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quinta-feira, 29 de abril de 2010

Piloto dá dicas de segurança para dirigir em pista molhada

Piloto dá dicas de segurança para dirigir em pista molhada
Motorista deve manter a calma e evitar freadas bruscas.Pneus em boas condições ajudam nas curvas.
A 80km/h, o carro freia e percorre 24 metros até parar. Com a mesma velocidade, na pista molhada, o veículo leva mais do que o dobro da distância para parar.
Presenciar uma cena em que o motorista perde o controle do veículo é algo que assusta. Segundo os especialistas, é justamente esse comportamento que se deve evitar ao volante, com pista molhada, em uma situação real.
O piloto de testes César Urnhani explica que, nessa hora, muita gente faz o que não deve: pisa no freio com força. A cada cinco acidentes de trânsito no Brasil, um acontece em pista molhada.“Em uma frenagem forte e em um piso molhado, a roda vai acabar parando e vai travar.
Nesse travamento, você não tem mais domínio do carro. Você, embora esteja ao volante, torna-se passageiro do carro”, explica.
“O que você deve fazer? Pisou no freio, travou a roda, tira o pé do freio, para que não ocorra a perda de controle do carro, para que o carro não rode ou coisa do gênero”, ensina César. O piloto dá outras dicas.
Nas curvas, diminuir a velocidade pela metade e frear antes de começar a manobra e não durante. Em relação aos pneus, prestar sempre atenção às ranhuras da roda. Quando elas começarem a ficar gastas, é hora de trocar.
Dever da auto-escola
Ensinar a dirigir na chuva é dever das auto-escolas. É o que prevê o Código Nacional de Trânsito. Na prática, porém, não é bem o que acontece. “Se der sorte de ter aula na chuva, ele [aluno] vai ter uma boa noção. Se não, não tem como”, afirma o instrutor Wagner Batista dos Santos.
O advogado Alberto Germano já levou três sustos em dias diferentes. Sempre com chuva. Depois dos acidentes, não sai de carro sem os amuletos. Com pista molhada, redobra a atenção. “Dirigir em dia de chuva, você tem que ter maior cautela, ir mais devagar e com mais cuidado. Ou seja, a segurança também é um dever nosso”, reconhece.
Fonte: G1

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia na Coopersocial, Porto Alegre

Ong Alerta em parceria com a academia Body One Club:
Um dia na Coopersocial, Rua Santa Terezinha, 711 em Porto Alegre, onde fizeram uma aula de laboral pela manhã com a professora Leana Ribas e logo após um lanche e a tarde uma aula de ritmos com a professora Drika e lanche.
A partir de 1995, o COPA, juntamente com os pais e seus aprendizes fundaram a Cooperativa de Produção e Prestação de Serviços de Porto Alegre LTDA - COOPPA. Esta, em 2004, passou a se chamar Cooper Social. O objetivo sempre foi buscar uma alternativa para a ocupação produtiva de pessoas com deficiência mental adulta.
A Cooper Social promove o deficiente como trabalhador ao propiciar-lhe condições dignas de trabalho e de geração de renda para si e para seus familiares. Somando os cooperados especiais que trabalham na Cooper Social diariamente, mais os que já estão trabalhando em empresas, com os cooperados voluntários (pais, irmãos, responsáveis e/ou parceiros voluntários indicados pela ONG Parceiros Voluntários) são 170 pessoas envolvidas com a Cooperativa.
A Cooperativa Social de Produção e Prestação de Serviços de Porto Alegre LTDA tem por finalidade primordial a defesa econômico-social das pessoas portadoras de deficiência através de atividades produtivas - ocupacionais, entre elas:
• Industrialização e comercialização de fraldas e absorventes descartáveis• Acabamentos gerais• Produção, montagem, comercialização e representações da indústria metal-eletro-mecânica.• Embalagem• Etiquetagem• Seleção de material diverso
É extremamente positivo para o crescimento emocional do cooperado sentir-se útil, valorizado e feliz por ter condições de produzir, manter-se ocupado e ser remunerado por isso.
A força de trabalho da Cooper Social é uma realidade de oferta de mão de obra especial.A nossa equipe é dividida em dois grupos de trabalho, o primeiro atua das 8:00 às 12:00 e o segundo das 13:00 às 17:00. Venha nos visitar!!
O muito é pouco para quem consegue dar ou melhor se doar...tudo na vida é uma questão de aprendizado faz a diferença quem quer de verdade!!!Lisette Feijó.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dicas para pais e crianças

Os pais são os principais modelos de comportamento para as crianças.
Por isso é importante que você eduque seus filhos. Além da conversa, para que as crianças assimilem e adotem um comportamento seguro, é essencial que os pais dêem o exemplo. Caminhe com seu filho, mostrando como se comportar de forma correta e escolha caminhos seguros, com poucas ruas para atravessar.
ATENÇÃO
- As crianças também aprendem as regras de trânsito na escola. Compartilhe as informações com elas para aprender novas dicas e aplicá-las com seus filhos.
- Não permita que uma criança menor de 10 anos atravesse a rua sozinha. É muito importante que um adulto acompanhe o pequeno pedestre, segurando-o firme pelo pulso.
As crianças têm dificuldade de julgar a distância e a velocidade em que os carros estão.
- Vista as crianças com roupas de cores claras e fortes, ou com detalhes reflexivos quando forem sair à noite ou ao entardecer. Como elas são menores, muitas vezes os motoristas não conseguem vê-las.
Lembre-se as brincadeiras devem ficar pra bem longe da rua. Também é muito perigoso brincar em entradas de garagens, estacionamentos e quintais sem cerca. Jogos com bola, skate, patins ou bicicletas devem ser feitos em parques ou ciclovias.
Fonte: http://www.perkons.com.br/

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Acidente com carro lotado mata cinco na Rodovia Carvalho Pinto

A família viajava de Limeira, em São Paulo, para o Rio de Janeiro.Polícia ainda vai apurar as causas do ocorrido.
Cinco pessoas morreram em um acidente na Rodovia Carvalho Pinto, entre as cidades de Caçapava e São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A família viajava de Limeira, no interior paulista, para o Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, o carro reduziu a velocidade e saiu da pista. Caiu de um viaduto a seis metros de altura, capotou e bateu em um muro.
Cinco pessoas morreram na hora, sendo dois homens, uma mulher e duas crianças, de 2 anos e 7 anos. Duas outras pessoas feridas foram levadas ao Pronto-Socorro de São José dos Campos. A polícia vai investigar as causa do acienete.
“Eles estavam com excesso de passageiros. Mas [para conhecer] as causas vamos ter que aguardar um inquérito que apure alguma falha mecânica ou do próprio condutor", afirmou o tenente Milton Farias, da Polícia Rodoviária.
As pessoas que foram enviadas ao hospital foram uma mulher de 51 anos e uma criança de 6 anos. A mulher já recebeu alta e a criança continua em observação.
Fonte: g1, 26/04/2010 07h34 - Atualizado em 26/04/2010 10h20

domingo, 25 de abril de 2010

O vigor da Lei Seca

O vigor da Lei Seca
O número de processos de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dobrou no Rio Grande do Sul desde a implantação da Lei Seca, passando de 9.325 (nos 21 meses antes da nova legislação) para 18.674 (nos 21 meses posteriores).
As novas regras também provocaram outra mudança. Do total de processos, 53% correspondem a casos de embriaguez. No período anterior, eles representavam 43,5%.A sensação de que o cerco aos motoristas embriagados diminuiu nos últimos meses no Rio Grande do Sul é só aparente.
Desde que foi implantada a Lei Seca, há quase dois anos, o número de processos de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) abertos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) dobrou no Estado.
Foram abertos 9.325 nos 21 meses antes da lei e 18.674 nos 21 meses posteriores.No mês passado, o descrédito da população na fiscalização da Lei Seca ficou evidente em um estudo divulgado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool (Nepta) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Na pesquisa, 85,9% dos entrevistados admitiram que haviam bebido e dirigido nos 12 meses anteriores por acreditar que não seriam parados em barreiras policiais, apesar de 63% serem favoráveis à nova lei.Termômetro da fiscalização da lei que impõe tolerância zero ao álcool nas estradas, o Detran reflete em suas estatísticas que os motoristas gaúchos estão soprando mais o bafômetro.
Nos dois anos anteriores à Lei Seca, a participação dos casos de embriaguez no total dos processos de suspensão do direito de dirigir abertos pelo Detran oscilava entre 38,6% e 40,8%.Com a implantação da nova legislação, a participação aumentou consideravelmente, atingindo o pico de 59,3% no ano passado.
O restante dos processos administrativos foi instaurado por pontuação, quando o motorista excede 20 pontos por transgressões diversas no período de 12 meses, entre a primeira e a última multa.Do total de 18,6 mil processos de suspensão do direito de dirigir abertos no Estado desde que a lei entrou em vigor, a embriaguez ao volante corresponde a 53%, superando os casos de excesso de pontuação, que até então predominavam.
Em 21 meses, foram abertos processos contra quase 10 mil motoristas gaúchos flagrados dirigindo embriagados. Por pontuação, foram abertos 8.759 processos no mesmo período.O cenário atual é distinto do observado nos 21 meses anteriores à lei de tolerância zero ao álcool. Naquele período, os processos de perda da CNH abertos por excesso de pontuação correspondiam a 56,5% do total. Já os processos envolvendo embriaguez representavam 43,5%.Paralelamente ao maior rigor nas estradas, o Detran dobrou o volume de processos administrativos contra os motoristas depois da sanção da Lei Seca.
O número de processos por embriaguez saltou de 4.064 (nos 21 meses anteriores à nova lei) para 9.915 (nos 21 meses posteriores), um incremento de 143%. Já os casos de excesso de pontuação passaram de 5.261 para 8.759, um aumento de 66,4%.Casos tratados com prioridadeO maior rigor aos motoristas embriagados também existe dentro do Detran.
O diretor técnico do departamento, Ildo Mário Szinvelski, afirma que os processos de suspensão por embriaguez são tratados como prioridade número um, ao lado de excesso de velocidade, em detrimento aos demais casos.
Além disso, desde que a lei que baixou a zero a tolerância ao álcool no trânsito entrou em vigor em todo o país, em 20 junho de 2008, o número de multas aplicadas nas rodovias federais e estaduais se manteve no mesmo nível ou aumentou.
Nas vias estaduais, as autuações passaram de 427 no segundo semestre de 2008 para 591 no mesmo período do ano passado, um aumento de 38,4%. Já nas estradas federais, o salto foi ainda maior no mesmo período: de 588 para 940, um incremento de quase 60%, no período.
A tendência do primeiro semestre de 2010 é superar o volume de multas aplicadas no mesmo período de 2009 nas estradas.
– Continuamos autuando e prendendo motoristas embriagados nos mesmos moldes do início da lei. Não houve diminuição da fiscalização. O que diminuiu foi o foco da mídia para a Lei Seca – avalia o tenente-coronel Edar Borges Machado, que responde pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar.maicon.bock@zerohora.com.br
Fonte: Zero Hora, 25 de abril de 2010

sábado, 24 de abril de 2010

"Vamos ter um aumento de acidentes na BR-101" afirma engenheiro de trânsito

Mauri Panitz culpou a falta fiscalização do governo por grande parte dos acidentes no país.
O engenheiro de trânsito Mauri Panitz é enfático com relação a falta de segurança das rodovias no Brasil. Indo contra a expectativa da população, o especialista afirmou que o número de acidentes na BR-101 vai aumentar após a duplicação.
Em entrevista na manhã de hoje ao programa Atualidade da Rádio Gaúcha, ele criticou a falta de preocupação com a segurança dos novos trechos e apresentou uma série de problemas que podem ocasionar acidentes.
— Fizeram a duplicação e não construíram vias laterais. Temos acesso a propriedades a cada 50 quilômetros e nós temos um comércio ao longo da rodovia, que faz com que os veículos parem no acostamento. Comércio na rodovia é proibido.
E temos também estruturas de drenagem de concreto salientes nos canteiros da rodovia. Qualquer veículo que se desgovernar pode atingir essas estruturas. — explicou o engenheiro.Trânsito gaúcho mata cinco pessoas a cada dia em abril Panitz criticou também a falta de políticas de trânsito e transportes por parte do governo. A falta de fiscalização seria um dos principais problemas do aumento de acidentes.
— A falha está no nosso sistema. Nós não temos no Brasil política para transporte ou trânsito. Nós podemos dizer que o poder público falha com os motoristas, porque é ele que os fiscaliza e os habilita. Falha também com a frota de veículo, que não é fiscalizada.
— Isso é omissão total do governo. Não temos no Brasil rodovias seguras — conclui. Segundo ele, cerca de 50% da frota de caminhões do país está sucateada.
Ele lembrou que o excesso de peso destes veículos também são grandes inimigos das rodovias: — Isso danifica e diminui a vida útil das estradas. Nós temos cerca de 100 mil acidentes por ano com caminhões de grande porte, isso é um absurdo.
Fonte: zeo hora, 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Trânsito gaúcho mata cinco pessoas a cada dia em abril

Trânsito gaúcho mata cinco pessoas a cada dia em abril
Comando Rodoviário prepara campanha para reduzir a média, superior aos números de 2009
Abril pode se tornar o mês mais violento no trânsito dos últimos tempos no Estado. Até ontem, pelo menos 112 pessoas perderam a vida nas estradas e ruas gaúchas.
Em 21 dias, a média ultrapassa a marca de cinco mortes por dia, segundo levantamento da Rádio Gaúcha.Essa estatística trágica assusta ainda mais se comparada ao ano passado.
No mesmo mês de 2009, a média diária foi de quatro óbitos. Em 2010, desde 1º de janeiro, o trânsito gaúcho já matou 474 pessoas.Os números do levantamento reforçam o alerta dos responsáveis pela fiscalização, que já haviam percebido o aumento de acidentes fatais. Preocupado com a tragédia nas estradas, o Comando Rodoviário prepara uma campanha educativa.
A iniciativa, que deve ser lançada nos próximos meses, buscará conscientizar os motoristas dos riscos do trânsito– Ou nós educamos ou a situação ficará ainda pior – sustentou o responsável pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar, tenente-coronel Edar Borges.Para ele, o aumento no massacre nas estradas tem duas explicações principais: a imprudência e a frota cada vez maior.
Em um ano, a quantidade de carros em circulação subiu 6% no Estado. Já são quase 4,5 milhões de veículos.O inspetor Alessandro Castro, da Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF), concorda com o tenente-coronel.
– Estão acontecendo cada vez mais acidentes absurdos. Ontem (terça-feira), num dia normal, aconteceram seis mortes. Não são acidentes que matam vários de uma só vez. São vários acidentes – analisa.
O levantamento
Compare a quantidade de
vítimas deste ano com o ano
passado, segundo estudo da
Rádio Gaúcha:
Mês 2009 2010
Janeiro 102 114
Fevereiro 93 121
Março 108 127
Abril 132 112*
Maio 119 -
Junho 111 -
Agosto 118 -
Setembro 87 -
Outubro 99 -
Novembro 104 -
Dezembro 119 -
Total 1.278 474*
*Até o começo da noite de ontem
O perfil
Como se deram as mortes no
trânsito gaúcho em 2010:
Uma das mais movimentadas rodovias do Estado, a BR-116 aparece como a campeã de acidentes fatais. Entre as estradas estaduais, a recordista é a RS-122, que liga Portão à Serra.
Oito em cada 10 vítimas são do sexo masculino. Quase a metade dos mortos estava em carros, como motorista ou passageiro.
Cerca de um terço das mortes ocorre em capotagens ou choque dos veículos em árvores ou postes, por exemplo.
Fonte: ZERO HORA, Trânsito 22/04/2010 04h42min

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vivendo suas idéias

Vivendo suas idéias
Um guerreiro da luz é confiável. Comete alguns erros, quando exagera um pouco suas histórias, e termina se julgando mais importante do que realmente é.
Mas por ser um guerreiro da luz, está terminantemente proibido de mentir.
Quando se reúne ao redor da fogueira e conversa com seus companheiros, sabe que suas palavras ficam guardadas na memória do Universo, e são testemunhas do que pensa.
O guerreiro reflete: “por que falo tanto, se muitas vezes não sou capaz de fazer tudo que digo?”
Esta é uma reflexão importante.
O coração responde: “se você defende publicamente suas idéias, terá que se esforçar para viver de acordo com elas”.
E porque pensa que é o que fala, que o guerreiro acaba se transformando no que diz ser.
Fonte: g1, Postado por Paulo Coelho em 18 de abril de 2010 às 00:09

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Passageiro morto em acidente na Capital é identificado

Acidente na Avenida Tarso Dutra causou a 22ª morte no trânsito desde sábado no RS
Foi identificada a 22ª vítima de acidentes de trânsito no Estado desde sábado. É o passageiro de um Volkswagen Gol Rogério da Silva Scott Hood, 28 anos, que morreu em um acidente na madrugada desta segunda-feira, na Capital.
O condutor do veículo, Luiz Eduardo Almeida da Costa, 25, ficou gravemente ferido. O veículo colidiu contra um poste no sentido Norte-Sul da Avenida Tarso Dutra, continuação da Terceira Perimetral, próximo a uma revenda de veículos.
O motorista foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde segue internado. O carro e as vítimas são da cidade de Rio Grande, segundo a Brigada Militar (BM).Veja outras ocorrências registradas no final de semana:
No domingo, dia 18
CRISTAL - Uma mulher morreu em um acidente envolvendo uma moto e um caminhão, no km 425 da rodovia Pelotas-Camaquã (BR-116), em Cristal. O motorista da motocicleta, Hernany Feijó Carvalho, foi levado para o Pronto Socorro de Pelotas em estado grave. O condutor do caminhão, com placas de Pelotas, não se feriu.
SANTA ROSA - Um homem morreu em um acidente nesta tarde, na BR 472, em Santa Rosa. João dos Santos, de 73 anos, dirigia um Passat e saiu da pista no km 151 da rodovia, próximo à localidade de Bela União, no interior de Santa Rosa.
ARAMBARÉ - Duas pessoas morreram, provavelmente afogadas, nesta manhã após um acidente próximo a Arambaré. Um carro Gol, acabou caindo em um riacho na estrada municipal Coxilha Grande, próximo ao quilometro 11, que dá acesso ao município. Morreu a motorista Simone Baldon e o adolescente Saimon Ferraz da Silva, 14 anos.
COLINAS - Em Colinas, Gilmar Brauver, de 33 anos foi encontrado morto no quilômetro 33 da ERS 129. Ele conduzia uma moto com placas de Estrela. Quando o Comando Rodoviário da Brigada Militar chegou ao local o jovem já tinha sido removido da rodovia por populares. O acidente aconteceu por volta das 3h deste domingo.
TRIUNFO - Fabiano Martins de Araújo, de 26 anos, morreu atropelado neste domingo, por volta das 5h, quando tentava atravessar a rodovia ERS 470 no km 332, em Triunfo. O veículo que causou o acidente não foi identificado e o motorista fugiu sem prestar socorro a vitima.
SÃO JOSÉ DAS MISSÕES - Marciane Lúcia Ramos, de 26 anos morreu em acidente no km 102 da BR-386, por volta das 4h, em São José das Missões. Ela era passageira de um Fiat Palio, com placas de Carazinho, que saiu da pista.
IGREJINHA - Uma colisão frontal entre uma Parati e uma Dodge Dakota causou a morte de duas pessoas no início da madrugada deste domingo no quilômetro 11 da RS-115, em Igrejinha. O condutor da Parati, Marciano Carvalho dos Santos, 27 anos, e Ismael Júnior da Silva, 24 anos, morreram no local.
LAVRAS DO SUL - Um acidente na rodovia RST-357, em Lavras do Sul, deixou duas pessoas mortas na madrugada deste domingo. O motorista Luis Fernando Martins, de 59 anos, dirigia um Del Rey, no km 5 da rodovia, quando perdeu o controle do carro e capotou fora da rodovia. Ele morreu no local. A esposa de Luis Fernando, Maria da Gloria Freitas Machado, de 51 anos, que estava na carona, também morreu.
No sábado, dia 17:
JÓIA - Colisão entre Astra e Caminhão deixou um morto na noite deste sábado, em Jóia. O acidente ocorreu no quilômetro 512 da RS-392. Morreu o condutor do carro, Francisco Claudinei da Silva, 25 anos.
PAROBÉ - A idosa Jandália Campos Ferreira, 69 anos, morreu atropelada por volta das 19h30min deste sábado, no município de Parobé, no Vale do Sinos. Ela foi atropelada por um automóvel Gol quando atravessava a RS-239, na altura do quilômetro 31.
AGUSTO PESTANA - Um jovem de 20 anos morreu atropelado, na cidade de Augusto Pestana, enquanto montava em um cavalo. Uma Brasília, que estava na ERS-522, km 21, trafegava em direção a Ijuí, por volta das 19h deste sábado, quando a vítima surgiu com animal na rodovia. O cavalo se assustou com o veículo e derrubou o jovem. Ao cair, ele foi atropelado por um segundo veículo e morreu no local.
MARAU - Duas pessoas morreram no final da tarde de sábado em um acidente na ERS-324, em Marau. Um caminhão e um gol se colidiram no quilômetro 82, sentido Marau-Casa. As vítimas tinham 43 e 37 anos e ainda não foram identificadas.
PORTO ALEGRE - Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após colisão de um carro contra um poste na Avenida Juca Batista, bairro Espírito Santo, na zona sul da Capital. A vítima fatal, que conduzia o Ford Escort foi identificada como Rafael Souza da Silva, 20 anos.
SANTO CRISTO - Carlinhos José Dillmann, de 36 anos morreu em um acidente na BR-472,km 179 no acesso a Santo Cristo, no noroeste do estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o homem bateu a moto que conduzia na lateral de um caminhão da prefeitura de Santo Cristo que fazia serviço de retirada de terra ao lado da pista e estava entrando na rodovia naquele momento. Dillmann morreu na hora. O acidente foi no trecho da rodovia entre Santa Rosa e Santo Cristo.
SÃO VICENTE DO SUL - Um acidente no quilômetro 338 da BR 287, em São Vicente do Sul, deixou uma criança morta na tarde deste sábado. Victória Regina Headley, 10 anos, estava em um Fiat Uno que colidiu com um caminhão que trafegava no sentido contrário.
CRUZ ALTA - Um menino de 12 anos foi atropelado por um caminhão na tarde deste sábado em Cruz Alta. Pedro Antônio Tozze Borges, de 12 anos estava em uma bicicleta quando foi atingido por um caminhão. O motorista disse estar fazendo uma manobra e não ter visto o menino. Ele ainda tentou prestar socorro, mas a criança morreu no local.
Fonte: ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA, Trânsito 19/04/2010 06h56min

domingo, 18 de abril de 2010

Concessionária faz reunião com motociclistas para reduzir acidentes

ViaOeste, que administra Castello e Raposo, vai mudar sinalizações.Presidente de associação de motociclistas diz que medidas são positivas.
A concessionária ViaOeste, que cuida do sistema Castello Branco/Raposo Tavares, se reuniu neste sábado (17) com um grupo de motociclistas para definir mudanças na sinalização da rodovia.
Uma pesquisa da concessionária traçou o perfil dos motociclistas que trafegam pela Castello. São, em sua maioria, homens, casados, com idade entre 24 e 30 anos, renda familiar de cerca de R$ 1.000 e que usam motos de baixa cilindrada para trabalhar. Com um detalhe, são eles os que mais se envolvem em acidentes na rodovia.
Luiz Artur Cane, presidente do Movimento Brasileiro de Motociclistas, afirma que algumas medidas discutidas na reunião são positivas. "Só o fato da nossa presença aqui nos deixa muito otimistas", afirmou. Um dos problemas é a 'faixa camuflada', pintada em cima de uma antiga sinalização e que deixa a pista escorregadia. "Isso potencializa o risco de acidentes."
Depois da reunião, a concessionária concordou em avaliar mudanças nas pinturas de faixas no chão e disse que vai aumentar o espaço para as motos nas praças de pedágios. Entre 2008 e 2009, a concessionária diz que conseguiu reduzir o índice de acidentes em 20% nas estradas. Foram 461 acidentes com 490 vítimas em 2008 contra 368 acidente e 389 vítimas em 2009.
Fonte: g1, 17/04/2010 19h21 - Atualizado em 17/04/2010 19h53

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Uma morte a mais por dia: mapa detalha acidentes no trânsito gaúcho em 2010

Levantamento mostra aumento das mortes no Estado e concentração na Região Metropolitana
Juliano Rodrigues, Luiz Daudt Jr. e Rafael Colling
A cada 24 horas, pelo menos quatro pessoas morrem em acidentes no Rio Grande do Sul. Desde o início do ano, são 425 vítimas.
No mesmo período de 2009, a Rádio Gaúcha contou 336: média de três por dia.Nesta quinta-feira, zerohora.com apresenta esse levantamento de uma forma inédita, por meio de um banco de dados que traça o mapa da violência no trânsito.
Os números podem não corresponder a estatísticas oficiais e são baseados em informações de reportagens do Grupo RBS. Veja o mapa clicando aquiO mapa mostra a concentração de vítimas na Região Metropolitana e rodovias federais. São, ao todo, cem mortes em municípios da Grande Porto Alegre. Somente na BR-116, 38 pessoas perderam a vida. Nas estradas estaduais, a que tem mais mortes é a RS-122, com 12.
Mais da metade dos acidentes são entre motocicletas e caminhões, além de atropelamentos.
A maioria ocorre à noite (52%) e vitima pessoas do sexo masculino (78,35%).
As ocorrências mais comuns são capotagens e choques de veículos em placas de sinalização, postes e árvores.
Rodovias com maior número de vítimas fatais:
1) BR-116 / 38
2) BR-386 / 29
3) BR-290 / 21
4) BR-285 / 19
5) RS-122 / 12
Perfil dos acidentes:
Homens: 333 (78,35%)
Mulheres: 92 (21,75%)
Rodovias federais: 151 (35,52%)
Rodovias estaduais: 137 (32,23%)
Perímetros urbanos: 137 (32,23%)
Vítimas por veículos envolvidos em acidentes fatais:
Carros — 197 (46,35%)
Caminhões — 96 (22,58%)
Motocicletas — 87 (20,47%)
Ônibus — 19 (4,47%)
Bicicletas — 19 (4,47%)
Tratores — 5 (1,17%)
Carroças — 2 (0,47%)
Noite — 221 (52%)
Dia — 204 (48%)
Ocorrências:
Capotagens e colisões de veículos em árvores, postes, placas e pedras — 138 (32,47%)Atropelamentos — 103 (24,23%)
Colisões entre carros e caminhões — 47 (11,05%)
Colisões entre motocicletas e carros — 39 (9,17%)
Colisões entre carros — 32 (7,52%)
Colisões entre motocicletas e caminhões — 31 (7,29%)
Outros (carroça, trator e sem identificação) — 21 (4,94%)
Colisões entre carros e ônibus — 10 (2,35%)
Colisões entre ônibus e motocicletas — 3 (0,70%)
Colisões entre caminhões — 1 (0,23%)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Novas tecnologias facilitam vida de deficientes

Entre as novidades que vão estar na feira que começa nesta quinta em São Paulo, um computador com teclado virtual e um carro especial.
Uma feira de tecnologia, que será aberta nesta quinta-feira, em São Paulo, vai apresentar o que há de mais novo na tentativa de facilitar a vida dos portadores de deficiência. Pra usar o computador, basta olhar pra ele. O movimento da cabeça mexe o cursor na tela.
As piscadinhas ou até a boca fazem o clique em cima da letra, no teclado virtual. Sem precisar das mãos, as palavras vão aparecendo. “Esse usuário vai ter todos os movimentos da face enxergados por essa câmera. Essa câmera permite navegar na internet, fazer pesquisas, participar de redes sociais, qualquer outro tipo de aplicativo de computador”, explicou a gerente de comunicação Fabiana Rosa. Os aparelhos para surdez estão ficando menores e mais inteligentes.
Um deles se adapta ao volume do som ambiente. “Quando o paciente se encontra num lugar mais ruidoso, então o aparelho vai aplicar uma compressão pra fazer com que esse ruído não cause um desconforto pra audição do paciente”, informou a fonoaudióloga Patrícia de Rissio. Paola Klokler é jogadora de basquete, mas só agora vai poder treinar em equipamentos adaptados.
“Precisava sempre de uma pessoa pra me colocar nos equipamentos, me tirar dos equipamentos”, contou. Talvez um dos maiores símbolos de independência pra quem tem deficiência física seja a capacidade de dirigir um carro, de ir aonde quiser. E, graças à engenharia, pessoas com limitações mais graves estão tendo a chance de fazer isso.
Alan Mazzoleni ficou tetraplégico depois de um acidente. Nesta quarta-feira, ele testou um carro com equipamentos especiais: o volante tem encaixe pro punho, o freio e o acelerador ficam numa alavanca. Foi uma experiência única. “Eu nunca dirigi. Essa é a primeira vez na minha vida toda. É fantástico. Estou quase querendo trocar pela minha cadeira de rodas. Pena que eles não vão querer né?”, brincou.
Fonte: g1, O Portal de Notícias da Globo 14/04/10 - 21h57 - Atualizado em 14/04/10 - 21h57

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dicas de segurança no trânsito

Dicas de segurança no trânsito – Direção defensiva
É fácil principalmente para quem mora em cidades grandes flagrar além de absurdos cometidos no trânsito, presenciar acidentes cometidos por diversos fatores, muitos deles por pura negligência.
As estatísticas demonstram que, a cada ano, são centenas de milhares as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Dentre elas, aproximadamente 50 mil são vítimas fatais, das quais 30 mil morrem no local do acidente. São computados em dezenas de milhares também, os sobreviventes que se tornam inválidos.
Por esse motivo, este artigo servirá para alertar todo o motorista a assumir uma postura defensiva ao guiar um veículo, e muni-lo de informação para a diminuição dessa triste estatística.
O impacto social causado pelas mortes no trânsito é muito intenso, pois a grande maioria das vítimas tem entre 18 e 35 anos e pertence à faixa economicamente mais produtiva e ativa da nossa sociedade.
Quando analisamos as estatísticas envolvendo motos, os números são ainda mais impressionantes. As motos representam aproximadamente 7% da frota brasileira de veículos, mas estão envolvidas em 35% dos acidentes.
Todos nós somos usuários diários do trânsito, seja como passageiros, pedestres ou condutores. Somos responsáveis pelo bem estar desse meio social. Porém, quanto à segurança no trânsito, sem dúvida a maior responsabilidade cabe aos condutores.
Muitos motoristas não têm consciência desta responsabilidade. É comum ouvirmos relatos de acidentes onde o condutor aponta como “culpa” a falta de acostamento, a chuva, um buraco na pista, entre diversos outros fatores.
Após analisar as causas de milhares de acidentes, foi possível chegar às seguintes conclusões:
90% dos acidentes são causados por falhas humanas.
4% são causados por falhas mecânicas.
6% são causados por má condição das vias.
A partir destes dados, verificou-se também que a grande maioria das falhas humanas pode ser evitada, tomando-se alguns cuidados básicos. Esses procedimentos foram analisados e sistematizados: o conjunto destas técnicas recebe o nome de Direção Defensiva para condutores de veículos de quatro rodas e Pilotagem Defensiva para condutores de veículos de duas ou três rodas. A prática desses procedimentos está ao alcance de todos os condutores.
Definição
Dirigir ou Pilotar defensivamente é evitar acidentes ou diminuir as conseqüências de um acidente inevitável, apesar dos erros, das condições adversas e da irresponsabilidade de outros condutores e pedestres.
Desta definição podemos concluir que:
Os acidentes geralmente são causados pela combinação de diversos fatores. O fator mais relevante é chamado de causa principal do acidente. Esse fator pode ser: excesso de velocidade, erros na previsão de ações de outros motoristas, desrespeito à sinalização ou normas de trânsito, negligência na avaliação das condições adversas, falta de habilidade para conduzir com segurança, etc.
O condutor defensivo altera conscientemente o encadeamento dos fatores que resultariam em um acidente. Ele sabe que basta interferir, de forma positiva, em um ou mais destes fatores, para que o acidente não aconteça.
Motorista defensivo é aquele que utiliza constantemente as técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva, enquanto dirige seu veículo. Deste modo, ele evita acidentes, tornando assim o trânsito muito mais seguro, para si próprio e para as demais pessoas.
Lembre-se: conhecer as técnicas não basta. É preciso alterar o comportamento, incorporando essas técnicas ao dia-a-dia, reconhecer e abandonar antigos vícios e maus hábitos, de forma a automatizar os procedimentos e as atitudes corretas.
Outra característica importante do condutor defensivo é a de que ele fica satisfeito em evitar o acidente, independente de quem tenha razão ou de quem seja a culpa.
É importante saber que, em qualquer acidente, ocorre pelo menos uma destas três falhas humanas:
Negligência
Imprudência
Imperícia
A negligência pode ser definida como descaso, displicência ou desleixo. Muitos acidentes e mortes são causados por negligência:
Do órgão com jurisdição sobre a via, quando deixa de fazer a manutenção e instalar ou reparar a sinalização.
Do proprietário do veículo, quando permite que condutores não habilitados ou sem condições de dirigir conduzam seu veículo.
Do condutor, quando insiste em conduzir um veículo mal conservado ou fora dos padrões de segurança.
Do condutor, quando não obedece às leis de trânsito e não pratica as técnicas de Direção ou Pilotagem Defensiva.
A imprudência, elemento de presença constante no trânsito brasileiro, o motorista imprudente é aquele que:
Expõe a si próprio e às demais pessoas a riscos desnecessários, sem medir as conseqüências.
Mesmo percebendo a precariedade de sinalização e conservação de uma via, continua conduzindo com velocidade incompatível.
Dirige perigosamente, sem levar em consideração condições adversas existentes no momento em que trafega.
A imperícia ou falta de habilidade é uma importante causa de acidentes. Geralmente é proveniente de má formação ou treinamento inadequado do condutor que:
Não está suficientemente capacitado ou familiarizado para usar determinado tipo de veículo.
Não sabe o que fazer ou tem reações impróprias frente a situações adversas.
Não sabe como agir em situações de emergência.
Agora você já sabe, não entre nos 90% das estatísticas, seja prudente, consciente e defensivo na direção.
O SS abordará esse tema constantemente com várias dicas, dentre elas elementos como: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fim de semana tem 15 mortes no trânsito gaúcho

Fim de semana tem 15 mortes no trânsito gaúcho
Acidente mais grave matou quatro na BR-290
O fim de semana, mais uma vez, foi marcado pela violência no trânsito gaúcho. Desde sexta-feira, pelo menos 15 pessoas morreram em acidentes no Estado. O mais grave aconteceu em Butiá e deixou quatro vítimas fatais.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu em um dos acessos à cidade. Com placas de Butiá, um ônibus particular cruzava a estrada. O motorista de um táxi bateu na lateral do coletivo que é usado para transportar trabalhadores rurais, mas estava sem passageiros na hora do choque.Dentro do táxi, que era conduzido por João dos Santos, 36 anos, estavam Janice de Fátima Ribeiro Rodrigues, 36 anos, e suas duas filhas Martieli Rodrigues da Silva, 11 anos, e Maria Vitória, oito anos.
Os quatro morreram ainda no local. Leia mais sobre os outros acidentes abaixo:
Domingo
Canoas - Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em acidente na manhã de domingo no bairro Mathias Velho, em Canoas. Elice Maria Amaro, de 59 anos, estava na carona de um fusca.
O motorista, Sebaldo Luis Pereira Vargas, de 47, perdeu o controle do veículo e caiu em um valão na Rua da República. Ele foi encaminhado ao Hopsital de Pronto Socorro de Canoas e passa bem.
Sábado
Caçapava do Sul - Uma menina morreu em acidente na BR-392, em Caçapava do Sul, por volta das 7h30min. A vítima, Lauren Rodrigues Xavier, de 13 anos, estava em um Corsa que capotou.
O motorista, ainda não identificado, teria perdido o controle do veículo. Também estavam no carro Jonas Luis Lopes, 29, Jonatas de Bairros Bitencourt, 19, e a irmã de Lauren, Maxini Rodrigues Xavier, 15. Jonas está internado em estado grave no Hospital de Caridade de Santa Maria.
Alvorada - Um homem morreu e outro ficou ferido em acidente esta tarde na Avenida Getúlio Vargas, em Alvorada. A colisão frontal entre um Corsa e um Meriva aconteceu próximo ao Distrito Industrial do Município.
Atalípio José da Silva, de 53 anos, morreu no local. Elton da Cruz Ede, de 35 anos, foi encaminhado ao Hospital de Alvorada.
Restinga Seca - Um jovem de 19 anos morreu esta manhã após acidente na RSC-287, em Restinga Seca, na região central do Estado. Eduardo Descove Milanesi, estava na carona de um Vectra que capotou no quilômetro 214 da rodovia.
A vítima foi encaminhada ao Hospital Universitário, mas morreu cinco horas depois. O condutor do carro, Dionatan Ceolin Piccini, de 21 anos, passa bem.
São Borja - Um homem morreu após capotar o veículo em São Borja. O acidente aconteceu no quilômetro 409 da BR-472, por volta das 7h30min. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma caminhonete com placas de Passo Fundo saiu da pista, capotou e acabou colidindo em uma árvore. Celito Luiz Cerutti, de 51 anos, morreu no local. Ele era o condutor do veículo.
Novo Hamburgo - Acidente com morte no final desta madrugada na BR-116, em Novo Hamburgo. Foi uma colisão frontal envolvendo um caminhão e uma motocicleta. Faleceu o condutor da moto, Carlos Eduardo Braga, de 28 anos.
Panambi - Um chevette saiu da pista. Faleceu Elizabet Petrojski, de 48 anos.
Presidente Lucena - Um homem morreu em acidente no município de Presidente Lucena, por volta da 0h30min. Rogério Kunst, de 26 anos, conduzia um veículo na Avenida Presidente Lucena, no bairro Vila Nova. Segundo a Brigada Militar, ele teria perdido o controle do veículo, chocado em vários obstáculos, capotado diversas vezes e arremessado para fora do carro. A vítima morreu no local.
Sexta-feira
Caxias do Sul - Um homem morreu atropelado na ERS-122, em Caxias do Sul, na noite de ontem. Luís Deon, de 40 anos, foi atropelado por um veículo ao atravessar a rodovia. O acidente aconteceu no quilômetro 86, localidade de Pedancino. A vítima morreu no local.
Xangri-Lá - Uma mulher morreu em acidente de trânsito na noite passada no litoral gaúcho. O acidente aconteceu na ERS-389, em Xangri-lá. Um Astra com placas de São Paulo saiu para o acostamento para entrar em uma via à esquerda.
No momento na conversão, uma moto acabou colidindo no veículo. Adelaine Luciane dos Santos Lidke Inácio, de 20 anos, estava na carona da moto e morreu. O condutor, Jonas da Rosa Inácio, de 21 anos, foi encaminhado em estado grave ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa.
Catuípe - Um homem morreu em acidente de trânsito na noite dessa sexta-feira no município de Catuípe, no norte do Estado. A vítima, não identificada, tentava atravessar a rodovia quando foi atingida por uma caminhonete que tentava ultrapassar um caminhão, na RS-342.
Fonte: ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA, 12/04/2010

sábado, 10 de abril de 2010

Adolescentes admitem pegar carona de bêbado

Segundo pesquisa, 55% dos garotos ignoram riscos da bebida no trânsito
Os adolescentes até conhecem os riscos, mas a maioria aceita carona de amigo que bebeu álcool antes de dirigir. É o que revela pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com 868 adolescentes de 15 a 17 anos.
O estudo mostra que 55% dos entrevistados pegam carona nessa circunstância.No caso dos rapazes, o percentual é de 61,2%, ante 50,7% das garotas. Contraditoriamente, os dois grupos acham que deveria ser proibido dirigir depois de beber – 84,9% deles e 91,4% delas.A pesquisa foi feita em outubro e novembro, em seis capitais – inclusive Porto Alegre.
Na ocasião, o Denatran entrevistou participantes de um ciclo nacional de palestras. Este ano, o órgão pretende incluir São Paulo e Rio.Na opinião da coordenadora de Educação do Denatran, Juciara Rodrigues, a pesquisa mostra a falta de iniciativa do adolescente em interferir na realidade.
– Ele precisa estar inserido no grupo que vive, quer ser bacana e legal, então acaba conivente com determinadas atitudes, mesmo que não concorde com elas. A pesquisa mostra uma crise de valores, de identidade familiar e até das nossas campanhas, que talvez não estejam sendo eficientes – avalia.
De cada dez adolescentes, seis não se lembram de nenhuma campanha recente veiculada pelos meios de comunicação.– É um quadro muito desanimador. A escola não trabalha, o pai não faz nada e nós, do governo, ainda patinamos em alguns momentos, apesar dos esforços – avalia Juciara.
O que diz o levantamento
LEI SECA
A pesquisa ouviu 868 adolescentes de 15 a 17 anos de seis capitais – inclusive de Porto Alegre:
84,9% afirmam conhecer a Lei Seca
88,5% defendem a proibição de beber antes de dirigir
55% deles revelaram que retornam para casa de carona no carro do amigo que ingeriu bebida alcoólica
CINTO DE SEGURANÇA
21,6% afirmaram utilizar sempre o cinto de segurança na condição de passageiros no banco traseiro
6,4% dos entrevistados têm amigos que sempre usam o cinto de segurança
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
51,8% dos adolescentes não participaram de atividade educativa de trânsito na escola
53,3% afirmaram que não mudaram suas atitude por causa de campanha de educação para o trânsito.
OUTROS NÚMEROS
65,5% são passageiros de um veículo conduzido por seus amigos ou pais
37,5% dos garotos vão para a balada no veículo de amigos
39,2% das garotas vão para a balada no veículo com os pais
Fonte: zero hora, março 2010.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Motorista de carro que bateu em poste ingeriu bebida alcoólica, diz testemunha

Motorista de carro que bateu em poste ingeriu bebida alcoólica, diz testemunha
Segundo amiga, acidente ocorreu quando eles iam para outro bar em SP. Casal de namorados morreu e três passageiros ficaram gravemente feridos.
Uma amiga do casal de namorados que morreu após o carro em que estavam bater em um poste na Zona Sul de São Paulo disse que o motorista do veículo, uma das vítimas, havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir. Segundo o boletim de ocorrência, registrado no 102º Distrito Policial, a jovem estava em outro veículo que acompanhava o carro acidentado.
Três passageiros ficaram feridos na colisão. De acordo com o depoimento da testemunha, ela, um amigo e os cinco ocupantes do veículo que bateu no poste foram para um bar após saírem da faculdade, por volta das 22h30. No local, consumiram bebidas alcoólicas até 2h.
Nesse horário, decidiram seguir para outro bar. No meio do caminho, a testemunha, que estava em um carro na frente do outro veículo, percebeu que seus colegas não a seguiam mais. Ao retornar pelo mesmo caminho, ela encontrou o carro acidentado.
O carro ficou dividido em duas partes depois da batida. O velocímetro ficou travado em 110 km/h quando atingiu o poste. O casal que morreu, de 23 anos, estava nos bancos da frente do carro. No banco de trás estavam três pessoas que ficaram feridas.
Um rapaz de 19 anos segue internado no Hospital Municipal do Campo Limpo. O estado de saúde dele é estável, ele está na emergência e não corre risco de morrer. Uma jovem de 21 anos está no Hospital Regional Sul. Ela também segue em observação e não corre risco de morte. O caso mais grave é o de um adolescente de 15 anos, que está internado no Hospital São Paulo. Ele sofreu politraumatismos e está em coma.
Fonte: g1, O Portal de Notícias da Globo 09/04/10 - 11h51 - Atualizado em 09/04/10 - 12h30

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Acidente com van escolar mata 1 e fere 14 em SP

Acidente com van escolar mata 1 e fere 14 em SP
Um adolescente morreu e ao menos 14 pessoas ficaram feridas nesta tarde após um acidente com uma van escolar na Avenida Santa Inês, na Serra da Cantareira, em Mairiporã, na Grande São Paulo.
De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 14h, quando o veículo despencou do barranco e caiu em uma represa. Dois adultos e 12 crianças ficaram feridas. Uma equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi acionada para auxiliar no resgate. O estado de saúde dos feridos não foi informado.
Fonte: g1, o8/04/2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Semana Santa bate recorde em número de acidentes na estradas

Semana Santa bate recorde em número de acidentes na estradas
Cinquenta e nove mortes nas estradas federais e estaduais de Minas. Este é o balanço de mais um feriado prolongado. A imprudência dos motoristas resultou em um recorde de feridos e de acidentes. Números que surpreenderam a polícia.
Fonte: g1, 06/04/2010

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PRF registra 114 mortes nas estradas durante feriado de Páscoa

PRF registra 114 mortes nas estradas durante feriado de Páscoa
Minas Gerais foi estado com maior número de mortos e acidentes.Mais de 1,4 mil pessoas ficaram feridas em 2.355 ocorrências.
Entre a 0h de quinta-feira (1º) e a meia-noite de domingo (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 114 mortes nas estradas federais. O número aumentou 34% em relação ao ano passado, quando foram registrados 85 óbitos.
Nesta Páscoa, mais de 1,4 mil pessoas ficaram feridas em 2.355 acidentes. Em relação a 2009, o número de acidentes aumentou 26%. Foram registradas, em 2009, 1.873 ocorrências.
O estado com o maior número de acidentes e mortos foi Minas Gerais , que mantém a tendência de 2009. Neste ano, foram registrados nas estradas federais mineiras 502 acidentes, contra 275 no ano passado. Morreram no estado, em 2010, 27 pessoas. Em 2009, foram 13 óbitos.
O dia mais violento do feriado, segundo a PRF, foi o domingo, quando foram registradas 42 mortes. As chuvas que atingiram grande parte do país e a imprudência dos motoristas complicaram a situação do trânsito.
Ao longo do feriado, a PRF realizou mais de 28 mil testes de embriaguez, que resultaram em 673 autuações e 337 prisões em flagrante.
Estados que registraram maior número de acidentes em rodovias federais na Páscoa 2010 /2009
Minas Gerais 502 /2010
Minas Gerais 275
Paraná 254
Santa Catarina 264
Santa Catarina 253 /2010
Rio Grande do Sul 193 /2010
Rio Grande do Sul 193
São Paulo 138
São Paulo 173 /2010
Rio de Janeiro 131
Estados que registraram maior número de mortes em rodovias federais na Páscoa 2010/2009
Minas Gerais 27
Minas Gerais 13
Paraná 11
Bahia 9
Pernambuco 8
Goiás 8
Goiás 7
Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná 7
Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará 6
Maranhão 5
Fonte: g1,
O Portal de Notícias da Globo 05/04/10 - 14h21 - Atualizado em 05/04/10 - 16h09

MG: Pelo menos 27 pessoas morreram nas estradas federais durante o feriado

Volta para casa deixa trânsito lento ainda nesta segunda, em BH. PRF faz operação para diminuir congestionamentos na região do hipercentro
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou na manhã desta segunda-feira o balanço de ocorrências durante o feriado da semana santa. Pelo menos 27 pessoas morreram e 302 ficaram feridas em 502 acidentes.
O número pode ser considerado alto, já que no ano passado 13 pessoas morreram no feriado da Semana Santa. Segundo a PRF, o movimento na BR-381é intenso por causa da volta do feriado. Um caminhão carregado de carvão tombou na altura do trevo de Caeté, deixando parte da pista interditada.
Uma via está fechada no sentido Belo Horizonte por causa da carga que ficou derramada na pista. Muita movimentação também na rodoviária central e na Estação São Gabriel de Belo Horizonte. Cerca de 50 mil pessoas devem desembarcar até esta segunda-feira.
A Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) faz uma operação, até às 10h, para evitar congestionamentos na região central. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ainda não divulgou o balanço dos acidentes.
Fonte: g1, o5/04/2010

domingo, 4 de abril de 2010

Trânsito seguro

Trânsito seguro
Preparamos o aluno para a vida, não apenas o currículo obrigatório, para tanto somos motoristas que precisamos agir interativamente. Trabalhamos inteligências do século 21 e precisamos amar o que e a quem se faz! Como o aluno porta saberes, faremos uma analogia com os sinais de trânsito, afinal somos condutores e trafegamos por muitos caminhos e, para chegar ao destino com segurança, necessitamos atenção, conhecimento e respeito às normas para preservar a vida.
Que em 2010 possamos andar em vias terrestres, rurais, urbanas, ir para o acostamento se necessário, estacionar, respeitar a velocidade (o ritmo de cada aluno), o passeio público, logradouros, o estado e as condições do veículo.
Quando necessário, realizar blitze para que não ocorra transgressão, sob pena de sermos multados ou ter cassada nossa habilitação. Se a curva for acentuada, diminua a velocidade. No sinal vermelho, pare; no amarelo, tenha cuidado; no verde, siga com segurança. Se a flecha aponta para o sentido único, cuide pedagogicamente, pois há formas diferentes para que a aprendizagem ocorra.
Tenha cuidado com a passagem de escolares, pois ali estão obras em construção! Prefira sempre mão dupla, administre emoções com estratégias diferentes! Nunca vá a uma rua sem saída, prefira sempre dar prosseguimentos a tua caminhada com objetivos bem-planejados. Se a travessia for para quem possui necessidades especiais, é lei, não podemos refutar. Se não estás preparado, há meios de descobrir.
E se o sinal de advertência for animais selvagens, fique alerta, pode ser aqueles que nos atacam e podemos colocá-los em extinção para que não mais devorem o que é “bom” para “eles” e não para o país.Muitas vezes temos de dirigir na defensiva, pois o mau motorista é responsável por muitos acidentes. Tenha direção, freie quando necessário, buzine, acenda os faróis (se a penumbra chegar), mas nunca seja escorregadio.
Não ultrapasse a velocidade permitida. Planeje o itinerário com segurança. É direito do condutor reclamar das más condições das vias, fale com a direção, a coordenação, a supervisão, evitando colisão. Se há deficiência na sinalização, o diálogo evitará acidentes, como a reprovação do aluno. Solicite o transporte de emergência.
Domine a técnica dos primeiros socorros e jamais peque por omissão.O motorista defensivo sai com antecedência, prevendo possíveis atrasos! Só ultrapasse com segurança. Transite na escola com segurança, respeito, humildade, suavidade, pois és um bom motorista que respeita normas, direitos, ritmos, o patrimônio público, és a favor do bem comum e compreendes as limitações dos humanos. Nosso desejo é paz e segurança na escola onde trafegamos diariamente.
CIRCE ROCHAProfessora municipal
Fonte: Diário de Santa Maria, 2010

sábado, 3 de abril de 2010

É tempo de mudar

Feliz Páscoa!!! A todos vocês que tem me acompanhado nesta jornada pela vida, um abraço grande no coração de cada um, uma mãe chamada Lisette Feijó.
É tempo de mudar
perguntaram para Deus...O que mais te intriga nos seus humanos?Deus respondeu:Eles fartam-se de ser criança e tem pressa de crescer, depois suspiram por voltar a ser criança.
Primeiro perdem a saúde para ter dinheiro e logo em seguida perdem o dinheiro para ter saúde.
Pensam tão ansiosos no futuro que descuidam do presente e assim, não vivem o presente e nem o futuro...
Vivem como se fosse morrer e morrem como se não tivessem vivido...
Reflita sobre isso, pois você ainda tem tempo para acertar sua vida, todos os dias quando você acordar receba o mais belo de todos os presentes...
A dadiva da vida...
Deus lhe deu e você à administra, faça com que realmente valha a pena...
Fonte: Monge Tibetano Dalai Lama

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Motorista morre em acidente em Belo Horizonte

Motorista morre em acidente em Belo Horizonte
Com o impacto da batida, carro ficou partido ao meio.Rapaz foi arremessado do veículo e morreu no local.
Um motorista de 27 anos morreu em um acidente na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (2). Segundo o Corpo de Bombeiros, o rapaz perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore. Com o impacto da batida, o carro ficou partido ao meio. O motorista foi arremessado do automóvel e morreu no local. (Foto: Cristiano Trad/O Tempo/AE)
Fonte: g1, 02/04/10 - 15h36 - Atualizado em 02/04/10 - 15h36

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Imprudência causa acidentes graves nas estradas brasileiras

Neste início de mais um feriadão, o Jornal Hoje começa mostrando imagens assustadoras nas rodovias pelo Brasil. As cenas mostram, em detalhes, o resultado da imprudência dos motoristas.
Dois caminhões fazem uma ultrapassagem proibida, num trecho de faixa contínua. Outro caminhão começa com um zig zag. Depois invade a pista contrária e capota. Os flagrantes da imprudência foram filmados por câmeras que monitoram a BR-153. A rodovia é a quarta maior do país e vai do Rio Grande do Sul até o Pará. Nos feriados o movimento de veículos na estrada aumenta 50%.
Os acidentes mais graves quase sempre acontecem nos trevos de entrada das cidades. Acostumados a dirigir em ruas onde a velocidade é menor, os motoristas muitas vezes avaliam mal a hora de cruzar a estrada.
Dois caminhões carregados de combustível entram no trevo para atravessar a rodovia. O primeiro passa sem problemas, mas o caminhão que vinha atrás entra na frente do carro.
O motorista do automóvel não consegue frear a tempo. Em outro trecho, outro motorista desatento entra na estrada. A carreta carregada com cana, conhecida como treminhão, desvia, mas uma das carrocerias tomba e por pouco não atinge o motociclista que vem na direção contrária.
Outro veículo tenta atravessar a pista, mas há um caminhão parado que impede a visão. Quando o motorista decide atravessar atinge um carro. O caminhão que vem no sentido contrário tenta desviar, mas bate forte no automóvel. Por incrível que pareça, ninguém morreu nesses acidentes.
Fonte: g1, Daniela Golfieri - Rio Preto, SP
01/04/10 - 13h44 - Atualizado em 01/04/10 - 13h44