Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Como evitar acidentes em cruzamentos.


 Nas vias urbanas, a maioria dos acidentes ocorre em cruzamentos, assim como em entradas e saídas de veículos. De acordo com dados dos Detrans estaduais, dos acidentes de trânsito ocorridos nas grandes cidades, em média, 35%, foram relativos à colisão transversal (em cruzamentos). A maioria dos cruzamentos com alto índice de acidentes tem algumas características em comum: locais de grande fluxo, com sinalização e semáforos, alguns com a presença da fiscalização eletrônica, poucos com tempo exclusivo para pedestres.
O Código de Trânsito Brasileiro é bem claro quando se trata de prevenção de acidentes em cruzamentos, quando diz em seu artigo 44 que “ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência  especiall, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência”. “O aumento da fiscalização, a eliminação das áreas de conflito nas vias e a educação são mudanças que tendem a diminuir os acidentes e, principalmente, as mortes”, explica Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal.
Outro item importante, segundo a especialista, é a sinalização. “A sinalização vertical e horizontal sempre deve existir nos cruzamentos e o motorista deve estar atento às placas, pois elas regulamentam os trechos”, afirma. Segundo os dados dos Departamentos Estaduais de Trânsito, boa parte dos acidentes ocorre em vias sinalizadas, inclusive com semáforos. “Muitos acidentes poderiam ser evitados se os motoristas obedecessem a sinalização de trânsito, porém, se analisarmos as infrações mais cometidas nas grandes cidade, o avanço de sinal vermelho destaca-se entre elas”, diz Sizilo.
Quando aproximar-se de um cruzamento, é importante redobrar a atenção e sempre respeitar à preferência das vias. Se não houver sinalização, a preferência é de quem se aproxima pela direita. “Além disso, quem estiver circulando por rodovias e em rotatórias também tem a preferência. Porém mesmo tendo a preferência, é necessário aproximar-se do cruzamento com cuidado”,  completa Sizilo.
Cruzamentos com via férrea exigem parada obrigatória. “Colisões com trens são gravíssimas e muito mais frequentes do que se pode supor”, diz Sizilo. É preciso estar atento com os procedimentos de conversão, principalmente à esquerda. Lembrar-se também de dar preferência a pedestres e veículos não motorizados. “Uma regra importante e que pode evitar acidentes é não ultrapassar nos cruzamentos ou em suas proximidades”, conclui Sizilo.
 Fonte: Portal do Trânsito.

23 comentários:

ONG ALERTA disse...

Todo cuidado e atenção fazem a diferença!

Ivone disse...

Bom dia! Bom post, tudo o que se pode informar sobre segurança e preservação da vida!
Linda amiga, abraços!

Por Amor disse...

Minhas queridas...Está escrito na Lei mas Além do grande numero de novos motoristas e da falta de educação de muitos outros a preferencial não é respeitada ...isto é uma das minhas maiores fontes de aborrecimento hoje em SALVADOR ....O Baiano é muito desobediente ... egoísta...e mal educado ...no transito por isso aqui é um inferno para se dirigir...Ninguém respeita ninguém ...E os órgãos municipais a anos que não funcionam ...Alias Salvador com o ultimo prefeito que levou 8 anos no poder foi dizimado....Nem o Salvador quer salvar ...É a maior vergonha o grau de destruição que este cidadão fez a nossa capital ...E hoje covardemente se esconde do povo...O ministério público deveria investiga-lo de fio a pavio... É uma vergonha !!! Um beijo...Pedro Pugliese

Clau disse...

'(...)mesmo tendo a preferência,é necessário aproximar-se do cruzamento com cuidado.'
Seria muito bom se isso fosse colocado em prática...
Abraços.

Celina disse...

TENS RAZÃO MINHA QUERIDA, SE TODOS TIVESSEM MAIS ATENÇÃO EVITARIA TANTOS ACIDENTES QUE SE VÊ POR AI CEIFANDO VIDAS. UMA SEMANA BEM LEGAL PARA VC COM SAÚDE E PAZ. CELINA

Flor de Jasmim disse...

Querida a falta de atenção dos tanto dos condutores como dos peões provocam muitos acidentes, mas a falta de respeito também.
tem uma boa semana minha querida

beijinho e uma flor

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Educação e atenção, sem esse dueto a tendência ecada vez mais sombria.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Anne Lieri disse...

Lisette,aqui em Sampa tem alguns cruzamentos bem perigosos,mesmo nos bairros!Um ótimo alerta!bjs,

Penélope disse...

Amiga querida, deixo aqui meu abraço e um lindo dia para si...

Silenciosamente ouvindo... disse...

Sempre ao serviço dos condutores
e a alertá-los. Eu não conduzo,
porque tive plena consciência
de que não teria a calma suficiente
para andar a conduzir.
Pensei primeiro nos outros.
Beijinho amiga.
Irene Alves

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

É bem verdade, a falta de cuidado e atenção provoca muitos acidentes infelizmente as pessoas não aprendem.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

É preciso
que se ensine
o cuidar da vida,
para que
os frutos
da alegria
da vida,
tenham tempo
de ser colhidos.

Que haja sempre
sonhos por sonhar.

Coqueluxos disse...

Adorei as dicas.... bjokas

Lilá(s) disse...

Sempre bons posts!são tantos os acidentes provocados pela falta de atenção e respeito dos condutores!
Bjs

Marcia Pimentel disse...

Ótimo post!!! Quando atravessamos os cruzamentos temos sempre que estarmos atentos a tudo.

Bjs

http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2012/11/dezembro-para-ler.html

Anónimo disse...

Oi Lisette,

Passando pra te desejar um bom fim de semana, orando pra que acidentes não ceifem mais vidas.

Beijos, querida.

Luzes e Luares

CamilaSB disse...

A atenção e a observação das regras de trânsito é fundamental para evitar acidentes e, também o civismo e a boa educação...
Parabéns e obrigada Lisette, pela partilha :)
Beijinho carinhoso e tenha um lindo FDS

BLOGZOOM disse...

Seria tao bom que os motoristas fossem menos apressados e respeitassem mais a vida, deles e dos outros.

Bjs

soninha disse...

Todo cuidado é pouco,pois falta respeito e educação!

Smareis disse...

O cruzamento é um lugar que mais acidente acontece.Aqui na minha rua tem um cruzamento que por falta de atenção toda semana tem acidente de motos.
Ótima postagem!

Beijos e ótima semana!

Lu Nogfer disse...

Perfeito o seu texto.
Todos sempre repletos de alertas e aprendizados! Parabens!

Tem indicaçoes pra vc no atitude.

Beijos e bom dia!

Toninho disse...

OS cruzamentos já eram um perigo constante e inclusive item de observação nos exames de aprovação de motoristas.Ai veio a onda de assaltos e os imorudentes querem usar este medo para justificarem suas insandices nestes e assim temos horriveis acidentes.As observações colocadas orientam bem como comportar e sair vivo.
Sempre alerta amiga e partilhando dicas por um transito amigavel e vidas preservadas.
Grato sempre.
Um carinhoso abraço amiga.
Bjo.

António Je. Batalha disse...

Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
Deixo a minha benção e muita paz e saúde.