Translate

sexta-feira, 27 de março de 2009

Porque as crianças estão em risco

Porque as Crianças estão em Risco

A maneira como seu filho viaja no carro pode ser tão importante quanto fatores externos tais como velocidade do veículo e condições da estrada.
Viajar sem proteção é o grande fator de risco para morte e lesões entre crianças ocupantes de veículos. Se o seu passageirinho tem até 04 anos de idade e está viajando sem proteção, ele corre duas vezes maior risco de morrer ou se machucar do que se estivesse viajando com proteção.
A melhor proteção para as crianças é o uso de cadeiras e assentos de segurança para carros. Entretanto vale salientar que não basta comprar um desses artigos para garantir a segurança do seu filho.
A forma como são usados interfere diretamente na eficácia deles. A maioria das crianças que estão em cadeiras de segurança e assentos de segurança são colocadas incorretamente.
Os erros mais comuns são:
Usar uma cadeira inapropriada para a idade e tamanho da criança;
Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 09 kg em uma cadeira de segurança voltada para o vidro da frente;
Não instalar a cadeirinha bem presa ao banco do carro, e não colocar a criança corretamente na cadeira de segurança.
Instalar a cadeirinha no banco da frente.
Muitas colisões acontecem perto de casa quando o uso das proteções é esquecido ou subestimado. A maioria também ocorre em ruas com baixos limites de velocidade.
Muitas crianças que estão sentadas em cadeirinhas de segurança ou sem proteção no banco dianteiro do veículo, são seriamente machucadas pelo air bag de passageiro que é ativado no momento do acidente.
A bebida alcoólica é responsável pela maioria das colisões. De acordo com um estudo americano, aproximadamente 65% das crianças mortas em acidentes relacionados com álcool eram passageiras de motoristas bêbados.
Áreas rurais têm maior taxa de acidentes e mortes por veículos. Colisões nessas áreas tendem a ser mais graves.
Prevenção na volta às aulas
Segundo dados do Ministério da Saúde, o trânsito é a maior causa de morte de crianças, entre as lesões não intencionais, de 1 a 14 anos no Brasil. E segundo estudos da ONG Criança Segura a maior parte destes acidentes acontece perto de casa e na volta da escola.
Mais de 1200 crianças morreram como ocupantes de veículos e 1176 atropeladas no ano de 2000, enquanto uma perde a vida, três ficam com seqüelas permanentes.
A boa notícia é que estas mortes e lesões podem ser evitadas.
O transporte escolar
Na hora de escolher o transporte escolar, é preciso observar alguns itens: É obrigatório que exista cinto de segurança para todos os passageiros do veículo; A Van deve ter uma liberação do órgão de trânsito responsável;
Deve haver uma assistente para auxiliar as crianças a descerem do veículo e atravessar a rua.

Fonte: Site orientaçoesmedicas.com.br

Um comentário:

Fernanda Guerra disse...

Tudo esta na educação, o que os filhos observam seus pais fazerem, seguir exemplos.
Importante dar bons exemplos isso é esquecido por muitos, as crianças pecebem tudo.
Fernanda Guerra.