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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Acidentes deixam seis mortos em Santa Catarina

Seis pessoas morreram e outras quatro ficaram gravemente feridas em três acidentes ocorridos em rodovias federais de Santa Catarina ontem. Na Rodovia BR-280, em Jaraguá do Sul, um Monza bateu transversalmente em um Megane, na altura do km 68 da via, por volta da 0h30.
O condutor do Monza, Odair Marcos Ramos, de 33 anos, o passageiro Avelino Cardoso, de 46 anos, e o motorista do Megane, Sidney Bagnolin, de 40 anos, morreram no local. Um outro passageiro do Monza, Valmir Rodrigues Padilha, de 24 anos, ficou gravemente ferido.
Em Gaspar, por volta das 3h15, na altura do km 40, um Voyage capotou, matando o motorista Anderson Antunes da Luz, de 23 anos.
Em outro acidente, um caminhão bateu de frente com um Vectra, na Rodovia BR-282, em Chapecó, por volta das 3h15. O motorista do caminhão, Gilmar Roberto Doerzbacher, de 38 anos, teve lesões leves.
Liziani Moro, de 30 anos, que estava no Vectra, e outro passageiro não identificado, morreram no local. O motorista do veículo, Juliano Rodrigues, de 28 anos, e Eliane Maria Staudt Quadri, de 34 anos, ficaram feridos gravemente.
Fonte: g1, 28/11/2010 12h32 - Atualizado em 28/11/2010 12h32

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Transporte de animais

Transportá-los nos bancos dianteiros, soltos dentro do carro ou até no colo de um passageiro é contra a lei e resulta em infração, com perdas de pontos na carteira e multa. Animais soltos podem pular pela janela, desviar a atenção do motorista e causar um acidente.
Veja abaixo os artigos que regulamentam o transporte de animais
Artigo
235 - Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados
penalidade: multa
infração: grave 5 pontos
Medida adm: Retenção do veículo para transbordo
Artigo
252 - Dirigir o veículo: Inc. II - transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas.
Penalidade:multa
infração: média(4 pontos)
Artigo Penalidade Infração Valor Medida Administrativa
235 - Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados. Multa Grave (5 pontos) R$ 127,69 Retenção do veículo para transbordo
252 - Dirigir o veículo: Inc. II - transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas. Multa Média (4 pontos) R$ 85,13 ---
O mais correto é transportar animais de estimação dentro do veículo, no banco de trás, em uma caixa de transporte ou em uma gaiola, conforme a espécie, sempre com atenção para não prejudicar a visibilidade do motorista.JustificarFonte: http://www.perkons.com/

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SP registra mais de 18 mil acidentes com caminhão em dez meses

Média é de mais de dois acidentes por hora nas estradas paulistas.
Para especialista, é preciso reduzir velocidade máxima em curvas.
De janeiro a outubro deste ano, o estado de São Paulo registrou mais de 18 mil acidentes de trânsito envolvendo caminhões. A média é de mais de dois acidentes por hora nas estradas do estado.
A frequência dos acidente é, segundo especialistas e autoridades, exemplo da imprudência com que muitos caminhoneiros dirigem.
Entre as causas que contribuem para os acidentes estão o excesso de velocidade e as muitas horas ao volante sem descanso. “Às vezes, tem também falta de atenção, mas a sinalização é muito precária”, aponta um caminhoneiro.
Os acidentes acontecem especialmente em trechos considerados perigosos. O risco de um caminhão virar é muito alto nas curvas. Pior ainda se a curva for em uma descida. Nesse caso, dizem os especialistas, a chance de acidente envolvendo um veículo pesado chega a ser três vezes maior do que com um carro.
“Você tem que ter um controle de velocidade, sempre andar em uma média de 80 a 100 km/h, no máximo, porque assim você tem o controle sobre o caminhão. Se você pisar muito, está arriscado a acontecer o pior”, afirma o caminhoneiro José Cláudio da Silva.
Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram o que acontece com um caminhão que faz a curva na mesma velocidade que o carro da frente. A parte de trás levanta, começa a virar e o caminhão tomba. A gravação foi usada nas análises do engenheiro Sérgio Ejzenberg, especialista em transportes.
“Os caminhões são veículos pesados e altos. Portanto, são instáveis. Nas curvas, eles têm tendência a tombar. Nas retas, uma manobra evasiva qualquer, por chicoteamento na traseira, os caminhões podem tombar também”, alerta o engenheiro.
Velocidade reduzida
O especialista diz ainda que, em alguns trechos, o caminhão deve ter a velocidade reduzida à metade da de um carro e que isso deve ficar bem à mostra na rodovia, com placas indicando o limite para cada tipo de veículo.
“Precisa regulamentar a velocidade menor desses veículos, caminhões e ônibus, nos trechos em curva. Isso é fundamental. Também nos trechos em reta, separando, porque são veículos diferentes que têm de ter um tratamento diferente dos automóveis”, explica Sérgio Ejzenberg.
Até outubro deste ano, 651 pessoas morreram em acidentes envolvendo caminhões nas rodovias estaduais de São Paulo.
Fonte: g1, 23/11/2010 09h19 - Atualizado em 23/11/2010 11h35

domingo, 21 de novembro de 2010

Sobe para 13 o número de vítimas do trânsito no final de semana

Atropelamento em Lagoa Vermelha vitimou uma mulher de 27 anos
Subiu para 13 o número de vítimas fatais do trânsito neste final de semana no Estado. Um atropelamento, no início da noite deste domingo vitimou uma mulher de 27 anos.
O acidente ocorreu no km 202 da BR 285, em Lagoa Vermelha, às 20h20min.
A pedestre Rita de Cássia Ferraz Lopes, 27 anos, foi atropelada por um veículo que fugiu do local antes mesmo de ser identificado.
Confira as 12 mortes registradas neste fim de semana
Domingo:
Lagoa Vermelha — A pedestre Rita de Cássia Ferraz Lopes, 27 anos, foi atropelada por um veículo que fugiu do local antes mesmo de ser identificado. O acidente ocorreu no km 202 da BR 285, às 20h20min.
Cruz Alta — A colisão entre um Polo com placas de Palmeira das Missões e um caminhão Ford Cargo causou a morte do motorista do carro, Marcos Varones Monteiro, de 19 anos. O acidente ocorreu 16h10min, no km 206 da BR-158, em Cruz Alta.
Porto Alegre A colisão de um Polo contra uma coluna da Ponte do Guaíba, no limite entre a a Avenida Castelo Branco e a freeway, causou a morte de Agner dos Santos, 35 anos. O acidente ocorreu por volta das 8h30 de domingo e deixou o trânsito lento por mais de duas horas na saída de Porto Alegre.
Sábado:
Júlio de Castilhos — O agricultor Evandro Graciano Martins, 36 anos, morreu na noite de sábado na BR-158, em Júlio de Castilhos, no centro do Estado. Ele dirigia uma motocicleta Honda que trafegava no sentido Júlio de Castilhos-Santa Maria quando colidiu contra um Ford Mondeo. A vítima chegou a ser socorrida e levado para o hospital, mas morreu sem seguida.
São Leopoldo — Um homem identificado como Claudiomiro Barcelos, de 37 anos, morreu depois de ser atropelado no km 242 da BR-116. O veículo que ocasionou o acidente não foi identificado.
Rio Grande — Um Escort e uma motocicleta colidiram frontalmente na Rua Pandia Calógeras, bairro São João, em Rio Grande, por volta das 22h de sábado. O motorista da moto, Almir Biazi Gomes, de 21 anos, chegou a ser atendido pelo Samu, mas morreu a caminho do hospital.
Bagé — Um homem identificado pela Polícia Federal como André Felipe Ribeiro de Matos, de 34 anos, morreu após o Toyota Fielder que dirigia ter saído da pista no km 197 da BR-293, em Bagé.
Caxias do Sul — Adair Ribeiro Jardim morreu no hospital Pompéia em decorrência de acidente de trânsito pela manhã.
Poço das Antas — Silmar Garcia Conceição, de 22 anos, morreu atropelado na Avenida São Pedro por volta de 0h10min. O veículo fugiu sem prestar socorro.
Taquara — Por volta das 5h deste sábado, um Santana bateu contra proteção de uma ponte na RS-020, provocando a morte de Jonas Silva dos Santos, de 19 anos.
Sexta-feira:
Santa Maria — Por volta das 23h50min de sexta-feira, uma jovem de 19 anos morreu em um acidente na BR-158, em Santa Maria, na Região Central. Segundo a PRF, Juliane Santos de Oliveira conduzia uma moto no sentido bairro-centro quando colidiu ou foi atingida por um veículo. O motorista fugiu do local sem prestar socorro. A vítima foi encaminhada ao hospital, mas morreu por volta das 1h de sábado.
Westfália — Por volta das 23h, o motociclista Marco André de Oliveira, de 31 anos, morreu em acidente na Rota do Sol (RSC-453) em Westfália, no Vale do Taquari. Policiais informaram que ele não tinha habilitação.
Caseiros — Acidente no final da tarde provocou a morte de João Antônio Fonseca Gimenez, de 62 anos. Foi no km 225 da BR-285 em Caseiros, na região norte do Estado.
Veja site sobre famílias que perderam
seus jovens em acidentes de trânsito no RS:
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_vidasausentes/index.html
Fonte: ZEROHORA.COM, Geral | 21/11/2010 | 21h54min

Acidente deixa 10 feridos e dois mortos em São Bernardo do Campo

Acidente deixa 10 feridos e dois mortos em São Bernardo do Campo
Ônibus caiu em ribanceira depois de ser atingido por moto, no ABC.
Dois homens que estavam na moto morreram no local.
Um ônibus caiu, na manhã deste sábado (20), em uma ribanceira depois de ser atingido de frente por um moto na rodovia Índio Tibiriçá, em São Bernardo do Campo, no ABC. Os dois homens que estavam na moto morreram no local. Dez pessoas que estavam no ônibus ficam feridas.
Fonte: g1, 20/11/2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Escola de Gravataí usa carro retorcido para conscientizar estudantes sobre riscos do trânsito

Além de expor o carro, a instituição entregou adesivos e fôlderes para os alunos distribuírem
Lívia Meimes livia.meimes@zerohora.com.br
Um carro zero-quilômetro capotado, com lataria retorcida no meio do pátio de um colégio, à primeira vista choca. Mas também serve de alerta.
Assim, o Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (Gensa), de Gravataí, está mobilizando alunos, pais e funcionários da escola para a campanha Paz no Trânsito – Não Corra, Não Mate, Não Morra.
Só este ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito, 29 pessoas morreram em acidentes em Gravataí. Ao todo, a prefeitura contabiliza 611 acidentes em 2010.
— Se não é dessa forma, não sensibiliza. Precisamos resgatar valores que estão se perdendo — reflete a vice-diretora Carmem Lígia Ramos.
Além de expor o carro, a instituição entregou adesivos e fôlderes para os alunos distribuírem. Eles também têm assistido a palestras e discutido o tema. O professor de Geografia Márcio Luiz Monticeli, que ajudou a organizar a ação, explica que a presença do automóvel despertou a curiosidade dos adolescentes, provocando-os.
— Eles queriam saber o que havia acontecido com os passageiros, se haviam morrido, como havia sido o acidente. O carro realmente capotou depois de uma festa, algo que todos nós estamos acostumados, mas felizmente ninguém morreu — relata o professor, que pediu emprestado o Honda Fit a um ferro-velho.
A aluna Andressa Cabral, 13 anos, está vindo à tarde para a escola para dar informações sobre a campanha a outros alunos da escola:
— Eles perguntam muito sobre as pulseirinhas e os folhetos de festa que foram encontrados dentro do veículo, querem saber tudo.
Fonte: ZERO HORA: Geral 18/11/2010 04h45min

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Acidentes nas estradas mineiras no feriado matam 43 pessoas

Foram registrados 674 acidentes, deixando 509 feridos em todo o estado.
PRF e Polícia Militar Rodoviária divulgaram balanço na manhã desta terça.
Ao todo, 43 pessoas morreram em acidentes nas estradas mineiras durante o feriado da Proclamação da República. Trinta e cinco pessoas morreram nas estradas federais que cortam Minas Gerais e oito nas estradas estaduais. Os balanços foram divulgados na manhã desta terça-feira (16). Minas Gerais tem a maior malha viária do país.
Foram registrados 674 acidentes nas rodovias, deixando 509 feridos em todo o estado. Nas rodovias federais que cortam Minas, 250 pessoas ficaram feridas em 434 acidentes Já nas rodovias estaduais foram 259 pessoas feridas em 240 acidentes. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar Rodoviária.
A Polícia Militar Rodoviária informou que, durante as operações realizadas nas rodovias estaduais, 245 motoristas inabilitados foram autuados e 29 pessoas foram presas por embriaguez ao volante.
Fonte: g1, 16/11/2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

TRAGÉDIA EM ARARANGUÁ


Vítimas gaúchas em SC
Ultrapassagem causou acidente com duas mortes em veículo de Canoas
Uma colisão, no final da manhã de ontem, resultou em dois mortos e um motorista gravemente ferido no km 421 da BR-101, em Araranguá (SC). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após bater na lateral de um Santana durante uma ultrapassagem, o motorista de um Honda Accord acertou de frente um Prisma, com placas de Canoas, Região Metropolitana.
Com o choque, morreram Paulo Roberto Treviso, 27 anos, motorista do Prisma, e a passageira Priscila Daschetto, 20 anos. O condutor do Honda, Rafael Ribeiro Viegas, 37 anos, gravemente ferido, foi levado para o Hospital Regional de Araranguá. Os passageiros do Santana saíram ilesos.
Além dos dois gaúchos mortos em Santa Catarina, 19 pessoas morreram no trânsito desde sexta-feira em vias do Estado. A 19ª vítima foi Gilmar José Schafer, 51 anos. Por volta das 20h na Rota do Sol, em Terra de Areia, Schafer, motorista de um Gol, morreu em colisão com dois veículos Ka.
O acidente ocorreu por volta do km 40 da ERS-486.
Vítimas do trânsito
OUTROS ACIDENTES
- Bagé – O motociclista Melquíades Fernando de Lima Filho, 30 anos, morreu ao perder o controle da moto e acertar um poste na Avenida São Judas, na manhã de domingo.
- Novo Hamburgo – Telmo Egídio Treussler, 67 anos, morreu atropelado no sábado, na Rua João Daniel Hillebrand. O motorista fugiu do local.
MORTES NOS FERIADÕES
- Ano-Novo (sexta) – 19 mortes
- Carnaval – 31 mortes
- Páscoa – 16 mortes
- Corpus Christi (quinta) – 35 mortes
- 7 de Setembro (terça) – 26 mortes
- 20 de Setembro (segunda) – 11 mortes
- N. S. Aparecida (terça) – 25 mortes
- Finados (terça) – 28 mortes
- Proclamação da República (segunda) – 19 mortes
Fonte: zero hora, 16/11/2010

sábado, 13 de novembro de 2010

VIDAS AUSENTES

Vidas ausentes
A cada cinco horas, uma família é dilacerada pela notícia da morte brutal em acidentes no trânsito gaúcho. Histórias particulares se condensam em estatísticas, como as 1.405 vidas ceifadas de janeiro a outubro deste ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Do total, 359 não chegaram aos 30 anos de idade – e 259 ficaram entre os 18 e 24 anos. Atordoados diante da lógica invertida, casais que perderam filhos eternizam a última lembrança de seus tesouros: o quarto.
O colorido impregnado no dormitório juvenil contrasta com o caminho acinzentado que os pais passaram a percorrer. As flores, a luz da vela e os adornos típicos de quem, aos 18 anos, ainda tateava no mundo adulto são os itens visíveis do quarto de Alessandra Andreolla Feijó, filha do empresário e vice-governador Paulo Afonso Feijó, 52 anos, e da professora de educação física Lisette, 49 anos.
– Nos primeiros seis meses eu dormia aqui, vez por outra. A sensação é de que, no quarto, estamos mais perto. Era o cantinho dela – conta Lisette.
Luanda Patrícia, filha dos empresários Eliane, 37 anos, e Roque Redante, 43 anos, de Guaporé, também tinha 18 anos quando partiu. O dormitório rosado ficou intacto. Num bloco, Luanda deixou rabiscados 45 desejos que ela calculava alcançar antes dos 35 anos. Cumpriu, pelas suas anotações, apenas três: “dançar em cima de um palco loucamente”, “dormir com a roupa que saiu” e “viajar com as amigas”.
Em Flores da Cunha, a empresária Noeli Agostinetto, 38 anos, mãe de Willian, 19 anos, quis fazer diferente. Logo após a morte do adolescente, tentou se desfazer de tudo, mas já na primeira doação, o coração apertou. Ela e o marido, Cladecir, 44 anos, acabaram vencidos, e as recordações de azul até hoje predominam nos 11 metros quadrados do cômodo incólume.
Ezequiel foi fruto da oitava tentativa de Marta Maria Pretto de engravidar. Quinze anos depois, com a morte do marido, o garoto virou a família de Marta. Mais três anos se passaram e o filho, de 28 anos, se foi, lançado contra a traseira de um caminhão.
– Eu sinto o cheiro dele. Tem vezes que é mais forte. Acho que depende de mim, de como estou – confidencia a mãe.
Quando a garganta da costureira Maria de Lourdes Webber Raupp, 59 anos, engasga, ela solta um berro, para dor da vizinhança. Dia desses, na pequena Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte, gritou de saudade das traquinagens de Gabriel, 22 anos. O som, estridente, ecoou a ponto de despertar solidariedade. Ela recusou e explicou:
– Deixa eu gritar. Preciso aliviar o peito.
Na casa de Odete da Luz, 53 anos, e do marido, Edemar Rossetto, 57 anos, no município de Novo Barreiro, até a extensão do telefone é mantida no quarto de Everton, morto aos 29 anos, cuja despedida paralisou a vida do casal, há nove meses, até na arrumação da casa.
– Ele dizia que a cortina da sala incomodava. Sempre a prendia em um vaso de flores. Foi o que fez pela última vez antes de sair na tarde do acidente. Desde então, não consegui mais soltar a cortina – conta a mãe.
Os jovens tombados nessa guerra urbana deixam planos incompletos.
Mariana ainda cultivava desejos infantis, aos 11 anos, quando partiu, forçando Nara e Clóvis Rodrigues a zelar por ursos de pelúcia, Barbies, roupas e sapatos da menina, intocados desde a ausência da filha única.
As histórias se cruzam e se repetem. Pais e mães carregam consigo objetos de valor inestimável. Noeli usa a corrente e o crucifixo de Willian, e o pai, um anel do garoto. Lisette adotou a gargantilha preta com pingente dourado em forma de coração, mimo de Alessandra. Eliane não desgruda da aliança que Luanda usava no dia da partida.
A dor das famílias amplia a sensação de impotência. Sonham em mudar o cenário dessa guerra que leva para o túmulo jovens que não se alistaram. Nesta e nas próximas páginas, as imagens retratam sete histórias paradas no tempo.
Fonte: ZEROHORA.COM, 14 de novembro de 2010

>Em documentário interativo, veja o desabafo das famílias conduzido por um ensaio fotográfico.

FOTOS DE RICARDO CHAVES TEXTOS DE KAMILA ALMEIDA

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mortes no trânsito gaúcho este ano quase superam as de 2009

Apenas 54 mortes separam o Estado de chegar aos números de mortalidade no ano passado

Cinquenta dias antes do fim do ano, 54 mortes separam o Estado de chegar aos números de mortalidade em 2009 no trânsito gaúcho. No ano passado, foram 1.479 vítimas em estradas estaduais ou federais e em vias dentro de municípios, segundo levantamento do Detran. Até a noite de ontem, 1.425 pessoas haviam morrido no trânsito gaúcho.
Para o comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), coronel Edar Borges Machado, as causas de acidentes são uma combinação de fatores, como embriaguez, ultrapassagens perigosas ou alta velocidade, que resultam em imprudência:
— A polícia é apenas uma parte nesse processo. Vemos que a preocupação dos motoristas é apenas com as multas, o que as faz mudarem o comportamento apenas quando se aproximam da fiscalização. Mas esquecem a preocupação principal, com a vida, quando longe da fiscalização.
Confira os acidentes com morte registrados no RS em 2010:

O psiquiatra forense e psicanalista Paulo Oscar Teitelbaum acredita que o abuso de drogas e álcool e condução de veículos é uma combinação explosiva e fator que contribui para o motorista não medir corretamente os riscos no trânsito. Outro fator, segundo ele, seria a idade. Jovens costumam ser mais imprudentes pela impulsividade, necessidade de afirmação e sensação de que pode lidar com qualquer adversidade, inclusive o risco de vida. No feriadão de Finados, as vítimas foram, em sua maioria, homens de até 30 anos.
Para o engenheiro mecânico Walter Kauffmann Neto, especialista em acidentes de trânsito e consultor técnico da ONG Alerta, o problema do crescimento das estatísticas passa pela forma de como nossas estradas são cuidadas e vigiadas.
— Temos veículos cada vez mais possantes e mais velozes circulando em estradas antigas – diz.

Triste estatística
Mortes no trânsito nos feriados em 2010
- Ano-Novo: 19 mortes
- Carnaval: 31 mortes
- Páscoa: 16 mortes
- Corpus Christi: 36 mortes
- 7 de Setembro: 26 mortes
- 20 de Setembro: 21 mortes
- Nossa Senhora da Aparecida: 26 mortes
- Finados: 28 mortes
Fonte: ZERO HORA, Geral | 12/11/2010 | 05h00min


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Acidentes deixam um morto e três feridos no interior de SP

Chuva pode ter causado batidas em São José do Rio Preto.
Morte ocorreu em colisão entre carro e caminhão.
Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em dois acidentes na BR-153 em São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo. A chuva pode estar entre a causa das batidas.
O motorista de um carro de Goiânia perdeu o controle e bateu de frente no caminhão que seguia no sentido contrário. Três pessoas estavam no carro – o passageiro do banco de trás morreu. Segundo testemunhas, ele estava sem o cinto de segurança.
Perto do local, o motorista de uma carreta perdeu a direção e parou em um barranco. Um caminhão que vinha atrás tentou desviar e bateu em uma árvore. Os dois motoristas ficaram feridos.
Fonte: g1, 10/11/2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Confira algumas dicas para driblar o cansaço ao volante

Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, afirmou que as leis de trânsito não precisam sofrer alterações, mas serem aplicadas com eficiência.
Governo calcula que a cada dia 100 pessoas morrem no trânsito.Dando continuidade à reportagem especial do Fantástico sobre as causas de acidentes de trânsito e as medidas para combatê-las, o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzoto, falou sobre o assunto em um bate-papo com os internautas.
Para ele, as leis de trânsito brasileiras não precisam sofrer alterações, e sim ser aplicadas com eficiência. A impunidade, segundo Rizzotto, é o principal motivo para o problema de educação no trânsito. Ele ressaltou ainda a importância de dirigir bem disposto.
“O Brasil tem legislação de qualidade, inclusive respeitada em todo o mundo. O que precisamos é aplicar a lei com máximo rigor, punindo os infratores. Se você trouxer um suíço para dirigir no Brasil, ele vai ter um comportamento no volante muito diferente do de um motorista brasileiro”, diz ele.
“Depois de certo tempo, entretanto, ele estará fazendo as mesmas bagunças que os brasileiros. Isso porque ele vai começar a sentir que não existe punição. Eu consigo ver isso acontecendo muito claramente em cidades com presença grande de estrangeiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.”
Lei Seca
Rizzotto apontou a lei seca como uma ação punitiva eficaz.
“A lei seca produziu resultados imediatos, não só do ponto de vista do motorista, que deixou de dirigir sob efeito de álcool, mas também devido à presença da blitz, que reduziu outros tipos de infrações”, afirma.
Para o coordenador do SOS Estradas, junto à punição é preciso desde cedo ter um trabalho de conscientização.
“Temos que fazer trabalho de educação principalmente com as crianças, que podem até educar os pais e motoristas adultos com muito mais competência que nós que militamos nessa área. Campanhas educativas também são importantes. Nesse sentido, a publicidade e a mídia têm um papel fundamental.”
“A publicidade atualmente tem muito medo de falar diretamente, medo de chocar. Quando há um acidente de avião, há todo um acompanhamento pela mídia da vida das vítimas, o que não acontece com as vítimas de acidente de carro. É preciso contar as histórias dessas pessoas também, são seres humanos com nome e sobrenome”, diz ele.
Cansaço ao volante
Rizzotto explicou que, na prática, não existem acidentes de trânsito, pois todos eles têm uma causa que se pode prever. Uma delas é o cansaço dos motoristas, que reduz a atenção no volante.
“Não existem acidentes. Acidente seria se caísse um meteoro em cima do seu carro. Segundo nossos estudos, cerca 50% dos acidentes com motorista de caminhão ou ônibus ocorrem com ele sozinho, em virtude do cansaço. Geralmente, saem da pista ou da faixa. Mesmo quando se trata de motoristas de automóvel, 20% dos acidentes apurados no mundo envolvem pessoas cansados, que cochilam no volante ou diminuem sua capacidade de atenção por causa do esgotamento.”
“Existe um projeto de lei de 1996 que procurava estabelecer limite de horas de direção por dia. Infelizmente, esse projeto foi vetado em 2009. Ou seja, se o caminhoneiro autônomo tiver combustível suficiente para rodar durante 24 horas, ele vai poder rodar durante todo esse tempo sem limitação. Se ele for um trabalhador, haverá a legislação trabalhista, entretanto esta não tem sido aplicada com muito rigor”, revela.
Dicas para driblar o cansaço
“A cada duas horas você precisa descansar de 15 a 20 minutos. Se ainda assim você não se sentir disposto, não continue dirigindo. Pare o carro imediatamente e durma lá dentro mesmo”, conclui.
Fonte: g1, 2010

sábado, 6 de novembro de 2010

Vítimas de acidente na ERS-446 serão sepultadas em Bento Gonçalves neste sábado

Jatir Masutti e Cladis André Ferri estavam em carro que despencou de ponte
Os corpos dos empresários Jatir Masutti, 69 anos, e Cladis André Ferri, 55, mortos no acidente no Km 8 da ERS-446, em Carlos Barbosa, na noite de sexta-feira, estão sendo velados nas salas A e B da Capela Cristo Redentor, em Bento Gonçalves. O sepultamento será às 16h30min, no Cemitério Santo Antão, na mesma cidade.
Masutti era o condutor do Fusion que despencou da ponte sobre o Arroio Santa Clara após uma colisão envolvendo 10 veículos (oito carros, um caminhão e um ônibus). Ferri estava na carona. Outras cinco pessoas tiveram ferimentos e três chegaram a ser encaminhados aos hospitais da região.
Masutti era proprietário da empresa Lumibras, localizada na RSC-470, em Garibaldi. Ferri era funcionário da empresa e sócio de Masutti em outro negócio.
Conforme Clair Alberto Ferri, 60 anos, seu irmão costumava ir a Porto Alegre a trabalho nas sextas-feiras.
— Provavelmente eles estavam voltando de lá. Quem vive na estrada está correndo risco. Cladis gostava de ir pescar na praia, em sua casa em Capão da Canoa. Era do Grêmio e gostava muito de ver futebol. É vice-presidente da Sociedade Recreativa Botafogo, do bairro onde mora — conta o irmão.
O dono da Lumibras deixa quatro filhos homens e a mulher. Cladis era pai de duas filhas e deixa também a esposa.
O trânsito na rodovia foi liberado às 5h da manhã de sábado, após quase 10 horas de bloqueio.
Fonte: zero hora, 06/11/2010. PIONEIRO

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Imprudência de motociclistas é a maior causa de acidentes em BH

Em Belo Horizonte, a frota passa de 147 mil veículos.
A cada meia hora, um motociclista dá entrada no HPS.
Acidentes envolvendo motociclistas estão cada vez mais frequentes e graves. Para chegar rápido ao destino, muitos trafegam pela contramão e fazem ultrapassagens proibidas. E o problema não é exclusivo das grandes cidades. Em Cássia, no sul de Minas Gerais, duas mulheres, de 53 e 58 anos, morreram atropeladas por uma moto em alta velocidade. O motociclista segue internado.
A cada meia hora, em Belo Horizonte, um motociclista dá entrada no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS). Atualmente, na capital mineira, a frota de motocicletas passa de 147 mil veículos.
E as imprudências são muitas. Eles circulam em cima da faixa contínua, passam por cima das calçadas e os cruzamentos são outro risco. Segundo a polícia, esses locais são onde acontece a maioria dos acidentes.
Fonte: g1, 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os acidentes diminuem ou não, quem sabe???

23 morrem no feriado nas estradas federais que cortam MG, diz PRF
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 221 pessoas ficaram feridas.
Foram registrados 367 acidentes.
Pelo menos 23 pessoas morreram em acidentes nas estradas federais que cortam Minas durante o feriado de Finados. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda segundo dados da corporação, 221 pessoas ficaram feridas em um total de 367 acidentes.
O número de mortes neste ano é 35% maior que o registrado em 2009, quando morreram 15 pessoas, segundo a PRF. No ano passado a polícia registrou 253 acidentes no mesmo período, com um total de 145 feridos.

Feriadão teve 184 acidentes e 7 mortes nas estradas do RJ, diz PRF
Números foram maiores do que os do ano passado; 64 ficaram feridos.
Feriado prolongado de Finados deste ano teve um dia a mais que em 2009.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou na manhã desta quarta-feira (3) que nos cinco dias de feriadão de Finados foram registrados 184 acidentes nas estradas do estado, com 64 feridos e sete mortos.
O número absoluto, segundo a PRF, é um pouco maior do que o registrado no feriadão do ano passado, quando houve 178 acidentes, com 76 feridos e 6 mortos. Mas, quando comparado o número de dias do feriado – cinco em 2010 contra quatro em 2009 -, os números apontam uma ligeira manutenção, com tendência de queda, ainda de acordo com a PRF.
Além disso, no feriadão deste ano, foram registradas 3.100 multas por excesso de velocidade, contra 2.800 geradas durante o feriado de 2009.


Rodovias de SP registram 34 mortes durante feriado
Trinta e quatro pessoas morreram nas rodovias de São Paulo durante o Feriado de Finados. Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes, foram registrados neste ano 1.248 acidentes e 663 feridos.
De acordo com a secretaria, houve queda no índice de acidentes - índice calculado com base na extensão das rodovias, volume diário médio de veículos e o período de tempo analisado. A queda foi de 11% em comparação com o ano passado. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, caiu de 4,7 para 2,7 de uma operação para outra, uma queda de 42,4%. O índice de feridos também diminuiu de 69,8 para 53,0 no mesmo período, uma redução de 24,2%.
Neste feriado houve maior fiscalização de motoristas alcoolizados, de velocidade e de motocicletas. Foram aplicadas 17.128 multas por diversas infrações de trânsito em todo o Estado. Setenta e três pessoas foram flagradas dirigindo bêbadas e 30,8 kg de drogas foram apreendidos. No total, foram apreendidos 903 veículos, 309 carteiras de habilitação e 2.534 documentos de veículos por irregularidades.
Fonte: g1 - Atualizado em 03/11/2010 07h43

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O seu dia vai chegar!

A vida é mesmo incrível e imperdível! Os opostos e aparentemente contraditórios contêm em si sabedoria e verdade. Afirmo isso pensando justamente em dois ditados que, embora gramaticalmente se anulem, na prática do viver servem para nos mostrar o quanto é imprescindível apreender a cada instante para que, enfim, o grande dia chegue!
Quem procura, acha! e Pare de procurar, e encontrará!
É bem possível que essas duas sugestões já tenham funcionado com você. Mas também é muito provável que você se questione recorrentemente sobre como saber quando continuar procurando e quando parar de procurar?
A questão é que queremos certezas, e é bom partirmos da premissa de que certezas não combinam com vida, sucesso, realização, desejo, felicidade, amor ou qualquer uma dessas essencialidades humanas. Nesses casos, nesses tão extasiantes casos, haveremos de arriscar e apostar toda a imponderável imperfeição de uma alma em evolução, em todos os níveis - porque é o que temos, ou melhor, é o que somos!
Portanto, esteja você em busca de uma nova carreira, de um grande amor, de mais rendimentos financeiros, de um sentido maior para sua existência ou de um outro ritmo para tudo o que já existe, siga o fluxo, feito persistente e sábio rio, que confia e simplesmente se deixa levar até o lugar onde há de se tornar gigante.
Além de tornar o processo muito mais criativo e produtivo, você reconhecerá, a partir de escolhas cada vez mais íntegras e conscientes, que sabe bem menos do que supõe e, ainda assim, está bem mais perto do que acredita, especialmente quando consegue transformar a angústia da espera em conforto: o exercício de viver o que há para ser vivido e só.
E por tão belamente ter me permitido essa constatação – ainda que com medo de não conseguir – afirmo e exclamo: seu dia vai chegar! Mas não pense que de um nada que você faça, nem tampouco de um desespero com que possa vir a fazer. Sobretudo desvendando a direção, dia após dia, com cada um de seus tropeços e com cada arranhão decorrente de suas tão particulares e secretas quedas.
Porque este é o mapa, o indicador do caminho, a seta que lhe conduzirá ao que tanto você deseja, esteja à procura ou à espera, mas sempre, sempre, considerando que cada dia é parte indispensável e intransferível de sua chegada!
E fico torcendo para que você se sinta como eu me sinto – radiante! E que seja, por fim, como tão delicada e encantadoramente escreveu Eça de Queiroz:
(...) sentia um acréscimo de estima por si mesma,
e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante,
onde cada hora tinha o seu encanto diferente,
cada passo conduzia a um êxtase,
e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!
Fonte: Rosana Braga