Desde 2010, as montadoras vêm se adequando progressivamente à medida, mas, em 2014, 100% da nova frota deverá conter os itens obrigatoriamente.
De acordo com as resoluções do Contran, veículos que transportem passageiros ou cargas, incluindo os reboques, deverão ter os sistemas de segurança. Mas mais importante do que oferecer os itens, é ensinar os motoristas a usá-los.
Mesmo assim, de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), não existe nenhum projeto de conscientização sobre o uso correto dos novos equipamentos. E agora? Mais do que dar dicas de especialistas sobre os novos itens de segurança obrigatórios, o Pense Carros vai responder algumas perguntas que você deve estar se fazendo em casa. Então confere abaixo informações úteis para quem vai usar os equipamentos ou não.
O que o airbag proporciona na prática?
O airbag é capaz de evitar danos em caso de choques para os ocupantes do veículo, já que ele infla uma bolsa de ar que "ampara" a pessoa no caso de uma batida. Porém um cuidado é essencial, segundo Alessandro Rubio, analista técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária): o uso do cinto de segurança. "No Brasil, o airbag é projetado para o uso com o cinto, que é obrigatório no país. Nos Estados Unidos, por exemplo, o equipamento é diferente, pois o uso do cinto não é uma obrigação", explica.
E o que acontece se o airbag for acionado e o ocupante estiver sem cinto?
O acionamento do airbag é feito de forma muito rápida para que, no caso de um choque, dê tempo de inflar e suportar o impacto do corpo já quando estiver esvaziando. "A velocidade da bolsa infla a quase 300 km/h, em até 40 milissegundos, dependendo da velocidade do veículo", diz Alessandro.
O uso do cinto é importante para que o impacto com a bolsa aconteça no momento correto, o que evita lesões e sufocamento.
Existe algum jeito certo de usar o airbag?
Além do uso com cinto de segurança, é muito importante seguir a legislação que diz que somente podem sentar no banco de frente crianças com mais de 10 anos. Segundo o especialista do Cesvi Brasil, o condutor deve estar a uma distância de aproximadamente 25 cm do volante e o passageiro, a 45 cm, no mínimo. "Outra informação essencial é que o passageiro não ande com os pés no painel, pois assim o dano pode ser ainda pior", diz Alessandro.
E como funcionam os freios ABS?
A principal função do ABS (Antilock Braking System ou Sistema Antitravamento de Frenagem) é evitar que o carro pare bruscamente. Nos carros sem ABS, o condutor tem que alternar a força com que pisa no freio, se não, o carro em alta velocidade tem as rodas travadas, mas segue derrapando por conta da inércia.
Com ABS o carro mede sozinho a força aplicada nas rodas e a controla. É como se o carro pisasse e soltasse o freio por conta própria. Segundo o especialista do Cesvi Brasil, Alessandro Rubio, o ABS proporciona uma redução da distância de frenagem de até 20% com relação a um carro sem o ABS, dependendo das condições do piso.
Mas a trepidação do carro quando se pisa no freio assusta e aí a pessoa tira o pé... É exatamente o contrário que tem que ser feito. O certo é pisar fundo numa situação de risco, pois o carro só vai controlar a força enquanto o pedal estiver pressionado. Além disso, a grande vantagem do ABS é a possibilidade de desvio do obstáculo mesmo com o freio pressionado, pois não há perda do controle do veículo. "Nos carros sem ABS, quando o freio é pressionado o carro não obedece às alterações de direção feitas pelo motorista.
Com o ABS isso não ocorre, o que torna o carro mais seguro", explica Alessandro Rubio. Nas concessionárias, os modelos 2014 à venda ainda não tem esses itens. O que devo fazer? Nada. É que a determinação do Contran é só para carros que saírem das lojas em 2014, não para os modelos 2014. E se eu já tenho um carro que não tem os itens, tenho que instalar? E quanto custa a instalação? Não precisa instalar. "Tecnicamente, até é possível fazer a inclusão dos equipamentos num carro em que tenha uma versão com os itens [como opcionais].
Mas economicamente isso é inviável", explica Francisco Oliveira, gerente de pós-venda da Ford Copagra de Porto Alegre. Num carro de R$ 40 mil, por exemplo, colocar airbag e freios ABS pode custar R$ 25 mil. O valor é alto porque inúmeras peças tem que ser trocadas. A melhor opção, nessas condições, é comprar um que já contenha os itens de fábrica.
Quanto, em média, vai aumentar no custo dos carros com a nova determinação?
Quem vai a uma concessionária hoje já pode comparar o valor de um veículo com freios ABS e airbag e um sem os itens. A lógica para 2014 é a mesma, já que a maioria dos modelos oferece pacotes que incluem esses equipamentos de segurança. "Hoje se tem pacotes com os itens a partir de R$ 3 mil", diz Francisco, mas o valor depende da marca.
É importante frisar que juntamente com esses sistemas estão incluídos mais alguns nos pacotes, como assistência de partida em rampa e controle de tração e estabilidade. Na hora de escolher, o condutor deve avaliar o que mais está incluído no pacote de segurança. Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/
A principal função do ABS (Antilock Braking System ou Sistema Antitravamento de Frenagem) é evitar que o carro pare bruscamente. Nos carros sem ABS, o condutor tem que alternar a força com que pisa no freio, se não, o carro em alta velocidade tem as rodas travadas, mas segue derrapando por conta da inércia.
Com ABS o carro mede sozinho a força aplicada nas rodas e a controla. É como se o carro pisasse e soltasse o freio por conta própria. Segundo o especialista do Cesvi Brasil, Alessandro Rubio, o ABS proporciona uma redução da distância de frenagem de até 20% com relação a um carro sem o ABS, dependendo das condições do piso.
Mas a trepidação do carro quando se pisa no freio assusta e aí a pessoa tira o pé... É exatamente o contrário que tem que ser feito. O certo é pisar fundo numa situação de risco, pois o carro só vai controlar a força enquanto o pedal estiver pressionado. Além disso, a grande vantagem do ABS é a possibilidade de desvio do obstáculo mesmo com o freio pressionado, pois não há perda do controle do veículo. "Nos carros sem ABS, quando o freio é pressionado o carro não obedece às alterações de direção feitas pelo motorista.
Com o ABS isso não ocorre, o que torna o carro mais seguro", explica Alessandro Rubio. Nas concessionárias, os modelos 2014 à venda ainda não tem esses itens. O que devo fazer? Nada. É que a determinação do Contran é só para carros que saírem das lojas em 2014, não para os modelos 2014. E se eu já tenho um carro que não tem os itens, tenho que instalar? E quanto custa a instalação? Não precisa instalar. "Tecnicamente, até é possível fazer a inclusão dos equipamentos num carro em que tenha uma versão com os itens [como opcionais].
Mas economicamente isso é inviável", explica Francisco Oliveira, gerente de pós-venda da Ford Copagra de Porto Alegre. Num carro de R$ 40 mil, por exemplo, colocar airbag e freios ABS pode custar R$ 25 mil. O valor é alto porque inúmeras peças tem que ser trocadas. A melhor opção, nessas condições, é comprar um que já contenha os itens de fábrica.
Quanto, em média, vai aumentar no custo dos carros com a nova determinação?
Quem vai a uma concessionária hoje já pode comparar o valor de um veículo com freios ABS e airbag e um sem os itens. A lógica para 2014 é a mesma, já que a maioria dos modelos oferece pacotes que incluem esses equipamentos de segurança. "Hoje se tem pacotes com os itens a partir de R$ 3 mil", diz Francisco, mas o valor depende da marca.
É importante frisar que juntamente com esses sistemas estão incluídos mais alguns nos pacotes, como assistência de partida em rampa e controle de tração e estabilidade. Na hora de escolher, o condutor deve avaliar o que mais está incluído no pacote de segurança. Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/
47 comentários:
Espero apenas que tudo seja feito conforme especificações originais , pois no Brasil tudo é de qualquer jeito e instalado material inferior na qualidade do produtos.
Bom dia!!!
Vi que passou pelo meu cantinho, vou ficar um tempinho por aqui visitando o seu!!!
beijos
Ritinha
Tudo que vier para melhor a segurança dos passageiros, será sempre bem vindo.
Bjux
Oi querida,
Eu ia trocar de carro, vou esperar o ano que vem.
Boa matéria
Beijos
Lua Singular
Oi Lisette :)
Gostei do post informativo.
As mudanças serão significativas,afinal:
airbags reduzem risco de lesões fatais ou graves e o freio ABS,não deixa o carro derrapar.
Quanto mais segurança melhor!
Bjs!
Lizette, querida
Felizmente, embora de modo lento, os construtores vão sendo "coagidos" a equipaem as viaturas com todos os meios de segurança.
É imperativo que o sejam... rapidamente.
Beijos
SOL
Acho que essa medida vai ajudar ainda mais a evitar ou amenizar os acidentes.Bjs,
Não é a solução, mas já é um booom caminho andado!
Beijos!
Tudo o que for para segurança é sempre uma boa renovação!
Destelado do oceano não se compra um carro novo que não tenha ABS e airbag, mas já à muito tempo.
beijinho e uma flor
Ótima esta explicação para inovação nas nossas antigas carroças que chamávamos de carro de passeio.
Claro que uma segurança não pode excluir outra e espera-se que as pessoas continuem usando o cinto e mais ainda conscientes que carro não são para voar.
Muito boa postagem Lisete.
Meu terno abraço.
Quanto mais informações e esclarecimento melhor, só assim é possível evoluir!!!
Bjs :)
Oi Lisette,
Meu carro tem e é muito mais seguro. Ainda bem que virou obrigatório.
Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.
GOSTO DISTO!
Amiga querida; creio que virá pra melhorar. Porém concordo com você, tem que haver conscientização de como utilizar...
Beijos
Informação é tudo,importante conhecermos a utilização desses ítens e termos a responsabilidade de regularizar.
A tecnologia a ajudar na prevenção de acidentes.
Beijinho
Quanto mais resposabilidade dos fabricantes, mais segurança para os motorista, espero queas coisas aqui no Brasil aconteça certo...
Beijinhos de luz.
Lua
Bom dia minha querida!
Estou com vc!
Infelizmente, por aqui, além de muita coisa ser de qquer jeito, tudo é "à parte" e cobrado muito, pois o governo tem que ter a sua fatia.
Esperamos que os carros deixem de ser carroças e que os "opcionais" sejam realmente integrantes do veículo.
Abração esmagador e ótimo final de semana.
Que bom que vai ser obrigatório, isso irá salvar vidas, Lisette passando pra desejar um ótimo final de semana beijos.
Lucimar Estrela da Manhã
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Informações importantes! muito bom saber!
bj
Zizi
OI LISETTE!
COM POSTS SEMPRE ELUCIDATIVOS E DE INTERESSE DE TODOS.
GRATA POR TUA IDA NO "SÓ PRA DIZER" PELO ANIVERSÁRIO E TERES DEIXADO LÁ TEU CARINHO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Boa tarde querida!
Tem bolo lá no blog!
Bjusssssssss
amiga espero que seja comprido
isso amiga por que lembro´me do air bag e nada
linda noite bjs
http://diariodevocional2012.blogspot.com.br/
Espero sempre que os artigos previstos em lei sejam cumpridos, afinal leis e regulamento foram criados para serem cumpridos, cabe a nós fazer valer esse direito adquirido, por um outro lado, também devemos nos negar a adquirir produtos que estejam devidamente dentro destes regulamentos e devemos também denunciar .
Excelente postagem.
Abraço fraternal
Nicinha
Tudo que for para nossa segurança e valido só lamento que la fora todos esses itens são obrigatórios e aqui temos que colocar e fica caro mas.... a vida vale mais.
Boa noite minha querida amiga
Estou de volta e venho agradecer o carinho e a compreensão pela minha ausência. Deixo meu abraço recheado de saudade. O seu carinho e sua amizade é muito importante para mim. Obrigada viu? Te gosto muitoooooo!
Beijokas com sabor de carinho e saudade
Gracita
Segurança é fundamental.
Bom domingo
Beijinhos
Maria
Lisette,
Tudo deve ser tentando para salvar vidas.
Uma linda semana! Beijos
Nunca é demais a segurança quando o fim é salvar a nossa vida e a dos outros
Bjis, Lisette
Esta é uma medida importante e que irá salvar muitas vidas.
Bjns
Márcia
Oi querida,
Passando para agradecer o comentário no meu blog
Obrigada
Beijos
Lua Singular
Lisette, obrigada pela visita! Bjks e boa semana! Tetê
Até que enfim, porém a justiça brasileira ainda é tardia...
Um abraço, beijos.
Até que enfim, porém a justiça brasileira ainda é tardia...
Um abraço, beijos.
li teu comentário, e é incrível, foi o que pensei enquanto lia. espero estar enganada e que o material bem como a instalação sejam de qualidade. bjs
Olá Lisette! Como sempre, posts importantes e educativos. Belo serviço! Parabéns!
Beijos e boa noite pra ti e para os teus.
Furtado.
Tudo pela segurança de todos!
Beijos.
Oi Lisette! Já era tempo de tomarem essas providéncias. E que sejam bem feitas. Beijo!
Eu já sei a importância do ABS....
O que seria normalmente uma tragédia,
resultou apenas num grande susto....
Os seus posts são sempre úteis....
Beijo
Boa semana, amiga!
É isso aí Lisette, você sempre com dicas e orientações muito IMPORTANTES PARA NÓS QUE DIRIGIMOS QUASE QUE O TEMPO TODO, ISSO TUDO DEVE SER SEMEADO E DISSEMINADO AO NÚMERO MAIOR DE PESSOAS.
VAMOS COMPARTILHAR.
aBRAÇO
Espero que com essas mudanças diminua o número de acidentes.
Que bom saber..assim quem sabe os acidentes,diminuem e muitas pessoas ficam em segurança
Bjuss
Rita!!!
Olá Lisette, grande conquista! Que essas alterações sejam mesmo colocadas em prática para o bem comum. Beijinhos Ailime
Que venha o melhor.
Bjs.
Ola Lizette,
Saudade de voce.
Tomara que seja feito tudo que for de melhor para as condições do transito.
Beijos
Retribuindo a visita...e seguindo! :) Um abraço!
A tecnologia ao serviço da prevenção de acidentes.
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