Instrutor de pilotagem explica que trepidação do pedal é normal e que motorista deve continuar pisando até a parada do veículo
Até 2014, todos os carros produzidos no Brasil deverão sair da fábrica com freios ABS - sigla em inglês para Anti-lock Braking System, ou sistema de freios antitravamento.
O item de segurança funciona a partir de sensores que monitoram a velocidade das rodas, identificando quando alguma delas está prestes a travar e aliviando a pressão para evitar o bloqueio.
O controle eletrônico permite que o condutor mantenha o controle do veículo, ou seja, habilita o motorista a desviar do obstáculo.
Sem o ABS, em uma freada busca, as rodas não obedecem e não é possível evitar a colisão. Em pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Automotivos (Cesvi), em 2007, mostrou que, com freio comum, a 70 quilômetros por hora, apenas 21% dos motoristas consegue desviar de um obstáculo, enquanto com o ABS o percentual sobe 81%. Além disso, o sistema antibloqueio faz com que o tempo de parada do carro seja menor.
Como frear com o ABS
Apesar das vantagens do freio ABS, especialistas reclamam que os motoristas não são informados sobre as diferenças de guiar um carro com sistema antitravamento. E você, saberia como agir? Christian Finkelstein, instrutor de pilotagem e proprietário do kartódromo SpeedKart, em Porto Alegre, dá as dicas de como proceder.
A principal diferença é que, com ABS, o pedal do freio deve ser pisado até o fim, e é preciso mantê-lo acionado durante todo o percurso da frenagem. A maioria das pessoas tende a "aliviar o pé" no meio do caminho, pois imagina que as rodas vão travar - o que aconteceria com freios comuns -, mas esse risco não existe no ABS.
Com o pedal pressionado, o sistema age plenamente e evita o bloqueio das rodas, garantindo a dirigibilidade do veículo.
Outro detalhe importante, relacionado ao primeiro, é a trepidação no pedal. Os condutores, por falta de informação, costumam tirar o pé do freio quando o pedal começa a tremer. Mas a trepidação é normal, pois é causada pela alteração de pressão nas rodas - justamente o que impede o travamento delas.
A instrução, pois, é manter o pé até o fim, sem medo de bloquear as rodas e sem medo da trepidação.
Vale lembrar, ainda, que por causa da estabilidade garantida pelo ABS, é possível manter o pé no freio enquanto se faz curvas. Isso, no entanto, na exime o motorista de fazer conversões em velocidades compatíveis e dentro do indicado pela sinalização no local. Fonte:http://revista.pensecarros.com.br/especial/rs/editorial-veiculos/
--
44 comentários:
Realmente as pessoas querem comprar carros com tecnologia e nem sabem usar....
Oi, Faz um tempinho que não venho aqui, desculpe-me, agradeço sua visita no meu cantinho. Parabéns pela postagem bastante informativa para os motorista em geral. bjssss
Como sempre, informações muito interessantes e necessárias á segurança. Parabéns pelo seu trabalho!
Oi Lisette
Tente descobrir do que um abraço é capaz. Quando bem apertado, ele ampara tristezas, combate incertezas, põe a nostalgia de lado.... Por isso eu vim trazer o meu abraço para você e agradecer a tua presença e as doces palavras de carinho que você deixa em minha página a cada visita. Partilhar da tua amizade é um privilégio. Sou grata por sua amizade e companheirismo. Beijos com meu afeto e carinho
Gracita
Nossa!!!Incrível!!!Eu não dirijo,mas adorei as dicas !!!!bjcas minha amiga do coração!!!!
obrigada por estar sempre me dando apoio!!!
Olá amiga
Esclarecedora a postagem, particularmente eu sabia, mas serve para que, ainda não teve a oportunidade de saber
Se você ainda não faz parte do mosaico de parceiros,
não perca tempo e se junte aos outros
Link abaixo :
Mosaico de Parceiros
Abraços,
Trocyn Bão - Thiago
Sim a tecnologia avança, mas as pessoas parecem parar no tempo, nem se preocupam em aprender, o que pode ser perigoso.
beijinho e uma flor
Oi querida,
Quantas informações boas para os motoristas, vou passar para o meu filho e marido, pois eu não dirijo mais devido a labirintite, pois a gente não sabe quando e nem onde vai dar a crise e eu não quero cometer acidentes.
Obrigada pela informação
Lua Singular
Muito importante essa informação!!!
Temos essa experiencia na prática.
É totalmente diferente.
Abraço
Ótima informação, é preciso ler a apostila do carro para não causar nenhum acidente por aí.
Bejim e obrigada pelo carinho.
Eu já bati por causa do ABS. O carro não travou.
Tenho as minhas dúvidas.
Pelo sim, pelo não mantenho distância mais que recomendável...
Beijinho
Um bom dia para você Lisette. Obrigada por ir sempre ao Pitanga.
Abraços do lado de cima do mapa.
Interessante isso.Bom saber!beijos,lindo dia!chica
Bom dia Lisetti, obrigada pelo seu comentário. Um abraço e muita força pelo seu ideal, nos agradecemos e rogamos ao bom Deus muita saúde , um abraço carinhoso para vc Celina
Querida Amiga
Sempre é bom alertar e informar. Daí, ser perfeitamente apropriado o nome ONG ALERTA.
Há sempre quem não saiba as diferenças e os comportamentos desta tecnologia preciosa.
Beijos
SOL
Não tinha a menor ideia disso que bom que todos vão estar mais seguros com os freios abs, ótima postagem.
Obrigado por sua visita. Já tinha ouvido falar sobre os freios ABS, porém andar com cautela sempre será ideal.
Oi Flor , vim agradecer a visita e deixar meu beijo
Vim agradecer sua visita.
Por falta de tempo as vezes não venho com frequência, mas fico muito feliz quando vc aparece.
Tenha uma linda e abençoada tarde!!!
Olá amiga,
Sempre é muito bom passar por aqui e ler seus posts com informações tão importantes. Obrigada por partilhar!
Beijo e muita paz!
Por aqui, é comum os carros virem equipados com esse tipo de freio. Eu própria guio um. Em situações limite provam ser muito eficientes.
Beijinhos
Oi Lisette!!!
Muito importante e esclarecedora suas informações, é disso que nosso país precisa, de pessoas que compartilham o conhecimento e informações que contribuem para viver num mundo melhor com menos violência, obrigada por fazer sua parte!!!
Bjs :)
OI LISETTE!
MEU MARIDO ESTÁ SEMPRE ME FALANDO SOBRE COISAS DE CARRO POIS DIZ QUE PRECISMOS SABER DO FUNCIONAMENTO DAS COISAS PARA PODERMOS USÁ-LAS, PRINCIPALMENTE EM MOMENTOS DE PERIGO.
ABRÇS AMIGA
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Muito interessante saber mais sobre esses freios, adorei o post, muito útil..
Bjos
Oi amiga...
Parabéns pelo post, eu não conhecia até hoje.
Eu concordo com você na questão da educação brasileira. Mas a saúde, segurança tudo é muito urgente. Sou professora e sinto na pele o que é ser professor.
Espero em Deus que tudo fique bem.
Que Deus a ajude sempre.
Oi Lisette! O meu carro tem ABS, item muito importante na segurança. Beijo!
Desejo o final de semana de muita paz
para toda sua família ,
e que Deus proteja aqueles que estão lutando
por um Brasil melhor onde possamos ter
nossos direitos adquiridos verdadeiramente.
E um toque de Deus no coração daqueles que
desgovernam nossa Nação.
Que a luta seja feita em
paz ,para Paz, pela Paz.
Com muita fé vamos também orar
por essa Nação , que a muitos anos
vem sendo reprimida e oprimida :
A muito deixou de ser uma sociedade
digna e justa.
Uma luta sem guerra sem sangue mostrar ,
que apesar da pessíma educação
e exemplo dada pelos governantes:Mostrar que temos a educação
recebida dos nossos pais.
Nossos jovens são filhos da nossa incansável
esperança por um Brasil sem fome
de todas as necessidades.
Tenho estado um pouco ausente nesses últimos tempos
fico triste quando a vida por trás da telinha
me obriga a ficar longe de você.
Carinhosamente te desejo um abençoado
e feliz final de semana beijos no coração.
Evanir.
Tem Uma Mensagem Acorda Brasil.
Juntos Vamos Acordar O Brasil..
Somos Todos Irmãos....
Informações ótimas e essenciais, obrigada por compartilhar!
Agradeço tua gentil presença no meu cantinho!
Beijos e abençoado final de semana!
Boa tarde amiga, eu vim agradecer o carinho de sua presença no meu cantinho!
Tenha um lindo fim de semana coberto de muita paz e Amor
Abraço amigo!
Maria Alice
Lisette, um post bem esclarecedor! Bjks e bom final de semana! Tetê
Olá Lisete, confirmei com o meu marido e por aqui os carros já vêm equipados com esse sistema!Sempre bom esclarecer para como no meu caso tirar dúvidas! Tudo o que contribuir para a segurança é bem-vindo. Beijinhos e bom fim-de-semana. Ailime
amiga eu não sabia
obrigada por compartilhar
linda noite bjs
http://diariodevocional2012.blogspot.com.br/
O conhecimento é 50%. O resto é aleatório, porque não depende da gente. Um abração daqueles!
Realmente você tem razão. Minha vizinha comprou um carro super equipado, e precisou de ajuda pra usar.
Adorei as dicas, eu viajo muito e quanto mais dicas mais aprendizados.
Beijos e ótimo fim de semana!
Oi, Lisette!
Preciosa indicação, que desconhecia.
BFS.
Beijos da Luz.
A população precisa escolher melhor o modelo do carro que quer comprar pelos itens de segurança que ele oferece e não pelo modelo que chama mais atenção ou pelo menor preço.
Parabéns pela postagem!
Gemária Sampaio
Oi Lisette, que postagem ótima e esclarecedora, quantas pessoas nãos sabem disso!
Beijos!
Mariangela
Bom saber!
Querida Elisete , Passei para deixar o meu abraço e desejar que a brisa suave da esperança, nos traga alegrias e que possamos continuar ouvindo o canto dos passarinhos alegrando nossos corações. Que possamos caminhar na praia dos nossos sonhos com sentimento de liberdade. Que possamos andar nas nuvens da imaginação e encher nossos corações de amor ao próximo que é a imagem e semelhança de Jesus. Vivamos com fé esta noite que chega e que ela nos traga um final de semana feliz.
Com carinho de sempre: Lourdes Duarte.
╮✿ °•.¸
Bom domingo!
Boa semana!
°º✿♫ Beijinhos.
°º✿
Ótimo artigo. Nas aulas teóricas, eles comentam um pouco sobre os freios ABS. Beijinhos.
Boas informações minha querida!
Obrigada pela visita!!!
Beijinhos calorosos...
Postar um comentário