Translate

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um alerta aos motociclistas

RISCO NO TRÂNSITO
Um alerta aos motociclistas
Acidente semelhante ao sofrido por Massa também pode ocorrer nas ruas e rodovias. Entenda como prevenir
BLUMENAU - Motociclistas e ciclistas, que ficam mais expostos no trânsito, correm risco de sofrer no dia-a-dia acidente semelhante ao de Felipe Massa. A maior ameaça para quem anda sobre duas rodas são objetos jogados fora de outros automóveis em movimento, principalmente latinhas vazias de bebida.
Como a velocidade do tráfego nas ruas é pelo menos quatro vezes inferior à dos autódromos, a lesão causada por um objeto ao atingir um motociclista de capacete não é tão grave como em Massa. O impacto da mola no piloto, que dirigia a 280 km/h, foi de cerca de 150 quilos.
Já uma lata vazia de cerveja ao atingir um motociclista que trafega a 80 km/h fica com 22 quilos.– É como ser atingido por quatro pacotes (de 5kg) de arroz – compara o físico Elcio Schuhmacher, coordenador do Mestrado de Ciências Naturais e Matemáticas da Furb.
No entanto, o impacto pode fazer o motociclista perder os sentidos, bater em outro carro ou cair da motocicleta, agravando as consequências do acidente, explica o neurocirurgião Luis Renato Mello.– Sem capacete, o dano pode ser imediato.
Uma pequena pedra, que salta do solo ao entrar em atrito com um pneu, ao atingir a cabeça desprotegida de um motociclista pode causar um afundamento no crânio e ameaçar a vida – diz.O uso de capacete por motociclistas é obrigatório, sob pena de multa e suspensão do direito de dirigir.
Para os ciclistas não há obrigatoriedade de uso, mas o equipamento deve estar no topo da lista de acessórios de ambos, explica o gerente da Escola Pública de Trânsito de Blumenau, Délcio César Dallagnollo.daiane.costa@santa.com.br DAIANE COSTA
O que diz a lei
- Condutor e passageiro devem utilizar capacete com viseira ou com óculos de proteção específico na ausência da viseira
- As viseiras devem permanecer abaixadas, mesmo nas paradas em semáforos
- O capacete deve ter adesivos refletivos de segurança nas laterais e parte traseira e selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)
- Viseira irregular, capacete sem viseira e sem óculos de proteção ou falta de capacete são infrações gravíssimas.
A multa é de R$ 191,54, além de sete pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação
- A falta do selo do Inmetro ou dos adesivos refletivos é infração grave. Multa de R$ 127,69 mais cinco pontos na carteira e retenção do veículo
Fonte: Jornal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Trânsito, 28/07/09

2 comentários:

Lisette Feijó disse...

Os capacetes dos ciclistas nem tem proteção frontal!!!

Sonia Ramos disse...

Se existe leis normas estas devem ser cumpridas e fiscalizadas para segurança de todos.