Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Indicação de seta pode evitar acidentes no trânsito

O Portal de Notícias da Globo

Indicação de seta pode evitar acidentes no trânsito

Em SP, apenas 2 mil motoristas foram multados em 2007 por darem o sinal de pisca. Pedestres e motoboys são os que mais sofrem com a falta de aviso dos motoristas.
Um gesto simples no trânsito pode evitar muitos acidentes: dar seta quando for virar ou mudar de faixa.
É uma obrigação do motorista prevista no Código Brasileiro de Trânsito. Sinalizar com a seta a mudança de faixa é fundamental para evitar acidentes. Mas quando o motorista não dá a seta, é muito mais difícil para o motoqueiro fazer uma manobra de emergência e desviar dos carros.

Veja o site do SPTV
Não dar a seta é infração grave e vale cinco pontos na carteira. Não existe, porém, uma fiscalização muito intensiva na cidade. A prova é que, em 2007, aconteceram quatro milhões de multas. Deste total, apenas cerca de 2 mil multas foram aplicadas sobre motoristas que não deram a seta. Isso representa 0,05% das multas na cidade de São Paulo.


O presidente do sindicato dos motoboys lembra que as maiores vítimas da falta de seta estão sobre duas rodas: “Você não vê um motorista que quebrou o braço, a perna, que morreu porque uma moto veio e bateu nele.
É sempre um motoboy ou um motociclista que morre porque veio carro e bateu nele”, afirma Gilberto Almeida. E até quem nem está dirigindo também sofre com a falta da seta: “Quanto eu atravessei, o taxista não deu a seta. Os outros carros todos deram”, reclama uma pedestre.

Nenhum comentário: