As causas de acidentes são as mesmas em todos os países. Cada tema referente aos acidentes e à prevenção está sendo estudado simultaneamente em vários lugares do mundo. Cada medida já foi experimentada em algum lugar.
Conseqüentemente, é indispensável se informar sobre os resultados das experiências já feitas no exterior para se selecionar medidas eficientes.
Resultado global da prevenção, a nível nacional. Para efeito de determinar um objetivo nacional de prevenção é interessante comparar os resultados de outros paises, por exemplo em termos de vítimas fatais por ano e por milhão de veículos em circulação.
Política de infra-estrutura. Em muitos paises, o progresso da prevenção é devido em grande parte ao desenvolvimento de uma rede de vias rápidas e/ou de auto-estradas muito mais seguras do que as rodovias tradicionais. Não foram criadas somente por razões de segurança, mas contribuíram de modo significativo na redução dos acidentes.
Resultado global da prevenção, a nível nacional. Para efeito de determinar um objetivo nacional de prevenção é interessante comparar os resultados de outros paises, por exemplo em termos de vítimas fatais por ano e por milhão de veículos em circulação.
Política de infra-estrutura. Em muitos paises, o progresso da prevenção é devido em grande parte ao desenvolvimento de uma rede de vias rápidas e/ou de auto-estradas muito mais seguras do que as rodovias tradicionais. Não foram criadas somente por razões de segurança, mas contribuíram de modo significativo na redução dos acidentes.
Em muitos casos, essas novas vias foram implementadas por etapas, começando por anéis de contorno das zonas urbanas, posteriormente incorporados em novas rodovias interurbanas.
Outras medidas referentes a infra-estrutura:Interseções do tipo “rotatório”. Adequação das velocidades autorizadas. Defensas metálicas com chapa de proteção para motocicletas
Medidas regulamentares. Redução da taxa máxima de álcool. Obrigação de uso do cinto, do capacete, dos assentos para crianças. Obrigação de vistoria periódica dos veículos. Regulamentação do tempo de trabalho dos condutores de ônibus e de caminhões.
Veja a seguir um levantamento de estudos internacionais apresentado no Balanço Anual 2006 dos Transportes da Secretaria do Estado de São Paulo.
Estudos internacionais de agentes de redução de acidentes
O Balanço Anual dos Transportes do Estado de São Paulo inclui sempre, além da relação das atividades do ano em referência e dos seus resultados, reflexões e dados sobre temas de segurança do tráfego. Reproduzimos em anexo o capítulo 6.3 do Balanço 2006: “Estudos internacionais de agentes de redução de acidentes”, relatando experiências feitas em outros países:
· Gestão de pontos críticos na Suécia.
· Reduções de velocidade na Alemanha e na Noruega.
· Uso de radares na Inglaterra.
· Campanha de sensibilização, na Bélgica, contra a ingestão de bebidas alcoólicas nas festas para quem deve dirigir na volta para casa.
· Efeito do capacete para motociclistas na Europa.
· Classificação dos automóveis, na Europa, em função do grau de segurança conferido aos ocupantes e aos pedestres.
· Uso do cinto, na Suécia e na Europa.
· Qualidade do atendimento aos acidentados na Inglaterra.
Outras medidas referentes a infra-estrutura:Interseções do tipo “rotatório”. Adequação das velocidades autorizadas. Defensas metálicas com chapa de proteção para motocicletas
Medidas regulamentares. Redução da taxa máxima de álcool. Obrigação de uso do cinto, do capacete, dos assentos para crianças. Obrigação de vistoria periódica dos veículos. Regulamentação do tempo de trabalho dos condutores de ônibus e de caminhões.
Veja a seguir um levantamento de estudos internacionais apresentado no Balanço Anual 2006 dos Transportes da Secretaria do Estado de São Paulo.
Estudos internacionais de agentes de redução de acidentes
O Balanço Anual dos Transportes do Estado de São Paulo inclui sempre, além da relação das atividades do ano em referência e dos seus resultados, reflexões e dados sobre temas de segurança do tráfego. Reproduzimos em anexo o capítulo 6.3 do Balanço 2006: “Estudos internacionais de agentes de redução de acidentes”, relatando experiências feitas em outros países:
· Gestão de pontos críticos na Suécia.
· Reduções de velocidade na Alemanha e na Noruega.
· Uso de radares na Inglaterra.
· Campanha de sensibilização, na Bélgica, contra a ingestão de bebidas alcoólicas nas festas para quem deve dirigir na volta para casa.
· Efeito do capacete para motociclistas na Europa.
· Classificação dos automóveis, na Europa, em função do grau de segurança conferido aos ocupantes e aos pedestres.
· Uso do cinto, na Suécia e na Europa.
· Qualidade do atendimento aos acidentados na Inglaterra.
Fonte: Por Vias Seguras
33 comentários:
Pena que nem sempre os bons exemplos saõ seguidos...soluções não precisam ser inventadas e sim copiadas pois já se observou um resultado positivo, salvar vidas.
Lisette, obrigado pelo comentário, vc é linda!!!!!!
Beijão do ZC
OI LISETTE
VERDADE QUANDO ALGO DA CERTO TEM QUE POR EM PRÁTICA!
BOM RESTINHO DE SABADO!
Querida amiga, temos muito que aprender com os outros paises. Tenha um lindo final de semana...Beijocas
Nada na vida se cria tudo se copia, então o Brasil poderia copiar boas ideias que são utilizadas em outros países para que o trânsito deixe de fazer tantas vítimas como ocorre diariamente.
Beijosss
Verdade é só colocar em prática...
Bjs
Lisette, uma semana de muita paz.Agrdeço a visita e o comentário. E rogo ao bom DEUS que lhe oriente sempre, lhe dando forças para vc continuar a sua luta.Um abraço carinhoso Celina.
Que nosso Brasil copie esses exemplos pois cada vida salva é uma vitória...
CURIOSA está em comemoração. Vou te esperar para comer uma fatia de bolo.
Desculpe não ter vindo antes avisar. Mas ando mesmo sem tempo.
Carinhosamente,
Sandra
Amigos são aqueles botões de rosas que se abrindo lentamente e exalando o seu perfume pelos caminhos que trilhamos.
Eu sabia que te encontraria neste sábado.
Tua presença me faz muito feliz.
Agradeço imensamente a tua atenção!
Vim retribuir o teu carinho, meu anjinho querido!
Todo o carinho do teu Anjo Sedutor, Seduzido e... Maluquinho!
Seria interessante se nossos governantes se procupasem em construir estradas decentes, ruas e avenidas sem buracos...aí sim, muitos acidentes poderiam ser evitados. Nãoa dinata colocar em prática determinados sistemas de outros países ee squecer do fundamental uma engenharia de estradas competente e eficaz.
Bjs
Penso que tudo se resuma a prevenção e fiscalização (pois penso que até boas leis sobre o transito, mas será que temos uma fiscalização tão boa assim?)...
Fique com Deus, menina Lisette.
Um abraço.
Minha querida
estou passando para agradecer o carinho de sempre e deixar um beijinho.
Sonhadora
Os novos governantes precisam agir, acordar, enxergar a triste realidade.
Tenha um domingo de paz.
Com carinho, Lady.
Bj
Lisete ,
venho agradecer a sua visita .
Lamentar o que foi o motor de arranque para este caminhar e que estou consigo , nesse mesmo caminho .
Um beijo ,
Maria
O que é bom tem que ser copiado. que se implante no Brasil medidas assim. Bjos achocolatados
Excelente as informações, sempre vou dizer que que a mudança passa plea educação para o transito,que seja natural,que sai de dentro de casa,para invadir as ruas. Bons exemplos tem de ser copiados,importados.Leis temos, mas sempre tem um advogado para lhe fazer inutil,inoperante. É como se viver abertamente num pais do vale quanto pesa.É um absurdo, os relatos e estatisticas de acidentes automotivos no país. Mas acredito que ainda faremos esta virada Lisete.Meu abraço de paz um beijo de luz.Feliz domingo!
Beijos carinhosos de otma semana pra ti amiga.
Para preservar vida,mts atos não necessitam d dinheiro ou grande investimentos, basta ter vontade política, responsabilidade e coragem para fazer grandes ações,que as vezes são tão simples,mas valem muito,
Vc tem toda razão Lisette!
Bons exemplos precisam ser seguidos!
Sinceramente!?
Penso que o maior exemplo está em nós.
O que queremos para nós?
O que queremos para nossos filhos?
O que queremos para nosso país?
De que adianta tantas retóricas em épocas de eleição, se o que é proposto não atinge à todos?
Um candidato não deve lutar só para ser eleito!
Deve principalmente agir!
Atuar!
Fazer a diferença!
Porque a diferença que ele faz ...
É a minha também.
Beijos!
Verdade...pq não seguem o bom exemplo???
Desejo pra vc uma ótima semana!!
Beeijo
Lisette,
uma semana abencoada para você!!
Paz e luz,
Oi Lizette, obrigada pelo comentário é muito importante quando leio o que as pessoas pensam isso me fortalece a cada dia mesmo que as vezes eu me sinta frágil.
Um grande beijo e obrigada por sua amizade.
Lisette,
Tenha uma ótima semana.
Beijos.
Muito bom, deveríamos olhar melhor para os outros países e não apenas ficar simplesmente viajando e fazendo pactos simpatizantes... rs
Beijo!
Da semente de um querer
Que não tem fim
Vou buscar além do horizonte
Matizes e enfeites
Margaridas e tulipas
Orquídeas também
Para alegrar a vida do meu bem
(Vera Helena)
Feliz Semana e beijos meus! M@ria
No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
que o vento não conseguiu levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia o próprio vento...
Mário Quintana
Eu tb estava com saudades!Beijos
Realmente o Brasil tem muito a aprender com os sistemas internacionais.
Beijos na alma e uma abençoada semana!
É o Brasil ainda está engatinhando.
BeijooO*
Oi Lisette,
Aqui em SP, nas estradas terceirizadas, não vemos qse acidentes com morte, pois são bem seguras. O problema existe nas cidades não terceirizadas. E ainda criticam a terceirização.
Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.
http://gostodistonew.blogspot.com/
Beijo carinhoso de otima semana pra ti amiga...
Os exemplos existem. O que falta é ação. A união faz a força, olhos perpassam, veem as causas, reclamam, mas ninguém ergue as mangas para dar início ao trabalho que desponta...
Belo dia pra ti Lisette
Bjs
livinha
Lisette: já imaginou se cada um dedicasse parte de seu tempo,como nós,à coletividade,que bom seria?????
viva la vida
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