Entre as novidades que vão estar na feira que começa nesta quinta em São Paulo, um computador com teclado virtual e um carro especial.
Uma feira de tecnologia, que será aberta nesta quinta-feira, em São Paulo, vai apresentar o que há de mais novo na tentativa de facilitar a vida dos portadores de deficiência. Pra usar o computador, basta olhar pra ele. O movimento da cabeça mexe o cursor na tela.
Uma feira de tecnologia, que será aberta nesta quinta-feira, em São Paulo, vai apresentar o que há de mais novo na tentativa de facilitar a vida dos portadores de deficiência. Pra usar o computador, basta olhar pra ele. O movimento da cabeça mexe o cursor na tela.
As piscadinhas ou até a boca fazem o clique em cima da letra, no teclado virtual. Sem precisar das mãos, as palavras vão aparecendo. “Esse usuário vai ter todos os movimentos da face enxergados por essa câmera. Essa câmera permite navegar na internet, fazer pesquisas, participar de redes sociais, qualquer outro tipo de aplicativo de computador”, explicou a gerente de comunicação Fabiana Rosa. Os aparelhos para surdez estão ficando menores e mais inteligentes.
Um deles se adapta ao volume do som ambiente. “Quando o paciente se encontra num lugar mais ruidoso, então o aparelho vai aplicar uma compressão pra fazer com que esse ruído não cause um desconforto pra audição do paciente”, informou a fonoaudióloga Patrícia de Rissio. Paola Klokler é jogadora de basquete, mas só agora vai poder treinar em equipamentos adaptados.
“Precisava sempre de uma pessoa pra me colocar nos equipamentos, me tirar dos equipamentos”, contou. Talvez um dos maiores símbolos de independência pra quem tem deficiência física seja a capacidade de dirigir um carro, de ir aonde quiser. E, graças à engenharia, pessoas com limitações mais graves estão tendo a chance de fazer isso.
Alan Mazzoleni ficou tetraplégico depois de um acidente. Nesta quarta-feira, ele testou um carro com equipamentos especiais: o volante tem encaixe pro punho, o freio e o acelerador ficam numa alavanca. Foi uma experiência única. “Eu nunca dirigi. Essa é a primeira vez na minha vida toda. É fantástico. Estou quase querendo trocar pela minha cadeira de rodas. Pena que eles não vão querer né?”, brincou.
Fonte: g1, O Portal de Notícias da Globo 14/04/10 - 21h57 - Atualizado em 14/04/10 - 21h57
21 comentários:
Muitos deficientes ficam impossibilitados após acidentes da carro, ótimo que a tecnologia tem ajudado e muito!!!
Infelizmente essa tecnologia toda será para uma minoria; como a oça da novela da globo...
Fico pensando o que os paraplégicos e tetraplégicos do nosso país sentem qdo vêem determinadas cenas ali. Não é revolta e preconceito, mas é a sua limitação em dobro. Limitação de um sonho que se faz possível, mas para ele não, porque o poder econimico impede.
Quem sabe, a personagem da novela deveria morar na Comunidade do Rio que aparece e lá do morro ver a vida em cadeira de rodas.
A realidade da maioria de nosso Brasil é cruel em todos os sentidos quando a desgraça bate à porta. Fora o caos real, há a ferida da alma que jamais, nunca, nada irá sanar.
Ohhhhhhh, vida!
Viver a vida, né?
Beijo pra vc!
Que legal essas opções!
Inclusão é isso, sem demagogias políticas.
Beleza de divulgação.
Bjs.
É bom saber que novos equipamentos estão sendo disponibilizados para deficientes.
O ideal seria que a iniciativa privada, que lança tais equipamentos, tivesse a parceria do poder público na melhoria de condições urbanas, como rampas de acesso, transporte adequado, etc.
De qualquer forma, acho que estamos indo rumo ao primeiro mundo. Assim espero...!
Um abraço.
Olá
Uma linda noite pra ti
Bjs
Lu
É preciso que usemos tanta tecnologia para ajudar quem precisa.
Bjkas, muitas!
Oiee!!Novidade e tecnologia que facilite a acessiblidade é sempre bem vinda!!
Acompanho um blog que fala sobre os matrixianos....bem vou passar o link e vc vai entender sobe o q estou dizendo...tem td a ver com seu post!
http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br/
Bjss♥
Belo post. Assunto muito importante!
Abraços!!!
É realmente ótimo que a tecnologia tenha ajudado.
Assim facilitam de alguma forma a vida deles.Embora que não são todos que têm condições e acessos a essas tecnologias...
bjos
Lisette, que boa notícia...que maravilha a tecnologia usada para facilitar a vida de portadores de deficiências...
Beijos...
Peço permissão a CRIS para dizer que seu comentário é perfeito. E faço minha suas palavras. Penso da mesma forma quando assisto certas cenas de novelas. E lembro dos que não podem nem passar perto do conforto que o dinheiro oferece.
Quer saber porque vc é E-S-P-E-C-I-A-L???
Te espero lá no meu cantinho.
beijooo.
Se essas tecnologias estivessem ao alcance de todos, seria muito mais válido e não tão utópico.
Bem lembrado, Cris!
O carro, fica pra próxima encarnação...rsrsrs...Já o tc virtual acho q dá pra comprar.
Desde de setembro de 2009 ouço falar no mouse ocular que está sendo vendido mas eu não sei aonde.
Quem souber o endereço me diz.
edvan.coutinho@gmail.com
Obrigada pela suas visita que tanto amo.
Beijos poéticos pr´ti.
Esses equipamentos deveria ser livres d impostos, e o governo poderia ajudar os deficientes carentes a adquirir.
Já é um avanço, mas bom mesmo seria que todos tivessem condição de fazer uso.
Vamos torçer por isso.
Beijinho.
É bom saber que cada vez mais a tecnologia ajuda a melhorar a vida de pessoas ainda mais sendo portadora de deficiência,pena que nem todos vão ter acesso a essa tecnologia.
Tudo que for disponibilizado para melhor a qualidade de vida das pessoas 'especiais' é sempre bem vindo.
Abraço
Olá! Como está?
Essa tecnologia é mesmo maravilhosa, não é?
Beijos!
A teconologia ajuda muitoo...é muito bom quando usada da forma correta.
Bjuuu*
Postar um comentário