Translate

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Qual modelo torna viagem mais segura

20 de janeiro de 2009, Jornal Zero Hora

TRÂNSITO

Qual modelo torna a viagem mais segura

Muitos passageiros de ônibus, segundo policiais rodoviários que atuam nas estradas gaúchas, não usam cinto de segurança por acreditarem que o equipamento, dotado de apenas dois pontos de fixação, é ineficaz.
Controversa, a questão também é discutida por pesquisadores da área.Para o especialista em trânsito Eduardo Cortez, o chamado cinto subabdominal está ultrapassado e não oferece tanta segurança quanto o equipamento com três pontos de fixação.
Ainda assim, é melhor do que nada.
– O ideal seria que os ônibus novos já viessem com o novo tipo, que protege muito mais – afirma Cortez.A diferença entre os dois tipos de cinto, segundo o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Osvandré Lech, é que o subabdominal prende apenas a bacia, enquanto que o outro protege o tórax e, consequentemente, a cabeça. Por esse motivo, o de três pontos é considerado mais completo.
Apesar de concordar com isso, o especialista em transportes Mauri Panitz ressalta que não há tanta diferença, pois ambos cumprem sua função ao manter o passageiro preso ao banco. O que importa é usar o cinto. Sempre.

Nenhum comentário: