Translate

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SP registra mais de 18 mil acidentes com caminhão em dez meses

Média é de mais de dois acidentes por hora nas estradas paulistas.
Para especialista, é preciso reduzir velocidade máxima em curvas.
De janeiro a outubro deste ano, o estado de São Paulo registrou mais de 18 mil acidentes de trânsito envolvendo caminhões. A média é de mais de dois acidentes por hora nas estradas do estado.
A frequência dos acidente é, segundo especialistas e autoridades, exemplo da imprudência com que muitos caminhoneiros dirigem.
Entre as causas que contribuem para os acidentes estão o excesso de velocidade e as muitas horas ao volante sem descanso. “Às vezes, tem também falta de atenção, mas a sinalização é muito precária”, aponta um caminhoneiro.
Os acidentes acontecem especialmente em trechos considerados perigosos. O risco de um caminhão virar é muito alto nas curvas. Pior ainda se a curva for em uma descida. Nesse caso, dizem os especialistas, a chance de acidente envolvendo um veículo pesado chega a ser três vezes maior do que com um carro.
“Você tem que ter um controle de velocidade, sempre andar em uma média de 80 a 100 km/h, no máximo, porque assim você tem o controle sobre o caminhão. Se você pisar muito, está arriscado a acontecer o pior”, afirma o caminhoneiro José Cláudio da Silva.
Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram o que acontece com um caminhão que faz a curva na mesma velocidade que o carro da frente. A parte de trás levanta, começa a virar e o caminhão tomba. A gravação foi usada nas análises do engenheiro Sérgio Ejzenberg, especialista em transportes.
“Os caminhões são veículos pesados e altos. Portanto, são instáveis. Nas curvas, eles têm tendência a tombar. Nas retas, uma manobra evasiva qualquer, por chicoteamento na traseira, os caminhões podem tombar também”, alerta o engenheiro.
Velocidade reduzida
O especialista diz ainda que, em alguns trechos, o caminhão deve ter a velocidade reduzida à metade da de um carro e que isso deve ficar bem à mostra na rodovia, com placas indicando o limite para cada tipo de veículo.
“Precisa regulamentar a velocidade menor desses veículos, caminhões e ônibus, nos trechos em curva. Isso é fundamental. Também nos trechos em reta, separando, porque são veículos diferentes que têm de ter um tratamento diferente dos automóveis”, explica Sérgio Ejzenberg.
Até outubro deste ano, 651 pessoas morreram em acidentes envolvendo caminhões nas rodovias estaduais de São Paulo.
Fonte: g1, 23/11/2010 09h19 - Atualizado em 23/11/2010 11h35

29 comentários:

ONG ALERTA disse...

O horário dos motoristas é apertado demais isso deve ser levado em conta, as empresas devem ter maior responsabilidade.

soninha disse...

É um número muito alto,e são trechos perigosos,muitas vezes os caminhoneiros tem horarios de entrega à cumprir e acabam se passando na velocidade...

piedadevieira disse...

Concordo com você Alessandra, e tenho pena de ver tantas vidas ceifadas.
Beijinhos

Marilu disse...

Querida amiga, Sampa está impossível, trânsito péssimo, é um querendo passar por cima do outro, não há mais respeito. Beijocas

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Passando para te deixar o meu carinho e um beijinho.

Sonhadora

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Lisette
Isso é um absurdo. Os caminhões acham que são os donos das estradas, e não respeitam ninguém.Bjux

ValeriaC disse...

Isso é muito sério mesmo amiga...
Beijinhos
Valéria

AC disse...

Estas coisas acontecem constantemente. Há ainda tanto a fazer no que respeita à segurança...!

Beijo :)

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana! Nilza

gabyshiffer disse...

O meu sogro é caminhoneiro e o que ele nos relata é realmente isso, as pessoas que são contratadas sofrem pressão para entrega e isso acarreta problemas de todo tipo inclusive estes, os acidentes.
É lamentável.
Boa semana pra vc amiga
Beijos

"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos."
(V. Hugo)

Toninho disse...

Nada pode justificar a falta de segurança, que torna esta selva cada vez mais perigosa. Vamos sonhando com ações que façam deste transito um lugar de um pouco de paz e segurança.Meu terno abraço de paz e luz.

Nas Asas da Poesia disse...

Coração humano
Único teatro que, sabidamente,
O proprietário não consegue fechar.

( Emily Dickinson )

Feliz Noite...Beijos no coração! M@ria

Arnoldo Pimentel disse...

Tem selos de presente pra você no meu blog
Ventosnaprimavera.blogspot.com

Mãe 24hs disse...

Tanto a fazer para conscientizar a todos... Vc já faz a sua parte e é linda a sua preocupação com o próximo. Amiga, deixei um selo pra vc no meu blog.Fique com Deus! Bjos!

Eliane Gonçalves disse...

É um absurdo as coisas que vivênciamos no trânsito...

Ontem um carro, buzinou muito e me chingou porque eu parei no sinal amarelo, ele queria que eu me "arriscasse" e passa-se, vinha colado na minha traseira e eu ainda fui parando devagar e sinalizando para ele perceber que iria parar e mesmo assim, fui chingada por fazer a coisa certa...

Bjos e parabéns pelo seu trabalho!

Eliane.

She disse...

Querida, não conheço outro caminho para te deixar o meu beijo, beijo de feliz aniversário, então venho por aqui mesmo, só fiquei sabendo agora pela Mari... ;)
Beijo, beijo com carinho!
She

Nilce disse...

Lisette
Hoje não quero falar destes assuntos, estou aqui por outro motivo.
Vim para te desejar FELICIDADES!
Para te dar PARABÉNS pela vida persistente, pelo amor e carinho que tem no coração.
Parabéns não só pelo seu aniversário, mas por esta pessoa maravilhosa que você é. Por tudo que faz por todos, pela perseverança.
Parabéns querida!
Deus tem muitos propósitos para você. Muitas bênçãos, saúde, paz e felicidade junto aos seus.

Bjs no coração!

Nilce

Tatuagem disse...

Tem que fazer de tudo pra evitar um acidete...e os caminões dão medo

Pelos caminhos da vida. disse...

Muitas felicidades, muitos anos de vida com muita saude.

Feliz Aniversário amiga.

Que Deus te ilumine e te proteja mais e mais.

Um gdeeeeeee abraço.

beijooo.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lisette. Meus parabéns pelo seu aniversário. Somos companheiras da mesma dor e da superação e coragem para continuar vivendo, embora sem o mesmo entusiasmo de antes. Desejo-lhe força para aumentar o seu entendimento, ainda frágil, pois que somos humanos em constante aprendizagem; fé; sabedoria para entender o que a vida lhe apresentou; coragem para aceitar os desígnios de Deus. Amiga, não se deixe lamentar e queixar sobre as coisas das quais não tem controle. Peço a Deus que a conselhe sempre, para que possa fortalecer sua fé e continuar o belo trabalho que faz. Beijos carinhosos.

Eliane Gonçalves disse...

Lisette,

Feliz aniversário!

Que você continue com essa trabalho importante de conscientização no trânsito e que seu coração seja "abrandado" sempre que precisares.

És uma guerreira!

Bjos,

Eliane.

Pelos caminhos da vida. disse...

Fiquei sabendo do seu niver amiga no blog da Mariana(http://blogdamarianamoura.blogspot.com/), ela fez uma homenagem para vc.

Parabéns mais uma vez.

Que Deus te abençõe.

beijooo.

Beatriz Prestes disse...

Tantos fatores que agravam significamente...
Em tudo parece que os interesses considerados "maiores" pesam brutalmente...e as consequências são estas...
Me emocionou demais o vídeo.
Recebe meu beijo, meu carinho profundo!
Beijo com carinho
Bea

Anônimo disse...

Bom dia, Lisette.

Você tem razão. Se as empresas forem mais flexíveis e compreensíveis, diminui a sobrecarga dos motoristas e isso previne muitos acidentes.
________________
“No tumulto das obrigações que nos cabem cumprir, na esfera humana, existe no imo do ser o recanto da paz em que nos é possível o reencontro incessante, e nesse doce cenáculo de meditação e prece estamos habitualmente mais juntos.
Não esmorecer, não nos afligirmos em demasia. Agir com serenidade e confiança. Às vezes parece que o barco estala sob a tempestade, mas o Cristo - só Cristo - é o timoneiro.Conservemos a ordem no piso de nossa embarcação e o entusiasmo se nos fará invariavelmente o teto, a fim de que, de permeio, à feição de carga valiosa, possamos conduzir para Deus o nosso dever bem cumprido.
Ânimo e fé viva”.

(Chico Xavier)

Eliane Gonçalves disse...

Oi Lisette,

Eu soube do seu níver através do blog da Mariana...acho que ela é sua amiga...

Bjos,

Eliane.

SexyMachine disse...

Como sempre venho falando, escrevendo aqui, FALTA EDUCAÇÃO PARA O MOTORISTA BRASILEIRO... Engraçado que até nisso o Brasileiro é mal educado...

Bjuxxxx querida...

Paz no Rio...

Anônimo disse...

Passando pra lhe desejar um final de semana de muita paz!!!!!

bjos e obrigada pelo seu carinho!

Zil

Cristina Ramalho disse...

Olá Lissete, tô passando aqui para conhecer seu blog, vi seu recado no meu blog e quis conhecer um pouco de quem passou para me visitar, sinto muito pelas circunstâncias que te fez criar um blog, mas vejo que é não só uma maneira de alerta como de se expressar, posso imaginar a falta que sua filha faz... acho que cheguei a ouvir sobre o caso, lamentável o números de acidentes principalmente nos feriados, este ano tbém perdemos o filho de uma amiga de minha mãe, 24 anos, em São Carlos-SP. É triste mesmo!! Olha... fica com DEUS que Ele te dê forças para continuar... bjos

Daniel Savio disse...

Meu pai foi caminhoneiro, além disto, muitas vezes ele me contava que companheiros de profissão tomavam remédios para ficar acordados (rebite que o pessoal chama comumente)...

Fique com Deus, menina Lisette.
Um abraço.