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quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Um acidente reforça o alerta

ATENÇÃO AO VOLANTE
Um acidente reforça o alerta
Ao avistar pedestre que fazia gesto para atravessar a faixa, carro parou, mas foi atingido por trás e acabou ferindo a mulher
Um atropelamento na Capital revelou o quanto falta para o respeito às faixas de segurança, alvo de campanha da prefeitura, virar realidade.Uma mulher e sua filha foram vitimadas sobre uma faixa, em plena travessia, depois de terem feito com a mão o gesto que as autoridades municipais criaram como parte da campanha.
O carro pelo qual foram atingidas havia parado, mas um terceiro carro, que vinha atrás, não freou, produzindo um engavetamento que atingiu as pedestres (ver quadro).O acidente ocorreu às 19h do dia 21, na Rua Barão do Amazonas, junto ao Colégio Santa Inês.
– No momento em que eu e Ana Júlia estávamos no meio da faixa de segurança, escutei um estrondo. Vi o carro vindo para cima de mim. Ainda tive o reflexo de jogar minha filha – relata Elis Regina Rocha, 41 anos.Graças ao empurrão da mãe, a menina não foi atingida. Mas bateu com a cabeça no chão e sofreu lesões. Não vai à escola desde então.
Elis foi atropelada. Caiu, também bateu a cabeça e quebrou o punho esquerdo. Na segunda, fez uma cirurgia que custou quase R$ 10 mil. Pode ficar até dois meses com o braço imobilizado.Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, não existe justificativa para o motorista que não parou.– Ele foi no mínimo imprudente e deve ser penalizado.
Ou estava em velocidade inadequada, ou não prestava atenção. Parar na faixa não é um concessão ao pedestre, é obrigação.Senna observa que a campanha tem justamente entre seus objetivos mudar a cultura dos motoristas.
Ele lembra que, nos primeiros 15 dias da campanha, já houve um resultado positivo: atropelamentos caíram 5% e acidentes em geral diminuíram 43%, na comparação com o mesmo período de 2008.João Fortini Albano, professor de transportes da UFRGS, defende que os esforços de educação precisam ser acompanhados de punição.
– A prefeitura não pode esquecer de investir nisso. As pessoas só aprendem quando dói no bolso. É preciso ter agentes perto das faixas e multar.itamar.melo@zerohora.com.br
Tire suas dúvidas
Não são apenas os pedestres que têm dúvidas sobre o novo sinal. Veja como os motoristas devem proceder para evitar acidentes: Estou andando no limite de velocidade, próximo a uma faixa de segurança. Um pedestre se aproxima e faz o gesto com a mão. Sigo ou freio, correndo o risco de ser atingido por trás?
Nesse caso, o mais prudente é seguir adiante. O gesto do pedestre não significa que o motorista tem de parar imediatamente. Na situação descrita, o gesto do pedestre valerá para quem vem atrás, com tempo de parar sem riscos.
Um pedestre faz o gesto com a mão em uma faixa de segurança localizada sob uma sinaleira. Como o sinal verde está aberto para mim, sigo. Ele me xinga. Fiz algo errado?
Não, fez certo. Da mesma forma como o motorista está errado em algumas situações, o pedestre está errado nesta. Em faixas de segurança junto a sinaleiras, o que vale é a sinaleira.
Os carros param na faixa de segurança, em uma via movimentada. Como posso ter certeza de que um veículo vindo de trás não vai prosseguir e empurrar um deles sobre mim?
Com fluxo intenso, o pedestre deve primeiro esperar que os carros parem, depois certificar-se de que a situação é segura e, só então, fazer a travessia. É importante cuidar também se não vem nenhum automóvel em uma pista ao lado daquela onde um veículo já parou.
Parei na faixa de segurança, para deixar pedestres passarem, e fui saudado por buzinaços do motorista que vinha atrás. O que faço?
Mantenha seu comportamento. O outro motorista, além de mal-educado, está cometendo uma infração de trânsito (usar buzina de forma inadequada), que a EPTC garante que gerará multa sempre que houver um agente por perto.
Fonte: Fonte: EPTC
Fonte: zero hora, 30/09/09

Aposentado morre na BR-287

José Gilvam Flôr, 51 anos, bateu o carro em uma árvore
Foi enterrado no final da tarde de ontem, no Cemitério Paulo 6º, em Santiago, José Gilvam Flôr, 51 anos. Ele era 1º tenente aposentado do 19º Grupo de Artilharia de Campanha de Santiago e morreu por volta das 15h de segunda-feira, após colidir o carro que dirigia contra uma árvore, no km 500 da BR-287, perto de São Borja.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Gilvam perdeu o controle do veículo e saiu da pista, que está em obras. O engenheiro Rafael Hallal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Santa Maria, responsável pelos reparos no trecho, diz que a empresa que está fazendo as obras garante que o local está bem sinalizado.
– A empresa é responsável pela sinalização. Amanhã (hoje) vou fazer uma vistoria – disse.No domingo, um acidente ocorreu a 30 metros do local da morte de Gilvam.O aposentado era casado com a técnica em Enfermagem Naméli Flôr, 29 anos, e tinha uma filha de 8 anos. Na segunda-feira, ele estava indo a São Borja visitar um amigo:– Ele era um homem muito bom. Estamos muito tristes.
Fonte: 30/09/09, Diário de Santa Maria

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A 116 É UM DESCALABRO...

A 116 É UM DESCALABRO...
Pois então aconteceu na sexta-feira, final de tarde, o caos em evidência, cenário propício para tragédias no trânsito, que por sorte não se consumaram no tamanho que a porta escancarada para elas permite antever. O endereço é a BR-116, a 116 de sempre, nossa tão maltratada BR, próximo ao acesso ao loteamento Vila Verde, que está sendo reformulado em frente a São Romédio.
Três pedestres foram atropelados por uma moto. Simplesmente isso, um triplo atropelamento, três pessoas feridas, uma delas perdeu um dedo.A coluna tem alertado com veemência sobre essa que é outra das mazelas da rodovia, a obra em execução nesse acesso. Por lá, a confusão é tamanha que se constitui em descaso absoluto a falta de iniciativas para sinalizar o trecho e orientar quem passa, o que significa mais desrespeito.
Não tem placas, não tem setas.A 116 é um descalabro. Os descasos são de todo tipo. No acesso ao Vila Verde, é só mais um. É de se imaginar o cenário na altura de São Romédio, onde está sendo executada a interminável obra do acesso, que começou ainda no ano passado, em combinação com ações de infraestrutura na área de saneamento para tratar o esgoto e despoluir o Pinhal. Às 20 para as 7 foi o triplo atropelamento, o lusco-fusco do fim de tarde, o trânsito furioso, ruidoso, caminhões, carros e pedestres a disputar espaço.
E quem poderia zelar pela segurança de todos, a administração pública, ainda dá aquele empurrão. A confusão é total por falta de sinalização, a pista está estreitada, o abrigo de ônibus foi retirado do lugar, mas a parada continua, quem não tem prática não sabe onde se entra e se sai do bairro, os pedestres a caminhar no acostamento cheio de obstáculos.
Quem devia proteger não sinaliza. Nessas condições, faz sentido um triplo atropelamento.Há horas se avisa, e os moradores têm clamado por atenção, mas é como se fosse clamar no deserto. Surpreendente é que não tenha se chorado mais acidentes graves.
E nada engraçado é que não adianta alertar: fala-se, fala-se, mas ninguém toma as providências que deveriam ser tomadas. Aí ocorre um triplo atropelamento, que por sorte não foi fatal, e é como se nada tivesse acontecido. Mais uma semana recomeça, sem notícia de nenhuma iniciativa real em defesa de quem circula pela rodovia. Mais uma semana em que os frequentadores habituais da BR terão de se virar por conta e risco.
COTIDIANO CIRO FABRES
Fonte: Jornal Pioneiro, 28/09/09

Motociclista colide em ônibus e é atropelado por caminhão em Poa

Motociclista colide em ônibus e é atropelado por caminhão na Lomba do Pinheiro
Um motociclista morreu após um acidente envolvendo um ônibus da empresa Sudeste e um caminhão de telentulho na Estrada João Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro. A colisão ocorreu por volta das 7h45min, na parada 2.
A vítima ainda não foi identificada. De acordo com o sargento do 19º BPM, Henrique Silva de Abrão, que atendeu a ocorrência, o motorista teria parado no ponto de ônibus para que os passageiros ingressassem e o motociclista teria batido na traseira do coletivo, próximo à lateral esquerda.
Com a violência do choque, a vítima teria sido arremessada para o centro da via, 3 metros adiante do ponto de colisão, e atropelado pelo caminhão, que seguia logo atrás.A faixa está bloqueada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O trânsito está sendo desviado pela Avenida Bento Gonçalves. Aqueles que precisam ingressar na via em direção à Restinga devem utilizar a Dolores Duran. Os motoristas que trafegam em direção à Avenida Bento Gonçalves são orientados a trafegarem no contrafluxo.
Fonte: zerohora.com, 29/09/09

Vereador paulista flagrado embriagado

Vereador paulista flagrado embriagado
Sorocaba (SP) – Policiais militares prenderam o vereador Emílio Souza de Oliveira, o Ruby, do PNM de Sorocaba, suspeito de participar de um racha em uma avenida da cidade na noite de domingo. Ele estava embriagado, pagou fiança e foi libertado.
O vereador, de 44 anos, dirigia um Gol e, segundo a polícia, disputava um racha com o motorista de uma picape Saveiro na Avenida Pereira da Silva. Ao ser surpreendido por uma blitz, não obedeceu à ordem de parada e foi perseguido por três viaturas. No carro, os policiais encontraram latas de cerveja.
Fonte: Jornal Pioneiro, 29/09/09

Indenização

R$ 2 mil a motoqueiro que caiu em buraco
Um motociclista ganhou na Justiça o direito de receber R$ 2 mil da prefeitura de Joinville após ter levado um tombo de motocicleta ao passar sobre um buraco, em 1999. De acordo com o TJ-SC, ele será indenizado por danos materiais, pois sofreu ferimentos leves e teve sua moto danificada. A prefeitura já havia sido condenada em primeira instância, alegando que não pode ser responsabilizada por obras feitas pela Casan.Mas para o relator do processo, a conservação das vias públicas é obrigação do município.
Fonte: Diario Catarinense, 28/09/09

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Acidente causa uma morte na RS-122

Pista estava molhada devido ao mau tempo
Um acidente na RS-122, em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, causou uma morte por volta das 7h20min desta segunda-feira.Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Estadual, a colisão envolveu um Citröen C3 e um Corsa. A motorista do segundo veículo, Carla Adriana da Costa, 42 anos, morreu no local.
Fonte: ZEROHORA.COM, 28/09/09

Três adolescentes morrem na Rota do Sol

Identificadas três adolescentes mortas em acidente na Rota do Sol, em Caxias do Sul
Pais de gêmeas estão em hospital e não correm risco de morte
João Henrique Machado joao.machado@pioneiro.com
Foi divulgado na manhã desta segunda-feira a identidade das três adolescentes mortas no acidente ocorrido por volta das 19h de domingo na Rota do Sol, em Caxias do Sul.
As gêmeas de 13 anos, Natália Gomes Miquelino e Naiara Gomes Miquelino, e uma amiga Jordana Rodrigues da Rosa, também com 14 anos, morreram ainda no domingo. Os pais das irmãs, Nelson Miquelino, 42, e Maria de Lurdes Gomes, 43, seguem internados no Hospital Pompéia, em Caxias. Ele sofreu ferimentos leves e deve ser liberado ainda nesta tarde.
A mãe sofreu fraturas e deverá ficar internada, de acordo com o hospital. Ambos foram informados da morte das filhas por volta das 8h30min desta segunda por psicólogos. No acidente, também ficou ferido Jurandir Antônio Pigatto, 33. Ele era caroneiro do caminhão envolvido na colisão com o Fiesta.
O homem sofreu ferimentos leves e foi liberado do hospital ainda na noite de domingo. As vítimas fatais estavam no Fiesta. O motorista do caminhão, o agricultor Dalvi Scariot, 45, não teve ferimentos. Segundo o relato de Scariot, ele seguia no sentido do distrito de Fazenda Souza-BR-116 quando percebeu o Fiesta em sentido contrário desgovernado e rodopiando na pista. Estava chovendo no momento do acidente e havia acúmulo de água na pista.
As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas. A causa mais provável é de que o Fiesta tenha aquaplanado, pois o automóvel, mesmo seguindo em sentido contrário, colidiu com a traseira na frente do caminhão.
Fonte: Pioneiro, 28/09/09

A pé ou de bicicleta?

PLANEJAMENTO URBANO
A pé ou de bicicleta?
Aprovada por especialistas, calçada compartilhada exige convivência pacífica entre pedestres e ciclistas
BLUMENAU - A rotina de pedestres e ciclistas que transitam pela Rua 7 de Setembro, no Centro, mudou na última semana. Pintadas de vermelho sobre o passeio público, duas faixas indicam o caminho a ser seguido por quem está de bicicleta, no trecho entre o Terminal da Proeb e o Shopping Neumarkt.
A novidade, que deve ser estendida para outros locais, incluindo o restante da Rua 7, pegou alguns de surpresa e encontrou o descrédito de outros, conforme enquete do Santa publicada no Informe de hoje.
Mas afinal, a calçada compartilhada é mesmo a saída mais adequada e segura para incentivar o uso da bicicleta?Para a prefeitura, defensora do projeto, as ciclofaixas sobre o passeio público fazem parte de um modelo já aprovado e sacramentado em outros países, notadamente na Europa.– Nós não estamos inovando, estamos copiando aquilo que já deu certo em outros lugares.
Quando as pessoas têm onde andar de bicicleta, com segurança, elas percebem que o mundo sem carro não é o fim do mundo – argumenta o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch.Ciclofaixas sobre calçadas é uma solução adequadaSegundo Luiz Alberto de Souza, doutor em Planejamento Urbano e professor da Furb, é natural que a implantação das ciclofaixas sobre as calçadas encontre resistência de parte da população, em um primeiro momento.
A calçada compartilhada da Rua 7 de Setembro, porém, é uma solução adequada e viável tanto para ciclistas quanto pedestres, garante Souza:– É uma questão de respeito, tanto do pedestre quanto do ciclista, no sentido de um não invadir ou limitar o espaço do outro.
A ciclovia fisicamente separada ainda é a alternativa mais segura, mas não pode ser implantada em todas as ruas aqui de Blumenau.Arquiteta da empresa blumenauense Ah8, especializada em projetos cicloviários, Larissa Citadin acredita que, pelo fluxo de ciclistas ainda ser pequeno, não deve haver conflito com os pedestres na calçada compartilhada:– É uma boa alternativa para estimular as pessoas a andar de bicicleta. Daqui para frente é que temos de observar se ocorrerá aumento do número de ciclistas e se essas ciclofaixas vão receber a manutenção devida.rafael.waltrick@santa.com.br
RAFAEL WALTRICK
Fonte: Jornal de Santa Catarina, 25/09/09

Descer do ônibus também é perigoso na 116

Descer do ônibus também é perigoso na 116
Desembarcar do ônibus no ponto antes da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116, para quem se desloca no sentido Ana Rech-Centro, na altura do acesso ao bairro Mariland, é tarefa complicada. É que o canal por onde escorrem o esgoto pluvial e a água de uma vertente é aberto e fundo. Mais uma armadilha na rodovia.
Josimara Silveira, que trabalha em uma empresa próxima, diz que já viu duas mulheres caírem ao descer do coletivo. Ela envia a foto acima, um belo flagrante para mostrar a situação. A porta para desembarque fica exatamente sobre a galeria.
- Como só é fechado (o canal) bem na frente da parada, as pessoas podem cair, porque a porta do ônibus abre bem onde tem o buraco - reclama a trabalhadora.
Josimara alega que entrou em contato com a prefeitura ainda em junho, mas não obteve retorno.
- Me disseram que tentariam achar uma solução e me ligariam para dar uma satisfação, mas ninguém me procurou.
Ciro Fabres
Fonte: Pioneiro online, 26/09/09

domingo, 27 de setembro de 2009

As estradas do RS

Fonte: Jornal Pioneiro, 26/09/09

Pedágio na 116


Ong Alerta circulando na Br116, na hora do pedágio um veículo bem conhecido para nós gaúchos, fazendo sua parte pagando e circulando na estarda? Que perigo, quando vamos ter uma maior responsabilidade e respeito pelo trânsito?

sábado, 26 de setembro de 2009

Respeito às faixas começa na infância em Lajeado


PELA PAZ NAS RUAS
Respeito às faixas começa na infância em Lajeado
Estudantes do Ensino Fundamental vão ao Centro para pedir civilidade entre motoristas e pedestres
O apelo pelo respeito às faixas de segurança, que levou a prefeitura de Porto Alegre a lançar uma campanha neste mês, também é ouvido no Interior.Dentro do projeto Primeira Marcha, alunos de duas turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Mathias Müller saíram às ruas centrais de Lajeado, no Vale do Taquari, com a intenção de conscientizar pedestres e motoristas.
Usaram placas e cartazes na tentativa de promover a paz no trânsito.– É muito importante envolver as crianças para que elas conheçam a realidade na prática. Participar de um momento assim é uma forma de despertar a consciência deles – salienta a vice-diretora da escola, Isabel Masiero.Desde o início da semana, os alunos de 1ª a 8ª séries assistiram a palestras que não trataram apenas da importância das faixas, mas também de outros aspectos de educação no trânsito.
Para Bráulio Jaeger, os 11 anos de experiência como fiscal de trânsito foram importantes na hora de ensinar.– Educar as crianças é a melhor forma de conscientizar a população – afirma Jaeger.As palestras seguem até o final do ano em 14 escolas.
A iniciativa tenta conter as estatísticas preocupantes. Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, Luis Felipe Finkler, Lajeado registrou 650 acidentes desde o mês de março.– Entendemos que é preciso ensinar as crianças que são os futuros condutores – afirma Finkler.
letícia.mendes@zerohora.com.brLETÍCIA MENDES Lajeado/Correspondente
Fonte: Zero Hora, 26/09/09

Idoso morre atropelado em Montenegro

Idoso morre atropelado em Montenegro
Vítima tentava atravessar rodovia
Um idoso de 80 morreu depois de ser atropelado por volta das 19h de sexta-feira, na RS-287, em Montenegro. Lúcio Lemos foi atingido por uma Kombi quando tentava atravessar a rodovia.
Fonte: RÁDIO GAÚCHA,Trânsito 26/09/2009 04h45min

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Panfletagem pede mais consciência no trânsito

Panfletagem pede mais consciência no trânsito
Conscientizar os pedestres sobre os seus direitos e deveres. Essa foi a intenção dos colaboradores da empresa Salgado Filho, durante uma panfletagem, ontem, em paradas de ônibus da cidade. A mobilização é umas das ações da Semana de Educação para o Trânsito.
Fonte: Diário de SM, 24/09/09

Sinalização de trânsito

Sinalização de trânsito
No trânsito é muito importante praticarmos atitudes certas, conhecendo as leis e os sinais, e também cuidando do meio ambiente no qual vivemos.
A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres.
Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos e sons compõem o código da sinalização de trânsito. Essas informações que regulamentam o trânsito, advertem os usuários das vias, indicam serviços, sentidos e distâncias, sendo classificadas pelo CTB em sinalização vertical, sinalização horizontal, dispositivos de sinalização auxiliar, sinalização semafórica, sinais sonoros e gestos.
O Código de Trânsito Brasileiro - Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 - determina no seu art. 90, §1°: "O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação".
Conheça o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro para obter as informações completas sobre Sinalização de Trânsito.
Sinalização Vertical
Sinalização de Regulamentação
Sinalização de Advertência
Sinalização de Indicação
Sinalização Horizontal
Dispositivos de Sinalização Auxiliar
Sinalização de Obras
Sinalização Semafórica
Gestos
Sinais Sonoros
Fonte:http://www.perkons.com/

Motorista ultrapassa sinal vermelho e quase atropela pedestre na Capital

Motorista ultrapassa sinal vermelho e quase atropela pedestre na Capital
Paulo Silva
Se o motorista do ônibus da foto tivesse tido uma professora como a de Viamão, talvez conseguisse respeitar as leis e o código de trânsito, mesmo que não houvesse uma imensa campanha em toda a cidade de Porto Alegre.
Que tal se ele fosse mandado pintar as faixas de segurança? Quem sabe não aprende e se torna um cidadão melhor.
Chamem a Professora de Viamão
Fonte: zerohora.com, 24/09/09

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quatro jovens morrem a caminho da universidade


TRÂNSITO FATAL
Quatro jovens morrem a caminho da universidade
Estudantes viajavam para Araranguá, quando carro bateu em caminhão em uma curva na BR-101
Uma colisão frontal entre um carro de passeio e uma carreta provocou uma tragédia por volta das 18h30min de ontem na BR-101, em Três Cachoeiras, no Litoral Norte. Quatro jovens morreram no acidente, ocorrido na altura do km 26, a cerca de cinco quilômetros do perímetro urbano do município.
Um quinto passageiro do carro ficou gravemente ferido.Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), morreram o condutor do Celta, Wilian Justo Mattos, 19 anos, Gilles Justo, 18 anos, primo de Wilian, Sady Droppa Guedes Júnior, 21 anos, e Assis Júnior Barcelos Scheffer, 22 anos. Os três primeiros eram moradores de Três Cachoeiras. Assis morava no centro de Terra de Areia.O jovem Rafael Mesquita Godinho, 24 anos, que também estava no veículo com placas de Três Cachoeiras, ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres.
Por volta das 21h30min, ele foi transferido para um hospital de Porto Alegre, onde faria uma tomografia.No momento do acidente, os cinco jovens se deslocavam da localidade de Vila Fernando Ferrari (popularmente conhecida como Chimarrão, em Três Cachoeiras) para Araranguá (SC), onde, segundo informações de parentes, cursavam faculdades na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).O carro colidiu no início de uma curva contra a carreta, que vinha no sentido contrário. Eles haviam parado cerca de 200 metros antes para que Rafael, que os esperava na estrada, embarcasse.
Carregado com 37 toneladas de açúcar, o caminhão arrastou o carro contra um barranco, numa extensão de 50 metros. Chovia no momento do acidente.– Toda a semana acontece um acidente neste trecho. É um absurdo o jeito que deixaram a pista, sem acostamento, sem sinalização e cheio de buracos – disse César Dimer, construtor, tio de Wilian.O condutor do caminhão, Valdeir Barbosa dos Santos, nada sofreu.
Ele seguia de São Paulo para Porto Alegre. Segundo a PRF, um passageiro que estava no caminhão teve ferimentos leves. Ele não havia sido identificado. Quem prestou os primeiros socorros aos jovens foi a prima de Rafael, Priscila, que é enfermeira no posto de saúde da localidade de Fernando Ferrari.
Ela ainda tentou reanimar um dos rapazes, mas não conseguiu.O trânsito ficou lento no trecho nas horas seguintes ao acidente. A rodovia, que está em obras, ficou em meia pista até as 21h. À meia-noite de hoje, a carga começava a ser removida. Os corpos foram encaminhados ao DML de Osório e, até a meia-noite, não havia previsão de liberação.
*Colaborou Maicon Bockgustavo.azevedo@zerohora.com.brGUSTAVO AZEVEDO* Três Cachoeiras
As vítimas
- Wilian Justo Mattos, 19 anos
Bolsista da Unisul, cursava o 2° semestre de Direito. Wilian era do dono do Celta e dirigia o veículo no momento do acidente. Era considerado por familiares como bom motorista e responsável. Deixou os pais e a irmã.
- Gilles Justo, 18 anos
Cursava o 4º semestre de Direito. Assim como o primo Wilian, era bolsista da Unisul. Deixou os pais e um irmão.
- Sady Droppa Guedes Júnior, 21 anos
Cursava Direito na universidade. Morava com a companheira. Deixou os pais e a irmã.
- Assis Júnior Barcelos Scheffer, 22 anos
Cursava Direito na Unisul e trabalhava no Fórum de Terra de Areia. Deixou os pais e dois irmãos.
Fonte: Zero Hora, 24/09/09


Acidente com micro-ônibus escolar fere 24 em MG

Acidente com micro-ônibus escolar fere 24 em MG
Vinte e quatro pessoas ficaram levemente feridas em acidente com um micro-ônibus de transporte escolar no km 341 da BR 116, em Campanário-MG, no início da tarde desta quarta-feira, 23. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o veículo saiu da pista e capotou, por volta das 12h15. As causas do acidente não foram divulgadas.
O micro-ônibus, que tinha 27 ocupantes, fazia o transporte entre o município de Campanário e a zona rural. Entre os feridos, estão três maiores e 21 menores. Ele foram levados ao hospital Tristão da Cunha, em Itambacuri e ao Pronto-Socorro Municipal de Teófilo Otoni.
Fonte: g1, 24/09/09 - 05h27 - Atualizado em 24/09/09 - 05h30

Câmera mostra motorista tentando fuga de blitz em marcha a ré em Brasília

Câmera mostra motorista tentando fuga de blitz em marcha a ré em Brasília
Ele ainda tentou trocar de lugar com passageiro antes de ser abordado. Alcoolizado, motorista levou duas multas e teve o veículo apreendido.
Um motorista alcoolizado foi detido em Brasília após tentar fugir de marcha a ré de uma blitz de trânsito na Ponte Juscelino Kubistchek , um dos cartões postais da cidade. A cena foi gravada por uma câmera do Detran. O caso aconteceu na última sexta-feira (18) de madrugada.
O motorista seguia pela ponte em direção ao Lago Sul, área nobre da Capital. Ao perceber a blitz, o motorista começou a voltar de marcha a ré. No início da ponte, ele para o carro e tenta trocar de lugar com o passageiro, mas é abordado pelos fiscais do Detran.
Além da multa por dirigir alcoolizado, ele levou mais uma: por direção perigosa. O carro foi apreendido.
Na mesma madrugada em que o motorista percorreu a ponte de marcha a ré, outros dois motoristas tentaram furar a blitz do Detran. Eles acabaram tendo os pneus dos carros furados pelos bloqueios metálicos colocados pelo órgão no asfalto.
Fonte; g1, 23/09/09 - 07h57 - Atualizado em 23/09/09 - 07h57

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Manifestantes bloqueiam pedágio da BR-116

Manifestantes bloqueiam pedágio da BR-116 durante protesto em Caxias do Sul
Moradores do distrito de Vila Cristina reclamam da demora na liberação de trecho interrompido há quase duas semanas
Cerca de 50 pessoas, entre empresários e moradores do distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul, fecharam o pedágio da BR-116 por cerca de 30 minutos na manhã desta quarta-feira.Os manifestantes reclamam da demora da concessionária Convias em liberar o trecho do km 78, interrompido há quase duas semanas devido a queda de barreiras, entre Caxias e Nova Petrópolis.O pedágio foi liberado por volta das 9h10min. O protesto causou congestionamento de 1 km nos dois sentidos da rodovia.
Fonte: Pioneiro, 23/09/09

Cruzes brancas na margem da RS-401

Cruzes brancas na margem da RS-401 antecipam protesto por falta de segurança na rodovia
Iniciativa faz parte de protesto que está marcado para hoje às 16h
acostamento da rodovia RS-401, no trecho que corta a cidade de Charqueadas, amanheceu nesta quarta-feira coberto com 500 cruzes brancas.
A iniciativa, que cobria dois quilômetros da margem da estrada, faz parte do protesto que está marcado para hoje, às 16h, pela falta de segurança na rodovia.A reclamação é organizada por vários segmentos da comunidade e cobra do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) e do governo do Estado a falta de investimentos em rótulas, trevos de acesso, acostamento e sinalização ao longo das últimas décadas. O evento contará ainda com teatro de um grupo local e bloqueio da RS no final da tarde.
Fonte: ZERO HORA, 23/09/09

“NOVO SINAL DE TRÂNSITO” – Ilegal e Perigoso

“NOVO SINAL DE TRÂNSITO” – Ilegal e Perigoso
Há muito tempo que se vem falando sobre o amadorismo e falta de competência que impera no planejamento e administração do trânsito de Porto Alegre em geral. Para comprovar o se tem dito, surge uma absurda campanha, assinada genericamente pela Prefeitura de Porto Alegre, para a criação de um “novo sinal de trânsito”, que dá um suposto poder ao pedestre para parar o trânsito. Esta campanha contraria a Lei de Trânsito, as Normas Internacionais, as regras de Segurança, o conhecimento Técnico de Engenharia de Tráfego e o bom senso.
A iniciativa é, primeiramente, ilegal, uma vez que a competência para criar e alterar sinalização de trânsito é exclusiva do Órgão Máximo Executivo de trânsito da União, como especifica o artigo 19 do Código Nacional de Trânsito.
Além disto, esta criação está subordinada a aprovação do Contran, conforme o artigo 12 do mesmo código. Além da ilegalidade na origem, o “novo sinal” daria poder de controle de trânsito que somente o agente de trânsito, devidamente constituído e treinado pode exercer.
O fundamental respeito a normas internacionais também é negligenciado. A universalização das normas de trânsito é regra básica, uma vez que é cada vez maior a circulação de estrangeiros por todas as cidades do mundo. Porto Alegre não é exceção.
Assim, como os milhares de motoristas de outros estados, e até mesmo outros países, poderão saber que em nossa cidade o gesto de levantar a mão significa “pára que eu vou atravessar”. Poderia tranquilamente ser “Hei.Táxi” ou “Olá como vai você ?”.
A contrariedade às regras de segurança e técnicas de engenharia de tráfego da-se pelo fato de que a interrupção do fluxo de veículos deve ser realizada somente por sinalização ou por agentes treinados. O agente tem a legitimidade e o treinamento para imobilizar um veículo com segurança, utilizando a sinalização sonora e os gestos adequados para que o veículo se imobilize dentro da distância tecnicamente segura.
O sinal luminoso, que pode ser acionado pelo pedestre, aguarda dentro de sua programação o momento mais propício para a imobilização, sinalizando primeiramente com o indicativo amarelo e finalmente imobilizando o fluxo com a luz vermelha. Estas são as maneiras seguras e legais de se parar o trânsito.
A preferência pelo pedestre na faixa de segurança e as normas para fazer valer este direito existem legalmente. Estão no Código Nacional de Trânsito. Neste mesmo texto encontram-se as atribuições e obrigações de cada participante do Sistema Nacional de Trânsito, que engloba órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a finalidade o exercício das atividades inerentes à circulação viária nacional.
Neste contexto, esperase que a Prefeitura de Porto Alegre, antes de inovar amadoristicamente suas atribuições tentando legislar, cumpra a sua função de fiscalizar e fazer cumprir as normas e leis já existentes. Um excelente começo seria a colocação dos desaparecidos agentes de trânsito nas ruas, principalmente junto às escolas, parques, hospitais e outros locais de grande fluxo de pedestres para controle e orientação.
A medida de implantação deste “novo sinal”, maquiada com a falsa aparência de preocupação com o pedestre, é uma clara forma do poder público municipal se eximir de suas reais responsabilidades com o controle da circulação de veículos e pessoas.
As graves falhas da iniciativa, neste texto apontadas, irão causar sérios acidentes na capital. Pode-se claramente prever que mortes irão ocorrer se a campanha não for encerrada e a população esclarecida.
Este tipo de atitude amadora e irresponsável demonstra claramente Porto Alegre necessita urgentemente rever a sua atuação junto ao seu sistema de trânsito, que já emite sinais de colapso iminente. É inconcebível que uma cidade com cerca de 497 Km2 não possua uma Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atuante tanto no controle como no planejamento de todas as questões que envolvam trânsito e mobilidade urbana como existe em todas as cidades deste porte.
Se o planejamento das ações relativas ao trânsito fosse executado por órgão composto por pessoas habilitadas e treinadas para este fim, jamais teria sido criada uma campanha como esta que irá causar acidentes e constrangimentos para Porto Alegre.
Walter Kauffmann Neto
Engenheiro
Diretor da Kauffmann Associados
Consultor Técnico da ONG Alerta
Presta assessoria em Engenharia Automotiva, Acidentes e Trânsito
Publicação e Divulgação sem ônus autorizada somente com citação de autoria.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Rodovias mineiras devem receber 196 redutores de velocidade

Rodovias mineiras devem receber 196 redutores de velocidade
São 3 tipos de equipamentos que registram velocidade e veículos.Até a aferição do Inmetro, aparelhos funcionam em caráter educativo.
As rodovias estaduais mineiras devem receber 196 redutores de velocidade. Segundo nota divulgada pelo governo mineiro, o governador Aécio Neves vai assinar nesta terça-feira (22) uma ordem de serviço para início da instalação dos equipamentos.
No total, o estado deve investir R$ 98,5 milhões, na instalação e manutenção dos aparelhos, durante quatro anos. A assessoria de imprensa informa que serão instalados três tipos de equipamentos, que são chamados popularmente de radares. São eles: a Barreira Eletrônica Ostensiva (REV, que mostra a velocidade ao motorista no painel eletrônico), o Registrador de Excesso de Velocidade Fixo (REVF, também chamado de 'pardal', que registra as imagens do infrator) e Registrador de Excesso de Velocidade Fixo com Leitor Automático de Placas (REVF/LAP, que reconhece automaticamente as placas de veículos roubados ou com pendências como multas). Após a assinatura da ordem de serviço, as empresas terão 30 meses para instalar os aparelhos. Em caso de defeito, o prazo para conserto será de 12 horas. Se houver vandalismo, a substituição deverá ocorrer em sete dias.
Inicialmente, trechos de grande fluxo de veículos e de muitos acidentes da região metropolitana de Belo Horizonte e das regiões central, sul, Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba, devem receber 74 redutores. Até a aferição dos equipamentos, que será feita pelo Inmetro, os radares funcionarão em caráter educativo.
Além de registrar a velocidade e imagem dos veículos, os equipamentos devem emitir relatórios estatísticos com a contagem do volume de tráfego e percentual de carros autuados em relação ao fluxo total.
Fonte: g1, O Portal de Notícias da Globo 22/09/09 - 14h11 - Atualizado em 22/09/09 - 14h11

Deixou o carro em casa no Dia Mundial Sem Carro?

Deixou o carro em casa no Dia Mundial Sem Carro?
Iniciativa pede que pessoas deixem o carro em casa nesta terça (22). São Paulo, Rio e Curitiba concentram eventos do Dia Mundial Sem Carro.
Nesta terça-feira (22), milhares de brasileiros devem deixar seus carros na garagem e utilizar o transporte coletivo ou meios alternativos, como bicicletas. O Dia Mundial Sem Carro é um movimento internacional que começou na Europa em 1998 e ganhou adeptos pelo mundo.
São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba - as três cidades com o maior número de veículos de passeio, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito - concentram atividades como a distribuição de material educativo e uma bicicletada.
No Rio, a partir desta terça-feira, ruas de Copacabana terão a velocidade máxima permitida reduzida para 30 km/h. Se você também aderiu ao Dia Mundial Sem Carro, envie seu relato, com ou sem fotos, ao VC no G1.
Fonte: g1, 22/09/09 - 08h51 - Atualizado em 22/09/09 - 10h00

Lembre doar faz bem

Ong Alerta em parceria com a academia Body One Club fazem doação de roupas e sapatos para a
Span, Sociedade Porto-Alegrense de Auxilio aos Necessitados
Av. Nonoai, 600 - Porto Alegre - RS CEP 91.720-000 - ...www.spaan.org.br/
Lembre doar faz bem. Porto Alegre, 22 de setembro de 2009

Motorista é preso em Veranópolis depois de acidente fatal

Motorista é preso em Veranópolis depois de acidente fatal
Em Veranópolis, o condutor de um veículo foi preso em flagrante por ter causado um acidente com morte e estar embriagado. O acidente ocorreu por volta das 3h de sábado, no Km 3 da RS-359. Segundo a polícia, a vítima, identificada como Gilberto Pitol Falcade, 20, era passageiro do Kadett placas IGJ-5460, de Veranópolis.
O condutor do carro, Graziane José Storti, 25, que não era habilitado, teria perdido o controle do carro, que saiu da pista e atingiu um barranco. O Kadett seguia no sentido Cotiporã-Veranópolis.O teste do bafômetro feito no motorista apontou 0,58 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Segundo o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, Storti foi preso em flagrante por homicídio com dolo eventual, ou seja, ele assumiu o risco de matar ao conduzir veículo embriagado. O jovem foi encaminhado ao Presídio Estadual de Nova Prata.
Fonte: Pioneiro, 22/09/09

João Quebra-Mola alerta motoristas para perigo

FOTO: João Quebra-Mola alerta motoristas para perigo em avenida da Restinga
Morador do local posicionou o boneco na altura do número 9421 da Avenida Edgar Pires de CastroDurante muito tempo, o João Buracão foi visto em várias ruas e estradas do Rio Grande do Sul.
Agora, quem deu as caras na Avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Restinga, em Porto Alegre, foi o João Quebra-Mola. Um morador do local posicionou o boneco na altura do número 9421 para pedir a instalação de novos quebra-molas na via.
Fonte: ZEROHORA.COM, 22/09/09

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ong Alerta recebe convite para participar Fórum



Acidente é o segundo provocado por imprudência em menos de uma semana

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO
Acidente é o segundo provocado por imprudência em menos de uma semana
APIÚNA - As marcas da freada no asfalto no Km 104,5 da BR-470 evidenciam a violência do acidente que ocorreu por volta das 11h20min de domingo. Um Kadett de Pinhão (PR) e um Prisma de Blumenau colidiram frontalmente.
Três pessoas morreram na hora e uma saiu gravemente ferida.O empresário blumenauense Rubens de Oliveira, 48 anos, dirigia o Prisma, acompanhado da esposa, a passageira Sonia Regina Kistner de Oliveira, 41. No outro carro, estavam Nelson Grein, 32 anos, e Natacha Antonio Salvador Silva, 13 anos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu em função de ultrapassagem indevida de Grein.O acidente congestionou a via, que teve de ser interditada por uma hora.
O empresário Rubens e o casal que estava no Kadett morreram no local. Sonia, com lesões graves, foi encaminhada ao Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, e até as 20h de ontem continuava internada.Em menos de uma semana, este é o segundo caso de acidente resultado de imprudência que ocorre na BR-470. Na quinta-feira passada, às 22h20min, a colisão entre um Gol e quatro carretas matou duas pessoas.
De acordo com a polícia, uma ultrapassagem na curva também foi a causa do incidente. Com os acidentes, o número de mortos na BR-470 aumentou para 983.De acordo com estatísticas dos últimos dois anos da Polícia Rodoviária Federal, 52% das mortes ocorrem em função de colisões frontais, resultado de ultrapassagens indevidas.
A imprudência pode ser verificada em toda a rodovia e não apenas no local onde ocorreu o acidente.– A culpa é da falta de respeito do motorista às leis de trânsito, que coloca a vida em risco e resulta na morte – afirma inspetor chefe da 4ª delegacia da PRF de Rio do Sul, Manoel Fernandes Bitencourt.
Fonte: Jornal de SC, 21/09/09

Acidentes matam 6 e ferem 7 em rodovias de SC

Acidentes matam 6 e ferem 7 em rodovias de SC
Seis pessoas morreram e sete ficaram gravemente feridas em dois acidentes, ocorridos ontem, em rodovias federais de Santa Catarina. Por volta das 11h40, um Chevrolet Kadett e um Prisma bateram de frente na altura do km 104,5 da BR-470, em Apiúna.
O motorista do Kadett, Nelson Grein, de 32 anos e a passageira, Natacha Antônia Salvador da Silva, de 12, morreram, assim como o motorista do Prisma, Rubens de Oliveira, 48. A passageira do Prisma, Sonia Regina Kistner de Oliveira, 41, sofreu ferimentos graves.
Pouco depois das 18 horas, outra colisão frontal deixou mais vítimas, desta vez no km 47 da BR-280, em Guaramirim. O motorista de um Chevrolet Chevette, Maycon Rodrigues de Andrade, de 21 anos, e dois passageiros, Katlin de Lima, de 15, e Paulo Sérgio de Souza Alves, de 17 anos, morreram.
Outras seis pessoas, entre elas dois passageiros do Chevette e os quatro ocupantes da Ford Ranger, o segundo veículo envolvido no acidente, ficaram gravemente feridas. Os nomes das vítimas são: Rogério Komar, de 18 anos, Isaias dos Santos, 21, Vilson Nunes da Silva, 38, Maria de Fátima da Silva, 36, Oziel dos Santos Borges, 31 e Mirian Machado Borges, 34.
Fonte: g1, 21/09/09 - 03h15 - Atualizado em 21/09/09 - 03h20

Jovem morre e oito ficam feridos na Serra

ACIDENTES NO ESTADO
Jovem morre e oito ficam feridos na Serra
Pelo menos outras quatro pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas no fim de semana
um acidente no quilômetro 74 da RS-122, perto de uma ponte em Caxias do Sul, vitimou um jovem de 24 anos e deixou outras oito pessoas feridas por volta das 19h30min de sábado.
OCorsa dirigido por Vanderlei de Almeida, 24 anos, seguia no sentido Farroupilha-Caxias quando teria tentado fazer uma ultrapassagem em um caminhão Mercedez Benz, segundo o registro da ocorrência feito pelo Grupo Rodoviário de Farroupilha.
O Gol dirigido por Rudimar Leiser, 39 anos, que vinha na direção contrária, colidiu com o Corsa. Vanderlei foi lançado para fora do veículo. O caminhão não teria conseguido desviar e atingiu o corpo do motorista do Corsa. Vanderlei morreu no local.Segundo o registro policial, oito pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais.
Os quatro passageiros do Corsa foram levados para o Pompeia. João de Almeida, 38 anos, Angela Patrícia Barcelos dos Santos, 18 anos, e Gilmar de Almeida, 23 anos, ficaram em observação e foram liberados. Neusa de Almeida, 18 anos, foi encaminhada para o quarto. Seu estado de saúde é estável.O motorista do Gol teve de ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Pompéia e seu estado ontem era grave.
Uma das caroneiras do Gol, Mônica da Silva Machado, 16 anos, foi atendida no Hospital Geral e depois transferida para o Pompéia. O estado dela era estável. Odair Carlos Capeletti, 21 anos, foi liberado. Ritchely Milene Leiser, oito anos, foi medicada no Pronto-Atendimento da Unimed. O motorista do caminhão, Davi da Silva Fonseca, 30 anos, não se feriu.
Outras vítimas
- Jaguarão
– Às 19h30min de sábado, Egon de Ávila Aires, 43 anos, piloto de uma motocicleta Honda, morreu na colisão com uma carroça, no km 656 da rodovia Jaguarão-Arroio Grande (BR-116). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motociclista teria sido surpreendido por uma carroça que tentava atravessar a rodovia. Aires chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.
- Lajeado – Uma jovem de 23 anos morreu em um acidente no começo da manhã de ontem, na cidade do Vale do Taquari. Franciele Aparecida Roglin, 23 anos, era caroneira da moto Yamaha que, por volta de 7h, bateu em um canteiro às margens da Avenida Senador Alberto Pasqualini, no Centro. Com o choque, Franciele e o motorista, Régis dos Santos Cavalcante, 20 anos, caíram do veículo. A jovem morreu na hora.
- Montenegro – Um acidente envolvendo duas motos causou a morte de Fábio Luiz Lager Braga, 26 anos, na manhã de sábado. A colisão ocorreu por volta das 11h na Avenida Júlio Renner, no bairro Timbaúva. De acordo com a Brigada Militar, Braga morreu no local. O condutor da outra moto, Valdir Domingues, 52 anos, teve lesões leves, foi medicado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e liberado.
- Veranópolis – Um homem morreu em um acidente por volta das 3h de sábado. Segundo a polícia, a vítima, identificada como Gilberto Pitol Falcade, 20 anos, era passageiro de um Kadett, de Veranópolis. O condutor, Graziane José Storti, 25 anos, teria perdido o controle do carro, que saiu da pista e atingiu um barranco. Segundo o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, Storti foi preso em flagrante por homicídio qualificado, com dolo eventual.
Fonte: Zero Hora, 21/09/09


O resultado da imprudência

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO
O resultado da imprudência
Acidente com quatro carretas e um Gol matou duas pessoas após ultrapassagem em curva da BR-470
BLUMENAU - Vilson Deola estava em casa com a mulher quando ouviu um estrondo. Foi para a rua conferir o que era. A 100 metros, a cena do acidente mais grave que viu na vida: quatro carretas e um Gol bateram no Km 58,8 da BR-470, próximo ao trevo de acesso a Pomerode. Evandro Gomes Boher, 19 anos, e Sidnei Gomes do Nascimento, 17, condutor e passageiro do veículo, morreram no local depois que o Gol pegou fogo. O outro passageiro do carro, Giovani Alves da Silva, 21, foi levado ao Hospital Santa Isabel em estado grave. O acidente ocorreu quinta-feira, às 22h20min.Deola chegou antes dos socorristas.
No local, segundo ele, viu uma pessoa morta entre as ferragens do carro. Em seguida, ao perceber o princípio de incêndio, começou a procurar um extintor. Foi só aí que viu outra vítima presa parcialmente às ferragens. Era Giovani, que ele ajudou a tirar do carro antes da explosão.
– Até achávamos que estava morto, devido ao estado. Mas ele mexeu as pernas. Aí puxei pelas pernas e coloquei pra fora do carro até o socorro chegar. O pessoal veio com o extintor, mas logo deu uma explosão e o carro pegou fogo. Já vi acidentes aqui, mas não assim grave – lembra o vizinho.Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Gol bateu de frente com uma carreta de Campos Novos ao tentar fazer uma ultrapassagem.
Na batida, foi jogado para a outra pista e atingido na lateral por uma carreta, com placas de Morro da Fumaça, que acabara de ultrapassar. Nesta colisão, o Gol foi arremessado novamente para a pista contrária, onde uma terceira carreta, de Celso Ramos, o atingiu de frente.
Os veículos capotaram.Depois do capotar, a carreta de Celso Ramos e o carro se arrastaram pela pista e foram atingidos pelo quarto caminhão, de Timbó. Neste momento, o Gol pegou fogo e explodiu.
Conforme a PRF, a ultrapassagem ocorreu em local proibido, pois era um trecho de curva, próximo a um trevo. O condutor da carreta de Celso Ramos, Osmair Paulo Bittencourt, sofreu lesões leves e foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio. Segundo a assessoria do hospital, ele passa bem e ficará em observação.
O motorista da carreta de Timbó, Santo Tessaroli, foi levado em estado grave para o Hospital Santa Isabel. O hospital não repassou informações sobre o estado de saúde de nenhum dos dois pacientes. Os dois jovens que morreram foram enterrados sexta-feira no Cemitério São José. Desde o começo do ano, 64 pessoas morreram na rodovia federal. (Colaborou Isabela Kiesel)
daniela.pereira@santa.com.br
Fonte: Jornal de SC, 20/09/09

domingo, 20 de setembro de 2009

Educação no trânsito: direito e dever de todos

Educação no trânsito: direito e dever de todos
Autor : Macileide Ferreira Passos
Considera-se trânsito a utilização das vias (ruas) por pessoas, veículos,animais, isoladas ou em grupo.conduzidos, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Fazem parte do trânsito o homem, o veículo e a via. Quando andamos a pé, de bicicleta ou até mesmo de cavalo ou carroça fazemos parte do trânsito. Deste modo, percebe-se que o trânsito surgiu bem antes do automóvel.
Acontece, porém, que o trânsito fica mais agitado e até difícil com a presença dos veículos. Os automóveis surgem na história da humanidade, para resolver problemas de locomoção e transportes e mudar significativamente a vida das pessoas, pois eles encurtam distâncias, facilitando as coisas, contudo trazem alguns problemas. Os primeiros tipos de transportes do mundo foram movidos por animais. No ano de 1790 foi inventada a bicicleta.
No ano de 1771 começam as primeiras experiências com automóveis que eram a vapor. No ano de 1886 o alemão Carl Benz registra o que ficou conhecido como primeiro automóvel do mundo, era uma espécie de triciclo. Com os veículos surgem os acidentes de trânsito...
O primeiro atropelamento com morte, conhecido pela história, aconteceu em 1846.
Assim, a necessidade de orientar as pessoas que andam pelas ruas sempre foi importante, pois deveriam ser criadas as leis para organizar o trânsito e evitar os acidentes.
O primeiro automóvel do Brasil pertenceu a Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont (inventor do avião), mas ele não era visto pelas ruas, pois dizem que foi comprado para fins de estudo. O segundo automóvel foi do jornalista José do Patrocínio.
Ele convidou o poeta Olavo Bilac para um passeio e saiu pelas ruas “espalhando pânico” entre os moradores. José confiou o volante ao amigo e ele bateu em uma árvore, deslizando por um barranco, nada muito grave, acontecendo aí o primeiro acidente de trânsito com automóvel do país. Como se pode notar os acidentes são comuns, porém mudam a vida das pessoas, por isso foram criadas as legislações de trânsito, que são as normas que disciplinam as atividades que envolvem o trânsito.
Todos têm direitos e deveres no trânsito, inclusive os pedestres.
Atualmente o trânsito é regido pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro. A lei é bastante rígida, mas nem sempre é cumprida e muitos acidentes ainda acontecem. A Organização Mundial de Saúde – OMS e as pesquisas comprovam que o trânsito é uma das maiores causas de mortes no mundo e no Brasil.
Isso acontece principalmente por causa da imprudência e distração das pessoas. É comum vermos motoristas dirigindo alcoolizados e andando em alta velocidade, o que é proibido.
Os pedestres não respeitam faixas e semáforos. Os motoqueiros, ciclistas e carroceiros também desrespeitam as normas.
Desta forma, todos acabam contribuindo para um trânsito problemático. A segurança no trânsito é direito de todos, mas para isso as pessoas devem colaborar! Os motoristas devem seguir as normas da legislação e as pessoas devem andar nas ruas com atenção e sempre que estiverem em locais movimentados observar a sinalização, atravessando nos locais onde houver faixas de pedestres e semáforos. Muitas são as vítimas da violência no trânsito. Você certamente conhece, conheceu ou ouviu falar de alguém.
O trânsito só será melhor quando as pessoas se conscientizarem da importância da educação no trânsito e passarem a contribuir de maneira significativa na construção de um trânsito mais humano e cidadão.
http://pt.shvoong.com/humanities/203955-educa%C3%A7%C3%A3o-tr%C3%A2nsito-direito-dever-todos/

sábado, 19 de setembro de 2009

Educação no Trânsito: uma questão de valor

Educação no Trânsito: uma questão de valor
Coordenadora de Educação para o Trânsito do DETRAN 18/09/2009 15:06
Um dos maiores problemas que atinge as cidades atualmente está relacionado ao trânsito, incidindo diretamente na diminuição da qualidade de vida das pessoas. Nesse contexto, fala-se muito em “educação para o trânsito”, como se existisse uma educação específica para o trânsito, para o meio ambiente, para a diversidade social, para a orientação sexual.
Na verdade, o que existe é uma educação para a vida, capaz de garantir o desenvolvimento integral do ser humano, em seus aspectos cognitivo, afetivo e emocional, o que requer o desenvolvimento de habilidades e competências, de valores e princípios que o ajudem a ser e a conviver.
O ser humano é o reflexo de suas atitudes, em todos os contextos da vida social. Entretanto, no trânsito, em função do número crescente de veículos num espaço público cujas vias já estão saturadas, a falta de educação tem contribuído para o surgimento de inúmeros conflitos que acirram a competição pelo espaço e se materializam nos acidentes de trânsito.
Dessa forma, vê-se instaurado um grave quadro de violência social responsável por uma quantidade cada vez maior de mortes. Estatísticas apontam os acidentes de trânsito como uma das principais causas de mortalidade no Brasil, transformando o trânsito em uma questão de saúde pública e de segurança pública.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece o trânsito seguro como direito de todos e como dever do Estado. A garantia desse direito passa, necessariamente, pelo investimento em três áreas: educação, engenharia e fiscalização, esta última entendida como o esforço legal para garantir a coibição de excessos e a punição de infratores/criminosos. Isso significa que devemos, sim, investir cada vez mais na educação, voltada para a formação da cidadania.
Porém, o poder público constituído não pode se furtar das demais responsabilidades que lhe são atribuídas para que tenha condições efetivas de manter a ordem social, garantindo a toda a população o direito ao trânsito seguro, o direito à vida.
Disso decorre que não pode deixar de investir em engenharia de tráfego e em fiscalização de trânsito. Caso contrário, teria a educação a capacidade de, isoladamente, instaurar a paz e a civilidade no trânsito? É oportuno resgatar o pensamento de Paulo Freire: “a educação sozinha não faz, mas também sem ela não é feita a cidadania”.
Além da atuação do poder público, a promoção de uma cultura de paz no trânsito requer a participação ativa da sociedade. Com o objetivo de incentivar essa participação, o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano focaliza os valores ligados à cidadania, concebidos como requisito primordial para o compartilhamento do espaço público, no qual os indivíduos sejam capazes de conviver uns com os outros.
Nesse sentido, valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade devem fundamentar as práticas educativas, inclusive aquelas que se desenvolvem no seio familiar e na interação cotidiana dos indivíduos. Nesse processo, o exemplo é o melhor aprendizado.
Nossas atitudes no trânsito além de produzirem ação imediata servem de exemplo para que outras pessoas adotem comportamento similar, num movimento de ampliação de área de abrangência. Nesse sentido, cada um de nós assume um papel relevante no processo de construção de uma cultura de paz no trânsito, capaz de preservar e valorizar a vida.
Você já parou para pensar em suas atitudes no trânsito? Você invade a faixa de pedestres com o veículo, avança o sinal vermelho, trafega com a motocicleta pelos espaços vazios entre os carros, estaciona o carro em fila dupla, usa o telefone celular ao volante, ingere bebida alcoólica antes de dirigir ou mesmo dirigindo? Você já pensou que pode estar contribuindo para o aumento da violência no trânsito? Trânsito é atitude. Antes que seja tarde demais, mude o seu comportamento.
Além de exercer a sua cidadania você será pode vir a ser o exemplo para alguém e, dessa forma, poderá influenciar e incentivar novos comportamentos.
Renata Neves T. de Barros Freitas é Pedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Gestão de Educação no Trânsito e Coord. Geral de Educação para o Trânsito do DETRAN-MT
e-mail: coord.educ@detran.mt.gov.br

Acidentes em rodovias de Minas deixam oito mortos

Acidentes em rodovias de Minas deixam oito mortos
colaboração para a Folha Online
Dois acidentes envolvendo carro e caminhão nas rodovias federais de Minas Gerais deixaram oito pessoas mortas na manhã desta sexta-feira no Estado.
Em Indianópolis, próximo a Uberlândia, um caminhão Mercedes Benz e um Ford Verona bateram na altura do km 590 da BR 365 por volta das 9h. O motorista e os três passageiros do Verona morreram. O motorista do caminhão não ficou ferido.
Em um acidente semelhante em Campos Altos, um caminhão Volvo e um Peugeot 206 bateram de frente na altura do km 597 da BR 262 por volta das 8h30. Todos os ocupantes do Peugeot --motorista e três passageiros-- morreram. O motorista do caminhão não se feriu.
Fonte: Folha Online, 18/09/09

Chocar para alertar

Chocar para alertar
Pelotão Rodoviário da Brigada Militar plantou cruzes na rótula de acesso à UFSM
A aparência do canteiro da rótula de acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na manhã de sexta-feira, lembrava o de um cemitério.
E até mesmo os motoristas e pedestres mais desatentos que passaram por lá não deixaram de perceber que havia algo diferente na paisagem. Policiais do Pelotão Rodoviário da Brigada Militar (antiga Polícia Rodoviária Estadual) fincaram 33 cruzes no local.
– Alguém deve ter morrido ali, né? Parece um protesto – opinou um estudante universitário em entrevista à RBS TV, enquanto caminhava nas proximidades.O palpite não estava distante do que foi planejado pela equipe de policiais.
O objetivo, conforme o coordenador da corporação na cidade, capitão Elton Colussi, foi chamar a atenção de quem passava para as 33 mortes que ocorreram na RSC-287, entre Santa Maria e Candelária, desde o ano passado.
Segundo a estatística da BM, 28 pessoas perderam a vida em acidentes na rodovia em 2008 e, desde janeiro, outras cinco morreram em desastres de trânsito no trecho. Isso sem contar vítimas que chegaram a ser socorridas para hospitais, mas não resistiram.
– Foram todas mortes instantâneas.
De pessoas que morreram antes mesmo da chegada de qualquer tipo de socorro – especifica o comandante da corporação.
Campanha – A manifestação faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito em Santa Maria. Mesmo que o índice de mortes tenha baixado este ano em comparação a 2008, o pelotão rodoviário ressalta que prevenir acidentes nunca é demais.
– A prevenção se faz com educação no trânsito, com consciência.
Os motoristas precisam acordar para o fato de que acidentes não acontecem só com os outros, e de que as ruas não são espaços privados. É preciso atenção, respeito às regras e muita cordialidade para que o trânsito seja cada vez mai seguro – ressalta o capitão Colussi.
Fonte: Diário de SM, 18/09/09

Atividades seguem até o dia 25

Atividades seguem até o dia 25
Semana foi aberta na sexta-feira
Caxias do Sul – A Semana Nacional do Trânsito em Caxias do Sul foi aberta na sexta-feira, na prefeitura. Até o dia 25, atividades serão desenvolvidas em escolas. As crianças, principal público alvo da campanha, fizeram apresentações durante a solenidade.
Alunos da Escola Caminhos do Saber e da Patrulha Mirim da Escola Estadual Sílvio Stalivieri fizeram um jogral, expressando a vontade de lutar pela conscientização da comunidade e pela educação de motoristas e pedestres.
Durante a abertura da semana, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Vinicius Ribeiro, destacou a importância do trabalho feito junto às escolas e afirmou que o Programa de Humanização do Trânsito já atingiu 23 mil pessoas.
– Nós também trabalhamos com adultos e idosos. Temos certeza que a sementinha que lançamos no início deste ano já está germinando – afirmou Vinicius.O prefeito José Ivo Sartori (PMDB) conversou com as crianças e desejou uma boa Semana do Trânsito:– É uma alegria começar esta programação de forma diferente, valorizando os nossos estudantes. As crianças e os jovens têm um papel muito importante nesta caminhada de conscientização
Fonte: Pioneiro, 18/09/09

Faixa de Segurança: O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Faixa de Segurança: O que diz o Código de Trânsito Brasileiro
Art. 69. Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até 50 metros dele, observadas as seguintes disposições:
I - onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo;
II - para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista:
a) onde houver foco de pedestres, obedecer às indicações das luzes;
b) onde não houver foco de pedestres, aguardar que o semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de veículos;
III - nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada, observadas as seguintes normas:
a) não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos;
b) uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessidade.
Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste código.
Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.
Fonte: Diário Catarinense, 18/09/09

Para frear os acidentes com motos

Para frear os acidentes com motos
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia iniciou ontem uma mobilização para tentar conter um número assustador.Segundo o Ministério da Saúde, uma média de 30 brasileiros morre por dia em colisões e atropelamentos com motos.
A campanha Motoclista Prudente Evita Acidente envolverá atividades educativas, como a distribuição de cartilhas.
– São gastos cerca de R$ 8 bilhões por ano para tratar essas vítimas. Com esse valor, dava para construir cerca de mil conjuntos habitacionais – afirma o presidente da entidade, Sergio Franco.Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas de São Paulo, Aldemir Martins, a campanha é bem-vinda.
Ele culpa a facilidade na concessão da habilitação pelo elevado índice de acidentes.– A moto é vista como um brinquedo e uma aventura, mas não deixa de ser uma arma – afirma.
Previna acidentes
Associação dá duas dicas para os motociclistas:
- Ande sempre com os faróis da moto acesos
- Use roupa com um “x” amarelo reflexivo para facilitar a visualização de outras motos
Fonte: Zero Hora, 19/09/09

Acidente deixa professor e dois alunos da Ufrgs feridos em Cachoeira do Sul

Acidente deixa professor e dois alunos da Ufrgs feridos em Cachoeira do Sul
Eles viajavam para ministrar aulas em Itaqui e Quaraí
Sâmia Frantz, de Cachoeira do Sul samia.frantz@zerohora.com.br
Um acidente na BR-290 deixou um professor e dois alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul feridos nesta sexta-feira. O Palio em que viajavam o sociólogo Ivaldo Gehlen, 62 anos, e os tutores Márcio Zamboni Neske, 29 anos, e Marco Antonio Gonçalves de Aragão, 40 ficou completamente destruído depois de colidir de frente em um caminhão, na rodovia que liga a capital a Uruguaiana.
O grupo ia para Itaqui e Quaraí onde ministrariam aulas na noite de hoje e na manhã de sábado.O acidente ocorreu por volta de 11h30min no km 294,1, em Cachoeira do Sul, na região central do Estado.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o veículo teria invadido a pista contrária por motivos desconhecidos e batido de frente em um caminhão Mercedes Benz que seguia em sentido contrário. Socorridos, os três foram levados em estado grave ao Hospital de Caridade e Beneficência, de Cachoeira do Sul.
Até o início da noite, Gehlen e Aragão permaneciam internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) em estado grave. Transferido para o quarto, Neske apresentava pequenas fraturas e já conversava com os familiares. O motorista do caminhão, João Valquir Cardoso, 51 anos, nada sofreu.
Fonte: ZERO HORA, Geral 18/09/2009 21h05min


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Motorista alcoolizado é flagrado pela PRF em Caxias

Verificação ocorreu após acidente na BR-116
Maristela Scheuer Deves maristela.deves@pioneiro.com
Após se envolver em um acidente, um motorista que conduzia embriagado foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por volta das 22h desta quinta-feira, em Caxias do Sul.O condutor perdeu o controle do carro que dirigia na BR-116, próximo ao acesso à Universidade de Caxias do Sul (UCS), e colidiu com a grade de um estabelecimento comercial.
O teste do bafômetro apontou a presença de 1,18 mg de álcool por litro de ar expelido.O motorista, que não teve ferimentos, foi conduzido ao plantão da Polícia Civil para o registro da ocorrência.
Fonte: Jornal o Pioneiro, 18/09/09

Faixa de Pedestre Um teste de Coragem

A capa do álbum Abbey Road imortalizou uma das mais conhecidas imagens dos nossos tempos: os Beatles atravessando a rua na faixa de pedestre.
Eles estavam em Liverpool, na Inglaterra. Porque se estivessem em Santa Catarina, correriam sério risco de serem atropelados.
Uma equipe de repórteres do Grupo RBS saiu, ontem, às ruas de sete das principais cidades do Estado para testar o comportamento dos motoristas. A missão que parecia simples virou um teste de coragem. Atravessar a rua não é nada fácil por aqui.
O teste foi feito em Joinville, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Itajaí, Blumenau, Lages e Criciúma. Com exceção de Itajaí, onde o placar ficou empatado, as demais cidades mostraram que o que impera nas ruas é o desrespeito. Confira a seguir a experiência vivida e narrada pelos próprios repórteres.
Placar do Estado de SC
7 cidades testadas /70 faixas testadas / 25 faixas respeitadas / 45 faixas desrespeitadas
Florianópolis
"Em Florianópolis, as ruas que concentram o maior fluxo de veículos estão localizadas na região Central. Foi justamente nestes locais que tive mais dificuldade para atravessar na faixa de pedestre. A sensação que dá é que todo mundo está com pressa e quer sair sair dali o mais rápido possível. Muitas vezes precisei caminhar entre os carros e motos, como na Rua Deodoro. Entre as seis ruas do Centro onde fiz o teste, apenas nas ruas Trajano e Dorval Melchiades de Souza, esquina com a Praça Getúlio Vargas, os motoristas respeitaram a faixa de pedestre e pararam para que eu pudesse atravessar. O maior problema nesta última rua é que os veículos são obrigados a parar em cima da faixa para poderem atravessar. Do contrário, os motoristas não têm visibilidade. Fora do Centro, na rótula da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Bairro Trindade, é preciso andar bem rapidinho. Ou corre-se o risco de levar um susto e, na pior das hipóteses, ser atropelado."
Nanda Gobbi
Joinville
"No Centro, me deparei com o mau comportamento dos motoristas. Vi pedestres correndo para não serem atropelados, transitando entre os carros ou esperando mais de um minuto para atravessar com segurança. Entre os exemplos positivos, está a Rua Pedro Lobo, em frente ao Shopping Mueller, onde os motoristas costumam dar preferência. Talvez o posto da polícia, em frente, incentive a postura. Nem onde há sinaleiro para pedestres a faixa é território seguro. O tempo é curto e, quando há congestionamento, alguns param em cima da faixa."
Mariana Pereira
Criciúma
"Para fazer o teste da faixa de pedestre, nossa equipe restringiu os trabalhos à área central. Das 10 faixas testadas, apenas três contaram com respeito dos motoristas: nas ruas Anita Garibaldi, Desembargador Pedro Silva (em frente à Cachaçaria Água Doce) e no cruzamento da Rua Henrique Lage com Avenida João Pessoa (onde o trânsito está lento, o que facilita a travessia). Por outro lado, quase fui atropelado na Rua Santa Catarina (onde a faixa está mal posicionada), e no cruzamento das ruas Lauro Muller e Barão do Rio Branco, na praça do Congresso. Em ambas, os veículos trafegavam embalados e me obrigaram a recuar na travessia. Os motoristas não querem perder o embalo e só param ao notar que você está decidido a fazer uso da faixa. Aliás, as faixas também precisam de pintura urgente."
Cristiano Rigo Dalcin
Itajaí
"Em geral, os motoristas itajaienses respeitam os pedestres na faixa de segurança. Mas não dá para marcar bobeira. Testamos os motoristas em sete ruas do Centro e três de bairros. O perigo maior foi nas ruas centrais. Na Rua Tijucas, dois motoristas tiveram de pisar fundo no freio quando entrei na faixa.
Perto dali, na Rua Brusque, o primeiro carro não respeitou a passagem do pedestre e ficou em cima da faixa quando o trânsito parou. Das 10 faixas, a mais perigosa foi na Avenida Abrahão João Franciso, conhecida como Contorno Sul.
Por ser uma via de velocidade média, os motoristas não param e ainda buzinam para os pedestres que atravessam na faixa. Escutei até palavrão.
Segundo a responsável pelo cartório da Delegacia de Delitos no Trânsito, Maria Glória Potter, as faixas de Itajaí, em geral, são mal planejadas."
Raffael do Prado
Lages
"Das 10 tentativas de atravessar na faixa, em apenas três os motoristas pararam: nas ruas Hercílio Luz, no primeiro trecho da Benjamin Constant e primeiro trecho da Correia Pinto. Nas duas últimas, testei a faixa em dois pontos. Precisei de paciência até que um motorista parasse, além de desviar dos carros em cima das faixas.
No segundo ponto da Correia Pinto, a faixa está quase apagada. Mesmo com a presença constante da Polícia Militar, que tem uma base a poucos metros, os motoristas não respeitaram as faixas. Em alguns pontos o pedestre precisa correr e, muitas vezes, ouve xingamentos."
Pablo Gomes
Blumenau
"Foram xingamentos, freadas bruscas, pedestres disputando espaço com os carros e se vendo obrigados a apressar o passo para não serem atropelados. Tudo isso em cima da faixa de segurança. A falta de educação no trânsito de Blumenau ficou evidente no teste feito ontem pela reportagem. Nas raras vezes em que para, a maioria dos motoristas fica irritada. Foram três xingamentos e gestos obscenos pelo vidro.
Em outra ocasião, o motorista parou subitamente em cima da faixa. Ao ver o susto do pedestre, sorriu e acenou num gesto de desculpa.
Em Blumenau, não há estatísticas oficiais sobre acidentes em faixas de segurança. Conforme a Guarda de Trânsito, apesar do desrespeito de alguns motoristas, é difícil de ocorrer atropelamentos nestes locais."
Isabela Kiesel
Jaraguá
"Jaraguá do Sul tem um trânsito complicado. Além de a geografia da cidade não favorecer a expansão das ruas, para atravessar os pedestres travam uma luta contra a frota de 75.258 (dados de 2008) veículos cadastrados na cidade. Nem nas 300 faixas de pedestre da cidade é fácil fazer com que os motorista parem.
No teste feito ontem pela reportagem, em 10 faixas de ruas de maior movimento da cidade, em apenas três foi possível atravessar sem o risco de ser atropelado. Nas demais, os carros não pararam imediatamente para facilitar a travessia e ameaçavam a segurança do pedestre."
Diego Rosa
Diário Catarinense 18/09/09

Veículos bateram no trecho da rodovia que passa pelo Bairro Badenfurt

Veículos bateram no trecho da rodovia que passa pelo Bairro Badenfurt
Uma batida entre três caminhões e um automóvel na BR-470, por volta das 22h15min desta quinta-feira, causou duas mortes e interditou as duas pistas da rodovia no trecho que corta o bairro Badenfurt, em Blumenau, em Santa Catarina.
O carro pegou fogo e explodiu, ficando irreconhecível. Com o impacto, o corpo de um ocupante do automóvel foi arremessado para cima de um dos caminhões. Os caminhões viajavam no sentido de Itajaí, e o carro, aparentemente um Gol, vinha no sentido contrário e bateu de frente com um contêiner.
Os nomes dos mortos e feridos não foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal.O motorista de um dos caminhões, Leonir Luís Simionatto, diz que por pouco também não bateu. Ele seguia atrás do contêiner e também ficou com o veículo atravessado na pista.
Os dois mortos viajavam no carro. O único sobrevivente do Gol foi retirado do carro antes da explosão e encaminhado para o Hospital Santa Isabel, em Blumenau.
Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA, 18/09/09

“A faixa está muito longe”

RISCO NO TRÂNSITO
“A faixa está muito longe”
Com a reclamação de que a faixa estava muito longe, Marcelo da Silveira Vieira, 37 anos, arriscou-se na Avenida Loureiro da Silva.
A faixa de segurança mais próxima fica a cerca de cem metros de distância, junto à Rua José do Patrocínio.Apesar de Porto Alegre ter 6 mil faixas de segurança, o engenheiro Junqueira avalia que os locais de travessia são insuficientes. É o caso observado por Zero Hora na Perimetral, onde a faixa mais próxima está a cem metros.
Fonte: Zero Hora, 18/09/09

“Estou com pressa”

RISCO NO TRÂNSITO
“Estou com pressa”

A cerca de 50 metros de uma faixa, João Batista Ferreira, 69 anos, arriscou-se para cruzar a Avenida Borges de Medeiros, ontem, com a justificativa de que estava com pressa.
O engenheiro civil João Hermes Junqueira, professor na Unisinos, analisa a situação:– Não vou tirar totalmente a razão dele, porque quando somos pedestres a tendência é fazer o caminho mais curto. Para uma pessoa idosa, é mais complicado ainda.
Fonte: Zero Hora, 18/09/09

“ Eu estou atrasada”

RISCO NO TRÂNSITO
“ Eu estou atrasada”
A administradora Simone Faccin, 37 anos, arriscou-se entre os carros na Borges para ganhar alguns minutos por estar atrasada.Para o engenheiro civil João Hermes Junqueira, a correria diária imposta pelos compromissos é um fator que leva as pessoas a tomarem atitudes contra sua própria segurança.
Para ele, a campanha Novo Sinal, da Empresa Pública de Transporte e Ciculação (EPTC), é louvável, mas a empresa deveria avaliar a criação de mais faixas de segurança na cidade.
Fonte: Zero Hora, 18/09/09

O mau hábito de atravessar fora da faixa

RISCO NO TRÂNSITO
O mau hábito de atravessar fora da faixa
O desrespeito às faixas de segurança em Porto Alegre não é uma exclusividade dos motoristas. Até os pedestres, os principais beneficiados, ignoram a sinalização e põem a vida em risco – com as mais diferentes justificativas, como mostra esta reportagem.Para estimular a civilidade no trânsito, a prefeitura aposta na campanha Novo Sinal.
Além de pregar o respeito à sinalização, a iniciativa estimula que os porto-alegrenses estendam o braço ao cruzar uma faixa sem semáforo.
Fonte: Zero Hora, maicon.bock@zerohora.com.brMAICON BOCK , 18/09/09

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Homem é detido por embriaguez em Santa Maria

Motorista estava com a carteira de habilitação vencida desde 2003
Por volta das 22h30min de quarta-feira, a Brigada Militar de Santa Maria abordou um motorista de 54 anos que estava dirigindo em ziguezague nas proximidades da Escola Estadual Augusto Ruschi. O homem tinha sinais de embriaguez e estava com a carteira de habilitação vencida desde 2003. Ele foi detido por embriaguez e, depois de pagar fiança, foi liberado.
Fonte: Diário de Santa Maria, 17/09/09

Má conservação do asfalto

Pelas Ruas: má conservação do asfalto tira o sono de moradores da José Bonifácio
Quando os carros passam, a roda colide com violência no asfalto, gerando barulho e perigo aos motoristas
A má conservação do asfalto da Rua José Bonifácio, em Porto Alegre, tem tirado o sono dos moradores. Na altura no número 541, a pista quebrou e uma lombada se formou.
Quando os carros passam, a roda colide com violência no asfalto, gerando barulho e perigo aos motoristas.
Segundo a aposentada Lucia Klanovicz, 57 anos, o problema ocorre há anos, mas no último mês, com a elevação do asfalto, a situação ficou ainda pior: — O motorista não vê a lombada e a roda bate com força. De madrugada, canso de acordar com o barulho. Além disso, é perigoso. Será que vão esperar alguém morrer para consertar isso — questiona.
Fonte: Zerohora.com, 17/09/09

Lei Seca funciona

Não há revés jurídico.
É impressionante como a Lei Seca não foi compreendida por operadores do Direito: a lei considera crime motorista flagrado com seis decigramas de álcool por litro de sangue. Logo, se não houver aferição quantitativa da medida (bafômetro ou exame de sangue), não haverá materialidade e não se pode cogitar em crime de embriaguez ao volante. Espantoso e digno de manchete seria se o entendimento fosse o contrário.
Entretanto, a lei foi sábia no aspecto administrativo: quem se negar a fazer o teste é multado (R$ 957), poderá ter o veículo apreendido e responderá a processo de suspensão da CNH, medidas administrativas idênticas a se fizesse o teste e fosse positivo e, por isso, a fiscalização deve continuar. Outro benefício da lei é formar nova consciência, que será melhor percebida nos futuros motoristas.
Carlos Alberto DefaveriDelegado de polícia – Vacaria
Fonte: Zero Hora página 2:17/09/09

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Acidente deixa uma pessoa morta na Capital

Acidente deixa uma pessoa morta na Capital
Um acidente por volta das 2h desta terça-feira vitimou um pessoa na Avenida Campos Velho, no bairro Cristal, em Porto Alegre.
Roberto Borowiskc, 40 anos, perdeu o controle do Peugeot 307 que dirigia e bateu contra um poste. O motorista morreu no local.
Fonte: ZEROHORA.COM

Médico é preso após atropelar e matar mulher em calçada de MG

Médico é preso após atropelar e matar mulher em calçada de MG
Segundo a polícia, ele se recusou a fazer teste do bafômetro.Veículo que ele dirigia também atingiu um ônibus e dois carros.
Foto: Reprodução/TV Globo
Médico é preso após atropelar mulher em MG (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um médico, de 29 anos, foi preso após uma perseguição policial, na manhã desta terça-feira (16), em Belo Horizonte. Segundo a polícia, ele provocou três acidentes e atropelou uma mulher, que morreu na calçada onde caminhava.
O veículo que ele dirigia ainda atingiu um ônibus e outros dois veículos. Segundo a Polícia Militar (PM), o motorista apresentava sintomas de embriaguez.
Três pessoas ficaram feridas e foram levadas para um hospital na capital mineira. De acordo com a PM, testemunhas disseram que o médico teria saído de uma boate por volta das 8h. Ele foi abordado por um policial de trânsito em seguida, mas fugiu.
Foi quando começou a perseguição. O médico foi cercado por um carro da fiscalização de trânsito e ainda bateu no carro policial. No local do acidente, ele se negou a fazer o teste do bafômetro. O médico foi levado para a Delegacia de Trânsito e deve responder a um inquérito por vários crimes. No Departamento de Trânsito (Detran), há o registro de 11 multas para o médico.
Fonte: g1, 16/09/09 - 17h10 - Atualizado em 16/09/09 - 17h11

Trânsito:Para seu filho ler

Se você acha que trânsito é coisa só de adulto, está enganado.
Mesmo sem dirigir, você também pode ajudar a evitar acidentes, principalmente na frente da sua escola.
Quando seu pai ou sua mãe estiver chegando perto do colégio para deixar ou buscar você, lembre que é preciso baixar a velocidade.
Assim, o carro tem mais condições de parar com segurança se algum colega seu aparecer de surpresa na frente do carro.
Outra coisa importante é não deixar que o carro pare em cima da faixa quando você for descer.
Além de correr o risco de ser multado, seu pai vai atrapalhar a passagem das pessoas.
Com o carro sobre a faixa, pode ser que algumas se arrisquem andando no meio dos outros veículos para cruzar a rua.
Na hora de voltar para casa, espere seu pai em um lugar que ele possa estacionar, para que ele não seja forçado a parar em cima da faixa.
Zero Hora:15/09/09