Translate

sábado, 8 de junho de 2013

Carros produzidos no Brasil são "mortais", segundo agência


Estar conduzindo um veículo produzido no Brasil ou a versão feita na Europa do mesmo automóvel pode ser a diferença entre a "vida e a morte", diz reportagem da Associated Press

São Paulo – Estar dirigindo os carros produzidos no Brasil ou os mesmos modelos e similares europeus pode ser a diferença entre a “vida e a morte” em casos de acidentes, aponta uma reportagem da agência Associated Press republicada em veículos de todo o mundo.

Segundo a matéria, a qualidade dos veículos no quarto maior mercado consumidor global – que tem uma nova classe média ávida pelo seu próprio automóvel - está se tornando uma tragédia nacional, com a taxa de mortes em acidentes sendo quatro vezes maior no Brasil que nos Estados Unidos, onde os veículos são mais seguros.

A matéria foi republicada em sites de grande audiência internacional, como The New York TimesWashington Post e Huffington Post.
“Os culpados são os próprios carros, produzidos com soldas mais fracas, itens de segurança escassos e materiais de qualidade inferior em comparação a modelos similares fabricados para os consumidores americanos e europeus. Quatro dos cinco carros mais vendidos do Brasil não conseguiram passar em testes de colisão independentes”, afirma o texto.
A Associated Press menciona os resultados do Latin NCAP, instituto independente que recentemente passou a fazer testes de veículos vendidos na América Latina e apontou, na última edição, a incongruência entre os resultados dos mesmos veículos que, em tese, deveriam ser iguais, independentemente de onde são vendidos. Mas não são. EXAME.com publicou os resultados, há mais de um mês.
A reportagem dispensa ataques à indústria, alegando que se beneficiam de consumidores menos exigentes com segurança para ainda obter margens maiores que em mercados desenvolvidos. Nos EUA, são 3%; no Brasil, 10%, segunda a consultoria IHS.
De acordo com um especialista ouvido pela Associated Press, a diferença prática, no momento de um acidente, pode ser a vida ou a morte.
"A diferença que você está falando é de alguém morto no veículo ou morrendo muito rapidamente, ou então alguém sendo capaz de sair do veículo sozinho", disse David Ward, diretor-geral da Fundação FIA, em Londres.
Nem a presença de airbags e ABS, que se tornarão obrigatórios no Brasil em 2014, são suficientes. Muitas vezes, o problema é estrutural.
“A versão brasileira tem a mesma aparência do lado de fora, mas está faltando peças. Em uma versão, eles incluem o reforço (à estrutura), na outra não ", disse à agência um engenheiro da indústria automotiva que não quis se identificar.
A matéria fala ainda em falta de zonas de deformação e frágeis colunas de direção.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se pronunciou sobre o teor da reportagem em nota intitulada "O automóvel brasileiro é seguro" (veja íntegra abaixo). À agência internacional, montadoras brasileiras deram respostas individuais sobre o desempenho de seus veículos citados. 
Entre outras coisas, elas apontaram que atendem à legislação brasileira.
A reportagem da AP sinaliza que uma mudança neste padrão só ocorrerá se houver reação dos brasileiros, como ocorreu nos Estados Unidos na década de 60, quando as mortes em acidentes chegaram a números estratosféricos.
Além dos fatores veiculares, é preciso lembrar que estradas mal conservadas é outro item no ingrediente das mortes de trânsito no Brasil, como aponta a própria agência americana.
Veja a nota da Anfavea:
A indústria automobilística brasileira tem uma longa experiência na produção de veículos. São quase 60 anos no aperfeiçoamento dos sistemas de fabricação e melhoria de qualidade e segurança. Lamentável, portanto, quaisquer correlações entre o número de vitimas no trânsito com os indicadores de qualidade dos veículos produzidos no Brasil;
Perigosos | 13/05/2013 16:19


-- 

                          Mariana Moura
Exerça sua cidadania com voto consciente e fiscalização constante.
 

58 comentários:

ONG ALERTA disse...

Mais uma vergonha para nosso país fazem economia aonde não deviam....
Respeito pela vida aonde fica?

Anônimo disse...

Boa tarde amiga Lisette
Tudo em nosso país só nos causa vergonha. Até quando seremos alvo de chacota? Brincar com algo tão sério é um crime. Hoje venho te convidar para a nossa festa de comemoração. E ela está acontecendo porque você sempre se fez presente no meu espaço levando o seu imenso carinho. Deixo meu sincero agradecimento e te espero para mais esta singela celebração.
Beijos com meu eterno carinho
Da amiga de sempre
Gracita

Maria Adeladia disse...

Meu Deus!!!Isto é muito sério!!!Como algo assim pode ser utilizado???
Se os motorista já são por si sós, irresponsáveis na direção?E agora essa situação de carros sem um mínimo de segurança??

Que país é este???

Beijos amiga e obrigada por compartilhar conosco.

chica disse...

Barbaridade,não?

Magia da Inês disse...

¸.•°❤❤⊱彡
Bom fim de semana!
Beijinhos do Brasil°º✿♫
°º✿
º° ✿♥ ♫° ·.
¸.•°✿✿⊱彡

Anónimo disse...

Oi, Lisette!

Será verdade?
Se for, isso é muito grave.

Com a vida, não se brinca.

Beijos da Luz.

Afetos e Cumplicidades. Obrigada!

Clau disse...

Oi Lisette :)
Se as montadoras brasileiras disseram que atendem à legislação do nosso país,significa que até nesse item a legislação é frouxa e ineficaz.
E duvido muito que alguém tome alguma atitude...
Bjs!

Flor de Jasmim disse...

Amiga não existe respeito pelo povo, esquecem que o povo é a maior riqueza de um país.

beijinho e uma flor

Luciana Santa Rita disse...

Lisette,
Tudo bem? É uma falta de respeito a vida. Enfim, a busca pelo lucro frente a humanidade.

Beijos.

Ailime disse...

Olá Lisette, o lucro fácil conduz a estas situações que a serem verídicas têm mesmo que ser contestades e combatidas. Um drama que grassa pelo mundo inteiro. Um beijinho e bom domingo. Ailime

Lua Singular disse...

Oi amiga,
Aqui no Brasil tudo se faz com o resto dos produtos das potências mundiais.
No nosso país, as pessoas se endividam para morrer.
Obrigada
Beijos
Lua Singular

O meu pensamento viaja disse...

Isso é muito grave!
Há que denunciar sempre.
Beijo

Evanir disse...

Com saudade venho desejar um Domingo na paz de Jesus.
Um encontro de carinho para desejar um lindo Dia,
Beijos no coração carinhosamente ,Evanir.

:.tossan® disse...

Aqui no Brasil é tudo meia boca, isto é, peças com materiais inferiores e mão de obra sem especialização. O lucro em primeiro lugar. Alerta perfeito. Abraço

Justine disse...

Informação muito interessante!
E obrigada pela visita ao meu blog:)))))))
Um abraço

Pelos caminhos da vida. disse...

Vim te desejar um bom domingo amiga, não tenho tido muito tempo mais de visitar meus amigos, meu neto é a razão da minha ausência, dia 2 próximo ele completará 1 ano, qtas alegrias ele me trouxe.

Um gdeeeeeeeee abraço.

beijooo.

Giancarlo disse...

Una buona domenica...ciao

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Lisette

bom domingo para você.

um beijo

:)

Wanderley Elian Lima disse...

Além da péssima qualidade que coloca em risco a vida das pessoas, são também, os mais caros entre vários países.
Boa semana
Bjux

Projeto de Deus 👏 disse...

Lisette querida, estou passando só para te agradecer pelas palavras de conforto.

Obrigada,que Deus cuide de vc e dos SEUS!


Fica com Deus!

Shirley Brunelli disse...

Você aborda assuntos sempre muito interessantes, Lisette. Parabéns e beijos e paz!

Sotnas disse...

Olá Lisette, e que tudo esteja bem contigo!

Não poderia ser diferente. Neste nosso país, todos pensam somente nas vantagens, ou lucros, segurança sempre foi considerado algo supérfluo. É o que digo sempre, muitos confundem esperteza com sabedoria, então somente quero saber para quem os espertos vão vender seus carros de baixíssima qualidade quando não restar tantos suicidas como agora cá nesta pátria verde e amarela!
A situação é deveras grave, e mensagens de alertas feito este devem sempre chegar ao conhecimento público, portanto parabéns pela postagem!
E assim, grato por tuas visitas e amizade eu desejo que tenha sempre em teu viver a felicidade intensa, grande abraço e, até mais!

Teté M. Jorge disse...

Sempre na luta.

Beijos.

Lu Citadin disse...

Lamentável.....economia burra!!]
Precisamos ficar atentos a essas informações.

Artes e escritas disse...

É conversando que todos se entendem, boa matéria. Um abraço, Yayá.

Vera Lúcia disse...


Oi Lisette,

Uma questão que pode ser modificada sob pressão e com a criação de normas mais rigorosas para a fabricação segura dos carros. A ganância supera o respeito pela vida, infelizmente.

Beijo.

MARILENE disse...

Infelizmente, matéria dessa natureza nos faz questionar os procedimentos utilizados. Uma loucura. Bjs.

Celina disse...

Oi Lisetti bom dia,é uma pena que isso aconteça, estão brincando com a vida das pessoas,e fazendo desacreditar em tudo. Um abraço querida amiga. Celina

O Árabe disse...

Dá realmente o que pensar, não é, Lisette? Boa semana!

Coqueluxos disse...

Nossa, o Brasil em vez de melhor só piora...

Anete disse...


Um Alerta e Tanto, Lisette!
É preciso mudanças e vergonha nisso também!
Ordem e Progresso!!

Um beijão


Lúcia Laborda disse...

Querida amiga; eu já tinha lido algo a respeito e fiquei pasma! É inacreditável ver como estamos largados. Só Deus mesmo...
Boa semana! Beijos

Ane disse...

É Lisette,carros pouco seguros,estradas ruins e motoristas imprudentes,uma combinação fatal!Pelo menos vão exigir airbags e ABS em todos os carros,já é um começo,mas precisamos exigir mais!

Maria Rodrigues disse...

Incrível Lisette, é dificil acreditar que se "brinca" assim com a vida das pessoas.
Uma boa semana
Beijinhos
Maria

Misturação - Ana Karla disse...

Esse é o meu Brasil.
Lamentável essa realidade.
Ô vergonha, Lisette!
Xeros pra você e uma semana linda.

Camila Monteiro disse...

É só ver um desses carros produzidos aqui após uma batida.
Fica parecendo uma lata amassada de refrigerante!
Não pode ter qualidade nisso!

Rapha e Minda disse...

Pois é, esse país não tem jeito mesmo, é preciso pessoas de outro país apontar nossas falhas, e nossos governantes só descobrem quando lá fora já é sabido.
Este país as vezes me envergonha muito, aliás o país não, mas os governantes e alguns cidadãos com esse jeitinho brasileiro, vão levando vidas, e deixando sequelas em famílias.

Como fazer as pessoas lutarem por seus direitos, ou se conscientizarem-se com isso?

Ótimo post, um grande alerta para todos brasileiros motorizados, e não motorizados.

Abçs e carinhos, boa semana pra você!

My e Rapha

Blueshell disse...

È preciso mesmo que as pessoas tenham mais consciência cívica. Que atuem com cuidado nas estradas...é a vida deles e de outros inocentes que está em causa.
Um beijo

Beth/Lilás disse...

lá Lisette!
Muito oportuno você colocar aqui esta matéria, apesar de eu já sabê-la, pois meu marido é bom entendedor de carros e lê tudo e comenta comigo sobre este assunto.
Realmente, nossos carros não têm o acabamento e nem os itens de segurança necessários e exígiveis que têm na Europa ou USA e o que é pior, as pessoas, na sua ignorância, pagam caro por modelos de luxo que não tem nada a ver com os mesmos lá fora.
Muitos preferem o carro pela beleza e não se importam com itens de segurança super importantes como o próprio air bag.
Excelente post!
um super abraço carioca e desculpe a demora a chegar aqui, mas vim pra ficar.


Anne Lieri disse...

Nossa,isso é criminoso!Um super alerta!bjs,

Vera Lúcia disse...


Lindo dia, Lisette.

Beijossssssssss.

Unknown disse...

Boa tarde de terça feira!!

Que a beleza que você tem seja sempre
elogiada, pelo bons amigos e amigas que
passam e deixam uma mensagem carinhosa
Parabéns ser uma pessoa especial a todos e tenha
sempre o carinho de minha amizade
E que o dia dos namorados seja lindo a você
Abraços
Rita!!!!
¸.•°❤❤⊱彡

Poções de Arte disse...

Olá minha querida! Demorei, mas cheguei.
Vc acredita que ainda semana passada conversava sobre isso com algumas pessoas? É vergonhoso o carro brasileiro - é tudo de plástico e tão frágil que é impossível uma vida ficar segura diante de um acidente.
Saindo do trabalho, fui pegar meu carrinho que fica aqui no estacionamento aberto. Um caminhão deve ter manobrado e bateu, nem se dando o trabalho de avisar. O parachoque estava no chão, todo quebrado e as grades de proteção da frente já eram. Isso numa manobra. Fico imaginando uma batida, sendo que a porta, só de apertar, dá pra perceber o quanto afunda (meu carro é um Clio, basicão). Agora, todos os carros seguem a mesma linha - esculacho total, sem contar que tudo aqui é extra, sendo que um carro vendido fora daqui já vem de fábrica com os "extras brasileiros".

Abração e que Deus esteja sempre em seu caminho.

Zizi Santos disse...

Quando vejo um carro destroçado, penso que ele é feito de papel . Nem de plástico eu penso, tal fragilidade que apresenta.
Seu post vem para elucidar e concluir meu pensamento..
bj
zizi

brisa48@bol.com.br disse...

Querida amiga
Passando para te desejar um feliz dia dos namorado. Que este dia seja comemorado todos os dia em sua vida. Um bj
Ana

Lilá(s) disse...

Se isso for verdade, é muito grave!
Bjs

Zilani Célia disse...

OI LISETTE!
QUEM DIRIA NÉ?
CADA VEZ FICAMOS MAIS INDIGNADOS COM ESTES GOVERNOS QUE SE SUCEDEM, SÓ PREOCUPADOS COM DINHEIRO, SEM SE IMPORTAREM COM MAIS NADAM SAÚDE DEFICIENTE, ENSINO SEM QUALIDADE,SEGURANÇA ZERO, EM TODOS OS SETORES, COMO ESTE QUE DENUNCIAS E DO QUAL NÃO FAZIAMOS A MENOR IDÉIA,STAMOS VIVEMOS UM ENGODO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Val Du disse...

O Brasil é mesmo um país muito esquisito. Não sei quando as coisas vão mudar por aqui.

Bjs.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Isso é uma vergonha, amiga. Bjs.

Lunna disse...

São tantas desparates que me sinto profundamente envergonhada de ser brasileira.
Abraços de luz.
Lua

Blue disse...

Mas mesmo assim cada dia mais carros nas ruas.
Somos um país atrasado.
Somos um povo falido.

Beijo

Crista disse...

Heheheeeeeeeeeeeeee...
Pensastes que eu não iria aparecer mais,não é?????
Puro engano teu...
Jamais deixaria de vir aqui,ainda mais nesse dia tão especial...MEU DIA...
Pára,né???
Então tu não sabes que eu sou a NAMORADINHA DO BRASIL e agora também a NAMORADINHA DO MUNDO(dazoropas,dazaméricas,dozóinhos puxados,etc e tal)???
Viu como tu és importante?
Com todo mundo aos meus pés,venho aqui só pra te ver e dizer que voltei para ficar!
Feliz,né???
Eu sei...porque também estou e esperançosa de poder continuar no teu coração.
Já me vou porque estou indo,mas não te desesperes...
Logo,logo me volto pra tu...
Beijão estupidamente demorado,desses para matar a saudade de vez!!!!

CristaCristalCristalina - a famosa 3C ...ksksksksksks -

PS:Não fiques triste,mas vou postar esse meu bilhetinho para cada um da minha legião de fãs,senão não dou conta de te paparicar mais tarde...sei que vais TENTAR me compreender...OBRIGADA!!!!

Tetê - Avaliando a Vida disse...

Mas aqui no Brasil, tudo é assim... nas malharias/confecções de Santa Catarina,os melhores vão para o exterior e as peças com defeitos ficam para o nosso consumo; o melhor café, segue para o exterior e nós tomamos café torrado com milho; nossas melhores laranjas, seguem para o exterior e as "bichadas" nós consumimos... e at´com nossa vida brincam! Viva nossos líderes políticos! Bjks Tetê

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

E nós, nesta corda bamba.
Não dirijo, mas tenho o "coração na mão" pelos que o fazem...Temos mesmo que está ALERTA! Obrigada, Lisette.
Um abraço,
da Lúcia

Rafael Mourão disse...

Olá amiga
É notório saber que nossos carros são feitos com o único propósito de vender sem a preocupação de serem seguros ou não, cabe a nós possuidores deles, termos mais cautelas ao usá-los
Feliz dia dos namorados


Abraços,
Trocyn Bão - Thiago

Toninho disse...

Ola Lisette, Uma linda semana de paz,apesar de toda turbulência das manifestações.
Que a sorte esteja do nosso lado e que Deus nos proteja.
Meu abraço.

Camila Monteiro disse...

Ahhh mais isso é uma luta que demorará anooooos e mais anos para funcionar.

Hj em dia a cada 10 carros pelo menos 5 o motorista está falando no celular!

Pura estupidez né?!

Excelente post o seu! hahaha

Existe Sempre Um Lugar disse...

Fiquei surpreendido com o que li, impensável que um pais com um brasil, só em 2014 seja obrigatório os airbags e ABS.

ag