Translate

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Em 2009, Caxias do Sul já registrou 15 mortes por atropelamento

TESTE PIONEIRO
Em 2009, Caxias do Sul já registrou 15 mortes por atropelamento
Caxias do Sul – O pedestre sabe que está em desvantagem no trânsito, mas despreza a sinalização. O Pioneiro percorreu pontos no Centro onde recentemente foram instalados semáforos para prevenir atropelamentos e constatou que a maioria das pessoas ignora o sinal vermelho e se arrisca entre os veículos.
Por conta da imprudência de quem está a pé e dos motoristas, 15 pessoas morreram atropeladas em Caxias somente neste ano. No mesmo período de 2008, 14 perderam a vida nesse tipo de acidente.Na sexta-feira passada, em apenas 20 minutos na esquina das ruas Visconde de Pelotas e Os Dezoito do Forte, cerca de 100 pessoas fizeram a travessia correta, seguindo o alerta do novo equipamento.
Porém, inúmeros pedestres ignoravam o semáforo e cruzavam a rua em outros pontos. A situação era pior na esquina da Visconde com a Bento Gonçalves, próximo ao posto de atendimento da Visate. Naquele ponto, a prefeitura instalou um sistema especial que fecha todas as sinaleiras para veículos, liberando um tempo exclusivo para pedestres.Ou seja, o trânsito fica interrompido por alguns segundos em todos os sentidos.
Porém, poucos esperavam o sinal verde, preferindo disputar espaço com os veículos.Apesar de ter sido atropelada nesse ponto há três anos, a dona de casa Neusa Nunes, 40 anos, foi uma das que atravessou a Bento com o sinal fechado.
Ela reconheceu o erro.
– Quando fui atropelada não havia sinaleira para pedestre aqui (na Bento). Hoje me distraí, mas tenho tido mais cuidado – explicou Neusa.O movimento de pedestres e veículos era menor na esquina da Borges com a Pinheiro.
Talvez, por esse motivo, poucos davam atenção ao semáforo instalado ainda na semana passada. O metalúrgico Jorge Antônio Rodrigues, 52, passa todos os dias por lá. Ele sempre observa o fluxo de carros para saber se há possibilidade de atravessar sem riscos. Na sexta, ele preferiu cruzar a rua apesar do sinal vermelho para pedestre.
– Vi que não vinha carro e aproveitei, o que não é o correto. Sempre procuro passar pela faixa.
Precisamos confiar na sinalização – aconselha o metalúrgico.Apesar da iniciativa da prefeitura em disponibilizar mais equipamentos, o comerciante Reginaldo dos Anjos, 62, acredita que somente a mudança de atitude dos pedestres vai evitar novos atropelamentos.
Há oito anos trabalhando na esquina da Bento Gonçalves com a Visconde de Pelotas, ele diz presenciar pelo menos um atropelamento por mês.– Cansei de socorrer pessoas. O problema é que ninguém está habituado e nem dá bola para a sinaleira – diz Reginaldo.adriano.duarte@pioneiro.com ADRIANO DUARTE
Onde ficam
Os novos semáforos para pedestres foram colocados na Rua Pio XII esquina com a Adelino Alves (binário da Moreira César), na Rua Visconde de Pelotas com a Rua Os Dezoito do Forte, na Rua Pinheiro Machado esquina com a Rua Borges de Medeiros e na Visconde com a Rua Bento Gonçalves. Foto:Embora todas as sinaleiras fiquem fechadas para veículos por alguns instantes, as pessoas insistem em atravessar com sinal vermelho.
Fonte: Pioneiro, 09/12/09

9 comentários:

ONG ALERTA disse...

Para termos uma conscientização eficiente precisamos dos dois motorista e pedestre ajudando!!

Mariana disse...

Neste caso específico, o pedestre está errando.
Além de fazermos a nossa parte, sempre é preciso fazer a do outro.
É necessário mais educação para todos.

Fernanda Guerra disse...

Para mudar ambos tem de fazer sua parte.

Pelos caminhos da vida. disse...

Alarmante.

beijooo.

Ricardo Conceição disse...

Vamos ver vem ano de eleição quem sabe eles se comovem para pedir voto.

Unknown disse...

Conscientização de todos ai sim vamos começar a melhorar.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

O pedestre brinca com a sorte!Já cansei de assistir a fatos como os que relatou.

A bem da verdade faz parte do código de trânsito que o pedestre tem a prioridade em qualquer situação, mas, infelizmente sabemos que motoristas têm pressa, muita pressa e nenhum respeito.

Se os pedestres não se acautelarem ninguém, fará nada por eles ,pois a lei e o que dela consta, neste país, não existe!

Um beijo!

Sonia Regina.

soninha disse...

Falta educação,muitos pedestres atravessam em vias movimentadas bem devagar achando que o motorista é que tem que esperar,só que muitas das vezes ,dependendo da velocidade em que o carro vem não da tempo,(educaçâo para todos)

Jurandir Santos disse...

As mortes precisam diminuir querem votos! Procurem solução!