Translate

domingo, 7 de março de 2010

Dirigindo com segurança

Dirigindo com segurança
Pneu careca, palheta do limpador vencida e falta de água no reservatório do limpador são coisas que não combinam nem com o tempo seco quanto mais nesta época de fortes chuvas, principalmente nas férias, quando o carro enfrenta as estradas.
Para não correr riscos, o motorista deve ter em mente que o veículo precisa estar com a manutenção em dia, pois as chuvas mudam as condições de segurança, reduzindo a visibilidade e deixando a pista escorregadia.
As lâminas de água que cruzam a pista podem causar o fenômeno chamado aquaplanagem, que faz com que os pneus percam contato com o solo, e o carro passe a deslizar, completamente sem controle, transformando o motorista em mero espectador. Trata-se de um situação extremamente perigosa, pois existem grandes chances de o carro sair da pista, ir de encontro a outro veículo, árvore, poste ou cair em uma ribanceira. Quando ele "desliza" sobre a água, não resta muita coisa a fazer, além tirar o pé do acelerador e manter (segurar firme) o volante em linha reta.
Mas alguns cuidados podem ajudar a evitar que isso aconteça: manter os pneus em bom estado, com sulco acima de 1,6mm, pois são responsáveis por drenar a água; e reduzir a velocidade (abaixo dos 80km/h). É importante dizer que a aquaplanagem acontece principalmente em estradas planas e bem pavimentadas. O problema mais grave é que nem sempre as duas rodas dianteiras saem ao mesmo tempo da lâmina d' água, ou seja, uma das rodas recupera o atrito com o solo antes da outra. Isso acaba puxando o carro para um dos lados, provocando acidente.
A mistura chuva e pneus carecas é um convite à morte, ou a um acidente grave, pois os sulcos do pneu são os responsáveis pela drenagem da água, garantindo a aderência. Com o pneu liso, o veículo fica com a estabilidade reduzida e pode derrapar facilmente, até mesmo em curvas feitas em baixa velocidade. Rodar com pneus desgastados pode implicar em multa.
Vidros
Não espere ser surpreendido pela chuva forte para perceber que as palhetas do limpador do para-brisa e do vidro traseiro estão em péssimo estado e não dão conta de remover corretamente a água. Sol, vento, poluição e outras ações destrutivas ressecam as lâminas de borracha, que perdem a capacidade de limpeza do vidro e provocam ruídos indesejáveis. Geralmente, as palhetas costumam durar cerca de um ou, no máximo, dois anos, e devem ser substituídas aos pares, mesmo que uma esteja em melhor estado que a outra.
Para aumentar a durabilidade, é aconselhável manter as lâminas de borracha sempre limpas, retirando principalmente o óleo que vem de outros carros e que, quando exposto ao sol, acaba ressecando as borrachas. Para a limpeza, use somente sabão neutro diluído em água. Não ligue os limpadores do para-brisa e do vidro traseiro sobre o vidro seco. O acionamento somente deve ser feito com o vidro molhado e sem a presença de sujeiras, tais como terra, barro, areia, etc., pois isso danifica a borracha e o próprio vidro.
Na hora da compra, o motorista deve ter o cuidado de ler com atenção a embalagem, verificando o código e a lista de veículos a que se destina o jogo, pois as palhetas costumam mudar de ano para ano, mesmo sem alterações no vidro. A substituição é simples e pode ser feita por qualquer motorista, com uma chave de fenda pequena.
É fundamental abastecer o reservatório do limpador do para-brisa e do vidro traseiro, que geralmente fica no compartimento do motor. Ainda tem motorista que insiste em abastecê-lo com uma mistura de água e detergente comum. Isso ataca a pintura e a própria borracha da palheta. Existem produtos específicos para essa função, que removem com eficiência toda a sujeira que vem da pista (óleo, areia, barro etc.).
Completando o pacote, os faróis devem estar sempre regulados, com chuva ou sol. Quando começar a chover, o motorista deve acender os faróis baixos, mesmo durante o dia. Ao parar em um posto, ele deve limpá-los, pois a sujeira reduz de forma significativa a sua capacidade de iluminação, além de alterar a trajetória dos fachos.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE - DF,Editoria: VEÍCULOS,Jornalista(s): Eduardo Aquino

15 comentários:

ONG ALERTA disse...

É importante fazermos a nossa parte para ajudar a evitar tantas tragédias no trânsito, manutenção é fundamental para o veículo.

Pelos caminhos da vida. disse...

Feliz dia Internacional da Mulher!

Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

(autor desconhecido).

beijooo.

OLHAR CIDADÃO disse...

Ong

Bom dia

Um post muito importante.Vale ressaltar que apesar dasnossas estradas serem muito mal conservadas,elasnão são a principal causa de acidentes. Quando aestrada é ruim,porincrívelque pareça,ela trava a velocidade e obriga a maiores cuidados, em estradas boas o abuso da velocidade e das ultrapassagens perigosas favorece o "acidente". Nas condições dos veículos, o reflexo da postura do condutor, irresponsabilidade beirando a atitude criminosa,isso quando não só o veículo é movido à álcool.

Parabéns,importante ONG ALERTA.

Teresa Cristina disse...

òtimo post!
E nunca se esquecer se for dirigir não beba e se beber seja responsavel e não dirija.
bjss♥ e bom domingo pra ti!

Suziley disse...

É isso, aí, Lisette, vamos fazer a nossa parte conservando e mantendo em dia os nossos veículos.
Um bom domingo, beijos,
Suziley.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá amiga! Passando para te desejar um ótimo início de semana, e dizer que o trabalho que fazes é de vital importância na preservação da segurança e, principalmente, de vidas. Espero que continues. Parabéns!

Beijos e ótimo início de semana pra ti e para os teus.

Furtado.

soninha disse...

Muito boa postagem,muitos motoristas deixam para fazer vistorias quando ja aparece algum problema no auto.

Wanderley Elian Lima disse...

As campanhas de conscientização dos motoristas quando a segurança do carro deveriam ser constantes em todos os meios de comunicação.
Beijos

Anônimo disse...

Agradecendo o carinho de sua visita e deixando meu carinho também.

Ótima Semana e Feliz Dia da Mulher!!

chica disse...

Perfeitas dicas! Deixo um abraço especial pelo nosso dia amanhã!chica

Anônimo disse...

É de suma importância seguirmos todos esses alertas.
Um Feliz dia Internacional da mulher.
Beijos.

Pena disse...

Doce Amiga:
A Prevenção é sempre uma atitude contra os acidentes.
Belos e deliciosos conselhos.
Beijinhos amigos pelo seu valor imenso.
Sempre a respeitar o excelente trabalho que faz aqui.

pena

Bem-Haja, admirável amiga.
Notável de pertinência rodoviária para o bem comum.

Celina disse...

passando por aqui amiga para deixar o meu abraço no dia internacional da mulher da amiga celina.

Maurélio disse...

Todo o cuidado ao dirigir. O veículo e o motorista devem estar em condições.
Parabéns pela publicação do texto.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER ALESSANDRA.

Anônimo disse...

Agradeço as suas muitas visitas.
Saudades........Estive um pouco ausente.

Boa Noite! Beijos & Poesia!