Translate

sexta-feira, 20 de março de 2009

Sancionada lei que torna obrigatório airbag frontal

Sancionada lei que torna obrigatório airbag frontal
O equipamento será exigido em um ano para os lançamentos, e em cinco anos para os modelos já existentes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que torna obrigatório o air bag para o passageiro do banco da frente e o motorista dos veículos novos.
A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial da União.Abolsa inflável de segurança, já comum nos carros de luxo, é acionada no momento de uma colisão, evitando o choque direto das pessoas com o painel ou o vidro do veículo.
Pela nova lei, o airbag será exigido num prazo de até um ano para carros de modelos que forem lançados pelas fábricas, e cinco anos para veículos zero- quilômetro de modelos já existentes.
A exigência será regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que nas próximas semanas começará a discutir detalhes sobre especificações técnicas e prazos. Aprovada em 2007 pelo Senado e no último dia 18 pela Câmara, o projeto não sofreu vetos.
A obrigatoriedade do equipamento vale tanto para veículos nacionais quanto para importados.Atualmente, os airbags instalados nos carros brasileiros são importados.
A estimativa é que apenas 15% a 25% dos veículos tenham o equipamento.
O governo não confirmou a possibilidade de conceder incentivos fiscais para a produção, medida aguardada por representantes do setor.O airbag diminui em 59% o risco de ferimentos nos acidentes, segundo estudo do instituto de segurança de trânsito dos EUA.

Fonte: Jornal Zero Hora, 20 de março de 2009.

Nenhum comentário: