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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Palestra no Hospital São Lucas da PUCRS

A ong Alerta foi convidada para falar com os funcionários do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre na semana SIPAT, segurança de trabalho sobre segurança no trânsito. A convite de Eliana Corrêa integrante da Ong e funcionária do hospital e Berenice Wandame.
A palestra será foi no Anfiteatro Irmão José Otão - 2º andar do Hospital São Lucas da PUCRS.
Data: 29.09.2010 (setembro) e não 27.10.2010 no horário das 13h30 às 15h00.
Gostaria de agradecer a oportunidade e o carinho dos funcionários em receber a ONG.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Juntamente com as comemorações da pátria e a primavera, setembro também traz algo mais. Temos atualmente, a semana nacional do trânsito. É um tempo de conscientização da população para o trânsito. E a questão é muito importante, visto o número fantástico de acidentes que ocorrem todos os dias, em todas as cidades brasileiras.
A educação deve começar cedo. A impressão que temos é que o indivíduo só começa a se preocupar com as informações sobre trânsito quando está na época de “tirar a carteira de motorista”. Aí, é aquele corre-corre, aulas teóricas, legislação de trânsito, aulas práticas, tudo muito rápido porque precisa da carteira. Aprende-se tudo de uma vez, tudo decorado, coisa que muito rapidamente se esquece.
Realmente, o trânsito faz parte de nossas vidas. Mas, infelizmente, a importância dada a este assunto não parece tão grande. Todos os dias assistimos reportagens na TV sobre acidentes no trânsito. Fala-se que aumenta a cada dia a quantidade de mortos, mas, tudo continua na mesma.
Nós já nos habituamos a ouvir, nos noticiários, sobre os acidentes, mas não conhecemos aquelas pessoas que morreram e então, tudo fica no esquecimento. Dentro de poucos segundos, já não sabemos mais sobre o que o repórter falou.
Pessoas morrem todos os anos, principalmente nos feriados prolongados. A pressa de chegar, a bebida alcoólica ingerida momentos antes de dirigir, a desatenção ao volante, os carros em péssimas condições de uso, estradas esburacadas, enfim, tudo leva a acidentes horríveis, muitas vezes, com crianças sendo vítimas de adultos irresponsáveis. E aí eu pergunto: o que falta? Educação no trânsito? Começar a ensinar sobre trânsito bem cedo?
A sociedade está preocupada com este tema. O aumento do número de veículos nas ruas também é assunto preocupante. Algumas cidades já atingiram um número absurdo de veículos nas ruas. O problema é que muitas cidades não estão preparadas para suportar esta mudança. Este grande número de veículos causa uma desenfreada corrida na formação de novos condutores, o que pode acarretar um número maior de novos motoristas, sem muita experiência, conduzindo veículos pelas ruas.
E, para piorar, esta crise aérea, que fez muita gente deixar os aviões e pegar a estrada de ônibus ou no próprio carro. Seria ótimo se todos, ao tirar seus carros da garagem pensassem em levar mais pessoas, ou seja, levar o amigo, parente, colegas de trabalho, de colégio, enfim, aumentar o número de pessoas nos veículos, diminuindo o número de carros nas ruas, com uma só pessoa. Até o meio ambiente ganha com isso, visto que diminuirá os gases poluentes.
Muito tem se falado na segurança para as crianças, mas hoje em dia, até as calçadas estão representando perigo. Não é raro ouvir nos noticiários: “atropelada criança na calçada” ou “atropelado no acostamento”. É uma verdadeira guerra urbana, onde os carros, para alguns, representam liberdade e status e, de vez em quando, são usados de forma irresponsável, por motoristas bêbados ou com muito sono ao saírem das baladas.
Não basta sinalizar as vias públicas, ou colocar radares nas avenidas, é preciso educar para o trânsito. Os pais, ao saírem de casa com seus filhos no carro, devem agir com responsabilidade, respeitando as leis do trânsito e passando isso aos seus filhos.
Sem dúvida, nosso comportamento influencia as crianças e, todos nós, em dado momento, somos pedestres também e, algum dia, mais cedo ou mais tarde, nossos filhos serão condutores de algum veículo e estarão sujeitos a vários perigos.
Sabemos que o exemplo vindo do adulto vale mais que muitas palavras e as crianças têm facilidade em aprender o que vêem. Portanto, temos que deixá-las ver apenas o que é correto. Nossas atitudes são copiadas pelos nossos filhos, então, não é difícil educar para o trânsito, basta nós mesmos pararmos de infringir as leis.
É necessário por um fim a esses acidentes diários, pois com isso, muitas vezes.
Por: Sonia das Graças Oliveira Silva
Fonte: http://pt.shvoong.com/social

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Acidente mata quatro na Serra

Colisão vitimou três pessoas de uma mesma família que estavam em um Palio e motorista de caminhão, na tarde de sábado.
O sonho de Adílio Goulart, 32 anos, Lorici Fátima dos Santos, 37 anos, moradores de Caxias do Sul, de recomeçar a vida na terra natal – Erechim – foi interrompido na tarde de sábado. Os dois, e a filha deles, Vitória dos Santos Goulart, quatro anos, morreram em um acidente no km 9 da rodovia Guaporé-Bento Gonçalves (ERS-431), em Linha Alcântara, interior de Bento.
O Palio da família colidiu com um caminhão, com placas de Arroio do Meio. Os dois veículos caíram em um barranco. Paulo Laércio Bruxel, 22 anos, motorista do caminhão também morreu.
A família foi sepultada ontem à tarde no cemitério Santa Cruz, em Erechim, no norte do Estado, onde residem os familiares.
De acordo com o comandante do Grupo Rodoviário de Bento Gonçalves, Zidemar Petry de Freitas, o caminhão, carregado com caixas de pintos, seguia no sentido Bento Gonçalves-Guaporé, em um trecho de cerca de quatro quilômetros de forte declive. O caminhão e o Palio colidiram e caíram em um barranco, indo parar num parreiral. Os corpos do caminhoneiro e dos três ocupantes do carro foram arremessados.
A tragédia com os moradores de Caxias ocorreu pouco antes de uma mudança na vida da família. Nascidos em Erechim, Adílio e Lorici trabalhavam vendendo livros na cidade e moravam no bairro Pioneiro há aproximadamente um ano.
Conforme familiares, eles estavam preparando o retorno à região onde nasceram para os próximos dias. Já tinham, inclusive, alugado uma casa onde morariam com os três filhos na cidade de Barão de Cotegipe, município vizinho a Erechim.
Um dos motivos pelo qual a família desejava retornar para o norte do Estado, era o fato de a mãe de Adílio estar fazendo um tratamento cardíaco.
Além da menina de quatro anos que morreu no acidente, o casal ainda tinha um filho de 17 anos e uma filha de 13 anos.
Bento Gonçalves
Outras vítimas
- Garibaldi
– Um acidente envolvendo dois caminhões e um Tempra, na rodovia Bento-Garibaldi (RSC-470), matou o motorista do automóvel Darci Clézio Rodrigues, 37 anos, na tarde de ontem. Além da morte do condutor do carro, duas pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital São Pedro.
- Pelotas – O motociclista Danai Gordilho dos Passos Germano morreu na madrugada de ontem, após ser atingido por uma caminhonete em um cruzamento da Avenida Salgado Filho, no bairro Três Vendas. O motorista do veículo se recusou a fazer teste do bafômetro, segundo a Brigada Militar.
Fonte: zero hora, 27/09/2010

domingo, 26 de setembro de 2010

Acidente deixa três mortos na Washington Luiz no interior de SP

Duas das vítimas fatais tinham 17 anos.
Motorista que teria provocado colisão se negou a fazer teste do bafômetro.
Corsa que transportava as três vítimas fatais ficou destruído.
Um acidente envolvendo três veículos deixou três jovens mortas e um homem gravemente ferido por volta das 5h, deste domingo (26), na rodovia Washington Luiz, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual.
Duas das vítimas fatais tinham 17 anos. Elas estavam em um corsa conduzido por uma jovem de 23 anos.
De acordo com um caminhoneiro que presenciou o acidente, o motorista de um Honda Civic foi fazer uma ultrapassagem em alta velocidade e bateu no corsa. A jovem que o conduzia o corsa perdeu o controle do veículo e colidiu com um outro Honda Civic que trafegava no sentido contrário.
O motorista do carro que foi atingido pelo corsa foi levado para um hospital do município e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Já o motorista que teria provocado o acidente tem 23 anos e não se feriu. Ele vinha de uma rave e apresentava sinais de embriaguez, porém, recusou-se a fazer o teste do bafômetro e o exame de sangue.
Fonte: g1, 26/09/2010 13h57 - Atualizado em 26/09/2010 17h18

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estudante é eletrocutado ao encostar em poste de semáforo no ABC

Jovem de 18 anos morreu nesta quinta em Santo André.
Segundo testemunha, coluna de metal tinha fios desencapados.
Um estudante de 18 anos morreu eletrocutado ao encostar em um poste de um semáforo na noite desta quinta-feira (23) em Santo André, no ABC.
O acidente aconteceu em um cruzamento da Vila Luzita. Os dois semáforos para pedestres têm fios soltos e desencapados.
Murilo Quartarollo estava com um amigo, que contou à polícia que o estudante encostou no poste de sustentação do semáforo ao atravessar a rua.
Chovia no momento do acidente, e a coluna de metal estava molhada. Murilo recebeu uma forte descarga elétrica e caiu. Ele ainda foi socorrido por um motorista, mas morreu no hospital.
Fonte: g1, 24/09/2010 06h40 - Atualizado em 24/09/2010 07h04

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Acidentes em duas rodovias de SP deixam mortos

Na Castello Branco, van bateu na traseira de uma carreta: 8 mortos.
Na Raposo, micro-ônibus colidiu de frente com caminhonete: 5 mortos.
Acidentes em duas rodovias de São Paulo deixaram ao menos 13 mortos e sete feridos na madrugada desta quinta-feira (23).
Uma van bateu na traseira de uma carreta no km 159 da Rodovia Castello Branco, deixando oito passageiros mortos e três feridos graves, informou a concessionária SP Vias nesta quinta-feira (23).
O acidente ocorreu na pista sentido São Paulo, na região do município de Porangaba, a 169 km de São Paulo, por volta de 1h30.
Segundo a concessionária, uma faixa da pista está interditada, mas não há congestionamento na região. Os feridos estão internado na Santa Casa de Tatuí.
Na Raposo Tavares, uma colisão frontal envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete deixou ao menos 5 cinco mortos e quatro feridos - dois em estado grave -, informou a SP Vias, que administr a estrada.
O acidente ocorreu no km 131, pista sentido interior, na região de Capela do Alto, a 130 km da capital paulista, por volta de 3h50.
Equipes dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda estão no local. Segundo a SP Vias, o número de vítimas pode aumentar, pois há outras pessoas envolvidas no acidente ainda não contabilizadas pela concessionária..
Fonte: 23/09/2010 06h23 - Atualizado em 23/09/2010 08h27

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Motoristas novos deveriam ser proibidos de guiar à noite--estudo

LONDRES (Reuters Life!) - Motoristas recém-habilitados deveriam sofrer restrições como a proibição de dirigir à noite para ajudar a reduzir o número crescente de acidentes envolvendo motoristas jovens, afirmaram pesquisadores britânicos na terça-feira.
Um esquema de habilitação gradual (GDL, na sigla em inglês) poderia salvar 200 vidas anualmente e evitar 14 mil fatalidades, poupando à Grã-Bretanha 890 milhões de libras durante o processo, afirmaram pesquisadores da Cardiff University, no País de Gales.
"A maioria das pessoas deste país conhece alguém afetado pela morte ou pela lesão de um jovem motorista", afirmou Sarah Jones, autora do estudo.
"O GDL funciona em outros países e não há motivo para não funcionar aqui."
Embora os acidentes rodoviários estejam em declínio na Grã-Bretanha, os acidentes envolvendo motoristas jovens estão aumentando. Todo dia quatro pessoas morrem ou ficam gravemente feridas em acidentes envolvendo motoristas jovens, afirmou o estudo.
O esquema GDL é desenvolvido para permitir que motoristas recém-habilitados ganhem experiência, com a imposição de algumas condições durante um período que pode durar até dois anos.
Durante esse tempo, os motoristas podem ser proibidos de dirigir à noite ou acompanhados por passageiros da mesma faixa etária. A ingestão de qualquer bebida alcoólica também pode ser proibida.
Esquemas parecidos com esse existem na Austrália, no Canadá e na Nova Zelândia.
O estudo afirmou que o GDL levou a uma redução de 28 por cento nas taxas de acidentes com morte ou lesão grave na Califórnia e a uma redução de 40 por cento nas mortes e lesões de passageiros adolescentes.
Organizações automotivas afirmam que o esquema seria difícil de ser implementado e poderia penalizar os que precisam dirigir à noite.
"A introdução de novas leis destinadas ao público jovem e o não cumprimento delas dariam certamente um sinal errado -- muitos poderiam achar que todas as leis de trânsito podem ser descumpridas", disse à BBC o diretor de segurança rodoviária da AA, Andrew Howard.
Por Mike Holden
Fonte: 21/09/2010 15h50 - Atualizado em 21/09/2010 15h50

domingo, 19 de setembro de 2010

Candidato a deputado dirigia carro em acidente que matou dois no RS

Casal estava em moto que foi atingida em colisão, em Santa Maria.
Ênio Antônio Souza deve se apresentar à polícia, segundo advogado.
Lucas Frasão
O candidato a deputado federal Ênio Antônio Souza (PSDC) dirigia o carro que se chocou com uma moto na noite desta sexta-feira (17), na RSC-287, em Santa Maria (RS). As duas pessoas que estavam na moto morreram depois do acidente, e o candidato não prestou socorro. A mulher que estava no banco do passageiro permaneceu no local.
Motorista perde a direção e atropela dois operários no subúrbio do Rio Motorista supostamente embriagado atropela e mata mulheres em rodovia O carro pertence a Souza e, segundo a polícia, tinha adesivos de campanha do candidato. O delegado Vladimir Urach, que registrou a ocorrência, afirmou que a mulher que estava no carro já foi interrogada.
"Ela disse que só vai se manifestar em juízo", diz ele. O delegado diz que Souza fugiu "para não ser preso em flagrante". Advogado de Souza, Cristiano Urach confirma que o candidato dirigia o carro no momento do acidente e diz que seu cliente não fugiu.
"Ele diz que não está foragido e é a pessoa mais interessada nos esclarecimentos do fato. (Souza) ia se apresentar esta noite à polícia, mas sente muitas dores nas costas e está muito abalado. Por isso, deve se apresentar neste domingo", diz o advogado, que é primo do delegado Vladimir Urach, segundo o policial.
Cristiano conversou com o candidato para ouvir sua versão sobre o acidente. Segundo ele, Souza ia fazer um retorno na estrada momentos antes do choque. "Ele entrou no acostamento, acendeu o pisca-alerta para a esquerda e não viu ninguém.
Quando entrou na pista houve o choque com a moto. Ele estava tonto nesse momento e uma pessoa que passava pelo local o colocou dentro do carro. Ele não quis ir ao hospital e pediu para ser levado até a casa de um amigo", diz Cristiano.
Fonte: g1, 18/09/2010 19h39 - Atualizado em 18/09/2010 19h39

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Meditação

PROCURA a LUZ
Encontra a luz em tudo, o bom em cada ser. A alma calma que sente qual é seu lugar no universo, sabe que cada coisa é somente um pedaço da original, e que tudo tem o sentido e o destino. Quando você indica com o dedo alguém, três indicam-no.
“Toma cuidado de sua língua de e de seus labios de proferirem enganos.” Não prejudiques. Ética é quem tem uma coerência entre o pensar, agir e sentir.. Cuidando com o pre julgar. Sem prejulgar abrimos um canal de luz e começamos a descobrir o segredo da interioridade de todas as coisas.
A HUMILDADE É A CONSCIENCIA DE QUE O UNO É UM E ORIGINAL
Não há nenhum um ser humano igual a outro, conseqüentemente cada um tem um destino original. Comparar é ilusão. Vem do medo, porém a humildade é a força, a maior que podemos encontrar e vem do amor e da fé. O orgulho é uma máscara dos medos e é ignorante.
SHANÁ TOVÁ.......

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Acidente envolvendo carro e micro-ônibus mata 2 na Zona Leste de SP

Colisão aconteceu na Avenida São Miguel.Pistas foram bloqueadas para o trabalho de perícia.
Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente envolvendo um carro e um micro-ônibus na Avenida São Miguel, em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (15).
A via foi parcialmente bloqueada e liberada às 6h45 desta quarta. O local foi periciado por técnicos do Instituto de Criminalística de São Paulo.
Fonte: g1, 15/09/2010 06h35 - Atualizado em 15/09/2010 07h28

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Menina de 3 anos é atropelada por motociclista sem habilitação em SP

Criança brincava na rua quando foi atingida, em Jundiaí.Acidente ocorreu neste sábado; vítima segue internada na UTI.
Uma criança de três anos foi atropelada por um motociclista sem habilitação em Jundiaí, a 58 km de São Paulo, na noite deste sábado (11). O acidente ocorreu em uma estrada municipal, que passa pelo bairro do Varjão. Segundo vizinhos, a vítima brincava na calçada e atravessou a rua. Ao voltar, foi atropelada.
A menina passou por uma cirurgia na cabeça e segue internada em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário da cidade.O motociclista também ficou ferido no acidente e foi encaminhado ao Hospital São Vicente.
Ele disse à polícia que não tem habilitação para dirigir a moto. De acordo com moradores da região, o local é perigoso e a estrada, que é de mão-dupla, foi asfaltada há duas semanas e está sem sinalização e lombadas.
Há três semanas, também em Jundiaí, um bebê de três meses foi atropelado por um motociclista. A mãe empurrava o carrinho que foi atingido pela moto. A menina morreu no hospital dias depois. O motociclista estava sem habilitação e com a documentação vencida. A moto, que estava com os pneus carecas e sem retrovisor, foi apreendida.
Fonte: g1, 13/09/2010 10h25 - Atualizado em 13/09/2010 10h25

sábado, 11 de setembro de 2010

Exemplos de prevenção em outros países

As causas de acidentes são as mesmas em todos os países. Cada tema referente aos acidentes e à prevenção está sendo estudado simultaneamente em vários lugares do mundo. Cada medida já foi experimentada em algum lugar.
Conseqüentemente, é indispensável se informar sobre os resultados das experiências já feitas no exterior para se selecionar medidas eficientes.
Resultado global da prevenção, a nível nacional. Para efeito de determinar um objetivo nacional de prevenção é interessante comparar os resultados de outros paises, por exemplo em termos de vítimas fatais por ano e por milhão de veículos em circulação.
Política de infra-estrutura. Em muitos paises, o progresso da prevenção é devido em grande parte ao desenvolvimento de uma rede de vias rápidas e/ou de auto-estradas muito mais seguras do que as rodovias tradicionais. Não foram criadas somente por razões de segurança, mas contribuíram de modo significativo na redução dos acidentes.
Em muitos casos, essas novas vias foram implementadas por etapas, começando por anéis de contorno das zonas urbanas, posteriormente incorporados em novas rodovias interurbanas.
Outras medidas referentes a infra-estrutura:Interseções do tipo “rotatório”. Adequação das velocidades autorizadas. Defensas metálicas com chapa de proteção para motocicletas
Medidas regulamentares. Redução da taxa máxima de álcool.
Obrigação de uso do cinto, do capacete, dos assentos para crianças. Obrigação de vistoria periódica dos veículos. Regulamentação do tempo de trabalho dos condutores de ônibus e de caminhões.
Veja a seguir um levantamento de estudos internacionais apresentado no Balanço Anual 2006 dos Transportes da Secretaria do Estado de São Paulo.
Estudos internacionais de agentes de redução de acidentes
O Balanço Anual dos Transportes do Estado de São Paulo inclui sempre, além da relação das atividades do ano em referência e dos seus resultados, reflexões e dados sobre temas de segurança do tráfego. Reproduzimos em anexo o capítulo 6.3 do Balanço 2006: “Estudos internacionais de agentes de redução de acidentes”, relatando experiências feitas em outros países:
· Gestão de pontos críticos na Suécia.
· Reduções de velocidade na Alemanha e na Noruega.
· Uso de radares na Inglaterra.
· Campanha de sensibilização, na Bélgica, contra a ingestão de bebidas alcoólicas nas festas para quem deve dirigir na volta para casa.
· Efeito do capacete para motociclistas na Europa.
· Classificação dos automóveis, na Europa, em função do grau de segurança conferido aos ocupantes e aos pedestres.
· Uso do cinto, na Suécia e na Europa.
· Qualidade do atendimento aos acidentados na Inglaterra.
Fonte: Por Vias Seguras

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Chega a 26 o número de mortos no trânsito neste feriado feriado no RS


Número representa o dobro na comparação com o mesmo feriado em 2009
O feriado prolongado de 7 de Setembro foi marcado pela violência no trânsito. Entre o meio-dia de sexta-feira e o meio-dia desta quarta-feira, pelo menos 26 pessoas morreram em acidentes no Estado. É o dobro na comparação com mesmo feriado de 2009.
Na manhã desta quarta-feira foi confirmada a morte da adolescente Letícia dos Santos Fortuna, de 14 anos. Ela estava em um Passat que capotou à noite passada no km 118 da rodovia São João da Urtiga - Sananduva (RS-126).
Além dela, também morreu no acidente o jovem Alessandro Onofre, de 21 anos. Também na manhã de quarta-feira, um acidente na RS-020, em Gravataí, provocou a morte de Bruna Sanches, de 21 anos. Ela estava em um Chevette que colidiu em outros dois carros.
Já na BR-386, em Nova Santa Rita, um homem ainda não identificado morreu atropelado por um caminhão. Às 6h desta quarta-feira, Graziela Arruda, 27 anos, morreu em um acidente no centro de Frederico Westphalen, no norte do Rio Grande do Sul. Segundo a BM, ela estava na carona de um moto que colidiu contra um caminhão.
O piloto da motocicleta foi encaminhado para o hospital com ferimentos leves e encaminhado ainda pela manhã.Neste feriado prolongado, o domingo foi o dia mais violento, com 12 mortes. Em relação ao veículo ocupado pelas vítimas, sete estavam em motocicletas. Dois ciclistas e três pedestres foram atropelados.
O restante das vítimas estava em carros que saíram da pista, colidiram contra outros veículos ou alvos fixos. Das 25 pessoas que perderam a vida, 11 tinham 25 anos ou menos.
Em 2009, o feriado prolongado de 7 de Setembro teve quatro dias. No período, pelo menos 13 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Estado. Confira a lista de ocorrências ao longo do feriado .
Quarta-feira:
Frederico Westphalen - Graziela Arruda, 27 anos, morreu por volta das 6h em um acidente no centro de Frederico Westphalen, no norte do Rio Grande do Sul. Ela estava na carona de um moto que colidiu contra um caminhão.
Gravataí - Chevette se envolveu em acidente com outros dois carros, provocando a morte da passageira Bruna Sanches, de 21 anos. Nova Santa Rita - Homem não identificado morreu atropelado por um caminhão na BR-386.
Terça-feira:
Capivari do Sul - Uma criança de 2 anos morreu atropelada por um carro na altura do km 75 da ERS-040. O relato do condutor do veículo aos policiais rodoviários indica que algumas crianças brincavam às márgens da rodovia, quando uma delas cruzou correndo. O motorista, que voltava da região de Pinhal, alegou que nada pode fazer para desviar.
Sanaduva - Acidente por volta das 22h desta terça-feira na ERS-126, km 118, em Sananduva, no norte do Estado provocou a morte de Alessandro Onofre, 21 anos, que morreu no local, e de Letícia dos Santos Fortuna, 14 anos, que morreu na manhã de quarta-feira no hospital. Eles ocupavam um Passat que saiu da pista.
Segunda-feira:
Novo Hamburgo - Uma colisão entre três veículos no começo da noite de segunda-feira provocou duas mortes na BR-116. As vítimas estavam em uma motocicleta que bateu em uma Ipanema e parou em baixo de um caminhão. Foram identificadas como Leandro Foernges, 35 anos, e Sabrina Lima dos Santos, 17 anos.
Frederico Westphalen - Por volta das 5h da madrugada desta segunda-feira, uma colisão entre um caminhão e uma Fiorino provocou a morte de Vanderlei Narloch Cavalheiro, de 38 anos. O acidente ocorreu na RS-150
Domingo:
Boa Vista do Buricá - Colisão entre dois veículos no final da tarde de domingo na BR-472 entre Três de Maio e Boa Vista do Buricá. Jadir Girlei Joris, de 38 anos, ficou gravemente ferido e acabou morrendo na segunda-feira no Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.
Jacutinga - Uma jovem morreu em acidente no Centro de Jacutinga, região norte do estado, na noite deste domingo. Jordana Tomazin, de 19 anos, estava em uma moto que foi atingida por um Chevette. O condutor ficou ferido e foi hospitalizado.
Taquara - Um ciclista morreu em acidente na RS-239. Nilson Brucker, de 64 anos, atravessou a frente de um Fiat Siena, no quilômetro 51 da rodovia, no final da noite de domingo.
Erval Grande - Um automóvel Gol com placas de Chapecó (SC) atingiu o guard rail da RSC-480, por volta das 20h. Morreu a passageira Terezinha Velasques, de 60 anos.
Canoas - Por volta das 21h30min de domingo, uma Meriva colidiu contra uma Marajó no km 444 da BR-386. Morreram uma criança e um adolescente no local. Na segunda-feira, morreu a terceira vítima do acidente, Bruno Araújo Dutra, de 20 anos, que estava internado no Hospital de Pronto Socorro de Canoas.
Pantano Grande - O ciclista Eroni Andrade Freitas, de 37 anos, morreu ao ser atingido por um veículo no km 220 da BR-290.
Bom Princípio - Motorista de um Fusca perdeu o controle do carro e bateu em uma árvore na no km 23 da RS-122. A vítima foi identificada como Antônio Moacir Corrêa, de 75 anos.
Pinto Bandeira - Pablo Oberdan Antunes de Oliveira, de 20 anos, transitava pela estrada principal da Linha 28, no interior de Pinto Bandeira. O motociclista teria perdido o controle da moto. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Tacchini, mas não resistiu.General Câmara - Dois homens morreram depois que um Vectra saiu da pista e colidiu contra árvores na RS-401 na manhã deste domingo. Morreram Rodrigo Moraes Machado, de 36 anos, e Vagner Corrêa da Silveira, de 30 anos.
Sábado:
Campestre da Serra - Acidente entre um micro-ônibus, uma Parati e um Fiat Dobló na BR-116 provocou a morte de Ledi Eli de Melo, de 70 anos, passageira da Parati. O filho dela, identificado como Joel Lucas de Mello, 31 anos, morreu na terça-feira, no hospital.
Rolante - O motociclista Jonas Eduardo da Silva, 18 anos, morreu por volta das 17h de sábado em um acidente no quilômetro 68 na RS-239. Segundo a Brigada Militar de Rolante, ele teria tentado fazer uma ultrapassagem quando bateu na traseira de um Corsa, caiu e atingiu um Corolla que já estava parado na estrada.
Sexta-feira:
São Pedro do Sul - Um homem de 67 anos foi atropelado na noite desta sexta-feira na BR-287. Adão Garcia Marques, morador de Toropi, ficou gravemente ferido e faleceu na madrugada de sábado no Hospital Universitário de Santa Maria. Guaíba - O motociclista Daniel da Silva Pereira, de 22 anos, foi encontrado morto dentro de um valão no Bairro São Francisco, em Guaíba. Segundo a Brigada Militar, ele teria quebrado o pescoço depois de perder o controle da moto e tombar sobre a via.
Fonte: ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA, Trânsito 08/09/2010 18h15min

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Feriado tem menor número de acidentes em ano em MG, diz PRF

Mortes diminuíram 54% em relação ao mesmo feriado em 2009.PRF diz que 'bom resultado' se deve ao comportamento do motorista.
O número de acidentes nas estradas federais que cortam Minas Gerais caiu 54% neste feriado de 7 de Setembro, em relação ao mesmo feriado em 2009. O balanço do total de acidentes foi divulgado, nesta quarta-feira (8), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 2010, 11 pessoas morreram nas rodovias, contra 24 mortes registradas no ano passado.
O número de feridos e de acidentes também caiu. Foram 208 feridos neste ano, contra 350 registrados em 2009, o que representa uma diminuição de 40%. Segundo a PRF, os acidentes totalizaram 312 neste ano, 36% a menos que no ano passado, que foram 480.
De acordo com o inspetor Aristides Júnior, da Polícia Rodoviária Federal, o motivo da queda no número de acidentes é atribuído ao bom comportamento dos motoristas. “Se os motoristas dirigem com prudência, a situação melhora. De 80% a 90% da causa dos acidentes é de desrespeito às normas de trânsito”, disse. Ainda segundo o inspetor, esse número é menor do que a média registrada em um fim de semana comum. “Normalmente, em um fim de semana de sexta, sábado e domingo, temos 12, 13 mortes”, acrescentou Júnior.
Se comparado a todos os feriados a partir do segundo semestre de 2009 até hoje, de acordo com o inspetor Júnior, este feriado foi o que teve o menor registro de acidentes, feridos e mortos.
Fonte: g1, 08/09/2010 12h18 - Atualizado em 08/09/2010 12h18

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Acidente deixa três mortos em Alpinópolis, sul de Minas Gerais

PRF diz que caminhão com lenha teria invadido a contramão.Carga ficou espalhada na rodovia, que ficou interditada nos dois sentidos.
Três pessoas morreram em um acidente, nesta segunda-feira (6), na MG-446, em Alpinópolis, sul de Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um caminhão que transportava lenha de eucalipto teria tentado se desviar de uma escavadeira que trafegava irregularmente pela pista, invadido a contramão e batido de frente com uma carreta que levava adubo.
Ainda de acordo com a PRE, as cargas dos dois veículos ficaram espalhadas na rodovia, que precisou ser interditada nos dois sentidos. O motorista do caminhão, de 36 anos; o ajudante dele, de 19 anos; e o motorista da carreta, de 38 anos; morreram na hora.
O homem que conduzia a escavadeira que pode ter provocado o acidente foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.
A pista foi liberada três horas depois do acidente.
Segundo a PRE, a escavadeira seria de uma pedreira de Alpinópolis. Nenhum representante da empresa foi localizado para falar sobre o assunto. O homem que conduzia a máq, uina pagou fiança e foi liberado.
Fonte: g1, 07/09/2010 07h28 - Atualizado em 07/09/2010 07h40

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Crianças morrem carbonizadas após acidente em rodovia no RS

Colisão entre caminhonete e carro ocorreu na BR-386, em Canoas.Quatro pessoas ficaram levemente feridas e uma está em estado grave.
Caminhonete capotou e pegou fogo após seratingida por carro na BR-386, em Canoas. Duas crianças morreram carbonizadas após uma colisão entre uma caminhonete e um carro, na noite de domingo (5), em Canoas (RS). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no quilômetro 444 da BR-386.
As idades das crianças não foram informadas. Quatro pessoas ficaram levemente feridas e o motorista da caminhonete foi levado a um hospital em estado grave.
Ainda segundo a PRF, a caminhonete teria sido atingida pelo carro ao tentar fazer um retorno. A caminhonete capotou e pegou fogo. Dez pessoas estavam no veículo, entre elas as duas crianças que morreram carbonizadas. O motorista da caminhonete ficou gravemente ferido.
O carro envolvido no acidente, que levava quatro pessoas, não chegou a pegar fogo.
Fonte: 06/09/2010 07h23 - Atualizado em 06/09/2010 07h36

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Campanha Publicitária do Citibank

Campanha publicitária do Citibank espalhada pela cidade de São Paulo, através de outdoors:
"Crie filhos em vez de herdeiros.
""Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete.
""Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela.
""Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama.
""Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas.
""Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?
""Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos.
""Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas...""...e quem sabe assim você seja promovido a melhor (amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!""Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."
E para terminar, mensagem afixada na parede de uma farmácia:
"Não eduque seu filho para ser rico; eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas, e não o seu preço."

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Conteúdo do plano de ação de segurança do trânsito

Para se chegar a uma redução significativa nas estatísticas de acidentes, é preciso agir simultaneamente sobre todos os vetores relevantes:
1. Melhorias da rede.
A primeira providência seria, em muitos trechos, a recuperação de condições normais de conservação das rodovias em todos os seus componentes: pista, acostamentos, sinalização, drenagem, taludes, defensas, obras de arte especiais, interseções.
A priorização dos serviços deve ser feita em função da segurança: a realização de uma pista nova permitindo maiores velocidades é um fator de risco se não estiver acompanhada de todas as medidas complementares de segurança necessárias.
Em seguida, vem a eliminação dos pontos críticos concentradores de acidentes, que surgiram em decorrência da evolução das condições de tráfego e do desenvolvimento das regiões atravessadas.
2. Novas rodovias.
Os progressos da segurança rodoviária em outros paises ou em certas regiões do Brasil foram resultado da construção de novas rodovias: auto-estradas ou vias rápidas, de maior capacidade e com características que permitem uma considerável melhoria nas condições de segurança. Essas rodovias têm características geométricas adaptadas a velocidades de até 130 km/hora e aos modernos veículos de carga.
São cercadas, impossibilitando a presença de pedestres, ciclistas, veículos lentos. Todas as interseções são em desnível e os únicos acessos intermediários, reservados a áreas de serviço, de assistência ou de descanso se fazem através de pistas de aceleração e desaceleração.
Qualquer comparação entre os índices de acidentes entre rodovias brasileiras demonstraria a eficiência daquelas que foram projetadas e mantidas nestes padrões. Nos países onde a rede está mais desenvolvida tecnologicamente, as auto-estradas são geralmente consideradas como cinco vezes mais seguras do que no restante da rede.
3. Comportamento dos usuários.
Fator extremamente importante, presente em quase todos os acidentes, que exige um esforço permanente de educação, controle e repressão. Nesta área, um apoio importante cabe ao Estado, em matéria de regulamentação e de organização. Sem uma mudança radical do comportamento da fiscalização não se resolverá o problema dos acidentes.
4. Condições dos veículos.
Inspeção técnica veicular, com freqüência e de acordo com a categoria do veículo.
5. Regulamentação e controle.
A evolução constante e rápida tanto das condições da segurança como dos atores envolvidos requer uma atualização permanente da regulamentação.
6. Socorros e atendimento médico.
Socorros rápidos e de qualidade aliviam consideravelmente as conseqüências dos acidentes para as vítimas.
Fonte: Por Vias Seguras