Nos dois primeiros meses de 2012 foram 17 acidentes, segundo Samu.
Coordenador de trânsito explicou quais equipamentos devem ser usados.
Entre os itens opcionais estão os farois que piscam
(Foto: Reprodução/TV Integração)Estatísticas do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontaram uma situação de alerta para as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de lomoção. No ano passado, foram registrados quase 170 acidentes envolvendo ciclistas. E apenas nos dois primeiros meses de 2012 foram 17 acidentes. De acordo com coordenador do policiamento de trânsito, lanterna, farol piscando e buzina são equipamentos utilizados para aumentar a segurança ao andar sobre duas rodas.
Segundo o coordenador do policiamento de trânsito, Roberto Mauro, o uso de equipamentos nas bicicletas é fundamental. “A bicicleta é um veículo vulnerável e precisa de equipamento para facilitar que as outras pessoas no trânsito a vejam. Caso contrário o risco de acidente se torna maior”, explicou. Ele comentou também que além dos equipamentos obrigatórios, outro acessórios pode ajudar ainda mais. “Acessórios obrigatórios são os iluminadores que ficam nos pedais e nas rodas, Já os opcionais são os farois que piscam e podem ser colocados na dianteira e traseira da bicicleta, a buzina e os retrovisores”, contou Roberto.
A rotina do professor Darci Vieira da Silva começa com a bicicleta e logo cedo ele ganha as ruas. “Eu sempre uso os acessórios para ser visto no trânsito e os equipamento de segurança para me proteger em caso de acidente”, contou. Em alguns pontos do percurso como em uma rotatória a preocupação aumenta. “Em horário de pico é muito puxando andar de bicicleta. Em alguma locais como a Avenida Leopoldino de Oliveira e a Avenida Guilherme Ferreira, eu tenho que dobrar a atenção nesse período”, explicou Silva.
Ciclista morre depois de ser atropelado em Uberaba. Faltam ciclovias em Uberaba.
.Na cidade há poucas ciclovias e não é difícil flagrar a imprudência dos próprios ciclistas atravessando ruas com sinal fechado ou andando em lugares impróprios. O empresário e ciclista Júlio César Ávila contou que foram os equipamentos de segurança que salvaram a vida dos usuários. “Muitos acidentes poderiam ser evitados se os ciclistas estivessem usando equipamentos de segurança”, disse Ávila.
Relembre os acidentes envolvendo ciclista em Uberaba em 2012
Os acidentes envolvendo bicicletas estão cada vez mais comuns em na cidade. Apenas em março foram três atropelamentos que causaram mortes. Em janeiro dois jovens não resistiram ao serem atropelados por um motorista embriagado.
No último dia 22, um ciclista de 67 anos, foi atropelado na BR-262, perímetro urbano. De acordo com o SAMU, ele atravessou na frente de um carro e com o impacto foi arremessado pra longe. O aposentado foi levado em estado gravíssimo para o hospital, mas não resistiu.
No Bairro Jardim Primavera um adolescente de 13 anos ficou preso debaixo de um ônibus depois de ser atropelado. A perna ficou entre as rodas da bicicleta e por sorte não ferimentos graves. O motorista do ônibus contou que o ciclista atravessou na frente do veículo e não teve como impedir o acidente.
O Bairro Residencial 2000, às margens da BR-262, também foi cenário de mais um atropelamento. Um ciclista foi atingido em cheio por um caminhão. O senhor de 52 anos perdeu os sentidos na hora e mais tarde morreu no hospital de clínicas
Fonte: g1, 26/03/2012
27 comentários:
Faltam ciclovias no Brasil todo e principalmente responsabilidade dos motoristas de veículos e bicicletas.
Educaçáo é fundamental para um tränsito seguro!!!
Tudo que serve pra atenuar é legal, mas falta muiiiiiiiiiiiito ainda! beijos,chica
Nunca é demais alertar...existem tantas mortes que poderiam ter sido evitadas.
Obrigada por este bonito trabalho
Bom dia Bella!
Falta tudo, principalmente civilidade nas pessoas! E infraestrutura no trânsito.
Excelentes informações!
Um lindo dia p/ vc!
Beijoooo
Sempre bom prevenir,,,ainda mais agora que tem aumentado os acidentes com ciclistas...beijos de bom dia pra ti amiga.
Aqui na minha região, acho triste ver as biciclecas fazendo manobras na pista, o piro é os motoristas que torna-se estressado e gera confusão! Precisa muita educação ainda...
Uma semana repleta de paz, harmonia, amor e felicidade.
Um beijo enorme.
Lorena Viana
pequena-prendiz.blogspot.com
Tudo o que possa melhorar, em termos de segurança, a condução dos nossos ciclistas...é bem vindo.
Beijo
Graça
Oi Lisette,
Vou enviar este post para o meu marido. Ele sai com bike sem cuidado algum!
Tem um post de como tirar estas letrinhas enlouquecedoras de confirmação do comentário lá no meu outro blog. Depois dê uma olhadinha e pense com carinho em tirá-las daqui:
http://grandeblogxbloggrande.blogspot.com.br/2012/03/letrinhas-enlouquecedoras.html
Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.
www.gosto-disto.com
Oi Lisette, Realmente, o Brasil não é um lugar muito seguro pra quem usa a bicicleta como meio de locomoção.
A propósito, que tal tirar essa verificação de letras dos seus comentários?
BOM DIA LISETTE, ESSES EQUIPAMENTOS SÃO MUITO BONS PARA AMENIZAR QUALQUER QUEDA, JÁ CAIR DE BICICLETA E SEI EXATAMENTE COMO É RUIM! EXCELENTE SEU POST, BOA TERÇA-FEIRA, BEIJOS CARINHOSOS
Tudo que seja para melhorar é bem vindo .
Um beijo Lisette
Falta mta civilidade no trânsito... Mas tudo o que ajuda na segurança é sempre bem vindo!!!
Olá amiga. Equipamentos sem educação de nada adiantam. Beijos.
OI LISETTE BOA TARDE, TUDO QUE FOR DE AJUDA , TODOS OS IVENTOS QUE VENHA EM NOMEE DA SEGURANÇA DE TODOS QUE SEJAM BEM VINDOS. UM ABRAÇO FRATERNO CELINA.
Lisette,é mesmo lamentavel todos esses acidentes com ciclistas.Esses equipamentos de segurança deveriam ser dados pelo Estado a todos eles,mas a educação de todos os motoristas ainda é fundamental!bjs,
Lisette minha querida
O que fôr em alerta a nossa segurança nas estradas nunca é demais.
Beijinho e uma flor
É um grande problema os bicicletas e as motos. Aqui há muito mais acidentes com motos, pois as bicicletes ainda são pouco usadas; os motociclistas andam sempre em velocidade excessiva nas autoestradas e muitos morrem ou ficam em cadeira de rodas. No caso das bicicletes, eu penso que na maioria dos casos a culpa é dos próprios condutores que não tem o mínimo de cuidado e pensam que conseguem passar sempre em qualquer buraco; não respeitam nada, pensando que os sinais e as leis de trânsito são só para os carros. Um beijinho, Lisette e obrigada pelos alertas. Fica bem, amiga.
Emília
o ciclista, assim como o pedestre é sempre a parte frágil que tem que se cuidar muito. se o trânsito fosse mais humano, os carros protegeriam estas pessoas, principalmente idosos que muitas vezes não têm mais os reflexos preservados.
beijos
Além dos acessórios adequados, precisamos de ciclovias seguras!
Beijocas, Li!
Aqui em Aracaju tem muitas cicloias...por ser uma cidade plana favorece...
Beijos amiga!!
Lizzte como vai..gosto muito da sua visita no meu blog....tantas mortes poderiam ser evitadas e seu alerta é importante.......vou mostrar esse post aos meus filhos e sobrinhos que vivem andando de bicicleta..
mmuitos bjos
titi
Bom dia! Obrigada por sua visita em meu blog, aqui estou a lhe dar apoio, infelizmente morre mais pessoas no trânsito do que quaisquer outras formas de morte, é triste mesmo e é preciso conscientizar!Seu blog é mesmo muito informativo, vai ajudar sim a fazer um mundo melhor,com certeza!
Abraços e que a vida lhe seja amena apesar da dor,beijos em seu coração!
Ivone
Bom dia, querida amiga.
Tanto o ciclista, como o motorista, estão sob as mesmas leis de trânsito.
Se as cumprissem, os acidentes seriam bem menos.
Muita paz e harmonia.
Beijos.
Educação é primordial em tudo.
Mais no transito é questão de vida.
Tenha uma linda 4ª feira.
Beijos de fadas.
Lua.
Olá,
Ainda tem muito para melhorar nesse país, adorei o post!
Bjos
Amiga linda,obrigada pelo carinho,desejo força e sabedoria sempre nesta sua luta que é de todos nos!Bjos!
Você sempre nos dando dicas necessárias sobre o trânsito.
Obrigada.
Beijos
Postar um comentário