Por que aumentaram as mortes
Primeiro trimestre registrou crescimento de 9,9% nos acidentes com mortes e queda de 4,4% nas multasDepois de um recuo em 2009, a carnificina nas ruas, avenidas e rodovias do Rio Grande do Sul voltou a surpreender nos três primeiros meses deste ano.
Primeiro trimestre registrou crescimento de 9,9% nos acidentes com mortes e queda de 4,4% nas multasDepois de um recuo em 2009, a carnificina nas ruas, avenidas e rodovias do Rio Grande do Sul voltou a surpreender nos três primeiros meses deste ano.
De janeiro a março, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os acidentes com morte aumentaram 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, nos primeiros meses de 2010, pelo menos 21,2 mil gaúchos deixaram de ser multados – uma queda de 4% nos índices de autuações.
A escalada no número de acidentes fatais com vítimas preocupa estudiosos, principalmente diante da tendência que começava a se desenhar com a implantação da Lei Seca, na metade de 2008. Comparado ao primeiro trimestre daquele ano, o saldo de mortes no trânsito chegou a cair 14,4% no mesmo período de 2009.
Estudiosos buscam explicações para a reviravolta indicada pelo levantamento do Detran. Para especialistas como João Fortini Albano, professor do Laboratório de Sistemas de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Mauri Panitz, consultor em engenharia de trânsito, a resposta não vem sozinha. Inclui desde falhas na fiscalização até o aumento da frota de veículos e a imperícia de novos motoristas.
Com o aumento do poder de consumo e facilidades cada vez maiores de financiamento, o mercado de veículos viencia um boom de março de 2009 para cá. Ruas e rodovias, porém, pouco mudaram.
A escalada no número de acidentes fatais com vítimas preocupa estudiosos, principalmente diante da tendência que começava a se desenhar com a implantação da Lei Seca, na metade de 2008. Comparado ao primeiro trimestre daquele ano, o saldo de mortes no trânsito chegou a cair 14,4% no mesmo período de 2009.
Estudiosos buscam explicações para a reviravolta indicada pelo levantamento do Detran. Para especialistas como João Fortini Albano, professor do Laboratório de Sistemas de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Mauri Panitz, consultor em engenharia de trânsito, a resposta não vem sozinha. Inclui desde falhas na fiscalização até o aumento da frota de veículos e a imperícia de novos motoristas.
Com o aumento do poder de consumo e facilidades cada vez maiores de financiamento, o mercado de veículos viencia um boom de março de 2009 para cá. Ruas e rodovias, porém, pouco mudaram.
O fenômeno, cujo retrato mais visível são os congestionamentos, comuns em cidades como Porto Alegre, pode ter ligação, segundo pesquisadores, com o descontrole ao volante. Mas não é só isso.
– É preciso intensificar o controle, porque aquela turma que tinha parado de beber por causa da Lei Seca sentiu que podia retomar o hábito. Isso é um retrocesso – avalia Panitz.
Reforço na fiscalização
A conclusão é reforçada pelas estatísticas do site do Detran. O total de multas aplicadas nas vias municipais, estaduais e federais gaúchas havia aumentado 13% nos primeiros 90 dias de 2009, em relação a igual período de 2008. Neste trimestre, caiu 4% e por pouco não voltou ao patamar anterior à Lei Seca. Somente as autuações registradas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) despencaram 25,2%.
Por trás disso resistem entraves burocráticos. Em dezembro, 77 lombadas eletrônicas ficaram inoperantes para a troca dos aparelhos, cuja substituição terminou apenas em fevereiro. Em março, os 70 pardais instalados nas rodovias estaduais enfrentaram problema semelhante devido ao fim do contrato de locação. Os equipamentos só deverão começar a ser substituídos hoje pela Kopp, empresa responsável pelo serviço, que ontem carregava seus caminhões com o material.
– O processo se alongou mais do que esperávamos, devido a demandas judiciais – explica Márcio Tassinari Stumpf, da Superintendência de Monitoramento de Trânsito do Daer.
Fonte: zero hora, 25/05/2010-juliana.bublitz@zerohora.com.br
– É preciso intensificar o controle, porque aquela turma que tinha parado de beber por causa da Lei Seca sentiu que podia retomar o hábito. Isso é um retrocesso – avalia Panitz.
Reforço na fiscalização
A conclusão é reforçada pelas estatísticas do site do Detran. O total de multas aplicadas nas vias municipais, estaduais e federais gaúchas havia aumentado 13% nos primeiros 90 dias de 2009, em relação a igual período de 2008. Neste trimestre, caiu 4% e por pouco não voltou ao patamar anterior à Lei Seca. Somente as autuações registradas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) despencaram 25,2%.
Por trás disso resistem entraves burocráticos. Em dezembro, 77 lombadas eletrônicas ficaram inoperantes para a troca dos aparelhos, cuja substituição terminou apenas em fevereiro. Em março, os 70 pardais instalados nas rodovias estaduais enfrentaram problema semelhante devido ao fim do contrato de locação. Os equipamentos só deverão começar a ser substituídos hoje pela Kopp, empresa responsável pelo serviço, que ontem carregava seus caminhões com o material.
– O processo se alongou mais do que esperávamos, devido a demandas judiciais – explica Márcio Tassinari Stumpf, da Superintendência de Monitoramento de Trânsito do Daer.
Fonte: zero hora, 25/05/2010-juliana.bublitz@zerohora.com.br
29 comentários:
O governo precisa fazer sua parte, mas só pensam em alinaças para ganharem votos e a vida aonde fica???
O trânsito mata!!!!Todo dia!!!
Sem dúvida o acesso fácil na compra de um automóvel, congestiona as cidades, fomenta hábitos de uso somente dos carros para os deslocamento. Não há verdadeira fiscalização para a entrega das CNHs. Não há fiscalização e efetivação de um trânsito seguro. Não educação por parte das pessoas, dos motoristas que acabam se descontrolando no volante. Há também muito "burrocracia"...enfim, é um círculo vicioso. Mas vamos lá, em frente sempre!! Excelente postagem, beijos Lisette ;)
O trânsito mata!!!!Todo dia!!!
Isso ecoa tanto em mim, que fico falando com pessoas que conheço quando sei que vão dirigir: por favor, tenham cuidado, usem o cinto...
Porque quando não é você é outro que causa imprudências...
Bjs Lisette!
Mila
Infelizmente, assim é nosso país.
Entraves burocráticos...licitações...recursos...propinas...novas licitações...
Enquanto isso, as estradas ficam sem equipamentos necessários, e os acidentes continuam.
Por isso sou a favor de certas privatizações, e da iniciativa privada.
Beijo e Paz!
Olá!
Infelizmente, o trânsito mata todos os dias, toda hora, todo minuto.
Muito me entristece essa situsção.
Não se investe em mais propagandas sobre o perigo do trânsito na tv e rádio.
Isso precisa mudar rápido.
Tenha um dia especial.
Com carinho, Lady.
Bj
É preciso urgente uma reengenharia no trânsito de Porto Alegre, a cada dia que assa aumenta o número de veículos e as ruas continuam as mesma, ou seja, sem recursos logísticos para abrigar este aumento extremado que nos afeta diariamente.
Bjs
Janeisa
É amiga, o que muito me preocupa é a fiscalização insuficiente e a imperícia dos motoristas... isso precisa mudar urgentemente.
Beijos...
Eu acho que o aumento de nº de veículos também contribuiem muito para a quantidade de acidentes, e as ações dos orgãos de transito diminuem as estatisticas dos acidentes.
Por tanto uma ação supera a outra. Daí fica uma alerta aos novos donos de veículos e de carteira de habilitação, vamos ter mais cuidados..
Abraço
Concordo... essa facilidade pra ter um carro hj em dia acaba trazendo essas complicações... a demanda de carro é grande, mas fiscalização que é bom, nada!
Isso tem que mudar!!
Abraço
A falta de conscientização ainda predomina em todos os lados.
O governo é o maior responsável por isto, que não favorece incentivo algum, para que tenhamos um país melhor...
Bjs
Livinha
Outro caso é nosso transporte público que é um caos,quem mora nas cidades metropolitanas acaba tendo que usar automóvel devido a precaridade,tempo, e assim aumenta a cada dia o número de automóvel,motos na estrada e infelizmente aumenta o número de mortes,realmente te muita coisa pra ser feita...
Lizette, as nossas estradas não estão preparadas para estes carros mais velozes que estão sendo vendidos; nossos motoristas estão despreparados para enfrentar trânsito congestionado, estradas caóticas, bebida ao volante. Ao sentarem atrás de uma direção, devem ver o todo, os outros carros, os pedestres e verem que o carro não foi feito com o propósito de ser uma arma letal mas está sendo.
Beeijos.
Tem tantas coisas erradas no trânsito, seria bom rever e tentar mudar, a vida agradece.
beijooo.
Oi Lisette!Obrigada pela visita ao meu blog;como vc deve ter visto eu deletei o Anefotos(blogspot),agora só vou ficar com um blog mesmo,isso por falta de tempo.
Parabéns outra vez por seu blog;um dia esta realidade triste no trânsito vai mudar,Deus é grande!Bjos!
Essa lentidão em decisões como essas acabam ajudando a aumentar essa carnificina.
Muito útil esta alerta sobre os cinco inimigos no trânsito,[
mas será q nossas autoridades, leram isto no jornal?
ficarão com vergonha e tomarão uma atitude?
Oi Lisette! Não conhecia o blog, muito bom, uma maneira de informar, alertar... o trânsito é uma loucura, falta educação, respeito e muito,mas muito amor mesmo pela própria vida e principalmente a do próximo.
A lei seca? Meu Deus, cadê? Ninguém fala mais...
Que Deus te abençoe!
Bjos, Lú.
Oi Lizete! Nós temos uma poderosa arma para mudar o rumo das coisas... nosso voto! Nós temos que mostrar o que queremos! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Bjks Tetê
Ale,realmente a fiscalização é precária em todo país,sem falar na tal caixinha que muitos motoristas oferecem aos policiais!O governo não investiu em transporte publico,pelo menos aqui em Sampa,e o resultado são mais carros nas ruas...triste essa imagem,mas excelente cronica!Bjs,
Pelo teu trabalho incansável, venho te oferecer um selinho lá no blog http://jardinsdeumaalmaeterna.blogspot.com
O selo é dedicado a mulheres fabulosas.
Beijos
Boa noite minha linda.
Fiquei feliz com sua visita.
Um beijo grande e fica com Deus.
“ O segredo é não correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você”
(Mário Quintana)
Feliz Noite e beijos meus!M@ria
Prometo ante o silêncio do inverno,
nutrir minhas ilusões fazendo dos nossos "nós" a oração da espera.
(Conceição Bentes)
Beijos & Flores...M@ria
Bom diiia!
Antes de eu ir dormir, vim agradecer a sua visita tão preciosa que traz tanta alegria ao meu coração!
Seu blog tem um ímã: não consigo resistir!!!
Bjkas, muitas!
Sônia Silvino's Blogs!
Passei para deixar o meu bom dia, com amor e poesia:
"Aos pássaros Deus deu o vôo e o canto, aos que amam Ele dá o sonho e o encanto. Quem ama de verdade não consegue voar,porém de tão leve espírito, chega até a flutuar"
©Valter Montani
Que bom, Lisette, que você não perca a força nem a coragem para ir denunciando tudo isto.
Consciência, mais consciência é precisa.
Um abraço bem forte e muita paz.
Ana.
Também acho que tem muitos carros sendo vendidos diariamente,arrumam um lado e outro piora. Difícil um equilíbrio.
Montão de bjs e abraços
Postar um comentário