7 de janeiro de 2009, Jornal Zero Hora
CAPITAL
Corredor de ônibus da Baltazar está entre os menores
Comprovação foi feita por meio de medição realizada pela Agência RBS
Medição feita pela Agência RBS mostra que a governadora Yeda Crusius pode ter se equivocado ao afirmar, em entrevista coletiva na última quarta-feira, que a plataforma da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona norte da Capital, era maior do que as da Bento Gonçalves e da Protásio Alves.
Dentre sete corredores avaliados na cidade, o da Baltazar está entre os menores.
Apolêmica foi levantada pelos testes no corredor de ônibus da avenida, realizados pela empresa de ônibus Soul, de Alvorada, que apontaram falhas na largura dos pontos de entrada e saída das estações e junto às faixas de pedestre.
Eles ficaram pequenos demais para o cruzamento de dois ônibus em sentido contrário.Para defender o projeto, Yeda afirmou que a largura da plataforma seria maior do que as dos corredores das avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves.
Usando uma trena, a reportagem foi às ruas conferir as medidas.Dos sete corredores analisados, cinco são maiores do que o da Baltazar (veja ao lado).
O que tem a pista mais larga é o da Bento Gonçalves, com 3m67cm.
O da Baltazar mede 3m25cm. As medidas podem variar de um ponto a outro.Segundo o titular da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, a governadora teria se referido ao tamanho das plataformas (junto às paradas).
Assim, a da Bento teria 3m35cm, a Protásio, 3m35cm, e a Baltazar continuaria sendo inferior, com 3m25cm.
– A governadora leu uma informação passada por um técnico da Metroplan.
Pode ter se enganado. Ela se referia à largura da plataforma, e não da entrada da estação, porque são medidas diferentes – frisou o secretário.
Os 36 ajustes nas nove paradas de ônibus da Baltazar, anunciados na semana passada, devem começar a ser feitos em duas semanas. Ontem, Marco Alba confirmou as correções.
Segundo ele, os operários reduzirão de 10 a 15 centímetros o tamanho dos canteiros junto à travessia de pedestres.
– Serão feitos para facilitar a manobra dos motoristas dos dois modelos de ônibus previstos pelo projeto original (padrão e articulado) – disse.
eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.brEDUARDO RODRIGUES
Largura das faixas
Corredor Tamanho
Bento Gonçalves 3m67cm
Farrapos 3m50cm
Protásio Alves 3m40cm
Erico Verissimo 3m40cm
Assis Brasil 3m28cm
Baltazar 3m25cm
João Pessoa 3m18cm
Corredor Tamanho
Bento Gonçalves 3m67cm
Farrapos 3m50cm
Protásio Alves 3m40cm
Erico Verissimo 3m40cm
Assis Brasil 3m28cm
Baltazar 3m25cm
João Pessoa 3m18cm
Fonte: *As medições foram feitas perto da entrada das estações
2 comentários:
Minha postagem anterior mostra que pelo codigo de trânsito DEVERIAMOS ter engenheiros capacitados e responsáveis por nossas vias e estradas?????????
Depois não sabem porque acontecem certos acidentes????
Lisette Feijó.
É uma vergonha,nem precisava medir,basta olhar e perceber que no corredor de ônibus ,o ônibus fica enorme......Até quando????
Postar um comentário