Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Chance de Motociclistas Morrerem no Trânsito é 30 Vezes Maior Que de Motoristas

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) revela que um motoqueiro tem 30 vezes mais chance de morrer no trânsito do que um motorista. A pesquisa mapeou os acidentes registrados no Brasil durante cinco anos. Há cinco anos, o motofretista Sebastião Lopes usa a moto para trabalhar e já sofreu acidente. “O rapaz atravessou contramão na minha frente, não deu tempo de brecar e eu bati no carro dele.
 E vários colegas já perderam a vida nessa profissão e o dia a dia da gente é sempre arriscando, sempre correndo em cima do perigo”, falou. Os especialistas calcularam o número de acidentes por quilômetros rodados. O objetivo é apontar algumas soluções para o problema. “Passa por todas as áreas necessárias, passa pela área da educação, da fiscalização, pela melhoria da segurança dos nossos veículos, segurança das nossas vias, ou seja, o problema é bastante abrangente e trata de todos os aspectos relacionados com a segurança viária de maneira geral”, explicou Coca Ferraz, professor da USP e autor do livro "Segurança viária", que será lançado em novembro, num congresso em Joinville (SC).
 Lesões O ortopedista Roberto Felício afirmou que cair da moto pode causar diversos tipos de lesões.”A gravidade das lesões vai em decorrência do tipo de fratura que a pessoa apresenta: quanto mais próxima das articulações, mais grave é a fratura e quanto mais grave a fratura, mais possibilidade de sequela funcional provoca naquele membro”, explicou. Segundo Felício, de cada 10 acidentes que atende, pelo menos um tem envolvimento de moto. O mototaxista Edson Perre conhece bem essa história.
 Ele bateu a moto há 12 anos e ainda sente dores por causa do acidente. “Não fica mais a mesma coisa, então, de vez em quando inflama a perna, fica inchada, é bem ruim”, contou. Perre terá que fazer outra cirurgia para extrair um parafuso da perna. Dicas Para enfrentar um trânsito tão violento, os motociclistas precisam ficar atentos a alguns itens de segurança, além do capacete, obrigatório por lei e indispensável na segurança.
“As jaquetas também são importantes porque muitas delas são adaptadas com protetor de ombros, cotovelos e costas com material flexível que, na queda, vai evitar o contato do chão direto com a pele”, orientou o instrutor de autoescola Nelson Santinon. Segundo ele, o calçado ideal deve ser de couro. “Justamente para ter o mesmo efeito da jaqueta, ou seja, ralar o couro primeiro para depois chegar no pé”, reforçou.
 “Tênis também pode, só não pode dirigir de chinelo”, completou. Santinon alertou que sandália e salto alto não combinam com segurança. “Aí nós temos que diferenciar beleza de segurança: fica linda de salto alto, mas não há segurança nenhuma e há um perigo eminente desse salto se enroscar na pedaleira e na hora de botar o pé no chão cair parado, inclusive. O instrutor destacou, ainda, que o motociclista sempre deve usar os dois freios ao mesmo tempo, o do pé e o da mão.
 Fonte: g1

43 comentários:

ONG ALERTA disse...

As motos são muito mais vulneráveis por isso o cuidado deve ser rebobrado e utilizar todo equipamento de segurança.

chica disse...

E vemos cada uma no trânsito.Temo muito por eles sempre! beijos,chica

Por Amor disse...

E Minhas Queridas ...o grande problema é que as estatísticas mostram que ELES conseguem ser mais irresponsáveis que os barbeiros que andam por ai ...velocidade entre carros é sempre um final trágico e pior só engorda estatísticas ...depois ninguem nem lembra ...um grade beijo Pedro Pugliese

Flor de Jasmim disse...

Motos e até bicicletas são um perigo aqui deste lado, têm por hábito de ultrapassarem os carros pela direita.
bom fim de semana querida

beijinho e uma flor

Luciana Santa Rita disse...

Oi Lisette,

Boa noite! Não conheço um motociclista que nunca sofreu uma queda ou um leve esbarrão. Não acho que temos estradas que permitam o tráfego desses veículos.

Bjs.

REINVENTANDO disse...

Todo dia ao ir para o trabalho, ouço no rádio do carro acidentes logo pela manhã envolvendo motociclistas..como disse nesse post, séries de fatores que fazem esse número aumentar.Abraços. Sandra

REINVENTANDO disse...

Todo dia ao ir para o trabalho, ouço no rádio do carro acidentes logo pela manhã envolvendo motociclistas..como disse nesse post, séries de fatores que fazem esse número aumentar.Abraços. Sandra

Magia da Inês disse...

¸.•°✿⊱╮

Bom fim de semana, amiga!
Beijinhos.

¸.•°✿⊱╮
✿ °•.¸

Lua Singular disse...

Bom dia
Eu não sei nem o que dizer da sua dor de mãe pela perda da sua filha, fez me lembrar de uma amiga que há dois meses perdeu sua linda filha casada havia dois anos, tantos anos de trabalho, estudo e amor, para que a vida seja ceifada de uma forma crucial. Tenho um único filho e peço a Deus que me leve antes dele, apesar dele ser cuidadoso no volante e os outros?
Vou me inteirar aos poucos do seu blog lendo as postagens posteriores paulatinamente.
Obrigada por me seguir
Que Deus a conforte
Beijo
Lua Singular

Patricia disse...

abrazos de luz, amiga, tu espacio es un punto de enorme utilidad.

gracias.

Projeto de Deus 👏 disse...

Olá!
Bom dia!

Olha!
O pior é que mesmo sabendo dos riscos que correm, muitos ainda não se conscientizam.
E tristemente acabam sendo apenas mais um nas estatísticas.

Bjos obrigada pela visita

jeito simples disse...

Realmente, motos são definitivamente muito perigosas. Deve ser muito gostoso andar sobre uma mas não neste transito caótico de cidade.
Obrigada pela visita e tenha um ótimo final de semana!
Bjos
;)

irene alves disse...

Sem dúvida que as motos são
muito perigosas,mas em Portugal
há acidentes com carros em
que morrem várias pessoas.
É com medo que eu vou para
a estrada, não pela condução
do meu marido, mas dos outros.
Desejo esteja bem.
Um beijinho
Irene Alves

Moro em um Kinder Ovo disse...

Vim agradecer a sua visita e encontro um lugar mágico onde a memória de sua filha permanece viva em cada comentário, em cada mensagem de alerta e orientação. Vou encaminhar este link para amigos que trabalham em empresas que possuem grande número de motoristas.

maria claudete disse...

Com certeza , concordo com estatística, mas a bem da verdade a educação no trânsito para motociclistas ainda deixa muito a desejar. Transito quase que diariamente por uma rodovia intermunicipal e nunca deixei de presenciar um acidente de moto .Agora alerta mesmo e urgente à fiscalização é de ciclistas no centro comercil de qualquer cidade, explico: você se livra de carros,motos e é atropelada pelo ciclista que só trafega na contra-mão(!?) é agora ? fazer o que?

Vera Lúcia disse...


Olá Lisette,

Meu irmão já sofreu um acidente de moto na BR-040 (nem gosto de lembrar). Graças aos equipamentos de segurança que usava, chegou apenas a ter uma fratura exposta em um dos pés. Os motoqueiros são muito vulneráveis e devem ter um cuidado especial no trânsito.
Semana atrasada, quando voltava de Lafaiete, vi três acidentes na estrada. Dois envolviam motoqueiros.
Vi quatro motoqueiros deitados no asfalto, sendo que dois deles já estavam cobertos com plásticos. Uma terrível cena.

Beijo.

Teté M. Jorge disse...

Junto com as motos... as bicicletas, o terror dos pedestres...

Beijos e flores.

Unknown disse...

Amiga é triste.....

nem sei o que falar
Só deixo um beijo
E um bom domingo
Rita!!!

Unknown disse...

Amiga é triste.....

nem sei o que falar
Só deixo um beijo
E um bom domingo
Rita!!!

Anónimo disse...

Oi Lisette,

Estou inteiramente de acordo.
O motoqueiro corre mais riscos, na estrada.
É preciso eqipamento próprio.

Bom domingo.
Beijo da Luz.

Ailime disse...

Olá amiga, sim, na verdade é uma triste realidade. E isso me assusta. Bjs e um domingo iluminado e com muita paz. Ailime

Chá das Cinco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chá das Cinco disse...

Juro que não entendo o motivo de colocar uma vida em cima de duas rodas. Qualquer deslize ou imprudencia alheia provocaria acidentes.

Desculpa,neste momento estou julgando os outros,não gosto disso,mas não me sinto nem um minuto segura quando estou na loucura do trânsito.
Estou colocando o meu pensamento diante da tua postagem.

A falta de cidadania é um das causas de tantos acidentes:dirigir falando ao celular,dirigir após beber,não respeitar os sinais nem os pedestres é muito egoismo e falta de respeito com o próximo.

Fora isso,as doenças mentais não são cuidadas no Brasil,é muito dificil conseguir tratamento pelo SUS e também tem o preconceito de se fazer consultas com psiquiatras e psicólogos,muitas pessoas com distúrbios de comportamentos e desajustes fazem do seu carro uma arma letal,descarregam as suas frustações em cima das pessoas.

Não vejo muita saída a não ser cada um cuidar de si o máximo que puder.

A vilolência no trânsito não tem hora pra parar.

Um grande abraço

Gemária Sampaio

Tetê Guimarães disse...

Oi Lisette! E na moto só por milagre de Deus o sujeito escapa... é cada acidente de arrepiar! Bjks e uma semana repleta de bençãos! Tetê - Manancial

Mabel disse...

Olá! Estive fora da net mas estou voltando e vejo que você continua firme nessa sua missão de alertar sobre o trânsito! Bjks e uma semana abençoada! Mabel

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amiga. Tenha uma semana feliz. Beijos.

manuela barroso disse...

Será que muitos dos que conduzem motos e bicicletas terão a noção da gravidade que correm sem proteção? E as tangentes voadoras que nos passam? Um perigo para eles e...para os condutores do veículos...
Abraçp Lisette

Anne Lieri disse...

Lisette,eu morro de medo de atropelar um motoqueiro!Em Sampa são muitos e temos que ter quatro olhos,um em cada espelho para ver se eles não surgem de surpresa!Acho que eles ficam muito expostos e vejo cada uma que eles passam,que me arrepia!...rss...bjs e boa semana!

Mimirabolante disse...

Esses acidentes estão intensos e acabam sendo banalizados.....só quem perde um ente querido sabe a dor que fica!!!
Paz para vc amiga !!
Obrigada pelo seu carinho,beijocas e bom domingo....

Lunna disse...

Muita atenção, mais educação no trânsito sempre!!!

Tenha uma abençoada semana amiga querida.
Beijinhos de luz.
Lua

Coqueluxos disse...

As motos são muito perigosas mesmo... bjokas

Marlene Maravilha disse...

Oi!
Vim te visitar amiga! Saudades!
Meu blog nao está atualizado, só o almadegordamaravilha.
Em relacao a esta questao dos motociclistas é impressionante como eles nao tem amor nenhum a própria vida e a dos outros. O transito, a educacao e muitas outras coisas mais podem falhar, mas pra mim, a falha principal está, normalmente, no piloto da moto. Eu tenho visto barbaridades feitas por eles. É lamentável tudo isso. Vejo os resultados e entristeco-me muito.
beijos e fica com Deus!

O Árabe disse...

Post necessário e muito bom, Lisette! Pessoalmente, tenho o maior cuidado em relação aos motoqueiros. Boa semana, amiga!

Portal de Blogs Teia disse...

Olá.
Seu blog é muito bom, parabéns.
Se quiser divulgação grátis em um portal é só me fazer uma visitinha.
Portal de blogs Teia.
Espero você lá.

ELAINE disse...

Minha amiga! Como sempre excelentes dicas e alertas! Agradecendo sempre o carinho e comentário gentil! Também me desculpando por muitas vezes demorar para aparecer..... Está cada vez mais difícil visitar a “todos” como gostaria.... Tenho tentado alternar e demora.... Mas eu volto!....
Aproveitando pra desejar um Natal iluminado pelo brilho da Estrela de Belém! Que o amor do Cristo se faça sentir em todos os corações, abençoando todos os dias do ano vindouro!
Um início de semana de muita paz e alegria!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

wcastanheira disse...

Uma matéria inteligente, bem escrita e até de modo pedagógico orientadora a todos, vc realmente tem um modo especial de escrever as coisas e leva quem lê a pensar, meditar sobre o assunto, valeu vai do tio Castanha pra ti guria, tri beijos...

Priscila Rodrigues disse...

Vamos ver se até 2050 algo se resolva.. né?!

Linda semana pra ti, Flor.

Um beijo.

Smareis disse...


Eu acho que os motoqueiros sempre estão em perigos nas estradas.Nem todos os equipamentos salva em alguns acidentes.

Beijos e ótima semana!

VIVENDO A VIDA ASSIM... disse...

Oi Lisette, obrigada por continuar compartilhando comigo o meu novo blog, adorei!! Beijos e abraços!!

Regina Rozenbaum disse...

Por conta de um trânsito cada vez mais caótico encontram a "solução" nas motos. Por aqui, não tem um dia sequer que não haja acidentes envolvendo motoqueiros!
Beijuuss

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

O motociclista está solto em cima da moto. E mesmo assim, tantos são tão irresponsáveis: costuram no trânsito e abusam da velocidade. Parecem não ter amor à vida. Já perdi a conta de motoqueiros que vi desrespeitar o sinal vermelho.
Lisette querida!
Aproveito para lhe fazer um convite muito especial:

Promoção de Natal de Sônia Silvino's Blogs:

Como foi o seu melhor Natal?

Para participar, é só contar na postagem do dia 20/11/12 no blog fLaShBaCk.CoM:

http://soniasilvinoflashback.blogspot.com.br

Maiores informações aqui:

http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com.br

Participe! Boa sorte! Boas Festas!

Beijocas, muitas!!!

Mery disse...

Verdade amiga sempre tomo muito cuidado com motos .
Muitos amigos por aqui logo eu vou voltar a escrever, beijinhos* ... #obrigada pelo recadinho Lá...
Q tenhas uma boa tarde d domingo.

Fê blue bird disse...

Aqui de Portugal a minha total solidariedade!

beijinhos