Translate

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estatística mostra imprudência


Estatística mostra a imprudência

Em 2008, foram aplicadas mais de 1,5 milhão multas no Distrito Federal. De acordo com o Detran, mais de 700 motoristas foram presos só por causa da Lei Seca.

O ano passado terminou com uma marca histórica: a frota de veículos no Distrito Federal ultrapassou a casa de um milhão.
Com tanta gente dirigindo, sem respeitar as leis como deveria, o balanço das infrações no ano passado também impressiona. Em 2008, os pardais e barreiras eletrônicas multaram 1.058.543 de motoristas por excesso de velocidade ou por furar o sinal vermelho.
Agentes do Detran e policiais militares aplicaram 472 mil multas. No total, 117.854 motoristas foram multados por estacionamento irregular.
E 18.917 veículos foram apreendidos por documentação irregular. A Lei Seca, em vigor desde 20 de junho, fez a fiscalização aumentar e as estatísticas também. No total, 2,7 mil motoristas foram autuados porque estavam dirigindo bêbados. Desses, 733 foram presos.
Todos tiveram as carteiras apreendidas. No segundo dia do ano que mal começou, nove motoristas já foram flagrados dirigindo bêbados.
Dessas, cinco foram presos. O fato mais inusitado, que reflete o desrespeito às leis de trânsito e a imprudência, aconteceu na madrugada do dia primeiro. Jovens que estavam embriagados pararam o carro no acostamento e foram tirar fotografias no meio da Ponte JK. A sessão de fotos só foi interrompida com a chegada de agentes do Detran.
“A lei é muito boa, mas nós precisamos de um país com um maior investimento na área de educação, na área de fiscalização, servidores capacitados e comprometidos. É preciso, realmente, de uma mudança de cultura”, afirma o gerente de fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca.

Rafael Monaco / João Raimundo
Fonte: g1-globo.com

Nenhum comentário: