Translate

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Transportes irregulares de crianças em motos são flagrados em MG

Flagrantes foram feitos próximos à escolas de Uberlândia.

Falta de capacete e transporte de duas crianças são algumas infrações.
Augusto Medeiros

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) é claro quando diz respeito às infrações de transporte de crianças em motocicletas que comprometam a segurança delas no veículo. Mas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, alguns motoristas foram flagrados pela reportagem da TV Integração, afiliada Rede Globo, cometendo imprudências como, por exemplo, carregar crianças na garupa e não utilizar o capacete.  
No primeiro flagrante feito pela emissora, um adulto levava duas crianças na garupa da motocicleta e uma delas estava sem o capacete. Em outro flagrante, mesmo com o capacete apropriado, outras duas crianças eram levadas no bagageiro e, no terceiro, a criança dividia o espaço do veículo com mais dois adultos.  

Segundo o comandante de Pelotão de Trânsito, tenente Ronivaldo José Silva, os flagrantes apresentados desrespeitam a legislação vigente. “O condutor de motocicleta que é flagrado transportando uma criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar de sua própria segurança, cabe a ele uma autuação por parte da Polícia Militar e uma multa no valor de R$ 191,54, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, afirmou o tenente.

O uso de equipamento de segurança e capacete específico para o tamanho certo da cabeça da criança é fundamental, visto que se não estiver ajustado devidamente, o aparato perde a eficiência, colocando a vida da criança em risco. O ortopedista Leandro Gomide explicou que as crianças não conseguem se proteger como um adulto. “Elas não têm o sistema nervoso ainda feito totalmente, então durante uma queda ela não tem o mecanismo do reflexo para se proteger, principalmente a cabeça e o abdômen”, disse.

Entre os flagrantes da TV Integração, uma mãe foi vista com os dois filhos na rua, sendo que o do meio estava sem o capacete. Ela foi abordada próxima a uma escola pela reportagem que perguntou sobre a segurança da criança. A mãe respondeu que estava com pressa, mesmo sabendo do perigo que submeteu a filha. “Eu sei que é proibido, mas estou com pressa. Sei que é perigoso, até com o capacete é muito perigoso também. Eu geralmente busco um de cada vez, hoje é porque estou com pressa”, justificou.

A reportagem também fez a mesma intervenção com outro pai que cometia a mesma infração, e este explicou que morava perto da escola e que não tinha o costume de transportar os dois filhos na moto. “Pode acontecer o acidente, mas não é o costume. Moro aqui perto, a 15 metros da escola, e infelizmente vou ter que levar ela assim mesmo”, disse o pai. Mas antes de ir embora, o motociclista mudou de ideia e pediu para que os filhos voltassem a pé para a casa.

Mas além destas irregularidades, ainda há outra que precisa ser pensava. Um motociclista que aparentava carregar uma criança adequadamente foi flagrado avançando o sinal vermelho do semáforo. Ele foi multado sob o valor de R$ 191,54 e somou sete pontos na CNH.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, a fiscalização de trânsito é feita constantemente e a PM intensificou o trabalho de educação nas escolas para orientar os pais a não cometerem esse tipo de infração.
Para ler mais notícias do G1 Triângulo Mineiro, clique em g1.globo.com/triangulo.22/11/2012


 


40 comentários:

Crista disse...

O exemplo tem que vir de casa,só assim os jovens seguirão o que é certo.
Aliados a educação escolar...
Se isso não der certo...terão que aguentar as consequências.
Lisette,querida,obrigada pelo carinho na minha hora tão triste!
Beijão...

Por Amor disse...

Minhas queridas !!! Este é um problema que apesar de ser de fácil solução necessita de vontade política dor governantes...De coragem para por amor a vida destas crianças fazer o n que é certo ao invés de por o dinheiro do povo no bolso...Temos que pressionar os canalhas a cuidar da população infantil deste país afora porque são o futuro !!! E o futuro que cresce sem ver o valor que é e deveria ser atribuído a vida certamente a ELA nenhum valor atribuirá gerando o que hoje chamamos banalização da vida ...Começa por ai um grande beijo e parabéns Pedro Pugliese

Val Cruz disse...

É triste viu! Se fosse andar com uma câmera no carro não iria faltar infrações para registrar. Pior, as desculpas esfarrapadas que os infratores dão.

=> Sem respeito nenhum pela vida!

Abraços.

Leonice disse...

E o exemplo onde fica?..
Infelizmente a maioria dessas crianças ao crescerem farão o mesmo (ignorar as leis de trânsito)

Lisette querida, obrigada pelas palavras carinhosas, pelo niver da minha filha.
Uma semana de muita paz a voce!

brisa48@bol.com.br disse...

MINHA QUERIDA
ESSA SITUAÇÃO ESTA CADA VEZ MAIS PERIGOSA E AS AUTORIDADE E NÃO FAZ NADA PARA MELHORAR.BELA POSTAGEM.
DESEJO QUE ESTA SEMANA SEJA:
ABENÇOADA...
ESTIMULANTE...
FORTALECEDORA...
COM MUITA PAZ...
MUITAS FLORES...
E ALEGRIAS EM SEUS CAMINHOS...
BEIJOS...
TE AGUARDO NO MEU BLOG PARA ME DA UMA ABRAÇO NO MEU ANIVERSÁRIO

ELAINE disse...

Lizete querida! Como está você? Post e alerta muito importante! Infelizmente cada vez mais se vê estes flagrantes por aí....Obrigada pelo carinho e pelo comentário gentil! Um início de semana de paz e alegria!
Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Penélope disse...

Deixo aqui meu carinho e minha admiração por você sempre. Sabe que é uma das pessoas que aprendi a respeitar, na blogosfera, pelo seu trabalho, pela sua atenção e pela sua luta constante.
Eu tiro chapéu para você, todas as vezes, minha amiga!!!!

Flor de Jasmim disse...

Infelizmente não é exemplo para as crianças, mas é o que se vê, desejo que essas crianças consigam ser diferentes, pois serão os nossos homens do futuro.

beijinho e uma flor

lis disse...

Uma triste constatação_ até quando?
o desrespeito é intolerável.

abraços da
lis

Néia Lambert disse...

Uma realidade assustadora, resultado da falta de conscientização, quando será que isso vai mudar?

Beijos

Antônio Lídio Gomes disse...

Parece que não adianta as recomendações.
Os teimosos, e principalmente muitos motoqueiros não ligam nem para a própria vida.
Beijos Lisette.

Lúcia Laborda disse...

Desculpe a demora, mas de vez em quando me ausento um pouco para ficar com meu netinho.
Eu acho um absurdo e falta de responsabilidade... Mas eles fazem porque as Leis desse País nunca são cumpridas...
Belo post! Boa semana! Beijos

Toninho disse...

Lisette tenho visto coisas para benzer com a mão esquerda aqui pelo nordeste.Com o advento das motos, o interior está infestado delas e como não tem uma fiscalização efetiva, o que se vê é de estarrecer.Neste caso não creio em soluções imediatas, só mesmo parceria escola e orgãos de transitos,igreja e policiamento.
A coisa esta feia.
Vamos gritando e denunciando como sempre.
Meu abraço.

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Oi Lisette! Não sabemos mais o que fazer para que nos ouçam!! Cada vez mais aumenta a impunidade e as nossas crianças correm perigos e aprendem com tanto mal exemplo!
Beijos amiga, muito bom!
Mariangela

PS: Fiz a postagem anterior normalmente e não ficou registrada!
Me desculpe!






























Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

















































Não sei o que está acontecendo!
Desculpe novamente!! rsrs









soninha disse...

Como pode ainda ter tantas pessoas sem consciência,colocam em risco a vida de seus filhos...e esse é o exemplo que estão dando hoje para futuro motoristas.

Regina Rozenbaum disse...

Será que há esperança?! Affff...
Beijuuss

O Árabe disse...

Transporte irregular de crianças... em motos?! A quantos perigos submetemos os nossos filhos! Boa semana, Lisette; fica bem.

Shirley Brunelli disse...

Louvável é o seu trabalho de conscientização desse povo que não aprende nunca. Beijo, Lisette!

PERSEVERÂNÇA disse...

Minha menina, que postagem espetacular!!! o seu alerta é neessário nos dias de hoje, parabens!!!
Bj
Nicinha

Vera Lúcia disse...


Olá Lisette,

É mesmo muita irresponsabilidade por parte dos pais colocarem em risco a vida dos filhos, principalmente alegando pressa. Deveriam estar exemplificando e orientando-os quando à necessidade de seguir as instruções de segurança. Um ato leviano pode dar origem a funestas consequências.

Beijo.

Luciana Santa Rita disse...

Lisette,

Tudo bem? Penso que transportar crianças em moto deveria ser um crime com penas altas.

Beijos.

Betty Gaeta disse...

Oi Lisette,
Crianças sendo transportadas de forma inadequada em motos é o que eu mais vejo na Av. aqui perto de casa! É uma avenida sem muito controle pelos orientadores de trânsito então ocorrem todos os tipos de abuso.
Beijos 1000, tenha uma noite maravilhosa.

GOSTO DISTO!

MARILENE disse...

Independente de adoção de todas as exigências legais, tenho como irresponsabilidade levar crianças em motos. As palavras do ortopedista, mencionadas na publicação, o demonstram, claramente. Bjs.

Michelle Louzeiro Nazar disse...

De fato, este é um escândalo dos maiores no trânsito e aqui em São Luís é fato recorrente, infelizmente! Post genial mais uma vez, querida Lisette! Beijos ;-)

. intemporal . disse...

.

.

. a denúncia é vital . é urgente .

.

.

. amanhã . o intemporal faz anos . conto com a Sua presença .

.

. um abraço .

.

.

Anne Lieri disse...

Lisette,infelizmente vemos esse tipo de atitude no Brasil inteiro,em especial na periferia.Todos acham que nada vai acontecer,até que acontece...grande alerta!bjs,

O Profeta disse...

Já não posso dar-te a mão, cheguei tarde
Entre ruinas procuro o sentido, a razão
Já não canto aos deuses, não rezo
Já esqueci o sabor do desprezo, não desprezo

Tracei um círculo de solidão
Ausente do meu nome está o chamamento
Jazem mudas as folhas de silêncio
Errantes brumas ao sabor do vento

Percorri um longo e tortuoso caminho
Moro numa casa da memória no topo da saudade
Prodígios de mil cores espalhei pelo caminho
Pintei almas, mentiras, girassóis e singelas verdades




Boa semana


Doce beijo

pensandoemfamilia disse...

São tantas as infrações e irregularidades, a pessoas não valorizam a vida.
bjs

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Não consigo entender o que há com certos motoristas, amiga!
Parecem não enxergar o perigo.
Lisette, minha linda! Mais um Natal está chegando e o Ano Novo já está próximo também.
Quero destacar que meu ano de 2012 foi mais gostoso, pois você fez parte dele.
Desejo que o seu Natal seja de muita paz, muita saúde e união em família.
Que nossa amizade se fortifique mais ainda em 2013.
Você já participou da
Promoção de Natal de Sônia Silvino's Blogs:
"Como foi o seu melhor Natal"?
Se já participou, agradeço e desejo muito boa sorte!
Para participar, é só contar na postagem do dia 20/11/12 no blog fLaShBaCk.CoM:
http://soniasilvinoflashback.blogspot.com.br
Maiores informações aqui:
http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com.br
Participe! Boa sorte!

Obs.: Em breve, meus blogs entrarão "em férias" e só retornarão em janeiro de 2013. Com exceção, dos agregadores de links:
http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com.br, http://blogsdasoniasilvino2.blogspot.com.br e http://soniasilvino38.blogspot.com.br (The Best Blogs 2) que continuarão online.
MAS A BLOGUEIRA (euzinha) NÃO VAI TIRAR FÉRIAS. VOU CONTINUAR VISITANDO OS AMIGOS E AMIGAS E RETRIBUINDO AS VISITAS RECEBIDAS.
O blog fLaShBaCk.CoM, http://soniasilvinoflashback.blogspot.com.br, ficará aberto até o final da promoção: dia 21 de dezembro de 2012.

Beijocas, muitas!!!
Boas Festas!

BLOGZOOM disse...

Amiga, vim lhe deixar um beijo e desejar um otimo final de semana.

PAZ esteja com todos.

Vivian disse...

Bom dia,Lisette!

Infelizmente vejo isso por aqui,em gravataí,também...principalmente nos bairros.Que coisa!
Beijos,querida!!!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Passando para deixar um beijinho e desejar um bom fim de semana.

Sonhadora

lenalima disse...

MUITO TRISTE TUDO ISSO!
UMA BOA SEMANA!
BJSSS

persiana fechada disse...

Olá. beijos e uma boa semana. com o frio e no tempo bom, o que é preciso é andar com cuidado, por causa dos acidentes. Acho que deveria de se gastar mais dinheiro em publicidade, porque a que existe não chega. Ao ler o jornal de hoje, dois estudantes com menos de 24 anos, perderam a vida num acidente trágico. Muitas vezes o alcóol ajuda, o que é uma pena

graciete filipe disse...

Olá minha querida Lisete, eu vejo sempre o domingo espetacular e vejo como vai esse tão lindo Brasil.
Enfim a vida que temos na terra é mais usada com o livre-arbitru do que com o destino, enfim passando para deixar os meus beijinhos de luz às duas mãe e filha, que Deus sempre a deixe do sitio onde se encontra tomar conta da mãe. beijinhos querida e tudo de bom em sua vida.

Maria Alice Cerqueira disse...

Amiga hoje eu vim lhe oferecer dois selinhos, um de 700 seguidores e o outro de Natal.
http://www.mariaalicecerqueira.com/
Obrigada pelo carinho
Tenha uma linda tarde junto com o desejo de Feliz Natal.
Abraço muito amigo
Maria Alice

Magia da Inês disse...

✿✿°•.

Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil
¸.✿°°•.¸.¸•°♡⊱╮╮

Elisa T. Campos disse...

Na semana passada vi uma cena assim. A criança estava sem capacete.

Bjs.