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segunda-feira, 31 de maio de 2010

Educação para o trânsito

É comum ouvir que os acidentes anuais ocasionados por veículos automotores, no Brasil e no mundo, superam o número de vítimas dos conflitos armados em todo o globo.
O que era apenas suspeita se confirmou recentemente em amplo estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados de 2007 revelam que, por ano, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem nas vias urbanas e rurais.
No Brasil, foram registradas 35,1 mil mortes. Os números só são inferiores aos da Índia (105,7 mil), da China (96,6 mil), dos Estados Unidos (42,6 mil) e da Rússia (35,9 mil).
Nos países em que a segurança no trânsito é patrimônio coletivo, as pesquisas apontam que são três os fatores principais para a sua consolidação: legislação adequada, fiscalização eficaz e educação permanente. Com um adendo: as ações retroalimentam-se continuamente, num esforço comum dos agentes políticos e da sociedade organizada.
Em nosso país, essas ações ainda são muito tímidas, além de carecerem da necessária sinergia. Faltam, também, clareza sobre quem faz o quê e determinação para levar adiante os programas elaborados. Quando esses fatores se fazem presentes, aí sim, podem ocorrer experiências exitosas na área da prevenção e da segurança do trânsito.
Exemplo disso é a recente implantação do bafômetro para aferir a ingestão ou não de bebida alcoólica pelos motoristas. Não pode também deixar de ser mencionada a adoção da faixa de pedestres nas vias urbanas de Brasília, posteriormente adotada em dezenas de cidades brasileiras. Ambas as medidas, além de humanizar a circulação de veículos e pessoas, contribuíram para a diminuição do número de vítimas no trânsito.
Assim, tendo em vista as bem-sucedidas práticas nacionais e internacionais, pode-se sugerir para o Brasil o seguinte organograma de atribuições, algumas delas já incorporadas à nossa prática:
1. Ao Poder Executivo caberia a implementação das medidas preconizadas no Código de Trânsito Brasileiro. A tarefa deverá ser exercida com todo o rigor, pois a contemporização é uma das causas do agravamento dos acidentes.
2. Ao Poder Judiciário competiria se pronunciar sobre a correta aplicação das leis, bem como decidir sobre casos não ordenados juridicamente.
3. Ao Poder Legislativo seria atribuída a tarefa de aperfeiçoar a codificação sobre o trânsito. Além disso, com o auxílio da escola, da família e dos meios de comunicação, caberia a ele ações educativas para civilizar nossos maus motoristas. Segundo a OMS, cada dólar gasto em educação para o trânsito gera economia de três no resultado dos PIBs nacionais.
Em suma, para a diminuição da tragédia diária das mortes nas estradas, precisamos de educação e sinergia. Estas não dependem de medidas miraculosas, mas de esforço conjunto: das autoridades, dos educadores, dos condutores e dos pedestres. E de nós, legisladores, a sociedade exige, adicionalmente, que cimentemos os alicerces de um trânsito com mais segurança.
Fonte:Correio Braziliense – 10/05/2010
Milton Monti Deputado federal (PR-SP) é presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

domingo, 30 de maio de 2010

Acidente deixa dois mortos e quatro feridos em Santa Catarina

Segundo PRF, duas caminhonetes colidiram na BR-282, em Chapecó.
Motorista de um dos veículos perdeu controle e invadiu pista contrária.
Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente, na manhã deste domingo (30), em Chapecó (SC). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um dos veículos perdeu o controle e invadiu a pista contrária, no quilômetro 536 da BR-282.
Ainda segundo a PRF, chovia no momento na colisão. As vítimas, de 16 e 44 anos, morreram na hora. Os quatro feridos foram encaminhados a um hospital em estado grave.
Fonte: g1, 30/05/2010 13h40 - Atualizado em 30/05/2010 15h13

sábado, 29 de maio de 2010

Não faça a sua família sofrer

Em pouco menos de oito horas, sete jovens de 18 a 28 anos morrem em acidentes no Estado, enlutando famíliasUma tragédia anunciada, que se repete quase diariamente com assustadora crueldade, condenou sete famílias gaúchas a um luto que jamais será aplacado. Em menos de oito horas, a ceifadeira de vidas em que se transformou o trânsito levou jovens entre 18 e 28 anos, nos municípios de Três de Maio, Picada Café e Porto Alegre.
Todos os acidentes ocorreram entre o final da noite de quinta-feira e a madrugada de ontem – horário em que as ruas das cidades e as rodovias se tornam territórios de ninguém. Todos envolveram manobras arriscadas ou excesso de velocidade, o que evidencia o despreparo dos motoristas. Resultado: pais e mães tiveram de sepultar seus filhos, na mais dolorosa inversão da lógica da vida.
A primeira tragédia foi na rodovia Três de Maio-Horizontina (ERS-342), na região Norte, quando um Vectra e um Logus bateram de frente. Morreram Claudicir Stiegelmaier, 28 anos, Robson Wollmuth, 22 anos, e Martinho Binicheski, 23 anos. Mais três pessoas ficaram feridas.
O que já bastaria para comover o Estado estava apenas no início. Por volta das 4h de ontem, em Picada Café, na Serra, um automóvel Celta saiu da pista e capotou na BR-116.
Tombaram Djordan Wazlawosky, 21 anos, Guilherme Brito Lopes, 25 anos, e Rafael Lopes Drum, 18 anos. Quase ao mesmo tempo, Andrigo Ribeiro Vargas, 22 anos, morria ao colidir o Fusion que dirigia em Porto Alegre.
A perda dos sete rapazes confirma uma tendência que deveria alarmar as autoridades e estarrecer a sociedade. De janeiro a março deste ano, os desastres com mortes aumentaram 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De 1º de janeiro até ontem, eram 621 vítimas.
A frieza dos números oculta dramas que somente os órfãos de filhos podem avaliar. Na manhã de ontem, ao saber das mortes em sequência, a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, sentiu-se ainda mais pesarosa do que o costume. Foi no mês de maio, em 1995, que ela perdeu o filho Thiago num acidente. A coincidência a abalou:
– Sinto essa dor, que não é só física.
Mulheres de maridos mortos são chamadas de viúvas. Filhos de pais falecidos são órfãos. Mas Diza Gonzaga alerta que não há definição para mães e pais separados abruptamente dos filhos, tamanho o desamparo a que são sentenciados.
– A morte de um filho a gente não pode superar, porque um filho não morre.
Fonte: zero hora, 29/05/2010

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Lei que obriga o uso de cadeiras especiais para crianças entrará em vigor em julho na Capital

A partir de 9 de junho, todas as crianças menores de dez anos só poderão viajar de carro em cadeiras especiais para cada faixa etária. Mas em Porto Alegre, a lei só será posta em prática em 1º de julho. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), a partir do próximo mês não haverá multas aos motoristas que não seguirem as regras e será feito um forte esquema de orientação aos condutores para que se adaptem facilmente com a nova lei. Somente depois de 1º de julho a lei começará na Capital:
— Temos em nossas mãos a responsabilidade e a integridade física de nossos filhos — disse Daniel Denardi, da Fiscalização de Trânsito da EPTC.
A regra faz parte da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o transporte de crianças em veículos. Ela vai garantir que todos os carros que transportam crianças tenham um acessório de segurança e que estes produtos sejam certificados pelo Inmetro.
A regra vale para crianças com idades até 7 anos e meio. Quem descumprir a norma terá de pagar R$ 191,54, além de receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Existem quatro tipos de equipamentos de segurança utilizados para transporte de crianças: o bebê-conforto (desde a saída da maternidade até um ano); cadeirinha (de um a quatro anos); assento de elevação (de quatro a sete anos e meio); e cinto de segurança no banco de trás (acima de sete anos e meio a 10 anos).
Fonte: ZERO HORA, 27/05/2010-Juliana Bublitz juliana.bublitz@zerohora.com.br

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Perigo na rodovia Passo Fundo-Marau

SEM SINALIZAÇÃO
Sindicalista de Marau diz que falta de alertas em obra preocupa motoristas
As obras de reforma do trecho de 30 quilômetros entre Passo Fundo e Marau (ERS-324) têm preocupado os motoristas que transitam pela via. Ao passar pela estrada, que vai ter terceira pista em seis quilômetros, motoristas encontram máquinas, acostamentos inacabados e pouca sinalização.
Por pelo menos 40 anos trabalhei como motorista de caminhão e usava esta rodovia diariamente. Durante este período, perdi amigos e colegas para suas curvas. No ano passado, o tão sonhado início das obras de reforma do trecho alegrou quem precisa passar por ela.
O alargamento da pista e o fim de curvas extremamente sinuosas anunciavam possível melhora na segurança da via. Mas o número de equipes de trabalhadores na estrada e a falta de sinalização em alguns pontos que estão passando por reforma deixam os motoristas apreensivos.
Em muitos locais, o acostamento não foi concluído, mas não há placa alguma que indique isso. Muitos desavisados, que além de tudo abusam da velocidade, acabam por invadir à pista contrária e provocar acidentes. A preocupação é que o intenso movimento – são pelo menos 8 mil veículos que passam pelo trecho diariamente – combinado com a reforma provoque mais tragédias.
Já fizemos alertas com nossos associados para que tenham cuidado neste trajeto e cobramos das autoridades para que façam os ajustes necessários à segurança dos que transitam por aqui.
HONORINO FRANCISCO PISSOLATTO* *Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Marau
Contraponto
O que diz Fabiano de Oliveira Pereira, coordenador do 6º distrito operacional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)
Pereira disse que solicitou à empresa que trabalha na obra, no final do mês passado, melhora da sinalização em todos pontos do trecho.
Obra aguardada
- Construída há pelo menos cinco décadas para ligar a Serra Gaúcha ao Planalto, a ERS-324 tem no trecho de 30 quilômetros entre Marau e Passo Fundo um dos mais altos índices de acidente do Estado.
- Por causa disso ganhou o apelido de Estrada da Morte. Só em 2009, 13 pessoas morreram em acidentes ocorridos em suas curvas de tráfego intenso. Até o início deste mês, foram cinco vítimas.
- O contínuo movimento de caminhões na via compromete à segurança de quem circula pelo local. No ano passado, o anúncio de reforma da pista animou estas comunidades.
- Em pelo menos seis quilômetros já estão sendo construídas terceiras-pistas, novos acostamento e mudanças de traçados de curvas.
Fonte:Zero Hora 27/05

quarta-feira, 26 de maio de 2010

RAZÕES DO RETROCESSO

RAZÕES DO RETROCESSO
Descrédito da Lei Seca
A Lei Seca já não tem mais tanta força quanto em 2008, quando entrou em vigor. Pesquisas recentes mostram que, em função da falta de uma fiscalização contínua e permanente, muitos condutores que haviam parado de beber voltaram ao velho hábito.
Vale destacar que, entre o primeiro trimestre de 2008, antes da entrada em vigor da legislação, e o mesmo período de 2009, depois que a norma passou a valer, houve uma queda de 14,4% no índice de acidentes com morte.
Fiscalização eletrônica falha
A inoperância dos 70 pardais espalhados pelas estradas estaduais preocupa. Sabendo que os controladores de velocidade não funcionavam, motoristas imprudentes podem ter acelerado além da conta, ampliando os riscos. Para piorar, a mesma falha envolveu as 77 lombadas eletrônicas das 23 rodovias estaduais, cuja substituição só terminou em fevereiro.
CINCO INIMIGOS NO TRÂNSITO
Aumento da frota
Entre março do ano passado e março deste ano, 279,2 mil novos veículos ganharam ruas e estradas gaúchas – onde já havia 4,2 milhões deles em circulação. O inchaço pode ter agravado o problema. Cada vez mais motoristas tiram carteira de habilitação, comprando carros e motos e saindo às ruas, mas a infraestrutura de tráfego pouco mudou nos últimos anos. Em alguns casos, até piorou.
Imperícia e inexperiência
A entrada em ação de um número cada vez maior de novos condutores, principalmente em função do maior poder aquisitivo da população e das facilidades para a compra de veículos, é outro fator. Muitos jovens saem das autoescolas despreparados.
A imperícia ao volante, associada à inexperiência, seria a causa de muitos dos acidentes. O mesmo pode ser dito dos “motoristas de fim de semana”, que enfrentam dificuldades quando assumem o volante.
Mau estado de conservação
Estradas esburacadas, mal projetadas, com sinalização falha, incapazes de suportar o fluxo de veículos, também têm sua responsabilidade. A histórica falta de investimento e a deterioração de rodovias com o passar dos anos contribuem indiretamente para o aumento de acidentes.
A melhoria na infraestrutura é tão importante como campanhas de conscientização.
Fontes consultadas: Mauri Panitz, consultor em engenharia de trânsito, e João Fortini Albano, professor do Laboratório de Sistemas de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Fonte: ZERO HORA, 24/05/2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

CINCO INIMIGOS NO TRÂNSITO

Por que aumentaram as mortes
Primeiro trimestre registrou crescimento de 9,9% nos acidentes com mortes e queda de 4,4% nas multasDepois de um recuo em 2009, a carnificina nas ruas, avenidas e rodovias do Rio Grande do Sul voltou a surpreender nos três primeiros meses deste ano.
De janeiro a março, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os acidentes com morte aumentaram 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, nos primeiros meses de 2010, pelo menos 21,2 mil gaúchos deixaram de ser multados – uma queda de 4% nos índices de autuações.
A escalada no número de acidentes fatais com vítimas preocupa estudiosos, principalmente diante da tendência que começava a se desenhar com a implantação da Lei Seca, na metade de 2008. Comparado ao primeiro trimestre daquele ano, o saldo de mortes no trânsito chegou a cair 14,4% no mesmo período de 2009.
Estudiosos buscam explicações para a reviravolta indicada pelo levantamento do Detran. Para especialistas como João Fortini Albano, professor do Laboratório de Sistemas de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Mauri Panitz, consultor em engenharia de trânsito, a resposta não vem sozinha. Inclui desde falhas na fiscalização até o aumento da frota de veículos e a imperícia de novos motoristas.
Com o aumento do poder de consumo e facilidades cada vez maiores de financiamento, o mercado de veículos viencia um boom de março de 2009 para cá. Ruas e rodovias, porém, pouco mudaram.
O fenômeno, cujo retrato mais visível são os congestionamentos, comuns em cidades como Porto Alegre, pode ter ligação, segundo pesquisadores, com o descontrole ao volante. Mas não é só isso.
– É preciso intensificar o controle, porque aquela turma que tinha parado de beber por causa da Lei Seca sentiu que podia retomar o hábito. Isso é um retrocesso – avalia Panitz.
Reforço na fiscalização
A conclusão é reforçada pelas estatísticas do site do Detran. O total de multas aplicadas nas vias municipais, estaduais e federais gaúchas havia aumentado 13% nos primeiros 90 dias de 2009, em relação a igual período de 2008. Neste trimestre, caiu 4% e por pouco não voltou ao patamar anterior à Lei Seca. Somente as autuações registradas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) despencaram 25,2%.
Por trás disso resistem entraves burocráticos. Em dezembro, 77 lombadas eletrônicas ficaram inoperantes para a troca dos aparelhos, cuja substituição terminou apenas em fevereiro. Em março, os 70 pardais instalados nas rodovias estaduais enfrentaram problema semelhante devido ao fim do contrato de locação. Os equipamentos só deverão começar a ser substituídos hoje pela Kopp, empresa responsável pelo serviço, que ontem carregava seus caminhões com o material.
– O processo se alongou mais do que esperávamos, devido a demandas judiciais – explica Márcio Tassinari Stumpf, da Superintendência de Monitoramento de Trânsito do Daer.
Fonte: zero hora, 25/05/2010-juliana.bublitz@zerohora.com.br

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Motorista envolvido em acidente fatal foge a pé


O estudante Ariel Oldoni Szymanski, 16 anos, perdeu a vida ontem em um acidente de trânsito em Barão de Cotegipe, no norte do Estado.
Ele engrossa a lista de mortos no trânsito gaúcho, que desde janeiro deste ano já registrou 606 vítimas fatais.
Oadolescente viajava de carona num carro dirigido por um amigo, que fugiu logo após a colisão. Outro adolescente, Felipe Tobias Sartori, 17 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Terezinha, de Erechim.
O acidente aconteceu às 2h, na rodovia que liga Erechim a Barão de Cotegipe. O Voyage em que Ariel e Felipe viajavam seguia para Barão de Cotegipe, onde os adolescentes moravam. Na altura do km 9, o carro não venceu a curva e saiu da pista. Ao tentar retornar, o veículo rodopiou e acabou batendo com a traseira na frente de um Corsa, que seguia no sentido contrário.
A violência do choque matou na hora o estudante Ariel, que estava no banco traseiro. O motorista, ainda desconhecido, teve ferimentos leves e, mesmo sangrando, fugiu a pé em direção a Barão de Cotegipe.
O motorista do Corsa, Nelsir Balsanello, quebrou o nariz e teve ferimentos na cabeça. Ele, a mulher e três adolescentes que voltavam de um jantar dançante em Barão de Cotegipe, ficaram feridos e foram medicados no Hospital Santa Terezinha, de Erechim.
– Bebi refrigerante no jantar porque ia dirigir na volta, e mesmo assim não me livrei de um acidente – relatou.
O caso foi registrado na DP de Pronto Atendimento em Erechim, mas será investigado pela delegacia de Barão de Cotegipe. Um inquérito foi instaurado para apurar as causas do acidente e as responsabilidades do condutor e do proprietário do Voyage.
O dono do carro, o vereador Adelir Sartori, contou ontem que havia comprado o Voyage para o filho Felipe, que faria 18 anos em junho. Conforme Sartori, o filho saiu dizendo que ia dar uma volta de carro com um amigo que era habilitado, mas não sabe a identidade do rapaz.
– Eles saem para dar umas voltas na cidade, mas eles nunca contam a verdade, foram para Erechim e isso acabou acontecendo na volta – contou o vereador.
zerohora.com
Confira no mapa das mortes no trânsito do RS
Outras vítimas
- Dom Pedrito – No final da noite de sábado, uma colisão entre uma moto e um caminhão acabou na morte do condutor da moto, Hender Leonel Goulart Bernardini, 20 anos.
- Picada Café – Um motociclista morreu por volta do meio-dia de sábado em um acidente. Delci de Vargas, 36 anos, perdeu o controle da moto na Avenida Vicente Pietro e bateu contra um paredão. Vargas foi conduzido a um posto de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
- Rio Pardo – Um jovem morreu em acidente na BR-471, por volta das 15h deste sábado. César Arthur Schmitt, 26 anos, estava dirigindo um Gol e colidiu com uma carreta, que vinha no sentido oposto. A vítima morreu no local.
- Ivoti – O ciclista Régis Lauri Weirich, 19 anos, morreu ao ser atropelado por um caminhão Scania na manhã de sábado.
- Taquara - Às 18h15min de sábado, Vilmar da Silva Pedroso, 41 anos, condutor de uma motocicleta Honda CG 125, morreu na colisão com um outro motociclista, na Estrada do Morro da Pedra, interior da cidade.
- Santiago – Georgivan Laerte Ávila Cruz, 29 anos, dirigia um Palio, quando atropelou uma lebre e parou para verificar o que havia acontecido. Ao sair do veículo, ele foi atropelado por um caminhão que vinha no sentido contrário e morreu.
Fonte: ZERO HORA, MARIELISE FERREIRA, 24/05/2010

domingo, 23 de maio de 2010

Três morrem em acidentes em Belo Horizonte

Segundo os bombeiros, veículos atingiram postes
Três pessoas morreram em acidentes em Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (23), segundo informações do Corpo de Bombeiros.
Cristiano Alves Fernandes, de 28 anos, morreu depois que o Voyage preto e placa GWA 1719 de BH que dirigia bateu em um poste.
A colisão ocorreu em uma avenida próxima ao Shopping Del Rey. Gleiciele dos Santos Sobrinho, de 21 anos, que também estava no veículo, chegou a ser socorrida mas faleceu no hospital. Segundo o Corpo de Bombeiros, outro veículo, um Peugeot de cor preta, também atingiu um poste na Avenida dos Andradas, no Bairro Alto Vera Cruz. O motorista Dione de Carvalho, de 36 anos, morreu.
Fonte: g1, 23/05/2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Da Educação para o Trânsito

O autor, observador da gradativa e progressiva piora no tráfego, seja pelo aumento constante de veículos em circulação, seja pelo comportamento inadequado de pedestres e condutores, e preocupado com o grande número de vitimas de acidentes de tráfego, realça a importância da Educação para o Trânsito, na esperança de um futuro melhor.
Introdução
Desde há muito se tenta implantar a Educação para o Trânsito no País. Tornou-se praticamente insuportável a atual situação, pois aparece como causa primeira dos infortúnios a culpa dos próprios motoristas e outros envolvidos.
A educação do povo está em um nível deficiente, com uma alarmante falta de respeito aos direitos do próximo.A situação do trânsito é um problema de educação dos condutores de veículos e dos pedestres.
As regras de trânsito devem ser disseminadas e aprendidas nas escolas, já que, mais cedo ou mais tarde, os alunos, em sua maioria, irão conduzir automóveis. É na infância e na adolescência que se verifica a maior aceitação de ensinamentos e de condutas.
A estatística de uma vítima fatal a cada 30 segundos no trânsito em todo o mundo e o conhecimento de, no Brasil, já ter-mos ultrapassado a triste marca de um milhão de vidas perdidas em acidentes de tráfego, dirigiram minha atenção para o atual código de trânsito Brasileiro, pois o Brasil é ao que parece o campeão mundial de acidentes de tráfego.O capítulo VI da Lei No. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, refere à Educação para o Trânsito
A Educação para o trânsito como direito e dever
De acordo com o art. 74: A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.O parágrafo 1º diz: É obrigatória a existência de Coordenação Educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito.O parágrafo 2º: Os órgãos ou entidades de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN.
A Educação para o Trânsito promovida em cursos escolares
Art. 76. A Educação para o Trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, através de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Em seu parágrafo único, observa-se que: o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio promoverá:I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;II - a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores.
Ao CONTRAN cabe oferecer as propostas ou traçar as linhas básicas da Educação, dos objetivos a serem atingidos, e mesmo da matéria que integrará o Currículo Escolar. Nesta parte porém, relativa aos conteúdos, à forma de educação e à composição dos currículos, a matéria está mais afeta ao Ministério da Educação e do Desporto, que elaborará os conteúdos a serem transmitidos sobre a Segurança do Trânsito.
Conforme a disposição legal, o CONTRAN atuará em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Para a inclusão de conteúdos nos planos escolares apresenta-se indispensável a manifestação dos dois órgãos. Somente depois o Ministério da Educação e Desporto promoverá a implantação, encaminhando o plano geral às Secretarias de Educação dos Estados, que, por sua vez, traçarão as diretrizes específicas para a sua adoção nas escolas públicas e particulares, inclusive nas municipais.
Convênios dos órgãos e entidades de trânsito com órgão do ensino
Encontramos no art. 79: Os órgãos e entidades executivos de trânsito poderão firmar convênio com os órgãos de educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, objetivando o cumprimento das obrigações estabelecidas neste capítulo.
Há a previsão de se realizarem convênios, no que diz respeito a Educação do Trânsito, com os órgãos de Educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, cada órgão estabelecerá as metas da campanha na área de sua jurisdição e inclusive entre entidades particulares já realizam-se convênios. Nesta ordem, o Banco do Brasil e a Associação Brasileira de Educadores de Trânsito - ABETRAN - lançaram, em setembro de 1996, o Manual de Educação para o Trânsito, que foi distribuído gratuitamente nas escolas, objetivando atingir as crianças e adolescentes, ressaltando a tática dos mesmos influírem na conduta dos pais, controlando seu comportamento quando na direção de veículos.
Indo para o Capítulo XX, chegamos às Disposições Finais e Transitórias
Art. 320. a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.Parágrafo único. O percentual de cinco por cento do valor das multas de trânsito arrecadadas será depositado, mensalmente, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito.
Conclusão
Acreditando que a vontade política de educar para o trânsito e para a vida, de modo a construir gerações de futuros condutores de veículos mais conscios de sua cidadania e do valor do ser humano, aproveitando o apoio dado pela legislação do novo C. T. B., e a exemplo do Guarda Municipal de Macaé que em dezembro de 2002 inaugurou o seu centro Municipal de Educação para o Trânsito, considero que o momento é oportuno para que se inicie um planejamento específico nas escolas em níveis pré-escolar, fundamental e médio, fazendo-se em futuro a correspondente avaliação dos resultados quando os estudantes já estiverem até no nível superior, já habilitados, quando poderemos então constatar, espero, a diferença em comparação com os dias atuais, naturalmente imposta pela Educação.
Wellington Santos Oftalmologista e médico de tráfego.(Currículo no CNPQ)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Transportadora Primavera convida Ong para falar sobre trânsito






Ong Alerta foi convidada para conversar sobre trânsito.
Empresa
Missão:
Atender as necessidades de nossos clientes no transporte de cargas e mudanças, prestando serviços com qualidade, agilidade e transparência, promovendo o crescimento de nossos funcionários, assim como a rentabilidade do negócio.
Visão:
Manter-se como uma empresa de tradição no Rio Grande do Sul, aumentando a lucratividade através da fidelização de clientes e do constante aprimoramento dos processos.
Políticas da empresa:Promover ações voltadas às necessidades da comunidade.Trabalhar sempre de forma comprometida com o meio-ambiente.
Possibilitar aos funcionários um contínuo desenvolvimento de suas capacidades profissionais.Assegurar condições adequadas de trabalho e fornecer os instrumentos necessários para a realização dos serviços.Realizar campanhas de segurança no trânsito e disponibilizar recursos para a readaptação de funcionários envolvidos em acidentes.Desestimular o uso de substâncias que possam ser prejudiciais à saúde e à segurança dos funcionários e da comunidade.
Valores:
Ética e profissionalismo.Comprometimento com os serviços prestados.Valorização dos funcionários.Responsabilidade com a comunidade e o meio ambiente.Empresa
Avenida Ernesto Neugebauer, 280 Porto Alegre - RS, 90250-140 - (0xx)51 3342-4353

quarta-feira, 19 de maio de 2010

DICAS DE SEGURANÇA PARA O DIA A DIA

Pela Paz no Trânsito
FREADAS
Nunca freie sobre poças d’água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem.
Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente.
VIAGENS LONGAS
Descanse bastante antes de iniciar sua viagem.
Se possível, viaje acompanhado por alguém que também possa revezar com você a direção.
Não beba nem tome qualquer medicação que possa interferir nos seus sentidos.
Não dirija por muitas horas. Faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado.
Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veículo como freios, pneus, parte elétrica e direção.
ACIDENTES
Deparando-se com um acidente, antes de tentar prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança. Evite ser, também, mais uma vítima.
Se já houver outras pessoas prestando socorro no local, siga adiante e tente avisar a autoridade mais próxima (Polícia Rodoviária, Concessionário da rodovia etc.)
Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. Aguarde o socorro apropriado e evite o agravamento das lesões por manipulação inadequada.
Sua principal função será evitar o pânico, confortar os feridos, pedir o socorro e sinalizar o local com triângulo, galhos ou lanternas.
ULTRAPASSAGENS
Nunca ultrapasse pela pista da direita.
Antes da ultrapassagem, certifique-se de que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores.
Anuncie por meio dos sinais convencionais (luzes e setas) sua intenção de fazer a ultrapassagem.
Nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua.
DIRIGINDO NA CHUVA
Redobre a atenção para as condições da estrada nessas ocasiões, é possível a ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras.
Reduza a velocidade a um limite seguro.
Mantenha ligado os limpadores de pára-brisa.
Não fume para evitar o embaçamento do vidro.
Evite freadas fortes.
Se o carro aquaplanar (deslizar sobre uma lâmina de água) não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.
ANIMAIS NA PISTA
Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois etc) não buzine nem sinalize com os faróis. Isto assusta o animal que pode ter reações inesperadas.
Feche os vidros, passe lentamente em marcha reduzida e avise o posto policial mais próximo.
VIAJANDO COM CRIANÇAS
Crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas aos cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas.
Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, o risco da criança servir como amortecedor no impacto com o painel ou o banco da frente é muito grande.
As crianças de colo até um ano de idade, devem ficar nas cadeirinhas fixadas de costas para o sentido do carro. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.
Quando a cadeirinha não mais oferecer proteção à nuca da criança, em função de seu crescimento, é o momento de colocá-lo diretamente no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança.
Caso a posição do cinto possa causar enforcamento em criança, acomode-a em cima de uma almofada.
CINTO DE SEGURANÇA
A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos, independente da via que esteja sendo utilizada.
Mantenha os cintos sempre em bom estado e nunca prenda-os enrolado ou dobrado, para não reduzir sua eficiência.
Uso de cinto de segurança no banco de trás também é obrigatório.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Motociclistas abusam da imprudência

As consequências de desrespeitar as regras de trânsito vão desde os acidentes mais simples até os fatais
Como verdadeiros cavaleiros do apocalipse, muitos motociclistas andam como se não encontrassem barreiras pela frente: cortando veículos, subindo calçadas e fazendo ziguezague e os mais incríveis malabarismos nas ruas. Para eles, não há limites nem regras. Imprudência é a palavra de ordem.
As consequências são trágicas e o problema já vem sendo tratado como de saúde pública. Alta velocidade, não uso do capacete, ingestão de bebida alcoólica e falta de habilitação específica são os fatores que levam os acidentes a atingirem índices alarmantes.
No Ceará, quase 50% das pessoas que se ferem em acidentes de trânsito são motociclistas. O número pulou de 4.371, em 2008, para 5.386, em 2009.
No ano passado, das 1.153 mortes da violência no trânsito, 306 foram de motociclistas, o que representa 26,54% do total. Dos acidentes não fatais, foram 13.028 pessoas envolvidas em acidentes.
Dessas, 5.386 foram motoqueiros, 41,34% do total. Fortaleza registrou um aumento do número de óbitos de 8,8% de 2008 para 2009. No primeiro semestre do ano passado, os motociclistas foram os que mais se envolveram em acidentes, cerca de 44%.
Porém, como destaca a diretora de Planejamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Lorena Moreira, no Interior, a imprudência é maior, sobretudo nos municípios que não assumiram a gestão do trânsito.
Mas vale ressaltar que nem todos os motoqueiros são imprudentes e que muitos motoristas que conduzem automóveis descumprem a lei. O vendedor Victor Nogueira Bezerra Rocha sofreu três acidentes de trânsito e todos foram causados por imprudência dos motoristas.
A falta de educação dos motoqueiros também enche os leitos dos hospitais e compromete as finanças públicas.
Por baixo, são gastos R$ 14 mil por mês com cada paciente, sem contar a internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou exames mais complicados. O Instituto Doutor José Frota (IJF) recebeu 1.520 vítimas de ocorrências com motos apenas nos últimos quatro meses de 2010.
Fonte: Diário do Nordeste, 16/05/2010

domingo, 16 de maio de 2010

Alerta no Dia da Solidariedade

Prefeito Fortunati visita Alerta na Redenção.
Ong Alerta no dia da Solidariedade.
A turma da Alerta, Adriana, Lisette, Mariana, Sônia e a Lú que esta tirando a foto.

Esculutra de sucata.
O abraço no espelho dàgua.
Porfessora da Body One apresenta coreografia.

Luciane, Lisette e Mariana equipe Alerta.


Eliana, Lisette e Mariana.
Quero agradecer a oportunidade de mostrar a população de Porto Alegre que cada um pode fazer diferente, mas tem de querer com o coração, não é difícil, não é impossível se todos abraçarem uma causa faremos grandes mudanças, podemos fazer um mundo melhor, obrigada e um abraço especial a minha equipe, Lisette Feijó.
Fique atento e fique vivo!!!!!!!!!!!











Ong Alerta participa do dia da Solidariedade em Porto Alegre.

sábado, 15 de maio de 2010

DIA DA SOLIDARIEDADE 2010


Dia da Solidariedade
DIA DA SOLIDARIEDADE 2010
15 de maio, das 10h00min às 16h00min na Redenção, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil.
Já foram definidos os eixos do evento 2010:
Não à Pedofilia,
Não Violência Contra a Mulher,
Drogas Não,
Educação Ambiental
Educação para a Paz no Trânsito.
Onde várias entidades participam: .Para a população conhecer que neste estado existem vários trabalhos voluntários, DOAR FAZ BEM E NÃO CUSTA NADA.
PARCEIROS CONFIRMADOS PARA O DIA DA SOLIDARIEDADE 2010:
AAPECAN
Academia BODY ONE CLUB
Afinco
Amiq
APAEX
ARAD
Artimim
Associação de Pais e Mestres do Colégio Anchieta
Bandeirantes
Caixa RS e Feltrin Sementes
Caminhadores
Cataventus
COEP/BRDE
Clínica Druidas
Escola Frei Pacífico
Federação das Mulheres Gaúchas
Fundação de Proteção Especial
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
Hemocentro do RS
HEPATCHÊ
Instituto Chega de Violência
Instituto Despertar para Ser
Instituto Gaúcho de Futebol
Instituto da Mama do RS – IMAMA
Instituto VER
Instituto Visão Social e Programa Visão Social
Hospital Mãe de Deus
Minhocasa
Nos Lemos
ONG Alerta
Parceiros Voluntários
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
PROAMB/FIEMA (de Bento Gonçalves)
Procempa
Reiki no Parque
Reciclar Banrisul e Voluntariado
Recriar
Rotary Moinhos
Rotary BOMFIM
Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social
Secretaria Estadual da Fazenda
Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Secretaria Estadual da Saúde
Secretaria Municipal da Juventude
Secretaria da Receita Federal
SENAC/RS
SESC/RS – Mesa Brasil
Sociedade Espírita Bezerra de Menezes
Via Vida Pró-Doações e Transplantes

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tirar a carteira exigirá quatro aulas à noite

MUDANÇA DE DIREÇÃO
Medida, que tenta ampliar a segurança nas ruas, começa a valer segunda
A partir de segunda-feira, os interessados em tirar a carteira de habilitação precisarão fazer quatro horas de direção à noite acompanhados por um instrutor autorizado.
Uma resolução publicada ontem pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que 20% das 20 horas de aulas práticas terão de ser noturnas. O documento regulamenta uma lei sancionada em março.Amudança foi proposta pelo deputado federal Celso Russomanno (PP-SP).
O parlamentar defende que a experiência pode reduzir o número de acidentes. Segundo ele, especialistas são unânimes em afirmar que os condutores são responsáveis pela maioria dos acidentes.A medida é apoiada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Segundo a entidade, 40% dos acidentes de trânsito com vítimas ocorrem no período da noite na cidade de São Paulo.A Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) se diz favorável a mudanças que melhorem a formação de condutores, mas vê dificuldades na fiscalização da lei.
– Nós entendemos que é uma medida benéfica e que vai melhorar a formação dos condutores.
Mas ela é de difícil aplicação em todo o país, porque nós sabemos que há uma falha de fiscalização por parte dos Detrans – diz o presidente da Feneauto, Magnelson de Souza.Desde a publicação da nova medida, em março, a entidade alerta para a chance de o preço da carteira aumentar, porque obrigaria os Centro de Formação de Condutores (CFCs) a comprar mais veículos para atender o aumento da demanda por aulas à noite.Brasília
As novas regras
- Para obter a autorização para conduzir ciclomotores e carteira nacional de habilitação, os candidatos precisarão fazer quatro das 20 aulas práticas à noite.
- Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão três horas/aula das 15 exigidas.
- Segundo o Contran, a comprovação da realização de parte da prática de direção veicular à noite será realizada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal
- A norma define como período noturno aquele compreendido entre o pôr do sol e nascer do sol, cabendo a esses órgãos definir o horário das aulas dentro desse período.
- O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) disse que a nova regra só vale para quem der entrada no processo a partir da vigência da lei, na segunda-feira.
Fonte: ZH 13/05/10

Flagrantes: Sinalização errada e desrespeito às leis aumentam acidentes

Telespectadores do MGTV reclamam de acidentes constantes em três bairros da capital. Entre os principais motivos apontados, estão a sinalização inadequada e o desrespeito às leis de trânsito. Nossos repórteres foram conferir a situação e registraram vários flagrantes de imprudência.
Segundo a BHTrans, no cruzamento do bairro Guarani não há volume de veículos que justifique a instalação de um semáforo. A empresa informou que vai monitorar o cruzamento para orientar os motoristas.
Já no cruzamento do Coração Eucarístico, a BHTrans vai avaliar se uma árvore que encobre a placa pare pode ser podada. Caso contrário, a placa será colocada em outro lugar. Já a alça do Anel Rodoviário, no bairro Suzana, deverá ser visitada nos próximos dias por uma equipe técnica, que vai analisar a sinalização.
Fonte: g1, 12.05.2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Segurança no Trânsito:

Utilize Sempre o Cinto de Segurança ou Capacete, dependendo do seu caso:
Uma pessoa que pese 60Kg, estando no banco traseiro de um veículo sem cinto de segurança, numa colisão a 60Km/h, é arremessado contra o banco dianteiro com uma força equivalente a quase uma tonelada.
Uma criança em torno de 5 anos de idade pesando 20Kg, nesta mesma situação, provoca um impacto de 300Kg. Podemos evitar acidentes, procurando observar as normas de segurança e as placas de sinalização. Para tanto lembramos algumas regras que devem ser seguidas:
Motorista:
1.Cumpra as normas de trânsito;
2.Não pare ou estacione em locais não autorizados;
3.Não exceda o limite de velocidade em local de parqueamento (20Km/h);
4.Use a buzina somente quando necessário;
5.Tenha cuidado ao movimentar o veículo em marcha a ré;
6.Mantenha o veículo bem fechado e não permita que objetos de valor fiquem expostos.
7.Não beba antes de pegar a direção de um veículo;
8.Não pense que pode dominar o sono, pois ele é traisoeiro e pode causar acidentes, por isso ao sentir-se com sono pare, durma um pouco e depois continue sua viagem.
9.Utilize sempre os equipamentos de proteção ao guiar uma motocicleta;
Pedestre:
1.Esteja sempre atento quando andar pelas vias de circulação de veículos;
2.Não corra ou seja excessivamente apressado ao atravessar as ruas;
3.Procure sempre andar pelo calçamento;
4.Nào transite pelas ciclo-vias.
Ciclista:
1.Procure usar sempre os equipamentos de segurança;
2.Não corra ao transitar em via de pedestres;
3.Procure usar as ciclo-vias;
4.Não transite em vias expressas.
Seja cauteloso e lembre-se sempre:
"Mas vale perder um minuto na vida do que perder a vida em um minuto".

terça-feira, 11 de maio de 2010

Impunidade tem que ter fim

Todos os dias é a mesma coisa: mortes e mais mortes a lamentar no trânsito, a maioria causada por motoristas imprudentes. Neste fim de semana de Dia das Mães, pelo menos 12 pessoas perderam a vida em acidentes no Rio Grande do Sul. Em Canguçu, quatro pessoas da mesma família morreram esmagadas por uma caminhonete dirigida por um homem embriagado.
O motorista da D-20 diz que não teve culpa, mas o fato de estar com excesso de álcool no organismo, comprovado pelo exame de teor alcoólico, já caracteriza que assumiu o risco de matar.
Quem dirige depois de beber está colocando em risco a própria vida e a de terceiros, porque sabidamente o álcool compromete os reflexos dos motoristas.Na contabilidade macabra de 2010, somam-se mais de 500 mortos no trânsito – não incluídos os que morreram dias depois, pelas sequelas do acidente, e ficam fora das estatísticas.
Há ainda os feridos que carregarão para sempre as marcas da irresponsabilidade de condutores ou da omissão do poder público, que também tem sua parte nos acidentes ao não fiscalizar o excesso de velocidade e o uso do álcool, ao não conservar direito as estradas ou ao não cuidar da sinalização.
A pergunta que se impõe diante da mortandade diária em acidentes é: como acabar com a impunidade no trânsito? A certeza de que não haverá castigo rigoroso faz com que poucos respeitem os limites de velocidade e a lei que proíbe dirigir depois de ingerir álcool.Leis para tornar o trânsito mais civilizado não faltam.
O problema é a fiscalização deficitária. Pode o Rio Grande do Sul estar há tanto tempo com os pardais desligados, enquanto corre a passos de tartaruga a licitação para os novos controladores de velocidade? E por que ninguém mais dá bola para a Lei Seca? Simplesmente porque o afrouxamento da fiscalização reduziu a percepção de risco de multa, e a maioria dos motoristas acha que um copo a mais não faz mal.Fiscalizar é tarefa dos governos.
Como é tarefa dos governos usar o dinheiro das multas em campanhas de educação para o trânsito. Se não o fazem, estão sendo coniventes com a carnificina que faz de quem anda pelas ruas e estradas uma vítima em potencial dos motoristas irresponsáveis.
Fonte: zero hora, Rosane de Oliveira

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Álcool em uma tragédia em Canguçu

FAMÍLIA VITIMADA
Mãe, dois filhos e neta morrem em colisão que envolveu motorista reprovado em bafômetro
A imprudência pode ter sido a causa da tragédia que matou quatro pessoas de uma mesma família, na manhã de ontem, em Canguçu, no sul do Estado.
As vítimas estavam em uma Belina atingida por uma picape D-20, dirigida por um motorista que mais tarde seria pego no teste do bafômetro.No acidente, que aconteceu por volta das 6h30min, no km 145 da estrada Canguçu-Santana da Boa Vista (BR-392), morreram o motorista Luis Carlos Ferreira da Silva, 39 anos, seu irmão João Carlos Ferreira da Silva, 38 anos, sua mãe Ana Inacia Ferreira da Silva, 62 anos, e sua sobrinha Luana da Silva Oliveira, oito anos.O motorista da D-20, Glênio Gutknesht Nunes, 25 anos, sofreu escoriações leves. Os outros dois passageiros da caminhonete não se feriram.
O condutor realizou o teste do bafômetro, que constatou a presença de 0,72 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Canguçu, pagou fiança de R$ 2,5 mil. Responderá em liberdade ao processo por homicídio culposo, sem intenção de matar.Segundo Jairo Luiz Borba de Oliveira, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Glênio, que seguia no sentido Canguçu-Caçapava do Sul, teria perdido o controle da caminhonete, entrado na pista contrária e batido na Belina.
O motorista, que admitiu ter ingerido cerveja, contestou a informação em depoimento à Polícia Civil. Relatou que foi o carro que cortou sua frente. Ao tentar desviar, afirmou ter entrado na contramão, mesmo movimento adotado pelo condutor da Belina.Em pleno Dia das Mães, Ana da Silva, 33 anos, recebeu a notícia da morte de sua filha, de seus dois irmãos e de sua mãe.
Os quatro eram aguardados para celebrar a data na propriedade rural em que a família vive no interior de Santana da Boa Vista, próxima à localidade de Passo das Carretas. João Carlos possuía um bar na região. Já Luis trabalhava como pedreiro.Ao ser comunicada do acidente trágico, Ana sentiu-se mal e foi levada para o Hospital Santa Helena, o único da cidade.
Em estado de choque, segundo o boletim de atendimento, foi medicada por volta das 10h e liberada. Teria seguido até Canguçu.Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento Médico Legal de Pelotas. O velório e o sepultamento, marcados para hoje, acontecem em Santana da Boa Vista.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ser mãe...

Ser mãe é poder realizar o maior dos sonhos...
É saber que a vida é uma escola e que cada dia temos novos aprendizados.
Aprendemos que o amor supera qualquer barreira.
Aprendemos que viver é saber que um dia vamos morrer.
E que morrer é amar muito mais um anjo que em algum lugar olha para você todo dia...
Mãe sabe tudo, mãe sente tudo, mãe suporta tudo, mãe de verdade ama...tudo...
Não importa como, simplesmente ama seus filhos do melhor jeito que consegue...
Minhas filhas Alessandra e Aline obrigada por serem maravilhosas, não importa a distância, vocês sempre estaram dentro do meu coração...
Alessandra meu anjo e Aline morando em outro país.
Uma mãe chamada Lisette.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Crescem os óbitos em 2010

PERIGO NO TRÂNSITO
Diante de um quadro de aumento vertiginoso dos óbitos nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul, que seguindo a tendência atual pode render um terço a mais de vítimas neste ano, mortes como a da professora Maria Paula Leal estão virando gotas em um oceano.
Transformaram-se quase em rotina.Nas estradas estaduais, já são 208 vítimas em 2010. Se o ritmo se mantiver, chegarão a 612 até o final do ano – contra 385 em 2009. A situação nas rodovias federais não é muito diferente: 167 óbitos até 26 de abril, o que dá uma projeção de 525 para o ano, contra 379 no ano passado.
Considerando também as vias da Capital, a tendência é de que as mortes em 2010 aumentem 34,5% em comparação com 2009.A tragédia da professora também lança luz sobre a letalidade das motocicletas em Porto Alegre. Elas são 80 mil na cidade, equivalendo a 11% da frota. Apesar disso, estão envolvidas em 30% dos acidentes com mortes. Em 2000, o índice era de 19,8%.No ano passado, foram 4.573 acidentes com motos na cidade, um recorde, que deve ser batido em 2010: eles chegaram a 1.208 de janeiro a março.
São 517 mortos em acidentes envolvendo motociclistas entre 2000 a março passado, na Capital.
– Um dos motivos são as telentregas. Quem trabalha nisso está exposto a horários apertados e muito estresse, além de não receber uma formação específica para a profissão. Outro fator é o motociclista ficar muito exposto.
A moto oferece muito menos equipamentos de segurança do que um automóvel – diz Vanderlei Cappellari, diretor de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação.A morte da professora entrará também em uma categoria estatística que chega a responder por metade das mortes no trânsito de Porto Alegre: a dos atropelamentos. Eles representaram 51% das vítimas em 2008 e 47% em 2009. Neste ano, até março, eram 41%.
ESTRADAS ESTADUAIS
2009 2010 Projeção para todo o 2010
385 208 612
ESTRADAS FEDERAIS até *26/04
2009 2010 projeção para todo 2010
379 *167 525
VIAS DE PORTO ALEGRE *Até março
2009 2010 projeção para todo 2010
171 *30 121
Fontes: PRF, Comando Rodoviário da BM e EPTC
Fonte: Zero Hora (05/05/10)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vítimas de acidente de trânsito têm direito ao seguro obrigatório

Objetivo do DPVA é indenizar vítimas de acidentes. Prazo para dar entrada no pedido de indenização é de três anos.
Acidentes de trânsito acontecem a todo momento, mas algumas pessoas não sabem como e quando usar o seguro obrigatório ou DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre).
O objetivo do seguro DPVAT é indenizar vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre).
Na cidade de São Paulo, há 49 seguradoras que o acidentado pode procurar. Em caso de acidente, as situações indenizadas são: morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.
Deve-se entender que o DPVAT é direcionado para os danos pessoais, ou seja, não prevê cobertura de danos materiais causados por colisão, roubo ou furto de veículos.
De acordo com o presidente da Comissão de Trânsito da OAB, Ciro Vidal, todo ferido tem direito de receber o DPVAT. “Se o acidente realmente foi provocado em razão de um problema na via terrestre, no uso da via pública, o DPVAT cobre.”
Contudo, isso nem sempre acontece. Osvaldo Almeida, representante de vendas de 47 anos, aguarda pelo dinheiro do seguro desde setembro de 2008. Na época, Almeida sofreu um acidente de moto, ficou internado 15 dias em um hospital particular e depois foi transferido para o sistema “home care” por mais três meses.
No mesmo dia do acidente, foi feito o boletim de ocorrência e, um mês após a batida, o representante comercial deu entrada no seguro do DPVAT. Entretanto, até hoje Almeida espera o reembolso do seguro. De acordo com o perito do IML, que autoriza o débito do seguro, ele só poderá receber o seguro quando tiver alta definitiva.
O prazo para dar entrada no pedido de indenização do seguro obrigatório é de três anos, a contar da data em que ocorreu o acidente. Os documentos necessários são: RG, boletim de ocorrência e comprovante de despesas médicas. No caso de morte, é preciso apresentar o atestado de óbito.Indenização por morte
“Se houver morte, a família vai receber o valor aproximado de R$ 13 mil pelo óbito”, explica Vidal. A indenização é direcionada aos herdeiros da vítima.
De acordo com a lei 11.482/07, o valor da indenização é dividido em cotas iguais entre o cônjuge ou companheiro e os herdeiros. Conforme a quantidade de herdeiros, a cota é fracionada em partes iguais.
Se o acidente ocorreu antes de 29 de dezembro de 2006, o cônjuge ou o companheiro recebe primeiro a indenização e, na falta destes, os filhos ou os pais, avós, irmãos, tios ou sobrinhos, nesta ordem.Indenização por invalidez permanente
O DPVA cobre a seguinte situação: invalidez permanente total ou parcial decorrente de acidente envolvendo veículos automotores ou cargas transportadas pelos veículos.
E o que é invalidez permanente? É a perda ou redução das funções de um membro ou órgão, em decorrência de acidente. A impossibilidade de reabilitação deve ser atestada em laudo pericial.
A indenização pode chegar até R$ 13,5 mil por ferido, dependendo da sequela. A pessoa beneficiada é a própria vítima.Reembolso de despesas médico-hospitalares
O reembolso de despesas serve para arcar com o tratamento de lesões provocadas por veículos. O valor é de até R$ 2,7 mil por vítima, variando conforme a soma das despesas cobertas e comprovadas.

Para a médica Júlia Greve, fisiatra do Hospital das Clínicas, o dinheiro do DPVAT pode ser importante no tratamento. "Mas não é suficiente. Acho que se a gente não tiver uma campanha de esclarecimento e a própria população se conscientizar que acidente é uma coisa evitável, é uma coisa muito grave”.
Caso a pessoa tenha menos de 16 anos, a indenização será paga ao representante legal ou ao tutor. Se o acidentado tiver entre 16 e 18 anos, a indenização será paga ao menor desde que assistido por representante legal ou tutor. A apresentação de alvará judicial também é necessária.
Fonte: g1, 05/05/2010 12h09 - Atualizado em 05/05/2010 13h01

terça-feira, 4 de maio de 2010

Vidas Perdidas

*BENJAMIN STEINBRUCH
Não se pode mais aceitar a continuidade das mortes nas estradas e nas áreas de risco em encostas nas cidades. TÃO GRANDE quanto a tragédia que atingiu o Rio de Janeiro por conta das chuvas é a que se verifica nas estradas brasileiras.
Só no feriado da Páscoa, 114 pessoas morreram vitimadas por acidentes de trânsito.
As mortes cresceram 34% nas rodovias federais e 38% nas estaduais paulistas quando comparadas com as do mesmo feriado do ano passado.
As vidas perdidas, porém, não podem ser tratadas apenas como números. É preciso olhar para esse problema com olhos humanitários, para as centenas de famílias que perdem pessoas queridas em acidentes rodoviários espalhados pelo país, sem que isso provoque nenhuma comoção pública.
Em 2009, escrevi aqui um artigo no qual contava a experiência da China, onde fui surpreendido pela inexistência de motocicletas no trânsito caótico de Pequim e em outras grandes cidades -apenas bicicletas mecânicas e elétricas podem circular em metrópoles chinesas, em faixas exclusivas.
Quando publiquei esse artigo, no fim ano passado, um leitor enviou-me um e-mail irado, acusando-me de pretender acabar com inúmeros empregos por meio da proibição da circulação dos motoqueiros em São Paulo. Evidentemente, não era esse o objetivo. Nem tinha a pretensão de tentar reproduzir aqui a experiência chinesa.
A intenção era alertar para o fato de que a circulação de motocicletas no trânsito das grandes cidades, tanto na China como no Brasil, é muito perigosa. Então, seria oportuno tentar organizá-la melhor, para poupar vidas.
Vejo com satisfação que algumas medidas começam a ser tomadas em São Paulo.
Uma segunda faixa exclusiva de motos está sendo criada na cidade, na rua Vergueiro, com o objetivo de retirar as motocicletas da perigosa avenida 23 de Maio.
Também se pretende proibir a circulação das motos na pista central da marginal do rio Tietê, onde graves acidentes com mortes são frequentes. Mesmo que imperfeitas, essas iniciativas mostram o interesse da autoridade pública em trabalhar para proteger vidas.
Assim como o problema das motocicletas nas cidades, as chacinas dos feriados nas estradas exigem trabalho preventivo. São conhecidas as causas dos acidentes.
Além da imprudência dos motoristas, que muitas vezes dirigem embriagados, as rodovias, principalmente as que não funcionam sob o regime de concessão, são estreitas, antigas e malconservadas. Em algumas curvas, acidentes se repetem diariamente sem que as autoridades tomem nenhuma providência além de uma singela placa de "curva perigosa".
Se não há recursos suficientes para modernizar as estradas, muita coisa pode ser feita pelo menos em matéria de engenharia de sinalização para reduzir os riscos de acidentes.
Simplesmente limitar a velocidade não é solução.
Aliás, em rodovias como as autobans alemãs, apesar da altíssima velocidade, de até 180 quilômetros por hora, o índice de acidentes é muito baixo. Um caminhão subindo uma serra a 20 quilômetros por hora certamente é tão perigoso quanto um carro a 110 quilômetros por hora em uma reta.
Não se pode aceitar passivamente a continuidade dessas mortes nas estradas, assim como é inadmissível o descaso com a ocupação de áreas de risco em encostas nas cidades, onde obras de contenção que seriam urgentes são postergadas em benefício de outras prioridades. É preciso agir preventivamente, para que tragédias previsíveis, tanto nas cidades como nas estradas, não continuem a surpreender e a chocar a sociedade.
Empresário, é diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, presidente do conselho de administração da empresa e primeiro vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Fonte: http://abetran.org.brFolha de S. Paulo – 13/04/2010 - Artigo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Acidentes matam 20 no Estado

TRÂNSITO FATAL
Em três dias, número de vítimas foi superior ao registrado durante o feriadão de Páscoa
Mais um final de semana trágico nas estradas gaúchas. Desde sexta-feira, foram pelo menos 20 mortes.
Ontem, uma colisão por volta das 18h25min deixou dois mortos e cinco feridos em Viamão.Três veículos se envolveram no acidente, no km 31 da rodovia Viamão-Litoral Norte (ERS-040), no sentido Litoral-Capital. Segundo a Brigada Militar, um carro não identificado teria forçado uma ultrapassagem e colidido contra um Uno e um Prisma.Duas pessoas que estavam no Uno morreram.
Outros três passageiros do carro ficaram gravemente feridos. Os dois ocupantes do Prisma não se feriram. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Viamão e ainda não haviam sido identificadas à 0h de hoje.Em Vacaria, duas pessoas morreram no final da manhã de sábado. O acidente ocorreu às 11h15min, no km 28 da estrada Vacaria-Lages (BR-116).
O motociclista Mauro José de Lima, 48 anos, de Santa Catarina, atropelou Osmar de Oliveira Dutra, 54 anos. Socorridos, chegaram sem vida ao hospital.Também no sábado uma colisão fez duas vítimas em Candelária, no Vale do Rio Pardo. Um Astra e um caminhão guincho colidiram no km 142 da rodovia Candelária-Venâncio Aires (RSC-287).
Duas pessoas que estavam no Astra morreram no local.Para encerrar o final de semana, Jair Rodinei Serpa de Souza, 30 anos, morreu por volta das 20h10min de ontem ao se envolver em um acidente no km 180,3 na rodovia Porto Alegre-Uruguaiana (BR-290), em Minas do Leão.
O Corsa que ele dirigia se chocou de frente com um caminhão Mercedes-Benz de Santana do Livramento. Ele morreu no local, e o motorista do caminhão sofreu lesões leves.
O inspetor Alessandro Castro, assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), considera o número de acidentes absurdo, uma vez que o movimento do fim de semana não foi típico de feriadão.
– Tivemos ocorrências em vários pontos do Estado, o que mostra falta de atenção do motorista. O álcool ainda é notado, mas, combatido com multas e prisões, não pode ser apontado como a maior causa – afirma.Neste ano, o feriadão de Carnaval foi o campeão das estatísticas: em cinco dias, 31 pessoas perderam a vida. Já a Páscoa, em quatro dias, registrou 15 mortes.ZEROHORA.COM
Outras vítimas
- Nova Petrópolis – O motociclista Janilson Nunes Oliveira, 21 anos, morreu no km 2 da estrada Nova Petrópolis-São Francisco de Paula (ERS-235), por volta das 18h20min de ontem, na colisão com um veículo não identificado.
- Pinhal – Jonas Ribeiro, 19 anos, caroneiro de uma moto, morreu por volta das 10h30min de ontem, no km 5 da estrada Pinhal-Jaboticaba (RS-323), no norte gaúcho. Ribeiro estava em uma moto que colidiu com um Santana.
- Montenegro – João Ademir Barcelos, 48 anos, morreu quando o carro que dirigia saiu da pista e caiu em um banhado, na madrugada de ontem. O acidente ocorreu por volta das 5h, na ERS-124, km 32, que liga Montenegro ao Polo Petroquímico.
- Sapucaia do Sul – Um acidente em Sapucaia do Sul matou um homem na noite de sábado. Um Kadett colidiu contra o pilar de uma passarela no km 6 da estrada Sapucaia do Sul-Gravataí (ERS-118). Adércio de Azeredo, 37 anos, passageiro, morreu no local.
- Cristal – A colisão traseira entre uma motocicleta e um veículo ainda não identificado vitimou Eduardo de Andrade Fabres, 23 anos, que conduzia a moto pela rodovia que liga Camaquã a Jaguarão (BR-116). O acidente aconteceu no km 418, por volta das 21h de sábado.
- Triunfo – No sábado, às 11h45min, um acidente no km 408 da estrada Tabaí-Canoas (BR-386), em Triunfo, vitimou Jurema Janete Santiago, 49 anos. Ela estava na carona de um Gol que colidiu de frente com um Ka.
- Tramandaí – Um homem morreu na sexta-feira, em Tramandaí. Ele conduzia uma moto na Avenida Fernandes Bastos quando colidiu contra um Gol.
Fonte: sero hora, 03 de maio de 2010

domingo, 2 de maio de 2010

Acidentes em Ribeirão Preto causam três mortes

Três pessoas morreram em dois acidentes ocorridos em estradas da região de Ribeirão Preto entre a noite de ontem e a madrugada de hoje.
Na Rodovia SP-215, perto de Casa Branca, às 21 horas de ontem, dois carros bateram em numa tentativa de ultrapassagem, um deles capotou e houve uma morte e cinco feridos com gravidade. Um dos motoristas, Benedito Aparecido dos Reis Filho, de 52 anos, morreu no local. Os feridos foram levados à Santa Casa de Vargem Grande do Sul.
Na estrada vicinal Paulo de Castro Prado, entre Pontal e o distrito de Cândia, na madrugada de hoje, ocorreu colisão frontal entre dois caminhões. Num deles estavam Paulo Sérgio Teiga, de 42 anos, e seu filho Paulo Guilherme, de 15, que morreram no local. O outro motorista sofreu ferimentos leves.
Fonte: G1, O Portal de Notícias da Globo 02/05/10 - 14h09 - Atualizado em 02/05/10 - 14h10