Translate

sábado, 25 de julho de 2009

Aperte o cinto, o asfalto sumiu


Rodovias sem condições
Aperte o cinto, o asfalto sumiu
Praticamente não há mais pavimentação na RS-020, entre Tainhas e São Francisco de Paula
São Francisco de Paula – Uma estrada cheia de buracos torna mais longas as distâncias entre dois pontos e pode ser um abismo entre o atraso e o desenvolvimento de uma região.
O incremento do turismo fica prejudicado graças ao asfalto corroído. Os 32 quilômetros da RS-020 que separam a localidade de Tainhas, São Francisco de Paula, ao acesso norte da sede do município são um desafio a motoristas.
Todo o trecho está ruim, mas a pior parte está concentrada em 10 quilômetros, entre o Km 117 e o Km 127.Além de servir para escoar cargas e ser acesso para moradores, a via é utilizada por turistas que passam pela região de Gramado e Canela com direção aos cânyons de Cambará do Sul.
Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a recuperação emergencial da estrada está prevista, mas não há prazo para que a obra seja licitada.O caminhoneiro Aroldo Teixeira, 23 anos, passa diariamente pela estrada transportando toras de madeira, entre Cambará do Sul e Glorinha, na Região Metropolitana. Assim como outros colegas, ele precisa ziguezaguear para desviar dos buracos e evitar prejuízos.
– De noite, nem dá para se defender e a gente sempre acaba caindo num buraco, podendo quebrar as molas. Essa estrada é muito perigosa, é muito ruim – opina Teixeira.Na altura do Km 123, o Pioneiro contou num trecho de 50 metros 50 buracos, ou seja, um buraco por metro, isso sem contar irregularidades e ondulações.
Nesses trechos muito ruins, os buracos estão nos dois sentidos da pista. Mesmo assim, frequentemente motoristas invadem a pista contrária, tentando fugir das maiores crateras.
Alguns buracos medem até 1,30 metro de extensão e têm até seis centímetros de profundidade, formando grandes poças de água. No Km 126 também há buracos concentrados nos dois lados da pista.
Nesses pontos, não há sinalização horizontal ou área de acostamento, já que a lateral da pista também está corroída.Comerciante da RS-020, o dono do Café Tainhas, Mauro Lucio Macedo, ouve lamentos diários:– Estamos cheios de turistas.
É impressionante como o pessoal reclama dos buracos. Durante essa semana, uma pedra atingiu o parabrisa do meu carro e, quando parei para olhar, outros três motoristas estavam parados com problemas causados pelos buracos.Em alguns pontos, como na altura do Km 106, se percebem recapeamentos soltos ou que estão mais altos do que a pista, formando irregularidades no terreno.
No escuro, não
A orientação é não pegar a RS-020 à noite, já que a escuridão não permite a visualização dos buracos
Fonte: Jornal Pioneiro

7 comentários:

Rogério Vargas disse...

Nossa realidade, tem que colocar os chefões circularem nas ruas, só andam de motoristas não veem nada.

Ricardo Conceição disse...

Buracos fazem parte do nosso dia a dia. Quem deve fazer algo nem se mexe.

Jurandir Santos disse...

Vamos usar os tapa buracos...

Carla Garcia disse...

Os políticos viajam tanto, devriam observar as vias nos outros paises, conservação, vamos tirar tantos políticos e o dinheiro dos salários utilizar aonde precisa.

Mariana disse...

A governadora Yeda quando vai para a serra, vai de helicóptero,e fica em Canela.
Ela "é esperta".
Bobos somos nós, codadãos comuns.

Fernanda Guerra disse...

Impreciona mas todo pais esta num buraco, molhado...

Anônimo disse...

só o asfalto.....e as sinalizações....e....