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domingo, 31 de maio de 2009

Visita a SOS TRAUMA em Viamão


Ong Alerta na tarde de sábado do dia 30/05/09 em nome de Lisette Feijó e Luciane Citadin visitam a Associação de Voluntários de Socorro Rodoviário em Viamão, parada 40, SOS TRAUMA onde são recebidas pela equipe de plantão e seu Presidente Carlos Cardoso, eles trabalham como voluntários no atendimento de acidentes.
Sempre nos finais de semana, uma equipe de peso pois se doar para ajudar ao próximo não tem preço, um trabalho onde batalham pela gasolina, maca, roupas, equipamentos de emergência para poder salvar uma vida!!!
Um exemplo a ser seguido por todos, pois eles necessitam de apoio para continuar fazendo este trabalho, Viamão está de parabéns vamos ajudar a SOS TRAUMA!
A Alerta será parceira sempre, obrigada pela carinhosa recepção e vamos salvar vidas!!!
FIQUE ATENTO FIQUE VIVO

Atravessar a BR-290 é desafio constante

Atravessar a BR-290 é desafio constante
Sem passarela, atravessar a rodovia movimentada é um risco
A família da doméstica Elizabete da Silva Moraes, 46 anos, foi praticamente extinguida nas proximidades do km 104 da rodovia Porto Alegre-Uruguaiana (BR-290), na Capital.
Ela perdeu o marido, o filho de nove anos, a sogra, o irmão e um sobrinho quando um caminhão atingiu e matou os cinco.
Quase seis anos depois da tragédia, os moradores da Ilha das Flores, bairro que margeia o trecho da rodovia, seguem correndo diariamente os mesmos riscos dos familiares de Elizabete.
Rodeado por comunidades com grande concentração populacional, o trecho da rodovia, que é administrado pela Concepa e começa logo após o término da terceira ponte de acesso a Guaíba, atrai a presença de pedestres a todo instante.
Como não há passarela ou sinaleira no local, os moradores precisam contar com a sorte.
– Não temos alternativa. Para sair de casa e ir a qualquer lugar um pouco mais longe, temos de atravessar a faixa. A todo momento sabemos de outros atropelamentos. Além da minha família, muitas pessoas já morreram ali – conta Elizabete.
Escolas, posto de saúde e supermercados localizados na Ilha das Flores, à direita de quem se desloca de Guaíba a Porto Alegre, atraem quem reside em casas localizadas no lado oposto da rodovia.Segundo a cozinheira Laci Vigel, 31 anos, que perdeu o cunhado atropelado na via em abril, os perigos aumentam ainda mais quando a noite chega e a luminosidade fica restrita.
– É muito perigoso.
Os carros passam em alta velocidade e temos de esperar uma brecha para atravessar.
De noite, não dá para enxergar nada. Foi assim com o meu cunhado, que morreu às 22h – conta.
Os constantes acidentes no local motivaram os moradores a reivindicar a construção de uma passarela para diminuir o risco da travessia. Mesmo pedagiado pela Concepa, o trecho até o momento ainda não recebeu melhorias para facilitar o trânsito dos pedestres.
paulo.ludwig@zerohora.com.brPAULO LUDWIG
Contraponto
O que diz a Concepa

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, o plano de exploração da rodovia prevê a construção de uma passarela no local.
O processo já foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ainda está em fase de orçamento. Após o levantamento do custo da obra, serão iniciadas as atividades licitatórias. Ainda não há previsão para o início dos trabalhos.
Fonte: Jornal Zero Hora, 31/05/09

Irmãos passam quase 40 horas à espera de socorro após acidente em SP

Irmãos passam quase 40 horas à espera de socorro após acidente em SP
Carro onde eles estavam caiu de uma ribanceira em Cruzeiro. A mãe deles e uma irmã morreram no local do acidente.
Uma jovem de 18 anos e o irmão dela, de 8 anos, passaram quase 40 horas esperando por socorro, depois que o carro deles caiu de uma ribanceira na rodovia que liga o Vale do Paraíba ao Sul de Minas Gerais. A mãe deles, de 48 anos, e a irmã mais velha, de 31, morreram no acidente.
A família saiu sábado (23) de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, onde morava, para visitar os parentes na cidade de Virgínia (MG) e decidiu retornar no mesmo dia.
Na viagem de volta, o carro caiu em uma ribanceira de cerca de 200 metros, na SP-52, em Cruzeiro, a 227 km de São Paulo.
A mãe e a filha morreram no local do acidente.
A outra filha, de 18 anos, e o menino de 8 agonizaram na mata por duas noites. Eles só foram encontrados na manhã desta segunda-feira (25) pelo caseiro de uma fazenda. Por causa das lesões, eles não conseguiram pedir socorro.
“A irmã, com uma fratura na coluna lombar, não conseguiria andar, não conseguiria se movimentar para sair de onde ela estava deitada”, diz o médico Davi da Costa.
Os bombeiros que participaram do socorro não esperavam encontrar alguém vivo depois de uma queda tão alta.
“Teve uma recompensa no final que foi resgatar com vida duas vítimas”, afirmou o bombeiro André Amaral. O menino já recebeu alta. A irmã dele segue internada, mas não corre risco de morte.
Fonte: Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo

Acidentes de trânsito em SP custaram R$ 35,8 milhões ao SUS em 2008

Acidentes de trânsito em SP custaram R$ 35,8 milhões ao SUS em 2008
Mortes chegaram a 8.698, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.Mais da metade das vítimas (52%) eram pedestres com mais de 60 anos.
Foto: Reprodução/TV Globo
Acidente na Ponte do Jaguaré deixou feridos no dia 15 de maio (Foto: Arquivo/Reprodução/TV Globo)
Os acidentes de trânsito no Estado de São Paulo custaram R$ 35,8 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2008. O número de mortes registradas pela Secretaria de Estado da Saúde chegou a 8.698, o que dá uma média de uma morte por hora.
Mais da metade das vítimas (52%) eram pedestres com mais de 60 anos. As informações foram divulgadas na terça-feira (26) no seminário internacional de segurança no trânsito organizado pelo Conselho Estadual para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte (Cedatt).
Os dados são preliminares e abrangem 90% das ocorrências registradas no ano passado.
No evento, participaram autoridades francesas, que mostraram diagnósticos de acidentes na França e as políticas públicas implementadas para reduzi-las.
Com uma frota de 40 milhões de veículos, a França gastou no ano passado 26 bilhões por causa de acidentes de trânsito.
Em São Paulo, a frota é de 19,2 milhões, um terço na capital. No ano passado, a cidade registrou 1.463 mortes em acidentes de trânsito.
Seguindo a tendência mundial divulgada, houve queda no número de mortes envolvendo automóveis, mas os acidentes fatais com motos aumentou de 345 para 478. Dados preliminares da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentados indicam que as mortes em colisões de veículos caíram de 55% para 46% em 178 países pesquisados.
Os acidentes fatais com os chamados “usuários vulneráveis” do trânsito passaram de 45% para 49%.
A Secretaria Municipal de Transportes não comentou os dados da OMS nem informou que medidas estão sendo tomadas para reverter os números de 2008.
No ano passado, a prefeitura tentou implementar, sem sucesso, uma faixa de motos na Avenida 23 de Maio e proibir a circulação de motos nas pistas expressas das marginais.
Fonte: G1, Edição São Paulo.

Acidente deixa nove mortos e cinco feridos em MG

Acidente deixa nove mortos e cinco feridos em MG
Dois veículos bateram de frente, na BR-146.Ocupantes de um deles voltavam de festa.
Carro envolvido no acidente (Foto: Reprodução/Rede Integração)
Pelo menos nove pessoas morreram em um acidente que ocorreu na BR-146, na região de Araxá (MG), na madrugada deste domingo (31).
Segundo a Polícia Rodoviária, um carro de passeio e uma kombi bateram de frente. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Cinco feridos foram encaminhados a um hospital de Araxá.
O estado deles é considerado grave, ainda de acordo com a PRF.
Os ocupantes da kombi voltavam de uma festa, quando houve a colisão.
Logo após o acidente, o trânsito teve que ser interrompido e houve congestionamento no local. A PRF diz que a situação já está normalizada nesta manhã.
Fonte: Do G1, em São Paulo, com informações da Rede Integração

sábado, 30 de maio de 2009

Duas tragédias abalam cidades gaúchas

Duas tragédias abalam cidades gaúchas
Colisões com caminhões matam três policiais militares e três professoras em rodovias do Estado
Um animal silvestre teria sido o início de uma sucessão de acontecimentos que culminou na morte de dois oficiais e de um soldado da Brigada Militar (BM) às 6h5min de ontem, no km 270,2 da rodovia Santa Maria-Pelotas (BR-392), em Caçapava do Sul, quando se dirigiam à Capital para participar de uma homenagem.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou o corpo de um veado nas proximidades e acredita que o Corsa dos militares o tenha atropelado, antes de se desgovernar e bater de frente em uma carreta bi-trem da Scânia.Morreram o comandante do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon) de Santana do Livramento, tenente-coronel João Zazycki Filho, 49 anos, o tenente-coronel da reserva João Francisco da Cunha Franco, 49 anos, e o soldado-motorista Julio Adolfo da Silva, 41 anos.
Segundo o motorista da carreta, Leopoldo Riemer, após o suposto choque, o automóvel percorreu cerca de 500 metros em ziguezague e invadiu a pista contrária de encontro ao caminhão.Os tenentes-coronéis Zazycki e Franco, que fizeram parte de uma missão em El Salvador, em 1993, participariam das comemorações do Dia Internacional dos Boinas Azuis, nome dado aos militares que integram as Forças de Paz das Nações Unidas (ONU). O evento foi cancelado em função da tragédia.
O comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade Lopes, divulgou nota lamentando as mortes.– Os dois oficiais foram da minha época de academia, convivi com eles. Ambos tiveram carreira brilhante e eram líderes de suas comunidades.
O soldado-motorista Júlio Adolfo da Silva, eu conhecia menos, mas não deixo de lamentar sua morte – comentou o coronel.Nascido em Lavras do Sul, Franco ingressou na BM em 1979. Em 2005, deixou a vida militar para se dedicar à política. Elegeu-se vereador e chegou a presidente da Câmara de Vereadores. Ano passado, concorreu a vice-prefeito pelo PMDB. Era casado e tinha dois filhos.– Foi um excelente oficial e comandante.
Ficará a lembrança de um colega inesquecível – lamentou o comandante do pelotão de Caçapava do Sul, Paulo Ronaldo Molina.Silva, casado e com dois filhos, nasceu em Dom Pedrito e entrou na BM em 1991. Foi selecionado como motorista do comandante do 2º RPMon de Livramento por suas qualidades ao volante.Zazycki, natural de Cerro Largo, ingressou na BM em 1979, aos 20 anos. No período em que esteve na Missão de Paz em El Salvador, conheceu a mulher, Carol, que veio com ele para o Brasil. Assumiu o comando do 2º RPMon, em Livramento, em 2005. Pai de cinco filhos, era reconhecido como um líder por excelência.
– Amigo, aberto ao diálogo, dava conselhos aos seus subordinados.
Tinha estrelas no ombro e Deus no coração – elogiou o ex-colega, sargento Paulo Renato Gonçalves Silveira, de Santa Margarida do Sul.
Em Santana do Livramento, no Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste (CRPO-FO), bandeiras estavam a meio mastro em homenagem a Zazycki e Silva. Os corpos serão velados no CRPO-FO e enterrados hoje.
A caminho de um encontro preparatório do Conselho Nacional da Educação (Conae), em Osório, no Litoral Norte, três professoras de escolas municipais de Tavares morreram quando o micro-ônibus em que viajavam colidiu na traseira de um Mercedes-Benz carregado com 12 toneladas de cimento, estacionado entre o acostamento e a pista no km 32 da rodovia Tavares-Capivari do Sul (RST-101), às 7h40min de ontem.
O motorista do caminhão alega que não teve tempo de sinalizar a pista quando parou para verificar um pneu.Município de 5,1 mil habitantes, Tavares chora sua maior tragédia desde que se emancipou, há 27 anos.
O acidente vitimou Izabel Cristina Lemos Menegaro, 39 anos, Rita de Cassia Araujo Lemos, 38 anos, e Alba Maria Alves Teixeira Cassola, 47 anos.
Outras cinco pessoas sofreram ferimentos. O prefeito Flávio José de Souza decretou luto oficial por três dias.
– Eram pessoas muito conhecidas. Estamos chocados – disse Souza, que acompanhou a retirada dos veículos e a remoção dos corpos.Mais do que educadoras, as professoras eram guerreiras contra as drogas, como define Andréa Barbosa, 39 anos, amiga de Izabel. Nos últimos meses, ela comemorava a pós-graduação, concluída ao lado de Andréa.
– Ela estava entusiasmada com a viagem a Osório – lembra a colega.No canteiro central da Avenida 11 de Abril, o acidente era assunto dominante entre os moradores. Laura Machado, proprietária do Minimercado Tavares, estranhou o movimento diferente assim que despertou. O estabelecimento fica ao lado da casa de Izabel.
– É difícil, é muito chocante – descreve Laura.Na escola Piazito, onde a professora Alba trabalhava com crianças de dois a cinco anos, portas fechadas e um cartaz: “Hoje, não haverá aula na escola Piazito”.
– Vai ser muito difícil recomeçar na segunda-feira – lamenta Andréa.De acordo com o Grupo Rodoviário de Capivari do Sul, o motorista do micro-ônibus não apresentou habilitação para transportar passageiros e o veículo, da prefeitura, não poderia circular porque estava sem tacógrafo (equipamento que grava a velocidade e os horários dos deslocamentos).O caminhoneiro Jorge Gomes Nascente, 51 anos, estacionou o Mercedes-Benz, modelo 1113, minutos após um dos pneus estourar.
Os 60 centímetros de acostamento foram insuficientes para acomodar o caminhão truque, que ficou com parte dos 2,2 metros da carroceria na pista. Sem perceber o veículo parado, o micro-ônibus com os professores de Tavares colidiu na traseira do caminhão.
– Não vi o caminhão porque não tinha sinalização na pista. Acho que o sol acabou prejudicando a minha visão – contou Airton Brum, 50 anos, que conduzia o micro-ônibus.
Segundo Nascente, o acidente ocorreu antes que medidas de segurança fossem tomadas.
– Eu desci para olhar o pneu (traseiro do lado direito) e para sinalizar a pista, mas não deu tempo. Só ouvi o estrondo. Por pouco não fui atropelado – afirmou Nascente, que havia saído às 3h20min de Pantano Grande com destino à localidade de Passinhos, em Osório.
Fonte: Jornal Zero Hora, 30/05/09

Pesquisa revela o tempo que motoristas perdem nos congestionamentos

Pesquisa revela o tempo que motoristas perdem nos congestionamentos
O dia parece ter duas horas a menos para quem vive nas grandes cidades. É o que revela uma pesquisa sobre trânsito feita em quatro capitais.
Nem com sirene ligada é fácil avançar no trânsito caótico.
“A cada dia tá pior”, afirma um motorista. E está mesmo. Uma pesquisa feita em quatro capitais revela que em São Paulo, a maioria dos motoristas (38%) perde até três horas nos congestionamentos.
Em Porto Alegre (45%) e em Belo Horizonte, (44%), uma hora. E no Rio, o trânsito encurta o dia em duas horas das pessoas ao volante (53%). “É como se o dia tivesse 22 horas, porque duas horas elas já entregaram pro congestionamento”, declara Paulo Resende, pesquisador da Fundação Dom Cabral. E mais: carros e ônibus viraram sala de estar, escritório.
“To ouvindo a notícia”, fala o motorista.
“Ouvindo um sonzinho”, revela outro. Isto é o que a maioria faz, segundo a pesquisa, mas tem gente que lê, estuda ou adianta os negócios falando ao celular ignorando as leis de transito. Cenas que se multiplicam na mesma proporção do problema.
Em são paulo, a maioria dos entrevistados (53%) disse que enfrenta congestionamentos três vezes por dia. No Rio (47%), em Porto Alegre (53%) e em Belo Horizonte (45%), duas vezes por dia.
“Tem que ter Deus no coração! Só assim. Muita paciência”, comenta outra motorista. Hoje a frota cresce mais que o número de gente. Segundo a federação que representa as montadoras, mais de 500 carros novos vão parar as ruas por hora no Brasil.
Nesse mesmo período, de acordo com o IBGE, a população brasileira aumenta em 15 pessoas.
Para o coordenador da pesquisa, o investimento em obras públicas precisa acompanhar o ritmo do trânsito. E o que a maioria esta fazendo para escapar dos congestionamentos? “Sair mais tarde por causa do trânsito”, diz um senhor.
“Mais cedo pra chegar mais cedo”, afirma outro. São os cariocas os que mais têm buscado estas alternativas.
Desviar a rota tem sido a segunda opção de quatro de cada dez entrevistados nos quatro estados. “Tentar achar um caminho mais rápido mais perto”, diz um motorista. Mas andar de transporte coletivo ou carona poucos querem.
Mais de 50% assumiram que não estão fazendo nada para evitar os congestionamentos. “Uma pessoa sozinha no veículo, que isto é quase 70% ela está provocando congestionamento, porque ela poderia ter um acompanhante.
Mas as pessoas não se sentem responsável pelo congestionamento”, alerta o pesquisador.
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 28/05/09 - 15h05 - Atualizado em 28/05/09 - 15h05

quinta-feira, 28 de maio de 2009

No Paraná, motorista que deixar de entregar CNH cassada será preso

No Paraná, motorista que deixar de entregar CNH cassada será preso
O motorista do Paraná que tiver sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cassada e não entregar em 48 horas poderá ser preso em flagrante por desobediência.
Há uma estimativa no Estado de que apenas 10% dos motoristas que têm a habilitação suspensa entregam o documento.
Outros 90% continuam com a CNH e ainda continuam dirigindo.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, anunciou nesta quarta-feira que irá colocar a polícia para "caçar" os motoristas com a CNH suspensa. A resolução foi assinada hoje por Delazari.
"Temos mais de 100 mil notificações de suspensão da CNH enviadas aos motoristas. A partir de agora, todos eles, sem exceção, poderão receber a visita de policias militares em suas casas e deverão ser encaminhados à delegacia mais próxima para responderem ao crime de desobediência. É melhor que todos comecem logo a procurar o Detran para entregar seus documentos", disse o secretário.
De acordo com a resolução, após o período de 48 horas da notificação, o Detran -PR (Departamento Estadual de Trânsito) irá encaminhar uma lista à Polícia Militar com os dados dos motoristas que não entregarem a CNH.
A PM deverá ir atrás dos condutores para recolher o documento. Em caso de desobediência à ordem policial, o motorista será preso e encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito.
A medida também se estende à autoridades que descumpram a ordem, segundo o secretário. "Não haverá proteção.
Cidadãos comuns e autoridades públicas que não respeitarem a ordem sofrerão as consequências.
Na Secretaria da Segurança eu já solicitei um levantamento para ver se há policiais que estão com as carteiras suspensas para tomar as providências internas. Sugiro que todos os órgãos e empresas façam a mesma coisa, ajudando a polícia", afirmou o secretário.
Atualmente, o Estado do Paraná tem cerca de 3,9 milhões de pessoas habilitadas. Até abril deste ano, o Detran contabilizava pouco mais de 112 mil notificações enviadas de aviso de suspensão de carteira que ainda esperam cumprimento.
Outros 139,5 mil motoristas estão cumprindo a suspensão conforme a lei.
Carteira cassada
O deputado Fernando Carli Filho (PSB)que se envolveu no acidente que provocou a morte de Gilmar Rafael Souza Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20, estava com a carteira de habilitação cassada.
A CNH do parlamentar foi suspensa porque excedeu o total de pontos permitidos --totalizava 130 pontos, enquanto o máximo permitido é de 20.
De acordo com informações do Detran, o deputado possuía 30 multas, desde 2003. Destas, 23 eram por exceder limites de velocidade. O deputado recorreu de 12 das 30 multas.
Fonte: Folha de São Paulo on line

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Uma via-sacra para atravessar a Nilo

TRÂNSITO NO LIMITE
Uma via-sacra para atravessar a Nilo
Criada para desafogar o fluxo, rótula se transformou em obstáculo em uma das principais rotas da Capital
Criada com o objetivo de facilitar o trânsito, a rótula da Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, é responsável por um de seus principais nós.
Para superar um trecho de apenas 500 metros, o que seria possível em 30 segundos em condições ideais, os condutores ficam praticamente parados durante 10 minutos no gargalo viário.
A busca por uma solução se arrasta a uma velocidade equivalente: há três anos é esperada a eliminação da rotatória.Odrama por que passam diariamente os condutores foi experimentado ontem por ZH.
Em um automóvel, a reportagem ficou presa nas imediações da rótula das 18h14min às 18h24min. Logo depois do cruzamento com a Terceira Perimetral, no sentido bairro-Centro, o fluxo de veículos para.
A partir daí, a aproximação ao encontro com as vias Carazinho e Carlos Trein Filho é feita aos solavancos: os motoristas mal arrancam e são forçados a parar novamente.
Ontem, o carro de ZH teve de frear 13 vezes enquanto a lenta procissão de condutores passava pelo círculo de asfalto transformado em obstáculo.
Além disso, a dificuldade de circulação estimula motoristas a descumprirem regras de trânsito, e pedestres a se arriscarem em travessias inseguras.
Uma das irregularidades mais comuns adotadas é a utilização da faixa mais à direita – que deveria ser empregada somente para conversão à Rua Carlos Trein Filho – para seguir em frente rumo à Avenida Nilópolis.
O problema é que, junto à rótula, os automóveis acabam forçando a passagem para a faixa da esquerda a fim de se manter no percurso.
O resultado é ainda mais lentidão e risco de acidentes.Ontem, o motorista de um Gol freou centímetros antes de bater em um Audi que cortou sua frente sobre uma área de tachões, onde é proibido passar.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) planeja a eliminação da rotatória desde 2006, que seria substituída por sinaleiras.– Sou obrigada a enfrentar esse pesadelo duas vezes por dia, para deixar meu neto na escola – lamenta a aposentada Ana Maria Loureiro, 62 anos.Como usuária frequente do nó viário, ela já testemunhou acidentes e até assaltos aos motoristas embretados pela lentidão.A dificuldade de circulação no local não afeta apenas quem anda sobre rodas.
A pedestre Adelina Vasconcellos, 56 anos, levou quase cinco minutos esperando para atravessar de um lado a outro da Nilo.– Tem uma sinaleira, mas fica longe da parada de ônibus – conta a usuária.Vencida a travessia da avenida, Adelina se dedicou a enfrentar outro martírio: passar quase duas horas dentro de um ônibus ao longo da Assis Brasil até chegar em casa, no bairro Sarandi.Por meio da assessoria de imprensa, confirma que o projeto está pronto e deverá ser encaminhado para licitação em breve, a um custo de R$ 793 mil.
Porém, não foram informados prazos definidos para a abertura da licitação e a conclusão das obras.
marcelo.gonzatto@zerohora.com.brMARCELO GONZATTO
Os nós da via
POR QUE A RÓTULA EMPERRA

O número de automóveis supera a capacidade da rotatória
O tempo de espera para ingressar na rótula leva à formação de longas filas de automóveis
O risco de acidentes, frequentes no local, contribui para a redução na velocidade
Contraponto
O que diz a EPTC

Informa que está pronto, aprovado e encaminhado para a Smov um projeto que substitui a rótula por conjuntos de sinaleiras, inclui o alargamento da Carlos Trein Filho em uma faixa nas proximidades e a readequação de canteiros.
O que diz a Smov
ZERO HORA.com
Tire sua foto no congestionamento e mande para www.zerohora.com/participe
Envie sua história curiosa sobre os momentos ganhos ou perdidos no trânsito para www.zerohora.com/participe
Fonte: Jornal Zero Hora

Rs pode perder bafômetros se não retirá-los em Brasília

LEI SECA
Rs pode perder bafômetros se não retirá-los em Brasília
CEquipamentos importados pelo Ministério da Justiça da Alemanha e dos EUA estão em depósito há mais de um mês

Enquanto faltam equipamentos para intensificar a fiscalização da Lei Seca, 33 bafômetros novos, importados da Alemanha e dos Estados Unidos, estão há mais de um mês à disposição do governo do Estado em um depósito em Brasília.
O material está guardado em um prédio da Força Nacional. Se não for retirado em 30 dias, o lote será encaminhado a outras regiões.Os bafômetros foram adquiridos pelo Ministério da Justiça para tornar mais efetivo o combate à combinação de álcool e direção.
Quando a lei entrou em vigor, em junho passado, existiam apenas 800 aparelhos em todo o país. Diante da necessidade de mais bafômetros, o Ministério da Justiça decidiu comprar 10 mil novos aparelhos para distribuir aos Estados, um investimento de R$ 70 milhões.
Desde dezembro do ano passado, 900 unidades foram distribuídas.
Em junho, mais 800 chegam ao país.Dentro do plano de ação do ministério, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais lideram a lista dos beneficiados.
Aos gaúchos estão reservados 443 aparelhos, que deverão ser entregues à Brigada Militar e ao Detran. Até o dia 15 de junho, mais cem equipamentos estarão disponíveis em Brasília.
Do primeiro lote de outros cem bafômetros, o Piratini buscou 67.
Segundo o Ministério da Justiça, no entanto, o governo do Rio Grande do Sul não demonstrou interesse em fazer a retirada do restante.
– Não se justifica alegar a questão de logística ou outro problema. Se os Estados não retirarem em um prazo de 30 dias, o ministério vai pensar numa redistribuição para outros que tenham interesse em não só retirar como fazer em efetivo o uso – avisa o secretário-executivo do ministério, Luiz Paulo Barreto.
leticiadeoliveira@gruporbs.com.brLETÍCIA DE OLIVEIRA Brasília
Contraponto
O que diz a Brigada Militar
Aassessoria da Brigada Militar informou que o material ainda não foi retirado porque a corporação quer aproveitar a mesma viagem para trazer outros materiais que ainda não foram liberados, o que deve ocorrer em 15 dias.
No Rio Grande do Sul, as polícias rodoviárias federal e estadual têm juntas 96 bafômetros.
Isso significa um para cada 43.790 veículos. Mesmo que somados aos 210 equipamentos da Brigada, o número não chega a um bafômetro por município.
Fonte:Jornal Zero Hora, 27/05/09

O que fazer...

A Avenida Nilo Peçanha, na Capital, transforma-se na madrugada em pista de corrida, com moradores acordados pelo barulho dos motores, das freadas e dos choques.
Ontem, o dano foi maior, com a queda de um poste de concreto. Segundo a EPTC, um caminhão bateu no poste e fugiu.
Fonte: Jornal Zero Hora, 27/05/09

Buracos

Buracos
Os buracos em diversas ruas de Gravataí deixam os moradores indignados. No centro, os principais problemas estão nas ruas Teotônio Vilela e Andaraí.
De acordo com a prefeitura, as vias citadas estão no cronograma da Operação Tapa-Buracos, mas as obras ainda não começaram devido à ordem da lista.
Fonte: Jornal Zero Hora, 27/05/09

Perigo nas ruas

Perigo nas ruas
Sempre alerta, amiga do Informe Especial flagra mais um exemplo de imprudência nas ruas: o caminhão com a carroceria de madeira levando uma carga excessiva de contêineres de entulho circulava pelo centro de Porto Alegre.
Fonte: Jornal Zero Hora, 27/05/09

O efeito João Buracão

O efeito João Buracão
A inusitada forma de protestar surgiu no Rio e se espalha pelo Estado
Inspirados no boneco carioca João Buracão, criado por um borracheiro indignado com a inoperância das autoridades para tapar os buracos em vias do Rio de Janeiro, exemplares gaúchos estão mostrando que essa forma de protesto pode ter efeito positivo.
Zero Hora visitou os pontos onde os bonecos foram instalados e conferiu como estava a situação do local depois que os personagens entraram em cena.
Em outra versão, o boneco ganhou o nome de Gauchão e deverá comandar um protesto hoje pela manhã no trevo de acesso a Montenegro. A ideia é fazê-lo percorrer o Estado.
Fonte: Jornal Zero Hora, 27/05/09

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Trânsito provoca 18 mortes no Estado

Trânsito provoca 18 mortes no Estado
Em Caxias do Sul, na Serra, colisão frontal resultou em duas vítimas
Acidentes de trânsito tiraram a vida de pelo menos 18 pessoas neste fim de semana no Rio Grande do Sul.
As ocorrências foram registradas entre as 18h de sexta-feira e as 20h de domingo.Na Rota do Sol, uma colisão frontal entre dois carros resultou na morte de duas pessoas e deixou outras duas feridas na manhã de sábado.O acidente aconteceu por volta das 6h45min, no km 153 da rodovia, próximo à entrada da localidade de São Brás, em Caxias do Sul.
Um Kadett seguia no sentido São Francisco de Paula-Caxias quando atingiu de frente um Escort, que ia em sentido contrário, segundo o Grupo Rodoviário de Farroupilha, que atendeu a ocorrência.O chapeador Jonei Pereira Alves, 50 anos, passageiro do Kadett, morreu na hora. Além dele, estavam no veículo o industriário Fernando Alves, 20 anos, motorista do carro, e seu irmão Ronaldo Pereira Alves, 18 anos, sobrinhos de Jonei.
Os três voltavam de uma festa em Vila Seca, segundo relato de Ronaldo. Os dois jovens estão internados no Hospital Pompeia. Até ontem, Fernando permanecia em estado grave na UTI, e o irmão, estável, em um quarto.No Escort, estava o metalúrgico Air Rodrigues de Assunção, 50 anos, e a mulher dele, Analice Todeschini Fontana, 53 anos. Air sofreu ferimentos graves e morreu na manhã de ontem, no Pompeia.
Segundo o irmão dele, Antônio Assunção, o casal ia para o Litoral, onde tinha um terreno e planejava construir uma casa. Analice sofreu ferimentos leves, foi atendida no Postão 24 horas e liberada. Além da companheira, o metalúrgico deixa duas filhas, de um casamento anterior.Ronaldo, passageiro do Kadett, conta que, ao descer do carro, constatou que o tio já estava morto e socorreu Fernando. Os irmãos foram levados ao mesmo hospital dos ocupantes do Escort.Jonei era casado, tinha dois filhos e uma neta.
Outras mortes
Santa Maria – O ciclista João Carlos Valcanover, 42 anos, morreu por volta das 8h de ontem, no distrito de Arroio Grande. É provável que tenha sido atingido pela haste de um guincho que estaria solta. Valcanover foi ferido na cabeça quando pedalava às margens da RS-511, que liga Santa Maria a Silveira Martins.
Restinga Seca – Maria Helena Carvalho, 39 anos, morreu na RS-149, que liga o município a Formigueiro, às 5h30min de ontem. O carro em que estava capotou e caiu em uma lavoura de arroz.
Vila Maria – Às 4h de ontem, Maria Jucélia Ferreira, 47 anos, dirigia um Fiat 147 pela rodovia Camargo-Vila Maria (RS-132) quando, no km 1, bateu em um caminhão Ford Cargo que estava em sentido contrário. Quatro pessoas ficaram feridas.
São Borja – Alexandre da Silva, 27 anos, foi atropelado por um motor-home com placas de Lajeado, ontem, por volta das 2h, no km 514 da rodovia São Borja-Santiago (BR-287). Segundo testemunhas, a vítima teria deitado no meio da pista. Silva morreu no local.
Pelotas – Wagner Mayer da Silva, 44 anos, morreu após o Siena que conduzia ser atingido por um ônibus da prefeitura de Rio Grande, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
O acidente ocorreu no km 518 da rodovia Pelotas-Porto Alegre (BR-116), na noite de sábado. O passageiro Vagnei Martins de Souza, 32 anos, ficou preso nas ferragens e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Pelotas.
Santo Augusto – Maira de Oliveira Paz, oito anos, morreu na tarde de sábado no interior do município. Um caminhão Ford F-600 bateu na traseira da charrete em que ela estava com os pais. A menina foi socorrida, mas chegou sem vida ao hospital.
Antônio Prado – Às 21h10min de sexta-feira, a Parati conduzida por Valmor José Graff, 54 anos, colidiu, em uma curva, na lateral do semirreboque de um caminhão Trator.
O acidente ocorreu no km 116 da rodovia Caxias-Antônio Prado (RS-122). Graff morreu no local.
Fonte: Jornal Zero, 25/05/09

Os bretes do trânsito

Os bretes do trânsito
A constatação, na prática, de crescentes problemas no trânsito em capitais como Porto Alegre que especialistas previam um pouco mais adiante demonstra que as administrações municipais precisam apressar os estudos nessa área e acelerar a execução de obras inadiáveis.
Até mesmo os indícios de que o país poderá ultrapassar mais cedo do que o previsto a fase mais aguda da crise econômica tendem a agravar o problema, com a reativação das vendas de veículos, exigindo não apenas providências rápidas, mas também eficazes.
No caso específico do Estado, o problema se mostra grave não apenas na Capital mas também nos acessos a partir de cidades de maior porte da Região Metropolitana, o que se constitui num verdadeiro suplício para quem é obrigado a circular de um ponto a outro.
Entre as explicações para o estrangulamento do tráfego estão as de que os projetos nessa área, normalmente, exigem um volume elevado de recursos e um tempo excessivo para serem postos em prática.
O caso da Terceira Perimetral é ilustrativo, pois a obra foi colocada à disposição dos usuários para atender a necessidades de até duas décadas atrás.Além de maior agilidade na implantação de obras de infraestrutura, um enfrentamento mais amplo do problema exige maior conscientização por parte dos proprietários de veículos e iniciativas mais ousadas dos administradores públicos.
Cidades como Porto Alegre, por exemplo, precisam assegurar melhores condições de fluxo no trânsito, mas também repensar o transporte coletivo e, principalmente, tentar compensar a falta de atenção a alternativas como as ciclovias.
Trânsito ordenado é um pressuposto de qualidade de vida da população e também para atração de investimentos por parte dos municípios.
Essas são duas razões fortes para que os gestores públicos procurem se antecipar ao problema, agindo de preferência de forma preventiva.
Fonte: Jornal Zero Hora, 25/05/09

domingo, 24 de maio de 2009

Passeata em memória de jovens mortos em acidente que envolveu deputado reúne 500

Passeata em memória de jovens mortos em acidente que envolveu deputado reúne 500
Uma passeata realizada na manhã deste domingo em memória a dois jovens mortos em um acidente de trânsito que envolveu um deputado estadual em Curitiba (PR) reuniu cerca de 500 pessoas, segundo a Polícia Militar.
Empunhado faixas, cartazes e vestidos com camisetas, algumas com as fotos dos jovens, o lema utilizado foi "190 km/h é crime! Justiça para todos!". O ato teve início por volta das 10h e terminou às 12h30.
Reprodução
Carli Filho permanece internado no hospital Albert Einstein. Ele bebeu antes do acidente.
O slogan é uma referência ao fato de o deputado estadual Fernando Carli Filho (PSB) que dirigia sob o efeito de álcool e estava com a habilitação suspensa quando se envolveu no acidente que provocou a morte de Gilmar Rafael Souza Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20. Existe a suspeita de que ele dirigia em alta velocidade no momento do choque.
O acidente ocorreu no último dia 7, quando o carro guiado pelo deputado, um Volkswagen Passat, colidiu com um Honda Fit ocupado pelos jovens no bairro Mossunguê, em Curitiba. Yared e Almeida morreram no local e Carli Filho permanece internado.
Segundo um amigo da família, o grupo saiu dos cruzamentos das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, no Mossunguê e foram até o parque Barigui, num percurso de aproximadamente 5km.
Durante o ato familiares e amigos fizeram discursos pedindo justiça e paz. O advogado da família de Yared, Elias Mattar Assad, pediu que familiares e amigos compareçam a um ato previsto para ocorrer no próximo sábado (30) no local conhecido como "boca maldita", na praça 15 de Novembro, no centro de Curitiba.
Pontos e cassação
Além de dirigir sob o efeito de álcool, o deputado estava com a carteira de habilitação suspensa quando ocorreu o acidente, por ter excedido o total de pontos permitidos --totalizava 130 pontos, enquanto o máximo permitido é de 20. De acordo com informações do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o deputado possuía 30 multas, desde 2003. Destas, 23 eram por exceder limites de velocidade. O deputado recorreu de 12 das 30 multas.
O pedido de cassação do mandato dele foi formulado pela família de Yared à Assembléia Legislativa do Paraná e deve ter um parecer apenas em junho. Nesta semana termina o prazo de dez dias para apresentar sua versão.
Paralelo a isso, a Executiva Estadual do PSB notificou extrajudicialmente Carli Filho para que ele forneça explicações sobre o que ocorreu. Dependendo da análise a ser realizada, ele pode ser até expulso, segundo declarou o presidente estadual da sigla no Paraná, Severino Araújo.
Fonte: Folha de São Paulo, 24/05/09

Palestra na FTEC Faculdade de Tecnologia



Ong Alerta em nome de Lisette Feijó, junto com Luciane Citadin, recebem convite de Maria Gazineu e a coordenadora do Pós Graduação Márcia Calazans para palestra sobre os perigos e cuidados no trânsito, no dia 22/05/09, Porto Alegre.
Cursos Superiores de Tecnologia da Ftec possibilitam ao aluno uma educação focada no mercado de trabalho, permitindo a continuidade dos estudos por meio de pós graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado.

sábado, 23 de maio de 2009

Cinco romeiros morrem e outros 46 ficam feridos em acidente em Oliveira (MG)

Cinco romeiros morrem e outros 46 ficam feridos em acidente em Oliveira (MG)
Cinco pessoas morreram e outras 46 ficaram feridas em um acidente ocorrido na noite desta sexta-feira em Oliveira (MG).
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, um ônibus com romeiros que saiu de Divinópolis e tinha como destino Aparecida (SP), trafegava pela BR-494, em Oliveira, quando por volta das 22h de ontem foi atingido na lateral por uma carreta. Após bater na lateral do ônibus a carreta fugiu.
Desgovernado, o veículo perdeu o controle e bateu na mureta de um viaduto.
Três pessoas morreram no local e outras duas chegaram a ser socorridas mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
Dos 46 feridos, 13 estão em estado grave e outras 33 tiveram ferimentos leves. Os feridos foram encaminhados para hospitais das cidades de Oliveira, Divinópolis e Belo Horizonte.
Entre os cinco mortos estão três pessoas da mesma família. Tratam-se de Gabriel Felipe Ribeiro, 3, a mãe dele, Marlene de Souza Silva, 40, e a avó, Maria de Lourdes Souza, 67.
Outros dois mortos na tragédia foram Maria do Carmo Raposo Damasceno, 50, e Odete Soares dos Reis, 57.
A rodovia ficou bloqueada e só foi totalmente liberada por volta das 4h de hoje.
Publicidadeda Folha Online Atualizado às 14h35.

Educação e infraestrutura

Educação e infraestrutura
O economista Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York, que se notabilizou como o homem que previu a debacle da economia mundial, apontou alguns dos principais desafios brasileiros para os próximos anos.
Segundo ele, para elevar a média do crescimento até o ritmo dos demais integrantes do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), nosso país precisa investir na educação e na infraestrutura.
O Brasil, cujo crescimento nas últimas três décadas oscilou de zero a 5%, precisa perseguir um ritmo maior, igual ao registrado, por exemplo, pela China e pela Índia nos últimos anos, cujo crescimento foi próximo de 10%.
O economista, a quem ninguém atribuía importância e que era até ridicularizado quando vaticinava a explosão do sistema financeiro norte-americano, percebe com agudeza os atuais gargalos da economia brasileira.
A preparação da população para enfrentar adequadamente as tarefas do futuro imediato exige, antes de qualquer outra providência, um investimento na qualificação de seu nível educacional.
O exemplo de países que se transformaram positivamente nas últimas décadas mostra que a qualidade da educação é condição indispensável para qualquer pretensão de desenvolvimento sustentável.
Quanto à realidade do país, afora conquistas fundamentais como a estabilidade macroeconômica e a solidez do sistema bancário, ela ainda se ressente de investimentos na infraestrutura e de reformas capazes de dar mais eficiência ao setor público.São temas cada vez mais decisivos para a confirmação das potencialidades brasileiras.
Os avanços já conseguidos, que servem de plataforma para voos mais altos, precisam ser complementados por decisões estratégicas tanto na qualificação do ensino e na modernização da máquina pública quanto nos investimentos prioritários em infraestrutura de energia e de transportes. Vencida a atual crise, serão essas decisões as que definirão nosso país como um dos mais promissores protagonistas da economia mundial.
Fonte Jornal: Zero Hora, 24/05/09

EXTORSÃO NA BR-290

EXTORSÃO NA BR-290
A operação

Foi batizada de Operação Contramão a ação da Polícia Federal (acima) que resultou na prisão de cinco policiais rodoviários do posto de Pantano Grande, pela razão de que eles estariam agindo, na estrada, da forma contrária ao que prevê a lei.
A investigação contou com colaboração da corregedoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que abrira inquéritos administrativos a partir de relatos de extorsões recebidos de motoristas.Os agentes da PF usaram de disfarce para vigiar os colegas rodoviários.
Camuflados num mato, filmaram as abordagens de turistas e caminhoneiros feitas pelos patrulheiros e gravaram, mesmo à distância, alguns diálogos. Para isso, usaram microfones direcionais.As provas coletadas estão sob segredo judicial.
Os policiais investigados, segundo estimativa da PF, faturavam até R$ 4 mil num dia, com extorsões. Eles estão com prisão preventiva decretada pela Justiça por extorsão, corrupção, concussão e prevaricação. Se condenados, podem pegar até 26 anos de reclusão.
Fonte: Jornal zero Hora, 24/05/09

Sem saída

Sem saída
Enquanto especialistas apontam, para breve, um estrangulamento total no trânsito de veículos em Porto Alegre, a prefeitura tem como maior “obra viária” dos últimos anos a pintura, em verde e amarelo, do meio-fio da Terceira Perimetral na visita da Seleção Brasileira de Futebol em abril deste ano.

Giovani Luiz RauppEletrotécnico – Porto Alegre
Fonte Jornal Zero Hora, 24/05/09

Argentinos relatam como eram os achaques

EXTORSÃO NA BR-290
Argentinos relatam como eram os achaques
O inquérito que resultou na prisão de cinco agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do posto de Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo, semana passada, está fundamentado em filmagens e gravações, além de outras provas técnicas.
Mas a investigação começou e está embasada, sobretudo, em depoimentos. Dezenas deles. Pessoas que não gostam de se incomodar, desta vez, ganharam coragem para relatar casos sistemáticos de achaques.
Ricos em detalhes, os testemunhos são o alicerce dessa investigação.Zero Hora foi atrás dessas testemunhas. A maioria reside na Argentina e estava no Brasil a turismo.
Apesar de passados vários meses do episódio, trazem vívida na memória a humilhação e o medo que a abordagem policial lhes causou. Muitas relutam em voltar ao território brasileiro.
Outras ficam agradavelmente surpresas ao saber que seus relatos de achaque foram levados a sério e resultaram na prisão de cinco patrulheiros.De acordo com os turistas, o crime funcionava como uma caçada.
Os policiais rodoviários ficavam com a viatura parada à sombra de árvores, à espreita dos turistas que percorriam a BR-290, principal artéria viária a ligar a fronteira ao litoral gaúcho.
O ponto era sempre o mesmo: após uma ponte, numa descida.Quando o veículo argentino passava, era barrado.
O motorista era intimidado, ameaçado de ter o carro apreendido – o que não está previsto na aplicação das multas – e convidado a negociar o valor da autuação. Em alguns casos, a infração até nem tinha acontecido, asseguram as testemunhas.Mais de uma dezena de argentinos relataram terem sido extorquidos em apenas um dia, 17 de janeiro.
Um deles é o bancário Horacio Omar Borneo, 50 anos, que se deslocava de Buenos Aires para Florianópolis.
Entrou no Rio Grande do Sul por Uruguaiana e, nas imediações de Pantano Grande, foi abordado por policiais na estrada.
Ele admite ter ultrapassado em faixa dupla, sobre uma ponte. Dois patrulheiros o obrigaram a sair do seu veículo, um Gol. Borneo afirma que um dos patrulheiros alertou: poderia pagar R$ 280 de multa com papel ou R$ 100, sem papel. Ele aceitou pagar duas notas de R$ 50, colocadas embaixo do formulário de multas, entre as folhas e a prancheta.
– Costumo passar férias, uma vez a cada dois anos, em Cachoeira do Bom Jesus (praia de Florianópolis). Agora, fiquei inseguro, porque os policiais fazem filas de carros argentinos para cobrar coima (propina).
Para mim, a imagem da Polícia brasileira é deplorável – lamenta Borneo.Com metade da idade de Borneo e perfil oposto – estudante e esportista –, Maximiliano Esposatto, 25 anos, também se declara decepcionado com a polícia brasileira. No mesmo 17 de janeiro, ele entrou por Uruguaiana e foi abordado logo após a mesma ponte em que tinham surpreendido Borneo.Um policial ordenou que descesse do seu Gol e disse que a multa a pagar era de R$ 100, sem recibo.
Maximiliano diz que pegou duas notas de R$ 50 e colocou embaixo dos documentos do carro, que levava três pessoas. No mesmo momento havia quatro veículos argentinos esperando para serem multados pelos policiais.
O jovem, que frequenta há três anos Canasvieiras (em Florianópolis) e Ferrugem (em Garopaba), se diz surpreso.– Paguei porque não sabíamos se seríamos presos e havia mulheres entre nós. Isso na Argentina é comum, mas nunca tinha vivenciado algo parecido no Brasil.
O bom é que aqui fizeram alguma coisa, com a prisão desses policiais – elogia Maximiliano, que pretende voltar.
O comerciário Mário Alberto Kletzky viajou desde Gualeguay (província de Entre-Rios, fronteiriça com o Rio Grande do Sul) até Florianópolis, onde há seis anos alterna veraneios entre as praias de Canasvieiras e Joaquina. Em 17 de janeiro, entrou no Brasil por Uruguaiana, num comboio de 10 carros argentinos. Foi abordado por policiais na mesma lomba e ponte de Pantano Grande.
O patrulheiro o levou para perto da viatura, que estava estacionada no local. Avisou que, pela ultrapassagem, seria paga multa de R$ 567. E que poderia ter o carro apreendido na volta de Florianópolis, caso não pagasse.
Outro policial ofertou pagamento de apenas 50% do valor da autuação, no ato, sem necessidade de comprovante.Kletzky confirma que entregou US$ 100 ao policial, colocando a nota embaixo da prancheta de multas, que estava no porta-malas do Ford Focus policial.
– Se eu não pagasse, eles iam ficar com meus documentos retidos. Só devolveram depois que coloquei o dinheiro no carro – reclama o argentino, que temeu que os policiais colocassem no sistema de informática dados falsos, apontando-o como um criminoso. Ele reluta em retornar ao Brasil.
Fonte: Jornal Zero Hora, 24/05/09

Acidente mata quatro pessoas na BR-386

Acidente mata quatro pessoas na BR-386
Outras três sofreram lesões graves
Um acidente deixou quatro pessoas mortas e outras três feridas em estado grave por volta das 4h deste sábado no km 98 da BR-386, sobre a ponte do Rio Esperilo, em São José das Missões. Um Ford Ka com placas de Constantina colidiu contra um BMW 325 de Lajeado.Quatro jovens seguiam no Ka na noite de sexta-feira.
Eles retornavam de Frederico Westphalen para Constantina, onde moravam. Gilson Stuchi, 31 anos, dirigia o carro da namorada, Marua Sperotto, 23 — filha da ex-secretaria municipal de Educação de Constantina, Maria de Lourdes Sperotto. A jovem havia se formado em enfermagem e trabalhava na Farmácia Domingas, na cidade. O namorado era funcionário de uma metalúrgica.
No Ka seguiam também os amigos Veber Marques, 23, funcionário de uma fábrica de urnas funerárias, e Anne Elize Juba Moser, 23, estudante de enfermagem.
Os quatro morreram no choque. Assim que fossem liberados do Intituto Médico Legal, de Palmeira das Missões, todos seriam velados no Salão da Paróquia São José, em Constantina. Os horários dos enterros não tinham sido definidos.
Os ocupantes do outro veículo ficaram feridos. Veja onde foi o acidente:
Fonte: Jornal Zero Hora, 23/05/09

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Prisões desfalcam Polícia Rodoviária Federal

PROPINA NA BR-290
Prisões desfalcam Polícia Rodoviária Federal

O desfalque no grupo de efetivos que atua no posto da Polícia Rodoviária Federal, em Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo, fez com que o patrulhamento nos 255,4 quilômetros de responsabilidade do local ficasse prejudicado ontem.
Dos três policiais rodoviários que vigiam o trecho, apenas um estava disponível para cumprir a escala normal desta quarta-feira.
A rotina de trabalho do posto entrou em colapso na manhã de terça-feira, quando cinco agentes foram presos por suspeita de cobrança de propina.
A Operação Contramão – resultado de nove meses de investigação da PRF, Polícia Federal e Ministério Público Federal – surpreendeu os colegas. Com o desfalque repentino, toda a escala de serviço teve de ser redesenhada.
Fonte :Jornal Zero Hora, 22/05/09

“A cidade não vai parar”



TRÂNSITO NO LIMITE
“A cidade não vai parar”
Secretário promete obras para aliviar drama diário vivido por motoristas na Capital
Alvo da insatisfação de milhares de motoristas e passageiros de ônibus que padecem em congestionamentos na Capital, o secretário municipal de Mobilidade Urbana e presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luiz Afonso Senna, afirma que também se sente frustrado.
Um dos principais motivos é a dificuldade em fazer deslanchar seu projeto prioritário para Porto Alegre, o chamado Portais da Cidade, que, segundo Senna, está emperrado há mais de um ano à espera de aval da União para obter um empréstimo a fim de acelerar e organizar o transporte público.
Embora admita que a situação do trânsito na Capital é problemática – principalmente nos corredores de ônibus da Farrapos e da Assis Brasil–, Senna garante que a cidade não vai parar e promete obras como a construção de novos viadutos na Terceira Perimetral para aliviar o drama diário a que são submetidos os condutores porto-alegrenses.
Sobre a frequente reclamação de demora na busca de soluções eficientes para a circulação urbana, argumenta que a necessidade de planejamento alarga os prazos de implementação dos projetos.
Confira, a seguir, a posição do secretario sobre alguns dos temas que afligem motoristas e passageiros da Capital.
Avanço dos congestionamentos“Temos conjunto de obras a serem feitas. Queremos incluir três viadutos no PAC, a trincheira sob o viaduto Leonel Brizola, outro viaduto na Plínio com a Carlos Gomes, e outro perto da Aparício.
Além disso, temos a construção da Avenida Tronco, saindo do Olímpico e chegando ao Praia de Belas, a duplicação da Beira-Rio, que já tem recursos chegando, são alguns exemplos em que já estamos trabalhando.
Os viadutos deverão estar prontos até 2010, no máximo 2011. Temos melhorias em interseções e cruzamentos.Há outra dimensão que é de inteligência, temos uma central, o início de um processo em que vamos monitorar e intervir no trânsito, e em seguida trabalhar com painéis de mensagens para informar se uma via está mais ou menos congestionada do que outra. Porto Alegre não é a primeira cidade do mundo a ter muitos carros.
Quando dizem que a cidade vai parar, a pergunta que eu faço é: quantas cidades do mundo pararam? Nenhuma.
Por que vamos ser a primeira?”Espera pelas ciclovias“Agora em junho deveremos fazer licitação de trecho de 3,2 quilômetros na Restinga. É o primeiro trecho construído com dinheiro público. Já construímos alguns quilômetros na Diário de Notícias.
Todo empreendimento grande deve, como contrapartida, construir trechos de ciclovias. O BarraShopping já construiu, o Praia de Belas vai construir na Ipiranga, desde a Beira-Rio até a esquina da Erico Verissimo.Fizemos o Plano Diretor Cicloviário, que está na Câmara para ser aprovado e identificou 495 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. São 195 quilômetros que interligam todas as regiões da cidade.
Além disso, tem as redes locais de cada bairro. Demorou décadas para ser feito, mas está pronto. Nenhuma cidade brasileira tem. Estamos tentando incluir no PAC da Copa. Mas a cidade está traumatizada com planos.
Ninguém anda de bicicleta em cima de plano. Precisamos sinalizar para a cidade que estamos fazendo. A ideia é construir 20 quilômetros por ano até a Copa.
”Situação da Terceira Perimetral“Se demora 55 minutos para percorrer quase 20 quilômetros, e como ninguém sai de uma ponta e vai até a outra, as pessoas andam talvez metade desse trajeto, então deve ser metade do tempo, então são 25 minutos.
Em quantas cidades do mundo tu sais do Extremo Norte e vai ao Sul, na avenida mais congestionada, no horário de pico, em 55 minutos? Quando eu faço essa pergunta, as pessoas param e pensam, “puxa, é mesmo”.
Como as pessoas na realidade viajam menos tempo do que isso, porque as distâncias são menores, então o tempo é menor.E o corredor de ônibus da Perimetral, que tem gente que acha que é um absurdo ter o corredor vazio. Isso se chama prioridade para o transporte público, que é a saída que todas as cidades do mundo que enfrentaram problemas de congestionamento tomaram. A linha T11 é um sucesso hoje.
Começa no aeroporto e termina lá em Ipanema, usa toda a Perimetral.
”Lentidão no transporte coletivo“Há um excesso de ônibus andando nos corredores, e muitos deles andam vazios. Significa uma ineficiência do sistema em transportar as pessoas de forma razoável, mas sem desperdiçar recursos. Por que isso acontece? Temos dissociação entre transporte metropolitano e o urbano.
A forma como procuramos consertar isso é trabalhar em cima de plataforma de bilhetagem eletrônica, mas com a lógica de que todo mundo que está no corredor deve ir para o mesmo lugar. É a ideia do Portais da Cidade.
Ao mesmo tempo, a ideia é racionalizar a utilização dos ônibus pela bilhetagem eletrônica integrando o sistema metropolitano com o sistema urbano.
Esse é o projeto. Isso com aquele terminal, é só ir lá na Salgado Filho para ver o que é aquilo ali. Estamos reformulando o projeto, fazendo adaptações, como eliminar o terminal previsto no Largo Zumbi dos Palmares, mas temos a solução.”
marcelo.gonzatto@zerohora.com.brMARCELO GONZATTO
Fonte Jornal zero Hora, 22/05/09

Colisão de ônibus deixa feridos e leva desespero à freeway

Colisão de ônibus deixa feridos e leva desespero à freeway
Acidente envolveu veículos com 41 passageiros e caminhão
Um acidente com um ônibus da empresa Unesul causou pânico entre os passageiros e deixou seis pessoas feridas na manhã de ontem na freeway, em Glorinha.
Por volta das 10h, o veículo, que fazia linha Capital-Capão da Canoa com 41 passageiros, seguia em direção ao Litoral quando bateu na traseira de um caminhão que levava toras. Com a batida, o veículo de carga acabou colidindo, sem gravidade, numa van Ducato, que atingiu um automóvel Peugeot.
O ônibus e o caminhão pararam no canteiro central da rodovia, mas nenhum deles tombou.Todos os feridos estavam dentro do Unesul, que ficou com a parte da frente destruída.– Foi uma gritaria, um desespero.
Com o impacto, duas meninas que viajavam nos assentos do meu lado foram parar no corredor e se machucaram – relatou o fotógrafo Everton Lucas, um dos passageiros do ônibus.
No trecho do acidente, pouco antes do acesso ao município de Glorinha, a Concepa, concessionária que administra a rodovia, executa obras de ampliação da pista. Em razão disso, a pista, que tem três faixas de rolamento, ficou com somente duas no local.
– Achamos que, quando ele viu a obra pela frente, já era tarde – relatou Lucas.Três ambulâncias da equipe de socorro da Concepa foram encaminhadas para o local.
Dos seis feridos, uma idosa, que estava sentada nos primeiros bancos, atrás do motorista, não conseguiu sair e teve de ser retirada com uma maca.
Até a noite de ontem, ela se encontrava em observação no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). Além dela, outra mulher foi levada para o HPSC e teve alta.
O restante acabou indo para o Hospital Cristo Redentor, na Capital, onde foi medicado e liberado. Os outros passageiros que não se feriram seguiram viagem em outro ônibus.
Zero Hora tentou entrar em contato com a Unesul ontem à noite para comentar o relato dos passageiros, mas não teve sucesso.
Outras vítimas
Dom Pedrito
– Uma colisão frontal entre um Golf e um Gol no km 285 da rodovia Dom Pedrito-Santana do Livramento (BR-293) causou uma morte, ontem, por volta das 14h10min. Nélson Gilvani da Silva Bock Júnior, 23 anos, conduzia o Gol e morreu no local. No mesmo carro, estava Nélson Gilvani Bock, 48 anos. O Golf era conduzido por Valdir Nicolini, 49 anos.
Rio Grande – Sérgio da Silva Soares, 34 anos, morreu na quarta-feira à noite na estrada Rio Grande-Cassino (RS-734). O acidente aconteceu no km 15, próximo ao acesso ao bairro Junção. Por volta de 20h15min, o motociclista se envolveu em um acidente com um Celta
– Um acidente com uma Parati provocou a morte de uma idosa na tarde de ontem na freeway. O carro, que seguia no sentido Capital-Litoral, saiu da pista e caiu no canteiro lateral.
A passageira, identificada pela Polícia Rodoviária Federal como Gládys Mutt Gomes, 73 anos, morreu no local.
Outras duas pessoas que estavam no veículo ficaram feridas.
O condutor, um homem de 76 anos, foi levado em estado grave para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas. A outra ocupante, uma mulher de 72 anos, acabou indo para o Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.

Poste está em más condições há meio ano no bairro Teresópolis

Pelas Ruas: Poste está em más condições há meio ano no bairro Teresópolis
Cabos de ferro estão expostos na base da estrutura
Um poste de luz na Avenida Teresópolis, em frente à Praça Guia Lopes, no bairro Teresópolis, está inclinado, pendendo em direção à avenida, com a estrutura de ferro exposta na parte que une a estrutura à calçada.
O concreto que preenchia e escondia os cabos está se soltando. Segundo Nisiane Costa dos Anjos, 33 anos, o poste está com pouca sustentação desde outubro do ano passado. Ele parece estar prester a cair, num estado bem delicado.
Está se sustentando só pelos ferros.
De acordo com a CEEE, uma equipe da companhia vai ao local ainda esta noite para fazer o serviço de emergência no poste, para colocar uma escora junto à estrutura. A equipe de manutenção foi informada e será responsável pela substituição do equipamento.
mailto:pelasruas@zerohora.com.br
Fonte Jornal Zero Hora, 22/05/09

Motociclista morre em acidente em Caxias do Sul

Motociclista morre em acidente em Caxias do Sul
Jovem foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos
Atualizada às 18h24min Cristiele Arruda cristiele.arruda@pioneiro.com
Um motociclista de 25 anos morreu na tarde desta sexta-feira em Caxias do Sul.
Airton de Souza, conduzia a moto Honda, placas IOY-6668, de Caxias do Sul, quando se envolveu em uma colisão a van escolar Sprinter, placas INT-9719, de Caxias do Sul. Souza foi levado ao Hospital Pompéia, mas não resistiu aos ferimentos.
O acidente aconteceu por volta das 13h, na esquina da Avenida Doutor Renato Del Mese com a Rua Doutor José Caetano de Mello Filho, no bairro Fátima.A van era conduzida por Tolentino Rodrigues da Silva, 49 anos.
Cinco crianças estavam no veículo, mas não se feriram.
— Eu já tinha passado o cruzamento quando ouvi um barulho forte. Tinha olhado para os dois lados e como vi que não vinha ninguém eu segui — contou Silva.
De acordo com o pedreiro Mauro Tedesco, 39, amigo da vítima, o jovem morava sozinho no bairro Fátima. Ele era natural de Maximiliano de Almeida e estava morando há cerca de três anos em Caxias.
Souza era metalúrgico desempregado e atualmente fazia biscates como pedreiro.O corpo será sepultado neste sábado, em Sanaduva, onde moram os pais do jovem.
Fonte: Jornal Pioneiro, atualizada às 18h24min Cristiele Arruda cristiele.arruda@pioneiro.com

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A PROPÓSITO

A PROPÓSITO
Existe salvação para o trânsito de Porto Alegre?

Fonte: Jornal Zero Hora, 20/05/09

Ação dos vândalos

Ação dos vândalos
A placa de sinalização de trânsito estava quase no chão na Avenida Júlio de Castilhos, no centro de Caxias do Sul, na manhã de ontem.Como não havia vestígios de algum choque de veículo contra ela é de se supor que a placa foi alvo de algum ato de vandalismo.
Fonte; Jornal Zero Hora, 20/05/09

Vereador Levi recebe a Ong Alerta

Vereador Levirecebe a ONGAlerta
Vereador Dr. Levi(PMDB) recebeu na tarde desta terça-feiraa presidente da ONGAlerta, Lisette Feijó, e a representante da cidade de Gravataí, Mariana Moura, para discutirem uma ação da ONG no Município. A visita foi uma iniciativa da ONG que tem como objetivo orientar os cidadãos sobre os perigos do trânsito.
A ONG Alerta se diferencia das demais hoje constituídas pelo fato de que não vê o jovem como um causador de acidentes, mas como vítima. — Existem diversas causas além da imprudência, e a maioria delas não dizem respeito aos jovens — informa
Lisette.
Para a ONG Alerta, existem três fatores fundamentais para as mortes do trânsito: Motorista - Falta de preparo, de instruções, de experiência e conscientização; Via - Falta de sinalização, fiscalização, irregularidades, má conservação e armadilhas existentes; Veículo - Falta de informação sobre o uso dos equipamentos e tecnotlogia.
A ONG Alerta, presidida por Lisette, esposa do vice-governador do Estado, surgiu por um acidente, quando sua filha Alessandra Feijó,
com apenas 18 anos de idade, morreu vítima do trânsito. — Foi deste grande abalo que nasceu o
nosso desafio: mudar a direção desta triste realidade nas nossas vias e estradas — destacou.
Fonte: Jornal De Gravataí, 20/05/09

A análise dos especialistas

TRÂNSITO NO LIMITE
A análise dos especialistas

Confira o que sustentam a prefeitura e o professor da UFRGS João Fortini sobre nós que travam a Perimetral:
SEMÁFOROS
São cerca de sete dezenas de semáforos ao longo da Terceira Perimetral.
O que diz a EPTC
Segundo Luiz Afonso Senna, presidente da EPTC, a prefeitura está implantando um sistema de semáforos na Carlos Gomes, entre a Protásio Alves e a Plínio Brasil Milano.
Os tempos da sinaleira são regulados conforme a quantidade de veículos.
A estimativa é de que o equipamento diminua em 15% a 20% o tempo gasto pelos condutores.A avaliação do especialista> O professor acredita que parte dos semáforos poderia ser eliminada, mediante a construção de passarelas.
CORREDORES DE ÔNIBUS
Os corredores ficam quase vazios.
O que diz a EPTC
Segundo Luiz Afonso Senna, nos corredores não se mexe.– A parte dos ônibus está no tempo certo. Não se constrói para estar lotado.A avaliação do especialista> Para o professor, o corredor de ônibus é o que há de mais certo na Terceira Perimetral. Foi pensado para o futuro. Uma saturação só vai ocorrer dentro de algumas décadas.
VIADUTO LEONEL BRIZOLA
Recém-entregue, criou um problema nas imediações do aeroporto: quem chega à cidade pela Avenida dos Estados e quer pegar a Perimetral, via Ceará, acaba parado na sinaleira sob o viaduto.
O que diz a EPTC
Segundo Senna, é o ponto mais crítico da Perimetral. Ele entende que houve falha quando do projeto do viaduto.
Em vez de uma sinaleira sob o viaduto, a solução seria um rebaixamento da via para o fluxo passar por baixo da avenida, acessando a Ceará sem paradas.
A obra, de cerca de R$ 6 milhões, é considerada prioritária pela prefeitura, que negocia recursos com o governo federal.
A avaliação do especialista> O professor da UFGRS ainda não analisou o ponto.
CRUZAMENTOS COM A PLÍNIO BRASIL MILANO E COM A CRISTÓVÃO COLOMBO
Engarrafa com o volume de veículos.
O que diz a EPTC
A prefeitura entende que há necessidade de um viaduto no cruzamento com a Plínio. Senna diz que há tratativas com o governo federal para viabilizar a obra.
A avaliação do especialista> O relevo da Plínio vai a favor de um viaduto, e a Cristóvão pede para passar por baixo da Perimetral. Tem de fazer essas obras, diz o especialista.
CRUZAMENTO COM A IPIRANGA
Engarrafa na hora do rush, em grande parte por causa de veículos que se dirigem à PUCRS.
O que diz a EPTC
Senna reconhece a necessidade de um viaduto. Mas não há nada encaminhado.A avaliação do especialista> O cruzamento necessita de um viaduto.
Fonte: Jornal zero Hora, 20/05/09

Por que a via emperra

TRÂSITO NO LIMITE
Por que a via emperra

A Terceira Perimetral está estrangulada porque é uma resposta para problemas de 20 anos atrás. Foram cerca de duas décadas entre o início dos projetos e a entrega da via – a maior parte ficou pronta entre 2004 e 2005.
– A verdade é que a Perimetral nasceu meio morta, obsoleta.
Quando se entrega uma via, ela precisa ter um período de fluidez de duas décadas – observa o doutor em transportes João Fortini Albano.
Para o especialista, faltou ousadia na hora da construção: as desapropriações deveriam ter sido mais radicais, para evitar estreitamentos de pista, e viadutos deveriam ter sido implantados em cruzamentos complicados.
O presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luiz Afonso Senna, diz que, para amenizar os problemas, a prefeitura admite construir viadutos.

Fonte: Jornal Zero Hora, 20/05/09

terça-feira, 19 de maio de 2009

Assembleia investiga se deputado envolvido na morte de 2 no PR quebrou decoro

Assembleia investiga se deputado envolvido na morte de 2 no PR quebrou decoro
A direção da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná abriu uma sindicância para averiguar se o deputado Fernando Carli Filho (PSB), 26, envolvido em um acidente de carro que causou duas mortes em Curitiba, quebrou decoro parlamentar.
Carli Filho dirigia o carro que se se envolveu no acidente que culminou com a morte de Gilmar Rafael Souza Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20. Resultado de exame divulgado nesta segunda-feira constatou que ele dirigia bêbado.
Reprodução
Carli Filho permanece internado no hospital Albert Einsten. Ele bebeu antes do acidente.
Além de dirigir sob o efeito de álcool, o deputado estava com a carteira de habilitação suspensa quando ocorreu o acidente, por ter excedido o total de pontos permitidos --totalizava 130 pontos, enquanto o máximo permitido é de 20.
De acordo com informações do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o deputado possuía 30 multas, desde 2003. Destas, 23 eram por exceder limites de velocidade. O deputado recorreu de 12 das 30 multas.
Processo
O pedido de cassação do mandato dele foi formulado pela família de Yared. O advogado que representa a família, Elias Mattar Assaf, disse que a expectativa da família é a de que não haja corporativismo. "Eles [deputados] precisam definir o que entendem por decoro parlamentar. Se é exigido ao parlamentar comportamento ético dentro e fora ou só dentro do parlamento. Se for fora também, ele será expulso", disse Assaf.
O pedido foi analisado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), o corregedor-geral, Luiz Accorsi (PSDB), e o presidente do Conselho de Ética e decoro parlamentar, Pedro Ivo (PT).
A Assembleia informou que o processo terá duração de 30 dias. Inicialmente Carli Filho será notificado e terá o prazo de dez dias para apresentar sua versão.
Enquanto isso os deputados irão coletar informações no inquérito policial e outras fontes para avaliar o que ocorreu. Somente depois de um parecer baseado no que a corregedoria apurar e manifestação do conselho de ética é que o resultado final será votado em plenário.
Partido
Paralelo a isso, a Executiva Estadual do PSB notificou extrajudicialmente Carli Filho para que ele forneça explicações sobre o que ocorreu. Dependendo da análise a ser realizada, ele pode ser até expulso, segundo declarou o presidente estadual da sigla no Paraná, Severino Araújo.
A Executiva Estadual do PSB protocolou na sexta-feira (15) uma notificação para que o deputado estadual dê explicações a respeito do que ocorreu. Araújo, presidente estadual da sigla e integrante da Executiva Nacional, disse que o fato repercutiu negativamente. "Demonstrou despreparo e irresponsabilidade", afirmou.
A notificação foi feita de forma extrajudicial. Assim que for notificado, Carli Filho terá dez dias para explicar aos integrantes de seu partido no Estado do Paraná o que ocorreu. Dependendo da análise dos dirigentes locais, ele poderá ser expulso do partido, segundo Araújo.
Outro lado
Por telefone, a reportagem da Folha Online não encontrou representantes do deputado estadual para comentar o assunto.
Fonte: Publicidade da Folha Online

Pensamento


Nós nascemos sozinhos, vivemos sozinhos e morremos sozinhos. Somente através do amor e das amizades é que podemos criar a ilusão, durante um momento, de que não estamos sozinhos

Orson Welles

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Estudante foge de blitz e tenta atropelar policiais rodoviários em PE

Estudante foge de blitz e tenta atropelar policiais rodoviários em PE
Segundo polícia rodoviária, jovem estava embriagado e sem habilitação.Ele jogou o carro contra agentes da PRF; ninguém ficou ferido

Foto: Reprodução/TV Globo
Durante blitz, estudante jogou caminhonete na direção de agentes da PRF (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um estudante de 18 anos foi preso depois de tentar atropelar policiais rodoviários federais na rodovia BR-104, em Caruaru (PE), na manhã de domingo (17).Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem estava dirigindo embriagado e não tinha a carteira de habilitação.De acordo com a PRF, o rapaz dirigia um carro com placas de Alagoas, quando encontrou uma blitz policial na rodovia. Os agentes pediram que o estudante parasse, mas ele jogou o carro contra os policiais e continuou dirigindo.
Alguns quilômetros adiante, foi interceptado novamente e, segundo os policiais, mais uma vez tentou atropelar os agentes. Segundo a PRF, o jovem foi preso em flagrante, após bater em uma caminhonete. Ninguém ficou ferido.
O rapaz foi encaminhado para a delegacia e, de acordo com a polícia, será autuado por dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), embriagado e de forma perigosa.
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 18/05/09 - 12h36 - Atualizado em 18/05/09 - 12h36

FURTO E ROUBO DE VEÍCULOS S.A.

FURTO E ROUBO DE VEÍCULOS S.A.
“Multa paga”
Fui multada no km 41 da BR-356, em Minas Gerais, no dia 10 de julho de 2005 pela Polícia Rodoviária Federal.
Meu carro estava supostamente sem registro ou licenciamento. Paguei por isso R$ 191,54.Detalhe 1: meu carro, que a essas alturas nem mais meu é, nunca tinha sequer cruzado a divisa com Santa Catarina.
Detalhe 2: eu, mariazinha-do-passo-certo, jamais atrasei o pagamento de impostos do veículo.Só fiquei sabendo da existência da multa, por conta das burocracias e da falta de comunicação entre os Estados, dois anos depois, em junho de 2007. Na minha ilusão de pessoa honesta cumpridora dos meus deveres, achei que bastava ligar e dize
r que jamais havia ido a Minas Gerais de carro. Não bastava. Fiz um périplo telefônico por polícias rodoviárias e Detrans do Rio Grande do Sul e de Minas.Depois de descobrir que de nada adiantava minha palavra contra a multa lançada no sistema, fui pessoalmente à PRF para entrar com um recurso.
De novo achei que seria coisa rápida, só esclarecer os fatos, dizer que não era eu, que não era meu carro, blá-blá-blá. Ilusão de novo. Juntei pilhas de documentos para descobrir que o prazo para o julgamento do recurso era de até cinco anos. CINCO ANOS.
Resultado: antes de virar o ano, e como eu precisava vender o carro, paguei a multa, perdi tempo e perdi meu desconto de bom motorista, os 20% dados aos condutores que não cometem infrações.Das explicações recebidas, a que julgavam mais plausível era a de que minha placa havia sido clonada.
E alguém, como uma placa igualzinha à minha, andava barbarizando pelas rodovias mineiras.Passado mais de ano e meio de ter tomado conhecimento da multa e entrado com recurso, ele ainda não foi julgado. Tenho de me consolar com a informação no sistema do Detran: “multa paga”.ROSANE TREMEA Editora
Fonte Jornal Zero Hora, 18/05/09

Câmeras flagram desrespeito às regras de trânsito no PR

Câmeras flagram desrespeito às regras de trânsito no PR
Motos, carros e caminhões cometem deslizes nas ruas de Maringá.Imagem de um motociclista atingido por carreta é chocante.
As câmeras que monitoram o trânsito de Maringá (PR) mostram flagrantes de imprudências nas ruas e avenidas. É comum encontrar motoristas que ignoram as motos. Mas as motos também desrespeitam as regras.
A imagem de um motociclista parado no sinal vermelho atingido por uma carreta é chocante. Em outro ponto, a câmera mostrou que a moto era a única que respeitava o semáfora.
Por outro lado, o abuso dos motoqueiros também é grande.
Há flagrantes de quem sai empinando nos cruzamentos, de outros fazendo o retorno pela calçada e desrespeitando pedestres, inclusive crianças, na faixa.
Situações como essas da falta de respeito às leis do trânsito são comuns nas cidades grandes e também nas de médio porte como em Maringá, que tem cerca de 330 mil habitantes.
A imprudência muitas vezes termina em acidentes e mortes.
Os números dos últimos 12 meses mostram que, de cada dez pessoas que morreram em acidentes de trânsito, seis estavam em motos.
Fonte; O Portal de Notícias da Globo 30/01/09 - 08h30 - Atualizado em 30/01/09 - 08h30

sábado, 16 de maio de 2009

Caldart recebe mulher de vice-governador do RS e acerta sua vinda para ministrar palestra em julho

Caldart recebe mulher de vice-governador do RS e acerta sua vinda para ministrar palestra em julho
Após receber a mulher do vice-governador do Rio Grande do Sul, Lisette Feijó junto a Sala da Presidência na manhã da sexta-feira, 08, o presidente do Poder Legislativo de Erechim, vereador Cezar Caldart (PR), já agendou a sua próxima vinda ao município de Erechim, oportunidade em que estará apresentando para toda a comunidade, através de uma palestra que acontecerá no Plenário da Casa, sobre a sua ONG “Fique Alerta. Fique Vivo”.
Lisette esteve em Erechim nesta semana atendendo o convite uma revista publicada no município, e aproveitou a oportunidade para conhecer diversas entidades locais, a exemplo do CAOL.
Durante o encontro, Caldart destacou a Lisette as ações que o Poder Legislativo de Erechim está executando nas mais diversas frentes, ou seja, além da política, que é o tema básico de casa, também está atenta para o social, educacional, segurança pública, economia e a saúde da população.
“Temos que, além de sermos agentes políticos, sermos persistentes em todas as ações que desenvolvemos”.
A ONG de Lisette surgiu por um acidente, quando Alessandra Feijó, com apenas 18 anos de idade morreu vítima do trânsito. “Foi deste grande abalo que nasceu o nosso desafio: mudar a direção desta triste realidade nas nossas vias e estradas”, destacou.
Sua ONG se torna diferente das demais hoje constituídas pelo fato de que não vê o jovem como um causador de acidentes, mas como vítima. “Existem diversas causas além da imprudência, e a maioria delas não dizem respeito aos jovens.
É preciso conhecê-las, evitá-las e mudá-las, sem moralismo, hipocrisia e com inovação”, alerta. A palestra ocorrerá no dia 08 de julho no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores à partir das 19h30min.
Fonte: Jornal Boa Vista, Erechim

Acidente entre dois ônibus deixa 26 feridos na Capital


Acidente entre dois ônibus deixa 26 feridos na Capital
Veículos da mesma empresa se chocaram na esquina da Avenida Bento Gonçalves com a Rua Tenente Alpoim
Pelo menos 26 pessoas ficaram feridas ontem na colisão entre dois ônibus na esquina da Avenida Bento Gonçalves com a Rua Tenente Alpoim, na zona leste de Porto Alegre.Omotorista de um dos veículos, Ricardo Novelo Pereira, 28 anos, ficou preso às ferragens e está internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS).O acidente aconteceu às 14h55min.
Pereira ficou preso às ferragens até as 16h10min. A violência da batida prendeu as pernas do motorista.
Durante boa parte do atendimento, o condutor ficou consciente. Além dele, a passageira Gislaine dos Santos sofreu uma forte batida no rosto e está no HPS.
Outros feridos foram atendidos na emergência do Hospital Cristo Redentor, na Zona Norte.– Foi uma confusão.
Houve um barulho, as pessoas foram jogadas contra os bancos, e depois ouviram-se gritos de dor – descreveu a passageira Elisangela Berenice Henrique, que sofreu ferimentos leves.A causa do acidente deverá ser esclarecida por inquérito que será feito pela Polícia Civil, quando serão examinados os discos dos tacógrafos dos dois ônibus para saber a velocidade em que transitavam.
O local do acidente é bem sinalizado, segundo Carlos Pires, gerente de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Os veículos acidentados pertencem à empresa Sudeste, que faz parte do consórcio Unibus. Pereira dirigia o coletivo número 31.20, da linha São José, e transitava no sentido bairro-Centro. O outro veículo, de número 30.36, da linha Lomba do Pinheiro, vinha do Centro para o bairro e era conduzido por Ladimir da Silva Cardoso, 43 anos, que sofreu ferimentos leves.
Ambos são funcionários da empresa há mais de uma década e não têm registro de envolvimento em acidentes graves, explicou Celso Bueno, coordenador de operações da Sudeste.
Ele disse que os dois veículos estão em dia com as vistorias mecânicas.
Depois de conversar com funcionárias da empresa e de examinar detalhadamente o local, Bueno disse que seria temerário arriscar um palpite sobre o que pode ter acontecido.
Fonte: Jornal zero Hora, 16/05/09