Translate

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pelas Ruas: eletricista cria boneco João Quebra-molas para protestar contra violência no trânsito

Pelas Ruas: eletricista cria boneco João Quebra-molas para protestar contra violência no trânsito
Maior problema na região do bairro Lageado é a alta velocidade dos veículos
Faz 24 dias que o eletricista Emerson Oliveira Micheli, 36 anos, cumpre a mesma rotina ao chegar a sua oficina mecânica na Estrada Edgar Pires de Castro, na zona sul de Porto Alegre.
A primeira providência, às 8h, é pegar o boneco que batizou de João Quebra-molas e colocá-lo à beira da via. Tendo em vista reduzir a velocidade dos carros que passam por ali, o estratagema funciona.
Os motoristas chegam a frear ao verem o boneco, vestido de azul como um agente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com colete reflexivo e uma velha câmera fotográfica na mão imitando um radar móvel.
— O pessoal até que tá respeitando o boneco — comemora Micheli. A reclamação dos moradores da região, no bairro Lageado, é da alta velocidade dos veículos que passam pela estrada. Micheli relata que alguns automóveis passam a mais de 80 km/h.
A EPTC informou que a velocidade máxima na via é de 60 km/h. O eletricista diz que a presença do João Quebra-molas produz efeito na maneira de dirigir dos condutores. — Ele até tá amenizando um pouco (a velocidade dos carros).
Junto ao personagem há uma placa com fotos de acidentes tiradas por Micheli e um abaixo-assinado pedindo um quebra-molas. Ele conta que faz imagens de todos os atropelamentos e colisões que ocorreram durante seu período de trabalho na oficina. Um desses acidentes deixou o aposentado Tranquilo Pivetta, 92, três meses sem caminhar direito.
— Ninguém viu o carro.
Eu estava no acostamento quando ele veio e não parou. Me pegou nas pernas e nas costas. Quase me descadeirou, e eu fiquei bem desmaiado. Ainda bem que um pessoal me ajudou.
Há nove anos morando na região, Pivetta apoia o protesto do eletricista.
Ele concorda que é necessário instalar um quebra-molas. A EPTC confirma a ocorrência de acidentes na área e informa que reforçará a sinalização na via, cujo grande problema, ressalta, é a alta velocidade dos veículos. A empresa salienta que será estudada a colocação de um radar móvel no local.
Fonte: Jornal Zero Hora, Geral 18/06/2009 10h54min

6 comentários:

Ricardo Conceição disse...

É uma vergonha a EPTC sabe dos acidentes e esta providenciando...

Maria Conceição disse...

Tinha que ter bonecos com a cara de todos os responsáveis do trânsito!!!!!!!!!!!!!

Renata Santos disse...

Concordo estes bonecos deveriam ter rostos conhecidos talvez fizem algo só para mostrar serviço...

Fernanado Rosa disse...

Tenho várias sugestões de rostos...

Jurandir Santos disse...

Coloca a cara da EPTC....

Sonia Ramos disse...

Vou mandar alguns nomes e fotos interessantes.......