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domingo, 28 de julho de 2013

Milhares de brasileiros compraram carros inseguros em 2012


Afirmação do Latin NCAP revela que 450 mil veículos mal avaliados em seus testes foram vendidos na América Latina

Thiago Vinholes | 15/7/2013 16:29
Ford Ka
A segurança veicular passou a ser um assunto mais sério na América Latina desde que o Latin NCAP começou a pôr à prova os veículos à venda nessa região, em 2012. A instituição é o braço latino-americano do Euro NCAP, o mais importante e respeitado órgão de avaliação sobre segurança em automóveis no mundo.
Segundo pesquisa da instituição, a América Latina consumiu em 2012 mais de 450 mil carros que oferecem risco de morte no caso de acidentes, a maior parte no Brasil, maior mercado da região. “Esses carros conquistaram um ou nenhuma estrela nos crash-tests. São na maioria o primeiro veículo de muitas famílias”, explicou Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP, no comunicado.
Na nota que avisa sobre a próxima bateria de testes, cujos resultados serão divulgados dia 24 de julho no México, o Latin NCAP também divulgou que vai aumentar os critérios de avaliação para os carros à venda em países na América Latina a partir deste ano até 2015.
Na classificação do Latin NCAP, os carros que oferecem riscos são modelos como o Chevrolet Celta,Fiat PalioFord KaJAC J3Peugeot 207VW GolRenault Sandero, entre outros. Todos esses carros, com exceção do J3 importado da China, são produzidos no Brasil.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Dia do Motorista terá ações de educação e fiscalização




Abordagens envolvendo pedestres, com a distribuição de folhetos educativos para travessias mais seguras no trânsito, além da presença do radar móvel no corredor de ônibus para coibir excessos de velocidade, marcarão a passagem do Dia do Motorista na Capital, quinta-feira, 25. De janeiro a julho aconteceram 10.639 acidentes no trânsito, grande parte por excesso de velocidade.

As ações dos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acontecerão nas imediações do Hospital Pronto Socorro (HPS), a partir das 8h30min às 10h30min.O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, estará presente na abertura do evento.

As ações dos agentes para um trânsito com menos acidentalidade terão continuidade no final de semana (sábado), com abordagens e palestras para condutores de motos, no Dia do Motociclista. O segmento das motos apresentou 22 vítimas fatais no primeiro semestre deste ano, com 2.241 pessoas feridas em razão do envolvimento nos acidentes.

“O objetivo é fortalecer uma consciência de maior respeito e cordialidade nas relações do trânsito, com menos acidentalidade”, afirma Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC.



Fonte: site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre
23/07/2013 - 10:21:01

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Semestre termina com aumento de mortes no trânsito em Porto Alegre

Foram seis mortes a mais do que no mesmo período do ano passado.

EPTC vai intensificar fiscalização para coibir excesso de velocidade.

O primeiro semestre de 2013 terminou com o aumento no número de mortes no trânsito em Porto Alegre na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apesar da diminuição nos acidentes, foram seis mortes a mais (49 vítimas em 2012 contra 55 em 2013, representando 12,24% de aumento). Com a constatação, para conter os excesso, os locais do Radar Móvel não deverão mais ser divulgados, segundo o presidente da empresa, Vanderlei Cappellari.

A maioria das mortes ocorre devido ao excesso de velocidade. “Infelizmente temos notado um aumento da velocidade em muitas vias, com diversos registros acima de 100 km/h. A partir deste mês vamos intensificar nossas ações de educação para o trânsito e também na fiscalização", garantiu Cappellari.

Os dados representam uma nova realidade no trânsito em Porto Alegre, já que 2012 encerrou com 40 mortes a menos na relação com 2011. Apesar do aumento no número de mortes no trânsito, os acidentes diminuíram 3,61% em relação ao ano passado (10.525 a 10.919); foram menos 10,82% em feridos (3.966 a 4.447); menos 7,04% em atropelamentos (647 a 696); e menos 5,92% em acidentes com motos (2.448 a 2.602). Entre as 55 mortes, 22 envolveram motociclistas e 25 foram por atropelamentos.


Fonte: G1, 02/07/2013 13h26 - Atualizado em 02/07/2013 14h55

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Novo GPS projeta informações no para-brisa do carro


Fabricante do HUD diz que método melhora atenção do motorista.
Aparelho será vendido por US$ 130 nos Estados Unidos.



Um novo modelo de GPS promete colocar as informações como direções, velocidade do veículo, hora e previsão do tempo diretamente no para-brisa do carro, evitando que o motorista tenha que desviar a atenção para a tela do aparelho enquanto dirige.
Criado pela fabricante Garmin, o aparelho, chamado de HUD (heads up display), recebe por meio de conexão sem fio Bluetooth informações da navegação de smartphones ou tablets e projeta as setas para fazer as curvas ou entrar em determinada rua, distância para o endereço de destino, velocidade atual e velocidade limite da via. Ele também alerta para localização de câmeras de velocidade e do trânsito.
Um sistema permite que a iluminação se ajuste conforme a luz ambiente, permitindo visualizar melhor as informações. O HUD começará a ser vendido ainda este trimestre nos Estados Unidos por US$ 130.
GPS HUD apresenta imagens no para-brisa do carro com a intenção de manter a atenção do motorista na estrada e no trânsito (Foto: Divulgação/Garmin)GPS HUD apresenta imagens no para-brisa do carro com a intenção de manter a atenção do motorista na estrada e no trânsito (Foto: Divulgação/Garmin)
Fonte: g1 08/07/2013

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Freios ABS e airbag obrigatórios de fábrica a partir de 2014:

A partir de 2014, todos os carros que saírem das fábricas no Brasil deverão conter esses dois itens de segurança de série. Tire suas dúvidas sobre o assunto. Está cada vez mais próxima a data limite para que todos os veículos no Brasil tenham itens de segurança reforçados de série. Segundo as resoluções 311 e 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de 2009, todos os veículos novos saídos de fábrica a partir de 2014, nacionais e importados, deverão ter freios ABS e airbags frontais.
 Desde 2010, as montadoras vêm se adequando progressivamente à medida, mas, em 2014, 100% da nova frota deverá conter os itens obrigatoriamente.
De acordo com as resoluções do Contran, veículos que transportem passageiros ou cargas, incluindo os reboques, deverão ter os sistemas de segurança. Mas mais importante do que oferecer os itens, é ensinar os motoristas a usá-los.
Mesmo assim, de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), não existe nenhum projeto de conscientização sobre o uso correto dos novos equipamentos. E agora? Mais do que dar dicas de especialistas sobre os novos itens de segurança obrigatórios, o Pense Carros vai responder algumas perguntas que você deve estar se fazendo em casa. Então confere abaixo informações úteis para quem vai usar os equipamentos ou não.
O que o airbag proporciona na prática?
 O airbag é capaz de evitar danos em caso de choques para os ocupantes do veículo, já que ele infla uma bolsa de ar que "ampara" a pessoa no caso de uma batida. Porém um cuidado é essencial, segundo Alessandro Rubio, analista técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária): o uso do cinto de segurança. "No Brasil, o airbag é projetado para o uso com o cinto, que é obrigatório no país. Nos Estados Unidos, por exemplo, o equipamento é diferente, pois o uso do cinto não é uma obrigação", explica.
E o que acontece se o airbag for acionado e o ocupante estiver sem cinto?
 O acionamento do airbag é feito de forma muito rápida para que, no caso de um choque, dê tempo de inflar e suportar o impacto do corpo já quando estiver esvaziando. "A velocidade da bolsa infla a quase 300 km/h, em até 40 milissegundos, dependendo da velocidade do veículo", diz Alessandro.
O uso do cinto é importante para que o impacto com a bolsa aconteça no momento correto, o que evita lesões e sufocamento.
 Existe algum jeito certo de usar o airbag?
 Além do uso com cinto de segurança, é muito importante seguir a legislação que diz que somente podem sentar no banco de frente crianças com mais de 10 anos. Segundo o especialista do Cesvi Brasil, o condutor deve estar a uma distância de aproximadamente 25 cm do volante e o passageiro, a 45 cm, no mínimo. "Outra informação essencial é que o passageiro não ande com os pés no painel, pois assim o dano pode ser ainda pior", diz Alessandro.
 E como funcionam os freios ABS?
A principal função do ABS (Antilock Braking System ou Sistema Antitravamento de Frenagem) é evitar que o carro pare bruscamente. Nos carros sem ABS, o condutor tem que alternar a força com que pisa no freio, se não, o carro em alta velocidade tem as rodas travadas, mas segue derrapando por conta da inércia.
Com ABS o carro mede sozinho a força aplicada nas rodas e a controla. É como se o carro pisasse e soltasse o freio por conta própria. Segundo o especialista do Cesvi Brasil, Alessandro Rubio, o ABS proporciona uma redução da distância de frenagem de até 20% com relação a um carro sem o ABS, dependendo das condições do piso.
 Mas a trepidação do carro quando se pisa no freio assusta e aí a pessoa tira o pé... É exatamente o contrário que tem que ser feito. O certo é pisar fundo numa situação de risco, pois o carro só vai controlar a força enquanto o pedal estiver pressionado. Além disso, a grande vantagem do ABS é a possibilidade de desvio do obstáculo mesmo com o freio pressionado, pois não há perda do controle do veículo. "Nos carros sem ABS, quando o freio é pressionado o carro não obedece às alterações de direção feitas pelo motorista.
Com o ABS isso não ocorre, o que torna o carro mais seguro", explica Alessandro Rubio. Nas concessionárias, os modelos 2014 à venda ainda não tem esses itens. O que devo fazer? Nada. É que a determinação do Contran é só para carros que saírem das lojas em 2014, não para os modelos 2014. E se eu já tenho um carro que não tem os itens, tenho que instalar? E quanto custa a instalação? Não precisa instalar. "Tecnicamente, até é possível fazer a inclusão dos equipamentos num carro em que tenha uma versão com os itens [como opcionais].
Mas economicamente isso é inviável", explica Francisco Oliveira, gerente de pós-venda da Ford Copagra de Porto Alegre. Num carro de R$ 40 mil, por exemplo, colocar airbag e freios ABS pode custar R$ 25 mil. O valor é alto porque inúmeras peças tem que ser trocadas. A melhor opção, nessas condições, é comprar um que já contenha os itens de fábrica.
 Quanto, em média, vai aumentar no custo dos carros com a nova determinação?
Quem vai a uma concessionária hoje já pode comparar o valor de um veículo com freios ABS e airbag e um sem os itens. A lógica para 2014 é a mesma, já que a maioria dos modelos oferece pacotes que incluem esses equipamentos de segurança. "Hoje se tem pacotes com os itens a partir de R$ 3 mil", diz Francisco, mas o valor depende da marca.
É importante frisar que juntamente com esses sistemas estão incluídos mais alguns nos pacotes, como assistência de partida em rampa e controle de tração e estabilidade. Na hora de escolher, o condutor deve avaliar o que mais está incluído no pacote de segurança. Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/