Translate

sábado, 1 de junho de 2013

Entenda como funciona o airbag e conheça alguns mitos sobre o item de segurança

De acordo com dados do Centro de Estudos Automotivos (Cesvi), 3.426 vidas poderiam ter sido salvas se os carros envolvidos em acidentes entre 2001 e 2007 tivessem airbags. Graças ao equipamento, 490 brasileiros sobreviveram em acidentes entre janeiro e agosto de 2010. E esse número vai crescer: até 2014, todos os carros produzidos no Brasil deverão sair da fábrica com o item de segurança. 
O que são airbags? Airbags são bolsas que inflam rapidamente em caso de acidentes, protegendo cabeça e toráx dos passageiros em caso de acidentes,  contra impactos em partes do veículo e entre os próprios ocupantes. É comum pensar que o equipamento é acionado quando ocorre a batida, mas o professor de engenharia mecânica da PUC-RS João Carlos Pinheiro Beck explica que o sistema funciona a partir da variação brusca de velocidade. "A colisão gera uma desaceleração violenta, e é isso que aciona o sensor", esclarece. 
O sensor identifica quando a velocidade varia pelo menos 20 quilômetros por hora em um curto espaço de tempo - como em uma colisão. O dispositivo é uma das três partes principais do airbag. Além dele tem-se a bolsa, que infla, e os elementos químicos, que reagem para fazê-la encher. A partir do sinal elétrico do sensor, inicia-se a reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio. 
Os compostos oxidam, formando nitrogênio, gás que se expande a uma velocidade de aproximadamente 300 quilômetros por hora e infla a bolsa em menos de um segundo. No momento em que o airbag abre, percebe-se a presença de uma nuvem de pó branco no interior do carro. Esse pó nada mais é do que o talco usado para evitar que as dobras do saco de nylon grudem e dificultem a abertura em caso de acidente. "A bolsa é cheia de furinhos, e começa a desinflar logo depois de encher", continua o professor. 
Locais possíveis Os airbags para os ocupantes da frente ficam no volante e no painel. Para os passageiros no banco traseiro, as bolsas podem estar no encosto dos assentos frontais ou nas portas laterais de trás. 
Para os passageiros no banco traseiro, as bolsas podem estar no encosto dos assentos frontais ou nas portas laterais de trás. Há ainda os instalados na parte central do assento traseiro, para proteger os passageiros de se baterem entre si em caso de capotamento ou batida lateral. Também para essa situação, pode-se ter airbags laterais para motorista e carona. Pode-se citar também as bolsas tipo cortina, instaladas na tampa do porta-malas. 
Este modelo serve para impedir que os estilhaços do vidro temperado traseiro, principalmente em colisões laterais, atinjam  os ocupantes dos assentos de trás do veículo. Ainda assim, contra lesões que poderiam ser fatais, o airbag pode causar ferimentos suaves aos passageiros. Isso porque, mesmo que seja uma bolsa inflada, não deixa de ser uma superfície contra a qual o ocupante do veículo tem um choque forte. 
Queimaduras e hematomas leves são comuns quando o equipamento de segurança é acionado. Os pequenos ferimentos causados pelo airbag podem acabar sendo mais graves se os passageiros não estiverem de cinto, que também serve para diminuir a aceleração do corpo e os efeitos do impacto. Sem o uso da proteção, a violência da batida é toda aplacada pela bolsa de ar. "O impacto com o airbag nunca é confortável, e sem o cinto se torna pior", explica Beck. Para minimizar a chance de um machucado em função da bolsa, algumas empresas já desenvolvem airbags que conseguem interpretar o quanto devem encher a partir do o peso do passageiro. 
Outro artifício das fabricantes é fazer a tampa do compartimento da bolsa com encaixe na parte superior, para que, no momento em que o saco de nylon encher, a proteção seja arremessada em direção ao teto, e não para cima do passageiro. Cuidados : Algumas posturas de condutor e caronas também podem evitar danos maiores em caso de acidente e acionamento do airbag. - Passageiros devem manter o corpo mais afastado dos locais onde estão os compartimentos de airbag frontais; - Motoristas deve manter as mãos na extremidade do volante, para que o airbag possa abrir sem dificuldades; essa postura deve ser mantida mesmo em curvas, quando muitos condutores cruzam os braços - se o acidente for nesse momento, o airbag pode causar lesões graves; - Caronas não devem colocar os pés sobre o painel; além de dificultar a abertura do compartimento, a expansão da bolsa pode causar ferimentos no passageiro que estiver com a pernas no caminho da inflagem do airbag; - Não se deve viajar com objetos que, em caso de acionamento do sistema, possam causar ferimentos no impacto com a bolsa; o cuidado serve para coisas no colo, nas mãos e na boca dos ocupantes do veículo; - Não se deve, também, colocar adesivos ou quaisquer materiais que dificultem a abertura do compartimento do airbag; - Qualquer tipo de manutenção no sistema de airbags deve ser feito em uma oficina credenciada pelo fabricante e de acordo com o detalhamento do manual do carro. O airbag só funciona uma vez,e após acionado precisa ser substituído - . http://revista.pensecarros.com.br/especial/rs/editorial-veiculos/

44 comentários:

ONG ALERTA disse...

Ari bag é um item de segurança, para adultos e crianças, mas precisamos saber que air bagos para crianças tem de se especial pois podem sufocar se forem muito pequenas.

Unknown disse...

Bom dia!!!
Olha gostei de saber de mais detalhes
com certeza ele é fundamental nos carros, ajuda e muito adorei saber mais
Desejo um bom domingo e um
inicio de semana cheio de paz
Bjuss
Rita!!!

Ana Bailune disse...

Olá! Muito útil o seu artigo! É uma pena que haja tantos itens de segurança enquanto o melhor deles continue não sendo observado: o bom senso! Bastaria que dirigíssemos com um pouco de cuidado, não corrêssemos, não bebêssemos, e acredito que o número de acidentes cairia vertiginosamente. Uma pena que poucos observem isso!

Regina Rozenbaum disse...

Segurança sempre! Postagem esclarecedora.
Beijuuss

Clau disse...

Oi Lisette!
Ao ler esse texto,aprendi muitas coisas sobre os airbags.
Obrigada pelo post instrutivo.
E gostei também de saber que
até 2014,todos os carros produzidos no Brasil deverão sair da fábrica com este item de segurança.
Bjs \o/

Ailime disse...

Olá Lisette, ultimamente aqui em Portugal os carros já possuem airbag, mas desconhecia em pormenor como funcionava! Fico-lhe muito grata por partilhar este artigo tão completo! Tudo o que contribuir para minorar consequências graves em caso de acidente é de louvar. Um beijinho e uma boa semana. Ailime

REINVENTANDO disse...

Acredito com os equipamentos certos de segurança nos carros, muitas mortes seriam evitadas.
Abraços.Sandra

Elisa T. Campos disse...

Oportuna postagem.
Nada sabia do funcionamento dos airbags.
Obrigada por esclarecer. Certamente muitas mortes e lesões serão evitadas.

Uma linda semana para você.
Bjs

Lucinha disse...

Lisette,

Aqui, quase todos os carros tem airbag. Tomara que no Brasil não seja por um custo alto, pra que muitos tenham acesso.
Uma linda semana! Beijos

O Árabe disse...

Faço questão do air bag no eu carro. Mas ainda acho que o cuidado é melhor equipamento de segurança. Bom post, Lisette! Boa semana.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lisette
Não dirijo, por isso tenho pouco interesse por carros, não sabia como funciona esse dispositivo de segurança. Valeu.
Bjux

Flor de Jasmim disse...

demorei a comentar amiga, estou com um problema nos meus olhos e tive que fazer uma pauza e ler por duas vezes!
Os air gabs são perigosos sim, sei de uma mãe e filha que ficaram sufocadas.
boa semana querida

beijinho e uma flor

Shirley Brunelli disse...

Obrigada, foi bom saber, Lisette. Beijo e muita luz!

Anônimo disse...

Oi Lisette! Eu não conhecia essas informações. Ótimo saber. Beijo!

Toninho disse...

Muito boa estas informações Lisette, confesso que ainda nao tinha lido sobre eles com estas particularidades.
Creio sim nesta proteção e no que ela poderia ter preservado vidas.
Já vi casos terríveis onde eles foram eficientes.
Bela partilha amiga.
Uma linda semana de paz e luz.
Meu terno abraço.

Anônimo disse...

Boa informações essas Lisete, embora o meu carro não tenha air bag, pretendo que o próximo tenha.
bjkas doces e boa semana.

Lu Citadin disse...

Grande informação,importante é ter sempre cuidado e optar por carros com Air Bag até que seja um item vindo de fabrica.

Smareis disse...

Ola Lisette,

Depois de um tempinho ausente cá estou de volta.
Existem diversos itens de segurança que a maioria da população ainda desconhece a importância em tê-la no carro. O air bag esta sendo bem usado ultimamente nos carros.
Aqui em casa o carro tem air bag, mas nenhum item ainda é tão importante quando o cuidado e atenção ao dirigir um veiculo.
Sua postagens é muito importante.

Beijos e ótima semana!

Lilazdavioleta disse...

Óptima e importante postagem .

Ari bag associado a cuidado e responsabilidade , o ideal .

Um beijo , Lisette

chica disse...

Interessante saber mais ,não? beijos,chica

Secreta disse...

Beijito...

irene alves disse...

Uma informação muito preciosa
que deixou neste seu post a
quem conduz(eu não). Presta um
óptimo serviço que devia ser
tido em conta.
Beijinhos
Irene Alves

Dalva M. Ferreira disse...

Já faz uns dois anos que não tenho mais carro, e não sinto falta. Reaprende-se a usar os transportes públicos, a sair mais cedinho de casa, a ter mais paciência. A idade ajuda. Beijos!!

manuela baptista disse...

muito boa a explicação!


um beijo

Vera Lúcia disse...


Olá Lisette,

Interessantes estas informações sobre o funcionamento dos airbags. Agora entendi porque em um acidente, que levou meu carro a se chocar violentamente em um muro, eu senti queimadura na mão direita após o estouro dos airbags. Aliás, 'santo airbag'! É um item de segurança indispensável nos veículos.

Beijo.

Anónimo disse...

Oi, Lisette!

Importante essa informação que estás passando, aqui.
Havia coisas que desconhecia, confesso.

Boa semana.
Beijos da Luz.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

olá Lisette

anotei.

obrigada por existirem pessoas assim como você, se todos nos assim fossemos este mudo seria melhor e mais alegre.

uma boa semana.

um beijo

e que um sorriso se mantenha no seu rosto.

:)

Camila Monteiro disse...

Meu carro não tem!
Carro de pobre né?! Mas foi legal saber mais sobre ele! Bjs

SOL da Esteva disse...

Querida Amiga

Muito bem explicadinho. Mas requer cuidados e procedimento que impeçam ou obstaculizem a sua abertura.
Como tudo é necessário aprender.


Beijos


SOL

Lucinalva disse...

Olá
Gostei da dica. Desejo um belo dia. Bjs

Lucimar da Silva Moreira disse...

Boa tarde Lisette, se os motoristas seguissem as leis muitas vidas seriam salvas, esse airbag é uma dica para os motoristas, ter cuidado no carro é uma forma de proteger a vida. Lisette fique com Deus beijos.
Lucimar Estrela da Manhã

Divulgue seu blog no Face

Fan Page

Lua Singular disse...

Oi Lisete
Do jeito que estão as coisas, não vai mudar muito, pois o carro de trás tem proteção e bate no pobre coitado da frente que não pode ter. Só irão ficar vivos os ricos.
Obrigada
Beijos
Lua Singular

Tetê Guimarães disse...

Oi Lisette! Muito bom esse seu post! Se o carro de uma amiga minha não tivesse airbag, ela não teria morrido... talvez ficasse paraplégica(ela estava no banco do carona em posição inadequada e a pressão do airbag esmagou seus orgãos internos) mas não teria morrido! Esse seu artigo esclarece bem! Bjks Tetê - Manancia

Lu Nogfer disse...

Bela iniciativa amiga.Um assunto sem duvidas fundamental. Até porque ha poucos que sabem tantos detalhes a respeito de airbags.
Aliás este blog esta recheado de boas dicas e alertas!Parabens!

Beijos

Zilani Célia disse...

OI LISETTE!
UMA INOVAÇÃO DIGNA DE APLAUSOS JÁ QUE SALVA VIDAS.
PENA QUE AINDA TENHAM MUITOS CARROS RODANDO SEM ESTE DISPOSITIVO, MAS CREIO QUE A MÉDIO PRAZO A FROTA BRASILEIRA SE RENOVARÁ, SANANDO ESTE PROBLEMA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Penso
que em um País
como o nosso,
tão carente de informações
que protejam a vida
de quem amamos,
artigos assim,
sejam valiosos
pelo seu poder
de ensinar.

A vida é feita
dos sonhos que nos habitam.

MARILENE disse...

Gostei de ler sua postagem. Bem esclarecedora quanto a esse item de segurança. Bjs.

Severa Cabral(escritora) disse...

BOM DIA!
PASSANDO PARA DIZER QUE DESDE MEU ANIVERSÁRIO,ESTOU FORA DA NET,SÓ CURTINDO OS CARINHOS QUE RECEBI E QUE AINDA ESTOU RECEBENDO ...GRATA PELO SEU ...VALEU !!!!
BJS E ATÉ MINHA VOLTA !!!!!!!!

Patrícia Pinna disse...

Bom dia, Lisette. Muito interessante e esclarecedora a sua postagem.
Sanou diversas dúvidas.
Acho que o fato de todos os carros já saírem de fábrica com este item, perfeito.
Vai demorar um pouquinho, mas é a medida que funciona mais.
Beijos na alma e tenha um dia de paz!

lea disse...

todos deveriam usar ou melhor todos deveriam vir com esses equipamentos ne, bjs

Marineide Dan Ribeiro disse...

Olá! Saudades...
Vim matar a saudade deste cantinho...ainda não
tirei o gesso!!!

Bjussssssssssss

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Boa noite amiga Lissete. Num futuro, não muito distante, os carros serão ainda mais seguros, embora a potência dos carros e a irresponsabilidade de alguns motoristas. Um grande beijo. Tenha um ótimo final de semana.

Ritinha disse...

Bom dia!
Passei para deixar um beijo e desejar um excelente final de semana!
Ritinha

NEVES disse...

Olá parabéns pelos esclarecimentos mas gostaria de saber quanto demora pra desinflar o air-bag após ser acionado. Obrigado