Translate

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pare de tomar multa no semáforo.


  1. Pare de tomar multa no semáforo Motorista é uma terminologia dada a qualquer pessoa capaz de dirigir um veículo automotor, porém dentro desta definição estão inclusos os barbeiros, os domingueiros, os apressadinhos, os zelosos e outros que poderíamos perder um bom tempo tentando definir. Enfim, a patologia é vasta, mas uma coisa todos tem em comum: sempre levam multas em farol, principalmente por passarem no vermelho. Como diria o comentarista esportivo: “a regra é clara”. No verde o cruzamento está liberado, no amarelo requer atenção (e pode-se seguir adiante **com atenção!**) e no vermelho devemos parar. Porém ainda fica aquela dúvida. Esta no amarelo e será que dá tempo de passar? Freio e levo uma buzinada, ou pior, uma pancada na traseira ou acelero e tento passar sem ganhar uma (ou mais uma) multa? Que dúvida cruel… É incrível a quantidade de motoristas que levam multas diariamente, simplesmente pelo fato de desconhecerem algumas informações básicas contidas nos semáforos. E fica parecendo loteria. Vou ou não vou? Aiii… Vai dar… Vixe! Tomei uma multa! Na foto ao lado pode-se observar um caso típico de sinal que acabou de ser aberto e os carros saindo. Porém, se observar melhor, verá que desde a faixa de pedestre há uma faixa contínua de alguns metros no sentido da via bem no meio das duas filas de carros. Alguém já notou isso? Esta faixa tem uma importância muito grande, pois é ela que determina o tempo exato de você ser multado ou não ao passar no amarelo em um semáforo. Em outras palavras, se você esta chegando no semáforo e o sinal fica amarelo, mas você já “adentrou” na extensão desta faixa e esta no limite de velocidade permitido para a via, você conseguirá fazer o cruzamento sem ser multado, pois dará tempo tranquilamente. Por outro lado, se você esta chegando no cruzamento e o sinal ficou amarelo e você ainda não chegou até esta faixa contínua, você deve frear, pois fatalmente não conseguirá atravessar e ficará vermelho antes de você realizar este procedimento. Caso não tenha percebido, passe a olhar para esta faixa sempre que chegar em um semáforo e vai notar que elas tem comprimentos diferentes, pois leva em consideração a velocidade permitida para a via e o tempo de sinal amarelo daquele semáforo. Enfim, é um cálculo médio de um tempo precioso que te salva te “herdar” uma multa e alguns pontos em sua CNH. Um detalhe: dentro do Código de Trânsito Brasileiro não há informações sobre este assunto, porém as empresas responsáveis pelas faixas e construções de via, utilizam deste cálculo para construir esta faixa comentada acima e também é passado para os alunos dos cursos de formação de condutores.

44 comentários:

ONG ALERTA disse...

Tem muitas regras que nem imaginamos que existem e muito menos suas funções, mas todo o motorista deve ter maior responsabilidade no trànsito.

Unknown disse...

A regra é mais que clara, mas cadê boa vontade dos motoristas de mudar tudo isso.

O problema é um só. Cobramos nossos direitos esquecemos nossos deveres.

E assim caminha a humanidade...

Beijos!

flor de cristal

Bandys disse...

Ola Lizette,

É sempre bom a gente lembrar dessas regras.

Mas aqui no RJ por exemplo a noite se parar no sinal, é assaltado. Fica o dilema. Mas é claro que as regras tem que ser seguidas.

Beijos, minha flor

tecas disse...

Em Espanha o amarelo já é para parar! Aqui é como no Brasil. Passar com atenção e todos fazem como a querida Alessandra escreve.« Ainda dará para passar?» E lá passam e surge o vermelho. Um alerta bem oportuno, porque o condutor por norma anda sempre apressado, indiferente ao respeito que merece os peões. Razão tem o velho ditado popular: antes perder um segundo na vida do que a vida num segundo. Beijinho amigo e uma flor.

wcastanheira disse...

Bela postagem, realmente vc usa um espaço interessante para uma postagem inteligente, realmente um esclarecimento útil para todos, gostei de ler sua colaboração, eta guria tri legal tchê, vai do tio Castanha bjos, bjos e bjossssss

Mery disse...

Li e penso que em cada lugar é diferente; no Brasil. o trânsito é meio "bagunça mesmo, pois as regras ñ são seguidas por vários motivos e já andei pagando multas por outros... Sabe-se lá quem multa "às vezes os guardas são corruptos "aqui isso é complexo demais.
Tudo é uma questão de cada um fazer a sua parte ...e a tal responsabilidade, com certeza!
beiju

chica disse...

Não podemos esquecer!! beijos,chica

Ivone disse...

Olá amiga Lisette, bom post, boa advertencia, tem sim muitos motoristas apressados, infelizmente, é uma pena que nem todos pensam nas vidas uns dos outros e assim inadvertidamente vão fazendo coisas erradas por aí!
Abraços!

Lucimar da Silva Moreira disse...

As pessoas voam e nem liga, parecem que elas estão andando dentro de casa, Alessandra tem post novo lá no novo blog se você quiser dá uma passadinha lá ficarei muito feliz, é só clicar em:

http://www.lucimarvirtual.blogspot.com.br/2012/10/eterno-dicionario.html

Zilani Célia disse...

OI LISETTE!
SEMPRE COM INFORMAÇÕES IMPORTANTES.
ABRÇS
zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

graciete filipe disse...

Minha querida Lizette adorei a visita e o carinho, apenas me apraz dizer um beijinho no céu e outro no seu coração.

Flor de Jasmim disse...

Existem regras, mas não boa vontade de as praticar.

Beijinho Lisette e uma flor

Everson Russo disse...

É necessário cada motorista se conscientizar,,,,beijos amiga e uma bela noite pra ti.

Eu...Suzana disse...

Lisette, uma coisa que já percebi a tempos: existem semáforos que quando estão na cor verde passam direto para o vermelho, simplesmente pulam o amarelo. São alguns aqui em Porto Alegre onde eu reparei. Também não saberia dizer aonde ficam, não me lembro. Agora estão colocando semáforos com tempo numérico o que é bem melhor, tanto para pedestres quanto para carros. E quanto as tuas dicas são ótimas e passarei adiante. Um grande beijo para ti.

Marilu disse...

Querida amiga, todos nós devemos respeitar as regras, assim tudo fica mais fácil. Beijocas

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Oi Lisette!
As pessoas precisam prestar mais atenção...
As regras são para serem respeitadas!!
Beijos de ótimo dia!
Mariangela

Lilazdavioleta disse...

As regras devem ser cumpridas , não pela multa , pois se prevaricou pagou , mas pelos acidentes , alguns muito graves , que daí advêm .

Um beijo , Lisete .

Unknown disse...

amiga amei as informações é isso
mesmo eu não passo sempre paro
amiga e graças a Deus nada de multa rs
linda noite bjs

http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

ELAINE disse...

Lisete querida! Alertar e informar sempre! E mesmo assim as pessoas fazem o que fazem... Ótimo post! Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo
habitem nossos corações sempre!
Abençoado fim de semana!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Enigmático Byjotan disse...

Que bom poder estar diante de informações tão importantes, para se ter uma vida equilibrada e em comunidade.Beijo de parabéns pela proposta.:-BYJOTAN.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amiga. Eu mesma já tomei multa em farol, aliás, duas multas no mesmo dia, mesmo farol, com uma diferença de 1 segundo entre elas. Enfim... paguei, mas até hoje não consegui entendê-las.
De qualquer forma, deve-se sempre respeitar as leis de trânsito e dirigir com prudência e cautela. Beijos.

Vanuza Pantaleão disse...

Oi, amiga!
Obrigada pela tua honrosa presença no nosso cantinho. Tenho um respeito imenso pelo teu trabalho em educar essa massa de loucos e imbecis (perdoe-me os termos) que andam motorizados por aí a ameaçar nossas vidas. Olha, Lisette, ainda bem que o governo está apertando esses caras no bolso e dificultando a venda de carros. Outro dia, vi um trecho de entrevista em que um sociólogo, revoltado, dizia que prioridade é alimentar e educar nossas crianças e não financiar os carrinhos pra classe média. Nessa, eu assino embaixo.
Um ótimo final de semana, minha querida!Bjssss

MARILENE disse...

Alguns detalhes, se observados, evitam graves consequências, não só multas. Bjs.

Lau Milesi disse...

Olá Lisette, Bom Dia! Exatamente, perfeito seu post. O pessoal da CET-Rio iria adorar te ler. Minha eterna admiração e solidariedade ao trabalho que você vem fazendo.

Um beijo e bom sábado.

Sol disse...

muito bem colocada e explicada sua postagem de hoje..
muitos entram em acidentes e multas, simplesmente por desconhecerem essas regras..

bjs.Sol

Vera Lúcia disse...


Olá Lisette,

Confesso que desconhecia a informação sobre esta faixa. Vou observar.
De qualquer forma, atenção e cautela são indispensáveis para a prevenção de multas e acidentes.
Quanto aos "domingueiros", haja paciência! (rsrsrs).

Beijo.

Ane disse...

Ei Lisette,não sabia sôbre esta faixa,não me lembro de alguém ter falado sôbre ela na autoescola.Faltou uma foto pra gente checar a tal faixa...
Vou procurar!Beijos!

Magia da Inês disse...

º°♪♫♫

Bom fim de semana!
Beijinhos.
°º♪ Minas ♫♫♫

Luciana Santa Rita disse...

Oi Lissete,

Tudo bem? Na dúvida, sempre paro, mesmo correndo o risco do carro atrás, mas reconheço quem sempre há riscos.

Bom domingo e beijos.

Cidinha disse...

Olá,amiga. Um bom domingo pra vc e boa semana! Obrigada sempre pelo carinho da visita. Passando por aqui, estamos sempre aprendendo com vc novas medidas e regras no trânsito. Parabens pelo lindo trabalho! Deixo um beijo carinhoso.

Ailime disse...

Amiga, grata por estas recomendações. É necessário muito cuidado e atenção a todas as regras. Muita disciplina e civismo.Bom domingo. Bjs Ailime
(Grata pelocarinho no meu canto)

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Passando para deixar um beijinho e desejar uma boa semana.

Sonhadora

Pelos caminhos da vida. disse...

Regras são para serem respeitadas...

Uma boa semana para vc querida amiga.

beijooo.

Marineide Dan Ribeiro disse...

É sempre a pressa que leva a culpa...

Beijão

Pérola disse...

Há sempre umaa parte de nós que insiste em arriscar. O diabinho que existe dentro de cada um de nós...

Beijinho e boa semana Querida Lisete!

O Profeta disse...

Sopram ventos de melancolia
Transparente é o cinza que a tua alma encerra

A minha pobreza é a falta de um par de asas
Encontrei um lugar de reinvenção das sombras
Pensei virar as costas ao tempo e ao deslumbramento
E aí houve estranhamente o amanhecer das minhas palavras

E passei para te deixar


Um mágico beijo

Smareis disse...

Ola Lizette,

Depois de um tempinho ausente aqui estou pra matar a saudades...
Ótima sua postagem
As regras são pra se seguidas,mas no transito quase ninguém se importa com regras.Por isso que os acidentes acontecem.O falta é a conscientização dos motorista.


Deixo um grande abraço, com desejo de uma ótima semana!
Beijos!

Teredecorando disse...

Olá Lizette,
Você sempre oferecendo dicas interessantes para esse trânsito caótico que vivemos.
Gosto muito dos sinais que mostram quando está para abrir ou fechar com contadores ou aquelas bolinhas.
Sempre temos que estar atentos. Dirigir por nós e pelos outros.
Que Deus nos proteja sempre!
Bons fluidos.

Leninha Brandão disse...

Minha querida Lisette,

Ótima dica e é preciso mesmo estar sempre atento para evitar, não só as multas, mas também os acidentes.

Bjssssssss,
Leninha

http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

O Árabe disse...

Essa da faixa eu realmente sabia, Lisette, e observo. Mas é ótima a divulgação... muita gente não sabe, tenho certeza! Boa semana, amiga.

brisa48@bol.com.br disse...

AMIGA BOA TARDE
ACHO QUE AS PESSOAS DEVERIAM TER EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E MAIS CARINHO PELAS PESSOAS.
Venho aqui te fazer uma visitinha .Preciso ficar um pouco afastada pois minha filha fez uma cirurgia e vc sabe mãe tem que cuidar de seus filhos né.Uma feliz semana para vc. Com carinho.
Ana

Anne Lieri disse...

Lisette,eu sou medrosa e já no amarelo vou freando!...rsss..Ótimo alerta!bjs,

Marinha disse...

Impactante e triste constatação de nossa brutal realidade!
:(

Anônimo disse...

https://www.portaldefinancas.com/indexcafe.htm