Translate

sábado, 26 de outubro de 2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

domingo, 20 de outubro de 2013

Cuidado com a situação das estradas

Fontes: manual da Autoescola Atlântica e Detran-RJ














Cuidado com a situação das estradas

- em caso de problemas na conservação das pistas,
é indicado adequar a velocidade às condições observadas
- recomenda-se atenção a desvios, trechos em meia pista
 ou sem acostamento,
-em vias sem sinalização, atenção redobrada;

- definir o trajeto antecipadamente é uma forma
de evitar conversões bruscas e velocidades abaixo das 
mínimas ao se procurar um endereço,

- em descidas, a indicação é usar o freio rápida e suavemente,
 e manter-se com a marcha engatada (em vez de fazer "banguela").

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Palestra Navegaçáo Guarita

No dia 14 de outubro a Ong teve mais uma oportunidade de palestrar sobre as Armadilhas Existentes no tränsito na empresa Guarita em Porto Alegre. O tránsito mata todo dia e se náo mudarmos nosso comportamento ele se tornará uma guerra diária na vida das pessoas.
A Navegação Guarita, fundada em 1962, dedica-se ao transporte de produtos especiais por hidrovia. Inicialmente trabalhando com combustíveis derivados de petróleo, a empresa expandiu sua atuação para a área de produtos petroquímicos e de cargas unitizadas, que exigem um alto padrão de segurança operacional e qualificação tecnológica.
Devido às características desses produtos, a empresa assume o compromisso de manter-se atualizada tecnologicamente, atendendo aos mais exigentes requisitos de segurança operacional, adotando procedimentos capazes de garantir proteção e segurança aos tripulantes, às cargas, ao meio ambiente e às próprias embarcações.
 
 



terça-feira, 8 de outubro de 2013

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Colisões envolvendo ciclistas representam quase 10% das mortes no trânsito gaúcho nos últimos cinco anos


 02/10/2013 19h12 - Atualizado em 02/10/2013 19h28
site http://gaucha.clicrbs.com.br/

Estudo realizado pelo Detran/RS contabiliza 920 acidentes fatais envolvendo ciclistas em todo o Estado entre 2007 a 2012, cerca de 9% do total de mortes no período. Preocupado em reduzir esse índice, o Detran/RS produziu um material educativo com orientações tanto para quem dirige, quanto para quem pedala. O conteúdo foi desenvolvido em conjunto com ciclistas, que trouxeram para os técnicos da Autarquia os problemas vividos em seu dia a dia. 
O resultado foi um folder com formato de discos articulados. Os dois primeiros discos são direcionados aos ciclistas e os dois últimos aos condutores. A ideia é convidar a pessoa a fazer dois passeios, na carona de uma bicicleta e de um automóvel, se colocando sempre no lugar do outro. 

Além de trazer dicas de segurança os ciclistas, o folder também traz informações para o motorista conviver melhor com eles. Quem dirige deve sempre lembrar que o ciclista tem prioridade no trânsito. Mas quem pedala também pode, com suas ações, melhorar sua segurança e facilitar a vida do motorista, sinalizando com os braços as conversões, por exemplo. 

O material está sendo distribuído por cicloativistas em encontros e também nos Centros de Formação de Condutores (CFC), que também receberam material didático e orientações pedagógicas sobre os ciclistas para as aulas de primeira habilitação e reciclagem de motoristas. 
Ainda segundo o estado do Detran, pelo menos 84% dos acidentes envolvendo ciclistas foram colisões (64% frontais e 20% laterais). O estudo também mostrou que a maioria dos acidentes envolvendo ciclistas acontece nas noites dos fins de semana, e a faixa etária que concentra a maioria das vítimas está entre 40 e 59 anos. 


Com informações da Assessoria de Comunicação DETRAN/RS

Zonas Norte e Sul registram quase 80% das mortes de ciclistas
em Porto Alegre.


O número de mortes de ciclistas em Porto Alegre caiu quase pela metade nos últimos seis anos. Um levantamento feito pela EPTC a pedido da Rádio Gaúcha mostra que em todo ano de 2008 foram nove mortos em acidentes envolvendo ciclistas. Em todo 2012 foram cinco. A ocorrência das mortes se concentra nos extremos da cidade. Dos 42 acidentes fatais envolvendo ciclistas, 33 aconteceram nas zonas norte e sul. O ano de 2013 até agora registra seis acidentes fatais. Todos nos eixos norte e sul. O último deles aconteceu no dia 14 deste mês na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona norte da capital. João Laurentino de Oliveira da Rosa, de 55 anos, morreu ao ser atingido por uma caminhonete. A região onde João morreu é uma das mais violentas para os ciclistas. Para o presidente da Associação de Ciclistas de Porto Alegre, Pablo Weiss, o maior número de ocorrências acontece em função da diferença da necessidade de deslocamento dos eixos mais afastados.
- O que acontece é que nessas regiões (norte e sul) as pessoas usam mais a bicicleta para deslocamento, como uma forma mais rápida e mais barata de chegar a região central. O problema é que nesses locais estão as vias de maior movimento e maior velocidade. O que falta é uma campanha massiva de conscientização dos motoristas para que eles entendam que a bicicleta é um meio de transporte e deve ser respeitada - avalia Pablo
O levantamento também traz o horário de maior morte de ciclistas. Quase um quarto das ocorrências acontece entre 12h e 14h. O período da noite, entre 20h e 22h é o segundo mais violento. No site da Rádio Gaúcha há um mapa que mostra o local e o horário de cada uma das mortes nos últimos anos. 
Esse mapa será atualizado por nossa equipe a partir de hoje. 
 Porto Alegre descumpre lei e deixa de investir mais de R$ 3 milhões em ciclovias
O Plano Diretor Cicloviário sancionado pelo então prefeito
de Porto Alegre José Fogaçaem  2009 determina que 20% dos
 recursos arrecadados em multas de trânsito devem ser investidos
 em ciclovias e ações educativas. Em 2009, 2010, 2011 e 2012 a
lei não foi cumprida. No ano passado foram arrecadados R$ 35
milhões com infrações cometidas por motoristas. 3,5 milhões
foram destinados a vias específicas para bicicletas.
 É 10% do arrecadado, metade do que deveria ter sido aplicado.
 O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari, destaca que
 em 2012 ocorreram alguns problemas.

 02/10/2013 19h12 - Atualizado em 02/10/2013 19h28
 02/10/2013 19h12 - Atualizado em 02/10/2013 19h28


--