Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Juntamente com as comemorações da pátria e a primavera, setembro também traz algo mais. Temos atualmente, a semana nacional do trânsito. É um tempo de conscientização da população para o trânsito. E a questão é muito importante, visto o número fantástico de acidentes que ocorrem todos os dias, em todas as cidades brasileiras.
A educação deve começar cedo. A impressão que temos é que o indivíduo só começa a se preocupar com as informações sobre trânsito quando está na época de “tirar a carteira de motorista”. Aí, é aquele corre-corre, aulas teóricas, legislação de trânsito, aulas práticas, tudo muito rápido porque precisa da carteira. Aprende-se tudo de uma vez, tudo decorado, coisa que muito rapidamente se esquece.
Realmente, o trânsito faz parte de nossas vidas. Mas, infelizmente, a importância dada a este assunto não parece tão grande. Todos os dias assistimos reportagens na TV sobre acidentes no trânsito. Fala-se que aumenta a cada dia a quantidade de mortos, mas, tudo continua na mesma.
Nós já nos habituamos a ouvir, nos noticiários, sobre os acidentes, mas não conhecemos aquelas pessoas que morreram e então, tudo fica no esquecimento. Dentro de poucos segundos, já não sabemos mais sobre o que o repórter falou.
Pessoas morrem todos os anos, principalmente nos feriados prolongados. A pressa de chegar, a bebida alcoólica ingerida momentos antes de dirigir, a desatenção ao volante, os carros em péssimas condições de uso, estradas esburacadas, enfim, tudo leva a acidentes horríveis, muitas vezes, com crianças sendo vítimas de adultos irresponsáveis. E aí eu pergunto: o que falta? Educação no trânsito? Começar a ensinar sobre trânsito bem cedo?
A sociedade está preocupada com este tema. O aumento do número de veículos nas ruas também é assunto preocupante. Algumas cidades já atingiram um número absurdo de veículos nas ruas. O problema é que muitas cidades não estão preparadas para suportar esta mudança. Este grande número de veículos causa uma desenfreada corrida na formação de novos condutores, o que pode acarretar um número maior de novos motoristas, sem muita experiência, conduzindo veículos pelas ruas.
E, para piorar, esta crise aérea, que fez muita gente deixar os aviões e pegar a estrada de ônibus ou no próprio carro. Seria ótimo se todos, ao tirar seus carros da garagem pensassem em levar mais pessoas, ou seja, levar o amigo, parente, colegas de trabalho, de colégio, enfim, aumentar o número de pessoas nos veículos, diminuindo o número de carros nas ruas, com uma só pessoa. Até o meio ambiente ganha com isso, visto que diminuirá os gases poluentes.
Muito tem se falado na segurança para as crianças, mas hoje em dia, até as calçadas estão representando perigo. Não é raro ouvir nos noticiários: “atropelada criança na calçada” ou “atropelado no acostamento”. É uma verdadeira guerra urbana, onde os carros, para alguns, representam liberdade e status e, de vez em quando, são usados de forma irresponsável, por motoristas bêbados ou com muito sono ao saírem das baladas.
Não basta sinalizar as vias públicas, ou colocar radares nas avenidas, é preciso educar para o trânsito. Os pais, ao saírem de casa com seus filhos no carro, devem agir com responsabilidade, respeitando as leis do trânsito e passando isso aos seus filhos.
Sem dúvida, nosso comportamento influencia as crianças e, todos nós, em dado momento, somos pedestres também e, algum dia, mais cedo ou mais tarde, nossos filhos serão condutores de algum veículo e estarão sujeitos a vários perigos.
Sabemos que o exemplo vindo do adulto vale mais que muitas palavras e as crianças têm facilidade em aprender o que vêem. Portanto, temos que deixá-las ver apenas o que é correto. Nossas atitudes são copiadas pelos nossos filhos, então, não é difícil educar para o trânsito, basta nós mesmos pararmos de infringir as leis.
É necessário por um fim a esses acidentes diários, pois com isso, muitas vezes.
Por: Sonia das Graças Oliveira Silva
Fonte: http://pt.shvoong.com/social

44 comentários:

ONG ALERTA disse...

A educação é fundamental para o crescimento de um país e bons exemplos deveriam ser seguidos!!!

Anônimo disse...

Oi , Lisette !

Mais que necessário , urgente
a educação no trânsito.
Tantas vidas perdidas , mutiladas inutilmente ...


BjO e uma Noite Serena ...

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

De fato fundamental Lisette, aqui no trânsito de SP bem sei dos más educações que encontramos em nossos dias em meio à selva de veículos!


Beijos

Luciana disse...

Oi Lisette

Uma boa noite amiga.

Bjs

Aleatoriamente disse...

A rebeldia ainda é um problema grande no trânsito.

Beijo.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Quando o homem aprender a respeitar a si próprio e, principalmente, ao próximo, com certeza, as coisas melhorarão.

Beijos e ótima noite pra ti e para od teus.

Furtado.

Daniel Savio disse...

Será que educando de forma melhor os pedetres vamos conseguir ter melhores motoristas?

Acabei pensando nisto.

E obrigado por aparecer no meu blog.

Fique com Deus, menina Lisette.
Um abraço.

Pelos caminhos da vida. disse...

Antes de tudo o respeito em primeiro lugar daí sim a coisa irá fluir melhor.

Um gde abraço amiga.

beijooo.

Marilu disse...

Querida amiga, acho que um País só vai a algum lugar, quando existe educação, e isso vale para todas as áreas. E o trânsito deveria ser uma prioridade. Beijocas

Nilce disse...

Educação e bons exemplos são fundamentais. Mas, precisamos também do amor e respeito entre os seres humanos.

Bjs no coração!

Nilce

Hugo de Oliveira disse...

É um projeto que se faz necessário a cada dia em todas as escolas do Brasil. Aqui na Rede que trabalho, estamos enfatizando bem.


abraços
de luz e paz

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Falta conscientização, amiga! O trabalho é eterno.
Beijinhos, lindona!

Pena disse...

Preciosa Amiga:
Um Post real que possui a sua magia de aconselhamento para os problemas dos imensos acidentes em todas as estradas do Mundo, particularmente, no seu lindo Brasil.
Parabéns pela extraordinária pessoa que é.
Registo:
"...Realmente, o trânsito faz parte de nossas vidas. Mas, infelizmente, a importância dada a este assunto não parece tão grande. Todos os dias assistimos reportagens na TV sobre acidentes no trânsito..."

Sem palavras, apenas uma. Aplaudo a sua preocupação solidária, humana e pessoal brilhantes.
Abraço amigo de parabéns.
Com respeito e sempre a admirá-la

pena

Adorei.
Bem-Haja, pela relíquia humana que é.
MUITO OBRIGADO pela sua simpatia que é recíproca.

Lilazdavioleta disse...

Lisette ,
sei que aqui o assunto preocupante é a educação rodoviária , mas alarguemos um pouco o tema educação .
Como pode o ser humano ter certo comportamento , quando tem um poder nas mãos , que é o volante , se ele mesmo pedestre não tiver esse comportamento de educação , atenção ... com o semelhante ?
Antes de tudo precisamos que o ser humano " cresça " .
Beijo grande ,
Maria

chica disse...

Precisamos da educação para o trânsito desde a mais tenra idade e essa é feita pelo exemplo dos pais.

Anônimo disse...

O respeito é fundamental.
Muitos que exigem punição no trânsito, e quando essa lei é aplicada à eles, os mesmos esperneiam...
Um abraço, bjs.

ValériaC disse...

Olá querida...é verdade...temos que nos cercar de tudo o que nos oriente e eduque...nós como pais, temos que ser exemplos para nossos filhos...e juntamente com as escolas, depois auto escolas...irem transformando a mentalidade de todos...para um bem maior.
Doce dia amiga...beijos...
Valéria

franciete disse...

Minha querida obrigado pelo carinho, mas acho que tinha de dar uma explicação também faz parte da nossa amizade com os nossos amigos.
E realmente estava um bocadinho confuso.
Mas já melhorou beijinhos de luz e paz

Everson Russo disse...

Um beijo carinhoso de bom dia pra ti querida....

Tânia T. disse...

A educação é o começo de tudo..

Beeijo

Daniel disse...

Temos que formar uma boa consciência de trânsito desde pequenos, só com educação podemos diminuir essas barbáries no trânsito. Tem texto novo no Sub Mundos. Bjus.

http://submundosemmim.blogspot.com

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
depois de uma pausa, venho deixar o meu carinho e um beijinho.

Sonhadora

Anne Lieri disse...

Sem dúvida,educar pelo exemplo é o primeiro passo para melhoria do transito,pois as crianças imitam seus pais!Ótima postagem!Bjs,

Unknown disse...

Tem que ser assim, com educação, para ver se coibimos e melhoramos esses estatísticas.
Obrigado por comentar em meu espaço blog.
Abraço

Nilton Cezar disse...

Lisette, muito bom dia! Bem, a educação é mais que necessário não somente no trânsito, mas, sim, em todos os lugares. Inclusive, no STF.

Sds!

Unknown disse...

Sim, acho que é necessário antes de tudo educação dentro e fora do trânsito, ou seja, se colocar na posição do outro, assim eu aprendo a respeitar o meu limite e o limite do próximo. sou partidária da campanha trânsito mais gentil.

soninha disse...

Ótimo post!!!Falta muita educação ainda para motoristas e pedestres,e sempre um bom exemplo faz diferença.

anita sereno disse...

ola amiga
vim te deixar um beijinho de agradecimento e que seja muito feliz dentro do possível
jamais perca este belo coração
que a paz de Deus erga esperanças saúde harmonia e alegrias na sua vida de coração para coração com muito amor beijos na alma

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lisette
Tudo que vier para tentar melhorar, é bem vindo.
Bjux

lolipop disse...

A educação e o exemplo nsão essenciais, sim. E essa ideia de partilhar o carro para aliviar o congestionamento é importante!
CARINHOS

Unknown disse...

A educação é uma constante em nossas vidas, para que aprendamos a disciplinar nossas atitudes...

Noite de paz Lisette

Bjs

Livinha

Graça Pereira disse...

Se houver respeito e consideração pelos outros...os acidentes acabam por diminuir! É mesmo uma questão de educação.
Beijo
Graça

Mariana disse...

A educação é a base de tudo, e no trânsito não seria diferente, pois lida com vidas.
Belo o artigo.

piedadevieira disse...

Educação e punto.Sem ela é esse caos.
Grande alerta.
Beijos

Anônimo disse...

Penso que deveria ser instituído uma disciplina nas escolas sobre Educação Para o Trânsito e isso ser prática corrente em todo o país.
Bjs

Ana Gaúcha _Professora disse...

semana nacional do trânsito. !!!

tempo de refletir
Responsabilizar
Assumir!!

VIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA@!!!

bjssssssssssssss
LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!

Sandra Gonçalves disse...

Isso é prioridade neh amiga.
Bjos achocolatados

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Amiga, passando pra te deixar um abraço e meu carinho... Bjsss

Valéria lima disse...

Acredito também, que a educação no transito deve começar nas escolas, com as crianças.

BeijooO*

William Saghi Chahud disse...

Olá querída amiga?
tudo bem com vc
assim espero que tudo..
nossa quanto tempo eu não passava por aqui ,desculpe querída a vida de professor universitário neste nosso país não ´nada facil.
adorei seu blogsite esta maravilhoso extremamente informativo e repleto de interessantes detalhes gostei muito e espero continuar a te seguir e estar mais atualizado com o que acontece aqui pode ser querída amiga?
e se vc puder dar uma olhada lá no meu ficarei muito honrado em recebe-la por lá ok
que o nosso bom DEUS te abençoe muito hoje e sempre
Beijinhos do seu amigo
Will
a proposito podemos teclar no msn,para trocarmos idéias e nos conhecermos um pouco? te aguardo!!

Marcia disse...

Amiga,
o trabalho de conscientizacao tem que comecar cêdo, desde crianca, quando ser está muito mais receptivo aos ensinamentos. Tem pessoas que só comecam a ter nocoes de trânsito quando vao à auto escola. Aqui este trabalho é feito, pois até para andar de bicicletas as criancas tem de tomar um pequeno curso e ter carteirinha.
Beijos

Ritinha disse...

É de suma impotância a educação no transito. Mas acredito que ela começa em casa mesmo. São os nossos exemplos que valem para os nossos filhos. É com eles que eles vão para o mundo.

Excelente post!!!

beijinho

Vida disse...

Aqui em São Paulo a quantidade de veículos nas ruas é absurda. Acidentes todos os dias. Mortes.
Eu mesma, já presenciei muitos acidentes. Sinceramente?
Têm dias que eu tenho medo de sair de casa para trabalhar, fico muito preocupada sabendo que meus filhos precisam sair para estudar e não sei o que pode acontecer na rua.
Sem duvida, a melhor educação começa em casa.
Beijos Lisette!

Trânsito + Gentil disse...

ÓTIMO post. Precisamos muito da conscientização de todos sobre os perigos que a falta de responsabilidade no trânsito pode causar. É preciso de muita educação, paciência, calma na hroa de dirigir.. Se colocar no lugar do outro motorista e dirigir para todos, não só para nós mesmos.

Gentileza gera gentileza e estamos nessa luta para passar isso para frente. Seu texto contribui bastante. Parabéns!

Atenciosamente,
Equipe Trânsito + gentil.