Apenas 54 mortes separam o Estado de chegar aos números de mortalidade no ano passado
Cinquenta dias antes do fim do ano, 54 mortes separam o Estado de chegar aos números de mortalidade em 2009 no trânsito gaúcho. No ano passado, foram 1.479 vítimas em estradas estaduais ou federais e em vias dentro de municípios, segundo levantamento do Detran. Até a noite de ontem, 1.425 pessoas haviam morrido no trânsito gaúcho.
Para o comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), coronel Edar Borges Machado, as causas de acidentes são uma combinação de fatores, como embriaguez, ultrapassagens perigosas ou alta velocidade, que resultam em imprudência:
— A polícia é apenas uma parte nesse processo. Vemos que a preocupação dos motoristas é apenas com as multas, o que as faz mudarem o comportamento apenas quando se aproximam da fiscalização. Mas esquecem a preocupação principal, com a vida, quando longe da fiscalização.
Confira os acidentes com morte registrados no RS em 2010:
O psiquiatra forense e psicanalista Paulo Oscar Teitelbaum acredita que o abuso de drogas e álcool e condução de veículos é uma combinação explosiva e fator que contribui para o motorista não medir corretamente os riscos no trânsito. Outro fator, segundo ele, seria a idade. Jovens costumam ser mais imprudentes pela impulsividade, necessidade de afirmação e sensação de que pode lidar com qualquer adversidade, inclusive o risco de vida. No feriadão de Finados, as vítimas foram, em sua maioria, homens de até 30 anos.
Para o engenheiro mecânico Walter Kauffmann Neto, especialista em acidentes de trânsito e consultor técnico da ONG Alerta, o problema do crescimento das estatísticas passa pela forma de como nossas estradas são cuidadas e vigiadas.
— Temos veículos cada vez mais possantes e mais velozes circulando em estradas antigas – diz.
Triste estatística |
Mortes no trânsito nos feriados em 2010 |
- Ano-Novo: 19 mortes |
- Carnaval: 31 mortes |
- Páscoa: 16 mortes |
- Corpus Christi: 36 mortes |
- 7 de Setembro: 26 mortes |
- 20 de Setembro: 21 mortes |
- Nossa Senhora da Aparecida: 26 mortes |
- Finados: 28 mortes |
19 comentários:
Os órgáos públicos sempre tiram de si suas responsabilidades, é mais fíacil culpar os motoristas e náo corrigiur os erros existentes em nossas estradas, ruas e avedidas...
Morrem pessoas de todas as idades...
Olá!!Nossa adorei seu blog, dpois passarei com mais calma para ver tudo direitinho!!
Bjss e estou te seguindo
Que tristeza é isso, né? Somos o país da superação e records, inclusive esses... Superamos marcas trágicas, batemos records de violência do ano tal, que triste...
Beijos minha linda
Realmente é uma tristeza quando ocorre tantas mortes e não uma cobrança forte da população para evitar que isto causa...
Fique com Deus, menina Lisette.
Um abraço.
Realmente é assustador o número de carros,motos nas ruas em horario de pico,combinado com estradas mal cuidadas,resulta nesses números que infelizmente são vidas perdidas...
Olá Lisette
Triste estatística. Final de semana prolongado, aí vem mais acidentes. Infelizmente.
Tenha um lindo fim de semana
Bjux
Que pena! É verdade o que diz a matéria as pessoas se preocupam mais com as multas do que com a segurança... Bjos e fique com Deus!
Há estatísticas que são tristes mas que se devem revelar. Disso depende quem sabe a maior responsabilização de alguns.
Carinhos
Bom fim de semana!
Uma estatística que ninguém gostaria, tomara que com o feriado ela não ultrapasse.
Bjs
Lisette. Passando aqui para lhe deixar o meu carinho e alegria para esse final de semana. Beijos e muitas flores em sua caminhada.
Olá Lisette.
Infelizmente enquanto não ouver conscientização dos dois lados (motoristas/autoridades), o medo maior é que estas estatísticas possam aumentar.
Vamos vibrar muito para que tudo mude....
Muita Luz e Paz em seu coração!
Lú.
Oi Lisette
Um bom fim de semana
Mil beijos
Um belissimo sabado pra ti querida,,,muito carinho e paz...beijos.
"Jovens costumam ser mais imprudentes pela impulsividade, necessidade de afirmação e sensação de que pode lidar com qualquer adversidade, inclusive o risco de vida".
Deveria ser feito um trabalho de conscientização e educação no trânsito desde a educação infantil até o ensino médio, iserida como componente curricular obrigatório, além de envolver família e comunidade...
Um beijo!
O importante para eles é terminar uma obra superfaturada, não terminá-la para o conforte e bem estar da população.
Oi Lisete! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Beijocas ecológicas e bom final de semana!Tetê
Ante ontem meu sobrinho bateu o carro em uma guarita de onibus, na saida da cidade, estava chovendo perdeu o controle do carro, bateu tão forte na guarita que ela caiu sobre o carro matando o carona...Ele tá muito machucado mas tá vivo, ainda não sabe que o companheiro morreu. Quando souber tenho medo de como vai receber a noticia, já que ele estava dirigindo.
Dias triste...Bjos achocolatados
Lisette ,
concordando consigo , e deixando desejo de bom fim de semana .
Um beijo ,
Maria
" Muitas vezes ...
Esquecemos de reciclar nossos sentimentos
De esvaziar as gavetas da Alma
De abrir as janelas
E deixar o sol entrar "
=- Bruno de Paula -=
BOM FDS..........Beijos meus! M@ria
Postar um comentário