Para se chegar a uma redução significativa nas estatísticas de acidentes, é preciso agir simultaneamente sobre todos os vetores relevantes:
1. Melhorias da rede.
A primeira providência seria, em muitos trechos, a recuperação de condições normais de conservação das rodovias em todos os seus componentes: pista, acostamentos, sinalização, drenagem, taludes, defensas, obras de arte especiais, interseções.
1. Melhorias da rede.
A primeira providência seria, em muitos trechos, a recuperação de condições normais de conservação das rodovias em todos os seus componentes: pista, acostamentos, sinalização, drenagem, taludes, defensas, obras de arte especiais, interseções.
A priorização dos serviços deve ser feita em função da segurança: a realização de uma pista nova permitindo maiores velocidades é um fator de risco se não estiver acompanhada de todas as medidas complementares de segurança necessárias.
Em seguida, vem a eliminação dos pontos críticos concentradores de acidentes, que surgiram em decorrência da evolução das condições de tráfego e do desenvolvimento das regiões atravessadas.
2. Novas rodovias.
Os progressos da segurança rodoviária em outros paises ou em certas regiões do Brasil foram resultado da construção de novas rodovias: auto-estradas ou vias rápidas, de maior capacidade e com características que permitem uma considerável melhoria nas condições de segurança. Essas rodovias têm características geométricas adaptadas a velocidades de até 130 km/hora e aos modernos veículos de carga.
Em seguida, vem a eliminação dos pontos críticos concentradores de acidentes, que surgiram em decorrência da evolução das condições de tráfego e do desenvolvimento das regiões atravessadas.
2. Novas rodovias.
Os progressos da segurança rodoviária em outros paises ou em certas regiões do Brasil foram resultado da construção de novas rodovias: auto-estradas ou vias rápidas, de maior capacidade e com características que permitem uma considerável melhoria nas condições de segurança. Essas rodovias têm características geométricas adaptadas a velocidades de até 130 km/hora e aos modernos veículos de carga.
São cercadas, impossibilitando a presença de pedestres, ciclistas, veículos lentos. Todas as interseções são em desnível e os únicos acessos intermediários, reservados a áreas de serviço, de assistência ou de descanso se fazem através de pistas de aceleração e desaceleração.
Qualquer comparação entre os índices de acidentes entre rodovias brasileiras demonstraria a eficiência daquelas que foram projetadas e mantidas nestes padrões. Nos países onde a rede está mais desenvolvida tecnologicamente, as auto-estradas são geralmente consideradas como cinco vezes mais seguras do que no restante da rede.
3. Comportamento dos usuários.
Fator extremamente importante, presente em quase todos os acidentes, que exige um esforço permanente de educação, controle e repressão. Nesta área, um apoio importante cabe ao Estado, em matéria de regulamentação e de organização. Sem uma mudança radical do comportamento da fiscalização não se resolverá o problema dos acidentes.
4. Condições dos veículos.
Inspeção técnica veicular, com freqüência e de acordo com a categoria do veículo.
5. Regulamentação e controle.
A evolução constante e rápida tanto das condições da segurança como dos atores envolvidos requer uma atualização permanente da regulamentação.
6. Socorros e atendimento médico.
Socorros rápidos e de qualidade aliviam consideravelmente as conseqüências dos acidentes para as vítimas.
Qualquer comparação entre os índices de acidentes entre rodovias brasileiras demonstraria a eficiência daquelas que foram projetadas e mantidas nestes padrões. Nos países onde a rede está mais desenvolvida tecnologicamente, as auto-estradas são geralmente consideradas como cinco vezes mais seguras do que no restante da rede.
3. Comportamento dos usuários.
Fator extremamente importante, presente em quase todos os acidentes, que exige um esforço permanente de educação, controle e repressão. Nesta área, um apoio importante cabe ao Estado, em matéria de regulamentação e de organização. Sem uma mudança radical do comportamento da fiscalização não se resolverá o problema dos acidentes.
4. Condições dos veículos.
Inspeção técnica veicular, com freqüência e de acordo com a categoria do veículo.
5. Regulamentação e controle.
A evolução constante e rápida tanto das condições da segurança como dos atores envolvidos requer uma atualização permanente da regulamentação.
6. Socorros e atendimento médico.
Socorros rápidos e de qualidade aliviam consideravelmente as conseqüências dos acidentes para as vítimas.
Fonte: Por Vias Seguras
35 comentários:
A responsabilidade por melhorias é de todos, soluções existem, só não existem pessoas que coloquem estas soluções em prática, infelizmente as mortes vão continuar.
Querida amiga, para que alguma coisa mude nesse País, todos temos que ter consciência disso. Principalmente os motoristas devem saber que quando vão dirigir, a bebida é o maior vilão.
Amiga como prometido é devido, aqui estou eu para deixar aquele abraço carinhoso em seu coração, e desejar tudo de bom que a vida tenha para te oferecer.
Beijinho de luz e paz
Plano, é preciso não ficar só no plano e sim partir para aação, mas quem está interessado em mudança, responsabilidade e preservação da vida.
Pois é, enquanto os governos pouco fazem, que pelo menos as pessoas façam a sua parte, e nem isto temos.
Beijos
Para o mim o terceiro é quarto items deveria ser a máxima responsabilidade do condutor, pois quantas vezes deixamos carros com mínima condição trafegar, seja devido a estar com avarias e uma condução insegura...
Fique com Deus, menina Lisette.
Um abraço.
Oi, Lisette
Concordo plenamente com relação à educação para o trânsito. Fala-se tanto nela, mas tudo o que foi feito até agora serviu apenas para aumentar os gastos e agora os lucros dos Centros de Formação de Condutores.
A fiscalização deveria ser constante.
Quanto à inspeção nos veículos, isso nos parece tão evidente, que não precisaria de cobranças. Mas, no Brasil, tudo acontece.
Bjs no coração!
Nilce
Tudo o que acontece no trânsito é muito rápido e nunca conseguimos verificar o exato momento de um acontecimento.
Quando somos a vítima, geralmente acordamos de um sono profundo e, nossa mente parece que não registrou nada.
É a concussão cerebral.
Não recordamos de nada, nem do antes e nem do depois.
Só conseguimos chorar e agradecer a Deus pela vida.
Por isso nossa atenção redobrada, ainda é pequena...
A união de todos se faz urgente...
beijos...
Valéria
No meu blog postei uma lista dos meus blogs favoritos, e o seu tá lá...ok?
Bjuxxxx
Seria por demais de bom se estes planos saíssem do papel e virassem realiade.
Bjs
Fui incumbida por seu amigo André, em dar essa triste noticia para a Blogosfera. Hoje o nosso querido Halley transcendeu às 12:45 em POA RS, de parada cardíaca.
O vôo da Gaivota segue desenhando no céu sua despedida,e seu olhar de amor deixado com toda sua essência...
Amigos não tenho palavras e sim um sentimento enorme de perda, adeus Hod.
Obrigada!
Mari Amorim (enviado por Deia)
É verdade, Lisette, precisamos de soluções. Um grande beijo, boa noite ;)
Postagem bastante pertinente minha amiga. Parabéns! Com a palavra, as autoridades (in)competentes.
Beijos e ótima quinta-feira pra ti e para os teus.
Furtado.
Minhas asas batem faceiras quando detectam que tu estás por perto!
Tua participação alimenta a minha alma. Que bom que te encontrei!
Teu trabalho sobre o trânsito é exemplar!
Meu carinho,
teu ANJO
Beijos querida , hoje o dia é triste,,,perdemos o amigo Hod,
Estimada e Importante Amiga:
Sempre na luta pela "guerra" nas estradas do mundo.
Parabéns. Uma perfeita educação que aponta.
Beijinhos amigos ao seu mérito pessoal soberbo.
Com respeito pelo seu "trabalho" ímpar.
Na maior das admirações
pena
Bem-Haja, pela simpatia no meu blogue.
Bem-Haja, extraordinária amiga valiosa.
Amigo é aquele que fica para ajudar enquanto todo o mundo vai embora.
Beijinhos de paz em seu coração
Tomara que saia do papel, e que realmente as pessoas tenham mais consciência que trânsito não é brincadeira...
Bom dia!
Informação sempre!
Beijos.:)
Lizette,
Toamara que saia do papel e que a união aí se faça presente.
Um beijo pra vc
Trágico!
Belo fds
Bjo
=D
Uma boa quinta feira pra ti
Bjs e muita paz
Medidas essenciais. Deveriam ser adotadas para ontem.
Bjks e uma ótima quinta-feira para vc.
http://gostodistonew.blogspot.com/
Querida amiga,é muito lento tudo, que se faz por aqui, é preciso paciencia bota paciencia nisto, como diz o proverbio Deus tarda mais não falta,´´é ELE quw vai te dar alento ao teu coração. Um abraço carinhoso, Celina.
Oiee.....vi a pouco em um site sobre uma propaganda ultra violenta pra combater a combinação nd perfeita de bebida e direção, o link é este>>http://comunicadores.info/2010/08/15/qtv-friends-video-chocante-sobre-bebida-e-direcao/
*Bem se quisermos realmente uma conscientização é preciso se educar para tal.....é preciso rever conceitos.
Será maravilhoso um dia termos manchetes da diminuição da violência e acidentes de transito, da qualidade das nossas estradas e verdadeiras demonstrações de dignidade por existirem tantos motoristas educados....mas um dia chegaremos lá.
Bjss e td de bom pra ti.
É necessario que haja cooperação de todos.
Bjos achocolatados
Lisette, parabéns pelo trabalho.
Precisamos de vozes como você para mudar o mundo!
beijos
Olá amiga, vim te deixar um abraço,
meu carinho e te convidar a buscar
um selinho que tenho pra você lá
no meu blog... Tenha uma linda
noite! Bjsss
Trazendo beijos carinhosos de lindo final de semana pra ti querida.
O Motorista brasileiro é muito mal educado, minha prima quase foi atropelada por um louco que avançou o sinal...
Bjuxxx
""(...) Deveria chamar-te claridade
Pelo modo espontâneo
Franco e aberto
Com que encheste de cor o mundo escuro..."
...(Vinicius de Moraes)"
Beijos perfumados prá voce!! M@ria
É preciso que todos queiram mudar!Mas cada um deve começar já a fazer a sua parte.
Beijos, lindona!
Obrigada amiga
Bjs e bom fim de semana
Aqui em São Paulo (especialmente na Grande São Paulo), algumas rodovias e vias rápidas,estão sendo construídas ou modificadas, seguindo algumas características deste plano. É o caso do Rodoanel Mario Covas, Rodovias Castelo Branco e Anhanguera. Também, é obrigatório na Cidade de São Paulo, a inspeção veicular anual.
Mas, ainda falta muito, principalmente, em consciência e responsabilidade, de governos e cidadãos.
Beijos!
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