Translate

terça-feira, 30 de junho de 2009

Policiais são flagrados em porta-malas de carro em movimento

Policiais são flagrados em porta-malas de carro em movimento
Delegado disse que vai apurar circunstâncias da infração.Ato é considerado gravíssimo pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Policiais foram flagrados nesta terça (30) na Avenida Brasil (Foto: Douglas Lima / TV Globo)
Uma equipe de policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas foi flagrada nesta terça-feira (30) em uma infração de trânsito. A foto foi tirada na Avenida Brasil, na altura de Coelho Neto, no subúrbio do Rio. Segundo o delegado da DRFC, Deoclécio Francisco Filho, a situação vai ser apurada e os policiais serão ouvidos. “Lugar de policial é sentado no banco da viatura.
Ele vai ter que apresentar uma justificativa”, afirmou ele, acrescentando que vai abrir um processo para apurar o caso e, se não houver uma explicação para a infração, ele vai enviar o caso para a Corregedoria da Polícia Civil.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo transportando passageiros em compartimento de carga é infração gravíssima, com multa de R$ 191. A lei prevê uma exceção caso a infração seja cometida por “motivo de força maior”.
Fonte: g1, 30/06/09

Exames para motoristas recuperarem CNH entram em vigor

Exames para motoristas recuperarem CNH entram em vigor
Envolvidos em acidentes terão de passar por avaliação psicológica.Medida começa a valer a partir desta quarta-feira.
Os motoristas que forem condenados por crime de trânsito ou tiverem se envolvido em acidentes graves terão de fazer, a partir desta quarta-feira (1°), além de um curso de reciclagem, exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre legislação de trânsito e exame de direção veicular. Só com a aprovação nesses exames eles poderão voltar a dirigir.
A exigência de exames para esses condutores está prevista no artigo 160 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e passa a vigorar a partir de 1° de julho como forma de recuperar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No caso do acidente de trânsito considerado grave, o artigo 160 do CTB tem por finalidade reavaliar as condições do condutor nele envolvido no que se refere aos aspectos físico, mental, psicológico e demais circunstâncias que revelem sua aptidão para continuar conduzindo veículos.
O condutor envolvido em acidente grave, além do curso de reciclagem previsto pelo CTB, poderá ainda ser submetido aos exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre legislação de trânsito, noções de primeiros socorros e exame de direção veicular.
Segundo o CTB, no caso do condutor envolvido em acidente grave será instaurado um processo administrativo no qual será assegurado ao condutor o direito à ampla defesa.
Concluído o processo administrativo, e não sendo acolhida a defesa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) determinará que o condutor se submeta aos exames previstos na Resolução 300. De acordo com o Código, o Detran poderá apreender o documento de habilitação até que o condutor seja aprovado nos exames.
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 30/06/09 - 15h40 - Atualizado em 30/06/09 - 15h40

Adolescente atropela e mata criança de 3 anos na Bahia

Adolescente atropela e mata criança de 3 anos na Bahia
Ela dirigia carro da família dentro de condomínio quando atingiu o menino.Corpo da criança foi levado para o IML de Salvador.
Uma adolescente de 16 anos atropelou e matou um menino de 3 anos dentro de um condomínio em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, nesta terça-feira (30).
A garota foi levada para 26ª Delegacia de Vila de Abrantes, em Camaçari, para prestar depoimento. Segundo a polícia, ela dirigia o carro da família, acompanhada por outro adolescente, quando atropelou a criança. O garoto chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Como a jovem é menor de idade, ela não pode ser presa em flagrante, mas segundo o delegado Giovani Barreto, a adolescente pode cumprir medidas sócioeducativas. Os pais da adolescente podem ser responsabilizados por deixar o carro em local de fácil acesso.
O corpo da criança chegou ao Instituto Médico Legal de Salvador no início da noite. Parentes aguardam a liberação do corpo. Segundo os familiares, os pais do garoto tinham alugado uma casa no condomínio para aproveitar o feriado da independência da Bahia, em 2 de julho.
Fonte: g1

Ruas da Capital são desaprovadas

Ruas da Capital são desaprovadas
Estudo da UnB revela que relevo acidentado e falta de continuidade das vias de Porto Alegre desorientam e afetam trânsito
Porto Alegre tem uma das piores malhas para a circulação de automóveis, segundo um estudo que comparou 164 cidades de todo o mundo.
A capital gaúcha apareceu em oitavo lugar entre as que têm vias que oferecem maior dificuldade para se ir de carro de um ponto a outro.
Entre as 44 cidades brasileiras analisadas, ficou em situação melhor apenas do que Florianópolis, Ouro Preto, Rio de Janeiro e Salvador.O trabalho, do doutor em arquitetura e urbanismo Valério Medeiros, pesquisador colaborador da Universidade de Brasília (UnB), aponta que Porto Alegre tem um índice ruim porque combina dois elementos complicadores em seu traçado.
O primeiro deles, o relevo, aproxima a Capital da situação do Rio: os morros da cidade servem como obstáculo para o trajeto das vias e cria vazios urbanos que afastam bairros de periferia da área central.No segundo elemento, a metrópole do Rio Grande do Sul se aproxima do caos paulistano: várias regiões têm seu desenho no padrão de colcha de retalhos.
Isso significa que as vias têm pouca continuidade de um bairro para o outro, exigindo muitas mudanças de direção e, por conseguinte, aumentando as distâncias relativas.
Um exemplo é a Avenida Anita Garibaldi.– Porto Alegre é uma cidade com uma malha que cria dificuldades para a circulação.
As condições não são favoráveis para um grande volume de automóveis. Pela falta de continuidade das vias, o motorista é obrigado a mudar muitas vezes de direção.
Essas mudanças criam uma sensação de desorientação – analisa o autor do estudo.Medeiros resolveu fazer o trabalho por acreditar que a questão do traçado das vias vem sendo negligenciada pelos engenheiros de tráfego em seus esforços para melhorar a circulação nas cidades.
Medeiros deixou de lado elementos mais estudados, como tamanho da frota.O diretor de trânsito e circulação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Sérgio Marinho, reconhece que o traçado urbanístico da Capital cria dificuldades para o fluxo de veículos:– Além de o traçado de Porto Alegre ter surgido sem planejamento, a topografia é acidentada. Tentamos adaptar e minimizar esses impactos.itamar.melo@zerohora.com.br
Como as cidades foram avaliadas
Programas de computador calcularam os trajetos possíveis, avaliaram as mudanças de direção necessárias para ir de um ponto a outro e mediram as distâncias percorridas.
O resultado foi o índice de integração global.Quanto menor, piores são as condições de deslocamento.
O índice de Porto Alegre foi de 0,350. A média das 44 cidades, 0,764. Ter um índice melhor não significa fluxo melhor, pois depende de fatores, como a quantidade de carros que circulam.
Zona Sul tem poucas alternativas
O pesquisador nota que a região sul da Capital, em razão das poucas alternativas de acesso, é a menos ocupada da cidade – com potencial para adensamento da população.Uma política para expandir a cidade para aquela região passaria por criar novos acessos – não apenas vias contornando os morros, mas também túneis.
Sugestão é abrir novas rotas de acesso
O pesquisador Valério Medeiros defende que, a partir da análise das falhas da malha viária feita no estudo, é possível tomar medidas para melhorar o fluxo.Em Porto Alegre, a solução ideal para as zonas com padrão de colcha de retalhos seria abrir vias contínuas em lugar das ruas interrompidas de hoje.
Mas ele reconhece que é uma solução cara, que exige desapropriações. A alternativa, diz, é investir em transporte público mais eficiente.
Municípios brasileiros fracassam em ranking
Comparadas com cidades de outros países, as brasileiras têm na média as ruas que mais dificuldades oferecem para o condutor chegar ao seu destino.
O pesquisador Valério Medeiros contrapôs os dados de 44 municípios do país aos de 120 metrópoles ao redor do planeta.
O índice de integração conjunto das cidades brasileiras foi pior do que o das cidades árabes, da Ásia e do Pacífico, da Europa, da América Latina e da América do Norte.Um fator decisivo para o mau desempenho brasileiro é o padrão de colcha de retalhos das zonas urbanas.
Ele se caracteriza por ruas sem continuidade, o que força o usuário a mudar mais vezes de direção para chegar a um destino.– Se o crescimento tivesse sido planejado, hoje teríamos condições de trânsito melhores – observa o pesquisador.
Fonte: ZH 29/06

Micro-ônibus colide em trem em Cruz Alta

SUSTO DE UNIVERSITÁRIOS
Micro-ônibus colide em trem em Cruz Alta
O choque entre um trem da América Latina Logística (ALL) e um micro-ônibus com estudantes deixou três passageiras feridas às 22h de ontem em Cruz Alta, no noroeste do Estado.As três alunas eram transportadas da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) até Boa Vista do Cadeado, onde moram. Segundo a Brigada, o micro-ônibus estaria atravessando a linha férrea que passa pela Rua Venâncio Aires, na Vila Rocha, próximo ao Centro, e foi atingido pelo trem, que fazia o trajeto Santo Ângelo-Cruz Alta com 15 vagões de soja.
Arrastado, o escolar caiu em um barranco.O motorista do micro-ônibus – com escoriações – e três passageiras ficaram feridos e foram encaminhados ao pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta. Eles permaneciam em atendimento até a meia-noite. O maquinista do trem ficou ileso.
Fonte: Jornal Zero Hora, 30/06/09

Jovens morrem em Erechim

Jovens morrem em Erechim
Dois jovens morreram em uma colisão ocorrida por volta das 20h15min de domingo, no km 50,7 da estrada Erechim-Getúlio Vargas (BR-153). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, dois motociclistas colidiram de frente próximo ao ao aeroporto da cidade.Leonardo Pallaro Ribeiro, 29 anos, e Dirceu de Ávila Siqueira, 27 anos, morreram Duas jovens, que estavam na carona das motos ficaram feridas e estão internadas.
Outra vítima
Pelotas – Uma menina de 10 anos morreu atropelada por um ônibus da linha municipal às 17h35min de ontem, no Centro. O acidente ocorreu na esquina das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.
Fonte: Jornal Zero Hora, 30/06/09

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Acidente na Capital mata pai e filho

TRAGÉDIA FAMILIAR
Acidente na Capital mata pai e filho
Motorista teria tentado desviar de pedestre ao perder o controle do carro
Um acidente na Avenida Dante Ângelo Pilla, quase esquina com a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, causou a morte de pai e filho na noite de ontem.Elias Marques de Oliveira, 49 anos, e André Luís Pinto de Oliveira, 29 anos, estavam em um Celta, com placa de Porto Alegre, que por volta das 17h chocou-se contra uma árvore e, logo depois, contra uma Fiesta com placa de Novo Hamburgo.
André chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.A motorista do Celta, Andréa Soares Costa, e um passageiro não identificado foram levados ao Hospital Cristo Redentor e passavam por atendimento até as 22h de ontem.
A condutora contou ao policial militar que atendeu a ocorrência, antes de entrar na ambulância, que perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um pedestre na Baltazar de Oliveira Garcia.
Ela então teria entrado na Dante Ângelo Pilla e atravessado o canteiro central, onde teria batido em uma árvore. Por fim, bateu no Fiesta.O comerciário Paulo Sotero, 58 anos, conduzia o Fiesta na hora do acidente. Ele, que não se feriu, relatou que estava parado na sinaleira quando o choque aconteceu.– Só vi quando ela invadiu a pista depois de atravessar o canteiro – disse.
Outras vítimas do fim de semana
- Alecrim – Na madrugada de ontem, Nelson Joacir de Andrade, 32 anos, morreu em um acidente com a moto Honda que conduzia, no km 7 da rodovia Alecrim-Santo Cristo (RS-540).
- Campo Bom – Antônio Carlos de Melo, 32 anos, era passageiro de uma motocicleta que, segundo a Brigada Militar, bateu em um Palio no cruzamento das ruas 20 de Setembro e 7 de Setembro, no Centro, e não resistiu ao acidente.
- Erechim – A colisão entre duas motos matou duas pessoas na noite de ontem. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu na BR-153. Até as 22h, as vítimas não haviam sido identificadas.
- Estância Velha – Airton Lucas do Virgem, 17 anos, morreu sábado após um acidente na Rua Portão, bairro Lyra. Ele era passageiro de uma motocicleta Honda conduzida por Jonata Michael Muller, 18 anos. A motocicleta colidiu na traseira de um Corsa por volta das 19h.
- Jacutinga – Miguel Ribeiro, 46 anos, morreu na noite de sábado. Ele era passageiro do Gol com que se chocou contra um caminhão no km 34 da rodovia Jacutinga-Paulo Bento (RS-211).
- Jaguari – Às 0h55min de sábado, Leandro Pinheiro Carzola perdeu o controle do Corsa que dirigia ao fazer uma curva na rodovia Jaguari-São Vicente do Sul (BR-287). O carro bateu em uma árvore.
- Nova Prata – Fábio Gabana, 24 anos, morreu na madrugada de ontem ao voltar de uma festa em um acidente no km 10 da rodovia Nova Prata-Nova Bassano (RS-324). Ele conduzia um Omega que se chocou contra uma árvore.
- Parobé – José Carlos Corrêa de Lima, 42 anos, e Diogo Fabiano de Souza, 19 anos, estavam em uma carroça no km 46 da estrada Novo Hamburgo-Taquara (RS-239) e se envolveram em um acidente com dois carros, no sábado. Lima morreu e Souza ficou ferido.
- Picada Café – A colisão entre um Monza e uma Honda Biz resultou na morte da motociclista Jeanine Bienert, 27 anos, ontem. O acidente aconteceu no km 200 da rodovia Capital-Serra (BR-116), por volta das 10h.
- Santa Maria – O engenheiro agrônomo Fábio Jacoby Longo, 29 anos, morreu em um acidente às 23h15min de sexta-feira, no km 233 da rodovia Santa Maria-Restinga Seca (RSC-287). Ele conduzia um Santana, perdeu o controle e bateu em um barranco. Também na cidade, na madrugada de sábado, Luciano Campos dos Santos, 25 anos, perdeu o controle da motocicleta que dirigia na Avenida Oswaldo Cruz, no bairro Km 3.
Fonte: Jornal Zero Hora, 29/06/09

Motoboys desconhecem lei e cartilha que regulamentam categoria em SP

Motoboys desconhecem lei e cartilha que regulamentam categoria em SP
Sindicato e autor da lei dizem que falta fiscalização sobre empresas.Veja regras que estão em cartilha que categoria deveria seguir.
Roney Domingos Do G1, em São Paulo
O motoboy Vagner Melo, que disse ter sido 'enquadrado' duas vezes apenas na sexta-feira (26) pela Rocam (Foto: Roney Domingos/ G1)
Apontada como um dos caminhos para regularização das empresas de motofrete e dos motoboys, a lei municipal 14.491completou dois anos de aprovação no dia 27, mas de acordo com o Sindicato dos Motoboys (Sindimoto) ainda não saiu do papel.
Baseado na lei, o Departamento de Transporte Público (DTP), da Secretaria Municipal de Transportes, publicou em dezembro de 2008 uma cartilha com 28 regras para a fiscalização dos motoboys, mas os profissionais da categoria dizem nunca ter ouvido falar do assunto.
O DTP não atendeu aos pedidos de informação solicitados pelo G1 desde quarta-feira (24) por telefone e por e-mail.
O texto da cartilha aborda desde infrações simples, como pilotar com uniforme sujo, até as mais graves, como danificar veículos de terceiros. A fiscalização caberia aos agentes municipais. "Não tem fiscalização. E a fiscalização tem que vir para forçar a regularização das empresas", afirma o presidente do Sindimoto, Gilberto Almeida dos Santos , conhecido como Gil.
"A legislação está valendo. Se alguém quebrar seu espelho, pode anotar a placa e denunciar que ele vai ser multado", disse o vereador Adolfo Quintas, autor da lei sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
Mas o próprio vereador admite que ainda falta enquadrar na ilegalidade empresas que ainda utilizam mão-de-obra sem treinamento, o que provoca o aumento do número de acidentes. "Ainda tem algumas empresas gananciosas na ilegalidade.
A lei disciplinou um pouco, mas ainda acontecem muitos acidentes. A média de acidentes é grande, com uma morte pelo menos por dia", disse o vereador.
O motoboy Marcos Nascimento, que diz nunca ter sido parado em blitz da Prefeitura de São Paulo (Foto: Roney Domingos/ G1)
O autor da lei e o presidente do sindicato afirmam que além do reforço na fiscalização, São Paulo precisa de mais corredores exclusivos para motocicletas similares ao que funciona na Avenida Sumaré, na Zona Oeste.
Existe a expectativa, não confirmada pela prefeitura, de que o próximo corredor será instalado na Avenida 23 de Maio, entre a Praça das Bandeiras e o prédio do Detran, no Ibirapuera, Zona Sul - trecho de alta incidência de acidentes.
Atual subprefeita da Lapa, a ex-vereadora Soninha Francine afirma também que o reforço na fiscalização e a criação de faixas alternativas são os dois principais caminhos para restabelecer a paz no trânsito em São Paulo. "A Sumaré é a única. A prefeitura anunciou outras, mas ainda não começou.
Também precisamos de controle maior do poder público sobre as empresas de serviços de entregas. Se tiver muita empresa fantasma, cada motoboy será um franco-atirador", disse Soninha.
Fonte: g1, 29/06/09

Vaca para o trânsito na Linha Vermelha

Vaca para o trânsito na Linha Vermelha
Animal tentou atravessar a via por duas vezes, mas foi impedido por agente.CET-Rio diz que não houve acidentes.
Uma vaca parou o trânsito na Linha Vermelha na manhã desta segunda-feira (29). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), o animal tentou atravessar a via expressa por duas vezes, mas os agentes conseguiram impedir a travessia.
Não houve nenhum acidente. A vaca não se feriu (Foto: Fábio Motta/Agência Estado)
Leia mais notícias do Rio de Janeiro
Fonte: g1, 17h05 - Atualizado em 29/06/09 - 17h05

domingo, 28 de junho de 2009

Quatro jovens morrem em acidente na Bahia

Carro em que eles estavam bateu em ônibus.Entre os passageiros, um teve ferimentos leves.
Do G1, em São Paulo
Quatro jovens, com idade entre 19 e 25 anos, morreram em um acidente na BR-407, na região de Juazeiro (BA). O carro em que eles estavam bateu de frente com um ônibus.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o coletivo transportava 18 passageiros. Um deles teve ferimentos leves.
A polícia diz que, dentro do carro, foi encontrada uma garrafa de vodka, mas ainda não se sabe se os rapazes haviam ingerido bebida alcoólica.
Fonte: g1, 28/06/09

Morre bebê atropelado em festa junina na Zona Oeste do Rio

Morre bebê atropelado em festa junina na Zona Oeste do Rio
Carro invadiu local, deixando quatro mortos e três feridos.Acidente aconteceu na noite de sábado (27), em Bangu.
Morreu neste domingo (28) o bebê de nove meses que foi atropelado na noite de sábado (27), durante uma festa junina em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Com múltiplas fraturas e traumatismo craniano, a menina foi levada para o hospital Azevedo Lima, em Niterói, mas não resistiu aos ferimentos. O acidente matou também mais três pessoas. Outras três ficaram gravemente feridas.
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu por volta das 20h30, na esquina da avenida Santa Cruz com a rua Tibagi. Moradores do bairro participavam da festa quando o automóvel invadiu o local em alta velocidade, atropelando sete pessoas, batendo em outro veículo e, em seguida, derrubando um poste.
Fonte: g1, 28/06/09

Foto: Editoria de Arte/G1
mapa atropelamento (Foto: Editoria de Arte/G1)
Os três feridos foram levados para o hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste. Em estado grave, o bebê foi posteriormente transferido para o Azevedo Lima.

Segundo a polícia, o motorista não aparentava estar embriagado, mas sua habilitação estava vencida há dois anos. Ele deve ser autuado por homicídio culposo e crimes de trânsito. O caso foi registrado na 33ª DP (Realengo).

Acidente deixa dois mortos na zona norte de Porto Alegre

Acidente deixa dois mortos na zona norte de Porto Alegre
Carros colidiram na esquina das avenidas Dante Ângelo Pilla com a Baltazar de Oliveira Garcia
Um acidente envolvendo um Celta e um Fiesta na tarde deste domingo resultou na morte de duas pessoas na zona norte de Porto Alegre.
Na esquina das avenidas Dante Ângelo Pilla com a Baltazar de Oliveira Garcia, um dos motoristas perdeu o controle do veículo, que colidiu em uma árvore e depois no Fiesta. Segundo o Corpo de Bombeiros, Elias Marques de Oliveira e uma vítima ainda não identificada, que eram caronas do Celta, não resistiram e morreram. A motorista do celta e o condutor do Fiesta tiveram ferimentos leves.
Fonte: ZEROHORA.COM, 28/06/09

Colisão na BR-116 mata motorista na Capital

PILAR PERIGOSO
Colisão na BR-116 mata motorista na Capital
O motorista Flávio Vedoy de Souza, 25 anos, morreu ao bater o Pointer que dirigia contra um pilar da alça de acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, às 4h30min de sábado, na rodovia BR-116, em Porto Alegre.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apurou que Souza viajava no sentido Canoas-Porto Alegre quando houve o acidente.Policiais rodoviários alertam que não é a primeira vez que motoristas colidem contra as pilastras da alça de acesso.
Isso ocorre principalmente à noite, envolvendo condutores que chegam a Porto Alegre, em alguns casos em alta velocidade.Responsável pela obra, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) garante que não há problemas de engenharia pois a obra do acesso teria sido feita conforme normas de segurança.
Outras vítimas
Capão da Canoa
A colisão contra uma vaca provocou a morte do motociclista José Luís Hahn de Oliveira, 27 anos, em torno das 19h de sexta-feira, em Capão da Canoa. Ele dirigia pela Avenida Paraguassu, próximo ao balneário de Capão Novo. A Brigada Militar afirmou que um morador estaria puxando o animal.
Santa Maria
Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente em Santa Maria na noite de sexta-feira. Fabio Jacoby Longo, 29 anos, conduzia um Santana no km 233 da estrada que liga o município a Candelária (RSC-287).
Carlos Evandro Leite Ritter, 29 anos, e o outro passageiro foram encaminhados para o Hospital Universitário de Santa Maria.
Fonte : Jornal Zero Hora, 28/06/09

sábado, 27 de junho de 2009

Colégio Sévigné - Porto Alegre


Ong Alerta a convite da SOS Trauma participa de apresentação no Colégio Sévigné em Porto Alegre-RS, na Rua Duque de Caixias, 1475. Sos Trauma apresenta os perigos de acidenetes do dia a dia, trânsito, resgate, salvamento, primeiros socorros dando instruções básicas para um conhecimento geral de como se comportar perante um evento de acidente, levando material utilizado nestes casos para os jovens manipularem, terem contato, visualizarem melhor e a Ong Alerta com sua equipe, Mariana Moura, Maria Mans, Luciane Citadin e Lisette Feijó, fala com os jovens sobre cuidados e perigos existentes no trânsito, FIQUE ATENTO FIQUE VIVO.
Porto Alegre 25/06/09

sexta-feira, 26 de junho de 2009

No programa VISÃO SOCIAL

No programa VISÃO SOCIAL desta sexta-feira (26/06/09), nós vamos receber LISETTE FEIJÓ, Presidente da ONG Alerta (http://www.ong-alerta.blogspot.com). Também vamos conversar com JOSE VICENTE LIMA ROBAINA – Presidente do COMEN-POA, Conselho Municipal de Entorpecentes de Porto Alegre -(http://ong.portoweb.com.br/comen). Lembramos que hoje é o Dia Internacional de Combate às Drogas.
A coordenação de produção do programa é da GARIMPO BRASIL – Agência de Comunicação e Responsabilidade Social. A supervisão geral é de RUDÁIA CORREIA, e a produção de MÁRCIA SCHULER. Na apresentação e direção, CRIS GUIMARÃES. A técnica de gravação é de CLÉBER MENDES e o controle do áudio é de JORGE CECÍLIO.
O programa Visão Social é veiculado todas as sextas-feiras, às 10h05min, na Rádio da Universidade – UFRGS – AM 1080 Khz. Você pode acompanhar o programa em tempo real pela página da rádio da UFRGS no endereço www.ufrgs.br/radio ou após sua veiculação no site do programa no www.visaosocial.com.br
Envie um e-mail para visaosocial@visaosocial.com.br porque o seu contato vira notícia no programa. Participe!
Fonte: Rádio da UFRGS, 26/06/09

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Moto com carrinho de mão é flagrada na Zona Leste de SP

Moto com carrinho de mão é flagrada na Zona Leste de SP
Infração foi registrada na Avenida Tiquatira. Motociclista levava carona que levava carrinho de mão.
Um vídeo flagrou um motociclista na Avenida Tiquatira, na Zona Leste de São Paulo, levando um carona que carregava um carinho de mão. Mesmo com a carga extra, o motociclista dirigia em alta velocidade pela via. A infração foi registrada no vídeo ao lado.
Fonte: g1. 25/06/09

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Acidente com quatro carretas deixa dois mortos na Fernão Dias

Acidente com quatro carretas deixa dois mortos na Fernão Dias
Duas pessoas morreram queimadas em um acidente, na manhã desta quarta, na rodovia Fernão Dias, próximo a Pouso Alegre, no sul do estado. Quatro carretas se envolveram na batida. Um dos mortos no acidente é Edvaldo Barbosa de Jesus. O outro corpo ainda não foi identificado. O trânsito no local voltou ao normal à tarde.
Fonte: Globominas.com entre em contato

Advertências contra excesso de velocidade

Advertências contra excesso de velocidade
Leandro afirma ser testemunha de inúmeros acidentes em cruzamento
DENISE WASKOW http://vinas.rbs.com.br/jsp/editor/ Toda vez que ouve o barulho de um carro em alta velocidade na Rua Coronel Genuíno, no Bairro Primavera, em Alvorada, Leandro Boeira da Silva, 32 anos, fica preocupado. Ele teme que a via seja cenário de mais um acidente, como os vários que ele já observou.
Morador da esquina com a Rua Tapejara há três anos e proprietário de uma ferragem ao lado da sua casa, Leandro teve seu estabelecimento invadido por um carro há cerca de oito meses, quando o veículo tentou evitar o choque com um motoqueiro no cruzamento das vias.
– Nessa ocasião, liguei para a prefeitura e eles me disseram que a intenção era colocar uma proteção na esquina, mas nada foi feito – lamenta.Segundo o comerciário, é comum que motoristas de carros, ônibus, caminhões e motos transitem pela via a mais de 100km/h, quando o limite seria de 40km/h.
Esse excesso de velocidade impede que ele fique tranquilo quando o filho Marlon, nove anos, brinca em frente à casa.Há um mês, dois acidentes no mesmo dia colocaram Leandro e os vizinhos em alerta novamente.
Mobilizado em busca de uma solução, ele organizou um abaixo-assinado com 150 assinaturas e entregou na prefeitura, pedindo a colocação de um quebra-molas no local.– Veio uma equipe aqui e disse que seria instalado um redutor de velocidade na semana que passou.
Só que o prazo se encerrou e continua tudo igual – desabafa.Lombadas ainda nesta semanaO secretário de Mobilidade e Segurança Urbana de Alvorada, Vânio Presa, confirmou, por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, que realizou uma vistoria no local e fez o encaminhamento para um estudo técnico, desenvolvido por um engenheiro de tráfego.
De acordo com o secretário, serão instalados dois redutores de velocidade, do tipo lombada, em frente aos números 346 e 425 da Rua Coronel Genuíno. Vânio explica que a obra depende de equipamento e material da Secretaria Municipal de Obras, o que deverá ser agilizado até o final desta semana, tão logo a prefeitura receba a carga de asfalto necessária para a execução do serviço. Leandro afirma ser testemunha de inúmeros acidentes em cruzamento
Fonte: Diário gaúcho 23/06/09

Condutor e passageiro do Escort foram encaminhados ao Hospital Cristo Redentor

Condutor e passageiro do Escort foram encaminhados ao Hospital Cristo Redentor
O motorista de um automóvel Escort ficou preso nas ferragens por volta das 7h20min desta quarta-feira, devido a acidente envolvendo três veículos ocorrido em frente ao estádio do Cruzeiro, na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre.
Um passageiro do Escort também ficou ferido. Os dois ocupantes do carro foram encaminhados ao Hospital Cristo Redentor
Os outros dois automóveis envolvidos no acidente são um Ômega e um Fusca. Motorista do Ômega, o comerciante Jefferson Luís Paprocki, 39 anos, relatou que se dirigia ao trabalho naquele horário. Estava parado na sinaleira quando, pelo retrovisor, viu a aproximação do Escort, que estaria em alta velocidade.
Paprocki disse que o Fusca, à frente, impedia sua passagem. Então, deslocou o carro em direção à calçada, no sentido bairro-Centro, prevendo a colisão, que ocorreu logo a seguir. — Soltei o freio e quando bateu a direção já estava virada para a calçada. Não bateu em cheio no Fusca — contou o comerciante.
O motorista do Escort foi retirado das ferragens por bombeiros. O acidente causou congestionamento na via.
Fonte: Jornal Zero Hora, 24/06/09

terça-feira, 23 de junho de 2009

Parentes de vítima vão à reconstituição de acidente com ex-deputado

Parentes de vítima vão à reconstituição de acidente com ex-deputado
Polícia usou motocicletas para isolar o local do acidente, em Curitiba.Ex-parlamentar não participou da reconstituição.
A polícia do Paraná fez, na noite de segunda-feira (22), em Curitiba, a reconstituição do acidente envolvendo pelo então deputado estadual Fernando Carli Filho, há um mês e meio. Dois jovens morreram na colisão. Veja o site do Bom Dia Brasil
Os parentes de Rafael Yared, uma das vítimas, acompanharam todos os passos. “Nós merecemos respostas que sejam verdadeiras. Nós queremos a verdade. A sensação que tenho é que ainda estou naquela madrugada, terrível, aquela madrugada que, para nossa família, é como se não tivesse acabado ainda”, afirmou a mãe de Rafael, Cristiane Yared.
saiba mais
A Polícia Militar usou motocicletas para isolar o local do acidente. Dois carros simularam os veículos envolvidos. Testemunhas contaram o que viram e, com base nos depoimentos, peritos fizeram medições para definir o lugar exato da batida, a visão de cada motorista e o ponto onde o carro do ex-deputado Fernando Carli Filho decolou. A que velocidade ele dirigia é uma pergunta que ainda depende de cálculos dos peritos para ser respondida.
O ex-deputado Fernando Carli Filho não foi convocado para participar da reconstituição porque, no depoimento que deu à polícia, disse que não se lembrava de nada que aconteceu. Segundo a polícia, O ex-deputado é suspeito de dirigir embriagado, em alta velocidade e com a habilitação suspensa.
Fonte: g1,23/06/09 - 08h30 - Atualizado em 23/06/09 - 08h30

Mulher morre ao ser atropelada por três veículos em Nova Santa Rita

Mulher morre ao ser atropelada por três veículos em Nova Santa Rita
Michele Braga, 25 anos, transitava pela BR-386 às 8h
Uma mulher morreu na manhã desta terça-feira ao ser atropelada por três veículos em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. Michele Braga, 25 anos, transitava pela BR-386 às 8h quando, na altura do km 440, foi atingida por um Siena que vinha no sentido Montenegro-Canoas, sendo arremessada para a pista contrária. No sentido Porto Alegre-Interior, o corpo foi atropelado por um Gol.
Atrás desse automóvel vinha outro Gol, que também atingiu Michele. A seguir, os dois automóveis Gol bateram, mas ninguém ficou ferido, conforme a Polícia Rodoviária Federal. O trânsito ficou congestionado na região.
Fonte: ZEROHORA.COM

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jovem morre atropelado por viatura da BM

Jovem morre atropelado por viatura da BM
Um jovem de 24 anos morreu ontem atropelado por uma viatura da Brigada Militar, na zona sul da Capital.O pedestre Vinícius Costa de Morais foi atingido pelo veículo na Avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Aberta Morros.
De acordo com o capitão da BM Alexander Pereira Cardozo, a viatura era conduzida pelo soldado Fernando Rieger da Silva, da 1ª Companhia do 21º Batalhão de Polícia Militar. O veículo seguia no sentido bairro-Centro em meio a uma ronda quando aconteceu o acidente. A Brigada Militar irá apurar as circunstâncias do atropelamento.
O carro já foi levado para o centro de manutenção, onde passará por perícia técnica nesta semana.– Vamos solicitar investigação para verificar marcas de frenagem na pista, as condições dos pneus e da mecânica do carro.
Também pediremos exames de alcoolemia do condutor da viatura, conforme procedemos nestes casos – afirma o capitão.A Polícia Civil também deve investigar o caso.
Fonte: Jornal Zero Hora, 22/06/09

Pai e filho morrem em acidente em Santa Maria

Pai e filho morrem em acidente em Santa Maria
Vectra onde estavam as vítimas bateu de frente em um caminhão na RSC-287
Atualizada às 16h52minBianca Backes bianca.backes@diariosm.com.br
Pai e filho morreram em um acidente envolvendo um Vectra e um caminhão, às 14h desta segunda-feira, na RSC-287, em Santa Maria.
Conforme os bombeiros e os policiais rodoviários estaduais que estão no local do choque, na entrada do distrito de Arroio do Só, o caminhão andava no sentido Santa Maria-Restinga Seca.
O Vectra ia no sentido contrário. Um dos veículos teria invadido a pista oposta.
O motorista do Vectra, Arno Luiz Schumacher, 46 anos, morreu no local. Seu filho, Tiefenes, 12 anos, chegou a ser levado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), mas não resistiu. A terceira ocupante do Vectra era Darcila, mulher de Arno e mãe do menino. Até as 16h desta segunda-feira, ela estava sendo atendida no Husm.
O trânsito ficou lento desde o momento do acidente. O motorista do caminhão, Gilson Seiboth, e do Vectra moravam em Agudo e se conheciam.
O motorista do caminhão passou pelo teste de bafômetro, que indicou a ausência de álcool no sangue. Aguarde mais informações.
Fonte: Jornal Zero Hora, 22/06/09

Prazo para agendar inspeção veicular de veículo com placa final 3 em SP termina dia 30

Prazo para agendar inspeção veicular de veículo com placa final 3 em SP termina dia 30
No próximo dia 30 termina o prazo para a inspeção dos veículos de São Paulo com placas de final três. O agendamento para a vistoria de carros e motos com esse número de placa começou em março e a inspeção teve início no dia 2 de abril.
Aqueles que deixarem para pagar a taxa de R$ 52,73 nos últimos dias para fazer o agendamento da inspeção podem ter problemas. Isto porque, atendendo a uma exigência bancária, a Controlar --empresa contratada pela prefeitura para realizar a inspeção-- tem um prazo de 72 horas úteis para atualizar o site onde informa se o agendamento foi liberado. Enquanto o banco não notificar a empresa do pagamento, o site acusa que a tarifa não foi recolhida.
O motorista que perder o prazo ainda pode realizar a inspeção. Porém, está sujeito a uma multa de R$ 550, se flagrado pela fiscalização, segundo a Secretaria de Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Para fazer a inspeção, o proprietário do veículo precisa agendá-la pelo site da Controlar, após cadastro e escolha do local e da data, ou pelo telefone 0/xx/11/3545-6868.
O agendamento para a inspeção obrigatória para os veículos com finais de placa oito começa no próximo dia 1º de julho. A marcação da vistoria dos veículos de placas quatro, cinco, seis e sete começou em abril, maio e junho.
Inspeção
Cerca de 2,5 milhões de veículos, entre a diesel, motos e carros, devem passar por inspeção obrigatória em 2009 --o equivalente a quase 40% do total da frota, estimada em 6,3 milhões de veículos.
De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente serão inspecionados 317 mil veículos a diesel --inspecionados anualmente--; as cerca de 770 mil motos registradas na cidade; e mais de 1,5 milhão de carros fabricados a partir de 2003.
As inspeções podem ser agendadas para seis locais em São Paulo: nos centros localizados na avenida Engenheiro Billings, 2.100, em Jaguaré (zona oeste), na avenida Condessa Elisabeth de Robiano, 1.822, no Parque São Jorge (zona leste), na rua Francisco Bautista, 163 (na altura do km 12 da Via Anchieta, na zona sul), na Barra Funda, na rua Gustav Willi Borghoff, na avenida Aricanduva, 8.095, Cidade Líder, e na rua Cembira, 422, e rua Sabbado D'Angelo, 1.300. Ao todo, serão 16 pontos até o fim do ano.
Caso o veículo não seja aprovado na inspeção, o proprietário tem 30 dias para regularizar a situação do veículo em qualquer oficina mecânica que realize o serviço. O motorista que não se submeter à inspeção dentro do prazo estipulado, que é de 90 dias antes da data limite do licenciamento no Detran, não terá direito à restituição da taxa.
Fonte: Folha de São Paulo

sábado, 20 de junho de 2009

Cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito em Santa Catarina

Cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito em Santa Catarina
Colisões foram registradas entre a tarde de sexta-feira e a madrugada deste sábado
Cinco pessoas já morreram em acidentes de trânsito em Santa Catarina desde a tarde de sexta-feira. O acidente mais grave aconteceu em Mafra, no Planalto Norte.
A colisão frontal entre um Ômega com placas de Blumenau e um Corsa com placas de Ponta Grossa (PR) provocou a morte de Luiz Lima de Godoy, 52 anos, e Olavo Meinerz Filho, 25 anos.Luiz era passageiro do Ômega, e Olavo, motorista do Corsa. Dois ocupantes do Ômega sofreram lesões graves, e outros dois, lesões leves.
O acidente aconteceu às 13h20min de sexta-feira, no km 194,9 da BR-280. Em Itajaí, no Litoral Norte, uma colisão envolvendo uma motocicleta Honda CG 125 e um caminhão Scania, ambos com placas do município, provocou a morte do motociclista, que tinha 18 anos. O nome da vítima não foi informado pela Polícia Militar.
O acidente aconteceu na Avenida Mário Uriarte, no bairro Cordeiros, por volta de 19h50min.
O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal. Pouco depois, em Imbituba, no Sul do Estado, o aposentado Valdir Martins, 65 anos, morreu ao ser atropelado por uma carreta, com placas de Nova Prata (RS), no km 277 da BR-101, às 20h30min.
No início da madrugada deste sábado, um acidente provocou uma morte na Rua Amazonas, no bairro Garcia, em Blumenau. Giovani Rodrigues, 29 anos, conduzia uma motocicleta com placa de Blumenau e se envolveu em uma colisão com um Gol, também com placas do município. Giovani morreu no local. O corpo ficou aos cuidados do Instituto Geral de Perícias.
DIARIO.COM.BR
Fonte: Jornal Zero Hora, 20/06/09

sexta-feira, 19 de junho de 2009

'Lei Seca' reduz mortes e internações por acidentes de trânsito, diz ministério

'Lei Seca' reduz mortes e internações por acidentes de trânsito, diz ministério
Volume de hospitalizados diminuiu em 24.545 casos, mostra levantamento.Número de óbitos registrou queda de 796 ocorrências.
Passado o primeiro ano de implementação da “Lei Seca” no país, o número de mortes e internações provocadas pelo trânsito teve uma redução média de 23% nas capitais brasileiras. Levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (17) revela que o volume de hospitalizados por acidentes nas estradas diminuiu em 24.545, saindo de 105.904, no segundo semestre de 2007, para 81.359, no segundo semestre de 2008.
Já o número de mortos desceu de 3.519 para 2.723 nesse mesmo período pesquisado – redução de 796 óbitos. Quando avaliadas as internações entre o primeiro e o segundo semestre de 2008, houve redução de 3.325 internações por acidentes de trânsito, uma queda de 4%. Já o número de óbitos diminuiu em 459 casos (queda de 14%).
“A redução do número de óbitos e internações em consequência provocadas pelo trânsito mostra que a lei vem protegendo a vida. Medidas legislativas como o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei ‘Seca’ têm sido muito importantes para a prevenção dos acidentes de transporte terrestre, com consequente diminuição da morbimortalidade por essas causas”, avalia a coordenadora da área de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta.
Para chegar aos resultados do impacto da “Lei Seca” nas internações e mortes associadas ao trânsito, o Ministério da Saúde usou como base os dados dos sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e de Internações Hospitalares (SIH), além do Inquérito Nacional de Fatores de Risco e Proteção para Doenças e Agravos não Transmissíveis (Vigitel). Essas são as fontes que vêm sendo utilizadas pela pasta para o monitoramento dos impactos da “Lei Seca” nos atendimentos do SUS e na ocorrência de óbitos no Brasil.
Nas capitais
A análise levou em consideração apenas as informações das capitais brasileiras. As cidades que registraram reduções tanto de internações quanto de óbitos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Recife. Porém, capitais como Belo Horizonte, Belém e Teresina registram aumento.
O álcool é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de internações e mortes no trânsito. Estudos apontam que entre 30 a 50% das vítimas consumiram álcool antes do acidente.
De acordo com dados preliminares de 2007, ocorreram 36.465 óbitos por esta causa no Brasil. Desse total, 29.903 (82%) eram homens, 6.546 (18%) eram mulheres. A faixa etária de 15 a 59 anos concentra mais de 83,1% dos óbitos em homens e 67,2% em mulheres.
Multa e perda da carteira
Motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue, estão sujeitos à multa de R$ 957, 00, perda da carteira de motorista por um ano e ainda à apreensão do carro. Além disto, medida acima de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue é considerado crime e pode levar à prisão.
Fonte: g1

Legislação mais rigorosa

LEI SECA
Legislação mais rigorosa
A legislação que completa um ano amanhã é dura com os motoristas que misturam álcool e volante. Antes dela, o Código de Trânsito Brasileiro tolerava no bafômetro a presença de até 0,30 miligrama de álcool por litro (mg/l) de ar expelido dos pulmões, o equivalente a 0,6 grama de álcool por litro de sangue. Atualmente, a tolerância é três vezes menor.
A partir de 0,10 mg/l, o motorista é multado em R$ 957,70 e corre o risco de perder o direito de dirigir por um ano. A partir de 0,30 mg/l, o condutor sofre as mesmas sanções, mas está sujeito, também, à prisão em flagrante, com direito a fiança.
Posteriormente, ele poderá responder ainda a processo criminal com pena prevista de seis meses a três anos de detenção. Em vez da suspensão do direito de dirigir por 12 meses, como é atualmente, a lei anterior previa suspensão entre quatro e 12 meses para os casos de embriaguez. Normalmente, o Detran aplicava a pena mínima, de quatro meses.
Fonte: Jornal Zero Hora, 19/06/09

Só 98 motoristas deixaram de dirigir

LEI SECA
Só 98 motoristas deixaram de dirigir
No Estado, 684 infratores perderam o direito de conduzir veículos, mas permanecem nas ruas

Dos 5,5 mil motoristas gaúchos reprovados no bafômetro desde a implantação da Lei Seca, apenas 1,75% está efetivamente fora do volante. Em um ano, 98 condutores que tiveram a carteira suspensa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) devolveram o documento em uma autoescola, dando início ao prazo de um ano longe da direção.
No Estado, outros 684 motoristas estão impedidos de dirigir por embriaguez, mas continuam circulando por ruas e estradas.O Detran atribui o baixo índice de motoristas fora de circulação ao amplo direito de defesa.
Cada motorista flagrado embriagado pode recorrer três vezes da infração e mais três vezes do processo de suspensão.
Do momento da autuação até a conclusão do procedimento administrativo de perda da carteira, o condutor poderá ficar pelo menos 18 meses ao volante. Desde o início da Lei Seca, 2.264 processos foram abertos no Estado.Esse é o caso de um morador de Uruguaiana, de 38 anos. Ao desviar de um cachorro e bater com uma moto em uma cesta de lixo, em 20 de junho de 2008, ele foi o segundo gaúcho flagrado embriagado sob a nova legislação.
O teste do bafômetro da Brigada Militar apontou que ele tinha 0,73 mg/l – índice duas vezes superior ao necessário para ser preso.Em um ano, lei reduziu mortes em estradas federaisPara ser liberado da prisão, pagou fiança de R$ 1,5 mil.
Posteriormente, apresentou recurso da multa, que ainda não foi julgado. Por outro lado, o processo criminal já está em andamento.
O juiz Cássio Benvenutti de Castro, da 2ª Vara Criminal de Uruguaiana, determinou ao morador, em abril, o cumprimento de serviços comunitários por dois anos em uma escola de Uruguaiana.Em um ano, a Lei Seca resultou em menos mortes nas rodovias federais, em comparação com os 12 meses anteriores. No Rio Grande do Sul, a queda foi de 8,83%. No país, a queda foi menos expressiva, de 1,7%.
Fonte: Jornal Zero Hora, 19/06/09

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mulher morre em acidente na Avenida Padre Cacique, na Capital

Mulher morre em acidente na Avenida Padre Cacique , na Capital
Trecho da via foi interrompido para veículos de passeio durante parte da manhã
Uma mulher morreu às 5h10min desta terça-feira ao bater o Celta que dirigia contra um poste na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre.
O carro ficou completamente destruído. A via foi interrompida para veículos de passeio no sentido bairro-Centro. Somente táxis-lotação e ônibus podiam passar. Os demais veículos eram desviados para a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
A mulher foi identificada como Cristina Miranda de Albuquerque, 33 anos. Perto das 8h, o congestionamento na área atingia outras vias próximas, como as avenidas Icaraí e Pinheiro Borba. A via foi liberada antes das 8h30min, mas no horário o trânsito continuava lento no local.
Fonte: Jornal Zero Hora

Dados defasados reforçam Lei Seca

Dados defasados reforçam Lei Seca
Prestes a completar um ano, a Lei Seca ganha, mesmo que por meio de um levantamento desatualizado do Ministério da Saúde, argumentos para se manter mais viva do que nunca.Dados coletados dos hospitais das capitais, entre elas Porto Alegre, revelam que o número de internações por acidentes de trânsito caiu, comparando-se o segundo semestre de 2008 com o mesmo período de 2007.A Lei Seca entrou em vigor em 20 de junho.
Os dados coletados pelo ministério referem-se a 2007 e 2008, não contanto ainda resultados deste ano. Ao todo, foram menos 24.545 hospitalizações, uma queda de 23% nos atendimentos financiados pelo SUS.
O número de mortos caiu em 17 capitais. Nas demais, houve aumento, com exceção de Porto Alegre, onde o mesmo número de pessoas morreram nos segundos semestres de 2007 e 2008.– Temos convicção de que foi a Lei Seca o fator que reduziu as internações e mortes.
Havia uma tendência natural de queda, mas a nova regra mudou completamente esse movimento, acentuando-o – afirma Deborah Malta, coordenadora da área de Doenças Não-transmissíveis e Agravos do Ministério da Saúde.
Para chegar aos resultados do impacto da Lei Seca no trânsito, os técnicos usaram como base os dados dos sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e de Internações Hospitalares (SIH), além do Inquérito Nacional de Fatores de Risco e Proteção para Doenças e Agravos Não-transmissíveis (Vigitel).Essas são as fontes que vêm sendo utilizadas pela pasta para o monitoramento dos impactos da lei nos atendimentos do SUS e na ocorrência de óbitos no Brasil. Para o ministério, devem ser mantidas e potencializadas a fiscalização.
Porto Alegre
Mortalidade por acidente
de trânsito
2007 2008
1° semestre 80 95
2° semestre 76 76
Internações por acidentes
de trânsito
2007 2008
1° semestre 4.029 3.590
2° semestre 3.857 2.370
Fonte Jornal Zero Hora, 18/06/09

Em Aceguá

Em Aceguá, na fronteira com o Uruguai, os moradores do país vizinho costumam comprar botijões de gás. Como o transporte normalmente é feito em motos, o perigo aumenta com casos de imprudência como o desse motociclista que carregava seis botijões.
- Questões sobre as paradas de ônibus da Capital mobilizam leitores da Página 3, e um amigo do Informe Especial pergunta por que elas não têm bancos, já que as pessoas ficam de pé ou então sentando no cordão das calçadas.
Fonte: Jornal Zero Hora

Rotina

No dia em que o Salgado Filho esteve caótico, com voos cancelados, a situação externa não era muito melhor, com carros ocupando locais proibidos na via de acesso.
Fonte: Jornal Zero Hora

Pelas Ruas: eletricista cria boneco João Quebra-molas para protestar contra violência no trânsito

Pelas Ruas: eletricista cria boneco João Quebra-molas para protestar contra violência no trânsito
Maior problema na região do bairro Lageado é a alta velocidade dos veículos
Faz 24 dias que o eletricista Emerson Oliveira Micheli, 36 anos, cumpre a mesma rotina ao chegar a sua oficina mecânica na Estrada Edgar Pires de Castro, na zona sul de Porto Alegre.
A primeira providência, às 8h, é pegar o boneco que batizou de João Quebra-molas e colocá-lo à beira da via. Tendo em vista reduzir a velocidade dos carros que passam por ali, o estratagema funciona.
Os motoristas chegam a frear ao verem o boneco, vestido de azul como um agente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com colete reflexivo e uma velha câmera fotográfica na mão imitando um radar móvel.
— O pessoal até que tá respeitando o boneco — comemora Micheli. A reclamação dos moradores da região, no bairro Lageado, é da alta velocidade dos veículos que passam pela estrada. Micheli relata que alguns automóveis passam a mais de 80 km/h.
A EPTC informou que a velocidade máxima na via é de 60 km/h. O eletricista diz que a presença do João Quebra-molas produz efeito na maneira de dirigir dos condutores. — Ele até tá amenizando um pouco (a velocidade dos carros).
Junto ao personagem há uma placa com fotos de acidentes tiradas por Micheli e um abaixo-assinado pedindo um quebra-molas. Ele conta que faz imagens de todos os atropelamentos e colisões que ocorreram durante seu período de trabalho na oficina. Um desses acidentes deixou o aposentado Tranquilo Pivetta, 92, três meses sem caminhar direito.
— Ninguém viu o carro.
Eu estava no acostamento quando ele veio e não parou. Me pegou nas pernas e nas costas. Quase me descadeirou, e eu fiquei bem desmaiado. Ainda bem que um pessoal me ajudou.
Há nove anos morando na região, Pivetta apoia o protesto do eletricista.
Ele concorda que é necessário instalar um quebra-molas. A EPTC confirma a ocorrência de acidentes na área e informa que reforçará a sinalização na via, cujo grande problema, ressalta, é a alta velocidade dos veículos. A empresa salienta que será estudada a colocação de um radar móvel no local.
Fonte: Jornal Zero Hora, Geral 18/06/2009 10h54min

Imagens mostram caminhão que abandonou galões em rua da Zona Sul

Imagens mostram caminhão que abandonou galões em rua da Zona Sul
Veículo passou em alta velocidade e jogou os produtos químicos. Câmera de prédio flagrou ação; polícia não identificou os responsáveis.
Imagens cedidas pela polícia de São Paulo mostram o momento em que um caminhão em alta velocidade abandonou galões com produtos químicos em uma rua no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, na madrugada de quarta-feira (17). O dono do veículo ainda não foi identificado.
Veja o site do Bom Dia São Paulo No total, 40 galões com graxa, óleo e outros produtos químicos apareceram na via sem que ninguém soubesse de onde eles tinham saído.
Mas as câmeras de segurança de um prédio gravaram a ação. As imagens mostram a queda dos galões de um caminhão em alta velocidade.
Logo depois da queda, o óleo vazou e se espalhou pela calçada. Pouco antes de ser chamada para atender a ocorrência, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), tinha acabado de recolher 75 tambores em uma rua próxima ao local. A suspeita é de que todo esse material tenha sido abandonado pela mesma pessoa nos dois casos.
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 18/06/09 - 07h31 - Atualizado em 18/06/09 - 07h31

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Motorista de carreta morre em Jaguari

Motorista de carreta morre em Jaguari
O motorista de uma carreta bi-trem carregada de óleo vegetal morreu ontem à tarde, depois que o veículo tombou no km 255 da BR-287, por volta das 14h, no trevo de acesso a Jaguari.
Luiz Paulo Altissimo, 48 anos, se deslocava no sentido Santiago-São Vicente do Sul.
Altissimo fazia o transporte de uma carga para a Camera Agroalimentos, dona do veículo, de Santa Rosa.
Morador de Tucunduva, na região noroeste do Estado, o motorista era casado e tinha um filho. Seu enterro deve ocorrer hoje, mas o local e o horário do sepultamento ainda não haviam sido definidos pelos familiares ontem.
Outra vítima
Porto Alegre
Cristina Miranda de Albuquerque, 32 anos, morreu às 5h10min de ontem após bater o Celta que dirigia contra um poste na Avenida Padre Cacique, próximo à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
O veículo, que transitava no sentido bairro-Centro, ficou completamente destruído com o choque. A vítima, moradora do bairro Petrópolis, na Capital, morreu na hora.
A Padre Cacique foi interrompida para veículos de passeio no sentido bairro-Centro. Somente lotações e ônibus eram autorizados a passar. Os demais veículos foram desviados para a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Fonte: Jornal Zero Hora, 17/06/09

19 mortos em duas rodas até maio

19 mortos em duas rodas até maio
Até maio deste ano, acidentes envolvendo motos já deixaram 19 mortos em Porto Alegre.No ano passado, foram 55 vítimas em um total de 4,2 mil acidentes.
Embora representem 10% da frota de automóveis, com cerca de 60 mil veículos, as motocicletas responderam por 28,8% das ocorrências com vítimas fatais em 2008, conforme a direção da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O coordenador da assessoria de Educação para o Trânsito da EPTC, José Nilson Padilha, afirma que dirigir uma moto exige atenção constante à manutenção mecânica do veículo e cuidado redobrado ao guiar nas ruas.
– É fundamental seguir as normas de segurança para evitar acidentes, porque podem ser graves – afirma.
Fonte: Jornal Zero Hora, 17/06/09

Dor acaba com fascínio por motocicletas


Dor acaba com fascínio por motocicletas
Homem que viu irmão morto no asfalto alerta para riscos
Uma tragédia familiar ocorrida no trânsito de Porto Alegre na semana passada, além de comover milhares de gaúchos, serve como um duro alerta para os riscos de conduzir uma moto. Ao bater sua CG 150 contra um poste da Terceira Perimetral, na Zona Norte, Peter Max da Silva Peres levou ao desespero seu irmão mais novo, Roy da Silva Peres, 26 anos, e fez o rapaz interromper a longa e perigosa relação da família com motocicletas – veículos que estiveram envolvidos em 4,2 mil acidentes no ano passado na Capital.
Agentes de trânsito, policiais e o repórter da Rádio Gaúcha Mauro Saraiva Júnior testemunharam o sofrimento de Roy ao chegar à cena do acidente, na madrugada de sexta-feira. Como relatou o jornalista na edição de sábado de ZH – que motivou o envio de dezenas de e-mails de leitores emocionados com a narração –, o familiar não se conteve ao segurar o corpo do irmão mais velho já sem vida.
– Eu te amo, tu não podia fazer isso comigo. Não é justo, volta para mim. Por que tu tá fazendo isso comigo? – dizia, ao mesmo tempo em que beijava o rosto do jovem desfalecido.Naquele momento, quem assistia impotente ao desabafo de Roy não sabia que terminava ali uma história de companheirismo e amizade de dois irmãos que aprenderam a enfrentar juntos as adversidades.
A primeira delas veio ainda na infância, quando o pai deixou a casa. Peter com seis anos, Roy com três, os dois apoiaram tanto um ao outro que passaram até a dormir na mesma cama.Quando cresceram, a afinidade não diminuiu. Mesmo quando o mais velho morava em Gravataí, e o mais novo continuava em Porto Alegre, davam um jeito de se ver quase diariamente. Peter, mais do que um irmão, era a figura paterna que Roy havia perdido.
– A gente jogava bola, fazia churrasco, estava sempre junto – relembra o caçula, duplamente órfão.Ambos refletiam uma paixão familiar por motocicletas – eles já haviam perdido um tio em um acidente sobre duas rodas, e Roy chegou a sofrer uma fratura exposta no tornozelo após cair com uma das 12 motos que teve desde os 13 anos.
Peter, curiosamente, havia trocado o carro por uma motocicleta para se deslocar entre a casa e o trabalho noturno, no Aeroporto Salgado Filho, havia apenas um ano e meio.
Ao voltar para casa na madrugada de sexta, perdeu o controle e bateu contra um poste.– Ele era o mais regrado, não abusava da velocidade, não sabemos como isso pode ter acontecido – lamenta o irmão.
Fonte: Jornal Zero Hora 17/06/09


Atrapalhando os pedestres

Atrapalhando os pedestres
Carcaças de carros velhos e pedaços de veículos enferrujados se espalham por um trecho da Avenida Bernardino Silveira Pastoriza, na Capital. A vizinhança se incomoda porque os carros avançam sobre a via.


Fonte: Jornal Zero Hora

Pelas Ruas: Fundação Thiago Gonzaga promove repintura das "borboletas pela vida"

Pelas Ruas: Fundação Thiago Gonzaga promove repintura das "borboletas pela vida"
Além das borboletas que marcam o local do acidente que provocou a morte de Thiago, outras 50 serão repintadas na cidade
Um grupo de sete voluntários da Fundação Thiago Gonzaga participou de ato simbólico para repintura das primeiras "borboletas pela vida" no asfalto do local onde Thiago de Moraes Gonzaga e seu amigo Rodrigo perderam a vida, na esquina da avenida Cristóvão Colombo com a rua Ramiro Barcellos.
A empresa Signasul refez gratuitamente a pintura das imagens. A fundação e a Signasul vão fazer a repintura de outras 50 borboletas que sumiram com o recapeamento realizado pela prefeitura em algumas vias.
Hoje, em função da chuva, a atividade foi interrompida, pois o material utilizado na repintura não pode ser aplicado quando há umidade no asfalto. Segunda a presidente da Fundação e mãe de Thiago, Diza Gonzaga, a intenção é chamar a atenção dos motoristas para o fato de que "os acidentes ocorrem em lugares aonde menos a gente espera".
— Às vezes as pessoas imaginam que os acidentes ocorrem apenas em estradas esburacadas e curvas perigosas. Quando passam pelas borboletas, se surpreendem. Temos muitos relatos de gente que diz tirar o pé do acelerador quando passa por uma delas — afirma.
mailto:pelasruas@zerohora.com.br
Fonte: Jornal Zero Hora

Prefeito da Serra será indiciado por dirigir embriagado na Capital

Prefeito da Serra será indiciado por dirigir embriagado na Capital
Erivelto Sinval Velho entrou com um veículo na contramão e bateu em um táxi
O prefeito de São José dos Ausentes (Serra), Erivelto Sinval Velho, será indiciado por dirigir embriagado, segundo o delegado Gilberto Montenegro, do Departamento de Crimes de Trânsito. No final da noite de terça-feira, ele se envolveu em um acidente no centro de Porto Alegre. Sinval, conforme relatos de testemunhas, teria entrado com um veículo na contramão na Rua General Portinho. Na esquina com a Rua Riachuelo, bateu em um táxi.
A Brigada Militar foi acionada e o prefeito se negou a fazer o teste de etilômetro, conforme o delegado. No Departamento Médico Legal (DML), também se recusou a fazer o teste clínico, quando uma amostra de urina ou sangue é recolhida para análise, disse Montenegro.
O perito do DML que atendeu o prefeito colocou no laudo que ele apresentava sinais clínicos de embriaguez. — Um inquérito foi aberto.
Ele será indiciado por direção perigosa e embriaguez — afirmou o delegado. Um PM foi ouvido na delegacia e confirmou que o prefeito apresentava sinais de embriaguez. O taxista também será ouvido. O prefeito disse que se manifestaria apenas na Justiça.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Motorista sem carteira mata dois na Capital

Motorista sem carteira mata dois na Capital
Caminhoneiro fugiu do local e se apresentou à tarde à Polícia Civil
Duas pessoas morreram na manhã de ontem, na Capital, vítimas de um acidente envolvendo um caminhão dirigido por um jovem sem carteira de habilitação e que fugiu do local. A colisão entre os veículos ocorreu por volta das 5h na esquina das Ruas Edu Chaves e Dona Margarida, no bairro São João, na zona norte.
A moto bateu na lateral do caminhão. Com a violência do acidente, o condutor da moto, identificado como Laurindo Sudati Jaques, 22 anos, e a caroneira, Sandra Carina Rodrigues, 28 anos, morreram no local.Sem prestar ajuda, o motorista do caminhão fugiu. Um taxista seguiu o caminhoneiro até a Ceasa, no bairro Anchieta.
Avisada, a Brigada Militar vistoriou os armazéns e encontrou o caminhão, mas o condutor já não estava mais no local. O proprietário do veículo disse que o caminhão foi utilizado, sem sua permissão, por um cunhado.Por volta das 17h, o condutor do caminhão se apresentou à polícia. Adriano Copini Carneiro, 24 anos, prestou depoimento e foi liberado.
Segundo o delegado Gilberto Montenegro, o rapaz confirmou o acidente e que não prestou ajuda por estar “apavorado”. Montenegro aponta que o jovem responderá em liberdade por homicídio culposo, omissão de socorro e por dirigir sem habilitação.
Outra vítima
Parobé – Às 23h de domingo, Joime Bernardi, 23 anos, motorista de um Santana, morreu após capotar o carro, na Estrada do Pinhal, no interior do município.
Fonte: Jornal Zero Hora, 16/06/09

Nova tecnologia aumenta eficiência da PRF

Nova tecnologia aumenta eficiência da PRF
Palmtops reduzem o tempo de abordagem e número de multas cresce
Ao furar um sinal vermelho na BR-116, em São Leopoldo, o motorista de uma Kombi presenciou ontem uma nova forma de fiscalização de trânsito.
Para aplicar a multa de R$ 191,54 e sete pontos na habilitação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizou um palmtop (microcomputador portátil), tecnologia que está substituindo os formulários de papel preenchidos a caneta.
Duas pessoas morreram na manhã de ontem, na Capital, vítimas de um acidente envolvendo um caminhão dirigido por um jovem sem carteira de habilitação e que fugiu do local.
Para o seu filho ler
Na tarde de ontem, Zero Hora acompanhou por três horas uma equipe do posto do bairro Scharlau, em São Leopoldo, da BR-116.
No caso da Kombi, foram gastos apenas nove minutos da parada do veículo à impressão da multa. O tempo corresponde à metade do necessário antes da chegada do palmtop.
Saiba como funciona o aparelho
De acordo com o chefe da 1ª Delegacia da PRF, inspetor Alfonso Willembring Júnior, são aplicadas por mês, em média, 1,5 mil multas na área da 1ª Delegacia, sem contar as infrações efetuadas por radares automáticos.
O volume atual é 25% superior ao registrado anteriormente.Sem o aparelho, os policiais tinham de contatar um colega no posto mais próximo, por rádio, para que fosse feita a consulta aos registros do condutor e do veículo.
Atualmente, é feita diretamente no aparelho, às margens da estrada.O software utilizado permite visualizar a foto da carteira de motorista, uma possibilidade a mais para identificar possíveis adulterações.Dos mil aparelhos adquiridos ano passado pela PRF no país, 98 foram destinados ao Rio Grande do Sul.
Na área da 1ª Delegacia da PRF, que abrange a BR-290, no trecho entre Glorinha e Eldorado do Sul, e a BR-116, de Porto Alegre a Dois Irmãos, 70% das multas aplicadas pelos agentes já são registradas em palmtops.
Cada palmtop custou à PRF R$ 4.379, e cada impressora, R$ 2.465.
Fonte: ZERO HORA, 16/06/09

Carreta capota e motorista morre em Jaguari

Carreta capota e motorista morre em Jaguari
Luiz Paulo Altissimo, 48 anos, conduzia o veículo que estava carregado de óleo vegetal
Atualizada às 19h20minBianca Backes bianca.backes@diariosm.com.br
O motorista de uma carreta bi-trem carregada de óleo vegetal morreu na tarde desta terça-feira, depois que o veículo que ele conduzia tombou e capotou no quilômetro 255 da BR-287, por volta das 14h, no trevo de acesso a Jaguari.
Luiz Paulo Altissimo, 48 anos, estava a serviço da empresa para a qual trabalhava. Ele estaria se deslocando na direção Santiago-São Vicente do Sul.
Os bombeiros chegaram a se deslocar até o local, mas a vítima já teria morrido quando os socorristas chegaram.
Até o final desta tarde, as causas do acidente não haviam sido apuradas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Santiago (PRF), o trecho é de curvas e tem um declive. Morador de Tucunduva, na região noroeste do Estado, o motorista era casado e tinha um filho.
Seu enterro deve ocorrer nesta quarta-feira, mas o local e o horário do sepultamento ainda não foram definidos pelos familiares.
Interrompido Após o capotamento, o veículo ficou no acostamento da rodovia e parte da carga teria vazado.
Uma equipe do batalhão ambiental da Brigada Militar de Santiago foi ao local para evitar que o óleo chegasse a um córrego que fica a cerca de um quilômetro da estrada. Apesar de o trânsito estar em meia pista no trecho, não houve engarrafamento.
DIÁRIO DE SANTA MARIA
Fonte: Jornal Zero Hora, 16/06/09

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Governo de SP diz que 'Lei Seca' evitou uma morte por dia no trânsito

Governo de SP diz que 'Lei Seca' evitou uma morte por dia no trânsito
Secretaria contabiliza queda de 6,92% no total de mortos em São Paulo.Apenas no último semestre, 1.343 motoristas foram autuados.
Luciana Bonadio Do G1, em São Paulo
Policiais fazem blitz na Zona Norte de SP durante o carnaval (Foto: Arquivo/Werther Santana/AE )
Um balanço divulgado nesta segunda-feira (15) pelo governo de São Paulo mostra que a 'Lei Seca', durante seu primeiro ano de vigência, evitou praticamente uma morte por dia no trânsito do estado. A nova legislação, que proíbe a ingestão de álcool antes de dirigir, entrou em vigor em 20 de junho de 2008.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, além da redução no total de mortes, 96 pessoas deixaram de ficar feridas todos os dias por causa da lei. Entre julho de 2008 e abril deste ano, foram registradas 3.750 mortes em acidentes de trânsito no estado, 6,92% menos do que as 4.029 entre julho de 2007 a abril de 2008. Em relação aos feridos, o número caiu de 125,7 mil para 96,5 mil nos mesmos períodos.
O governador de São Paulo, José Serra, atribuiu a queda dos números de mortos e feridos ao aumento da fiscalização. Segundo ele, mesmo antes da 'Lei Seca', o estado já havia implantado operações contra os motoristas que dirigiam depois de beber. “Esse nosso trabalho tem como objetivo o que é mais importante para o poder público: a preservação de vidas”, disse Serra durante evento no Palácio dos Bandeirantes.
Capital paulista
Na capital paulista, o balanço constatou uma queda de 6,59% no número de mortes: foram 622 mortos entre julho de 2007 e abril de 2008, enquanto o número caiu para 581 entre julho de 2008 e abril de 2009. Os feridos caíram de 24,6 mil para 21,4 mil no mesmo período. O governo diz que reforçou as blitze com 470 bafômetros comprados pelo estado, em um investimento de R$ 2,7 milhões. Antes, São Paulo possuía 158 aparelhos. “Tem também diminuído muito o número de pessoas que bebem, por causa do controle existente”, disse Serra.
Multas e prisões
O balanço mostra que, nos últimos seis meses, o número de multas e prisões de motoristas que dirigem alcoolizados aumentou. Segundo o governo estadual, foram 892 autuações na capital paulista nos primeiros seis meses da lei contra 1.343 no último semestre. As prisões subiram de 243 para 285 nos mesmos períodos. As abordagens em São Paulo passaram de 33,6 mil para 40,2 mil. Durante evento no Palácio, o governo estadual entregou à Polícia Militar 75 novos veículos (55 carros e 20 motocicletas) para o reforço do policiamento de trânsito na capital paulista.
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 15/06/09 - 15h29 - Atualizado em 15/06/09 - 18h41

Acidentes de trânsito causam 1,27 milhão de mortes por ano no mundo

Acidentes de trânsito causam 1,27 milhão de mortes por ano no mundo
Nova York, 15 jun (EFE).- Os acidentes de trânsito provocam 1,27 milhão de mortes por ano e deixam entre 20 e 50 milhões de feridos, segundo um relatório publicado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que também ressaltou que os países ainda têm um longo caminho pela frente para melhorar a segurança em suas estradas.
A diretora geral da OMS, Margaret Chan, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, apresentaram em Nova York o primeiro estudo sobre a situação da segurança nas estradas, realizado em 178 países, entre março e setembro de 2008.
Os resultados do documento apontaram que as vítimas de acidentes de trânsito são um "grande problema para os sistemas de saúde pública, especialmente, nos casos dos países pobres e de média renda", onde ocorrem 90% das mortes, mas só têm 48% de todos os automóveis do mundo, disse o analista da OMS, Etienne Krug.
Pedestres, ciclistas e motociclistas são os grupos mais vulneráveis e eles correspondem a "quase a metade dos que morrem nas estradas, o que ressalta a necessidade que essas pessoas sejam as que recebam mais atenção nos programas de segurança viária", afirmaram os especialistas da OMS.
Chan disse também que, segundo esses resultados, em muitos países as leis de segurança viária "têm que ser mais globais e seu cumprimento reforçado" pelas autoridades.
"A prevenção é, de longe, a melhor opção", afirmou Chan, que ressaltou que a construção de veículos e estradas mais seguras, a criação de infraestrutura voltada para a proteção de pedestres e ciclistas, a melhora do transporte público e dos comportamentos pessoais ajudará a reduzir os números.
"Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte", indicou Bloomberg.
O documento revela que na Colômbia, Guatemala e Peru, 70% dos acidentes atingem esses grupos vulneráveis, enquanto em outros países da região como a República Dominicana, Honduras e Estados Unidos esse índice é menor, de 25%.
Especialistas da OMS previram, por exemplo, que em 2030 os acidentes nas estradas serão a quinta principal causa de morte no mundo (3,6%), enquanto em 2004 ocupavam o décimo lugar (2,2%).
A velocidade, a falta de segurança nas estradas ou o consumo excessivo de álcool são algus dos fatores de risco que contribuem para esses acidentes, da mesma forma que a não utilização de capacetes, cintos de segurança ou assentos adaptados para crianças.
O documento indicou que menos da metade dos 178 países analisados têm leis que contemplam esses fatores de risco e só 15% dispõe de leis globais sobre o tema.
Apesar de 90% dos países terem leis que regulam o consumo de álcool ao volante, somente 49% estipula que o limite de concentração de álcool no sangue, que não pode superar 0,05 gramas por decilitro.
"Só 57% dos países exigem o uso de cintos de segurança para todos os passageiros de um automóvel, enquanto 90% dos países com ricos é obrigatório o uso de assentos adaptados para as crianças. Somente 20% dos países pobres obrigam seu uso", disseram especialistas.
Outro aspecto abordado no documento é que as perdas econômicas globais geradas por esse tipo de acidentes nos países menos desenvolvidos estão em torno dos US$ 518 bilhões anuais, o que, para os Governos representa um custo de entre 1% e 3% do produto interno bruto e muito mais do que muitos deles recebem em assistência ao desenvolvimento.
Segundo os dados da OMS, 62% dos acidentes mortais em estrada ocorrem em 10 países: Índia, China, EUA, Rússia, Brasil, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito, mas as dez nações que registram mais mortes são China, Índia, Nigéria, EUA, Paquistão, Indonésia, Rússia, Brasil, Egito e Etiópia.
O estudo revelou também que os países com menos acidentes de trânsito são também os mais ricos do mundo, como a Holanda, Suécia e Reino Unido. EFE
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 15/06/09 - 16h34 - Atualizado em 15/06/09 - 16h35

domingo, 14 de junho de 2009

Acidente mata casal de idosos em Panambi

Acidente mata casal de idosos em Panambi
Veículo saiu da pista e capotou
Um casal de idosos morreu em acidente ocorrido no final da tarde de sábado em Panambi, no noroeste do Estado.
Conforme a Brigada Militar, por volta das 18h30min, Jorge Malheiros de Mello, 71 anos, dirigia o Gol em uma estrada vicinal, na localidade de Linha Belizário em direção ao centro da cidade.
O veículo saiu da pista e capotou, provocando a morte do motorista no local. Sua mulher, Tereza Farias de Mello, 68 anos, era passageira do carro. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos.
ZEROHORA.COM
Fonte: Jornal Zero Hora, 14/06/09

sábado, 13 de junho de 2009

Pelas Ruas: carro capota ao lado do Laçador

Pelas Ruas: carro capota ao lado do Laçador
Fiat Uno perdeu o eixo e a roda dianteira direita
Um Fiat Uno capotou ao lado do Laçador, na BR-116, por volta das 6h deste sábado. O carro seguia em direção a Canoas quando saiu da pista e capotou por cerca de 52 metros.
— Eles acabaram puxando demais para a direita e saíram da pista.
O eixo e a roda dianteira direita se soltaram do carro e ele capotou por três vezes — afirmou o policial rodoviário Fernando Martelli.
O veículo ficou completamente danificado. O condutor, Márcio Batista Freitas da Rosa, 20 anos, e a caroneira, Márcia Elisabeth Carvalho, de 33 anos, foram levados pelo Samu para o HPS de Porto Alegre. Ela estava em estado grave na UTI do hospital até a tarde deste sábado. Ele foi liberado pelo estabelecimento às 11h30min.
Fonte: Pelas Ruas, Jornal Zero Hora

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Estradas paulistas terão radar "dedo-duro"; saiba quais os pontos de fiscalização

Estradas paulistas terão radar "dedo-duro"; saiba quais os pontos de fiscalização
JOSÉ ERNESTO CREDENDIOda Folha de S.Paulo
Quatro anos após os primeiros testes com o sistema, a Secretaria dos Transportes de São Paulo decidiu instalar radares com LAP (leitura automática de placas), o chamado "dedo-duro", em 41 pontos de rodovias do Estado.
Além de detectar excesso de velocidade, esses radares indicam se o veículo está licenciado ou se foi roubado.
Veja em quais pontos das rodovias haverá radares
Com a implantação dos radares, o Estado terá um mecanismo eletrônico para retirar das ruas os automóveis sem inspeção pelos órgãos de trânsito.
A lista de novos pontos de radar inclui algumas das principais rodovias do Estado, como sistema Trabalhadores (Ayrton Senna e Carvalho Pinto), Imigrantes, Anchieta, Raposo Tavares, Castello Branco, Marechal Rondon e Bandeirantes.
Também haverá pontos nas estradas que dão acesso a regiões de alto fluxo de turistas, como Rio-Santos, Tamoios (que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte) e Mogi-Bertioga.
O radar com LAP apita quando o veículo apresenta alguma irregularidade, como atraso do IPVA. Pelo rádio, o operador do radar avisa à Polícia Rodoviária, que para e autua o motorista.
Quando foram realizados os testes durante nove dias, em 2005, a Polícia Rodoviária Estadual apontou que 2% dos veículos que passaram pelo radar não estavam licenciados e que 0,04% deles tinham registro da polícia por roubo ou furto.
O sistema acoplado aos radares dá acesso automático aos bancos de dados de diversos órgãos do Estado, como as secretarias da Segurança e da Fazenda, além da Polícia Rodoviária.
O prazo para a entrada em operação dos novos radares ainda não foi fixado, mas a licitação aberta para a contratação do serviço, de R$ 12,8 milhões, estipula que eles devem começar a funcionar dois meses após a assinatura do contrato, o que deve ocorrer neste ano.
Os primeiros contratos serão por 17 meses, mas o período pode ser estendido para até cinco anos.
JOSÉ ERNESTO CREDENDIOda Folha de S.Paulo

terça-feira, 9 de junho de 2009

Casal morre em Santo Cristo

Casal morre em Santo Cristo
Ao voltar de um baile no interior de Santo Cristo, no noroeste do Estado, um casal morreu carbonizado na madrugada de ontem, quando a Brasília em que estava bateu em uma árvore. Paulo Cesar Castanha, 25 anos, e Luciana Vitkoski, 24 anos, não puderam ser salvos antes que as chamas consumissem todo o veículo.
O acidente aconteceu às 2h, no km 13 da rodovia Santo Cristo-Alecrim (RS-540). O motorista perdeu o controle da Brasília, que saiu da pista e se chocou contra a árvore.
Com o impacto, o carro se incendiou.Um motorista que passava pelo local tentou salvar as vítimas, mas o fogo já havia tomado conta do veículo.
Quando os bombeiros de Santa Rosa – a cerca de 30 quilômetros do local do acidente – chegaram, os corpos já estavam carbonizados.
O domingo era para ter sido de festa para as famílias dos jovens. Filha única do agricultor Lino José, a dona de casa Luciana faria 25 anos na quarta-feira. Metalúrgico desempregado, Castanha completaria 26 anos amanhã.
silvana.castro@zerohora.com.brSILVANA DE CASTRO
Pelo Estado
Caxias do Sul
– Cristiano Huff dos Santos, 22 anos, morreu ao cair com sua motocicleta às 17h de ontem, na Rua Luigi Gallicchio, no bairro Fátima.
Erechim – Um acidente, com três motocicletas, matou o policial militar Junior Tiago Wilhelm, 28 anos, no km 1 da rodovia Erechim-Áurea (RS-802).
Ele seguia de Centenário para Erechim no sábado, quando se envolveu na colisão. Socorrido, Wilhelm morreu às 12h de ontem no hospital.
Trindade do Sul – Um acidente entre um carro e uma moto causou a morte de Darlan Antônio Cândido, 21 anos, no km 71 da rodovia Trindade do Sul-Nonoai (RS-324).
São Sebastião do Caí – Uma jovem de 21 anos foi encontrada morta, caída embaixo de uma motocicleta, às 4h de ontem, no interior do município.
Identificada como Aline Cristiane Christ, a jovem foi localizada por um taxista que passava pela Estrada da Venúncia e avistou ao acidente.
No local, os policiais perceberam marcas de freio da moto, uma Titan, com placas de São Sebastião do Caí, mas nenhum indício de outro veículo. Eles acreditam que a jovem tenha perdido o controle da motocicleta e caído sozinha.
Boa Vista das Missões – Ronaldo de Quadros dos Anjos, 31 anos, morreu na madrugada de ontem, na colisão entre a motocicleta Honda que dirigia e um caminhão Scania, no município do norte do Estado. O acidente ocorreu à 1h, no km 6 da rodovia Palmeira das Missões-Boa Vista das Missões (RSC-158).
Uruguaiana – O ciclista Adilson Gomes Pereira, 38 anos, morreu depois de ser atingido por um carro que fugiu. O acidente aconteceu na Avenida Presidente Vargas, às 6h15min de sábado. Uma ambulância socorreu a vítima e, quando se deslocava ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade, foi atingida por um carro. Ainda assim, a ambulância seguiu até o hospital, mas a vítima morreu a caminho.
OUTRAS MORTES
São João da Urtiga
– A colisão frontal entre um Uno e uma F4000 matou o motorista Odimar Capelini, 44 anos. O acidente aconteceu às 15h de ontem no km 115 na rodovia Paim Filho-São Joao da Urtiga (RS-126). A vítima morreu a caminho do hospital.
Guaporé – Um acidente na manhã de ontem matou Luanda Patrícia Redante, 18 anos. Ela era passageira de um Vectra que caiu de um barranco de cerca de 180 metros.
Jaguari – Um homem de 55 anos foi encontrado morto por volta das 21h de sábado na rodovia Santa Maria-São Borja (BR-287), na Região Central. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ele foi atingido por um veículo não identificado.
Panambi – Loirival Almeida Malheiros, 53 anos, morreu na madrugada de sábado após bater a Brasília que dirigia na mureta de uma rótula.
MORTE APÓS QUASE UM MÊS NO HOSPITAL
O paulista Daniel Wendler, 22 anos, morreu após quase um mês de luta pela sobrevivência. Vítima de acidente na rodovia Júlio de Castilhos-Cruz Alta (BR-158), em Júlio de Castilhos, ele estava internado na CTI Neurológica do Hospital de Caridade desde o início de maio.
Morador de Santa Catarina, ele viajava à região central do Rio Grande do Sul em razão de compromissos profissionais – o jovem trabalhava em uma empresa que prestava serviços a uma companhia de telecomunicações.
Daniel dirigia um Gol, que bateu de frente com um caminhão, a cerca de cinco quilômetros do trevo de acesso de Júlio de Castilhos. A morte ocorreu na sexta-feira.
Fonte: Jornal Zero Hora