Translate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Escola de Gravataí usa carro retorcido para conscientizar estudantes sobre riscos do trânsito

Além de expor o carro, a instituição entregou adesivos e fôlderes para os alunos distribuírem
Lívia Meimes livia.meimes@zerohora.com.br
Um carro zero-quilômetro capotado, com lataria retorcida no meio do pátio de um colégio, à primeira vista choca. Mas também serve de alerta.
Assim, o Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (Gensa), de Gravataí, está mobilizando alunos, pais e funcionários da escola para a campanha Paz no Trânsito – Não Corra, Não Mate, Não Morra.
Só este ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito, 29 pessoas morreram em acidentes em Gravataí. Ao todo, a prefeitura contabiliza 611 acidentes em 2010.
— Se não é dessa forma, não sensibiliza. Precisamos resgatar valores que estão se perdendo — reflete a vice-diretora Carmem Lígia Ramos.
Além de expor o carro, a instituição entregou adesivos e fôlderes para os alunos distribuírem. Eles também têm assistido a palestras e discutido o tema. O professor de Geografia Márcio Luiz Monticeli, que ajudou a organizar a ação, explica que a presença do automóvel despertou a curiosidade dos adolescentes, provocando-os.
— Eles queriam saber o que havia acontecido com os passageiros, se haviam morrido, como havia sido o acidente. O carro realmente capotou depois de uma festa, algo que todos nós estamos acostumados, mas felizmente ninguém morreu — relata o professor, que pediu emprestado o Honda Fit a um ferro-velho.
A aluna Andressa Cabral, 13 anos, está vindo à tarde para a escola para dar informações sobre a campanha a outros alunos da escola:
— Eles perguntam muito sobre as pulseirinhas e os folhetos de festa que foram encontrados dentro do veículo, querem saber tudo.
Fonte: ZERO HORA: Geral 18/11/2010 04h45min

51 comentários:

ONG ALERTA disse...

Educar é nossa principal conquista mas náo só as criancas os adultos também precisam dar exemplo.

Luis Nantes® disse...

Está certíssima, viu? Único meio de minimizar, acabar não acredito que aconteça, é educar as crianças até chegar no adulto, tá?

Unknown disse...

Diz os bons pensadores da psicologia que o melhor tratamento e o do choque!
Espero que der certo.
Abraço

Daniel disse...

É uma boa idéia, assim, se tem a dimensão exata dos males de dirigir inresponsavelmente. Tem texto novo no Sub Mundos. Bjus.

http://submundosemmim.blogspot.com

Marilu disse...

Querida amiga, esperamos que sirva para conscientizar as pessoas dos perigos das estradas. Beijocas

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada amiga pelo seu carinho, pode ter certeza de que és recíproco, te conhecer mesmo que virtualmente para mim foi um presente, vc é uma pessoa de alma gde, um ser iluminado, uma mulher de muita garra, força, sabedoria, corrigindo já conheço tb a sua face.

Uma boa tarde!

beijooo.

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada amiga pelo seu carinho, pode ter certeza de que és recíproco, te conhecer mesmo que virtualmente para mim foi um presente, vc é uma pessoa de alma gde, um ser iluminado, uma mulher de muita garra, força, sabedoria, corrigindo já conheço tb a sua face.

Uma boa tarde!

beijooo.

Elaine Regina disse...

Poxa, muito legal essa matéria!!!

Ideia fenomenal essa de expor um carro que foi danificado num acidente real. Muito boa iniciativa.

Que bom que no mundo sempre há pessoas lançando boas sementes assim como você.

Parabéns por tudo e obrigada por ainda arranjar tempo para visitar os blogs que segue... Obrigada mesmo.

Bju!

Veronica disse...

Olá Lisette,O brigada pela sua visita
Gostei muito do seu blog é e muito informativo!
Uma ótima tarde bjs.

sonho disse...

Educar é preciso...:)Uma ideia muito boa;)um grande exemplo a seguir
Beijo d'anjo

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Oi Lisette,
Quero te agradecer pelo comentario deixado no meu humilde blog e dizer que atraves desse comentario eu pude ter a oportunidade de conhecer voce e o blog e pude sentir junto a ti a tristeza, pois imagino, apesar de nao saber dimensionar o dor que 'e perder um filho. Me junto a voce, pois sou mae e nao consigo me ver passando pelo mesmo que voce e outras maes passaram com esta dura perda.
Sabe, quando me mudei para USA, matriculei meu filho na escola, na epoca ele tinha 9 anos. Um certo dia pela manha quando fui deixa-lo, vi na entrada da escola um carro assim, todo amassado e que visivelmente demosntrava ter sido um acidente. Fiquei pesando, mas nao comentei nada com meu filho. Na saida quando o peguei eu perguntei pra ele o que significava aquele carro ali, e ele me explicou que estava la porque estavam fazendo palestras sobre acidentes de automoveis, as causas e os efeitos. Confesso que fiquei curiosa por assistir e tambem para ver a reacao das criancas...Fui ate o atendimento da escola e perguntei se eu poderia assistir a palestra. Me disseram que teriam a noite palestras para os pais tambem e que eu seria bem vinda...Mas eu queria mesmo era ver a reacao das criancas e apos um pouco de insistencia da minha parte permitiram.
O que vi foi extremamente chocante, porque eles (americanos) sao pessoas que nao se intimidam em mostrar a verdade nua e crua... Mostraram videos sobre as causas, alcool, drogas, cansaco (sono) e pessoas portadoras de depressao, enfim, varias sao as causas. Depois mostraram as consequencias...funerais, pessoas que ficaram invalidas pelo resto da vida e a situacao das familias e amigos... Enfim, sai de la com o coracao pequeno, mas com uma grande licao que me acompanha ate hoje. Meu filho tambem tem com ele essa licao e infelizmente o que me da medo 'e o que " outros" que nao tem essa consciencia possam vir a quitar a vida de nossos amados.
Me perdoe escrever tanto e ainda por cima sem acentos, mas acho que voce notou que eu to em computador emprestado e nao posso fazer mudancas senao ja viu n'e? rsrsrsrs
Quero te dizer mais uma coisa...Saiba que Alessandra esta muito orgulhosa de voce, ao ver que voce nao se entregou e ainda por cima tem levantado a bandeira pela paz nas estradas... Que Deus a abencoe por isso. Ela esta feliz onde esta tenha certeza e um dia amiga...somente ficara a saudade...porque a certeza do reencontro 'e certo!!! Acredite ok?
Bjs carinhosos pra voce e me desculpe mais uma vez pelo comentario enorme.
Marcia
Ps: conte comigo...

Daniel Savio disse...

Fiquei lembrando, quando era um criança, houve uma palestra de um representante do DER, sendo que ao final da palestra, ele distribuiu fita reflexiva para serem postas nas bicicletas, sendo que a minha bicicleta ainda tem as mesmas até hoje, algo simples que pode fazer a diferença em notar um ciclista a noite...

Fique com Deus, menina Lisette.
Um abraço.

Vida disse...

Este ano tivemos na escola a morte de um aluno devido a um acidente no trânsito.
Por pior que seja o contexto, o tema acaba gerando conscientização.
Beijos!

Rosa Carioca disse...

Toda a sensibilização é pouca!

Borboleta no Casulo disse...

Nossa que ótima a idéia da escola, seria melhor ainda se a maioria ou todas fizessem isso!!
Bjs

Mariana disse...

Esta escola está sempre pensando nos seus alunos.
O trabalho deles é sempre positivo.

Sandra disse...

Ola, como você está.. Os amigos são os nossos melhores Presentes!!!!

Tem uma pessoinha bem especial aqui http://sandraandradeendy.blogspot.com/
hoje..Vou te esperar para conferir. Tenho certeza que vai gostar.
Seja bem vinda.
Um grande abraço,,
Sandra

Luciana disse...

Oi Amiga como tu está?
Bjs e uma ótima noite

Silenciosamente ouvindo... disse...

Obrigada pela sua visita ao meu
blogue e comentário.
Bj.

Dalva M. Ferreira disse...

Muito boa iniciativa, temos que começar a educar bem cedo para a guerra do trânsito. Depois de grandes as pessoas não aprendem mais nada. Se acham tão capazes!

Everson Russo disse...

Um belissimo final de semana pra ti querida,,,muita paz e serenidade....beijos e beijos.

Tânia T. disse...

Interessante e importante o que fizeram... afinal, eles são os motoristas de amanhã e precisam se conscientizar desde já!!!

=D

Bjokinhas =*

Unknown disse...

O Brasil tem que começar pela educação, este é o primeiro passo, mas educação não adianta se o povo não se cosncientizar que carro é uma arma.

João

http://verdadescaxias.blogspot.com/

Eliane Gonçalves disse...

Com certeza é através da Educação que vamos conseguir diminuir a violência no trânsito...

Bjos...

Eliane.

Lúcia Laborda disse...

Querida amiga; obrigada pela visita! Volte sim? Adorei seu blog!
Um post muito bom! A iniciativa dessa escola, vale a pena ser comentada, porque essa talvez, seja uma maneira de alcançar uma grande parte de jovens.
Bom fim de semana! Beijos

Sandra Gonçalves disse...

Conscientizar nunca é demais...
Bjos achocolatados e lindo final de semana pra ti.

Roseli disse...

Que belo propósito este de concientização, só assim com certeza espero em Deus, teremos jovens concientes em um futuro tão presente. Belo exemplo esta escola está nos dando.
beijos.

chica disse...

Boa maneira de mostrar às crianças...

Unknown disse...

Muito legal. É uma ideia. É precisa tentar sempre...

Feliz fds Lisette

Bjs

Livinha

Penny Lane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Penny Lane disse...

Oi Lisette!

Primeira vez aqui no seu blogger, e já amei.Adorei a proposta dele, de conscientizar as pessoas quanto ao perigo do trânsito.

essa campanha que esses alunos fizeram, deveriam servir de exemplo para muitas escolas.Vou te falar que durante os anos que estudei, nunca vi nenhuma campanha relacionada á isso.e infelizmente, é cada vez mais comum acidentes desse tipo, envolvendo excesso de velocidade ou alcool.Triste, né?

Estou te seguindo ^^

bjs

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lisette
Boa idéia, quem sabe vendo de perto a tragédia, eles aprendem e se tornam motoristas mais conscientes.
Bom fim de semana
Bjux

franciete disse...

Que a pura amizade seja linda como as flores da Primavera, que o amor Universal tenha a fortaleza do aço.
E que de todos os corações brote o amor puro como água cristalina.
Beijos de luz e muita paz.

Anne Lieri disse...

Que iniciativa criativa e bem pedagógica dessa escola,porque a criança aprende tocando,vendo,sentindo...e esse carro no meio da escola jamais será esquecido,bem como as lições que ele traz!Bjs,

ValériaC disse...

É querida, pode até chocar, mas com certeza vai alertar também...a todos serem mais conscientes e responsáveis no transito...com vidas não se brinca... é assunto sério.
Tenha um ótimo final de semana amiga...beijos...
Valéria

Anônimo disse...

Oi. Meio sem tempo, mas passando nos amigos pra desejar aquele ótimo fim de semana, cheio de paz, saúde e alegria!!

lili laranjo disse...

LISETTE


Vim caminhando devagar mas com segurança.
Um beijo

CAMINHAR


Caminhar e parar
Chegar e não chegar...

Caminhei...
E cheguei...
Parei...
E não cheguei...

A contradição
Do certo e do errado
O caminhar e o parar...

É preciso caminhar...
É preciso agir...

Só assim
Cheguei e consegui!...

LILI LARANJO

Lilá(s) disse...

Boa ideia essa, educar é uma boa solução!
Bjs

Karina disse...

Ola Lissete.

Quando vi o seu blog fiquei sem palavras... Voce tem uma FILHA linda!

A vida é dura mt dura, nunca pensei vir a sofrer como sofro com a morte do meu afilhado, as vezes ainda penso que foi um sonho..
Mas não é a REALIDADE! A dura realidade.
Agora o natal se aproxima, tantas coisas que ja tinhamos planeado com a vinda dele, mas e agora? o que fazemos?
A alegria do natal onde esta? So peço que esta fase das "FESTAS" passe depresa bem depresa...

Desculpe o meu desabfo, e aproveito para agrdeçer pelo seu comentario.

A SUA FILHA ESTA TÃO ORGULHOSA DE SI!

Bj* Se precisar de alguma coisa diga.

Sandra disse...

Curiosa está comemorando
Agradeço a sua companhia e visita. Agora conquistante mais um selinho. 121 mil visitas. Lhe ofereço com muito carinho.
Amigos são como Você, são para sempre! SÃO ETERNOS.
muito obrigada por estar junto comigo nesta comemoração.Estou muito feliz.Sei que fazes parte deste Jardim.
És minha flor mais preciosa. cheia de perfume e cor. Obrigada.
Carinhosamente,
Sandra

helia disse...

Obrigada pela visita ao meu blog. Também gostei de visitar o seu e gostei muito do texto.

. intemporal . disse...

.

. enfrentar a realidade de frente no frente.a.frente de todos os dias .

.

. a prevenção, a consciencialização .

.

. como sentido OBRIGATÓRIO .

.

. um bom fim.de.semana .

.

. um beijo meu .

.

OutrosEncantos disse...

Venho te deixar meu abraço carinhoso e fim de semana tranquilo, amiga querida.

Judite disse...

Bom dia, Lisette.

Uma ótima iniciativa essa.
Que o restante do nosso país se espelhe nesse exemplo e reforce a educação no trânsito.

Um beijo e que Deus seja contigo sempre!

"Sejamos como a vela, que consome a sua própria substância para dar luz e calor aos que a cercam." (Elizabeth Leseur)

Valéria lima disse...

Esse é o melhor caminho para a conscientização.

BeijooO*

Ritinha disse...

Uma necessidade, a conscientização do jovem. Muito bom mesmo!

beijinho

Elaine Regina disse...

Obrigada pela visita, amiga!

Beijos no coração!

Tetê Guimarães disse...

Oi Lisette! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Beijocas ecológicas e bom final de semana! Tetê

Anônimo disse...

..."Um Amigo me chamou para
ajudá-lo a cuidar da dor dele.
Guardei a minha no bolso...
E fui!"...

Caio Fernando Abreu

Feliz Domingo e beijos meus! M@ria

Lau Milesi disse...

Uma iniciativa que renderá resultados, acredito mesmo. Mas ainda batemos na tecla que seja incluída no "gradil curricular", a disciplina "educação no trânsito".
Um beijo, Lisette.torti

JB disse...

São sempre bem-vindas estas iniciativas. Esperemos que sirvam para mudar as consciências!

Beijinho