja bem vinda ao "nosso" cantinho
O seu blog é muito interessante
Gostamos muito e vamos seguir
Lambs e Ronrons
Pepi e Xixo

Wanderley Elian Lima disse...

Só mesmo com muita educação para ver se as coisas melhoram.
Um ótimo fim de semana para você.
Bjs

Tetê Guimarães disse...

Oi Lisete! Feliz de ter te encontrado no Manancial! É tão importante essa educação começar cedo, não só para os que vão ter um volante nas mãos mas também para o pedestre. Eu tenho esperanças de melhoria pois o que se aprende desde novo fica enraizado... Bjks e bom final de semana! Tetê

anita sereno disse...

acho que em pais algum existe regras que são aplicadas nos códigos quando tiramos a nossa carta beijos bom fim de semana

Mariana disse...

Educação, somente com ela é que poderemos mudar esta triste realidade.
Edicação, este é o caminho.
Ninguém tem dúvida, mas alguém faz algo?

ValériaC disse...

Você tem toda razão Lisette.
Penso que as leis precisam ser cumpridas...é preciso se investir firmemente na educação do transito e pedestres em todos os níveis possíveis, começando já na pré escola.
Bom final de semana amiga!
Beijos

Valéria

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Querida quero primeiro me desculpar estou atrasada nas visitas aos blogs que tanto gosto como o seu, mas te digo tem épocas na nossa vida que é um corre corre danado e parece que tudo nos impede, agora meu anjo, neste nosso país aonde todos querem levar vantagem e a vida do ser humano só tem valor nas campanhas políticas, fica difícil mudar a mentalidade, o povo teria que exigir com as armas que tem, por exemplo NINGUEM DEVERIA COMPARECER ÁS URNAS, um grande abraço beijos Luconi

Anônimo disse...

Oi amiga, estou todo dolorido, um maluco detruiu a traseira do meu carro e quase me mata!!
Daqui uns dias vou descrever o que aconteceu numa postagem.
Passando pra desejar aquele fim de semana legal, fica na paz, bj.

soninha disse...

Falta muita educação,mas falta outras coisas também como cumprir as leis,respeito ao próximo,a impunidade, falta muito ainda...mas temos que acreditar em um mundo melhor,como menos acidentes!!!

"Cantinho Poético" disse...

To passando...to passando... e deixando
Beijinhos e BOM FDS! M@ria

Emilene Lopes disse...

Olá Lisette!
As leis esxistem, mas o "jeitinho" famoso também...(VERGONHA)
Bjs
Mila

Anônimo disse...

Lisette quero te contar que minha filha de 13 anos é a mais nova integrante da ONG ALERTA, tudo porque hoje na aula de Religião no Anchieta foi pedido um trabalho onde os alunos teriam que escrever sobre uma ONG e eis que a mocinha deu uma aula escrita falando inclusive do tripé da ALERTA e da conscientização que a mesma traz aos jovens sobre as suas repsonsabilidades e as responsabilidades dos outros. Fiquei muito orgulhosa.
Bjs
Janeisa

Caminhos Poéticos disse...

Vim trazer-te o aroma das flores!
A pureza cultivada na essência da vida,
Os pensamentos mais nobres do vérbo do amor,
Carregados de grandeza da mais pura nitidez,
Os encanto dos caminhos, da mais pura alma,
Em palavras e sensibilidade, de uma poesia.
Em um cantico coberto de grande sabedoria,
Carregadas de simples, palavras de emoção,
Trazidas com carinho do fundo do coração,
O carinho mais profundo dos amores,
Em palavras de plenitudes e virtudes,
Do criador...

Ademir-Alves

Bom final de semana com amor e poesia... M@ria

Anônimo disse...

Bom findi.
Persista sempre nesse trabalho maravilhoso.
Beijos.

Suely C Bezerra disse...

Oi amada tudo bem ? passando para desejar-lhe um fim de semana de muita luz.Beijos na alma

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Bom diiiiia!!!
Para que essa situação calamitosa mude no trânsito é preciso que cada um queira mudar e faça a sua parte. Já ficou difícil!!!
Cá entre nós e que ninguém nos ouça:

É pena que alguns familiares, amigos e conhecidos
não consigam entender a grandeza da amizade
que compartilhamos através da nossa rede virtual.

Eles não podem compreender
como pessoas podem trocar tanto carinho,
sem nunca ter se encontrado,
sem nunca ter se visto,
sem nunca ter se conhecido pessoalmente.

Cá entre nós e que ninguém nos ouça:
Eu quero que você saiba como você é importante

e o quanto representa para mim neste espaço virtual.

Nós dividimos nossos pensamentos,
nossos sonhos, nossos planos para o futuro ...

Com que outro meio faríamos isso tão bem?!?

Eles não sabem que nós
não nos julgamos nem nos condenamos:
apenas buscamos e oferecemos mãos para ajudar.

Não sabem que trocamos abraços ( e até beijinhos! )

Eles não sabem que nós,
amigos virtuais, nos preocupamos um com o outro,
ponderamos situações
e trocamos tantas coisas que aprendemos aqui.

Eles não sabem o quanto podemos e temos ainda a aprender!

Cá entre nós e que ninguém nos ouça:

Eu quero que você saiba
que meus dias são mais brilhantes
e que meus pensamentos são muito mais felizes
só por sua causa.

Eis porque agora eu lhe envio esta "sigilosa" mensagem " :

Quero que você sinta
que existe alguém aqui que se importa com você,
que quer dar brilho ao seu dia,
que deseja-lhe toda a felicidade
em todos os dias de sua vida!

Cá entre nós e que ninguém nos ouça:

Eu agradeço aos céus este mundo virtual
porque sem ele eu nunca conseguiria
chegar assim tão perto de você!

Tenha um excelente final de semana!!!

Bjkas, muitas!

Sônia Silvino's Blogs

Pena disse...

Olhe, Notável Amiga:
Sempre pensei e expressei-lho que a forma de ser dos condutores na estrada necessita ser educada.
Vejo agora isso aqui com significação e de maravilhar.
Uma educação desde cedo.
É brilhante o seu gesto de humanismo e sensatez.
Perfeito e que dará bons resultados cívicos, acredite?
Maravilha e encanta, amiguinha.
Parabéns pelo ser humano que é: GIGANTESCO de beleza imensa em prol do bem-comum das pessoas.
Beijinhos amigos de pureza e respeito.
Cada vez mais fascinado pelo seu encanto.
Sempre a admirá-la.

pena


Excelente, doce amiguinha de bem.

Everson Russo disse...

No transito todo cuidado é pouco,,,inclusive com a propria saude,,,beijos de bom sabado pra ti.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Deixo um beijinho e desejo Bom fim de semana.

Sonhadora

Bandys disse...

Lisette,
um fds de muita luz.
Concordo plenamente com vc.
Beijos

Pelos caminhos da vida. disse...

ESTOU NA FINAL DA COPA BLOG.

A VOTAÇÃO VAI COMEÇAR A PARTIR DAS 18
HRS DE HOJE E VAI ATÉ O DIA 30/05

É ATRÁVES DE COMENTÁRIOS TAMBÉM, NÃO
DEIXEM DE COLOCAREM SEUS E-MAILS, CASO
CONTRÁRIO O VOTO SERÁ ANULADO.

Clique aqui e Vote anamgs.blogspot- Ana

ESSA MENSAGEM ESTÁ NO FINAL DO POST ATUAL MEU, CLICANDO LÁ GANHAREI SEU VOTO, QUALQUER DÚVIDA PODE PERGUNTAR.

OBRIGADA.

BEIJOOO.

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Um post muito educativo! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

João Batista da Silva disse...

Sra.Lisette por este dias eu fui renovar a minha carta de motorista sabe,me cobraram 240 reais.mas fui muito bem atendido pelo prossessor de tránsito e diga-se de passagem foi uma lição de vida..fiz novas amizades...mas só que fiz uma pergunta pertinente pra ele e o mesmo me respondeu vagamente.sabe o que aconteceu num cruzamento perto da minha casa dois irmãos estavam conduzindo uma motocicleta e bem neste cruzamento um caminhão passou por cima deles.foi muito triste para a gente que é pai..resultado trágico um irmão morreu precocemente e outro só uns arreanhões.e este irmão que sobriveu desesperado era o que conduzia a motocliclista.tudo o que eu perguntei pro professor aconteceu.e o prfessor dise que o motoqueiro tinha a preferancia neste cruzamento eu fui contra a sua teoria.dai eu perguntei é uma subida o caminheneiro não vai segurar por inpericia ou até por insensibilidade.mas ele me respondeu taxativo..tem placas seu joão.
é dona lisette tem placas mas não significa nada pra todos que foram imprudente neste episódio.todos se acharam que a preferncial eram deles.
um grande abraço a sra e a a sua famila são votos do SulPampa.blogspot.com
e deste novo amigo de opiniões -João batista da Silva.

Bandys disse...

Lisette,
Obrigada por voce ser quem voce é.Adorei suas palavras. Ver com o ♥ nos faz ser mais feliz. Um beijo e um domingo de muita paz.

Unknown disse...

Lisette, mais uma vez tens toda a razão, é preciso o cumprimento das leis e muita educação para o trânsito.
Beijos

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Boa noite!!!
Adoro as tuas visitas!
Venha sempre!
Tenha um domingo maravilhoso!!!
"Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre."

Bjkas, muuuitas!!!

Sônia Silvino's Blogs

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
A Alessandra tem um sorriso lindo, rs


Bjooo e otimo Domingo

Tetê disse...

Oi, querida... Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meus cantinhos! Bjks Tetê

Lilá(s) disse...

Este post é extremamente educativo, pena que a educação dos condutores ainda deixe muito a desejar e as leis só existão no papel.
Bos semana
Bjs

Caminhos Poéticos disse...

Teus olhos me lembro
é mes de agosto
esperando setembro,
setembro se espera...

que chegue trazendo
as flores com gosto
teus olhos me lembro,
da primavera!

PEDRO ARUVAI


Feliz semana e beijos meus! M@ria