Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Revisão para encarar o inverno

Nesta época do ano, em que as temperaturas são muito baixas, veículos costumam apresentar problemas
No inverno, alguns cuidados ajudam a garantir o funcionamento eficiente e seguro dos sistemas mecânico e elétrico do veículo. Na parte elétrica, o alternador e o motor de arranque são os mais exigidos em dias frios, quando a partida do veículo se torna mais difícil.
Algumas peças e acessórios podem apresentar problemas com a baixa temperatura, segundo José Palacio, auditor do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação sem fins lucrativos acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) e outras entidades do setor.
As borrachas e mangueiras do motor se tornam frágeis no inverno.
– Se a borracha ressecar, pode se romper facilmente e, assim, comprometer o funcionamento do motor – alerta Palacio.Para verificar o estado dos componentes, o IQA orienta o proprietário a procurar os serviços especializados e certificados pelo instituto.
Outra recomendação é sobre o sistema de ar-condicionado que, mesmo em dias frios, deve ser ligado periodicamente.
– Se este equipamento não é usado por um período prolongado, pode haver perda da eficiência do gás e a quebra de peças, como serpentina e condensador – afirma Palacio.
Nos carros flex, José Palacio diz que é importante ficar atento ao tanquinho:– No calor, o reservatório de gasolina para partida a frio não é usado, então, é preciso substituir o que sobrou do combustível e fazer uma limpeza no reservatório quando chega o inverno, porque o sistema é mais requisitado.
Rotina – Além destes cuidados, o auditor recomenda adquirir o hábito de realizar a manutenção preventiva no veículo, porque é uma garantia de segurança no trânsito, economia de combustível e com reparos emergenciais, além reduzir a emissão de gases poluentes.
– É de vital importância manter o veículo em bom estado de conservação, e isso inclui checagem periódica de freios, direção, suspensão, pneus, filtros, nível do óleo, entre outros – afirma ele.Para quem vai pegar a estrada, outra dica do IQA é checar os itens de segurança, como extintor, que deve estar sem o plástico para evitar autuação pela fiscalização, estepe, macaco, faróis e lanternas.
– O reservatório de água do para-brisa também entra na lista, porque é muito usado em trechos com neblina e garoa – diz o auditor do IQA.
NA WEB
No site http://www.iqa.org.br/, confira uma lista de oficinas mecânicas, revendedoras de peças e outras empresas certificadas pelo Instituto da Qualidade Automotiva
Fonte: Diário de Santa Maria

Nenhum comentário: