A MALDIÇÃO DA BALTAZAR
Corredores ficaram estreitos
EDUARDO RODRIGUES
Um erro de cálculo na largura da área de entrada e saída das nove estações dificulta a passagem dos ônibus. Metroplan fará reparos em 36 pontos.A Avenida Baltazar de Oliveira Garcia poderá ter uma terceira inauguração "oficial" em breve.
Liberada duas vezes pelas autoridades para tráfego de veículos nas pistas laterais, sob o olhar desconfiado de moradores e comerciantes, a via volta ao noticiário por um fato inusitado: os corredores de ônibus foram malfeitos.A largura das faixas de entrada e saída e das que ficam junto à faixa de travessia dos pedestres ficou estreita demais para o ingresso simultâneo de ônibus nos dois sentidos da via.
Ou seja, há o risco de que os ônibus colidam no trecho ao passarem juntos, em sentido contrário.- Empresa fez testes nas paradasA constatação é de motoristas de uma linha da empresa Soul, de Alvorada, que avalia as condições técnicas do corredor a pedido da Metroplan. No teste, os condutores teriam alertado para o risco de acidentes nas áreas de entrada e saída das paradas, quando o trecho for liberado.
Na quinta-feira, a reportagem esteve na primeira estação da avenida. Há dois problemas: a invasão das partes dianteira (ao entrar) e traseira (ao sair) do veículo na faixa em sentido contrário e marcas de colisão de pneus no cordão do canteiro central, causadas por motoristas que não conseguiram fazer a curva, na área de saída da parada.- Sinalização total, só em marçoO coordenador do projeto Linha Rápida da Metroplan, Flávio Carlos Heinz, diz que 36 pontos (quatro por estação) sofrerão "pequenos" ajustes até o final do mês.
Nas ilhas de travessia de pedestres (curva em S entre duas paradas), haverá redução de 20cm nos dois módulos existentes.– É para dar uma folga para os motoristas passarem por ali. O tamanho precisa ser adequado à largura de alguns modelos de ônibus novos – explica Flávio.Segundo a EPTC, a sinalização completa da via ficará pronta até março.
eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.br
Um comentário:
Para quê "precisamos" de uma lei que exija um engenheiro responsável para planejamento das vias?
VIDAS E VIAS, que importância tem aos nossos legisladores?
Nenhuma, infelizmente.
Até quando?
Postar um comentário