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quarta-feira, 29 de abril de 2009

Uma escadaria no caminho de um veículo


Uma escadaria no caminho de um veículo
Por pouco, veículo de Santa Catarina não despencou escada abaixo
Um motorista protagonizou às 18h35min de ontem, de forma involuntária, um rali urbano no coração de Porto Alegre.
O condutor de um Astra com placas de Videira (SC) desceu a escadaria do Viaduto Otávio Rocha, situado na Rua Duque de Caxias, sobre a Avenida Borges de Medeiros. Por muito pouco, o veículo não despencou sobre os automóveis que congestionavam a via abaixo.
O condutor do Astra, um bioquímico que trabalha na empresa de beneficiamento de frangos Perdigão, diz que chegou de viagem (vindo de Santa Catarina) muito cansado e tentou ingressar no estacionamento do Hotel Everest, situado na Duque de Caxias.
Uma placa colocada próximo da entrada indicava estacionamento – que viria após a sinalização. Por engano, ele dobrou antes da placa e acabou descendo parte de um lance da imensa escadaria que leva à Borges de Medeiros, avenida situada cerca de 15 metros abaixo.
No reflexo, ele conseguiu puxar o freio de mão e o veículo parou, equilibrado entre os degraus.– Foi só um susto. Pior vai ser aguentar a gozação dos colegas, amanhã – comentou, ainda trêmulo, o motorista, que pediu para não ser identificado para evitar constrangimento.
Uma multidão se formou na Duque de Caxias para conferir o acidente, o que provocou congestionamento nas imediações da Praça da Matriz. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que, por se tratar de acidente, o motorista não será multado.
Fonte: Jornal Zero Hora, 29/04/09

Pelas Ruas: calçamento irregular atrapalha pedestres na Avenida Oswaldo Aranha

Pelas Ruas: calçamento irregular atrapalha pedestres na Avenida Oswaldo Aranha
Situação é um risco, alerta fisioterapeuta que trabalha na região
As calçadas irregulares no bairro Bom Fim atrapalham a vida de quem circula a pé pela região. Um exemplo disso está situado na Avenida Oswaldo Aranha, próximo à esquina com a Rua Santo Antônio. As raízes de uma árvore romperam o calçamento entre os números 778 e 784, que está elevado em relação ao restante da calçada.
A situação é um risco para os transeuntes, alerta a fisioterapeuta Mariana Brun, 33 anos, que atende pacientes em uma sala na Rua Santo Antônio: — Há umas duas semanas, uma colega minha sofreu um entorse no tornozelo na Oswaldo Aranha.
Tem muitas calçadas irregulares no Bom Fim e as pessoas perdem o equilíbrio e acabam se machucando — afirma.
Os idosos são as principais vítimas, segunda Mariana: — Eles têm mais desequilíbrio, reagem de forma mais lenta e em alguns casos, ainda têm problemas de visão.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) informa que o responsável pela calçada é o proprietário do terreno.
Em casos como esse, o cidadão tem que abrir um protocolo junto à Prefeitura, pela internet ou pelo fone 156.
Uma equipe da Smam realiza vistoria no local e, em muitas vezes, aumenta o canteiro da árvore. Mas a solução é sempre avaliada caso a caso.
Fonte: Jornal Zero Hora, 29/04/09

Atropelamento deixa dois feridos no bairro Azenha

Atropelamento deixa dois feridos no bairro Azenha
O motorista e a vítima foram levados ao HPS
Uma senhora de 89 anos foi atropelada por uma moto na esquina da avenida Erico Verissimo com a Rua Visconde do Herval. Ela estava inconsciente quando recebeu os primeiros atendimentos no local.
O motorista teve ferimentos leves. Ambos foram levados ao Hospital Pronto-Socorro em uma ambulância da Samu.A senhora está em estado grave e sendo atendida no setor de politraumatizados. Ainda não há informações sobre o motorista.O acidente ocorreu no sentido centro-bairro da avenida.
O trânsito no local já está liberado. Segundo testemunhas, o motoqueiro vinha em baixa velocidade. A senhora teria começado a atravessar a avenida sem ter visto a moto se aproximar.

Fonte: Jornal zero hora, 29/04/2009 18h59min

terça-feira, 28 de abril de 2009

Acidente provoca uma morte e deixa trânsito lento na BR-116, em Novo Hamburgo

Acidente provoca uma morte e deixa trânsito lento na BR-116, em Novo Hamburgo
Condutor do Escort morreu preso às ferragens
Letícia Barbieri, Vale do Sinos leticia.barbieri@zerohora.com.br
Um acidente entre dois veículos provocou uma morte e deixou o trânsito lento na BR-116, em Novo Hamburgo.
Um Escort com placas de Novo Hamburgo, que descia na direção Interior-Capital, bateu de frente com um Peugeot 307 com placas de São Leopoldo, por volta das 18h40min.
O condutor do Escort, Claudio Ferraz de Menzes, 31 anos, ficou preso às ferragens e morreu no local.
O condutor do Peugeot, Telmo Camarata Altafini, 68 anos, e uma ocupante do Escort, Odila Graminho, foram socorridos pela SAMU e encaminhados ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Ambos estão em estado de observação.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o congestionamento provocado pelo acidente chegou a cinco quilômetros por volta das 19h.
Uma Parati, com placas de Novo Hamburgo, tentou desviar do congestionamento, saiu da pista e entrou em um matagal.
O trânsito foi normalizado a partir das 19h30min.
Fonte:Jornal ZERO HORA, 28/04/2009 20h08min

domingo, 26 de abril de 2009

Queda de carro em barranco mata três jovens

Queda de carro em barranco mata três jovens
Acidente vitimou amigos de Pejuçara que se deslocavam para Ijuí
Três jovens morreram em um acidente de trânsito na madrugada de sábado, em Pejuçara, no noroeste do Estado. Por volta de 0h45min, o Palio, ano 96, em que estavam saiu da pista, no km 433 da rodovia Ijuí-Panambi (BR-285), e capotou várias vezes num barranco de cerca de 10 metros de altura.
Morreram presos às ferragens o motorista, João Ricardo Rosário Vieira, 23 anos, e os irmãos Raul Pimentel Leite, 19 anos, e Luma Priscila Pimentel Leite, 16 anos.
O acidente ocorreu no trevo de acesso a Pejucara e não teve o envolvimento de outro veículo.
Na pista, ficaram marcas da freada.
As causas serão investigadas pela Polícia Civil.As vítimas moravam em Panambi e iriam para Ijuí.
Duas adolescentes que também estavam no carro foram quem pediram socorro. Elas sofreram ferimentos leves.O motorista e os irmãos eram amigos. Eles estariam indo para Ijuí para se divertirem.
Vieira era sócio-proprietário da Biss, uma das boates de Panambi. Seu corpo deverá ser velado no ginásio de esportes. Os irmãos Raul e Luma eram os únicos filhos do casal Luis Augusto e Marisa.Raul havia trabalhado no setor de metalurgia e estava desempregado.
Luma cursava o Ensino Médio e integrava um núcleo de torcedoras coloradas.
Eles seriam velados na Igreja Evangélica Luterana de Cristo. Os corpos, que tinham sido levados para necropsia em Cruz Alta, deveriam chegar a Panambi no final da manhã de sábado.
Fonte: Jornal zero Hora, 26/04/09

Motoqueiro que atropelou criança na Capital tinha prisão preventiva decretada

Motoqueiro que atropelou criança na Capital tinha prisão preventiva decretada
Vinícius Padilha Rodrigues, oito anos, atravessava a Avenida Ipiranga com a bisavó
O motoqueiro que atropelou o menino Vinícius Padilha Rodrigues, oito anos, às 6h deste domingo, em Porto Alegre, tinha prisão preventiva decretada por roubo.
Depois do acidente, ele se negou a usar o bafômetro, conforme a Polícia Civil, e foi levado para fazer exame clínico de embriaguez.
Ele deve ser encaminhado ao Presídio Central ainda hoje.
O menino atravessava a na Avenida Ipiranga, nas proximidades da PUCRS, com a bisavó Isaltina Rodrigues dos Santos, 80.
Foi quando a motocicleta atingiu Vinícius. Testemunhas relataram que o veículo andava em alta velocidade. A idosa não se feriu.
Eles estariam indo visitar o pai do garoto.
Fonte: Jornal zero Hora, 26/04/09

Tema da Semana Nacional de Trânsito 2009

Tema da Semana Nacional de Trânsito 2009
Atualmente, as mortes no trânsito não acontecem somente em função dos acidentes. Muitas pessoas já foram vítimas fatais em decorrência de brigas e discussões. Estas mortes não são computadas nos levantamentos estatísticos realizados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mas têm acontecido com frequência.
Não bastassem a imprudência, a imperícia e a negligência humanas, principais fatores responsáveis pela ocorrência de, aproximadamente, 35 mil mortes anuais por acidentes de trânsito, há também o que se pode denominar de crise ética em nossa sociedade.
Crise esta manifestada em cenas de agressão e de violência no trânsito, estampadas diariamente nas manchetes dos jornais em todo o país.
Portanto, não se pode mais pensar em acidentes de trânsito como fatos naturais ou algo do destino. Os acidentes não precisam ocorrer e podem ser evitados a partir de medidas que tenham por objetivo incentivar a aquisição de valores e posturas voltados ao bem comum.
Isto porque o trânsito intervém visivelmente na ordenação e na organização dos lugares, nos estilos arquitetônicos, nas estruturas urbanas, nas vias de transporte, etc.
Porém, o que o torna ainda mais extraordinário é a sua capacidade de transformar os indivíduos em seres coletivos que compartilham o mesmo espaço: o espaço público.
E para compartilhar o espaço público é imprescindível que as pessoas aprendam a conviver; aprendam a pensar de forma coletiva, em favor do bem comum.
Assim, é de fundamental importância que os órgãos e entidades do SNT empreendam esforços no sentido de executar ações voltadas à educação.
E fazer educação para o trânsito exige a implementação de projetos e programas comprometidos com informações, mas, sobretudo, com valores ligados à cidadania.
Fundamentar a educação de trânsito em valores é um desafio; um compromisso a ser assumido por todos os profissionais da área. Por este motivo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu 2009 como o ano da EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.
Embora abrangente, o tema EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO (com slogan a ser criado pelo Denatran posteriormente) possibilitará que os órgãos e entidades do SNT trabalhem no sentido de promover, à população em geral, iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade, amizade, entre outros tão importantes ao trânsito seguro e harmônico.
Por outro lado, este tema, certamente, chamará a atenção das escolas de ensino regular para a importância da implementação de atividades relacionadas ao trânsito em sala de aula, reforçando e fortalecendo o trabalho desenvolvido pelas coordenações de educação, obrigatórias em todos os órgãos e entidades do SNT, conforme dispõe o § 1º do Artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os recursos educativos e as peça publicitárias produzidas por ocasião da Semana Nacional de Trânsito, deverão transcender a mera apresentação de regras e normas, oportunizando a reflexão sobre o comportamento das pessoas no trânsito.
Não para sentenciar culpas, mas para construir uma nova cultura, ancorada em princípios éticos e de cidadania.
O Denatran, como em anos anteriores, produzirá material educativo para a Semana Nacional de Trânsito e enviará aos órgãos e entidades do SNT. Porém, desde já, espera que o tema eleito pelo Contran seja divulgado e trabalhado junto à sociedade.

ALFREDO PERES DA SILVA
Presidente do Contran e Diretor do Denatran

sexta-feira, 24 de abril de 2009

'Tem marcas da roda no braço do meu filho', diz pai de bebê arrastado

'Tem marcas da roda no braço do meu filho', diz pai de bebê arrastado
Pendurado na cadeirinha, menino de 3 meses foi levado por 400 m.Pai afirmou que equipamento salvou a vida do filho em Maceió.
Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

Bebê Gabriel, 3 meses, no colo da mãe Renata após receber alta médica (Foto: José Feitosa/Gazeta de Alagoas/AE)
O arquiteto Normam Dowell Vale de Brito, 32 anos, pai do bebê Gabriel, de 3 meses, arrastado pelo carro após um assalto em Maceió, na noite desta quinta-feira (23), disse que o filho está com marcas da roda do veículo no braço esquerdo. "Ele nasceu de novo. Foi um milagre ele ter ficado tão perto da roda, do pneu, quase sob o carro e ainda ter sobrevivido."
A mãe, a também arquiteta Renata Dowell, disse ao G1 que o bebê está bem. Ele passou por uma tomografia na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, na manhã desta sexta-feira (24). O exame não constatou problemas neurológicos na criança. "Levei meu filho para fazer exame de corpo de delito no IML, onde também fiz o mesmo exame. Felizmente ele se recupera bem e já podemos ir para casa."
Foto: Anny Rochelly/Gazetaweb
Bebê dê 3 meses sobrevive após ser arrastado por carro durante assalto (Foto: Anny Rochelly/Gazetaweb)
"Foi um susto muito grande. Ontem (quinta-feira) eu vi o quanto é importante o uso da cadeirinha para bebês, tanto para acidentes como em casos de violência como esse. O uso do equipamento deve ser obrigatório mesmo. Foi o que salvou a vida do meu filho", disse o pai.
Investigação
A Polícia Civil de Maceió procura os três assaltantes suspeitos de arrastar o bebê Gabriel após roubar um carro na capital alagoana. O bebê sofreu escoriações leves no braço e na perna esquerda. Foto: Anny Rochelly/Gazetaweb
Carro roubado onde bebê ficou preso e foi arrastado (Foto: Anny Rochelly/Gazetaweb)
O menino e o carro foram abandonados na avenida da orla de Maceió, cerca de 400 metros do local do roubo. O bebê ficou preso na cadeirinha em que era transportado pela mãe. Ele foi arrastado pelo lado esquerdo do veículo.
O caso será investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Maceió. A mãe deve ser chamada para prestar depoimento assim que se recuperar psicologicamente.
A polícia também tenta identificar os trio de assaltantes que abordou a vítima. Não há confirmação ainda sobre a existência de imagens registradas por câmeras de circuito de segurança de prédios residênciais ou comerciais.
O assalto
Segundo informações da polícia, a mãe se preparava para sair de casa com o filho quando foi abordada por três rapazes, que pediram o carro dela. Ela ainda tentou tirar o filho com a cadeirinha, mas não teve tempo. Um dos criminosos, que assumiu o volante, acelerou o veículo e a criança ficou pendurada do lado de fora.
O pediatra Oscar de Andrade, que cuidou da criança, disse que a estrutura da cadeirinha pode ter evitado que o bebê sofresse maiores lesões.
O Portal de Notícias da Globo 24/04/09 - 17h52 - Atualizado em 24/04/09 - 18h59

EPTC estuda alternativas

EPTC estuda alternativas
Os congestionamentos nos corredores de ônibus da Avenida Assis Brasil tornaram-se uma queixa comum entre moradores da Zona Norte, como mostram os relatos desta página. Em agosto do ano passado, a EPTC confirmou que o tráfego de veículos no local havia ultrapassado seu limite.
Cerca de 250 ônibus por hora, em cada sentido, circulavam no horário de pico, cem a mais do que a capacidade do corredor.Desde então, a criação de novas linhas foi suspensa.
A EPTC também deu início a um levantamento para identificar as linhas urbanas e metropolitanas que passam pelo local, incluindo número de ônibus, horário das viagens e quantidade de passageiros transportados.
O trabalho deve ser finalizado em maio.Segundo o diretor de Transportes da EPTC, Fernando Dutra Michel, o órgão aguarda o término do levantamento para definir quais medidas serão tomadas. Entre as mudanças possíveis estão a ampliação da Estação Obirici, o deslocamento de algumas linhas e a criação de terminais fora da Assis Brasil.
Para a Associação de Moradores e Amigos do Lindoia (Amal), que alerta as autoridades sobre o problema há mais de um ano, é preciso investir em outro meio de transporte.
– Somente a expansão do trem na Capital poderá desafogar o trânsito e resolver essa situação – afirmou Daniel Kieling, presidente da Amal.
Fonte:Jornal Zero Hora, 23/04/09

O drama de atravessar o Obirici

O drama de atravessar o Obirici
Deficiências no transporte coletivo e engarrafamentos transformam em martírio o retorno de moradores à Zona Norte pelo viaduto
- Texto enviado por Claedi Forner“Todos os dias, próximo às 18h, meus pensamentos já começam a ficar perturbados. Por quê? É final de tarde, e eu, como milhares de outros trabalhadores, vou para casa.
Deveria ser bom, né? Mas moramos na Zona Norte e nosso ônibus passa pelo Viaduto Obirici. Não sabemos a que horas chegaremos em casa, pois, todos os dias, o engarrafamento é enorme.Em dias de calor, o ônibus não anda, não entra um ventinho.
Nos de frio, congelamos. Passada a parada após o viaduto, tudo se transforma.
Depois de uma hora ou mais trancados no engarrafamento, parece que a vida vai voltar ao rumo normal.Este é o final de tarde de todo morador da Zona Norte. Trabalhar o dia inteiro e enfrentar o Viaduto Obirici.
Que sina! Mando e-mail para a prefeitura, e a resposta é: 'Seu e-mail foi encaminhado à EPTC por competência'.
Quando a EPTC responde, diz: 'Sua reclamação não pode ser computada, pois você deveria tê-la enviado através de formulário específico na internet'.Agora, vou me estender mais um pouco. Há novas linhas que saem do terminal da Cairu e seguem pela Sertório.
Mas só há um horário para cada uma: Leopoldina, Parque dos Maias e Agostinho. Elas são muito rápidas, pois não passam pelo viaduto.
Mandei uma sugestão à EPTC, para colocarem pelo menos mais um horário, e a resposta foi: 'Você deve fazer a solicitação através da associação do seu bairro'.”- Enviado por Ana Letícia Donner“Há mais de dois anos, os moradores da zona norte da Capital que utilizam o transporte coletivo vêm enfrentando um problema no retorno do trabalho e da escola: um congestionamento que começa na Estação Obirici, na Assis Brasil, e se prolonga até a nova estação do viaduto da Dom Pedro.
O trajeto pode não ser muito grande, mas o tempo de espera faz com que as viagens, que em horários sem trânsito levam 35 minutos, aumentem em 40 minutos.
Assim, o tormento leva uma hora e 15 minutos.O passageiro espera muito tempo em pé, em uma estação malprojetada, visto que retém a fumaça liberada pelos ônibus e também o som dos motores devido à sua forma circular, sem aberturas.
Ao embarcar no coletivo, com sorte, consegue-se sentar.Os passageiros já puderam perceber que as causas principais dessa espera são o tamanho da estação, que não suporta a quantidade de ônibus nos horários de pico, e o cartão TRI.
Além do sistema de identificação ser lento, o espaço para o embarque de passageiros na parte da frente dos ônibus, antes da máquina de leitura do TRI, é pequeno.
Ou seja, as pessoas se aglomeram enquanto passam pela roleta lentamente.
O ônibus é obrigado a ficar parado, pois o restante dos passageiros aguarda na rua para embarcar.Mas o pior de tudo é que a EPTC recebe nossas reclamações, não resolve e não nos dá previsão, nem satisfação.”- Enviado por Régis Selenti“Todos os dias, de segunda a sexta, a partir das 18h, perde-se dentro de um ônibus mais de 40 minutos, no trecho que vai da parada do Bourbon até a loja Empo, no corredor da Assis Brasil sobre o Viaduto Obirici devido ao megacongestionamento.”
Fonte:Jornal Zero Hora, 23/04/09

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A GUERRA SILENCIOSA NO TRÂNSITO DO BRASIL

CARTA ABERTA
A GUERRA SILENCIOSA NO TRÂNSITO DO BRASIL
O que dizer de um trânsito que mata 35 mil pessoas todos os anos, deixa 70 mil pessoas inválidas e 210 mil com seqüelas? Números apurados em 2007, informam que em 8 anos, 254 mil pessoas perderam suas vidas nas estradas, ruas e avenidas do país (g1.com.br).
O Brasil gasta 28 bilhões por ano com acidentes de trânsito, sendo a terceira causa de morte, ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer e o segundo maior problema de saúde pública, perdendo apenas para a desnutrição.
Aproximadamente 50% dos leitos em hospitais são ocupados por vitimas de acidentes de trânsito. Morrem em média 100 pessoas por dia ou 1 (uma) a cada 4 minutos. Estes números são maiores que muitas guerras.
GENOCÍDIO – TRAGÉDIA
Alguns destes números poderiam mudar, pois segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, das 35 mil que morrem anualmente, aproximadamente 8 mil se salvariam se estivessem usando o CINTO DE SEGURANÇA. Dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, somente 3% (três por cento) dos adultos e 20% (vinte por cento) das crianças usam o cinto no banco traseiro e em geral, tanto nos bancos da frente como nos traseiros, segundo o Centro de Defesa das Vítimas de Trânsito, 71% (setenta e um por cento) de motoristas e passageiros não usam o cinto.
Para mudar este quadro trágico colocam sensores nos cintos, mas como fiscalizar o uso se o cinto com sensor fica no interior do veículo?
Agora é obrigatório por lei os veículos saírem das fábricas com airbags. Segundo dados do Hospital Sarah Kubitschek referência em atendimento de pacientes com politraumatismo e problemas locomotores, a obrigatoriedade de instalação de airbags deverá contribuir de maneira importante para a redução do número de mortes e para a prevenção de lesões gravemente incapacitantes, especialmente traumatismo crânio encefálicos.
Acarreta, entretanto segundo o mesmo hospital, riscos à integridade dos ocupantes de veículos que devem ser considerados cuidadosamente, PRINCIPALMENTE SE CONSIDERARMOS A GRANDE DISCREPÂNCIA DAS TAXAS DE USO DO CINTO DE SEGURANÇA POR MOTORISTAS E PASSAGEIROS. Ainda segundo a rede Sarah, airbags são denominados MECANISMOS DE RETENÇÃO “SUPLEMENTARES” (como fala a própria lei), PORQUE ELES FORAM DESENVOLVIDOS PARA FUNCIONAREM COMBINADOS AO CINTO DE SEGURANÇA, formando um sistema integrado de proteção dos ocupantes.
É preciso considerar que a eficácia dos airbags apenas suplementa aquela proporcionada pelo cinto de segurança.
O cinto ajuda a posicionar apropriadamente os ocupantes para maximizar o benefício do airbag e eles ajudam a reter os ocupantes durante uma colisão inicial e em colisões subseqüentes – quando, então, o airbag já terá perdido utilidade, uma vez que o airbag é acionado uma única vez e desinfla rapidamente depois do impacto inicial.
Portanto, é extremamente importante que os cintos de segurança sejam utilizados, mesmo em veículos equipados com airbag, sendo que os airbags não foram projetados para serem acionados em freadas bruscas, capotagem e não impedem que a pessoa seja projetada para fora do veículo, conclui em sua análise a Rede de Hospitais Sarah Kubitschek.
Segundo a ABETRAN, em uma colisão a 60 km/h, o peso é multiplicado por 50. Uma mala de 7 kg atinge 350 kg, um cachorro de 10 kg atinge 500 kg, uma criança de 20 kg atinge 1.000 kg, uma mulher de 50 kg atinge 2.500 kg e um homem de 70 kg atinge 3.500 kg. Conclui-se então que O CINTO DE SEGURANÇA É O ACESSÓRIO MAIS IMPORTANTE DE UM VEÍCULO QUANDO SE TRATA DE SALVAR VIDAS e que a falta de conscientização dos motoristas e passageiros, somados a DIFICULDADE QUE OS AGENTES PÚBLICOS TEM EM FISCALIZAR O SEU USO É A GRANDE QUESTÃO, pois é impossível parar todos os veículos nas rodovias e cidades, para verificar quem está utilizando o cinto ou não.
Tendo em vista todos os dados e problemas citados acima e no propósito de superá-los, foi desenvolvido o sistema elétrico para indicar o uso do CINTO DE SEGURANÇA , através de lanternas de sinalização externas e no painel de automóveis, camionetas, utilitários, caminhões, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques nacionais e importados saídos de fábrica, bem como na frota já em circulação (sistema interligado com o cinto de segurança).
Este dispositivo (material anexo) além de ser de fácil fabricação ou adaptação, trará inúmeros benefícios tanto para motoristas e passageiros, bem como será de EXTREMA IMPORTÂNCIA para quem tem o poder de fiscalizar o uso do cinto de segurança. Motoristas e passageiros se verão OBRIGADOS a usarem o cinto, pois o dispositivo que indica o uso, É VISÍVEL DO LADO EXTERNO DO VEÍCULO. Ou seja: frente, traseira e painel, sendo possível desta forma visualizar a distância e sem parar o veículo, quem e quantos estão utilizando o cinto de segurança (ver desenhos anexo).
Um dispositivo simples, mas que poderá salvar inúmeras vidas, pois como foi citado no início, das 35 mil pessoas que morrem ao ano no Brasil, 8 mil se salvariam se estivessem usando o cinto de segurança.
Outro fato de extrema importância: motoristas que dirigem alcoolizados, nem pensam em colocar o cinto e com o sistema ora apresentado, poderão ser barrados antes de provocarem uma tragédia.
Desnecessário se faz maiores considerações, pois o material que acompanha este projeto (dados a cima e desenhos), justificam a implantação imediata do dispositivo hora proposto.
* MORRE 1 (uma) PESSOA A CADA 4 MINUTOS NO TRÂNSITO *
CINTO – NÃO DÁ PARA ESPERAR!

IMPORTANTE: Não precisa passar pelo congresso, basta uma resolução do CONTRAN.
PEDIDO DE APOIO
É preciso ficar claro que a obrigatoriedade do airbag, não evitará acidentes. Que obrigar os veículos a saírem de fábrica com freios ABS será importante, mas também não evitará acidentes. O que estas medidas do Governo estão tentando na verdade, é reduzir o número de mortes e feridos.
Ora, todas as entidades que reúnem ou defendem vitimas de acidentes, órgãos do próprio governo e todos os especialistas em trânsito deixam claro, “QUE O USO DO CINTO DE SEGURANÇA é a forma mais eficaz e A ÚNICA que poderá diminuir consideravelmente esta tragédia silenciosa nas estradas, ruas e avenidas do país, mesmo tendo airbag ou freios ABS”.
Então, você que é uma vitima viva, você que perdeu alguém de sua família ou um amigo e a você que não consegue ficar calado diante desta tragédia diária, pedimos o apoio para vermos implantado este sistema simples mas eficaz, inédito no mundo e 100 vezes mais barato que um airbag (nada contra o airbag quando usado o cinto).
Este Projeto já está com o Dep. Federal Afonso Hamm, membro da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro que abraçou esta idéia. Mande seu e-mail para o gabinete do Deputado manifestando seu apoio.
Mande e-mail para o seu Dep. Federal, para o seu Senador e também para o Exmº. Sr. Ministro Márcio Fortes a quem está subordinado o CONTRAN.
Em fim, mande e-mail para quem você acredita que possa ajudar a implantar este projeto e assim diminuirmos as mortes, os feridos e os que ficam paraplégicos ou tetraplégicos.
O Bispo Diocesano de Bagé-RS. e membro da CNBB Dom Gílio Felicio, ficou extremamente entusiasmado com o Projeto e disse: "Se depender de mim já está em todos os carros, isto é o ovo de colombo.
Vou apresentar na Assembléia Geral da CNBB em Itaici (SP) na próxima quarta dia 22, onde estarão mais de 300 Bispos do país, entregar ao Presidente da Conferência e ao Secretário Geral Dom Dimas Lara, que com certeza serão defensores desta brilhante idéia".
Se você tem ou sabe como, vá para a mídia ou faça virar notícia, pois assim conseguiremos atingir nosso objetivo.
UNIDOS E CADA UM FAZENDO SUA PARTE, SERÁ IMPLANTADO RAPIDAMENTE.
Pedimos a gentileza de enviarem os e-mails com cópia para cinto.salvavidas@hotmail.com ou leilaolle@yahoo.com.br e desta forma poderemos manter uma comunicação permanente e troca de informações.

- e-mails do Dep. Afonso Hamm: dep.afonsohamm@camara.gov.br
dep.afonsohamm@alternet.com.brimprensamarciamarinho@gmail.com
Telefones do Gabinete do Deputado: (61) 3215 5467 e FAX (61) 3215 2467
O CINTO É TIDO COMO ADEREÇO PARA EVITAR MULTAS - ISTO NÓS PODEMOS MUDAR.
Renato Azevedo
RG 1008295618
Cel. (51) 8173 5354
e-mail: re..gaucho@yahoo.com.br
Leila Ollé
RG 154326
Cel.(21) 83415922
Tel.(21)25412716
email: leilaolle@yahoo.com.br
SEGUEM ANEXOS COM OS DESENHOS DO SISTEMA EM FUNCIONAMENTO.
IMPORTANTE
Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que cada morte causa um impacto de R$ 467 mil, e uma pessoa ferida em um acidente gera um custo de R$ 96 mil.
Foram analisados e contabilizados pelo Ipea custos hospitalares, manutenção da polícia rodoviária, remoção das vítimas, veículos do resgate e os danos materiais. Conforme a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) o governo gasta por ano R$ 28 bilhões com acidentes de trânsito no Brasil.
Gastos que vão desde o atendimento a vítima, a entrada no hospital até o afastamento do trabalho. Uma vítima de acidente que chega ao hospital em situação grave requer uma equipe de, no mínimo, sete profissionais.
Bagé 15/04/2009.-

Motoristas devem ficar atentos a ultrapassagens

Motoristas devem ficar atentos a ultrapassagens
Nesta tarde as estradas vão ficar cheias na volta do feriadão. Nossos repórteres visitaram uma pista de provas para mostrar o que o motorista deve levar em conta antes de pisar no acelerador.
Pressa, imprudência... Para fugir dos congestionamentos motoristas usam o acostamento e ultrapassam pela direita infração que pode ser punida com multa de R$ 76 e quatro pontos na carteira. A ultrapassagem é considerada, pelos peritos em trânsito, a manobra mais perigosa, mesmo quando ela é feita de acordo com as normas.
Em Minas Gerais, segundo a polícia rodoviária federal, é a segunda maior causa de acidentes nas rodovias perde apenas para a falta de atenção.
“É o momento mais critico que o motorista se depara na rodovia.
Ele tem que no espaço de tempo muito curto calcular se ele tem condições de efetuar a ultrapassagem, se ele vai ter tempo de efetuar a manobra e ainda retornar a sua pista de rolamento”, comenta o inspetor Aristides Júnior, polícia rodoviária federal.
Os especialistas em trânsito dizem que no cálculo do espaço necessário pra concluir a manobra o motorista deve contar com uma margem de segurança pra situações de emergência.
É que mesmo que a estrada tenha pouco movimento nunca se sabe quando um carro pode surgir no fim de uma reta. Na pista de testes, simulamos várias ultrapassagens seguindo as dicas de um perito da polícia civil.
O motorista deve sinalizar para os outros antes de trocar de faixa.
“Ela requer muito cálculo, muita atenção, nós temos que saber aquilo que estamos fazendo, inclusive se temos sobra de potência no nosso motor”, diz Paulo Ademar, especialista em trânsito.
O especialista fez as contas... Na velocidade máxima permitida, 110 quilômetros por hora, um carro de passeio precisa de 25 metros de estrada para ultrapassar um caminhão a 80 quilômetros por hora. Se usarmos a mesma situação para dois carros de passeio, a distância necessária cai para 15 metros. E quanto menor a diferença de velocidade entre eles, maior o risco de acidentes.
“O outro está a 100 e eu a 110, essa diferença é muito pequena, se eu iniciar uma ultrapassagem e não tiver muito espaço não tenha dúvida: vai ter confusão na próxima curva”, comenta o espcialista. “Nós precisamos sempre antes de iniciar uma manobra estarmos prevenidos, e se isso vier a acontecer. Eu ainda tenho uma carta debaixo da manga, eu ainda tenho uma saída tranquila, segura onde eu não comprometo minha segurança nem dos outros que estão embarcados comigo”, alerta.

O Portal de Notícias da Globo 21/04/09 - 14h12 - Atualizado em 21/04/09 - 14h12

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos..

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos..
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... Você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:
Nosso cérebro é extremamente otimizado.
Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e, portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.
É quando você se sente mais vivo.
Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente. Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.
Como acontece?
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente);
O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência).
Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa... São apagados de sua noção de passagem do tempo...
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... Enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a....
ROTINA
Não me entenda mal.
A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque). Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.
Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).
Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.
Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.
Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.
Seja diferente.
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras...... V-I-V-A. !!!
Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo. E se tiver a sorte de estar casado (a) com alguém disposto (a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.
Cerque-se de amigos.
Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, e que gostam de comidas diferentes. Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?
Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção e vida.. E S CR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di f E rEn tEs ! CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE..... V I V A !!!!!!!!
---Por Airton Luiz Mendonça (Artigo do jornal o Estado de São Paulo )
Fonte: Estado de São Paulo

CET e Subprefeituras não se entendem sobre sinalização em vias de SP

Cruzamento da Avenida Vital Brasil com a Rua Pirajussara tem buracos e faixa de pedestre está quase apagada (Foto: Patrícia Araújo/G1)
CET e Subprefeituras não se entendem sobre sinalização em vias de SP
Grandes avenidas da capital paulista estão sem faixas de trânsito. CET e Subprefeituras discordam sobre de quem sai recurso para reformas.
Cruzamento da Avenida Vital Brasil com a Rua Pirajussara tem buracos e faixa de pedestre está quase apagada (Foto: Patrícia Araújo/G1)
A ausência de faixas de trânsito em várias vias de São Paulo está deixando motoristas inseguros. “É preciso criar uma linha imaginária na própria cabeça e não prejudicar o tráfego ou causar um acidente", conta a publicitária Eliane Costa, de 26 anos.
Ela diz que só com essa linha consegue dirigir em trechos das avenidas Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul de São Paulo, e Francisco Morato, na Zona Oeste.
Enquanto motoristas como Eliana ficam inseguros e confusos no trânsito da cidade por causa da ausência de sinalização horizontal, quem deveria resolver o problema não consegue se entender e, com isso, a falta de faixas permanece.
Segundo a Secretaria de Subprefeituras, a competência sobre sinalização nas vias da cidade, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, é do órgão responsável pelo assunto que, no caso de São Paulo, seria a Companhia de Engenharia de Tráfego.
A CET concorda, mas informa que “em algumas vias, depende do repasse de verbas da Secretaria das Subprefeituras para reaplicar a sinalização que foi retirada pelo recapeamento da rua”.
Além das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Francisco Morato, a reportagem do G1 encontrou problemas na sinalização de faixas nas avenidas Chucri Zaidan, também na Zona Sul, e Vital Brasil e Eliseu de Almeida, estas duas últimas na Zona Oeste.
Em todas elas, as divisões de faixa ou não existem ou estão quase apagadas. Em algumas, outras sinalizações como faixas de pedestres também desapareceram e desníveis no asfalto e buracos também prejudicam o tráfego.
De acordo com a CET, algumas dessas vias se incluem exatamente no referido caso do recapeamento e, portanto, a companhia estaria no aguardo da liberação dos recursos da Secretaria de Subprefeituras.
“Além da verba das Subprefeituras, a Secretaria Municipal de Transportes solicitou recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) para aplicá-los na recuperação da sinalização horizontal”.
Ainda segundo a empresa, só no segundo semestre de 2008, foram implantados 200 mil m² de sinalização horizontal na cidade, o que equivale à pintura de 12 mil faixas de pedestre.
A Secretaria de Subprefeituras, no entanto, afirma que, como a sinalização das vias na cidade é competência da CET, os recursos para as obras devem vir da própria companhia. A Subprefeitura informa que se responsabiliza apenas pelos serviços de recapeamento e tapa-buracos.
Problemas nas vias
Foram vários os problemas encontrados pelo G1 nas vias informadas à CET e a Secretaria de Subprefeituras. Na Zona Sul, a Avenida Jornalista Roberto Marinho, no sentido Jabaquara, tem quase todo o trecho, que vai duas quadras antes do cruzamento com a Avenida Santo Amaro até o cruzamento com a Rua Zacarias de Góis, sem divisão de faixa. Até a curva feita por baixo do Viaduto Deputado Luiz Eduardo Magalhães, para ter acesso à Avenida Washington Luiz, também não está sinalizada. No sentido oposto, a situação é a mesma, melhorando apenas na área próxima ao cruzamento com a Avenida Santo Amaro, em que é possível ver até uma faixa contínua e uma boa sinalização para pedestres.


Foto: Patrícia Araújo/G1
Pedestres usam a sinalização ruim na Avenida Francisco Morato como desculpa para atravessar fora da faixa de pedestre (Foto: Patrícia Araújo/G1)
Ainda na Zona Sul, parte da Avenida Chucri Zaidan recentemente recapeada também está sem sinalização de faixas. No trecho em frente ao Shopping Morumbi, o motorista visualiza apenas um tapete negro.
“Isso prejudica o motorista porque ele não sabe dividir a pista.
Aí fica todo mundo querendo andar pelo meio e acaba andando em ziguezague da esquerda para a direita. Isso prejudica o trânsito e termina ajudando no congestionamento”, afirma o taxista Marcelo Lima, de 37 anos, que há dez anos dirige na região.
Buracos e infiltrações
Na Zona Oeste da capital paulista, o problema se repete com um agravante na Avenida Vital Brasil. No trecho próximo ao cruzamento com a Rua Pirajussara, o asfalto está completamente desnivelado e o motorista precisa desviar o carro para percorrer a via.
Exatamente no cruzamento, existem vários buracos e a faixa de pedestre praticamente desapareceu. Em outra das vias mais movimentadas da cidade, a Avenida Francisco Morato, na maior parte do percurso só é possível visualizar a faixa contínua exclusiva para ônibus.
O problema chega até a ser usado como desculpa por pedestres para cometer infrações.
A reportagem do G1 flagrou um grupo atravessando fora da faixa de pedestres e andando alguns metros ao lado do acostamento, na área tachada.
Questionada sobre o porquê de ter cometido a infração, uma das pedestres, que não quis se identificar, disse que a sinalização na área é confusa.
“Passa um monte de carro por aqui e ninguém se entende.
Não tem faixa, a de pedestre já está quase apagando. Se os motoristas não respeitam, por que a gente vai respeitar?
” Na Avenida Eliseu de Almeida, uma reforma antiga prejudica o tráfego. Além do asfalto irregular e esburacado, a via, em boa parte de sua extensão no sentido Morumbi, possui apenas uma faixa contínua que já está apagando.
A Secretaria das Subprefeituras informou que o serviço de tapa-buracos nessas áreas deve ser concluído até o final desta semana.
Sobre o caso de vias em obras, como a Eliseu de Almeida, a secretaria afirma que é preciso primeiro que a obra seja concluída para, só em seguida, ser feito o recapeamento.
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 20/04/09 - 07h24 - Atualizado em 20/04/09 - 07h24

18 ficam feridos em acidente entre ônibus e caminhão no RS

18 ficam feridos em acidente entre ônibus e caminhão no RS
Veículos colidiram sobre uma ponte estreita na RS-802.Ônibus teria perdido freio e motorista não conseguiu evitar a batida.
(Foto: Marielise Ferreira/Zero Hora/Ag.RBS)
Um acidente envolvendo um ônibus e um caminhão deixou 18 feridos em Erechim (RS), nesta quarta-feira (8). Os veículos colidiram sobre uma ponte estreita na RS-802.
O motorista do ônibus perdeu o freio e não conseguiu evitar a colisão com o caminhão, que viajava no sentido contrário.
O caminhão transportava um carregamento de milho. A ponte estreita, de 34 metros de comprimento, só dá passagem a um veículo por vez. Os feridos foram medicados no Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Apenas uma mulher de 43 anos foi internada para cirurgia. (*com informações do Zero Hora)
O Portal de Notícias da Globo 08/04/09 - 19h42 - Atualizado em 08/04/09 - 19h42

Acidente com ônibus argentino mata sete e fere 28 em SC

Foto: Maurício Vieira/Hora de SC/Ag.RBS Equipes trabalham no resgate; veículo caiu em local de difícil acesso (Foto: Maurício Vieira/Hora de SC/Ag.RBS)
Acidente com ônibus argentino mata sete e fere 28 em SC
Veículo caiu de uma ribanceira na BR-282, em Rancho Queimado.Grupo de idosos voltava de Balneário Camboriú.
Um acidente com um ônibus de turistas argentinos deixou sete mortos e 28 feridos na noite deste domingo (19) em Santa Catarina, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o policial Altemar Nascimento, por volta das 19h30, o coletivo caiu de uma ribanceira de aproximadamente 60 metros na região do quilômetro 65 da BR-282, em Rancho Queimado (SC).
O motorista teria perdido o controle. "Não sei se algo arrebentou. Senti um golpe, como se o ônibus tivesse batido em uma caminhão, ou algo, e começamos a rodar", disse uma passageira, ao ser resgatada.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal Roderjan Rodrigues, disse que o acidente ocorreu em um trecho sinuoso, mas bem sinalizado. "Ele [motorista] pode ter se perdido, tentado frear para diminuir a velocidade e não conseguiu.“
Resgate
O resgate durou cerca de cinco horas pela dificuldade de acesso ao lugar, que é cercado por vegetação fechada. O veículo ficou tombado, com as rodas para cima.
“O local é de difícil acesso. O deslocamentofoi difícil, porque estava escuro e é um aclive acentuado. Qualquer movimento feito no veículo sem estar estabilizado colocaria em risco as vítimas e os bombeiros”, disse o sargento Jacimir Oliveira, do Corpo de Bombeiros.

Veja onde foi o acidente (Editoria de Arte/G1)
Produtores rurais cederam tratores para facilitar o transporte dos feridos até as ambulâncias. Como a região estava escura, foram usadas lanternas no resgate.
“Assustou muito e logo ouvimos pedidos de socorro. Uma mulher já tinha caído para fora [do coletivo]”, conta a moradora Maria Schlicgting.
Primeiros socorros
Os passageiros retirados com vida foram encaminhados a hospitais da região. De acordo com a Polícia Rodoviária, 13 tiveram ferimentos leves e 15 estão em estado mais grave.
Trinta e cinco pessoas estariam dentro do ônibus. Elas faziam parte de um grupo de idosos que voltava de Balneário Camboriú (SC) para a Argentina.
O primeiro atendimento foi prestado no local. Segundo a médica Cristina Pires, a maioria dos passageiros teve fraturas, dores na coluna cervical ou na lombar.
O veículo deve ser retirado do local do acidente na manhã desta segunda-feira (20) e passar por perícia.
*(Com informações do Diário Catarinense e do Bom Dia Brasil)
O Portal de Notícias da Globo 20/04/09 - 03h48 - Atualizado em 20/04/09 - 10h08

sábado, 18 de abril de 2009

Acidente de moto mata jovem em Rio Pardo

Acidente de moto mata jovem em Rio Pardo

Um jovem de 18 anos morreu em um acidente de trânsito na noite de sexta-feira em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo.
Marcos Pereira de Assis conduzia uma motocicleta Honda CG 150 pela rodovia Rio Pardo-Santa Cruz do Sul (BR-471), quando, por volta de 20h30min, colidiu na traseira de um caminhão Mercedes-Benz que seguia na frente. Assis não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Fonte: Zero Hora, 19/04/09

Falso e-mail circula e confunde motoristas

HABILITAÇÃO
Falso e-mail circula e confunde motoristas

Um e-mail falso sobre novas regras para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está circulando e confundindo os motoristas.
O texto afirma que quem não renovar o documento em 30 dias depois do vencimento terá a carteira suspensa e deverá refazer o processo de habilitação.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ressalta que não houve nenhuma alteração na legislação sobre o processo e que não há prazo máximo para renovar a carta.
No entanto, quem for flagrado dirigindo com a CNH vencida terá o documento apreendido, além de multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e retenção do veículo.
Fonte: Jornal Zero Hora, 19/04/09

Liminar derruba uso obrigatório de rastreadores

Liminar derruba uso obrigatório de rastreadores

Liminar concedida pela Justiça derrubou a obrigatoriedade de instalação de rastreadores em todos os veículos a partir de agosto deste ano.
A decisão judicial considera inconstitucional a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por violar a privacidade do motorista e por institucionalizar a venda casada de dois equipamentos de segurança: o rastreador e o bloqueador.
Oprimeiro armazena informações sobre os locais por onde o motorista passou e o segundo é um dispositivo que, se acionado, trava o veículo.
Segundo a resolução do Contran, as montadoras passariam a ser obrigadas a instalar os equipamentos, mas o dono do veículo teria a liberdade de ativá-lo ou não.
Para adquirir o serviço de rastreamento, o consumidor deverá desembolsar entre R$ 50 e R$ 100 por mês com a possibilidade de bloqueio, se necessário.
Atualmente, apenas o aparelho rastreador custa R$ 1 mil.Para o procurador Marcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da ação civil pública contra o Denatran, a possibilidade de escolha dos motoristas não anula os problemas da medida.
– O preço do veículo vai aumentar para quem usa e para quem não usa o rastreador.
E mesmo sem estar ativado, o equipamento guarda as 200 últimas posições por onde o carro passou.O procurador pediu que todo o texto da resolução 245 sobre equipamento antifurto fosse anulada.
Mas a decisão do juiz Douglas Camarinha Gonzales se restringe aos rastreadores.
A instalação dos bloqueadores continuaria permitida, mas para implantá-los isoladamente o Contran teria de alterar a legislação.
Fonte: Jornal Zero Hora, 19/04/09

Três irmãos atropelados


Três irmãos atropelados
Dor e revolta marcaram o velório e o enterro dos irmãos Kasmiriski, mortos em um atropelamento, por volta das 20h de sábado.
O sofrimento dos pais dos jovens comoveu a comunidade do bairro Barracão, em Bento Gonçalves, mas não superou a revolta dos moradores com o motorista que, depois de atropelar Itamar, 18 anos, Wilian, 16 anos, e Rodrigo, 14 anos, fugiu sem prestar socorro.
Os três foram sepultados ontem, em uma cerimônia que contou com a presença do bispo dom Paulo Moretto. Até o fechamento desta edição, o condutor seguia não-identificado, e o veículo não havia sido apreendido.
Até o começo da noite de sábado, o clima era festivo na casa dos Kasmiriski. Itamar havia trabalhado até as 14h fazendo entregas e depois foi para a residência da família, às margens da RS-444. Segundo a mãe, Inês, 42 anos, ele passou boa parte do dia jogando videogame.
Wilian, que estudava no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, em regime de internato, estava em Bento Gonçalves para passar o feriado com os pais e os irmãos. No sábado, foi até a casa de um amigo gravar um CD de músicas para levar para o seminário. Rodrigo, passou o dia com seu melhor amigo, que mora nas proximidades.– Antes das 18h, estavam todos em casa juntos.
Perto das 20h, logo depois da janta, os três saíram para encontrar amigos – lembra a mãe.Os três irmãos percorerram menos de 300 metros, às margens da rodovia que liga Bento a Farroupilha (RS-444), antes de serem atingidos, pelas costas, pelo motorista de uma caminhonete, no km 4.
Testemunhas dizem que o veículo pode ser uma D-20 ou uma Blazer branca.– Minha vida acabou. Levaram meus três filhos. Foi muita crueldade. Só espero que seja feita Justiça e que o responsável seja localizado – desabafou o pai, o metalúrgico Cláudio Kasmiriski, 43 anos.
Fonte: Jornal Zero Hora


Fala papai..., mamãe não deixa!, por Romério Gaspar Schrammel*

Fala papai..., mamãe não deixa!, por Romério Gaspar Schrammel*

Os pais vivem tempos difíceis. Eles já não falam, não reagem, não cumprem seu papel. Papai trabalha. Sua ausência atrapalha. Temos assistido a muita violência social.
A escola passou a ser o local de desfecho dessa realidade.
Nada mais normal, pois a escola é o espaço físico onde se concentram todos os problemas sociais. É também o espaço onde mais sentimos a ausência do pai e a presença de todos os personagens sociais de todas as classes, instruídos ou não.
Os que cumprem a tarefa de pais educadores e os que procuram por um fiador.O pai, quando está, é presença física, calado, consente.
O pai ouve, olha submisso – parece. Sabemos das conquistas das mulheres, mas isso não justifica o homem ausentar-se das suas responsabilidades de pai.A morte de Tobias Lee Manfred Hahn deve chocar as famílias.
O psiquiatra Luiz Ziegelmann, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e membro do Grupo Hospitalar Conceição, afirma, na ZH do dia 14 de abril de 2009, página 4, que o uso de drogas por parte dos jovens de classe média e alta está ligado à própria vida moderna.
“Os pais estão cada vez mais ausentes, principalmente o pai, que normalmente é quem dá os limites ao filho. Por natureza, as mulheres tendem a ser mais acolhedoras”, diz Ziegelmann.Trabalhando em escola é possível ler a realidade, ler a sociedade.
Como diz Rubem Alves, “as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”.
Para muitos, as palavras não têm sentido, logo não conseguem ver, não conseguem entender o que está dito nas entrelinhas em nossa sociedade.O que está acontecendo com o homem? Nas reuniões de turma, os pais estão praticamente ausentes.
Nas conversas individuais com pais, partindo do princípio de que deveriam comparecer os dois, na grande maioria vem só a mãe.
Quando o pai acompanha a mãe, literalmente acompanha, sai sem sabermos o que ele pensa e qual atitude vai tomar.
Quando o pai vem sozinho, exigindo uma solução, foi mandado pela esposa.
O que está acontecendo com o homem? Não sei a resposta, mas sabemos a consequência social. Tobias Hahn é, dentre muitos outros, um exemplo.Por outro lado, quando o pai acompanha a vida escolar do(a) filho(a), busca e traz, é sinônimo de paz.
Pai não tem tempo para fazer reunião em frente da escola. O pai é prático, como diz Ziegelmann, determina limites. O(a) filho(a) sabe por onde andar.É importante ter claro que todos – homens e mulheres – precisamos de modelos masculinos para crescer emocionalmente equilibrados e que as ligações de emoção e afeto entre pai e filho(a) não são resultados das ligações biológicas, mas são formadas nas relações de afeto e cuidado no dia a dia.
Por isto, sempre que possível, o pai deve estar presente na vida de seus filhos, participando de atividades cotidianas, fortalecendo assim uma ligação que, queiramos ou não, é para sempre.Para ser mais feliz, é necessário que o pai perceba que também tem direito à sensibilidade e ao afeto, a medos e a alegrias.
E, quando ele aprender a valorizar isto na sua própria vida, conseguirá valorizar isto na vida das pessoas que ama, inclusive na dos(as) filhos(as), sendo não só presença, mas um presente de afeto.
*PROFESSOR, DIRETOR DE ESCOLA/UNIDADE DOHMS DE ENSINO

Doações 2009

Igreja Auxiliadora
Rua 24 de Outubro, 1751
Auxiliadora-Poa-RS
cep: 90510003
Fone: 51 33 32 65 21
Chocolates para páscoa

Escola Estatual de Ensino Fundamental Plácido de Castro
Rua Américo Vespúcio, 615
Higienópolis-Poa-RS
cep: 90550031
Fone: 33 43 15 03

Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Pelotas
Rua Arthur Rocha, 200
Mont Serrat -Poa-RS
cep: 9045017
Fone: 51- 33 32 12 38

Instituto Espírita Dias da Cruz
Rua da Azenha, 366
Azenha-Poa -RS
Fone: 32 23 19 38

Casa Nazaré apoio ao menor
Rua Cel. Timóteo 350
Camaquã-Poa-RS
cep: 91910680
Fone: 51- 32 42 91 96

sexta-feira, 17 de abril de 2009

'Fiscalização vai salvar vidas'

'Fiscalização vai salvar vidas'
O professor da UnB, David Duarte, é doutor em segurança de trânsito e comenta perigo das motos no trânsito.
Alexandre Garcia assistiu a reportagem ao lado do professor David Duarte, da Universidade de Brasília (UnB). Ele é doutor em segurança de trânsito. O comentarista do Bom Dia Brasil lembra que o Código Brasileiro de Trânsito existe desde 1997.
“Havia esse impedimento de as motos costurarem no trânsito.
Conta-se que havia um motociclista esportivo, importante, no gabinete civil da presidência da República que sugeriu que se vetasse o artigo.
E se criou a cultura de as motos trafegarem nos chamados corredores da morte e o automóvel não dar espaço igual ao de um carro para as motos”, conta Alexandre Garcia.
saiba mais
O professor David Duarte diz que é preciso mudar a estratégia de fiscalização.
“É preciso, por exemplo, colocar cones em locais específicos, aumentar o volume de fiscalização, parar as motos.
Ou vamos continuar com essa carnificina de motos”.
Imagina-se que, este ano, o número de mortos em acidentes de motos chegue a 10 mil.
“Em 2007, foram 6,5 mil mortos e 50 vezes mais feridos.
O número de motocicletas aumenta a cada ano – e o número de mortos e feridos também.
Isso deve custar ao Brasil cerca de R$ 8 bilhões só com acidentes de motos.
Há dois tipos de colisões básicas nas grandes e médias cidades: batida na traseira ou batida na lateral”, reforça o especialista em trânsito.
Se o projeto for aprovado, essa será uma infração nova, com multa média e quatro pontos na carteira. Para David Duarte, “não há lei sem penalidade.
É preciso isso para que a vida dos motociclistas seja protegida.
A fiscalização vai salvar vidas”.
Criou-se uma cultura e as restrições não entraram em vigor.
É impossível o governo fiscalizar todas as motos em todo o país.
“Não é o governo que dirige a motocicleta, é o motociclista. O governo tem a obrigação de ensinar técnicas corretas, de promover a segurança.
O motociclista tem que ser educado para dirigir de forma segura”, aponta o professor da UnB.
O Portal de Notícias da Globo 15/04/09 - 08h01 - Atualizado em 15/04/09 - 08h01

Lei de Trânsito pode proibir motos de circular entre carros

Lei de Trânsito pode proibir motos de circular entre carros
Ideia está em discussão no Congresso e divide opiniões. Os argumentos? A favor, dar mais segurança ao trânsito. Contra, a previsão de mais congestionamento.
Quem já não se assustou com uma moto que passa raspando, com um motoboy mudando de faixa de repente? As motos são um perigo em alta velocidade e esse problema passa perto de milhares de brasileiros, todos os dias. São manobras arriscadas, que acabam em acidentes, muitos fatais.
Um projeto no Congresso quer mudar o Código de Trânsito, proibindo que as motos circulem entre os carros. A discussão divide opiniões.
Há quem diga que a medida acabará com a rapidez nas entregas.
É um consenso difícil, mas o projeto pode virar lei.
O problema é que, como todos sabemos, algumas leis aqui no Brasil simplesmente não pegam. Apenas a discussão do projeto já levantou uma série de dúvidas, principalmente com relação à fiscalização. Nas ruas, a imagem do abuso.
O espaço entre os carros é mínimo. Nas grandes cidades, a qualquer hora do dia, se tem congestionamento, os motoqueiros cortam por entre os carros para ganhar tempo.
“Eu acho perigoso porque eles vêm rápido e não dá nem tempo de desviar”, comenta a professora Adriana Paiva.
Vale passar até por onde parece que não vai dar. Em uma rua com carros demais, os motoqueiros usam a contramão para escapar do congestionamento.
saiba mais
OPINE: O que você acha da mudança na lei?
'Fiscalização vai salvar vidas'
Em Salvador (BA), os motociclistas até se esqueceram que dirigir sem capacete é falta gravíssima, podem perder sete pontos na carteira e pagar multa.
Nas ruas do Rio de Janeiro, um motoqueiro morre por dia. Algumas motos até circulam sem placa e não são multadas.
O guarda disse que não tinha talão para multar: “Acabou no estoque há dois meses”.
Em Belo Horizonte (MG), as motos representam apenas 11% da frota de veículos, mas estão envolvidas em metade dos acidentes. No Amazonas, o número de vítimas cresceu 20% em relação ao ano passado.
Os números mais recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) são de 2006. Mostram que, em todo o país, quase 20 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito.
Desses, 3,1 mil estavam em motocicletas. Para tornar o trânsito mais seguro, em São Paulo foi criada a faixa preferencial para motos em algumas avenidas.
Mas os motoristas não respeitam.
No Congresso, um projeto em discussão cria uma nova norma: proíbe motociclistas de circular entre os carros. Eles também ficariam proibidos de trafegar entre um veículo e a calçada.
A multa prevista nesses casos seria de R$ 85.
Os motoqueiros não gostaram.
“Vai ser difícil respeitar porque os motoboys são muito apressados.
As empresas exigem que eles andem no limite”, diz o motoboy Iolando Nunes.
“Não tem como. É melhor andar de carro”, sugere um motoboy.
A ideia não é nova. Em 1998, passaria a fazer parte do Código Brasileiro de Trânsito. Mas a presidência da República vetou.
Naquela época, o Brasil tinha 2,5 milhões de motos.
Hoje, a frota é quase cinco vezes maior. “Imagina cada moto atrás de um carro, como o trânsito de São Paulo iria ficar?”, pergunta um motoqueiro.
O projeto segue agora para o Senado, mas a decisão final será mesmo do presidente Lula.
O Portal de Notícias da Globo 15/04/09 - 07h23 - Atualizado em 15/04/09 - 08h08

Morre idosa empurrada por jovens quando descia do ônibus

Morre idosa empurrada por jovens quando descia do ônibus
Segundo a PM, garotos tentavam pegar carona na traseira do coletivo.
Um menor foi apreendido no local.
Atualizado às 20h28 Uma mulher foi atropelada por um ônibus da linha 5102, na Rua Carangola, no bairro Santo Antônio, região centro-sul de Belo Horizonte.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a vítima, quando descia do coletivo, teria sido empurrada por jovens que tentavam pegar carona na traseira do veículo.
O ônibus passou sobre a perna da idosa, que foi dilacerada.A mulher chegou a ser socorrida e levada para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.
De acordo com a assessoria da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Maria José de Oliveira, de 82 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no bloco cirúrgico.
No local do acidente, um adolescente de 15 anos foi apreendido pela PM. Ele foi levado para a Delegacia de Acidente de Veículos, na região central da capital.

Fonte: G1

São Bernardo testa semáforo que promete diminuir trânsito e acidentes

São Bernardo testa semáforo que promete diminuir trânsito e acidentes
Cidade do ABC iniciou testes em 60 cruzamentos nesta semana.Sistema de gerenciamento é baseado em software alemão.
Software foi instalado para melhorar fluidez em ruas como a Jurubatuba, no Centro de São Bernardo (Foto: Divulgação)

Foto: Roney Domingos/ G1
A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC, começou a testar nesta semana um sistema de semáforos baseado em um programa de computador importado da Alemanha que promete reduzir os acidentes de trânsito em até 25% e aumentar a fluidez do tráfego em 30%. A novidade entrou em cena na segunda-feira (13) em 54 semáforos de 60 cruzamentos.
"É um programa de computador que calcula os tempos nos semáforos e produz 'ondas verdes' para aliviar o trânsito", afirma o engenheiro de tráfego Alexandre Zum Winkel, ex-funcionário da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e mestre na área formado na Alemanha, de onde trouxe a tecnologia.
Winkel diz que o sistema reduziu o horário de pico nas vias do sentido São Bernardo - Santo André em 30 minutos durante a manhã de terça-feira (14), segundo dia de testes."Ainda estamos fazendo ajustes", afirma. Ele espera que o sistema esteja funcionando plenamente dentro de duas semanas. Por enquanto, a prefeitura não realizou a compra de nenhuma licença do software.
O coordenador de projetos da Prefeitura de São Bernardo, Geraldo Moura, afirma que o programa de computador custa R$ 30 mil, mas a implementação de todo o processo custará cerca de R$ 300 mil.
O projeto piloto é parte da preparação da licitação de uma central semafórica orçada em R$ 22 milhões. A licitação será aberta no segundo semestre deste ano. Ainda de acordo com Moura, a escolha do programa de computador agora não afetará a livre concorrência quando a licitação for aberta.
A frota de São Bernardo tem 437 mil veículos, mas a cidade também serve como ponto de passagem entre a capital paulista e as cidades do ABC. Por causa disso, de acordo com a prefeitura, as ruas da cidade recebem um total de 850 mil carros por dia.
O engenheiro Alexandre Zum Winkel apresenta o software Lisa, uma espécie de 'marronzinho eletrônico' (Foto: Roney Domingos/ G1)
A Avenida Faria Lima, eleita como prioridade, concentra o maior número de pontos de estrangulamento. Atualmente, para passar pela via, os motoristas param em até cinco semáforos.
Os técnicos querem tornar possível percorrer todo o trecho com, no máximo, uma parada. O novo sistema será utilizado também nos corredores Jurubatuba, Marechal Deodoro e Santa Filomena.
Batizado de "Lisa +", referência à abreviatura de semáforo em alemão, o software em teste cria ritmos de funcionamento para os semáforos de acordo com o momento do dia.
Winkel afirma que, diferentemente dos outros gerenciadores de tráfego, o Lisa + "olha" para todos os cruzamentos e suas adjacências ao mesmo tempo. Os semáforos reagem à dinâmica do tráfego aliviando automaticamente os pontos onde pode haver concentração de veículos.
Antes de entrar em operação, o software precisa ser abastecido com informações sobre o tráfego. Técnicos alimentam o programa desde 13 de fevereiro com estatísticas sobre origem, destino, velocidade, capacidade, tempo de segurança e outras variáveis.
Em seguida, o programa faz tudo sozinho."Após a contagem das informações, o software monta todas as operações dos semáforos", explica. Winkel mostra uma tela colorida parecida com a de um videogame que apresenta a especialidade de Lisa +: a simulação do tráfego em São Bernardo e em uma estrada do interior paulista.
Os veículos se movem em harmonia, sem pontos de parada e com segurança. "A diferença é aqui [na simulação] os carrinhos não se movem aleatoriamente. Tudo tem paralelos com o mundo real, em escala menor", afirmou Zum Winkel.

O Portal de Notícias da Globo 16/04/09 - 06h35 - Atualizado em 16/04/09 - 08h16

Motoboys bloquearam ruas na região central de Curitiba

Grupo bloqueou ruas e protestou em frente ao prédio da Prefeitura.Categoria é contra projeto que pretende proibir zigue-zague entre carros. Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo/Folha Imagem
Motoboys bloquearam ruas na região central de Curitiba
Um grupo de motoboys bloqueou ruas do Centro de Curitiba, nesta sexta-feira (17). Eles protestaram contra o projeto de lei que quer proibir o zigue-zague entre os carros.
A categoria reclama que a nova lei poderá prejudicar a agilidade do serviço.
Eles também não aprovam um cadastramento que foi determinado pelo governo municipal.
Os motociclistas ainda fizeram uma manifestação em frente ao prédio da Prefeitura de Curitiba. No Paraná, trabalham cerca de 80 mil motoboys – 31 mil na capital.
Fonte: G1, 17/04/09

sábado, 11 de abril de 2009

Páscoa termina com saldo trágico no RS

Páscoa termina com saldo trágico no RS
Número de mortes registradas em ruas e rodovias gaúchas supera o do Carnaval passado e o da Páscoa anterior
Com um dia a menos de folga do que o feriado prolongado do Carnaval, a Páscoa registrou um resultado mais trágico: ao menos 22 pessoas perderam a vida nas rodovias gaúchas e em áreas urbanas, contra as 18 contabilizadas no feriadão de fevereiro.
A estatística também é mais sangrenta do que a Páscoa de 2007, quando houve 12 mortos.
Em média, os três dias da Semana Santa registraram quase o dobro de vítimas do que o período de veraneio.
Durante os 90 dias de verão, entre 22 de dezembro e 20 de março, levantamento de Zero Hora constatou 348 vítimas em acidentes fatais no Rio Grande do Sul, uma média aproximada de 3,8 mortes por dia.
Entre o meio-dia de quinta-feira e as 21h de ontem nas estradas gaúchas morreram, em média, 7,3 pessoas a cada dia.
- O que espanta é que, mesmo com esforço concentrado, a imprudência continua ocorrendo.
A maioria dos acidentes nas rodovias federais aconteceu fora dos horários de maior movimento. Com a pista vazia, o motorista fica mais displicente, abusa da velocidade - analisa o chefe da Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal no Estado, Alessandro Castro.
Nas rodovias estaduais, pelo menos 10 condutores foram flagrados com sinais de embriaguez até a manhã de domingo.
Normalmente, a média de registros desse tipo é de um por dia.
- É preciso que a combinação álcool e direção seja considerada crime, mesmo que o motorista não tenha gerado situação de risco - opina o comandante do CRBM, coronel Pedro Luiz Lima.
Fonte: Jornal zero Hora, 24 de março de 2008

Falta de sinalização motiva infrações

Falta de sinalização motiva infrações
Motoristas andam pelo acostamento em trecho da BR-116, em Canoas
Recentemente recapeado, o trecho canoense da estrada Porto Alegre-Novo Hamburgo (BR-116) se tornou um convite à imprudência para os condutores.
Como as faixas ainda não foram pintadas sobre a via, o acostamento passou a ser usado por motoristas apressados como uma terceira pista, aumentando o risco de acidentes.
E pior, sem a demarcação, fica mais difícil para os policiais rodoviários autuarem os infratores.– Apesar de existir um desnível na pista, o que indica a existência de um acostamento, o motorista pode recorrer da multa, alegando que não havia sinalização adequada no trecho – alerta o inspetor Jorge Nunes, chefe interino da comunicação da Polícia Rodoviária Federal.
Ao custo de cerca de R$ 80 mil, a recuperação do asfalto foi concluída há cerca de três semanas. Uma semana depois, as faixas separando as pistas e o acostamento já poderiam ter sido pintadas sobre o asfalto, mas não foram.
O serviço chegou a ser agendado para o final de semana passado, mas um problema no veículo que demarca a via suspendeu o trabalho.Sem as faixas, muitos motoristas parecem incitados a dirigir pelo acostamento nos horários de pico. Para comprovar o desrespeito à legislação de trânsito, Zero Hora monitorou ontem por 30
minutos, entre 7h10min e 7h40min, o movimento de veículos no km 266 da rodovia, próximo à estação Fátima da Trensurb, em Canoas.Neste intervalo, um dos mais críticos, a equipe flagrou mais de 70 veículos andando no acostamento da pista Interior-Capital – a maioria havia acabado de acessar a rodovia pela Avenida Victor Barreto.
Alguns dos motoristas flagrados não dispensaram sequer o chimarrão ao volante ou a conversa ao celular.Entre os condutores, a maioria estava em veículos leves ou motociclistas.
Como a conduta irrita muitos caminhoneiros, é comum veículos pesados fecharem a frente de quem se arrisca pelo acostamento, aumentando a possibilidade de colisões.
– Os caminhoneiros podem ser punidos com multa pois também colocam vidas em risco – afirma o inspetor.Outro problema constatado pela reportagem ocorre à noite.
Sem a sinalização horizontal que separa as duas pistas, alguns motoristas acabam circulando no meio da rodovia, aumentando o risco.
– Isso pode causar acidentes. É muito comum acontecer com motoristas que não estão acostumados a andar nesse trecho – explica o policial.
francisco.amorim@zerohora.com.brFRANCISCO AMORIM

A infração
> Dirigir no acostamento é infração gravíssima. Além da multa de R$ 540, o motorista recebe sete pontos na carteira.
Contraponto
O que diz Vladimir Casa, superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit)
Depois de ser recuperado, é preciso esperar um tempo para o asfalto receber a pintura. Tínhamos programado isso para o final de semana passado, mas ocorreu um problema no veículo que faz a demarcação. Estamos pensando em fazer no próximo fim de semana, mas como tem feriadão, é preciso conversar com a Polícia Rodoviária Federal, já que pode causar congestionamento.
Fonte: Jornal Zero Hora, 09 de abril de 2009.

Educação: este é o caminho!, por Diza Gonzaga*

Educação: este é o caminho!, por Diza Gonzaga*
O Ministério da Saúde publicou recentemente uma pesquisa na qual 1,5% dos brasileiros adultos admitiram ter dirigido pelo menos uma vez, nos últimos 30 dias, após o consumo de bebidas alcoólicas. Muitas pessoas já se apressaram em levantar conclusões do tipo “já voltou tudo como era antes”, “lei não adianta” etc.
Porém, se olharmos com um pouquinho de atenção para a mesma pesquisa, vamos encontrar algo que seria motivo de manchete: “Entre as capitais, Porto Alegre foi a que obteve menor percentual: 0,7%”.
Esse índice é a metade do que apresentou a maior parte das cidades e quase cinco vezes menor do que as das capitais de maior índice.
Além disso, o mesmo estudo apresenta a evolução dos índices desde 2007 e o índice de Porto Alegre se mantém abaixo da média nacional em todos os períodos.
E, se quisermos ir mais além, se em Porto Alegre somos os primeiros (olhando pelo lado positivo), no Espírito Santo, onde iniciamos o trabalho do Programa Vida Urgente em 2007 e já possuímos mais de 2 mil voluntários, Vitória aparece em quarto lugar entre as capitais.
Será que não seria a hora de olharmos com cuidado os fatores que levam essas cidades a terem índices menores do que as demais? Porto Alegre já aparecia em estudos anteriores dando demonstrações de evolução: como a capital onde os jovens são os mais conscientes; onde os acidentes fatais vêm se reduzindo; onde ocorreram reduções significativas nos atendimentos de emergência pela combinação de bebida e direção.
Além disso, o Rio Grande do Sul também foi o Estado onde a lei da alcoolemia zero foi mais rigorosamente cumprida, embora ainda possamos ir além.Alguns dirão que temos o “complexo de Poliana”.
Até pode ser, mas não podemos deixar de reconhecer que acreditamos que a mobilização da sociedade e um trabalho permanente e contínuo, como o que desenvolvemos, podem, sim, colher frutos muito positivos.
Não podemos deixar de exaltar os avanços contínuos que Porto Alegre vem alcançando. Essa é a resposta que damos todas as vezes que nos perguntam sobre os indicadores que utilizamos para medir nosso trabalho e a eficácia do Programa Vida Urgente.
Os pais que, como eu, têm que aprender a conviver, dia após dia, com a ausência de seus amados filhos e as milhares de pessoas mutiladas pela guerra do trânsito entendem o quanto são significativos estes avanços que conquistamos na mudança de nossa população, esse indicativo não é desprezível, ele é simbólico e real.
Mudar a cultura de uma sociedade tão diversificada como a brasileira é um trabalho de décadas, e poder colher índices de evolução como os apontados em todas as recentes pesquisas relacionadas ao trânsito é algo que devemos comemorar e colocar em capas de jornais, para que possamos ter a esperança de que ainda veremos esse quadro efetivamente revertido enquanto vivermos.
Para nós, que travamos uma luta incansável há mais de 12 anos, são motivo de orgulho os índices alcançados por Porto Alegre e Vitória, pois temos certeza de que, entre a combinação de esforços e fatores que levaram a este resultado, o Vida Urgente tem um lugar de destaque e de protagonismo.
Comemoramos, pois temos compromisso com essa mudança, não nos acomodamos porque nos sentimos responsáveis, e não descansamos porque temos certeza de que muito há por ser feito, mas estamos renovados porque sabemos que este é o caminho.
*Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
Fonte: Jornal zero hora,10 de abril de 2009.

Cresce o número de pessoas que admitem beber antes de dirigir

Cresce o número de pessoas que admitem beber antes de dirigir
O aumento no número de pessoas que admitem beber excessivamente antes de dirigir voltou a subir e preocupa o Ministério da Saúde.
Com a lei seca, os níveis vinham caindo e chegaram a 0,9% da população em agosto de 2008. Mas, em novembro, o ministério detectou uma regressão e, desde então, a quantidade de pessoas que dirige após beber abusivamente vem subindo a níveis equivalentes aos anteriores à lei, cerca de 2%.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresentou ontem os dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). "O País precisa desesperadamente que essa lei funcione", destaca.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera consumo abusivo a ingestão de álcool de quatro ou mais doses para mulheres e de cinco ou mais doses para homens. Quem admite beber até três ou quatro latas de cerveja ou doses de bebidas destiladas, antes de dirigir, não entra nesta conta.
De acordo com Temporão, 17 mil mortes por ano ocorrem em função da mistura de bebida e direção.
"É pior do que uma guerra. E nesta guerra nós temos dois componentes centrais: a repressão, através de blitz, multa e cadeia, e a conscientização, que se alcança ao longo dos anos", comenta.
O ministro negou que o governo tenha investido pouco na fiscalização, o que teria provocado a acomodação das pessoas após os primeiros meses da lei.
No Brasil, os dados sobre o consumo de álcool mostram tendência de crescimento.
Em 2008, 19% declaram ter consumido álcool de forma abusiva em alguma ocasião nos últimos 30 dias. Em 2007, foram 17,5%; em 2006, primeiro ano do Vigitel, foram 16,1%.
O consumo é mais frequente em faixas etárias jovens - alcançando 30% dos homens e 10% das mulheres entre 18 e 44 anos.
Os ministérios da Saúde e das Cidades lançam hoje a campanha de prevenção a acidentes voltada tanto para aqueles que dirigem alcoolizados, quanto para os caminhoneiros que consomem anfetaminas durante a jornada de trabalho.
Fonte: Jornal do Comércio RS, 08/04/2009

Capital mostra queda de 27,5% em acidentes com vítimas fatais

Capital mostra queda de 27,5% em acidentes com vítimas fatais
O primeiro trimestre de 2009 apresentou uma redução nos acidentes de trânsito em Porto Alegre.
Na comparação com o mesmo período do ano passado houve uma diminuição de 27,5% em número de vítimas fatais; menos 8,63% em acidentes e menos 7,18% em feridos.
Os atropelamentos diminuíram 5,8% e também houve uma redução nas mortes envolvendo condutores de motos: 28,57%.
Os dados, contabilizados até o dia 31 de março, mostram a ocorrência de 4.566 acidentes no primeiro trimestre de 2009 contra 4.997 em 2008.
Os feridos chegam a 1.576 contra 1.698 no ano passado.
As vítimas fatais somam 29 neste ano; em 2008, no mesmo período, morreram 40 pessoas.
O levantamento mostra que entre os motociclistas foram dez mortes contra 14.
Os atropelamentos somam 260 neste ano contra 276 do ano passado.
Os números foram divulgados nesta quinta-feira pela Empresa Pública de Transporte e Circulação.O secretário municipal da Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, acredita que está havendo uma mudança gradual no trânsito da Capital.
"O trabalho sempre será permanente, com o envolvimento de toda a sociedade. Mas temos avançado bastante nesta questão, com ações de educação para o trânsito, fiscalização e engenharia de tráfego", comenta.
De acordo com Senna, a lei seca tem ajudado no trabalho da fiscalização. "Neste ano vamos realizar uma campanha forte envolvendo um maior respeito às faixas de segurança", destaca.

Fonte: Jornal do Comércio RS

Páscoa momento de refletir

Páscoa...É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...somos melhores do que fomos ontem.
Enfim é viver um dia por vez...
Paz e luz a todos...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Feriado nas estradas federais é o mais violento em sete anos

Feriado nas estradas federais é o mais violento em sete anos
PRF registra 123 acidentes, com 46 feridos e dez mortos no Rio.Cerca de oito mil carros foram fiscalizados.
Este feriado de Corpus Christi foi o mais violento nas estradas federais do estado em sete anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Foram registrados 123 acidentes, com 46 feridos e dez mortos na operação que teve início na quarta-feira (21).
Em 2007, foram 106 acidentes, com 36 feridos e apenas um morto.
saiba mais
Dutra registra 3 km de engarrafamento na volta do feriado
Antes da operação deste ano, o maior número de mortes havia sido registrado em 2002, quando ocorreram seis óbitos decorrentes de acidentes em rodovias federais fluminenses.
Segundo a PRF, apesar do quadro negativo, os números revelam estabilidade em comparação com os demais feriados prolongados de 2008.
Nas operações anteriores, também de quatro dias, foi registrada essa média de vítimas fatais.
“O ano passado é que foi atípico. Se compararmos com o último feriado, que foi do Dia do Trabalho, quando foram registradas nove mortes, os números do feriado de Corpus Christi não aumentaram tanto”, disse o Inspetor André Azevedo, assessor da PRF no Rio.

Causa é imprudência de motoristas

Na Operação Tiradentes ocorreram 167 acidentes, com 62 feridos e dez mortos. Em seguida, na Operação Dia do Trabalhador, ocorreram 125 acidentes, com 58 feridos e nove mortos.
Em março, na Semana Santa, as estatísticas registraram 115 acidentes, com 53 feridos e dez mortos.
A causa para o aumento de acidentes com vítimas fatais, de acordo com a PRF, é o aumento da frota de veículos da ordem de 25% e a imprudência de motoristas.

Cerco aos infratores
Para minimizar o número de acidentes este ano, a Polícia Rodoviária apertou o cerco aos infratores. Neste feriado, 5.700 carros foram multados, sendo 2.060 por excesso de velocidade (registradas nas câmeras dos radares).
Em 2007, somente 810 motoristas foram multados. Cerca de oito mil carros foram fiscalizados.
As vias que registraram maior número de infrações foram a BR-101 Norte (Niterói-Manilha) e a BR-040 (Rio-Petrópolis).
Fonte:O Portal de Notícias da Globo 26/05/08 - 15h36 - Atualizado em 26/05/08 - 15h36